Página acrescentada em 16 de fevereiro de 2005.- Atualizado em
outubro de 2020
Bob Sharp
(Robert Amaral Sharp)
por
Paulo Roberto Peralta
Nasceu
no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 1942, e
lá passou a infância e juventude, e ainda criança assistindo
provas do "Trampolim do Diabo" no Circuito da Gávea tornou-se fã do
automobilismo.
A partir dos anos 1959/60 uma nova geração de pilotos se iniciava no
automobilismo coincidindo com a nacionalização dos carros de corrida
no Brasil, os automóveis "made in Brasil" começavam a correr e a
vencer, principalmente nas mãos dos jovens pilotos brasileiros, mas
também dos não tão jovens assim (Chico
Landi e outros) . Bob Sharp fez parte desta nova geração, não
chegou a correr de carretera, mas correu contra, até 1971 quando
Camillo Christofaro aposentou sua famosa "18".
Suas primeiras experiências no automobilismo foram em ralis com
quase 18 anos: I Rally Rio-Teresópolis (1959); I Rally do Estado da
Guanabara (1960 e Rally da Guanabara (1962) com um Volkswagen sempre tendo
seu primo Billy Sharp como parceiro.
 |
O DKW reestilizado - Reparem a traseira |
 |
1968 - II
Etapa Camp. Carioca |
Estreou nas corridas automobilísticas em 1962 com 19 anos, ainda
estudante, na prova "6 Horas da Barra da Tijuca" com um VW 1200cc.,
em dupla com Billy Sharp, mas não foram bem, abandonaram por quebra do
motor.
Formou-se Técnico em Motores e Máquinas pela Escola Técnica do Rio
de Janeiro, em 1963.
Seu interesse e paixão eram tanto, que para a prova “II 12 Horas de
Interlagos” em 1963, já trabalhando na revenda Auto Central,
concessionária que era a “base avançada” da Equipe Vemag no Rio de
Janeiro, trocou correspondências com a empresa alemã “A.W. Mantzel
und Sohn”, dedicada a preparação de motores dois-tempos, que lhe
enviaram orientações, e junto com seu primo e parceiro Billy Sharp
construíram um escapamento especial para o DKW que aumentava a
potência. Mas não terminaram a corrida, após a quebra do pé da bomba
de gasolina Billy parou na curva do Sargento e Ubaldo Cesar Lolli
que competia com um FNM/JK, "reestilizou" a traseira do DKW,
quebrando inclusive o tal escapamento. Ainda assim, depois de
consertar a bomba de gasolina, tentaram continuar, mas o consumo
aumentou muito e os gases do escapamento quebrado entravam na cabine
tornando impossível prosseguir, então desistiram.
Se inscreveu na "II Três Horas de Velocidade" mas nem chegou a
largar. Ainda em 63 participou do "I 1500 Quilômetros de Interlagos"
com o DKW em parceria com Gilberto Augusto, mas não concluíram a
prova.
 |
1968 - IV 3 Horas da
Guanabara |
Alguns anos mais tarde ingressou na Vemag como inspetor de Serviços,
de onde saiu em maio de 1967 para se tornar sócio dos irmãos Eduardo
e Maurício Ribeiro na Cota (Comercial Técnica de Automóveis Ltda),
oficina autorizada Vemag, comprada de
Norman Casari e Mauro de Sá Motta Filho.
Pouco antes de sair da Vemag correu em dezembro de 1966 o "I Mil Km
da Guanabara" com o DKW em dupla com Mauro de Sá Motta Filho.
Abandonaram por quebra mecânica.
 |
1967 - IV
Etapa Camp. Brasileiro F-Vê com Servi Vê |
 |
1969 -
Campeonato Carioca_III Etapa |
Em
1967 participou dos Campeonatos Carioca e Brasileiro da nova
categoria Fórmula Vê 1200cc., em dezembro fez a ultima etapa do
Campeonato com o DKW,
Em 1968 participou de uma prova de Fórmula Vê em março e em abril
voltou a correr com o DKW na prova “IV Mil Quilômetros de Brasília”
em dupla com Araken Gomes, correu o ano inteiro com esse
carro. Estava inscrito na malfadada corrida: "XI Circuito de
Petrópolis" em 20 de julho, interrompida e cancelada após acidentes,
onde morreram os pilotos Sérgio Cardoso e o "Cacaio", que estava em
Petrópolis só para assistir e acabou ajudando como
bandeirinha, e foi atropelado tentando sinalizar a entrada de um
caminhão de bombeiros na pista
Em 1968 Sharp também foi professor de mecânica no curso de pilotagem
Santa Fúria, fundado naquele ano.
