Página acrescentada em 18 de outubro de 2005. -
Atualizado em dezembro de 2020
Nicola Papaleo
por
Paulo Roberto Peralta
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Nicola chegando para filmagem de uma
entrevista |
Nasceu no bairro da
Bela Vista (Bixiga) em São Paulo no dia 15 de janeiro de 1941, filho
de Biagio Papaleo e
Mafalda Carozzi Papaleo., teve três irmãos: Domingos, José e João.
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Nicola na oficina |
Como todos os
outros irmãos começou a trabalhar cedo na oficina do pai,
Biagio
Papaleo, e cedo também foi para as pistas, estreou com 19 anos de
idade em 1960. Na década de 60 os pilotos já começavam a correr mais
novos, e no caso de Nicola seu pai sendo mecânico e preparador ficou
ainda mais fácil.
Biagio era um entusiasta do automobilismo, filho
de imigrantes italianos. Apesar de não
correr foi um dos fundadores da APVC (Associação Paulista dos
Volantes de Competição), trabalhando em muitas provas.
As primeiras
corridas de Nicola foram na categoria Mecânica Nacional e foi com
assistência do pai e total ajuda dos irmãos, especialmente de
Domingos que já havia feito uma corrida e era um apaixonado.
Inclusive foi Biagio quem construiu seu mecânica nacional, um chassi
Bugatti que foi equipado com motor Ford e inscrito como “7 de
Setembro” para o filho correr no “III 500 Quilômetros de Interlagos”, mas
após um desentendimento com o pai Nicola quase ficou sem correr,
seria substituído por Roberto
"Argentino" Gómez que inclusive chegou a treinar com o
carro. Mas Nicola fez as pazes com o pai e participou da corrida, só
que não foi muito bem, abandonou
O carro foi
idealizado para a primeira “500 Quilômetros de Interlagos” em 1957,
mas sem tempo e recursos sua conclusão foi sendo adiada e só na
terceira edição da prova ele foi para a pista. O nome era uma
homenagem à data de realização da prova: 7 de setembro, Dia da
Independência. Mas o carro acabou mesmo conhecido por Biagio
Especial.
“ Em uma modesta,
mês bem aparelhada, oficina mecânica, Biagio Papaleo cercou-se dos
filhos e companheiros de profissão para que todos ouvissem o roncar
do motor do “7 de Setembro”, carro que desde fins de 1956 está sendo
construído. Quando o barulho ensurdecedor da máquina enchia todos os
ouvidos, lágrimas enchiam os olhos do veterano mecânico que via
concretizar-se um sonho...”
(FSP - 02/09/1960).
Na prova o carro ferveu e parou nos boxes onde trocaram uma
mangueira e completaram água e retornou, mas voltou a esquentar
excessivamente, quando Biagio mandou Nicola parar de vez.
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Fotos - III
Circuito de Piracicaba com Biagio/Bugatti/Ford 4200cc. - 1961 |
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Em 1961 participou
de duas provas, ambas com abandono por falhas mecânicas, em seguida iria
participar da "IV 500 Quilômetros de Interlagos" em dupla com
Luiz Valente em seu “Duchen Especial”, e
também com
o “7 de Setembro” em dupla com Walter Nogueira Filho, mas com a
desistência de Valente por problemas mecânicos correu mesmo só com o
carro de seu pai. Quando Nicola estava disputando o “IV 500
Quilômetros de Interlagos”, e enquanto estava nos boxes assistiu ao acidente que
vitimou o preparador Victor Losacco e feriu gravemente José Gimenez
Lopes na perna, desesperado não quis mais continuar na prova e
mandou recolher o carro aos boxes, desistindo, tanto que sua
classificação foi por número de voltas, 23º lugar entre os 28 que
largaram.
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1961 -
Carretera do "Chupeta" |
Ainda em 61 fez sua
primeira participação na prova "Mil Milhas Brasileiras", em
dupla e com a carretera de Adalberto Ayres, o "Chupeta".
Só voltou às
pistas, como piloto, em 1963 na "II 12 Horas de Interlagos"
pilotando um VW; em junho, no "II Prêmio Aniversário ACESP" estreou
a Ferrari/Corvette que havia adquirido e que recebeu o nº 14, já
estreou chegando em 5º lugar, em 63 fez só mais uma prova, a "VI 500
Quilômetros de Interlagos" com sua recente aquisição, mas não foi
feliz, abandonou a prova antes do final.
Casou-se em 14 de
dezembro de 1963 com Marlene da Luz Meandos e tiveram duas filhas e um filho. Pouco antes, com 20
anos, havia aberto sua própria oficina mecânica no bairro de
Pompéia, em São Paulo.
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1964 - 250
Milhas de Interlagos |
Em 1964 só fez
quatro provas,: "G.P. Rogê Ferreira"; “Constantino Cury” com a Ferrari/Corvette;
a "II 12 Horas de Brasília" em dupla e com o carro Simca Rallye de
Ivo Noal, bicheiro em São Paulo e por fim a "I 250 Milhas de
Interlagos" com a Ferrari/Corvette que
depois foi vendida ao Camillo Christofaro.
Amigo de Roberto Gallucci,
vencedor dos “500 Quilômetros de Interlagos” de 1962 e 63, e sempre em cima do Camillo,
criaram uma equipe, só de brincadeira, chamada “Papalobo”,
trocadilho de seu sobrenome Papaleo com “Lobo do Canindé” (equipe do
Camillo Christofaro).
“- Ontem houve
movimentada reunião de volantes e fãs na oficina de Biagio Papaleo.
Gallucci e Nicola Papaleo presentes, foi fundada a Escuderia
Papalobo. A Escuderia já conta a prova de domingo (250 milhas) como
sua 1ª vitória”. (FSP - 29/09/1964)
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Com Opala -
Mil Milhas de 1973 |
Mas após participar
dessa prova, ele parou de correr por quase 10
anos e só retornou na “XI Mil Milhas Brasileiras” em 1973 pilotando
em parceria com Antonio Versa, outro veterano, um Chevrolet Opala na
categoria Turismo acima de 3000cc, chegaram em 7º lugar na
categoria.
Em 1974, abril, fez com esse Opala mais uma prova
e ainda nesse ano fez sua primeira prova ao volante de Fórmula Vê 1300.
A categoria foi criada em 1967 como
Formula Vê e durou até 1970, entretanto com motor maior foi
renomeada para Formula VW 1300 em 1977.
Em 1975, os irmãos
Nicola e Domingos Papaleo fizeram sua primeira e única parceria ao volante
de um carro de competição, foi em dezembro na prova “III 25
Horas de Interlagos”, onde dividiram a condução do Ford Maverick nº
20 com Uribrando Silveira e conquistaram o 9º lugar na categoria
Turismo acima de 3000cc. Após essa corrida deu uma parada que durou
quase três anos.
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1979 - Prova do Camp. Brasileiro de
Fórmula VW 1300 em Interlagos com o Kaimann F-Vê nº 51 |
1980 - Os
dois irmãos: Nicola com Cianciaruso F-Vê nº 51, e
Domingos com Kaimann F-Vê nº 50, em Interlagos |
A partir de 1978 passou a correr esporadicamente de
Fórmula VW 1300, categoria onde encerrou sua carreira de piloto em
1980 aos 39 anos e
7 meses, mas nunca abandonou a mecânica, mantendo sua oficina.
Faleceu em 19
setembro de 1992, aos 51 anos de idade
Nicola - Participações em provas (com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Bugatti/Ford nº
25 - 4.200cc -
Mec. Nac. - AB
15/01/1961 - III Torneio
Sulamericano - Interlagos/SP - Bugatti/Ford
nº 25 - 4.200cc -
Mec. Nac. - AB
14/05/1961 - III Circuito de Piracicaba/SP - Bugatti/Ford nº 25 -
4.200cc -
Mec. Nac. - AB
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Valter
Nogueira Filho - Corvette nº 25 - 4.500cc -
23º na geral e 10º na cat. Mec. Nac.
26/11/1961 - VI Mil
Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Adalberto Ayres (Chupeta) -
Ford nº 28 -
ND
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - VW Sedan nº 88 - 1.192cc
-
30º na geral e 18º na cat. T-1.3
30/06/1963 -
II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
nº 14 - 4.500cc -
Mec. Nac.- 5º Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
nº 14 - 4.500cc -
Mec. Nac. - AB
08/03/1964 - G.P. Rogê Ferreira - Interlagos/SP
-
Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc -
5º na geral e 3º na cat. Mec. Nac.
26/04/1964 -
I Prêmio
Constantino Cury -
Interlagos/SP
-
Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc -
4º na geral e 4º na cat. Mec. Nac.
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Com Ivo Noal - Simca Rallye
nº 47
- 2.432cc -
15º na geral e 5º na cat. T+1.3
27/09/1964 - I 250 Milhas de Interlagos Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
nº 14 - 4.500cc -
6º na geral e 1º na cat. Mec. Nac.
Reformas em Interlagos - 1968/69
09/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Antonio
Versa - Chevrolet Opala
nº 14 - 4.098cc -
15º na geral e 7º na cat.T+3.0
28/04/1974 - Paulista de Turismo D-3
- 4ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala
nº 14 - 4.098cc -
27º na geral e 7º na cat. T+3.0
07/09/1974 -
Paulista de F-VW 1300 - 3ª Etapa - Interlagos/SP - Pati
F-Vê nº 14 - 1.285cc -
12º Lugar
13/12/1975 - 25 Horas de Interlagos - SP - Com Domingos Papaleo/Uribrando
Silveira - Ford Maverick nº 20
- 4.950cc -
25º na geral e 9º na cat. T+3.0
12/03/1978 -
Brasileiro de F-VW 1300 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc -
37º Lugar
29/10/1978 - Brasileiro
de F-VW 1300 - 9ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc -
20º Lugar
11/03/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann
F-Vê nº 51 - 1.285cc -
12º Lugar
22/04/1979 - Brasileiro
de F-VW 1300 - 2ª Etapa - Brasília/DF - Kaimann
F-Vê nº 51 - 1.285cc -
12º Lugar
22/07/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 5ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Pati
F-Vê nº 51 - 1.285cc -
25º Lugar
07/09/1979 - Brasileiro
de F-VW 1300 - 6ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Pati
F-Vê nº 51 - 1.285cc -
20º Lugar
25/11/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 9ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc -
37º Lugar
09/03/1980 - Brasileiro
de F-VW 1300 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann
F-Vê nº 51 - 1.285cc -
22º Lugar
20/07/1980 - Brasileiro de F-VW 1300 - 5ª Etapa - Interlagos/SP - Cianciaruso F-Vê nº 51 - 1.285cc -
21º Lugar
Biagio Papaleo
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1960 -
Amigo, João, Nicola, Biagio e José
funcionam o Biagio/Ford pela
1ª vez |
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1960 - Biagio/Ford
Especial |
Filho
de imigrantes italianos, casado com dona Mafalda Carozzi Papaleo, trabalhou de mecânico na
concessionária Cassio
Muniz da Ford e depois na oficina de João Santo Mauro, o
"Jaburu", onde construiu, em 1939, um Ford V8 adaptado,
para o "Jaburu" correr a prova de inauguração do
autódromo de Interlagos em 1940, depois abriu oficina própria na
Al. Barão de Campinas, centro de São Paulo, onde além dos
consertos comuns para clientes comuns, atendia também os carros,
preparando e dando manutenção, de Rafael Gargiulo e outros menos
famosos.
Teve quatro filhos: Domingos, José, Nicola e João, todos seguiram
a carreira do pai e dois deles se dedicaram também ao automobilismo: Nicola e
Domingos.
Era um entusiasta,
apesar de não correr foi um dos fundadores da APVC
(Associação Paulista de Volantes de Competição)
em 1962
Biagio
construiu um mecânica nacional para participar do "I 500 Quilômetros
de Interlagos" em 1956, mas o carro não ficou pronto, só ficou
pronto em 1960, era um chassi Bugatti equipado com motor Ford e foi
inscrito como “7 de Setembro” no “III 500 Quilômetros de Interlagos”
e foi Nicola quem o pilotou.
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