Página acrescentada em 21 de abril de 2005.
Breno Fornari
por
Paulo Roberto Peralta
|
Dezembro 2005
|
Nasceu
em Arroio do Meio (RS) no dia 25 de março de 1925.
Seu pai tinha um Ford Modelo "T" de 1925 que era a paixão de Breno,
vivia mexendo, desmontando e remontando, só para conhecer. Com 18
anos a família mudou-se para Porto Alegre e Breno foi estudar na
Escola Técnica Parobé.
Logo, com 20 anos de idade, montou uma oficina mecânica na Rua
Sertório, bairro Navegantes, como era uma época pós guerra,
consertava de tudo, inclusive vários carros que estavam há anos
estocados no Porto de Montevidéu vieram para o Brasil e foram
ressuscitados em sua oficina. Sua paixão por automóveis só aumentava
e então no ano de 1950, com 25 anos, estreou em competições.
Sua estréia foi em 1950 no "Circuito Zona Sul ", Guaíba/Bagé/Pelotas
(ida e volta), segundo o Jornal Correio do Povo, classificação
final: 11° lugar.
Ele contava:
"-... a maior
sensação e ao mesmo tempo susto em minha carreira foi nessa prova. O
carro vinha desenvolvendo 140 km/h e ao passar por um "lombo de
burro", andou uns 20 metros somente nas rodas da frente, parecia um
avião que estava aterrizando e que aos poucos vai baixando a cauda
na pista."
Nessa época, coragem era metade do caminho para as competições, e
Breno tinha. E mais, tinha também o conhecimento de mecânica, sabia
exatamente como funcionava cada peça do automóvel, havia se tornado
um ótimo preparador.
|
|
Ford 40 Carretera - GP Rádio Gaúcha/52
Porto Alegre |
Ford 40 Standard
III Prova Antoninho Burlamaque/55 |
Sua carreira inicialmente foi na categoria "Standard", mas quando a
prova era de "Carretera" ele simplesmente depenava o automóvel e o
transformava em uma, depois da prova era só remontar tudo de volta e
o carro de passeio estava novo, de novo. Na época profissionalismo não havia, então Breno corria unicamente pelo prazer de
correr, era só muita "paixão, suor e graxa", com certeza um dos
heróis do automobilismo gaúcho e brasileiro.
Para Breno as corridas de estrada eram as mais emocionantes, carros
com 250hp. andando perto de 200 km/h por estradas de terra
esburacadas, e ultrapassar então, era um horror devido à poeira que
o carro da frente levantava, uma verdadeira operação às cegas.
“-...o melhor era acelerar, mesmo às cegas, rezar e se pudesse, dar
uma olhada nos fios da linha telefônica ao lado da estrada, como se
fosse um corrimão para as ultrapassagens. Cada susto!”
|
Ford
40 Standard - Vice campeão
III
Circuito do Alto Taquari/56 |
Em 1956 chegou ao
"III Circuito do Alto Taquari" com 18 pontos no campeonato da
Categoria Standard, ele só precisava não chegar atrás de Oswaldo
Oliveira que tinha 16 pontos, os dois disputaram ferozmente a
vitória, e Breno vinha na liderança quando a 8 km da linha de
chegada a roda dianteira de seu carro se desprendeu ao entrar em
alta velocidade numa curva, chocando-se com violência em uns
coqueiros. Sem chance de continuar, mas felizmente sem ferimentos.
Foi vice-campeão.
|
1956 -
Catharino, Breno e a carretera |
Depois
dessa prova Catharino Andreatta, o grande
"fera" do automobilismo gaúcho da época, o convidou para correr a “I
Mil Milhas Brasileiras” em Interlagos, prontamente
aceitou. Era tudo diferente, uma realidade completamente diversa das
corridas de estrada que se praticava no Rio Grande do Sul, sobre
isso disse:
"-
Aquela primeira corrida foi uma festa, tudo era novidade, foi
fantástico. Um dos detalhes que me chamou a atenção foi o volume de
pneus e tambores na parte interna dos boxes, parecia uma loja desses
produtos...”
Nunca
haviam corrido em autódromo, circuito fechado, só precisaram comprar
faróis extras, pois a neblina à noite era muito forte, mas adorou.
Venceram a prova com a carretera Ford do
Catharino Andreatta que tinha
uns 180 cavalos, caixa de cambio com o miolo da usada no Ford Lincon.
“-...A carcaça nem lembro mais qual era.”,
disse. Venceram a prova, assim como venceram também as edições de 58
e 59, mas aí já com um motor de 260 cavalos e cambio de 4
velocidades do Jaguar da época. Os primeiros tricampeões da prova.
|
|
|
|
1958 - Breno
cruza linha de chegada |
1956 - Podio
(1º vitória) |
1958 - Podio
(bi) com mis Bardahl |
1959 - Podio
(tri-campeões) |
Apesar
de consagrado com a carretera do Catharino, Breno também tinha a sua
e com ela participou de diversas provas, inclusive a “II Mil Milhas
Brasileiras” (1957) em dupla com Afonso Hoch. Essa carretera está
conservada até hoje.
Em 1960
correram em dupla novamente, mas o diferencial quebrou durante a prova, depois de recolhido o
carro aos boxes Catharino deixou o autódromo e foi para o hotel, mas
movido pela paixão, Breno e os mecânicos desmontaram, soldaram o
"satélite" e remontaram, permitindo o retorno dele à pista.
Catharino ao ouvir no rádio a notícia, voltou imediatamente ao
autódromo e ainda se classificaram em 20° lugar, devido, é claro, ao
tempo perdido no conserto.
Na
década seguinte, com o surgimento dos carros de fabricação nacional
e depois de participar de 2 edições da prova “24 Horas de
Interlagos” (60 e 61) correndo em dupla com Catharino no Simca dele,
levou Breno a adotar o Simca Chambord como seu novo carro de
corrida, era o único V8 dentre os carros nacionais. Comprou um Simca
do então Governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto (61 a 66), e
com ele participou em 1962 da primeira edição da prova “12 Horas de Porto Alegre” com vitória,
fazendo dupla com Afonso Hoch.
Depois correu o
"III
500 Quilômetros de Porto Alegre" com sua carretera mas não concluiu
a prova por quebra no sistema de direção.
|
|
|
|
1962 - I 12 Horas de Porto Alegre |
1962 - Vitória com
Afonso Hoch |
1963 - II 12 Horas de Porto Alegre |
1963 - II 12 Horas de Porto Alegre - 2º |
Iniciou
1963 correndo, já em janeiro, o "G. P. Estrada da Produção" entre
Passo Fundo e Porto Alegre, onde obteve o 1º lugar na categoria C,
com seu Simca nº 35. Naquele ano voltou a participar da segunda
edição da “12 Horas de Porto Alegre” com o Simca e o mesmo parceiro,
Afonso Hoch. Chegaram em 2º lugar dessa feita.
Participou com o Simca e novamente com o parceiro Afonso Hoch da
quarta edição da prova "500 Quilômetros de Porto Alegre" sem no
entanto conseguirem um bom resultado.
Depois de mais um 2º lugar na "II 6 Horas de Pelotas" em agosto, só
voltou às pistas em novembro participando da prova "I 1600
Quilômetros de Interlagos", que recebeu o nome de "Grande Prêmio
Celso Lara Barberis e
Edmundo André Bonoti" em homenagem aos dois pilotos que faleceram na
prova "VI 500 Quilômetros de Interlagos" realizada em 7 de setembro,
fez dupla com Catharino Andreatta
na Carretera Chevrolet/Corvette n° 2.
Breno ainda correu, em 12 de Maio de 1964 da prova “Grande Prêmio
Enrique Fernandez” em Rivera no Uruguai, e
foi sua, com um carro Simca, a primeira vitória de um carro de
turismo "made in Brazil" no exterior.
Em setembro correu o "V 500 Quilômetros de Porto Alegre" chegando em
3º lugar.
Correu na categoria de Turismo sem preparação, com preparação e ainda fez um
protótipo com uma frente mais aerodinâmica, sem mexer quase nada no
resto do carro, só motor.
Em outubro de 1964 venceu novamente no Uruguai, dessa vez em
Montevidéu no Autódromo Vigor Borrat Fabini "El Pinar".
Em dezembro no "I Campeonato Internacional de Automobilismo", uma
prova em Rivera, no Uruguai, e com o Simca aerodinamicamente
modificado, foi 1° lugar na cat. "C".
|
|
1964 -
Grande Prêmio Enrique Fernandez - Rivera
no Uruguai |
1964 -
I Campeonato Internacional de
Automobilismo - Rivera, no Uruguai |
Em 1965
participou de sete provas, sendo duas no Uruguai, e também da sétima
edição da "Mil MiIhas Brasileiras" com uma carretera Simca e tendo
como parceiro Nestor Mario Koch, chegaram em 4º lugar.
Em 1966
abriu a Sabren (S.A. Breno) revenda e oficina Simca, na Rua
Farrapos, ficando na oficina da Rua Sertório só a preparação. A
Sabren fechou em 1971 e tudo voltou para a Rua Sertório que ficou
com o nome Breno Fornari & Cia. Ltda, depois mudou para a Rua
Maranhão, 612, no Bairro São Geraldo, chamada então de BM Fornari e
gerenciada por seu filho Carlos, ele só na orientação técnica.
“- Ele ficava só na
orientação, mas se aparecesse um V8, ficava enlouquecido, se
transformava numa criança com um brinquedo novo.”,
disse Alexandre, seu filho.
Em abril daquele ano, participou em dupla com
Aldo Costa da prova "IV 6 Horas de
Pelotas" com a sua, já famosa, Simca nº 35, foram bem, chegaram 3º lugar na
Classe E.
|
|
|
1967 -
Protótipo Regente concluido |
1967 - Sua
paixão, um motor V8 |
1967 -
IX
Mil Milhas Brasileiras |
Foi evoluindo e aprimorando a preparação até que em 1967 fabricou um
protótipo a partir de um Simca Regente, este sim foi encurtado, teve
o teto rebaixado, a frente modificada, motor com aproximadamente 200
hp., com quatro carburadores DFV e duas bombas de gasolina
elétricas, etc..., etc..., ficou pronto em 44 dias e várias noites
sem dormir e em 23 de novembro de 1967 saiu às ruas pela primeira
vez para testes, deu uma esticada até a Praia de Capão da Canoa.
Perfeito, o carro estava perfeito. Logo ganhou o apelido de "boca de
bagre". Sua estréia nas pistas foi na “IX
Mil Milhas Brasileiras” em 1967, a última participação de Breno
nesta prova, mas o motor quebrou.
|
|
1968 -
XIII
Prova Antoninho Burlamaque |
1968 -
3
Horas de Joaçaba - Sta. Catarina |
Em 1968
participou em fevereiro com o protótipo Regente da "XIII Prova
Antoninho Burlamaque", chegando em 3º lugar; logo depois em maio,
correu a prova "3 Horas de Erechim" disputada durante as
comemorações do aniversário da cidade, dessa vez com o Simca e em
dupla com Jorge Amado Truda, chegaram em 6º lugar.
Próxima prova, no mesmo mês, foi em Santa Catarina: "3 Horas de
Joaçaba", corrida em pista de terra, e ele com o protótipo Regente,
apesar de saír na pole position, por pequenos problemas só chegou em
9º lugar; depois em junho: "200 Milhas de Cachoeira do Sul" com
Jorge Amado Truda de novo como parceiro no protótipo Regente, que
chegou em 2º lugar.
Em
agosto, na prova “500 Quilômetros de Porto Alegre”, Breno sofreu um dos
poucos acidentes graves de sua carreira, derrapou na 11ª volta na
curva da praça e Breno bateu contra a escadaria de Delegacia de
Polícia do barro Tristeza,nesse que foi o último ano de corridas nas ruas
de Porto Alegre.
O carro foi usado até 1971, sua última prova foi o
“GP Internacional de Tarumã”, quando chegou em 5º Lugar, depois foi
vendido no Uruguai (em 2000 seu filho Alexandre localizou e
recomprou os restos desse carro e o recuperou junto com outros
amantes do automobilismo).
Entre 1971 e 1973 se dedicou à Formula Ford, categoria nova. Comprou
um Bino F-Ford.
Breno parou em 1973, mas continuou com a oficina e não se afastou
das pistas, acompanhando os filhos e os netos que ensaiavam seguir a
carreira por ele iniciada.
Em 2003,
fazendo dupla com seu filho Alexandre, participou de um Rallye de
antigos entre Porto Alegre e Capão da Canoa pilotando a sua (não a
da Mil Milhas, que era do
Catharino Andreatta) carretera Ford 1938 n° 35 recuperada,
conseguiu o 3° Lugar.
“-
Ficou
a mil de contente.”,
disse Alexandre.
|
|
|
|
2007 -
Carretera Ford 1938 restaurada |
2005 - Simca
nº 35 recuperado |
2005 -
Protótipo Regente recuperado |
2007 -
Carreteras Históricas |
Em 2006,
na 34ª edição das Mil Milhas Brasil, comemorativa dos 50 anos da
prova, Breno foi o grande homenageado, esteve em Interlagos com a
carretera com que venceu em 1956 (levada à Interlagos por Luiz
Fernando Andreatta, filho de Julio
Andreatta e sobrinho de
Catharino) e até chegou a pilotá-la antes dos treinos, numa
demonstração de que aos 81 anos ainda tinha gasolina nas veias.
Dia 31 de agosto de 2007 aos 82 anos ele faleceu, era véspera do
evento "Carreteras Históricas" em Passo Fundo (RS) e onde estava exposta sua
carretera, seu filho Alexandre, apesar da dor da perda, compareceu
com seu filho Otávio Fornari, neto de Breno..
Participações em provas
(com
a colaboração
de Alexandre Fornari)
13/05/1950 - Circuito Zona Sul Guaíba/Bagé/Pelotas/Guaíba - RS - Ford
n° 36 -
1° Etapa: 15° lugar - 2° etapa:
16° lugar - classif. final: 11° lugar
25/02/1951 - Prova Porto Alegre-Capão da Canoa/RS - Renault Juva
Quatre n° 36 - 4° lugar na
Categoria até 1.000 cc.
13/04/1952 - GP Rádio Gaúcha - Porto Alegre/RS - Ford 1940 n° 38 - Cat.
Força Livre - (quebra do
motor)
15/11/1953 -
I Circuito do Fumo - Vênancio Aires/Candelária/Sta. Cruz do Sul - RS
- Ford n° 116 - Cat. Standard -
3° lugar
21/02/1954 -
II Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Tramandaí/Capão da
Canoa - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
4° lugar
12/07/1954 - I Circuito da Laranja - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
5° lugar
22/08/1954 - Circuito Cidade de Passo Fundo/RS - Ford n° 154 - Cat.
Standard - 3° lugar
23/01/1955 -
Inauguração Autódromo de Rivera/Uruguai - Ford N° 154 - Cat. Standard -
6° lugar
27/02/1955 -
III Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Tramandaí/Capão da
Canoa - RS - Ford N° 154 - Cat. Standard -
Acidente na Praia de Atlântida
08/05/1955 - I° Circuito da Erva Mate - Venâncio Aires/RS - Ford n° 154
- Cat. Standard - Quebra
15/04/1956 - VI Encosta da Serra - RS - Ford N° 154 - Cat. Standard -
Quebra
13/05/1956 -
Circuito Tapes/Camaquã - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard
- 1° lugar
09/09/1956 - III Circuito do Alto Taquari - RS - Ford N° 154 - Cat.
Standard -
AB
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta -
Carretera Ford n° 2 - 1°
lugar
27/01/1957 -
V Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Tramandaí/Capão da Canoa
- RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
1° lugar
05/05/1957 - VII GP
Encosta da Serra - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
2° lugar
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - com Afonso Hoch - Carretera
Ford n° 28 -
8° lugar
22/11/1958 -
III Mil Milhas Brasileiras
- com Catharino Andreatta -
Carretera Ford n° 2 -
1°
lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta -
Carretera Ford n° 2 -
1°
lugar
01/07/1960 - 24 Horas de Interlagos - GEIA - com Catharino Andreatta -
Simca n° 5 -
6° lugar
23/10/1960 - II 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - com Catharino
Andreatta - Carretera Ford n° 2 -
1° lugar
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta -
Carretera Ford n° 2 -
20°
lugar
03/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos - com Catharino Andreatta -
Simca n° 6 -
12° lugar
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta -
Carretera Ford n° 2 -
Quebra do cambio
06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - com Afonso Hoch - Simca
n° 35 -
1° lugar
23/09/1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Carretera Ford
n° 6 -
AB
27/01/1963 - G. P. Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre -
RS - Simca n° 35 - 1° na Cat. "C"
23/06/1963 -
II 12 Horas de Porto Alegre/RS
- com Afonso Hoch - Simca n° 35
-
2° lugar
11/08/1963 - II 6 Horas de Pelotas/RS - Simca n° 35 -
2° lugar
27/10/1963 - IV 500
Quilômetros de Porto Alegre/RS - com Afonso Hoch - Simca n° 35 -
11° lugar
23/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos - com Catharino Andreatta
- Carretera Chevrolet/Corvette n° 2 -
2° lugar
14/12/1963 -
Prova Jubileu de Prata Diogo Ellwanger - Cavalhada/Vila Nova - RS - Simca n° 35 -
3° lugar
14/12/1963 - II
500 Milhas
de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada -
Carretera Ford n° ?? -
3° lugar
12/05/1964 -
Grande Prêmio Enrique Fernandez - Rivera/Uruguai - Simca
N° 35 - 1° lugar
19/07/1964 - V 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca n° 35 -
3° lugar
04/10/1964
- Autódromo
Vigor Borrat Fabini - “El Pinar” -
Montevidéu/Uruguai - Simca n° 35 - 1°
lugar na cat. "C"
06/12/1964 - I Campeonato Internacional de Automobilismo - Rivera/Uruguai
- Simca n° 35 -
1° lugar na cat. "C"
16/02/1965 - Prova Praia do Cassino - Rio Grande/RS -– Simca n° 35 -
1° lugar
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos - com Ismael Chaves - Simca n° 35 (2600cc)
- Classif. ??
09/05/1965 - I Etapa do Campeonato Internacional do Norte -
Autódromo Eduardo P. Cabrera - Rivera/Uruguai -
Classif. ??
05/07/1965 -
I Grande Prêmio CORAU - Autódromo de “El Pinar” -
Motevideo/Uruguai - Simca n° 35 -
1° lugar
15/08/1965 -
I G.P. Rodovia do Café - PR Curitiba/Apucarana/Curitiba - PR - Simca n° 95 - 3°
lugar na cat. TFL
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - com Nestor Mario Koch -
Carretera Simca n° 35
-
4° lugar
23/01/1966 -
XII Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Capão da Canoa -RS - Simca n° 35 -
2° lugar
24/04/1966 - IV 6 Horas de Pelotas/RS - com Aldo Costa - Simca n°35 -
Classe “E”
3° lugar
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - com Afonso Hoch - Simca n°
35
-
10º lugar
02/11/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - com Jorge Amado Truda -
Protótipo Regente n° 35 -
AB
11/02/1968 -
XIII Prova Antoninho Burlamaque
- Porto Alegre/Capão da Canoa/RS -
Protótipo Regente n° 35 -
3° lugar
05/05/1968 - 3 Horas de Erechim/RS - com Jorge Amado Truda - Simca n° 35
-
6° lugar
26/05/1968 - 3 Horas de Joaçaba/SC - Protótipo Regente n° 35 -
9° lugar
02/06/1968 - 200 Milhas de Cachoeira do Sul/RS - com Jorge Amado Truda
-
Protótipo Regente n° 35 - 2° lugar
11/08/1968 - VI 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Protótipo Regente
n° 35 -
AB
06/07/1969 - Prova dos Namorados no Autódromo - Curitiba/PR -
Protótipo Regente n° 35 - AB
27/07/1969 - Rodovia Presidente Kennedy/RS
- Protótipo Regente n° 35 -
AB
16/08/1970 -
2 Horas de La Fronteira - Gran Prêmio Planella - Rivera/Uruguai - Protótipo Regente n° 35 -
classif ?
08/11/1970 -
Prova Inauguração Autódromo de Tarumã/RS - Protótipo
Regente n° 35 -
TFL 9º lugar
30/05/1971 -
Grande Prêmio Internacional de Tarumã/RS - Protótipo
Regente n° 35 -
5º lugar
22/08/1971 -
F-Ford - Tarumã/RS -
Apresentação, sem
classificação, da categoria Fórmula Ford
29/08/1971 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho F-Ford - Tarumã/RS - Bino
F-Ford - 1.440cc - ND
17/10/1971 -
500 Quilômetros de Tarumã/RS - 3ª Etapa Camp. Bras. Div. 3 - com Milton Amaral - Chevrolet Opala -
T+3.0 3º lugar
31/10/1971 -
2ª Etapa Camp. Bras. de F-Ford (preliminar do I Torneio
Internacional de F2) - Interlagos/SP - Bino
F-Ford n° 35 - 1.440cc - ND
07/11/1971 -
3ª Etapa do Camp. Brasileiro de F-Ford - Interlagos/SP - Bino
F-Ford n° 35 - 1.440cc - ND
(7º na segunda bateria)
28/11/1971 -
4° Etapa do Camp.
Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino
F-Ford n° 35
- 1.440cc - ND
09/04/1972 -
1ª Etapa do Camp.
Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino
F-Ford n° ? - 1.440cc -
8º lugar
12/06/1972 -
3° Etapa do Camp.
Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino
F-Ford n° ? - 1.440cc -
15º lugar
27/05/1973 -
2ª Etapa do
Camp. Brasileiro de F-Ford - Interlagos/SP - Bino
F-Ford nº ? - 1.440cc -
12º lugar
|