No início de 1969, Sharp e o seu sócio na Cota, Eduardo Ribeiro,
resolveram aumentar o desempenho do DKW reduzindo seu peso, como já
trabalhavam bastante com fibra de vidro, pois comercializavam e
davam manutenção aos carros GT Malzoni e Puma DKW, reproduziram
então todos os painéis da carroceria com esse material, da
carroceria original de aço estampado ficou apenas o assoalho, as
colunas e a parede corta fogo. alguns itens foram eliminados para
simplificar o carro que seria utilizado exclusivamente em corridas,
como a tampa do porta-malas e as portas traseiras. Aproveitaram
para tornar a seção frontal (cofre do motor, seu capô e pára-lamas)
numa peça única, que além da simplificação em si permitiria sua
retirada completa para serviço, deixando todo o trem motriz livre
para se trabalhar nele.
 |
1969 - DKW
de Plastico na pista |
O
carro ficou bem leve, 630 kg, contra os 945 kg do original, e ficou
conhecido na época como o “DKW de Plástico”.
O estrearam no "V Mil Quilômetros de Brasília", correram em dupla,
ele e o sócio Eduardo Ribeiro e classificaram em 10º lugar na geral
e 5º na categoria protótipos. Foi usado mais quatro vezes, sendo a
ultima o "III Mil Km da Guanabara" onde repetiram a dupla.
No final do ano foi desmontado (a fibra já estava muito remendada),
recolocada a carroceria original e vendido, a de plástico foi embora
num caminhão de sucata.
"- ... o sócio Eduardo Ribeiro tinha um DKW-Vemag sedã 1965 que
pensava em vender para passar a usar carro da marca que a Cota agora
representava: foi aí que nos veio a idéia de fazermos uma carroceria
de DKW com várias partes em plástico... Fizemos mais algumas
corridas no Autódromo do Rio naquele ano, mas não havia mais
propósito em continuar correndo de DKW. Compramos uma carroceria
nova (ainda havia disponibilidade de peças DKW) e o carro de placas
22-09-47 foi vendido"
(autoentusiastas.com.br).
 |
1970 -
VI Mil Quilômetros de Brasília |
 |
1970 -
IV 24 Horas de Interlagos |
 |
1970 -
IV 24 Horas de Interlagos |
Em 1970 correu com o protótipo Casari/Ford A-1 da “Equipe Casari/Brahma”
na prova “VI Mil Quilômetros de Brasília”, em dupla com Milton
Amaral.epois correu com Chevrolet Opala na “IV 24 Horas de
Interlagos” em dupla com Aureliano Machado em seu carro, e quando
Bob estava ao volante abriu o capô pouco antes da curva 1 (circuito
antigo) e teve que fazer uma volta inteira para chegar aos boxes e
ser retirado para poderem continuar na prova, mas depois uma quebra
do sub-chassi dianteiro fez perderem muito tempo no box para
trocá-lo, causando um atraso que resultou apenas na 22° posição
(pelo número de voltas); participou de uma prova do Campeonato
carioca de subida de montanha na serra Rio-Petrópolis com um
Volkswagen, e em novembro, novamente com o protótipo Casari/Ford A-1
e dupla com Milton Amaral, correu a “X Mil Milhas Brasileiras”,
participou também do “Torneio Nacional Ford Corcel”, realizado pela
Ford para lançar o carro Corcel, com carros iguais sorteados entre
os pilotos, uma prova em Interlagos e outra em Jacarepaguá. 4º
e 15º lugar respectivamente.
"- ...Mil Milhas Brasileiras de 1970, com o esporte-protótipo
Casari A-1, Ford, motor traseiro-central V-8 de 4.500 cm³, transeixo
Hewland de cinco marchas. Ao amanhecer rompeu-se uma minúscula
mangueira próxima da bomba d'água, perdeu água rapidamente,
superaqueceu e uma das juntas de cabeçote queimou. Eu e o Miltinho
Amaral não estávamos bem, creio que em 12°, e terminou ali a nossa
corrida"
((autoentusiastas.com.br).
 |
1971 - Repe 227/Alfa Romeu
|
Em 1971 teve um acidente participando da segunda etapa do Torneio
Sulamericano com o Repe 227/Alfa Romeu, não concluiu a prova.
"- Ainda na primeira volta,
quando comecei a fazer a curva da subida do lago rumo à reta oposta
(circuito antigo, claro), o carro deu traseirada inesperada, tentei
corrigir, mas não pude evitar que atingisse forte o guard-rail, de
lado. Meu maior medo na hora foi incêndio, pois o tanque ficava ao
meu lado. Felizmente não aconteceu. Saí do carro com dores no tórax,
nas costelas..."
(autoentusiastas.com.br/)
Em 1972 não correu.
Já em 1973 iniciou o ano participando da primeira Corrida de
Buggiers no Brasil, chegou em 5º lugar. Depois, no segundo semestre
participou de cinco provas, todas longas: “25 Horas de Interlagos”
(com Jan Balder e José Carlos Ramos,
dono do Opala); “500 Quilômetros de Interlagos” (com José Carlos
Ramos); “6 Horas de Tarumã” RS (com
Jan Balder); “200 Milhas de
Interlagos” (com José Carlos Ramos) por volta da metade da corrida
tiveram o cambio quebrado ficando só com a 4ª marcha, nas paradas o
carro tinha que ser empurrado para ganhar embalo, mesmo assim
terminaram em 5º Lugar. Finalmente em dezembro da “XI Mil Milhas
Brasileiras” em dupla com Jan Balder
no Chevrolet Opala, 3º lugar.
 |
 |
 |
1973 - 25
Horas de Interlagos |
1974 - VII
Mil Quilômetros de Brasília |
1973 -
Provavelmente 200 Milhas de Interlagos |
Em 1974 fez duas provas com o Chevrolet Opala 250-S: “VII Mil
Quilômetros de Brasília” (Com José Carlos Ramos), e “II 25 Horas de
Interlagos” (com Jan Balder e Fausto
Dabbur).
“- No começo de julho de 1974 o Luiz Antônio Greco me telefonou,
para o Rio, convidando-me a pilotar para a Ford. Seria já para a 12
Horas de Goiânia no dia 28 de julho, prova de inauguração do belo
autódromo da cidade...
Como eu não tinha nenhum
compromisso com a GM, muito menos qualquer ajuda, aceitei o
convite... Ainda corremos eu e o José Carlos na Mil Quilômetros de
Brasília, em março de 1974, com outro Opala, agora 250-S, e eu com o
Jan e o Fausto Dabbur na II 25 Horas de Interlagos, em maio."
(autoentusiastas.com.br/)
Estreou na nova equipe correndo com o Ford Maverick V8 em dupla com
Marivaldo Fernandes e venceram a prova de inauguração do Autódromo
de Goiânia (GO), A corrida começou à zero hora de domingo 28 de
julho e o Maverick já não tinha mais o número 45, mas o 3,
correspondente ao terceiro tempo na classificação.
 |
 |
 |
1974 - 12
Horas de Goiânia (treinos)
Na prova o carro correu com o numer 3 |
1974 - Bob e
Marivaldo Fernandes recebendo troféu de vencedores |
1976 -
Maverick Div3
com que Bob Sharp foi Campeão Brasileiro da
categoria |
1975
e 1976 participou de 17 provas com o Maverick V8, além de duas do
“Torneio Sulamericano de Maverick”, evento promocional para o
lançamento do Maverick de 4 cilindros. A fabrica disponibilizou 40
automóveis iguais que eram sorteados entre os pilotos participantes,
foram duas provas, uma em São Paulo e outra em Brasília.
Nas dezessete provas fez parcerias com pilotos: como: Edgard de
Mello Filho, José Carlos Ramos, Nelson Silva, José Carlos Pace,
Paulo Gomes, Eduardo Celidonio
e Arthur Bragantini, conseguiu
sete
vitórias, três segundos lugares, três quartos, além de outros
resultados. Vale dizer que algumas dessas provas ele correu sozinho.
Na disputa da “IX 12 Horas de Porto Alegre” em 1976, prova que valia
a 5ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Divisão 1,
correndo com Ford Maverick V8 em dupla com Artur Bragantini (eram
favoritos), mas na prova devido aos pneus de baixa qualidade tiveram
que fazer 11 paradas para troca de pneus, mesmo assim com o
resultado sagrou-se o campeão na Divisão 1 Classe C (acima de
2.000cc).
Em
1977 fez duas provas com o Maverick e uma com um VW Passat de e em
dupla com José Luiz Nina (28º lugar)
Ele e os sócios ficaram com a concessionária Cota até 1978 quando a
venderam, já com bandeira Volkswagen, coincidentemente Bob acabara
de se separar e partiu então para São Paulo onde foi trabalhar na
Diretoria Comercial da Fiat Automóveis, em São Bernardo do Campo,
ficou lá até 1983 passando em seguida para a Volkswagen.
Depois que foi trabalhar na Fiat Automóveis passou a correr com um
Fiat 147 e fez as temporadas de 1978 (10 provas) e 1979 (5 provas).
 |
 |
 |
 |
1978 - Campeonato Brasileiro Fiat 147 - Div.1 -
Jacarepaguá
Fotos da primeira corrida com o Fiat 147 |
1978 - Pódio
da 1ª corrida com Fiat |
1979 - 1ª
Etapa da Copa Fiat Rio - S. Paulo Treino em Jacarepaguá
com chuva |
Em 1980 fez apenas o “X Mil Quilômetros de Brasília” em dupla com
Nelson Silva. (16º na geral e 8º na categoria)
1981 fez o “XI Mil Quilômetros de Brasília” com Giuseppe Marinelli e
Giuseppe Cavinae; e a “XII Mil Milhas Brasileiras” em dupla com
Giuseppe Marinelli (dono do carro, um Fiat 147 1600cc), abandonaram
por quebra mecânica
“- ... Fiat 147 do técnico da Fiat Giuseppe Marinelli e em dupla
com ele, o carro tinha motor Fiasa aumentado para 1.600 cm³, andava
muito bem, principalmente nas curvas, vínhamos em sétimo ou oitavo,
quando ao passar defronte aos boxes, a pleno, escutei - e senti - um
tremendo "bang". Quebrou uma biela, com todo o estrago que se
conhece.”
(autoentusiastasclassic.com.br)
Em 1982 apenas uma prova do campeonato brasileiro de Hot-Car com um
Fiat de 1600cc. 9º na geral.
Depois em 1983 correu a “XIII Mil Milhas Brasileiras" com um Fiat
Oggi 1.600cc em dupla com Giuseppe Marinelli (dono do carro); uma
prova com Ricardo Soares Oliveira, a “12 Horas de Goiania” com Fiat
147 (não concluíram) e em setembro a “Mil Quilômetros de Brasília”,
mesmo carro e mesmo parceiro (41º lugar).
Só retornou às pistas em 1985 já trabalhando na Volkswagen, correu a
“Mil Quilômetros de São Paulo” com um Volkswagen Voyage fazendo
dupla com Ronaldo Berg, nessa prova foi envolvido num acidente com
Titonio Massa (pai do ex-piloto de F1 Felipe Massa) tendo de
abandonar, e por ultimo em 1986 a “3 Horas de Interlagos” com um
Volkswagen Passat e nova parceria com Ronaldo Berg (11º lugar).
Após essa prova abandonou definitivamente sua carreira
automobilística, tinha 44 anos de idade e era pai de um casal de
filhos, nascidos no inicio dos anos 80, pouco antes dele encerrar
sua carreira de piloto, que durou 24 anos.
Em provas longas dividiu o carro com pilotos do nível de José Carlos
Pace, Marivaldo Fernandes, Paulo Gomes, Edgard de Mello Filho, para
citar só quatro dos mais famosos. Venceu diversas delas: “1000
Quilômetros de Brasília” (2 vezes em 9 participações); “25 Horas de
Interlagos”; “6 Horas de Interlagos”; ”12 Horas de Goiânia”, e
várias outras.
Sempre foi um piloto muito técnico e interessado, além de rápido,
por isso a partir de 1977 começou a colaborar com o “Jornal do
Brasil” e “O Globo”, ainda no Rio, em São Paulo, começou a partir de
1982 a fazer testes e matérias para a revista Autoesporte e em 1984
assumiu a chefia do Departamento de Competições da VW, onde ficou
durante cinco anos, para finalmente assumir seu lado "jornalista" em
1989 como editore técnico da revista Oficina Mecânica, passando
depois a exercer o jornalismo automobilístico em revistas como:
Quatro Rodas, Engenharia Automotiva e Aeroespacial da SAE Brasil e
revistas sobre automóveis da Editora On Line, além do Best Cars Web
Site e atualmente o site Auto Entusiastas.
Num programa de entrevistas na TV,
Bird Clemente, outro "fera" do automobilismo, disse, depois de
alguns elogios ao amigo e ex-piloto, que dos pilotos daquela safra,
"-...Sharp é o que tem a melhor memória, é uma verdadeira
"enciclopédia" do automobilismo daquela época."
(se referindo aos anos 60 e 70).
Carreira de
Bob Sharp (o
que foi possível levantar)
30/08/1959 I Rally Rio-Teresópolis Ruas e Estrada do Rio de Janeiro
a Teresópolis - Com Billy Sharp
- VW Sedan 1200cc - nº
27 -
ND
26/06/1960 I Rally do Estado da
Guanabara Largada e Chegada na Sede do ACB na Rua do Passeio - Com
Billy Sharp - VW Sedan 1200cc --nº 40 -
8º lugar
15/04/1962 Rally da Guanabara Rio de Janeiro - Com Billy Sharp - VW
Sedan 1200cc - nº 122 -
24º lugar
30/09/1962 I 6 Horas da Guanabara
Circuito da Barra de Tijuca, RJ - Com Billy Sharp - VW Sedan 1200cc
-
AB Quebra de motor
25/01/1963 - 12 Horas de Interlagos/SP - Com Billy Sharp - DKW Vemag
nº 95 - 981cc -
AB
01/09/1963 - 3 Horas de Velocidade Interlagos/SP - DKW Vemag nº 95 -
981cc -
NL
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Com Gilberto Augusto - DKW Vemag nº 29 - 981cc -
AB
18/12/1966 - I Mil Quilômetros da
Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Mauro Sá Mota Filho - DKW Vemag nº
98 - 981cc -
AB
12/04/1964 - Campeonato Carioca - II Etapa - Ilha do Fundão/RJ -
DKW Vemag nº 11 - 981cc -
AB
28/05/1967 - Campeonato Carioca
de F-Vê I Etapa - Jacarepaguá/RJ - Aranae-Vê nº 110 - 1192cc -
3º Lugar
18/06/1967 - Campeonato Brasileiro F-Vê II Etapa -
Jacarepaguá/RJ - Aranae-Vê nº 110 - 1192cc -
5º Lugar
13/08/1967 - Campeonato
Brasileiro F-Vê III Etapa - Interlagos/SP - Fitti-Vê nº 110 -
1192cc -
10º Lugar
21/08/1967 - GP Duque de
Caxias - Jacarepaguá/RJ - Fitti F-Vê nº 110 - 1.192cc -
20º lugar
17/09/1967 - Prova Costa e
Silva - Jacarepaguá/RJ - Fitti F-Vê nº 45 1.192cc -
8º lugar
15/10/1967 - Campeonato Carioca F-Vê II Etapa - Niteroi/RJ -
Fitti-Vê nº 20 - 1192cc -
3º Lugar
12/11/1967 - Campeonato Carioca
F-Vê III Etapa - Jacarepaguá/RJ - Fitti-Vê nº 10 - 1192cc -
Desclassif. (irregularidade
mecânica)
10/12/1967 - V Etapa do
Campeonato -Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag nº 40 - 981cc -
18º na geral e 2º na categoria
17/12/1967 - Campeonato
Brasileiro F-Vê IV Etapa - Jacarepaguá/RJ - Servi-Vê nº 64 -
1192cc -7º lugar
17/12/1967 - Prova de F-Vê - Extra Campeonato - Jacarepaguá/RJ -
Fitti-Vê nº 64 - 1192cc -
3º Lugar
14/04/1968 - IV Mil Quilômetros
de Brasilia/DF - Eixo Monumental - Com Araken Gomes - DKW Vemag nº
40 - 1.080cc -
AB
28/04/1968 - IV 3 Horas da
Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Araken Gomes - DKW Vemag nº 40 -
1080cc - AB
12/05/1968 - Campeonato Carioca
- II Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag nº 40 - 981cc -
6º Lugar
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ -
Com Araken Gomes - DKW
Vemag nº 40 - 1080cc -
19º na geral e 8º na
categori
21/07/1968 - XI Circuito
de Petrópolis - 3 Horas de Petrópolis/RJ - Com Araken Gomes - DKW
Vemag nº 40 - 1.080cc
- Prova cancelada
04/08/1968 III 500 Km da
Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Araken Gomes - DKW Vemag nº 40 -
1.080cc - AB
01/09/1968 - Campeonato Carioca -
III Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag nº 40 - 981cc -
9º Lugar
15/09/1968 - Campeonato Carioca - IV Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Vemag nº 40 - 981cc -
10º Lugar
29/09/1968 - 250 Milhas do Rio de
Janeiro - Jacarepaguá/RJ - Com Araken Gomes - DKW Vemag nº 40 -
981cc -
8º Lugar
27/10/1968 - Prova Santos Dumont
- 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro - Jacarepaguá/RJ - Com Araken
Gomes - DKW Vemag nº 40 -
1.080cc - AB
10/11/1968 V Etapa do Campeonato
Carioca - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag nº 40 - 981cc -
14º lugar
24/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Eixo Monumental -
Com Eduardo Ribeiro - DKW Vemag nº 41 - 1.080cc -
10º na geral e 5º na cat. PT
15/06/1969 - I Etapa do
Campeonato Carioca - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag nº 41 - 1.080cc -
AB
31/08/1969 - Prova Duque
de Caxias - Jacarepaguá/RJ - DKW Vemag nº 41 - 1.080cc -
6º Lugar
21/09/1969 - Campeonato Carioca - III Etapa - Jacarepaguá/RJ - DKW
Vemag nº 41 - 1.080cc -
4º Lugar
13/12/1969 - III Mil Km da
Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Eduardo Ribeiro - DKW Vemag nº 41 -
1.080cc -
AB
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Eixo Monumental -
Com Milton Amaral - Casari A1/Ford nº 96 - 4.440cc -
AB
24/05/1970 - IV 24 Horas de
Interlagos/SP - Com Aureliano Machado - Chevrolet Opala nº 76 -
3.769cc -
29º na geral e 4º na categoria
19/09/1970 - III Etapa do Carioca
de Subida - Subida Rio-Petrópolis/RJ - VW Sedan nº 7 - 1.584cc -
28º na gera e 3º na categoria
22/11/1970 - X Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP - Com Milton Amaral - Casari A1/Ford nº
97 - 4.440cc -
PT AB
29/11/1970
- Torneio Nacional Ford Corcel - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Ford
Corcel nº 23 - 1.372cc -
4º lugar
06/12/1970 -
Torneio Nacional Ford Corcel - 2ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Ford
Corcel nº 1 - 1.372cc
- 15º lugar
18/12/1971
- II Etapa do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Repe 227/Alfa
Romeu nº 67 -
4440cc -
Acidente
21/01/1973
- 1ª Corrida de Buggiers no Brasil - Praia do Leme/RJ -Bugg VW nº 2
- 1.584cc - 5º
ligar
26/08/1973 - 25 Horas de Interlagos/SP - Com Jan Balder/José Carlos
Ramos - Chevrolet Opala nº 7 - 4.098cc -
2º Lugar
09/09/1973 - 500 Quilômetros de
Interlagos/SP - Com José Carlos Ramos - Chevrolet Opala
- 4.098cc -
5º Lugar
30/09/1973 - 6 Horas de Tarumã/RS -
Com Jan Balder -
Chevrolet Opala 4.098cc -
5º Lugar
28/10/1973 - 200 Milhas de
Interlagos/SP - Com José Carlos Ramos - Chevrolet Opala -
4.098cc -
5º Lugar
08/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Jan
Balder - Chevrolet Opala - 4.098cc -
Div.3 4º Lugar
31/03/1974 - VII Mil Km de
Brasília/DF -
Autódromo -
Com José Carlos Ramos -
Chevrolet Opala 250-S nº 27 - 4.098cc -
13º Lugar
25/05/1974 - II 25 Horas de
Interlagos/SP - Com Jan Balder e Fausto Dabbur - Chevrolet Opala
250-S - 4.098cc -
AB 14ª volta
28/07/1974 - 12 Horas de
Goiânia/GO - Com Marivaldo Fernandes - Ford Maverick nº 3 - 4.950cc
-
1º Lugar
06/10/1974 - 6 Horas de Tarumã/RS
- 4ª Etapa do Brasileiro de D1 - Com Marivaldo Fernandes - Ford
Maverick - 4.950cc -
2º lugar
20/04/1975 - XI Mil Km de
Brasilia/DF -
Autódromo -
Com Edgard de
Mello Filho - Ford Maverick - 4.950cc -
1º Lugar
18/05/1975 - 6 Horas de
Interlagos/SP (Itacolomy 500) - Com José Carlos Ramos e Nelson Silva
- Ford Maverick - 4.950cc -
18º na geral 16º na categoria
27/07/1975 - II 12 Horas de
Goiânia/GO - 3ª do Brasileiro de D-1 - Com Edgard de Mello Filho -
Ford Maverick - 4.950cc -
4º 4lugar
14/09/1975 - 1ª Etapa do Torneio Sulamericano de Maverick -
Interlagos/SP - Ford Maverick nº 52 - 2.300cc -
8º Lugar
21/09/1975 - 2ª Etapa do Torneio
Sulamericano de Maverick - Brasilia/DF - Ford Maverick nº 53 -
2.300cc -
4º Lugar
28/09/1975 - IV 500 Km de
Brasília/DF - 4ª Etapa do Brasileiro de D-1 - Com Edgard de Mello
Filho - Ford Maverick - 4.950cc -
35º na geral e 21º na
categoria
12/10/1975 - 12 Horas de Porto
Alegre - Tarumã/RS - Com Edgard de Mello Filho - Ford Maverick nº 6
- 4.950cc -
2º Lugar
26/10/1975 - VI Etapa do
Brasileiro de Turismo D-3 - Interlagos/SP - Ford Maverick -
4.950cc - 4º lugar
13/12/1975 - 25 Horas de
Interlagos/SP - Com José Carlos Pace/Paulo Gomes - Ford Maverick
- 4950cc -
1º Lugar
25/04/1976 - XII Mil Quilômetros de Brasília/DF - Brasileiro Div.1
- 1ª Etapa
- Com Paulo Gomes e José Carlos Pace - Ford Maverick -
4.950cc -
1º Lugar
09/05/1976
- 1ª Etapa do Brasileiro de Turismo D-3 - Goiânia/GO - Ford Maverick - 4.950cc -
15º na geral e 4º na
categoria
06/06/1976 - Brasileiro Div.1 - 2ª Etapa (8 Horas de Velocidade) - Cascavel/PR
- Com Eduardo Celidonio - Ford Maverick nº 22 - 4.950cc -
2º Lugar
27/06/1976 - 2ª
Etapa do Brasileiro de Turismo D3 - Brasília/DF - Ford Maverick - 4.950cc - 1º
lugar
04/07/1976
- 6 Horas de Interlagos/SP - Com Arthur Bragantini - Ford Maverick - 4.950cc -
2º Lugar
25/07/1976 -12 Horas de Goiânia/GO - Com Arthur Bragantini - Ford
Maverick - 4950cc -
7º na geral e 5º na categoria
29/08/1976 - 3ª Etapa do
Brasileiro de Turismo D3 - Tarumã/RS - Ford Maverick -
4.950cc -
1º lugar
19/09/1976 - 4ª Etapa do
Brasileiro de Turismo D3 - Cascavel/PR - Ford Maverick nº
4.950cc -
1º lugar
10/10/1976 - IX 12 Horas de Porto
Alegre/RS - Tarumã - Com Arthur Bragantini - Ford Maverick nº 22 -
4.950cc
-
12º Lugar
13/11/1976 - Campeonato
Brasileiro Div.3 - Interlagos/SP - Ford Maverick - 4.950cc
-
1º lugar
17/07/1977
- 4ª Etapa do Brasileiro D-1/C - Goiânia/GO - Com Mauro Sá Mota
- Ford Maverick -
4.950cc -
12º lugar
28/08/1977 - 5ª Etapa do
Brasileiro D-1/C - Jacarepaguá/RJ - Ford Maverick - 4.950cc
- 8º lugar
27/11/1977 - 11ª Etapa do Brasileiro D-1/B - Interlagos/SP - Com
José Luís Nina
- VW Passat nº 54 -
1.588cc -
28º lugar
19/03/1978 - Campeonato Brasileiro Fiat 147 - Div.1 - Jacarepaguá/RJ
- Fiat 147 nº 112 - 1.050cc -
1º Lugar
23/04/1978 - 1ª Etapa do Torneio
Classificatório de D1/A - Brasília/DF - Fiat 147 nº 20 - 1.050 -
5º lugar
30/04/1978 - Festival Fiat - Div.1 - Jacarepaguá/RJ
- Fiat 147 nº 42 - 1.050cc -
1º Lugar
07/05/1978 - 2ª Etapa do Torneio
Classificatório de D1/A - Interlagos/SP - Fiat 147 nº32 - 1.050cc -
7º lugar
11/06/1978 - 3ª Etapa do Torneio
Classificatório de D1/A - Jacarepaguá/RJ - Fiat 147 nº 46 - 1.050cc
- 2º lugar
02/07/1978 - 4ª Etapa do Torneio
Classificatório de D1/A - Interlagos/SP - Fiat 147nº 53 -
1.050cc -
3º lugar
16/07/1978 - 9ª Etapa do Torneio
Rio-S. Paulo de D1/A - Interlagos/SP - Fiat 147 nº 61 - 1.050cc -
7º lugar
27/08/1978 - 6ª Etapa do Torneio
Regional Rio-S.Paulo D1/A - Jacarepaguá/RJ - Fiat 147 nº 76 1.050cc
- 7º lugar
01/10/1978 - 1ª Etapa do
Brasileiro de Turismo D1/A - Goiânia/GO - Fiat 147 nº 93 1.050cc -
7º lugar
08/10/1978 - 2ª Etapa do
Brasileiro de Turismo D1/A - Brasília/DF Fiat 147 nº96 - 1.050cc -
8º lugar
18/03/1979 - 1ª Etapa da Copa
Fiat Rio - S. Paulo - Jacarepaguá/RJ - Fiat 147 nº 6 - 1.297cc -
11º lugar
22/04/1979 - 2ª Etapa da Copa
Fiat Rio - S. Paulo - Interlagos/SP - Fiat 147 nº 23 - 1.297
- ND
06/05/1979 - 3ª Etapa da Copa
Fiat Rio - S. Paulo - Jacarepaguá/RJ - Fiat 147 nº 27 - 1.297cc -
18º lugar
08/07/1979 - 4ª Etapa da Copa
Fiat Rio - S. Paulo - Interlagos/SP - Fiat 147 nº 52 - 1.297cc -
6º lugar
22/07/1979 - 1ª Etapa da
Copa Fiat Brasil Centro - Goiânia/GO- Fiat 147 nº 61 -1.297cc
- 5º lugar
31/08/1980 - X Mil Quilômetros de
Brasília/DF - Com Nelson Silva - Fiat 147 nº 58 - 1.297cc -
16º na geral e 8º na categoria
07/09/1981 - XI Mil Quilômetros
de Brasília/DF - Com Giuseppe Cavina e Giuseppe Marinelli - Fiat 147
nº 91 - 1.297cc -
18º na geral 5º Gna categoria
20/12/1981 - XII Mil Milhas Brasileiras - Com Giuseppe Marinelli -
Interlagos/SP - Fiat 147 - 1.581cc -
AB
09/05/1982 - 2ª Etapa do
Brasileiro de Hot Car - Interlagos/SP - Fiat 147 - 1.581cc -
9º na geral e 8º na categoria
30/01/1983 - XIII Mil
Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Giuseppe Marinelli - Fiat
Oggi - 1.581cc - ND
31/07/1983 - 12 Horas de
Goiânia/GO- 3ª Marcas e Pilotos- Com Ricardo Soares Oliveira - Fiat
147 - 1.297cc - ND
04/09/1983 - XIII Mil Quilômetros de Brasília/DF
-
Com Ricardo Soares Oliveira -
Fiat 147 - 1.297cc -
AB (problemas mecânicos)
01/12/1985 - 1000 Quilômetros de
São Paulo - Interlagos/SP - Com Ronaldo Berg - Volkwagen Voyage nº
27 - 1.588cc -
AB (Acidente)
21/12/1986 - 3 Horas de Interlagos - Interlagos/SP - Com Ronaldo
Berg - Volkswagen Passat nº 172 - 1.588cc -
11º Lugar
|