Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Página acrescentada em 16 de maio de 2007  -  Atualizado em dezembro de 2020
 

Raphael Gargiulo
por Paulo Roberto Peralta

1951

Nasceu no "Bixiga" (bairro da Bela Vista) em São Paulo (SP) em 9 de fevereiro de 1909, filho do italiano Antonio Gargiulo e Dna. Carmela Longo, que tiveram 6 filhos, 5 homens e 1 mulher.

Desde cedo, como gostava muito de carros e de mecânica foi trabalhar em oficinas para aprender o oficio, seu irmão mais velho, Onofre, também seguiu essa profissão.
Em suas passagens por oficinas acabou conhecendo Luciano Bonini, mecânico e piloto de competição, e dele comprou um carro adaptado de corrida e escondido do pai estreou numa prova em Santos, moravam lá, mas a rádio local transmitiu a corrida e seu pai ouviu durante a transmissão:
“- ... e Raphael Gargiulo ultrapassa outro competidor...”, ao chegar em casa, além de uma reprimenda ainda levou uns cascudos do pai, mas nem isso acabou com a sua mais nova paixão, principalmente depois da primeira prova.
Acabou por abrir uma oficina mecânica e tornou-se seu próprio preparador.
No começo dos anos 30 casou-se com Dna. Ida com quem teve 2 filhas e 1 filho.

Consertando a “barata” (ano indefinido)

Em 1947 encontrei registros sobre duas provas em que participou, sendo a segunda sua participação em Campinas do "III Circuito do Chapadão".
Em 1948 encontrei só uma prova, em Santos, talvez a descrita acima.

Em 1949 participou de cinco provas, com duas vitórias, em agosto foi à Belo Horizonte participar do "II Prêmio Cidade de Belo Horizonte" que lhe rendeu uma boa classificação: 7º na geral e 3º na categoria, em dezembro participou da "Prova Washington Luiz", com um carro Ford V8 coupe, até então só havia usado o Ford Adaptado de Corrida.

Em 1950 abriu o ano com uma vitória no "II Prêmio Crônica Esportiva Paulista", fez mais uma prova nesse ano; em 1951 após duas provas participou da "I 24 Horas de Interlagos Mercedes-Benz" em agosto, já com 42 anos fazendo dupla com o então jovem de 19 anos, Ciro Cayres, correndo na categoria diesel ficaram em 5º lugar.

Sua primeira oficina “Mecânica São Rafael” foi no “Bixiga” (Bela Vista) na Rua Luiz Barreto, depois mudou-se para uma muito maior na esquina das ruas Rego Freitas e Santa Isabel no Bairro de Vila Buarque, residência e oficina, em 1955 mudou-se para Santos (SP) onde ficou por menos de 1 ano mudando em 1956 de novo para São Paulo, no Bairro do Ipiranga, na Estrada do Vergueiro, nesse meio tempo começou a construir (em 1955), uma boa casa no Bairro do Brooklin para onde se mudou em janeiro de 1960 e passou a trabalhar na Retifica “Repamo” de seu amigo Edmundo Bonotti, pai de "Dinho" Bonotti, que também era piloto de competição e para lá levou seu filho para ensinar o ofício, ficou até 1968 quando passou a ajudar o filho que havia saído antes e montado oficina própria na casa do Brooklin.

1951 - Prova Lucas Nogueira Garcez
Adaptado de corrida Ford
1951 - 24 Horas de Interlagos Mercedes Benz
Carro 28 na largada
1952 - Largada
Prova Prefeitura Municipal de São Paulo
1952 - Disputa
Prova Prefeitura Municipal deSão Paulo
   

1951, Atrás, de chapéu, o pai

1954 - Dando entrevista no seu "escritório"

Entre 1952 e 1956 (inclusive) participou de duas provas por ano, sempre com resultados bons ou razoáveis, inclusive com uma vitória na categoria na "Prova Prefeitura Municipal de São Paulo".

Com a criação da categoria Mecânica Nacional seu carro, um Ford V8 adaptado de corrida, passou a ser chamado de “Gargiulo Especial Ford”, ou "Ford Ardun Especial" quando recebeu um cabeçote dessa marca. Seu motor era um V8 "flathead". válvulas laterais, e o Ardun não era um cabeçote qualquer, mas um com válvulas opostas e câmara de combustão hemisférica.

1957 - II Prova do Cinqüentenário do ACB

Fotos em dois angulos do
Mar-Girius Especial derrapando na Curva do S

Em meados de 1956 começou a construir outro carro e em 1957 alugou o “Gargiulo Especial” para Nilson Almeida. Com seu novo carro passou a correr pela “Scuderie Mar-Girius” de Assad Taiar. Numa entrevista da época, ao ser perguntado se pretendia ser o campeão em 1957, ele respondeu:
“- Claro! Se entro no “fogo é porque quero me queimar”. Ninguém entra num certame destes pensando no último posto.” (terminou o ano como vice-campeão), ainda nessa reportagem encontramos a seguinte descrição do piloto: “...com seu já conhecido macacão encontramos Raphael Gargiulo que é o homem mais simples do mundo e está sempre disposto e alegre. Sua vida é o automobilismo. Acorda falando de automobilismo e dorme pensando no carburador...”
Mas essa parceria durou apenas uma corrida, a “II Prova do Cinqüentenário do ACB” no início do mês de abril, a partir da terceira etapa do Campeonato Paulista voltou a correr por sua conta com o Gagiulo Especial/Ford. Para o “I 500 Quilômetros de Interlagos” em setembro se associou com a Sonnervig, concessionária Ford, e passou a usar as instalações do patrocinador para nas horas de folga preparar seu carro, de novo o seu “Gargiulo Especial”, contando lá dentro com a colaboração de uma equipe de 6 pessoas chefiadas por Helio Rossi que foi seu parceiro na prova. Inscreveu-se também em dupla com o amigo Luiz Valente no “Duchen Especial”/Corvette número 22.
Participando em 2 carros, classificou-se em 2º lugar com o “Duchen Especial” e em 5º lugar com o rebatizado “Sonnervig Especial Ford”, apesar de ter quebrado um pouco antes do final da prova.

1957 - Gargiulo nops boxes
Em pé ao lado do carro seu pai
1957 - Gargiulo e o
Duchen Especial
1957 - Gargiulo  e o
Sonnervig Especial Ford
1957 - Preparativos do 500 Quilômetros de Interlagos

Fez o resto do Campeonato Paulista de 1957 com esse patrocínio e esse carro, sagrando-se vice-campeão da categoria Mecânica Nacional Força Livre, isso já com quase 49 anos de idade.

1958 - II Subida da Serra do Mar 1958 - 500 Km com seu novo carro

Para a temporada seguinte, 1958, iniciou o ano na prova "II Subida da Serra do Mar" em agosto, com uma vitória, depois alugou seu carro para Naim Honsi estrear na categoria.
Na prova “500 Quilômetros” inscreveu-se com o outro carro (Mar-Girius Especial) e Naim com o alugado, rebatizado como “Honsi Ford Especial”, mas na corrida, com 124 voltas (de um total de 154) seu carro quebrou e passou então a pilotar o “Honsi Ford Especial” (que na verdade era o seu “Gargiulo Especial”) e classificaram-se em 6º lugar. Como nessa corrida o índice de quebras foi grande, com o outro carro, mesmo quebrado, classificou-se em 8º lugar (pelo número de voltas completadas).
Nesse ano (58) fez sua única participação na “III Mil Milhas Brasileiras”, correu em dupla e com a carretera do paranaense Haroldo Vaz Lobo, mas não se classificaram bem devido as muitas paradas no box, terminaram em 20º Lugar
com a carretera Ford nº 58.

Vendeu seu Mecânica Nacional para Euclides Pinheiros e em 1959 participou apenas de uma prova de Subida de Montanha, na Serra do Mar (Estrada Velha de Santos), com um Chevrolet, não repetindo a vitória do ano anterior.
1960, não tendo mais oficina própria, não participou de nenhuma prova .

1961 - Com Nahum Honsi - 500 Km

1961 - Participou do “IV 500 Quilômetros de Interlagos”, de novo em parceria de Naim Honsi agora proprietário de uma Maserati/Corvette, mas não foram bem, 22º lugar, parceria essa que se repetiu no ano seguinte.
1962 - "V 500 Quilômetros de Interlagos" novamente com Nahim Honsi na Maserati/Corvette, só que dessa vez chegaram em 8º lugar na classificação geral. naquela que foi sua última corrida.
Encerrou a carreira aos 53 anos e 7 meses mas continuou trabalhando com carros e motores até falecer .

Seu filho, desde muito pequeno era levado pelo pai às provas em Interlagos e inevitavelmente, apesar do pai não aprovar, passou a dedicar-se às corridas (provas de Arrancada) e também abraçou a profissão de mecânico/preparador, abrindo uma oficina na casa do Brooklin, onde contava com a ajuda do pai, um especialista em motores V8, até pouco antes de falecer em 1979 aos 70 anos de idade. (não consegui a data exata, o filho não soube me informar)
 

Participações em provas (o que foi possível levantar)

18/05/1947 - Prêmio Adhemar de Barros Interlagos/SP - SP Ford V-8 Adaptado 3.280cc nº 26 - AB
07/09/1947 - III Circuito do Chapadão - Campinas/SP - Ford V-8 Adaptado nº 26 - 3.280cc nº 26 -
AB
26/12/1948 - Grande Premio Cidade de Santos (SP) - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - 1º Lugar na Adaptados
09/01/1949 - Abertura da temporada - Interlagos/SP - 
Ford V-8 Adaptado 3.280cc nº 26 - Adaptados 1º lugar
06/03/1949 - I Circuito do Pacaembu/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - AB
19/03/1949 - Preliminar do VI GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.280cc - 1º Lugar
30/07/1949 - GP 10º Aniversário do Dpto. de Esportes - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.280cc nº 20 - 3º lugar 
14/08/1949 - II Prêmio Cidade de Belo Horizonte/MG - Ford Adaptado 3.622cc - 7º na geral e 3º na Adaptados
10/12/1949 - Prova Washington Luiz - São Paulo - Ford V-8  3.622 cc - TFL - ND
30/04/1950 - II Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP -
Ford Adaptado 3.280cc - 1º Lugar
18/06/1950 - I Prêmio "Abnegados" - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.280cc nº 20 - 2º lugar 
25/01/1951 - I Circuito Fundação da Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado - 4º lugar
13/05/1951 - I GP Gov. Lucas Nogueira Garcez - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.622ccc nº 28 - 15º na geral e 6º na MN
18/08/1951 - I 24 Horas de Interlagos Mercedes-Benz/SP - Mercedes Benz 170D 1.767cc nº 28 - c/Ciro Cayres - 11º na geral e 5º na categoria Óleo (Diesel)
15/01/1952 - Grand Prix de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.622ccc nº 28 - ND
15/11/1952 - Prova Prefeitura Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.622cc nº 28 - Adaptados 1º lugar
31/05/1953 - II Circuito de Campinas/SP - Ford Adaptado 3.917cc nº 28 - 6º na geral e 3º na MN
25/10/1953 - Prêmio Cinqüentenário do Grêmio Portoalegrense - Parque da Redenção/RS - Ford Adaptado 3.917cc nº 20 - 4º na geral e 2º na MN
10/01/1954 - VII GP Cidade de São Paulo - Preliminar - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.917cc nº 20 - 4º na geral e 3º na MN 
20/06/1954 - Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Ford Adaptado - 3.917cc nº 20 - 4º na geral e 2º na MN
29/03/1955 - I Circuito Automobilístico de Pirajuí/SP - Ford Adaptado - 3.917cc nº 20 - 8º na geral e 3º na MN
11/12/1955 - II Prova Prefeitura de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.917cc nº 20 - 3º na geral e 1º na MN
17/06/1956 - III 2 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Ford Adaptado - 3.917cc nº 20 - ND
12/08/1956 - Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP - Ford Adaptado - 3.917cc nº 20 - ND
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.917cc nº 20 - 3º na geral e 2º na MN
10/02/1957 - I Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ford Ardun Especial 3.917cc nº 20 - 2º lugar
07/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Mar-Girius Especial/Ford 3.917cc nº 20 - 6º lugar
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Gargiulo Especial/Ford 3.917cc nº 20 - lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Gargiulo Especial/Ford 3.917cc nº 20 - 4º lugar
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Sonnervig Especial/Ford 3.917cc nº 20 - c/Helio Rossi - 5º lugar
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette 4.343cc nº 22 - c/Luiz Valente - 2º lugar
20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Sonnervig Especial/Ford 3.917cc nº 60 - c/Helio Rossi - 8º lugar
01/12/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Sonnervig Especial/Ford 3.917cc nº 20 - 4º lugar
22/06/1958 - GP Cinqüentenário da Imigração Japonesa - Interlagos/SP - Sonnervig Especial/Ford 3.917cc nº 20 - ND
10/08/1958 - II Subida da Serra do Mar - Santos/SP - Gargiulo Especial/Ford 3.917cc nº 64 - 1º lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Honsi Especial/Ford 3.917cc nº 64 - c/Naim Homsi - lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Ford Ardun Especial 3.917cc nº 20 - 8º na geral e 7º na MN
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 58 - c/Haroldo Vaz Lobo - 20º lugar
25/10/1959 - III Subida da Serra do Mar - Santos/SP - Chevrolet 4.343cc nº 58 - 7º lugar
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.343cc nº 64 - c/Naim Homsi - 22º na geral e 16º na MN
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Maserati/Corvette - 4.343cc nº 64 - c/Naim Homsi - 8º na geral e 6º na MN

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