Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 16 de fevereiro de 2005.

Bob Sharp
(Robert Amaral Sharp)
por Paulo Roberto Peralta
 

Bob em 1966

A partir de 1959, 60 uma nova geração de pilotos se inicia no automobilismo coincidindo com a nacionalização dos carros de corrida no Brasil, já começavam a correr e a vencer os automóveis "made in Brasil" nas mãos, principalmente, dos jovens, e também dos não tão jovens assim, pilotos brasileiros.
Bob Sharp fez parte desta nova geração. Não chegou a correr de carretera, mas correu contra, e elas
correram até 1971 quando Camilo Christofaro aposentou sua famosa "18", a penúltima a parar.
Nasceu no Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1942. Seu pai, morando no Bairro da Gávea,  tornou-se fã do automobilismo assistindo as provas do "Trampolim do Diabo" da Gávea, paixão esta que os filhos herdaram, tanto que em 1962 com 19 anos, ainda estudante, Bob estreava nas competições numa prova "6 Horas da Barra da Tijuca", com um VW 1200cc.

O DKW reestilizado - Vejam a traseira

Seu interesse e paixão eram tanto, que para a prova 12 Horas de Interlagos de 1963 - trocou correspondências com uma empresa alemã especializada em motores dois-tempos que lhe enviaram orientações, e, junto com seu parceiro e primo Billy, construíram um escapamento especial para o DKW que aumentava a potência. Mas não terminaram a corrida, pois após a quebra do pé da bomba de gasolina Billy parou na curva do Sargento, e Ubaldo Cesar Lolli que competia com um FNM/JK, "reestilizou" a traseira do DKW, quebrando inclusive o tal escapamento. Ainda assim tentaram continuar por mais um tempo, mas o consumo aumentou muito e os gases entravam na cabine, tornando impossível prosseguir.
 

Casari A1/Ford - Brasília 1970

Em provas longas dividiu o carro com pilotos do nível de José Carlos Pace, Marivaldo Fernandes, Paulo Gomes, Jan Balder, para citar só os mais famosos.  Venceu diversas delas: 1000 Quilômetros de Brasília; 25 Horas de Interlagos; 6 Horas de Interlagos; 12 Horas de Goiânia, e várias outras mais. (veja quadro abaixo)

O jornalista 
Bob Sharp/2005

Ford Maverick - Brasília/76 c/Paulo Gomes

Sempre foi um piloto muito técnico e interessado, além de rápido, por isso a partir de 1977 começou a colaborar com o Jornal do Brasil e O Globo, ainda no Rio. Após vir para São Paulo em 1978, para onde veio trabalhar na Diretoria Comercial da Fiat Automóveis em S.B.C., começou então a fazer , a partir de 1982, testes e matérias para a revista Autoesporte, ao mesmo tempo que assumia a chefia do Departamento de Competições da VW onde ficou por cinco anos, para finalmente assumir seu lado "jornalista" em 1989 como editor técnico da revista Oficina Mecânica

Teste para Best Cars

Atualmente (2005) exerce o jornalismo automobilístico em revistas como: Quatro Rodas, Engenharia Automotiva e Aeroespacial da SAE Brasil e revistas sobre automóveis da Editora On Line, além do Best Cars Web Site.
Num programa de entrevistas na TV, Bird Clemente, outra "fera" do automobilismo, disse depois de alguns elogios ao piloto, que dos pilotos daquela safra, "...Sharp é o que tem a melhor memória, é uma verdadeira "enciclopédia" do automobilismo daquela época." (se referindo aos anos sessenta e setenta).

 

DKW de "plástico"? 1969
Clique para saber mais

 
25 Horas de Interlagos 1973
Bob Shap/Jan Balder/José Carlos Ramos
 
25 Horas de Interlagos 1975
Bob Sharp/José Carlos Pace/Paulo Gomes
 
<< 24 Horas de Interlagos 1970 - Capô abriu antes da  Curva 1 e foi retirado - Bob Sharp/Aurelino Machado
<< Maverick Divisão 3 com que Bob Sharp foi Campeão Brasileiro  da categoria em 1976

Carreira de Bob Sharp (o que foi possível levantar)

xx/04/1962 - 6 Horas da Barra - Barra da Tijuca/RJ - VW Sedan - 1200cc - AB  Quebra de motor
25/01/1963 - 12 Horas de Interlagos/SP - Com Billy Sharp - DKW Vemag nº 95 - 981cc -
AB
01/09/1963 - 3 Horas de Velocidade Interlagos/SP - DKW Vemag nº 95 - 981cc - ND
12/04/1964 - Campeonato Carioca - II Etapa - Ilha do Fundão/RJ -
DKW Vemag nº 11 - 981cc - AB

28/05/1967 - Campeonato Carioca de F-Vê  I Etapa - Jacarepaguá/RJ - Aranae-Vê - 1192cc -
3º Lugar
18/06/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê  II Etapa - Jacarepaguá/RJ - Aranae-Vê - 1192 -
5º Lugar
13/08/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê  III Etapa - Interlagos/SP - Fitti-Vê - 1192cc - 10º Lugar
08/10/1967 - Prova Extra-Campeonato - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê - 1192cc -
8º Lugar
15/10/1967 - Campeonato Carioca F-Vê  II Etapa - Niteroi/RJ - Fitti-Vê - 1192cc - 3º Lugar
10/12/1967 - Campeonato Carioca F-Vê  III Etapa - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê - 1192cc -
Desclassif. (irregularidade mecânica)
17/12/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê  IV Etapa - Jacarepaguá/RJ - Servi-Vê - 1192cc - AB
17/12/1967 - Prova de F-Vê - Extra Campeonato - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê - 1192cc -
3º Lugar
14/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Eixo Monumental - Com Araken Gomes - DKW Vemag - 981cc - AB
xx/xx/1968 - 250 Milhas do Rio de Janeiro - Jacarepaguá/RJ - Com Araken Gomes - DKW Vemag - 981cc -
8º Lugar
xx/xx/1968 - Campeonato Carioca - III Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag - 981cc - 6º Lugar
xx/xx/1968 - Campeonato Carioca - IV Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag - 981cc -
9º Lugar
xx/xx/1969 - Prova Duque de Caxias - Jacarepaguá/RJ - DKW Especial - 6º Lugar
24/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Eixo Monumental - Com Eduardo Ribeiro - DKW Especial -
10º na geral e 5º na cat. PT
xx/xx/1969 - Campeonato Carioca - III Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag - 4º Lugar
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Eixo Monumental - Com Milton Amaral - Casari A1/Ford nº 96 - 4440cc -
PT  AB
15/05/1970 - IV 24 Horas de Interlagos/SP - Com Aureliano Machado - Chevrolet Opala - nº 76 - 4098cc - 22º Lugar
22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Casari A1/Ford - 4440cc -
PT  AB
18/12/1971 - II Etapa do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP Casari A1/Ford - 4440cc - ND
09/07/1973 - 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Chevrolet Opala - 4098cc -
5º Lugar
26/08/1973 - 25 Horas de Interlagos/SP - Com Jan Balder/José Carlos Ramos - Chevrolet Opala nº 7 - 4098cc - 2º Lugar
28/10/1973 - 200 Milhas de Interlagos/SP - Com José Carlos Ramos - Chevrolet Opala - 4098cc -
5º Lugar
Terminou com o cambio quebrado, desde a metade da prova só com a quarta marcha
08/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Jan Balder - Chevrolet Opala - 4098cc -
Div.3  4º Lugar
25/05/1974 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Chevrolet Opala - 4098cc - AB  14ª volta
31/03/1974 - VII Mil Km de Brasília Brasília/DF -
Autódromo - Com Jan Balder/José Carlos Ramos - Chevrolet Opala - 4098cc - 13º Lugar
28/07/1974 - 12 Horas de Goiânia/GO - Com Marivaldo Fernandes - Ford Maverick - 4950cc - 1º Lugar
20/04/1975 - XI Mil Km de Brasilia/DF -
Autódromo - Com Edgard de Mello Filho - Ford Maverick nº 5 - 4950cc - 1º Lugar
14/09/1975 - 1ª Etapa do Torneio Sulamericano de Maverick - Interlagos/SP - Ford Maverick  - 2301cc - 8º Lugar
Estas duas provas foram disputadas com carro fornecido pela Ford (Maverick 4 cilindros) igual para todos.
21/09/1975 - 2ª Etapa do Torneio Sulamericano de Maverick - Brasilia/DF - Ford Maverick - 2301cc - 4º Lugar
12/10/1975 - 12 Horas de Tarumã/RS - Com Edgard de Mello Filho - Ford Maverick - 4950cc -
2º Lugar
13/12/1975 - 25 Horas de Interlagos/SP - Com José Carlos Pace/Paulo Gomes - Ford Maverick nº 22 - 4950cc - 1º Lugar
25/04/1976 - XII Mil Quilômetros de Brasília/DF - Brasileiro Div.1
- 1ª Etapa - Autódromo - Com Paulo Gomes - Ford Maverick nº 5 - 4950cc - 1º Lugar
06/06/1976 - Brasileiro Div.1 - 2ª Etapa - Cascavel/PR - Com Eduardo Celidonio - Ford Maverick 4.950cc nº 22 - 2º Lugar
04/07/1976 - 6 Horas de Interlagos/SP - Com Arthur Bragantini - Ford Maverick nº 22 - 4950cc - 1º Lugar
25/07/1976 - 12 Horas de Goiânia/GO - Com Arthur Bragantini - Ford Maverick nº 22 - 4950cc - 7º Lugar
13/11/1976 - Campeonato Brasileiro Div.3 - Interlagos/SP - Ford Maverick - 4950cc -
1º na geral e 1º Classe B
19/03/1978 - Campeonato Brasileiro Fiat 147 - Div.1 - Jacarepaguá/RJ - Fiat 147 - 1297cc - 1º Lugar
xx/04/1978 - Campeonato Brasileiro Fiat 147 - Div.1 - Interlagos/SP - Fiat 147 - 1297cc -
ND
30/04/1978 - Campeonato Brasileiro Fiat 147 - Div.1 - Jacarepaguá/RJ - Fiat 147 - 1297cc - 1º Lugar
16/07/1978 - Torneio Rio-São Paulo - Div.1- Interlagos/SP - Fiat 147 - 1297cc -
3º Lugar
31/08/1980 - X Mil Quilômetros de Brasilia/DF -
Autódromo - Com Nelson Silva - Fiat 147 - 1297cc - 16º na geral e 8º na cat.
07/09/1981 - XI Mil Quilômetros de Brasilia/DF
- Autódromo - Com Giuseppe Marinelli/Giuseppe Cavina - Fiat 147 - 1297cc - 18º na geral e 5º na cat.
04/09/1983 - XIII Mil Quilômetros de Brasilia/DF
- Autódromo - Com Ricardo Soares Oliveira - Fiat Oggi - 1297cc - AB (problemas mecânicos)


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