Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 18 de outubro de 2005.
 
Nicola Papaleo
por Paulo Roberto Peralta

Nasceu em São Paulo no bairro da Bela Vista (Bexiga) em 15 de janeiro de 1941.
Começou cedo a trabalhar na oficina do pai, Biagio Papaleo (ver abaixo) e cedo também foi para as pista, estreou com 19 anos de idade (1960). Na década de 60 os pilotos já começavam a correr mais novos, no caso de Nicola sendo seu pai um entusiasta e além disso mecânico, ficou fácil, não houve restrições familiares, tão comuns naquela época. Inclusive Biagio construiu um mecânica nacional com motor Ford para o filho, às vezes chamado de Biagio/Ford, outras de Bugatti/Ford.

Nicola na oficina

Suas primeiras corridas foram na categoria Mecânica Nacional, além de usar o mecânica nacional totalmente construído por Biagio, a Bugatti com motor Ford, contava também com assistência da família, seu pai e seus irmãos, nos boxes.
Logo após, com 20 anos, abriu oficina própria, no bairro de Pompéia, em São Paulo. Casou-se e teve duas filhas e um filho.

250 Milhas de 1964

Em 1964 após participar da 250 Milhas de Interlagos, onde correu com uma Ferrari/Corvette, ele parou por quase dez anos, retornando na Mil Milhas Brasileiras de 1973, pilotando um Chevrolet Opala na categoria Turismo acima de 3000cc. em parceria com outro veterano: Antonio Versa. Chegam em 7º lugar na categoria.

Com Opala
Mil Milhas de 1973

Em 1975, fez a primeira e única parceria com o seu irmão Domingos ao volante de um carro de competição, foi na 25 Horas de Interlagos em dezembro de 1975, onde dividiram a condução do Ford Maverick número 20 com Uribrando Silveira e conquistaram o 9º lugar na categoria Turismo acima de 3000cc, após essa corrida deu uma parada de quase três anos e a partir daí passou a correr de Fórmula VW 1300, mais como um hobby, categoria onde encerrou sua carreira em 1980 aos 39 anos de idade.

Nicola com Cianciaruso FVê 1300cc (1980)

Faleceu em setembro de 1992 com 51 anos de idade.


        


 

III Circuito de Piracicaba com Biagio/Bugatti/Ford 4200cc. - 1961

1ª Etapa do Brasileiro - Kaimann FVê 1300cc.- 1979

Nicola - Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Bugatti/Ford nº 25 - 4.200cc - Mec. Nac. - AB
15/01/1961 - III Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Bugatti/Ford nº 25 - 4.200cc - Mec. Nac. - AB
14/05/1961 - III Circuito de Piracicaba/SP - Bugatti/Ford nº 25 - 4.200cc -
Mec. Nac. - AB
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Valter Nogueira Filho - Corvette nº 25 - 4.500cc - 23º na geral e 10º na cat. Mec. Nac.
26/11/1961- VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Adalberto Ayres (Chupeta) - Ford nº 28 -
ND
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - VW Sedan nº 88 - 1.192cc - 30º na geral e 18º na cat. T-1.3
30/06/1963 - II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc -
Mec. Nac.- 5º Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc - Mec. Nac. - AB
08/03/1964 - G.P. Rogê Ferreira - Interlagos
/SP - Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc -  5º na geral e 3º na cat. Mec. Nac.
26/04/1964 -
I Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc - 4º na geral e 4º na cat. Mec. Nac.
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Com Ivo Noal - Simca Rallye nº 47 - 2.432cc -
15º na geral e 5º na cat. T+1.3
27/09/1964 - I 250 Milhas de Interlagos Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 14 - 4.500cc - 6º na geral e 1º na cat. Mec. Nac.
09/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Antonio Versa - Chevrolet Opala nº 14 - 4.098cc -
15º na geral e 7º na cat.T+3.0
28/04/1974 - Paulista de Turismo D-3 - 4ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala nº 14 - 4.098cc - 27º na geral e 7º na cat. T+3.0
07/09/1974 - Paulista de F-VW 1300 - 3ª Etapa - Interlagos/SP - Pati F-Vê nº 14 - 1.285cc -
12º Lugar
13/12/1975 - 25 Horas de Interlagos - SP - Com Domingos Papaleo/Uribrando Silveira - Ford Maverick nº 20 - 4.950cc - 25º na geral e 9º na cat. T+3.0
12/03/1978 - Brasileiro de F-VW 1300 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc -
37º Lugar
29/10/1978 - Brasileiro de F-VW 1300 - 9ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc - 20º Lugar
11/03/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc -
12º Lugar
22/04/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 2ª Etapa - Brasília/DF - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc - 12º Lugar
22/07/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 5ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Pati F-Vê nº 51 - 1.285cc -
25º Lugar
07/09/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 6ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Pati F-Vê nº 51 - 1.285cc - 20º Lugar
25/11/1979 - Brasileiro de F-VW 1300 - 9ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc -
37º Lugar
09/03/1980 - Brasileiro de F-VW 1300 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann F-Vê nº 51 - 1.285cc - 22º Lugar
20/07/1980 - Brasileiro de F-VW 1300 - 5ª Etapa - Interlagos/SP - Cianciaruso F-Vê nº 51 - 1.285cc - 
21º Lugar
 

Biagio Papaleo

Amigo, João, Nicola, Biagio e José
funcionam a Biagio/Ford pela 1ª vez

Filho de imigrantes italianos, trabalhou de mecânico na Ford, Cassio Muniz e depois na oficina de João Santo Mauro, o "Jaburu", onde construiu, em 1939, um Ford V8 adaptado, para o "Jaburu" correr a prova de inauguração do autódromo de Interlagos em 1940, depois abriu oficina própria na Al. Barão de Campinas, centro de São Paulo, onde além dos consertos comuns para clientes comuns, atendia também os carros, preparando e dando manutenção, de Rafael Gargiulo e outros menos famosos.

Biagio/Ford Especial 

Teve quatro filhos: Domingos, José, Nicola e João, todos seguiram a carreira do pai e dois se dedicaram ao automobilismo: Nicola e Domingos.
Era um entusiasta do automobilismo, apesar de não correr foi um dos fundadores da APVC (Associação  Paulista de Volantes de Competição) em 1962.


 


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