Página acrescentada em 19 de janeiro de 2006. -
Atualizado em dezembro de 2020
Norman Casari
por
Paulo Roberto Peralta
|
 |
 |
Anos 60 e anos 2000 |
Filho do
industrial italiano Antônio Casari e de Dna. Sílvia Barbosa, Norman
nasceu em São Paulo (SP) no dia 2 de março de 1936.
Começou a dirigir aos dez anos de idade quando deu umas voltas no
Ford no colo de seu pai, o "velho" Casari, que apesar de orgulhoso
do filho não se distraia do volante e do freio.
Seu pai era amigo do ex-piloto Nascimento Junior, vencedor, entre
outras, da prova inaugural de do Autódromo de Interlagos em 1940.
Aos 12 anos, sentindo que já dominava o carro do pai, chamou um
amigo e deu uma "voltinha" no bairro. Ganhou uma “baita” bronca do
"seu" Casari e “dona” Sílvia, mas seu sonho de ser um grande
automobilista ficou inabalado.
Por
volta de 1950, com 14 anos, pouco depois de mudar-se para o Rio de
Janeiro, participou de uma corrida de bicicletas motorizadas, mas
não gostou da experiência.
Dizia
que sua primeira corrida foi em 1960, aos 24 anos, com um
Volkswagen, na inauguração de Brasília. Depois comprou um DKW-Vemag
e correu a “II 24 Horas de Interlagos” em 1961 formando dupla com o
amigo Carlos Erimá, e a partir das “I 3 Horas de Velocidade” em 1962
passou a adotar o número 96:
”- É meu numero de sorte”.
Dizia ele, sem explicar por que.
Sorte
que não o acompanhou na “I 500 Quilômetros de Interlagos” (63), quando seu
parceiro, Luiz Paulo Polastri, parou para abastecer e os mecânicos o
fizeram com o motor ligado, o que era proibido, foram
desclassificados.
Uma semana antes havia participado, dentro da Semana da Velocidade,
da prova "II 3
Horas de Velocidade" com DKW Vemag e foi 10º na geral e 8º na categoria
T-1.3.
Em 1963
começou a participar do Campeonato Carioca, sempre
com seu DKW-Vemag nº 96, exceção da prova “I 12 Horas de Brasília”
onde correu em dupla com o DKW nº 20 de
Nilo de Barrps Vinhaes.
 |
1964 - Conversando com Marazzi |
Em 1964,
no "III Circuito da Barra
da Tijuca"
ele travou um duelo que mereceu destaque nos
jornais:
“Norman
Casari travou um duelo roda-a-roda de 30 voltas com o 1093 de
Chiquinho Lameirão. Guiou maravilhosamente bem o representante das
Vemag. Seu carro foi preparado por
Jorge Lettry.”
(O Globo - 23/03/1964)
Nesse ano deu assistência e dicas para o jornalista e piloto
Expedito Marazzi na prova para cronistas esportivos, preliminar do
"500 Km da Guanabara", prova em que competiu fazendo dupla com
Eduardo Scuracchio.
Seus
bons desempenho nesses anos iniciais fez com que fosse convidado por
Jorge Lettry a
pilotar os carros da equipe oficial da Vemag em fins de 1964, quando
correu em dupla com Eduardo Scuracchio a prova “I 500 Quilômetros da
Guanabara” (RJ).
Em 1965 Jorge Lettry, Chefe do Departamento de Competições da
Vemag,
criou o plano de construir um carro (streamlined) para estabelecer
um
recorde brasileiro de velocidade absoluta em linha reta, que foi
desenhado por Anisio Campos e construído por Rino Malzoni,
Recebeu o nome de “Carcará”.
