Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 08 de janeiro de 2005.
 

Antonio Carlos Aguiar
(o "Vitamina")
por Paulo Roberto Peralta

Clique aqui e veja uma entrevista ao vivo com esse ex-piloto, em 2014

1957

Antonio Carlos Aguiar, o "Vitamina",  fez parte de uma geração que corria simplesmente pelo prazer de correr,  não havia ainda  profissionalismo, só havia muita paixão pelo esporte e é claro muita seriedade, pois afinal sempre foi um esporte perigoso. É, com certeza, um dos heróis anônimos do automobilismo paulista e brasileiro.
 Foi presença de destaque nas provas em que participou e só não se projetou, como outros pilotos, porque não possuía objetivos definidos, fazia automobilismo por hobby, por paixão, era uma dos muitos "feras" do tempo das carreteras, monopostos da mecânica nacional, depois continental, esporte, além de outras categorias.      

Carlinhos nasceu em 19 de setembro de 1938, em São Paulo, no bairro da Pompéia, filho de Arlindo Aguiar, que já corria na categoria Carros Adaptados de Corrida, que depois passou a se chamar Mecânica Nacional e eventualmente também de carreteras. Arlindo sempre foi ligado aos automóveis, tinha no bairro da Pompéia em São Paulo, uma oficina mecânica em sociedade com "Pipoca", que tornou-se seu mecânico nas pistas.

Velhos tempos, belos dias

Aguiar começou a correr cedo, iniciou de moto em 1954 com 16 anos. Com automóveis diz que começou, oficialmente, em 1957 com 18 anos em Piracicaba (SP) com o carro Duchen Especial/Ford de Luiz Valente, na categoria "Mecânica Nacional -Força Livre", carro que posteriormente comprou. Diz que chegou em 2° lugar, mas sua memória já não ajuda muito e nunca teve a preocupação de catalogar datas e classificações, tarefa essa realizada por sua esposa Maisa (com quem se casou em 1964).
Quando não corria, trabalhava com o pai, que nessa época já tinha além da oficina uma loja de auto-peças na Rua Clélia, no bairro da Lapa, chamada "Planalto".
 
Sempre correu pelo prazer de correr, nunca se vinculou à nenhuma "scuderia", muito menos às equipes de fábrica, mesmo sendo um piloto rápido e técnico. Se alguém tinha um carro para emprestar ou dividir numa prova longa, ele "sentava a bota". Durante sua carreira teve poucos carros de corrida.
Camillo Christofaro o achava um excelente piloto e por diversas vezes fez parceria com ele, e/ou cedeu carros, em troca de patrocínios, para ele correr.

250 Milhas de Interlagos/71

Diz que foi seu por muitos anos o recorde de volta para carreteras em Interlagos, recorde esse estabelecido num treino de "Mil Milhas Brasileiras".
Participou de muitas corridas de moto, em todas as categorias, e em automóveis, nas categorias "Esporte", "Carretera", "Turismo Força Livre" além das fórmulas "Mecânica Nacional e Continental".

Maserati/Corvette 3000 cc/1964

 

Mil Milhas Brasileiras de 1961
Acervo: Marcelo
(simca.com.br)

(Foto 1) Largada G.P. Rogê Ferreira – 1964
 

(Foto 2)  Outro angulo da mesma largada
 

Chegada do 1000 Km. de Brasilia/62
 
(Foto 3) Tomada do "S" (reparem o bandeirinha)
Fotos 1, 2 e 3 enviadas por Carlos de Paula do site
http://gpdrivers.com/automobilismo2.html
Largada IV 500 Quilômetros de Interlagos/61

Abandonou as pistas, mas continua ligado aos automóveis, tem, desde 1972, uma loja de auto-peças no bairro da Lapa (São Paulo) na Rua Trajano, 216.

500 Quilômetros de Interlagos/71 com a carretera Santilli/Corvette 4500cc Antonio Carlos Aguiar - Janeiro 2005 "Painel da saudade" em sua loja

Participações em provas (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar - Planalto Especial/Ford nº 45 3.500cc - Mec. Nac. 7º Lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Planalto Especial/Jaguar nº 88 3.442cc - 24º na geral e 20º na MN
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Luiz Valente -
Duchen Especial/Ford nº 22 4.500cc - Mec. Nac. ND
15/01/1961 - III Torneio Sulamericano - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Ford nº 48 4.500cc - 17º na geral ND na MN
14/05/1961 - III Circuito de Piracicaba - Mec. Nac. - Piracicaba/SP -
Duchen Especial/Ford nº 7 4.500cc - 2º Lugar
03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Roberto Gallucci - FNM/JK 2000 nº 22 1.975cc - 15º na geral e 11º na T+1.3
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 24º na geral e 11º na MN
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras Interlagos/SP - Com Antonio Carlos Avallone - Chevrolet/Corvette nº 58 4.500cc - 8º Lugar
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Antonio Carlos Avallone - FNM/JK 2000 nº 58 1.975cc - ND
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco Interlagos/SP - FNM/JK 2000 nº 58 1.975cc - ND
29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Antonio Carlos Avallone - FNM/JK 2000 nº 58 1.975cc - TC 1º Lugar
20/05/1962 - I Festival Automobilístico do ACESP - Mec. Nac. - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - ND
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 3º Lugar
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro/Décio D'Agostino - FNM/JK 2000 nº 18 1.975cc - T+1.3  1º Lugar
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Chevrolet/Corvette nº 18 4.800cc - 6º na geral e 5º na TFL
08/03/1964 - I Prêmio Rogê Ferreira Interlagos/SP - Maserati 300S nº 7 2.989cc - 3º na geral e 2º na Sport
26/04/1964 - I Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.800cc - Mec. Nac. 3º Lugar
05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - Mec. Nac. Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.800cc - 5º na geral 3º na MN
15/08/1964 - I Mil Quilômetros de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Porsche 356C nº 18 1.582cc - 14º na geral e 3º na GT
27/09/1964 - I 250 Milhas de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 12º na geral e 7º na MN
11/10/1964 - I Prêmio John Kennedy Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.436cc - 9º na geral e 4º na MN
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Com Antonio Carlos Scavone - Simca Rallye nº 33 2.550cc - 16º na geral e 5º na T+1.3
25/07/1965 - I Prêmio Aniversário APVC - Mec. Nac. Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - Mec. Nac. 2º Lugar
10/10/1965 - I Festival Interclubes - Mec. Nac. Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - Mec. Nac. 3º Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Chevrolet/Corvette nº 18 4.500cc - 33º na geral e 18º na TFL
19/12/1965 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Chevrolet/Corvette nº 18 4.500cc - TFL 1º Lugar
27/02/1966 - Campeonato Paulista - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - Mec. Nac. 2º Lugar
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ayres Bueno Vidal - Ford V-8 nº 1 4.200cc - 23º na geral e 8º na TFL
15/08/1971 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Santilli/Ford nº 45 - 4.500cc - 7º na geral e 1º na Div.5
07/09/1971 - XII 500 Km de Interlagos/SP - Santilli/Chevrolet nº 45 - 3.769cc - Div.5 AB
11/12/1971 - Copa Brasil - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Santilli/Ford nº 45 - 4.500cc - 14º na geral e 3º na Div.5
30/01/1972 - Festival de Recordes Base Aérea de Cumbica/SP - Santilli/Ford nº 45 - 4.500cc - 4º na geral e 1º na Div.5

Em motociclismo:

Campeão Paulista - 1956 - Categoria 150 cc.
Quarto Colocado - 1956 - Categoria 250 cc.
Vice-Campeão - 1956 - Categoria 500 cc.
Titulo "Melhor Esportista" - 1956 - Federação Paulista de Motociclismo.
Campeão Brasileiro - 1957 - Categoria 500 cc.


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL