Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 21 de abril de 2005.
 
Breno Fornari
por Paulo Roberto Peralta

Dezembro 2005

Numa época em que não havia profissionalismo, Breno Fornari corria unicamente pelo prazer de correr, tinha muita "paixão, suor e graxa". É, com certeza, um dos heróis do automobilismo gaúcho e brasileiro. Nasceu a 25 de março de 1925 em Arroio do Meio no Rio Grande do Sul. Seu pai tinha um Ford Modelo "T" de 1925 que era a paixão de Breno, vivia mexendo, desmontando e remontando, só para conhecer. Com 18 anos mudou para Porto Alegre e foi estudar na Escola Técnica Parobé, logo após, com 20 anos de idade, montou oficina mecânica na Rua Sertório, bairro Navegantes e era uma época pós guerra, então consertava de tudo, inclusive vários carros que estavam há anos estocados no Porto de Montevidéu foram ressuscitadas em sua oficina. Sua paixão por automóveis só aumentava e então em 1950, com 25 anos, estreou em competições. Nessa época, coragem era metade do caminho para as competições, e Breno tinha. E mais, tinha o conhecimento da mecânica, sabia exatamente como funcionava cada peça do automóvel, havia se tornado um ótimo preparador. 

Ford 40 Carretera - GP Rádio Gaúcha/52 Ford 40 Standard - Riviera/Uruguai/55

Sua carreira inicialmente foi na categoria "Standard", mas quando a prova era de "Carretera" ele simplesmente depenava o automóvel e o transformava em uma, depois da prova era só remontar tudo de volta e o carro de passeio estava novo, de novo. Em 1966 abriu a Sabren (S.A. Breno) revenda e oficina Simca, na Rua Farrapos, ficando na oficina da Rua Sertório só a preparação. A Sabren fechou em 1971 e tudo voltou para a Rua Sertório que ficou com o nome Breno Fornari & Cia. Ltda. Hoje tem uma oficina, a BM Fornari, gerenciada por seu filho Carlos e ele fica só na orientação, fica na Rua Maranhão, 612 no Bairro São Geraldo, mesmo local onde mora.
Para Breno, as corridas de estrada eram as mais emocionantes, carros com 250hp. andando perto de 200 km/h por estradas de terra esburacadas. E ultrapassar então, era um horror devido a poeira que o carro da frente levantava, uma operação às cegas. Cada susto!

Chegada Mil Milhas/58

Quando Catharino, a grande "fera" do automobilismo gaúcho da época, o convidou para correr as I Mil Milhas em Interlagos em 1956, aceitou. Aqui era tudo diferente, "- Aquela primeira corrida foi uma festa, tudo foi novidade, era fantástico", relembra. Nunca havia corrido em circuito fechado, mas adorou, só que tiveram que comprar faróis extras pois a neblina à noite era muito forte. Venceram essa prova, assim como venceram também as edições de 58 e 59. Os primeiros tri-campeões da prova.
Em 1960 quebrou o diferencial durante a prova, recolhido o carro aos boxes Catharino deixou o autódromo e foi para o hotel, mas movido pela paixão, Breno juntamente com os mecânicos desmontaram, soldaram o "satélite" e remontaram, permitindo o retorno dele à pista. Catharino ao ouvir no rádio a notícia, voltou imediatamente ao autódromo e ainda se classificaram em 20° lugar, devido ao tempo perdido no conserto.

II 12 Horas de Porto Alegre/63

A década seguinte, com o surgimento dos carros de fabricação nacional, levou Breno a escolher o Simca, também um V8, como seu novo carro de corrida. Correu como Turismo sem preparação, com preparação e ainda fez um protótipo com a frente mais aerodinâmica, sem mexer quase nada no resto do carro, só motor. Breno ainda correu no Uruguai em 1964 e foi sua, com um carro Simca, a primeira vitória de um carro de turismo "made in Brasil" no exterior.

Protótipo Simca n° 35

Não satisfeito, em 1967 fabricou um protótipo a partir de um Simca Regente, este sim foi encurtado, teve o teto rebaixado, a frente modificada, motor com aproximadamente 200 hp, quatro carburadores DFV e duas bombas de gasolina elétricas, etc., etc., no dia 23 de novembro de 1967 saiu às ruas pela primeira vez para testes, e deu uma esticada até a Praia de Capão da Canoa. Perfeito, o carro estava perfeito. Sua estréia nas pistas foi na Mil Milhas Brasileiras de 1967, a última participação de Breno nesta prova, mas o motor quebrou. Esse carro foi usado até 1972 e vendido no Uruguai. Em 2000, seu filho Alexandre localizou e recomprou os restos desse carro e o recuperou junto com outros amantes do automobilismo.
Breno parou em 1975 mas não se afastou das pistas, acompanhava os filhos e os netos que estão seguindo a carreira por ele iniciada.

Em 2003, fazendo dupla com seu filho Alexandre, participou de um Rallye de antigos entre Porto Alegre e Capão da Canoa pilotando a carretera Ford 38 n° 35 recuperada e conseguiu o 3° lugar. Ficou exultante.
Dia 31 de agosto de 2007, aos 82 anos, véspera do evento "As Carreteras vão roncar novamente" em Passo Fundo (RS), Breno veio a falecer.

Alexandre/Regente 2005/Breno
 
Em ação: Prova Antoninho Burlamaque/68 12 Horas de Porto Alegre/62
 
Mil Milhas/59 - Catharino/Carretera/Breno

MM/56 - Eugênio/Heins(2) - Catharino/Breno(1) - Bertuol(3)

   
Breno e o protótipo Regente em 2005 Breno e o protótipo Regente em 1967

Participações em provas (com a colaboração de Alexandre Fornari)

13/05/1950 - Circuito Zona Sul Guaíba/Bagé/Pelotas/Guaíba - RS - Ford n° 36 -
1° Etapa: 15° lugar - 2° etapa: 16° lugar
segundo Jornal Correio do Povo, classif. final: 11° lugar

25/02/1951 - Prova Porto Alegre-Capão da Canoa/RS -  Renault Juva Quatre n° 36 - 4° lugar na Categoria até 1.000 cc.
13/04/1952 - GP Rádio Gaúcha - Porto Alegre/RS - Ford 1940 n° 38 - Cat. Força Livre -
(quebra do motor)
15/11/1953 - I Circuito do Fumo - Vênancio Aires/Candelária/Sta. Cruz do Sul - RS - Ford n° 116 - Cat. Standard - 3° lugar
21/02/1954 - II Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Tramandaí/Capão da Canoa - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
4° lugar
12/07/1954 - I Circuito da Laranja - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard - 5° lugar
22/08/1954 - Circuito Cidade de Passo Fundo/RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
3° lugar
23/01/1955 - Inauguração Autódromo de Rivera/Uruguai - Ford N° 154 - Cat. Standard - 6° lugar
27/02/1955 - III Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Tramandaí/Capão da Canoa - RS - Ford N° 154 - Cat. Standard -
Acidente na Praia de Atlântida
08/05/1955 - I° Circuito da Erva Mate - Venâncio Aires/RS - Ford n° 154 - Cat. Standard - Quebra
15/04/1956 - VI Encosta da Serra - RS - Ford N° 154 - Cat. Standard -
Quebra
13/05/1956 - Circuito Tapes/Camaquã - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard - 1° lugar
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta - Carretera Ford n° 2 -
1° lugar
27/01/1957 - V Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Tramandaí/Capão da Canoa - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard - 1° lugar
05/05/1957 - VII GP Encosta da Serra - RS - Ford n° 154 - Cat. Standard -
2° lugar
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - com Afonso Hoch - Carretera Ford n° 28 - 8° lugar
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta - Carretera Ford n° 2 -
1° lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta - Carretera Ford n° 2 - 1° lugar
01/07/1960 - 24 Horas de Interlagos - GEIA - com Catharino Andreatta - Simca n° 5 -
6° lugar
23/10/1960 - II 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - com Catharino Andreatta - Carretera Ford n° 2 - 1° lugar
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta - Carretera Ford n° 2 -
20° lugar
03/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos - com Catharino Andreatta - Simca n° 6 - 12° lugar
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - com Catharino Andreatta - Carretera Ford n° 2 -
Quebra do cambio
06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - com Afonso Hoch - Simca n° 35 - 1° lugar
23/09/1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Carretera Ford n° 6 -
Quebra da direção
27/01/1963 - G. P. Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre - RS - Simca n° 35 - 2° na Geral e 1° na Cat. "C"
23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre/RS - com Afonso Hoch - Simca n° 35 -
2° lugar
11/08/1963 - II 6 Horas de Pelotas/RS - Simca n° 35 - 2° lugar
23/11/1963 - 1600 Quilômetros de Interlagos - com Catharino Andreatta - Carretera Chevrolet/Corvette n° 2 -
2° lugar