Depois
de várias corridas fez dupla com Mario César de Camargo Filho, o “Marinho”, no DKW nº
10 da equipe Vemag na “III 24 Horas de Interlagos” em 1966 e nesse
mesmo ano, na prova seguinte estreou seu novo carro, um GT
DKW-Malzoni que também recebeu o número 96.
 |
1966 -
Norman, Lettry, Anisio e Rino conversam ao lado do
Carcará |
E
finalmente após 8
meses de trabalho em segredo, o "Carcará"
ficou pronto, e
em 29 de
junho de 1966 era o dia de sorte de Norman, a Equipe Vemag tinha ido
ao Rio de Janeiro com o
carro
para estabelecer o recorde de velocidade, e Norman Casari estava no lugar
certo e na hora certa, pois na última hora Mario César, o “Marinho,”
piloto escolhido para bater o recorde, não sentindo muita confiança
no bólido, desistiu de guiar o streamlined.
"- O
bicho “passarinhava” demais, parecia incontrolável".
Explicou Marinho.
 |
1966 -
Norman ao volante do Carcará |
Jorge Lettry então o convidou Casari e ele aceitou o desafio, mas antes foi
colocado um volante de madeira com diâmetro maior para minimizar as
reações, tornando a direção mais lenta, pois o recorde seria tentado
em linha reta. A equipe trocou também os pneus radiais por diagonais
com menos aderência e reação mais lenta, deixando o carro mais
dirigível do que os radiais, e então ele estabeleceu o primeiro
recorde brasileiro de velocidade absoluta pelos padrões da FIA:
212,9 Km/h no início da Rio-Santos, hoje Avenida das Américas. Depois
do recorde batido, Casari entrou para a história do automobilismo
brasileiro.
Na noite do mesmo dia do recorde, inaugurou a Cota, oficina
autorizada DKW-Vemag, em sociedade com seu amigo Mauro de Sá Motta
Filho.
"-
Muita emoção para um brasileiro só".
- foi o que disse, ao final de tudo.
Recorde batido, o Carcará voltou para a fábrica Vemag que depois o
doou ao Norman Casari, ficando em exposição na sua concessionária
"Cota" em Botafogo.
Foi uma fase de ouro da carreira do volante nascido em São Paulo e
radicado no Rio de Janeiro.
Em 1966
conquistou o título carioca depois de ganhar quatro das cinco
corridas válidas, três delas com o DKW Malzoni, e a outra com um DKW
Vemag. Campeão do ano anterior, Norman era o franco favorito à
conquista do Campeonato Carioca de 1967, e foi o que aconteceu
tornando-se bicampeão carioca.
Norman vendeu a Cota em maio de 1967 para os
irmãos Eduardo e Maurício Ribeiro juntos com o amigo
Bob Sharp.
Depois Norman comprou um Fitti Vê e
participou dos Campeonatos Carioca e Brasileiro de Fórmula Vê em
1967 e 68, ano em que fez sua última corrida com o DKW-Malzoni,
vendido
depois para o piloto Neuder Motta de Goiás.
Em 68 correu uma vez
com uma Alfa Romeu GTZ, a “IV 3 Horas da Guanabara” e depois o “I
500 Quilômetros de Salvador” (BA) no Puma/VW de Lulu Geladeira, para
finalmente em meados de 1969 experimentar o fraco protótipo
“Geraldes/DKW”.
Em
fevereiro de 1969 foi à Europa junto com
Luiz Pereira Bueno,
Milton Amaral e Ricardo Achcar,tentar uma chance de participar do
Campeonato de Fórmula Ford e para isso fizeram um teste na equipe
“SMART” de Stirling Moss, todos foram bem, mas chance mesmo só para
dois deles: Luizinho e Achcar, então voltou ao Brasil.
Em 1970
já morava em Petrópolis (RJ) e havia iniciado a construção de um
protótipo que tinha o chassi herdado do Carcará, motor Ford V8 de
Galaxie com coletor de admissão e tampa da corrente do comando
feitos em alumínio pelo próprio Norman, a carenagem frontal Norman
usou uma do AC, pois achava ser mais fácil e econômico a adaptação
do que criar uma frente totalmente nova, que foi dada como cortesia
por Anísio
Campos como contribuição para o sucesso do projeto do amigo, recebeu
o nome Casari/Ford A1. O Carcará foi desmontado para aproveitar seu
chassi e depois sua carroceria foi cedida à Glaspac, empresa
fabricante de bugues e réplicas de carros em plástico reforçado com
fibra de vidro. Ficou jogado num galpão por um tempo, até que a
empresa precisou esvaziar a área, e como ninguém sabia o que era
aquele estranho carro que não servia para nada, o venderam como
sucata de alumínio.
No
Brasil só voltou a correr no “Torneio BUA de Fórmula Ford” no início
de 1970 com um Merlyn, depois, em maio de 1970 voltou para a
Inglaterra e participou de três corridas de Fórmula Ford com um
Titan Mk-6 alugado do piloto Valentino Musetti. Apesar dos bons
resultados, voltou ao Brasil.
 |
1970 - Copa
Brasil - Lola T70 Mk3A/Chevy |
Seu protótipo foi estreado por Bob Sharp e Milton Amaral na prova
“VI Mil Quilômetros de Brasília”, pois Norman tinha ido à
Inglaterra participar de corridas de F-Ford, retornando estreou uma
Lola T70 Mk3A/Chevy 4999cc e 430 cv, recém-adquirida dos irmãos De
Paoli, em Interlagos e em seguida pilotou pela primeira vez o
protótipo Casari/Ford A1 em Pinhais (PR), mas abandonou. Por essa
época Norman conheceu o empresário Marcelo Aguinaga e juntos
montaram uma equipe com o patrocínio da Brahma que estreou na “X Mil
Milhas Brasileiras” em 1970, correu com a Lola T70 em dupla com
Jan
Balder e como sempre usou o nº 96, inscreveram também o protótipo Casari/Ford A1 que foi pilotado por
Bob Sharp e Milton Amaral.
Em
1971 Norman, já separado, casou-se com a modelo e atriz Tânia Schercom
quem teve uma filha e
de quem, por volta de 1986, se separou.
Na prova
“GP Internacional de Tarumã” (RS), em 30 de maio de 1971, a
Casari-Brahma inscreveu a Lola T70, com Norman, e o Casari/Ford A1
com Jan Balder, Norman abandonou por problemas elétricos
e Jan chegou em 4º Lugar.
Participou em dupla com Jan Balder, ou melhor, tentaram participar
de uma prova em Angola, a “6 Horas de Nova Lisboa” (1971), mas o
carro quebrou ainda nos treinos.
 |
1971 -
Recorde para carros da antiga Divisão 4 |
Em
setembro daquele ano, no dia 4, Norman programou um evento onde
tentaria bater o recorde de velocidade estabelecido no Festival de
Recordes na Marginal do Rio Pinheiros em São Paulo, com Camillo
Christofaro marcando
236.74 Km/h
Eram
três carros da Equipe Brahma-Casari, comandada por Norman Casari,
piloto que já batera um recorde de velocidade naquela mesma reta, em
1966, com o DKW-Carcará.
O primeiro a correr foi o protótipo Casari 230 A1, com motor V8 de
Ford Galaxie com Norman ao volante (244,08km/h). Depois, foi a vez
do protótipo Repe 227, com motor 1.6 de Ford Cortina com Renato
Peixoto (185km/h). O único carro importado no evento foi a Lola T70
Mk3. com Norman ao volante (225km/h), recorde para carros da
antiga Divisão 4 de corridas. (ver mais em
https://bit.ly/3fNN9O3)
A prova seguinte, “XII 500
Quilômetros de Interlagos”, marcou o fim da equipe que durou dois
anos, em um acidente nos treinos a Lola se incendiou e Norman correu
então em dupla com Jan Balder no protótipo Casari/Ford A1,
abandonaram, por problemas mecânicos. A equipe Casari-Brahma do Rio
de Janeiro foi quem iniciou o movimento de grandes patrocinadores no
automobilismo brasileiro.
Após
essa prova passou a se dedicar à F-Ford participando do Campeonato
Brasileiro de 1971, sem muito sucesso, no início de 1972 participou
da “Copa Paraná” para protótipos nacionais com o Casari/Ford A1, com
vitória, foi a terceira e ultima vez que pilotou esse carro. Em
meados dos anos 70 Norman desmontou o carro e partes significativas
dele ficaram com um engenheiro seu amigo, até que nos anos 2000 o
próprio Norman fez com que os restos do carro fossem para Passo
Fundo (RS) onde Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo
Brasileiro, restaurou o protótipo.
Foi dono
de pistas de kart no Rio de Janeiro e em Itaipava (RJ) e também
fabricou karts.
Em 1972
foi um dos participantes da primeira corrida de Stack Car do Brasil.
Em 1973 não correu, fez só uma corrida de Auto Cross.
Em 1974
começou fazendo dupla em duas provas com o Chevrolet/Chevette de
Francisco Gabriel até começar a correr com o Ford/Maverick V8 de
Mauro de Sá Motta em agosto, experimentou fazer uma corrida com o
Fórmula Super Vê ao volante de um Polar/Vê, mas ficou só na primeira
prova.
Em 1975 continuou a parceria com Mauro,no Maverick V8, e
também participou, a convite, do “Torneio Sulamericano de Maverick”,
provas realizadas para promover o lançamento do modelo 4 cilindros
daquele carro, os carros eram sorteados antes das provas, não
conseguiu boas classificações.
 |
 |
 |
 |
1975 - 200
Milhas de Brasília - Vitória |
1975 - 200
Km de Goiânia - Vencedor |
1975 - IV
500 Km de Brasília - Maverick |
1975 - 3
Horas de Brasília - Maverick V8 |
Em 1976 correu com um FNM/2300 em
dupla com Murilo Piloto a “XII Mil Quilômetros de Brasília”, que foi
sua última corrida, encerrou a carreira automobilística aos 40 anos
de idade.
“- Foi o
mais dedicado e profissional piloto do Rio.”
- Paulo Scali, historiador de automobilismo.
Em abril
de 1979 Norman tomou posse como diretor do Autódromo Internacional
do Rio de Janeiro e ficou impressionado com os muitos problemas de
infra estrutura que encontrou.
“- Até a
minha vinda, o administrador do autódromo era tratado como um
simples capataz de obra. Agora é considerado cargo de gerencia. Fico
contente em saber também que tanto a imprensa quanto os pilotos
receberam com satisfação minha indicação para o cargo.”
Sobre os
GP’s de F-1 marcados para 1980 e 81 Casari dizia que:
“- O
Autódromo deve ficar ativo durante o ano inteiro e não apenas nas
corridas de Fórmula 1 quando o local é preparado como se fosse uma
noiva às vésperas do casamento.”
(O
Globo - 26/04/1979)
Em 2005
foi construída por Toni Bianco uma réplica do
Carcará para a
"Associação Cultural Museu do Automobilismo Brasileiro" de Paulo
Afonso Trevisan em Passo Fundo (RS), visando uma homenagem em 2006
aos 40 anos do recorde e Norman seria um dos homenageados, mas ele
faleceu dia 31 de dezembro de 2005 em Petrópolis (RJ) de
insuficiência respiratória (provocada por um câncer descoberto três
semanas antes). Tinha 69 anos e 10 meses, divorciado (duas vezes),
deixou três filhos, dois do primeiro casamento, Antônio e Cecília, e
uma do segundo casamento, Isadora.
Participações em provas
(colaboração de Ricardo
Cunha e complementação de
Napoleão Ribeiro)
03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Carlos Erimá - DKW
Vemag nº 23 - 981cc -
24º na geral e 13º na
cat. T-1.3
07/10/1961 - I Cem Milhas da Guanabara - Aterro da Glória/RJ - DKW
Vemag nº 11 - 981cc -
T-1.3 9º Lugar
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Sérgio Carvalho - DKW
Vemag nº 23 - 981cc -
T-1.3 ND
10/06/1962 -
Quilômetro de Arrancada - Rio de Janeiro/RJ - Maserati nº 81 -
Força Livre 1º
lugar
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag nº
?? - 981cc -
10º na geral e 6º na cat.
T-1.3
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com ?? - DKW Vemag nº 96
- 981cc -
22º na geral e 13º na
cat. T-1.3
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circ. Trampolim do Eixo -
Com Nilo de Barros Vinhaes - DKW Vemag nº 20 - 981cc -
8º na geral e 2º na cat.
B
01/09/1963 - II 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag nº
96 - 981cc -
10º na geral e 8º na cat.
T-1.3
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Luiz Paulo Polastri - DKW Vemag nº 96 - 981cc -
T-1.6 DQ
24/11/1963 - I Quilômetro de Arrancada da Estrada do Caniço/RJ - DKW
Vemag nº 96 - 981cc -
10º na geral e 3º na cat.
T-1.3
16/02/1964 - Campeonato Carioca I Etapa- Ilha do Fundão/RJ - DKW
Vemag nº 96 - 981cc -
5º na geral e 2º na cat.
T-1.3
22/03/1964 - III Circuito da Barra da Tijuca/RJ - DKW Vemag nº 96 -
981cc -
6º na geral e 4º n cat.
T-1.3
12/04/1964 - Campeonato Carioca II Etapa - Ilha do Fundão/RJ DKW
Vemag nº 96 - 981cc -
T-1.3 2º Lugar
10/05/1964 - I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - DKW Vemag nº 96 -
981cc -
12º na geral e 4º n cat.
T-1.3
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ -
Com Eduardo Scuracchio - DKW Vemag nº 11 - 1080cc -
12º na geral e 8º na cat.
T-1.3
27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos Interlagos/SP - Com Anísio
Campos - DKW Vemag nº 12 - 1080cc -
15º na geral e 10º na
cat. T-1.6
16/05/1965 - II 500 Km da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Com
Anísio Campos - DKW Malzoni nº 17 - 1080cc -
12º na geral e 2º na cat.
PT
05/06/1965 - Campeonato Carioca
II Etapa - Ilha do Fundão/RJ - DKW Vemag nº 96 - 981cc -
2º na geral e 1º na cat.
T-1.3
05/06/1965 - Campeonato Carioca II Etapa - G I e II - Ilha do
Fundão/RJ - DKW Vemag nº 96 - 981cc -
13º na geral e 7º na cat.
T-1.3 - DQ
08/08/1965 - Campeonato Carioca
III Etapa - G I e II - Ilha do
Fundão/RJ DKW Vemag nº 96 - 981cc -
T-1.3 1º Lugar
08/08/1965 - Campeonato Carioca III Etapa - Ilha do Fundão/RJ - DKW Vemag nº 96 - 981cc -
8º na geral e 7º na cat.
T-1.3
08/09/1965 - I Circuito de Vitória/ES - DKW Vemag nº 96 -
981cc -
8º na geral e 4º na cat.
T-1.3
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Carlos
Erimá - DKW Vemag nº 96 - 1080cc -
T-1.3 AB
11/12/1965 - II 6 Horas de Curitiba/PR - DKW
Vemag nº 16 - 1080cc
-
18º na geral e 3º na cat.
PT
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Marinho Camargo -
DKW Vemag nº 10 - 981cc -
10º na geral e 5º na cat.
T-1.3
12/06/1966 - GP IV Aniversário APVC - Interlagos/SP - DKW Malzoni nº
96 - 1080cc -
5º na geral e 4º na cat.
PT
29/06/1966 - Recorde Brasileiro de
Velocidade - Rod. BR-2 Rio-Santos - Carcará 1.100cc
- 212,903 km/h
28/08/1966 - II 3 Horas do Rio de Janeiro - Jacarepaguá/RJ - Com
Mauro Sá Mota - DKW Vemag nº 96 - 981cc -
14º na geral e 1º na cat.
T-1.3
25/09/1966 - Campeonato Carioca I Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Vemag nº 96 - 981cc -
T-1.3 1º Lugar
09/10/1966 - Campeonato Carioca
II Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT/GT 1º Lugar
29/10/1966 - Campeonato Carioca III Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT/GT 1º Lugar
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com
Carlos Erimá - DKW Malzoni nº 4 - 1080cc -
4º na geral e 3º na cat.
PT/GT
27/11/1966 - Campeonato Carioca IV Etapa - Jacarepaguá/RJ DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT/GT 1º Lugar
04/12/1966 - Campeonato Carioca
V Etapa - Jacarepaguá/RJ DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
15º na geral e 6º na cat.
PT/GT
18/12/1966 - I Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Carlos
Erimá - DKW Malzoni nº 96 - 1080cc -
7º na geral e 6º na cat.
PT
09/04/1967 - III 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - DKW Malzoni
nº 96 - 1080cc -
ND na geral e 5º na cat.
PT
30/04/1967 - Campeonato Carioca I Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT/GT 1º Lugar
28/05/1967 - Campeonato Carioca F-Vê
I Etapa - Jacarepaguá/RJ
- Fitti-Fê nº 96 - 1192cc -
1º Lugar
04/06/1967 - Campeonato Carioca II Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT 1º Lugar
18/06/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê
II Etapa - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 96 - 1192cc -
13º Lugar
30/07/1967 - X Circuito de Petrópolis Petrópolis - RJ DKW Malzoni nº
96 - 1080cc -
5º na geral e 3º na cat.
PT
06/08/1967 - Campeonato Carioca
III Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT 2º Lugar
21/08/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê IV Etapa - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 96 - 1192cc -
4º Lugar
03/09/1967 - Campeonato Carioca
IV Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT 2º
17/09/1967 - Prova Costa e Silva - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 96 -
1192cc -
6º Lugar
29/10/1967 - I Circuito
de Niterói/RJ - Praia de Icaraí - Fitti-Vê nº 96 - 1192cc -
5º Lugar
12/11/1967 - III Etapa Campeonato Carioca de F-Vê -
Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 96 - 1192cc -
DQ
03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Celso
Gerbassi - DKW Malzoni nº 95 - 1080cc -
14º na geral e 5º na cat.
PT/GT
10/12/1967 - Campeonato Carioca V Etapa - Jacarepaguá/RJ DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
PT 1º Lugar
17/12/1967 - Prova Almirante Tamandaré - Jacarepaguá/RJ - Com Celso
Gerbassi - DKW Malzoni nº 96 - 1080cc -
6º na geral e 5º na cat.
PT
17/12/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê VI Etapa - Jacarepaguá/RJ Fitti
nº 96 - 1192cc -
8º Lugar
17/12/1967 - Prova Luso Brasileira - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 96
- 1192cc -
4º Lugar
Reformas em Interlagos - 1968/69
10/03/1968 - Torneio Carioca de F-Vê - Jacarepaguá/RJ - AC-Vê nº 96
- 1192cc -
4º Lugar
24/03/1968 - Campeonato Carioca
I Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Malzoni nº 96 - 1080cc -
2º na geral e 1º na cat.PT/GT/TFL
28/04/1968 - IV 3 Horas do Rio de Janeiro - Jacarepaguá/RJ - Com
Wilson Marques - Alfa Romeo GTZ nº 96 - nº 1570cc -
GT ND
05/05/1968 - Circuito da Centenário F-Vê - Av. Centenário -
Salvador/BA Fitti-Vê nº 96 - 1192cc -
2º Lugar
26/05/1968 - Campeonato Carioca F-Vê I Etapa - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê
nº 96 - 1192cc -
19º Lugar
18/08/1968 - Campeonato
Nacional F-Vê I Etapa - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 96 - 1192cc -
6º Lugar
25/08/1968 - I 500 Km de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Lulu
Geladeira - Puma VW nº 17 - nº 1584cc -
TFL 15º - DQ
15/09/1968 - Campeonato Carioca F-Vê
III Etapa - Jacarepaguá/RJ - BRV-Vê
nº 96 - 1192cc -
3º Lugar
27/10/1968 - Prova de Fórmula Vê - Jacarepaguá/RJ - BRV-Vê nº 96 -
1192cc -
5º Lugar
24/11/1968 - Campeonato
Nacional F-Vê II Etapa - Jacarepaguá/RJ - BRV-Vê
nº 96 - 1192cc -
2º Lugar
22/12/1968 - Campeonato Carioca F-Vê V Etapa - Jacarepaguá/RJ - BRV-Vê nº
96 - 1192cc -
3º Lugar
15/06/1969 - Campeonato Carioca F-Vê
I Etapa - Jacarepaguá/RJ - BRV-Vê nº
96 - 1192cc -
4º Lugar
15/06/1969 - Campeonato Carioca I Etapa - Jacarepaguá/RJ - Geraldes/DKW nº 96 - 1080cc -
11º na geral e 5º na cat.
PT
01/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford
I Etapa - Jacarepaguá/RJ -
Merlyn F-Ford nº 96 - 1600cc -
6º Lugar
08/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford II Etapa - Autódromo de
Pinhais/PR - Merlyn F-Ford nº 96 - 1600cc -
6º Lugar
22/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford
IV Etapa - Jacarepaguá/RJ -
Merlyn F-Ford nº 96 - 1600cc -
3º Lugar
01/03/1970 - Torneio BUA de F-Ford V Etapa - Interlagos/SP -
Merlyn F-Ford nº 96 - 1600cc -
15º Lugar
03/05/1970 - Prova Extra Campeonato de F-Ford - Lydden Hill -
Inglaterra - Titan Mk-6 -
3º Lugar
17/05/1970 - Prova Extra Campeonato de F-Ford
- Aintree - Inglaterra - Titan
Mk-6 -
3º Lugar
31/05/1970 - Prova Extra Campeonato
de F-Ford - Snetterton - Inglaterra -
Titan Mk-6 -
6º Lugar
11/10/1970 - 2 Horas de Velocidade - Autódromo de Pinhais/PR -
Casari A-1/Ford nº 96 - 4440cc -
Div.4 AB
22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Jan
Balder - Lola T70 Mk3A/Chevy nº 96 - 4999cc -
10º na geral e 7º na cat.
Div.4
29/11/1970 - Torneio Ford Corcel I Etapa - Interlagos/SP - Ford
Corcel - 1372cc -
ND
27/12/1970 - Copa
Brasil IV Etapa - Interlagos/SP - Lola T70 Mk3A/Chevy
nº 96 - 4999cc -
AB
23/05/1971 - Corrida dos Campeões - Interlagos/SP - Lola T70 Mk3A/Chevy
nº 96 - 4999cc -
Div.6 3º Lugar
31/05/1971 - GP Internacional de Tarumã/RS - Lola T70 Mk3A/Chevy nº
96 - 4999cc -
Div.6 10º Lugar
20/06/1971 - Torneio União e Disciplina - Interlagos/SP - Lola T70
Mk3A/Chevy nº 96 - 4999cc -
Div.6 AB
07/09/1971 - XII 500 Km de Interlagos/SP - Com Jan Blder - Casari A1/Ford
nº 98 - 4440cc -
Div.4 AB
19/09/1971 - Campeonato Brasileiro de F-Ford I Etapa - Tarumã/RS
- Merlyn F-Ford nº 15 - 1440cc -
8º Lugar
31/10/1971 - Campeonato
Brasileiro de F-Ford II Etapa - Interlagos/SP - Merlyn F-Ford
nº 15 - 1440cc -
ND
07/11/1971 - Campeonato Brasileiro de F-Ford III Etapa -
Interlagos/SP - Merlyn F-Ford nº 15 - 1440cc -
7º
Lugar
28/11/1971 - Campeonato Brasileiro de F-Ford
IV Etapa - Tarumã/RS
- Merlyn F-Ford nº 15 - 1440cc -
8º Lugar
26/03/1972 - Copa Paraná - Autódromo de Pinhais/PR - Casari A-1/Ford
nº 96 - 4440cc -
Div.4 1º Lugar
23/07/1972 - Prêmio de Stock Car - Jacarepaguá/RJ - Chevrolet Opala
nº 2 - 4098cc -
6º Lugar
21/01/1973 - Autocross no Leme - Praia do Leme/RJ - Bugre - nº ??
1584cc -
BUG 1º Lugar
31/03/1974 - VII Mil Km
de Brasília/DF - Autódromo - Com Francisco Gabriel - Chevette nº 42
- 1398cc -
28º na geral e 8º
na cat. T-1.6
25/05/1974 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Com Francisco
Gabriel/Rubens Succar - Chevette nº 44 - 1398cc -
17º na geral e 11º na
cat. T-1.6
28/07/1974 - I 12 Horas de Goiânia/GO - Com Mauro Sá Mota - Ford
Maverick nº 9 - 4998cc -
T+3.0 7º Lugar
04/08/1974 - 3 Horas de Velocidade Brasília/DF - Com Mauro Sá Mota -
Ford Maverick nº 1 - 4998cc -
T+3.0 2º Lugar
06/10/1974 - 6 Horas de Tarumã/RS - Com Mauro Sá Mota - Ford
Maverick nº 96 - 4998cc -
T+3.0 9º Lugar
16/03/1975 - 1ª Etapa do Brasileiro de F-Super Vê (1ª Paulista) -
Interlagos/SP - Polar nº 96 - 1584cc -
9º Lugar
23/03/1975 - 200 Milhas de Brasília/DF
- Autódromo - Com Mauro Sá Mota - Ford Maverick nº 26 - 4950cc -
T+3.0 3º Lugar
30/03/1975 - 120 Milhas de Goiânia/GO - Com Mauro Sá Mota - Ford
Maverick nº 26 - 4950cc -
T+3.0 2º Lugar
20/04/1975 - XI Mil Km de Brasília/DF
- Autódromo - Com Mauro Sá Mota - Ford Maverick nº 3 - 4950cc -
40º na geral e 18º na
cat. T+3.0
04/05/1975 - 200 Km de Goiânia/GO - Ford Maverick nº 96 - 4950cc -
T+3.0 1º Lugar
01/06/1975 - Goiânia 200 - Goiânia/GO - Ford Maverick nº 96 - 4950cc
-
T+3.0 1º Lugar
27/07/1975 - II 12 Horas de Goiânia/GO - 3ª do Brasileiro de Div.1 -
Com Mauro Sá Mota/Reginldo Bufaiçal - Ford Maverick nº 15 - 4950cc -
T+3.0 8º Lugar
10/08/1975 - Imprensa Nacional Brasília/DF
- Autódromo - Com Paulo Cesar Lopes -
Ford Maverick nº 43 - 4950cc -
T+3.0 8º Lugar
14/09/1975 - 1ª Etapa do Torneio Sulamericano de Maverick -
Interlagos/SP - Ford Maverick nº 39 - 2301cc -
30º Lugar
Estas duas provas foram
disputadas com carro fornecido pela Ford (Maverick 4 cilindros)
igual para todos.
21/09/1975 - 2ª Etapa do Torneio Sulamericano de Maverick -
Brasília/DF - Ford Maverick nº 6 - 2301cc -
31º Lugar
28/09/1975 - IV 500 Km de Brasília/DF
- Autódromo - 4ª Etapa do Brasileiro de Div.1 - Com Mauro Sá Mota - Ford Maverick nº 12 - 4950cc -
T+3.0 10º Lugar
26/10/1975 - 3 Horas de Brasília/DF - Autódromo - Com Mauro Sá Mota -
Ford Maverick nº 1 - 4950cc -
T+3.0 4º Lugar
xx/xx/1975 - 200 Milhas Noturnas de Fortaleza/CE - Com Paulo Cesar Lopes -
Ford Maverick - 4950cc -
T+3.0 1º Lugar
25/04/1976 - XII Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - 1ª Etapa do Brasileiro de Div.1 - Com Murilo Piloto - Alfa Romeo 2300 nº 27 - 2310cc -
52º na geral e 4º na cat.
T-3.0
|