Página acrescentada em 16 de maio de 2007 -
Atualizado em dezembro de 2020
Raphael Gargiulo
por
Paulo Roberto Peralta
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1951 |
Nasceu
no "Bixiga" (bairro da Bela Vista) em São Paulo (SP) em 9 de
fevereiro de 1909, filho do italiano Antonio Gargiulo e Dna. Carmela
Longo, que tiveram 6 filhos, 5 homens e 1 mulher.
Desde
cedo, como gostava muito de carros e de mecânica foi trabalhar em
oficinas para aprender o oficio, seu irmão mais velho, Onofre,
também seguiu essa profissão.
Em suas passagens por oficinas acabou
conhecendo Luciano Bonini, mecânico e piloto de competição, e dele
comprou um carro adaptado de corrida e escondido do pai estreou numa
prova em Santos, moravam lá, mas a rádio local transmitiu a corrida
e seu pai ouviu durante a transmissão:
“- ... e
Raphael Gargiulo ultrapassa outro competidor...”,
ao chegar em casa, além de uma reprimenda ainda levou uns cascudos
do pai, mas nem isso acabou com a sua mais nova paixão,
principalmente depois da primeira prova.
Acabou por abrir uma oficina mecânica e tornou-se seu próprio
preparador.
No começo dos anos 30 casou-se com Dna. Ida com quem
teve 2 filhas e 1 filho.
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Consertando a “barata”
(ano indefinido) |
Em 1947 encontrei registros sobre duas provas em que participou,
sendo a segunda sua participação em Campinas do "III
Circuito do Chapadão".
Em 1948 encontrei só uma prova, em Santos, talvez a descrita acima.
Em 1949 participou de cinco provas, com duas vitórias, em agosto foi
à Belo Horizonte participar do "II
Prêmio Cidade de Belo Horizonte" que lhe rendeu uma boa
classificação: 7º na geral e 3º na categoria, em dezembro participou
da "Prova Washington Luiz", com um carro Ford V8 coupe, até então só
havia usado o Ford Adaptado de Corrida.
Em 1950 abriu o ano com uma vitória no "II Prêmio Crônica Esportiva
Paulista", fez mais uma prova nesse ano; em 1951 após duas provas
participou da "I 24 Horas de
Interlagos Mercedes-Benz" em agosto, já com 42 anos fazendo
dupla com o então jovem de 19 anos, Ciro
Cayres, correndo na categoria diesel ficaram em 5º lugar.
Sua
primeira oficina “Mecânica São Rafael” foi no “Bixiga” (Bela Vista)
na Rua Luiz Barreto, depois mudou-se para uma muito maior na
esquina das ruas Rego Freitas e Santa Isabel no Bairro de Vila
Buarque, residência e oficina, em 1955 mudou-se para Santos (SP)
onde ficou por menos de 1 ano mudando em 1956 de novo para
São Paulo, no Bairro do Ipiranga, na Estrada do Vergueiro, nesse
meio tempo começou a construir (em 1955), uma boa casa no Bairro do
Brooklin para onde se mudou em janeiro de 1960 e passou a trabalhar
na Retifica “Repamo” de seu amigo Edmundo Bonotti, pai de "Dinho"
Bonotti, que também era piloto de competição e para lá levou seu
filho para ensinar o ofício, ficou até 1968 quando passou a ajudar o
filho que havia saído antes e montado oficina própria na casa do
Brooklin.
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1951 - Prova
Lucas Nogueira Garcez
Adaptado de corrida Ford |
1951 - 24
Horas de Interlagos Mercedes Benz
Carro 28 na largada |
1952 -
Largada
Prova Prefeitura Municipal de São Paulo |
1952 -
Disputa
Prova Prefeitura Municipal deSão Paulo |
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1951, Atrás, de chapéu, o pai |
1954 - Dando
entrevista no seu "escritório" |
Entre 1952 e 1956 (inclusive) participou de duas provas por ano,
sempre com resultados bons ou razoáveis, inclusive com uma vitória
na categoria na "Prova Prefeitura Municipal de São Paulo".
Com a
criação da categoria Mecânica Nacional seu carro, um Ford V8
adaptado de corrida, passou a ser chamado de “Gargiulo Especial Ford”,
ou "Ford Ardun Especial" quando recebeu um cabeçote dessa marca. Seu
motor era um V8 "flathead". válvulas laterais, e o Ardun não era um
cabeçote qualquer, mas um com válvulas opostas e câmara de combustão
hemisférica.
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1957 - II Prova do Cinqüentenário do ACB |
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Fotos em
dois angulos do
Mar-Girius Especial derrapando na Curva
do S |
Em
meados de 1956 começou a construir outro carro e em 1957 alugou o
“Gargiulo Especial” para Nilson Almeida. Com seu novo carro passou a
correr pela “Scuderie Mar-Girius” de Assad Taiar. Numa entrevista da
época, ao ser perguntado se pretendia ser o campeão em 1957, ele
respondeu:
“- Claro! Se entro no “fogo é porque quero me queimar”.
Ninguém entra num certame destes pensando no último posto.”
(terminou o ano como vice-campeão), ainda nessa reportagem
encontramos a seguinte descrição do piloto:
“...com seu
já conhecido macacão encontramos Raphael Gargiulo que é o homem mais
simples do mundo e está sempre disposto e alegre. Sua vida é o
automobilismo. Acorda falando de automobilismo e dorme pensando no
carburador...”
Mas essa parceria durou apenas uma corrida, a “II Prova do
Cinqüentenário do ACB” no início do mês de abril, a partir da
terceira etapa do Campeonato Paulista voltou a correr por sua conta
com o Gagiulo Especial/Ford. Para o “I 500 Quilômetros de Interlagos” em setembro se
associou com a Sonnervig, concessionária Ford, e passou a usar as
instalações do patrocinador para nas horas de folga preparar seu
carro, de novo o seu “Gargiulo Especial”, contando lá dentro
com a colaboração de uma equipe de 6 pessoas chefiadas por Helio
Rossi que foi seu parceiro na prova. Inscreveu-se também em dupla com o amigo
Luiz Valente no “Duchen Especial”/Corvette número 22.
Participando em 2 carros, classificou-se em 2º lugar com o “Duchen
Especial” e em 5º lugar com o rebatizado “Sonnervig Especial
Ford”, apesar de ter quebrado um pouco antes do final da prova.
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1957 - Gargiulo nops boxes
Em pé ao lado do carro seu pai |
1957 -
Gargiulo e o
Duchen Especial |
1957 -
Gargiulo e o
Sonnervig Especial Ford |
1957 -
Preparativos do 500 Quilômetros de Interlagos |
Fez o
resto do Campeonato Paulista de 1957 com esse patrocínio e esse carro,
sagrando-se vice-campeão da categoria Mecânica Nacional Força Livre,
isso já com quase 49 anos de idade.
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1958 -
II
Subida da Serra do Mar |
1958 - 500
Km com seu novo carro |
Para a
temporada seguinte, 1958, iniciou o ano na prova "II Subida da Serra
do Mar" em agosto, com uma vitória, depois alugou seu carro para Naim Honsi estrear
na categoria.
Na prova “500 Quilômetros” inscreveu-se com o outro
carro (Mar-Girius Especial) e Naim com o alugado, rebatizado como “Honsi Ford Especial”,
mas na corrida, com 124 voltas (de um total de 154) seu carro
quebrou e passou então a pilotar o “Honsi Ford Especial” (que na
verdade era o seu “Gargiulo Especial”) e classificaram-se em 6º
lugar. Como nessa corrida o índice de quebras foi grande, com o
outro carro, mesmo quebrado, classificou-se em 8º lugar (pelo número
de voltas completadas).
Nesse
ano (58) fez sua única participação na “III Mil Milhas Brasileiras”,
correu em dupla e com a carretera do paranaense
Haroldo Vaz Lobo,
mas não se classificaram bem devido as muitas paradas no box,
terminaram em 20º Lugar
com a carretera Ford nº 58.
Vendeu seu Mecânica Nacional para Euclides Pinheiros e em 1959
participou apenas de uma prova de Subida de Montanha, na Serra do
Mar (Estrada Velha de Santos), com um Chevrolet, não repetindo a
vitória do ano anterior.
1960, não tendo mais oficina própria, não participou de nenhuma
prova .
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1961 - Com
Nahum Honsi - 500 Km |
1961 - Participou do “IV 500 Quilômetros de Interlagos”, de
novo em parceria de Naim Honsi agora proprietário de uma
Maserati/Corvette, mas não foram bem, 22º lugar, parceria essa que se repetiu no ano
seguinte.
1962 - "V 500 Quilômetros de Interlagos" novamente com Nahim Honsi
na Maserati/Corvette, só que dessa vez chegaram em 8º lugar na
classificação geral. naquela que foi sua última corrida.
Encerrou a carreira aos 53 anos e 7 meses mas continuou trabalhando
com carros e motores até falecer .
Seu filho, desde muito pequeno era levado pelo pai às provas em
Interlagos e inevitavelmente, apesar do pai não aprovar, passou a
dedicar-se às corridas (provas de Arrancada) e também abraçou a
profissão de mecânico/preparador, abrindo uma oficina na casa do
Brooklin, onde contava com a ajuda do pai, um especialista em
motores V8, até pouco antes de falecer
em 1979
aos 70 anos de idade. (não consegui a data exata, o filho não soube
me informar)
Participações em provas
(o que foi possível levantar)
- 18/05/1947 -
Prêmio Adhemar de Barros Interlagos/SP - SP Ford V-8 Adaptado
3.280cc nº 26 -
AB
07/09/1947 - III
Circuito do Chapadão - Campinas/SP - Ford V-8 Adaptado nº 26 - 3.280cc
nº 26 - AB
26/12/1948 -
Grande Premio Cidade de Santos (SP) - Ford V-8 Adaptado
3.280cc - 1º
Lugar na Adaptados
09/01/1949 - Abertura da temporada - Interlagos/SP -
Ford V-8
Adaptado 3.280cc nº 26 -
Adaptados 1º lugar
06/03/1949 -
I Circuito do Pacaembu/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc -
AB
19/03/1949 -
Preliminar do VI GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Ford
Adaptado 3.280cc -
1º
Lugar
- 30/07/1949 - GP 10º
Aniversário do Dpto. de Esportes - Interlagos/SP - Ford
Adaptado 3.280cc
nº 20 - 3º
lugar
14/08/1949 -
II Prêmio Cidade de Belo Horizonte/MG - Ford Adaptado 3.622cc -
7º na geral e 3º na Adaptados
10/12/1949 -
Prova Washington Luiz - São Paulo - Ford V-8
3.622 cc -
TFL - ND
30/04/1950
- II Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP -
Ford
Adaptado 3.280cc - 1º
Lugar
-
18/06/1950 - I Prêmio
"Abnegados" - Interlagos/SP
- Ford
Adaptado 3.280cc
nº 20 - 2º
lugar
25/01/1951 - I
Circuito Fundação da Cidade de São Paulo
- Interlagos/SP - Ford Adaptado -
4º lugar
- 13/05/1951 - I GP
Gov. Lucas Nogueira Garcez - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.622ccc
nº 28 - 15º
na geral e 6º na MN
- 18/08/1951 - I 24
Horas de Interlagos Mercedes-Benz/SP - Mercedes Benz 170D 1.767cc
nº 28 - c/Ciro Cayres - 11º
na geral e 5º na categoria Óleo (Diesel)
15/01/1952
- Grand Prix de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.622ccc
nº 28 - ND
- 15/11/1952 -
Prova Prefeitura Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Ford
Adaptado 3.622cc
nº 28 -
Adaptados 1º lugar
31/05/1953 - II
Circuito de Campinas/SP - Ford Adaptado 3.917cc nº 28
- 6º
na geral e 3º na MN
- 25/10/1953 - Prêmio
Cinqüentenário do Grêmio Portoalegrense - Parque da Redenção/RS
- Ford Adaptado 3.917cc nº 20 - 4º
na geral e 2º na MN
10/01/1954
- VII GP Cidade de São Paulo - Preliminar - Interlagos/SP
- Ford Adaptado 3.917cc nº 20 -
4º na geral
e 3º na MN
- 20/06/1954 -
Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Ford Adaptado - 3.917cc nº
20 - 4º na
geral e 2º na MN
- 29/03/1955 - I
Circuito Automobilístico de Pirajuí/SP - Ford Adaptado - 3.917cc
nº 20 - 8º
na geral e 3º na MN
11/12/1955 -
II Prova Prefeitura de São Paulo - Interlagos/SP - Ford Adaptado
3.917cc nº 20
- 3º
na geral e 1º na MN
- 17/06/1956 - III 2
Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Ford Adaptado - 3.917cc nº 20 -
ND
12/08/1956 - Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP -
Ford Adaptado - 3.917cc nº 20
- ND
16/12/1956 - Prêmio
Santos Dumont - Interlagos/SP - Ford Adaptado 3.917cc nº 20 - 3º na geral
e 2º na MN
- 10/02/1957 - I
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ford Ardun
Especial 3.917cc nº 20 - 2º
lugar
- 07/04/1957 - II
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Mar-Girius
Especial/Ford 3.917cc
nº 20 - 6º
lugar
- 23/06/1957 - III
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Gargiulo
Especial/Ford 3.917cc nº 20 - 3º
lugar
- 25/08/1957 - IV
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Gargiulo
Especial/Ford 3.917cc nº 20 - 4º
lugar
- 07/09/1957 - I 500
Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Sonnervig
Especial/Ford 3.917cc nº 20 - c/Helio Rossi -
5º
lugar
- 07/09/1957 - I 500
Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette
4.343cc nº 22 - c/Luiz Valente -
2º
lugar
- 20/10/1957 - V
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Sonnervig
Especial/Ford 3.917cc nº 60 - c/Helio Rossi -
8º lugar
- 01/12/1957 - VI
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Sonnervig
Especial/Ford 3.917cc nº 20 - 4º lugar
22/06/1958 - GP Cinqüentenário
da Imigração Japonesa - Interlagos/SP
- Sonnervig
Especial/Ford 3.917cc nº 20 -
ND
- 10/08/1958 - II
Subida da Serra do Mar - Santos/SP - Gargiulo
Especial/Ford 3.917cc nº 64 - 1º
lugar
- 07/09/1958 - II
500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Honsi
Especial/Ford 3.917cc nº 64 - c/Naim Homsi - 6º
lugar
- 07/09/1958 - II
500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Ford Ardun
Especial 3.917cc nº 20 - 8º
na geral e 7º na MN
- 22/11/1958 - III
Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc
nº 58 - c/Haroldo Vaz Lobo - 20º
lugar
- 25/10/1959 - III
Subida da Serra do Mar - Santos/SP - Chevrolet 4.343cc nº 58
- 7º
lugar
- 07/09/1961 - IV
500 Quilômetros de Interlagos -
Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.343cc nº 64 - c/Naim
Homsi - 22º
na geral e 16º na MN
- 07/09/1962 - V 500
Quilômetros de Interlagos -
Interlagos/SP - Maserati/Corvette - 4.343cc nº 64 - c/Naim
Homsi - 8º
na geral e 6º na MN
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