Grande Prêmio Celso Lara Barberis e Edmundo André Bonoti
27/10/1963 - IV 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - com Afonso Hoch - Simca n° 35 - 11° lugar
14/12/1963 - Prova Jubileu de Prata Diogo Ellwanger - Cavalhada/Vila Nova - RS - Simca n° 35 -
3° lugar
12/05/1964 - Grande Prêmio Enrique Fernandez - Rivera/Uruguai - Simca N° 35 - 1° lugar
19/07/1964 - V 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca n° 35 -
3° lugar
04/10/1964 - Autódromo Vigor Borrat Fabini - “El Pinar” - Motevideo/Uruguai - Simca n° 35 - 1° lugar na cat. "C"
06/12/1964 - I Campeonato Internacional de Automobilismo - Rivera/Uruguai - Simca n° 35 -
1° lugar
16/02/1965 - Prova Praia do Cassino - Rio Grande/RS -– Simca n° 35 - 1° lugar
27/03/1965 - 1600 Quilômetros de Interlagos - com Ismael Chaves - Simca n° 35 (2600cc) -
Classif. ??
09/05/1965 - I Etapa do Campeonato Internacional do Norte - Autódromo Eduardo P. Cabrera - Rivera/Uruguai - Classif. ??
05/07/1965 - I Grande Prêmio CORAU - Autódromo de “El Pinar” - Motevideo/Uruguai - Simca n° 35 -
1° lugar
15/08/1965 - I G.P. Rodovia do Café - PR Curitiba/Apucarana/Curitiba - PR - Simca n° 95 - 3° lugar na cat. TFL
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - com Nestor Mario Koch - Simca n° 35 -
4° lugar
23/01/1966 - XII Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Capão da Canoa -RS - Simca n° 35 - 2° lugar
24/04/1966 - IV 6 Horas de Pelotas/RS - com Aldo Costa - Simca n°35 -
Classe “E”  3° lugar
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - com Afonso Hoch - Simca n° 35 - classif ?
02/11/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - com Jorge Amado Truda - Protótipo Regente n° 35 -
Quebra de Motor
11/02/1968 - XIII Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Capão da Canoa/RS - Protótipo Regente n° 35 - 3° lugar
05/05/1968 - 3 Horas de Erechim/RS - com Jorge Amado Truda - Simca n° 35 -
6° lugar
26/05/1968 - 3 Horas de Joaçaba/SC - Protótipo Regente n° 35 - 9° lugar
02/06/1968 - 200 Milhas de Cachoeira do Sul/RS - com Jorge Amado Truda - Protótipo Regente n° 35 -
2° lugar
11/08/1968 - VI 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Protótipo Regente n° 35 - Acidente
Breno bateu contra a escadaria de Delegacia de Polícia do barro Tristeza
06/07/1969 - Prova dos Namorados no Autódromo - Curitiba/PR - Protótipo Regente n° 35 -
classif ?
27/07/1969 - Rodovia Presidente Kennedy/RS - - classif ?
17/08/1969 - Vale do Jacuí - ? Prova ? - Protótipo Regente n° 35 -
classif ?
16/08/1970 - 2 Horas de La Fronteira - Gran Prêmio Planella S.ª Rivera/Uruguai - Protótipo Regente n° 35 - classif ?
08/11/1970 - Prova Inauguração Autódromo de Tarumã/RS - Protótipo Regente n° 35 -
TFL  9º lugar
30/05/1971 - Grande Prêmio Internacional de Tarumã/RS - Protótipo Regente n° 35 - 5º lugar
Última apresentação do Regente
22/08/1971 - F-Ford - Tarumã/RS -
Apresentação, sem classificação, da categoria Fórmula Ford
29/08/1971 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford - 1.440cc - ND
17/10/1971 - 500 Quilômetros de Tarumã/RS - 3ª Etapa Camp. Bras. Div. 3 - com Milton Amaral - Chevrolet Opala -
T+3.0  3º lugar
31/10/1971 - 2ª Etapa Camp. Bras. de F-Ford (preliminar do I Torneio Internacional de F2) - Interlagos/SP - Bino F-Ford n° 35 - 1.440cc - ND
07/11/1971 - 3ª Etapa do Camp. Brasileiro de F-Ford - Interlagos/SP -  Bino F-Ford n° 35
- 1.440cc - ND
28/11/1971 - 4° Etapa do Camp. Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford n° 35 - 1.440cc - ND
09/04/1972 - 1ª Etapa do Camp. Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford n° ? - 1.440cc - 8º lugar
12/06/1972 - 3° Etapa do Camp. Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford n° ? - 1.440cc - 15º lugar
27/05/1973 - 2ª Etapa do Camp. Brasileiro de F-Ford - Interlagos/SP - - Bino F-Ford nº ? - 1.440cc -
12º lugar


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL