| 
             
            Página acrescentada em 04 de maio de 2006  
			-  Atualizado em janeiro de 2021 
             
            
             
            
            Eduardo Celidonio 
			(Eduardo Ribeiro Celidonio) 
            
            
            por
             
            
            Paulo Roberto Peralta 
			
				
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						 
						Sem data, 
						anos 2000  | 
					 
				 
			 
			
			Filho de 
			Ruy Celidonio e Dna. Maria Stella Ribeiro Celidonio, nasceu 
			, no bairro da Vila Clementino em São Paulo no dia 04 de maio de 1943. 
			O pai, empresário, tinha uma corretora de câmbio e valores 
			mobiliários em São Paulo e uma fazenda de café em Maringá no Paraná. 
			
			Morou na 
			Rua Borges Lagoa na Vila Clementino e estudou no Liceu Pasteur, 
			tradicional escola paulistana, adolescente ainda já trabalhava com o 
			pai na corretora e com ele aprendeu a guiar aos 13 anos, com 14 já 
			dava umas escapadinhas com o carro do pai, às escondidas é claro.
			 
			
			Eduardo 
			fazia parte de uma turma de apaixonados por automobilismo que foram 
			todos trabalhar como bandeirinha na APVC (Associação Paulista de 
			Volantes de Competição) para poder ver os carros de perto, tinha 16 
			anos. Mecânica, aprendeu com os amigos mais velhos que também 
			gostavam de corridas e tinham carro, então vendo e ajudando a 
			desmontar e montar foi aprendendo. 
			
				
					
						
						  | 
						
						  | 
					 
					
						| 
						1962 - 
						Prêmio Victor Losacco - Interlagos | 
						
						1962 - 
						Ferrari no 
			
						Festival Automobilístico ACESP | 
					 
				 
			 
			
			Ao 
			completar 18 anos ganhou do pai um Aero-Willys, carro sem nenhuma 
			vocação para a pista, mas mesmo assim fez com ele sua corrida de 
			estréia em 1962, pouco antes de completar 19 anos, na prova em 
			homenagem ao preparador Victor Losacco, 
			falecido em 7 de setembro de 1961 na prova “IV 500 Quilômetros de 
			Interlagos”. Os pais sabiam de sua participação e até torceram, mas não o apoiaram 
			financeiramente nesse início.  
			Após a corrida o pessoal da Equipe Willys veio conversar para convencê-lo a mudar para o Dauphine, mas 
			não aceitou, seu sonho era correr com os carros da categoria esporte 
			internacional e mecânica nacional. Em seguida vendeu o Aero-Willys e 
			pondo “mais algum” comprou uma Ferrari 500TRC de Alberto Carraro, 
			que já há algum tempo vinha namorando na loja “Speed” do
			Aguinaldo de Góes Filho. 
			Passou a andar de ônibus só para poder ter a Ferrari de competição. 
			
			Em 1962 
			estreou o carro no “Festival Automobilístico ACESP” em Interlagos, 
			na mesma prova onde o piloto “Rio Negro” (Fernando Antonio Mafra 
			Moreira), correndo com um carro Ferrari emprestado por
			Aguinaldo de Góes Filho, 
			sofreu um acidente fatal na Curva 1, bem à sua frente. Impressionado 
			com o acidente, vendeu o carro e deu um tempo. No futuro ele 
			cruzaria novamente com esse carro. 
			
			Em 1963, 
			quase um ano depois, 
			voltou às competições correndo com um Simca a 
			prova “II 12 Horas de Interlagos”, e nova parada. 
			 
			Retornou um ano depois, em 1964, na prova "GP Rogê 
			Ferreira" 
			com uma Ferrari 250TR alugada, passando na corrida seguinte"GP 
			Vitória da Democracia" para uma Maserati 300S, também alugada de
			Camillo Christofaro.  
			Ainda em 64, aos 21 anos, fez sua primeira prova de longa duração, a “I Mil 
			Quilômetros de Interlagos" em dupla e com o carro de
			Nilo de Barros Vinhaes, 
			o DKW-Vinhaes, protótipo que tinha o apelido de “Pé-na-Bunda” por 
			ser um DKW Belcar com a traseira cortada, foram bem, 
			chegando em 3º na geral. Com esse mesmo carro e parceiro correu o "VII 500 
			Quilômetros de Interlagos", não foram bem dessa vez. Depois fez duas provas 
			com a Maserati 300S: "I 250 Milhas de Interlagos" e "Prêmio John 
			F. Kennedy" com resultados medianos. 
			
				
					
						
						  | 
						
						  | 
						
						  | 
						
						  | 
					 
					
						
						1964 - GP 
						Vitoria da Democracia 
						Box antes da largada | 
						
						1964 - GP 
						Vitoria da Democracia 
						Na frente: 
						Luiz Valente | 
						
						1964 - Mil 
						Quilômetros de Interlagos 
						DKW Pé na bunda de
						
						Nilo de BarrosVinhaes | 
						
						1964 -
						 
						250 Milhas de Interlagos 
						Maserati 300S | 
					 
				 
			 
			
				
					
						|   | 
					 
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						1965 - 1600 
						Quilômetros de Interlagos | 
					 
				 
			 
			
			 
			Em 1965 teve seu primeiro contato com uma carretera, fez a prova “II 
			1600 Quilômetros de Interlagos” em dupla com
			Caetano Damiani na famosa 
			Chevrolet/Corvette nº 34 que tinha um motor de 4.500cc , em seguida 
			na “III 12 Horas de Interlagos” faz dupla, a convite de
			Chico Landi então chefe da equipe Simca, com Lauro Soares num carro da equipe Simca, o carro tinha 
			cambio de três marchas, mas para a corrida foi retirada a 
			marcha-a-ré e colocada uma quarta marcha, chegaram em segundo, como 
			houve protesto foram chamados para vistoria, e é claro que se 
			recusaram e então foram desclassificados. 
			Prova seguinte foi a "VII Mil Milhas Brasileiras" numa Carretera 
			Gordini 998cc com Adão Brito Daher e Luiz Filinto, 9º lugar, para 
			uma prova longa com muitos carros mais possantes, não foi um 
			resultado ruim. 
			1965 foi também o ano de seu casamento, tiveram 2 filhas e 1 filho, 
			mas logo se separaram. 
			 
			Ano seguinte, 1966, participou em dupla com 
			Zoroastro Avon e com o Simca Rallye dele da "III 24 Horas de Interlagos", novamente em 9º 
			lugar numa prova longa. Menos de 1 mês depois fez sua primeira 
			corrida de Mecânica Nacional (um de seus sonhos do inicio da 
			carreira) em uma Ferrari/Corvette alugada do Camillo, o “IV 
			Aniversário do APVC”, chegou em segundo, foi a ultima prova dessa 
			categoria no Brasil, e isso lhe rendeu um convite do Camillo para 
			ser seu parceiro na “VIII Mil Milhas Brasileiras” usando a carretera 
			18, agora encurtada e com a suspensão traseira aproveitada da 
			Ferrari com que “Rio Negro” havia se acidentado em 1962, aquele 
			carro que se acidentou na sua frente em 1962.  
			Foi uma disputa acirrada 
			com o DKW-Malzoni, mas nas últimas voltas eles ultrapassaram os jovens
			Emerson Fittipaldi e
			Jan Balder que vinham enfrentando com problemas 
			no motor do carro, mas quase são ultrapassados de novo quando faltando 2 
			voltas, Eduardo parou para reabastecer e a carretera demorou a 
			pegar. No pódio, Emerson, que acabou chegando em terceiro, chorava e 
			Eduardo diz lembrar de Camillo, que há anos tentava vencer esta 
			prova, dizer:  
			
			"- Não fique assim, você é 
			novo, ainda vai ganhar muitas corridas". 
			Naquele 
			ano participou da prova "GP IV Aniversário APVC" 
			em Interlagos no dia 12 de junho de 1966, 
		prova que 
			acabou sendo a última da categoria Mecânica Nacional em São Paulo e 
			no Brasil. 
			
				
					
						
						  | 
						
						  | 
						
						  | 
					 
					
						
						1966 - GP IV 
						Aniversário APVC - Lagada 
						Ferrari/Corvette 4500cc | 
						
						1966 - GP IV 
						Aniversário APVC - Interlagos/SP | 
						
						1966 - Pódio 
						da 
						 
						VIII Mil Milhas Brasileiras 
						Camillo consola o jovem 
						Emerson Fittipaldi | 
					 
				 
			 
			
			1967 - 
			Na 
			corrida seguinte, a “IV 12 Horas de Interlagos”, fazendo novamente 
			dupla com Camillo Christofaro, 
			uma nova disputa acirrada, desta vez com o KG/Porsche da equipe 
			Dacon, com José Carlos Pace (Môco) e 
			Anísio Campos que estavam na liderança com algumas voltas de 
			vantagem sobre a carretera de Camilo/Celidônio, mas nos minutos 
			finais da corrida o carro parou no Retão por pane seca e Anísio 
			acabou recebendo ajuda de Élvio Ringel, que com um Renault 4CV 
			empurrou o KG/Porsche até a linha de chegada, no final da prova 
			mantinham o primeiro lugar, mas com o mesmo número de voltas da 
			carretera, em virtude disso Camillo apresentou um protesto contra a 
			vitória da dupla da Dacon que havia recebido ajuda externa, proibida 
			pelo regulamento, mas se arrependeu depois e quis retirar a 
			reclamação, como os dirigentes se recusaram a aceitar, esperou pelo 
			julgamento e então na frente de todos pediu o protesto e rasgou-o, o 
			que acabou confirmando a vitória de Pace/Anísio 
			Campos. 
			Correu novamente com Camillo e a carretera na "III 6 Horas de 
			Interlagos", em seguida do “X 500 
			Quilômetros de Interlagos”, corrida realizada com carros da categoria 
			Fórmula Vê com 
			um Fitti-Vê, 
				Celidonio estava em 11º lugar 
				quando aconteceu um acidente com os dois primeiros que acabou 
			envolvendo muitos carros, ele acabou atingido e teve seu  Fitti-Vê 
			bastante avariado, tanto que completou apenas 98 das 154 voltas 
			previstas, ficando em 12º lugar. 
			
				
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						 
			1967 
						- Karmann Ghia/Corvair  | 
					 
				 
			 
			
			
				Após a vitória do ano anterior voltou a correr a "Mil Milhas 
			Brasileiras" com Camillo Christofaro e sua carretera da nona edição 
			da prova, mas não concluíram a prova.
			
			Nesse ano havia comprado 
			um Karmann Ghia equipado com motor Corvair de 6 cilindros 
			contrapostos, para a Mil Milhas quando estrearia o carro, mas 
			chamado a fazer dupla com Camillo na famosa 18  quem fez a 
			estréia do Karmann Ghia/Corvair foi seu amigo dos tempos dos bandeirinhas,
			Carlos Alberto Sgarbi, fazendo 
			dupla com Jan Balder, aquele rival da 
			Mil Milhas anterior. 
			
				
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						1968 - 
						Largada da prova em Campinas | 
					 
				 
			 
			
			
			1968 - Com Interlagos fechado para reformas iniciou o ano correndo uma 
			prova extra campeonato de F-Vê pelas ruas de Campinas, correu com um 
			Fitti-Vê e chegou em 11º lugar. 
			Naquele ano (68), Eduardo Celidonio assumiu a presidência da APVC 
			(Associação Paulista dos Volantes de Competição), em uma gestão que 
			ficou marcada pela preocupação com a segurança dos circuitos.  
			
			
			
			Sua próxima prova só aconteceu no segundo semestre, "I 500 Milhas da 
			Guanabara" em Jacarepaguá com o 
			Karmann Ghia/Corvair e 
			fazendo dupla com Carlos Alberto 
			Sgarbi, 15º lugar. Mês e meio depois novamente no Rio de Janeiro 
			correu o "III 500 Quilômetros do Rio de Janeiro" com o Karmann Ghia 
			em dupla novamente  com 
			Carlos Alberto Sgarbi. 3º lugar 
			 
			1969 - Aos 26 anos, abriu um auto-cine, o primeiro em São Paulo, em 
			sociedade com Adilson Brunharo, também amigo do tempo dos bandeirinhas, aí então trabalhava na corretora de valores do pai na parte 
			da manhã no pregão da bolsa, a tarde no escritório da Rua São Bento, 
			a noite no cinema ao ar livre Snob's, e fim de semana corria de 
			carro. O Snob’s Auto Cine ficava na Av. Santo Amaro e durou até 1972 
			quando venderam o ponto, que acabou virando um supermercado. 
			
				
					
						
						  | 
						
						  | 
					 
					
						| 
						1969 - 
						Snob's Mk I/Corvair | 
						
						1969 - 
						Estréia em Brasilia  | 
					 
				 
			 
			
			O amigo 
			e sócio se acidentou na rua com o 
			Karmann Ghia que 
			doou o motor 
			para o protótipo que Celidonio havia encomendado ao Ricardo Divila, que o 
			projetou e que foi construído por Francisco Piciuto e Anésio 
			Hernandez, chamado Snob’s Mk I Corvair. 
			Enquadrado na Divisão 5, chassi nacional com motor importado. 
			
			“- Meu 
			primeiro carro de corridas foi a Snob’s, era lindo, motor Corvair 
			entre-eixos e quando o Wilsinho (Fittipaldi) viu o carro me chamou 
			para trabalhar com eles”. 
			Ricardo Divila (Revista Motorsport Brasil - dez/2005). 
			
				
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						 
						1969 - 
						Chegando a Pinhais para a prova Namorados no Autódromo, 
						atrás a carretera 18 de Camillo  | 
					 
				 
			 
			
			
			Correu o 
			"V Mil Quilômetros de Brasília" 
			
			estreando 
			o Snob’s Mk I Corvair e 
			fazendo dupla com Carlos Alberto 
			Sgarbi. Não concluíram a prova,
			
			
			abandonou com o motor engripado. 
			Cerca de dois meses depois correu a "IV 3 Horas da Guanabara" sem 
			parceiro e com o
			
			Snob’s Mk I Corvair; 
			menos de um mês depois foi ao Paraná para a "Prova Namorados no 
			Autódromo" repetindo a dupla com Carlos Alberto 
			Sgarbi no 
			Snob’s Mk I Corvair, 
			terminaram em 4º lugar. 
			A ultima prova do ano foi o "III Mil Quilômetros da Guanabara" em 
			Jacarepaguá, novamente com o Snob's Mk I Corvair e dupla com Sgarbi. 
			Novamente 4º lugar. 
			 
			1970, com Interlagos reaberto participou de duas provas com o Sbob's 
			Mk I até que em junho correu a "IV 12 Horas de Interlagos" com 
			Camillo Christofaro na famosa carretera Chevrolet/Corvette, mas não 
			concluíram a prova. Fez mais 
			4 provas e ai participou 
			do "Festival de Recordes" na Marginal Pinheiros, estabelecendo a 
			marca de 194,886 Km/h garantindo o 4º lugar: 
			" Com o motor 
			Corvair de 2.600cc, Celidonio conseguiu a velocidade de 200 Km/h no 
			primeiro percurso e poderia ter estabelecido índice mais eficiente 
			no percurso de volta, sem o vento contrário. Mas o motor do carro 
			apresentou problemas, impedindo-o de conquistar o terceiro lugar, 
			que estava praticamente garantido." 
			- Revista "Auto Esporte" (Janeiro/1971). 
			Próxima prova foi a "X Mil Milhas Brasileiras" onde fez dupla com 
			Jorge Mascarenhas no Snob's, mas não foram muito bem, depois as duas 
			etapas da "Copa Brasil", sem grandes resultados. 
			
				
					
						
						  | 
						
						  | 
						
						  | 
					 
					
						| 
						1970 - 500 
						Quilômetros de Interlagos | 
						
						1970 - 4 
						Horas de Velocidade - Pinhais (PR) | 
						
						1970 - Mil 
						Milhas Brasileiras | 
					 
				 
			 
			
			1971 - Seu 
			amigo George Mascarenhas pretendia comprar o Snob’s Mk I Corvair, 
			mas sofreu um acidente com o carro na primeira volta da “Corrida dos 
			Campeões” em maio, na saída do miolo e o carro ficou 
			totalmente destruído, virou sucata. 
			Sem 
			carro, Celidonio correu a "V 12 Horas de Interlagos" com Camillo e 
			sua carretera, de novo não concluíram a prova. Ai saiu à caça de um 
			carro competitivo para correr o “XII 500 
			Quilômetros de Interlagos” em setembro. Só encontrou o Royale/Alfa Romeo 
			da Equipe Jolly e que havia sido considerado um carro “inguiável” 
			segundo Piero, Zambello e Marivaldo, pilotos titulares, então o 
			Emilio Zambello lhe disse: 
			
			
			“- Olha, tem esse carro aí, se quiser pode correr com ele.” 
			
			
			Celidonio sentou, saiu, e já foi tomando susto em tudo que era 
			curva, mas logo percebeu que o carro não era inguiável, era só muito 
			“arisco”, precisava ser tocado na "ponta das unhas". 
			Treinou, correu e tirou terceiro lugar, atrás de duas Porsches. 
			
			
				
					
						|   | 
					 
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						 
						1972 - 
						Terceira etapa do  Brasileiro Div.6 
						
			Furia/Chrisler de Camillo  | 
					 
				 
			 
			
			Em 
			1972 correu com o Furia/Chrisler de Camillo a "Terceira etapa do 
			Brasileiro Div.6", meio tipo só para experimentar o carro e depois só voltou às 
			pistas em 1973 quando correu em dupla com 
			Camillo Christofaro a “XI 
			Mil Milhas Brasileiras”com o Ford Maverick 4.998cc nº 18 deste,  
			chegaram em 2º lugar. 
			
				
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						1974 - 
						Kaimann da Equipe | 
					 
				 
			 
			
			Em 1974, 
			no começo a Fórmula Super Vê no Brasil, conseguiu patrocínio com 
			Jean Louis Lacerda da concessionária VW “Marcas Famosas” e 
			juntamente com Alfredo Guaraná Menezes e o preparador Amador Bueno 
			montou a equipe “Marcas Famosas” de Fórmula Super Vê e participou 
			com um Kaimann das 6 etapas do Campeonato Brasileiro, todas com bons 
			resultados.. 
			
			Em 1975 
			participou além do Brasileiro também do Campeonato Paulista, na corrida no autódromo de Cascavel (PR) ele estabeleceu o recorde 
			da categoria, 1m10s49, que durou um ano até ser batido. Foi 
			vice-campeão da categoria em 1975. Após 
			duas temporadas, a equipe encerrou as atividades. 
			
			
			Em abril 
			de 1976, depois de duas corridas na Fórmula Super Vê, rebatizada 
			como Formula VW 1600, com resultados 
			ruins, fez a “IX Mil Quilômetros de Brasília” com o Maverick de, e em 
			dupla com, Marco Emilio Pires, foram bem; ai mais uma de Formula VW 
			1600 e foi chamado para participar com Bob Sharp, 
			de Ford Maverick V8, da 
			prova “8 Horas de Velocidade” em Cascavel, onde 
			Bob Sharp defendia a 
			liderança do Campeonato Brasileiro de Divisão 1. Depois fez mais 
			duas provas com Maverick e parceiros diferentes, encerrando o ano. 
			
			Em 1977 
			voltou a 
			correr na Formula VW 1600, e na "1ª Etapa Brasileiro de Fórmula 
			Volkswagen" em Interlagos, guiando o pace car socorreu Vanderlei 
			Oliveira que havia capotado na primeira bateria e teve o carro 
			tomado pelas chamas, foi resgatado ileso, mas Celidonio, que depois 
			iria participar em sua categoria, a 1.600, saiu com a mão direita 
			enfaixada e quase imobilizada em consequência das queimaduras - fez só mais duas provas de Fórmula VW 1600, não mais com o 
			Kaimann, mudou para o Polar, mas sem grandes resultados, 
			dai passou a atuar só 
			como chefe da equipe “Pizzamiglio” de Fórmula VW 1600 que tinha o 
			jovem Fernando Jorge como piloto e Antônio Ferreirinha como 
			preparador.. 
			Naquele ano conseguiu junto ao Grupo Pecúnia e outras empresas uma verba para 
			alugar um F1 e disputar o GP do Brasil. Naquela época era comum as 
			equipes alugarem o carro reserva. 
			
			“- Como Interlagos era 
			uma pista que conhecia como a palma da mão, meu único problema ia 
			ser a adaptação ao carro.”, 
			disse. 
			A Shadow 
			tinha trazido para o Brasil exatamente três carros, o reserva e dois 
			titulares. Don Nichols e Jackie Oliver, respectivamente dono e 
			diretor da Shadow, alugaram o carro reserva com a ressalva de que se 
			nada de errado acontecesse com os pilotos titulares até o último 
			treino antes da classificação. Ou seja: Celidônio, só entraria na 
			pista para fazer o treino classificatório, o warm-up e a corrida. 
			 
			Na 
			época, largavam os 24 primeiros colocados nos treinos. Como apenas 
			22 pilotos estavam inscritos, seria o 23º, bastava treinar para 
			garantir lugar no grid. 
			Tudo 
			acertado com a Shadow ainda foi preciso conseguir autorização da FIA 
			para participar, não havia a superlicença, mas com a ajuda de 
			Emerson e Môco não houve problemas, no fim, tudo resolvido, acertou 
			a posição de banco e pedais no cockpit do Shadow. Mas na sexta-feira 
			um motor quebrou e foi necessário recorrer ao do carro reserva. 
			Desolado, recebeu de volta o dinheiro pago. 
			
			“- Uma pena, só tinha a pretensão de  terminar a corrida e se 
			conseguisse terminava em 8º lugar porque com os abandonos só sete 
			chegaram ao fim.” 
			
			
			 
			Em 1978 mudou-se para Maringá no Paraná onde acabou se tornando dono 
			de um cemitério e posteriormente também de uma escola de tênis. 
			
			Só 
			retornou 6 anos depois em 1983 quando passou a competir 
			esporadicamente e em provas de longa duração com o Chevrolet 
			Chevette de e em dupla com Edgard Vaz, 6 provas em dois anos, sobre essa sua volta disse em 
			uma reportagem: 
			
			“- Continuo agressivo nas pistas, embora esteja muito mais seguro. 
			Com um pouco de prática vou chegar ao meu limite com facilidade.” 
			
			Após um 
			período de 19 anos sem competir fez sua despedida definitiva das 
			pistas, com quase 60 anos de idade correndo na “XXXI Mil Milhas 
			Brasileiras” de 2003 a bordo de um VW/Voyage por convite de seus 
			amigos Gilberto Nascimento de Lima e Luiz M. dos S. Rodrigues, mas 
			uma quebra de cambio durante a madrugada os impediu de concluírem a 
			prova, como haviam completado 68 voltas ficaram com a 58ª 
			classificação: 
			
			“- Foi divertido guiar à noite. Eu nunca havia pilotado neste 
			traçado”,
			
			disse referindo-se ao novo traçado, mais curto, de Interlagos 
			
			
			Eduardo 
			Celidonio, lembrando-se dos tempos de bandeirinha, diz à todos que 
			um dia já bandeiraram em alguma prova: 
			
			“- Agradeço à todos esses heróis anônimos que até hoje se renovam e 
			continuam trabalhando debaixo de sol, chuva e frio, para a segurança 
			dos pilotos e quase nunca são lembrados, o meu muito obrigado de 
			coração à todos e especialmente alguns que são meus amigos até 
			hoje.” 
			
			Ele sabe 
			o que diz, esteve dos dois lados da competição. 
			 
			Em 21 de novembro de 2021 Eduardo Celidonio faleceu aos 78 anos de 
			idade, em Maringá (PR) onde ainda morava. 
			 
			 
             
            
            
            
            Participações em provas
            
            (com a colaboração de 
			Ricardo Cunha)
            
             
            
             
            
            25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP 
			- Aero-Willys 2.190cc nº 39 -
            18º Lugar
             
            20/05/1962 - 
			Festival Automobilístico ACESP - Interlagos/SP
            - Ferrari 500 500TRC 
			1.995cc nº66 - 3º 
			Lugar
             
            
            10/03/1963
            - II 12 Horas de Interlagos/SP
            - Simca Chambord n° 
			15 - 2.432cc - 
            
            AB 
            08/03/1964 - GP Rogê Ferreira - Interlagos/SP 
			-
            Ferrari 750TR 2.999cc nº 15 - 
            
			7º na geral e 3º na Sport
             
            05/07/1964 - GP 
			Vitória da Democracia - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc nº15 - 
			2º na geral e 1º na Sport
             
            15/08/1964 - 1000 Quilômetros
            de Interlagos/SP - DKW-Vinhaes 
			1.080cc nº20 - c/ Nilo de Barros Vinhaes - 
			3º na geral e 1º na PT 
            07/09/1964 - VII 
            500 Quilômetros
            de Interlagos/SP 
			-
            DKW-Vinhaes 1.080cc nº20 - c/ Nilo de Barros Vinhaes - 
			11º na geral e 1º na PT 
            27/09/1964 - I 250 Milhas
            de Interlagos/SP - Maserati 
			300S 2.989cc nº15 - 
			10º na geral e 2º na Sport
             
            11/10/1964 - 
			Prêmio John F. Kennedy - Interlagos/SP 
			-
            Maserati 300S 2.989cc nº15 - 
			7º na geral e 2º na Sport
             
            27/03/1965 - II 1600 Quilômetros
            de Interlagos/SP 
			-
            Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - c/ Caetano 
			Damiani - 8º na 
			geral e 2º na TFL
            
             
            23/05/1965 - III 
			12 Horas de Interlagos/SP - Simca Tufão 2.550cc nº07 - c/ Lauro 
			Soares - 
			DQ 
            27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
            - Carretera Gordini 998cc nº 99 - c/ Adão Brito Daher e Luiz 
			Filinto-
             9º na geral e 3º 
			na T-1.3
             
            28/05/1966 - III 
			24 Horas de Interlagos/SP - 
			Simca Rallye 2.550cc n° 82 - c/ Zoroastro Avon - 
			9° na geral e 5º na T+1.3
            
             
            12/06/1966 - GP IV Aniversário APVC - Interlagos/SP
            - Ferrari/Corvette 
			4.500cc nº 15 - 
			2º na geral e na MN 
            
             
            27/11/1966 - VIII 
			Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP 
			-
            Carretera Chevrolet/Corvette 5.350cc nº 18 c/ Camillo 
			Christófaro - 1º 
			Lugar
            
             
            19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP
            - Carretera 
			Chevrolet/Corvette 5.350cc nº 18 c/ Camillo Christófaro - 
			2º na geral e 1º na TFL
             
            11/06/1967 - III 
			6 Horas de Interlagos/SP 
			-
            Carretera Chevrolet/Corvette 5.350cc nº 18 c/ Camillo 
			Christófaro - 15º 
			na geral e 12º na TFL 
             
            10/09/1967 - X 500 Quilômetros
            de Interlagos/SP 
			-
            Fitti-Vê - 1.192cc nº 15 - 12º 
			Lugar 
            03/12/1967 - IX 
			Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
            - Carretera 
			Chevrolet/Corvette 5.350cc nº 18 c/ Camillo Christófaro - AB
            
             
			          
                  
                   
        Reformas em Interlagos - 1968/69
        
			 
            18/02/1968 - Prova Extra Campeonato F-Vê - Campinas/SP -
            Fitti-Vê - 1.192cc nº 25 - 
			11º Lugar
            
             
            30/06/1968 - I 
			500 Milhas
            da Guanabara/RJ - Jacarepaguá 
			-
             Karmann Ghia/Corvair 2.300cc nº 
			115 - c/ Carlos Alberto Sgarbi -
            15º na geral e 3º 
			na PT 
             
            04/08/1968 - III 
            500 Quilômetros
            do Rio de Janeiro/RJ 
			-
            Karmann Ghia/Corvair 2.683cc nº 115 -c/ Carlos Alberto Sgarbi 
			- 3º na geral e 
			2º na PT 
             
            21/04/1969 - V 
			Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental
            - Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 15 - c/ Carlos Alberto 
			Sgarbi - AB
            
             
            29/06/1969 - IV 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ
            - Snob’s Mk I/Corvair 
			2.683cc nº 15 - 
			8º na geral e 6º na PT
             
            06/07/1969 -  
			Prova Namorados no Autódromo
             - Autódromo de Pinhais/PR - 
			Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 15 - 
			  
			4º na geral e 3º na PT 
             
            13/12/1969 - III Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá
            - Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 15 -c/ Carlos Alberto Sgarbi 
			- 4º na geral e 
			2º na PT 
			 
            
            08/03/1970 - II 1500 Quilômetros
            de Interlagos/SP 
			-
            Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 18 c/ Camillo 
			Christófaro -
            Div. 4 - AB
            
             
            15/03/1970 - Festival Brasileiro de Velocidade - Interlagos/SP 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 15 -
            4º na geral e 3º 
			na Div.4  
            12/04/1970 - Prêmio Tufic Scaff - Interlagos/SP 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 - 
			Div.4 - 3º Lugar 
            
             
            14/06/1970 - IV 12 Horas de Interlagos/SP
            - Carretera 
			Chevrolet/Corvette 4.350cc nº 18 c/ Camillo Christófaro - 
			Div. 4 - AB
            
            
             
            09/08/1970 - 
            250 Milhas
            de Interlagos/SP 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 - 
			5º na geral e 4º na Div.4 
            07/09/1970 - XI 500 Quilômetros
            de Interlagos/SP 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 - 
			Div.4 - 3º Lugar
            
			 
            11/10/1970 - 4 
			Horas de Velocidade - Autódromo de Pinhais/PR 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 - 
			AB
            
             
            25/10/1970 - GP Mackenzie - Interlagos/SP 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 - 
			12º na geral e 8º 
			na Div.4  
            14/11/1970 - Festival de Recordes - 
			Marginal Pinheiros/SP - Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 -
            4º Lugar (194,886 Km/h) 
            22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
            - Snob’s Mk I/Corvair 
			2.683cc nº 11 - c/ Jorge Mascarenhas - 
			17º na geral e 12º na Div.4  
 			
            06/12/1970 - Copa Brasil - 1º Etapa - Interlagos/SP
            - Snob’s Mk I/Corvair 
			2.683cc nº 11 - 
			8º Lugar
            
             
            13/12/1970 - Copa Brasil - 2ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Snob’s Mk I/Corvair 2.683cc nº 11 -
            19º Lugar
            
             
 
            21/03/1971 - V 12 Horas de Interlagos/SP
            - Carretera 
			Chevrolet/Corvette 5.359cc nº 18 c/ Camillo Christófaro - 
			Div.5 - AB
            
             
            07/09/1971 - XII 500 Quilômetros
            de Interlagos/SP 
			-
            Royale/Alfa Romeo 1.840cc nº 28 -
            Div.6 - 3º Lugar
             
            12/11/1972 - Brasileiro Div.6 - 3ª 
			Etapa - Interlagos/SP - Fúria/Chrysler 5.212cc nº 18 - 
			Div.6 - 6º Lugar
            
            
             
            08/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
            - Ford Maverick 4.998cc 
			nº 18 - c/ Camillo Christófaro - 
			2º Lugar
            
             
            15/09/1974 - 
			Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 1ª Etapa - Goiânia/GO 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			7º Lugar
            
             
            22/09/1974 - Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 2ª Etapa - Brasília/DF 
			- Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			6º Lugar
            
             
            13/10/1974 - 
			Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 3ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			5º Lugar
            
             
            17/11/1974 - Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 4ª Etapa - Tarumã/RS
            - Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			2º Lugar
            
             
            24/11/1974 - 
			Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 5ª Etapa - Cascavel/PR 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			3º Lugar
            
             
            01/12/1974 - Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 6ª Etapa - 
			Interlagos/SP - Kaimann 
			1.584cc nº 19 - 
			5º Lugar
            
             
            16/03/1975 - 
			Brasileiro e Paulista de Fórmula Super-Vê 
            - 1ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			2º Lugar
            
             
            06/04/1975 - Paulista de Fórmula Super-Vê - 2ª Etapa - Interlagos/SP 
			- Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			AB
            
             
            04/05/1975 - 
			Paulista de Fórmula Super-Vê - 3ª Etapa - Interlagos/SP
            - Kaimann 1.584cc nº 19 
			- AB
            
             
            06/07/1975 - Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 2ª Etapa - Tarumã/RS
            - Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			14º Lugar
            
             
            13/07/1975 - 
			Paulista de Fórmula Super-Vê - 4ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			AB
            
             
            10/08/1975 - Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 3ª - Brasília/DF 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			11º Lugar
            
             
            07/09/1975 - 
			Paulista de Fórmula Super-Vê - 5ª Etapa - Interlagos/SP - Kaimann 
			1.584cc nº 19 - 
			5º Lugar
            
             
            19/10/1975 - Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 4ª Etapa - Goiânia/GO
            -  Kaimann 1.584cc nº 19 
			- 4º Lugar
            
             
            16/11/1975 - 
			Brasileiro de Fórmula Super-Vê - 5ª Etapa - Cascavel/PR 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 19 - 
			1º Lugar
            
             
            07/12/1975 - Brasileiro e Paulista de Fórmula Super-Vê - 6ª Etapa - 
			Interlagos/SP - Kaimann 1.584cc 
			nº 19 - 1º Lugar
            
             
            21/03/1976 - 
			Brasileiro de Fórmula Volkswagen - 1ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 2 - 
			20º Lugar
            
             
            18/04/1976 - Brasileiro de Fórmula 
			Volkswagen - 2ª Etapa - Tarumã/RS -
            Kaimann 1.584cc nº 2 -
            AB
             
 25/04/1976 - IX Mil Quilômetros de Brasília/DF - 
			Autódromo
            - Ford Maverick 4.950cc 
			nº 21 - c/ Marco Emílio Pires - 
			T+1.3 - 9º Lugar
             
            23/05/1976 - Brasileiro de 
			Fórmula Volkswagen - 3ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Kaimann 1.584cc nº 2 - 
			AB 
            06/06/1976 - Brasileiro Div.1 - 2ª Etapa 
			(8 Horas de Velocidade)
            
			
            - Cascavel/PR - Ford Maverick 4.950cc nº 22 - c/ Bob Sharp - 
			T+1.3 - 2º Lugar
            
             
            
            04/07/1976 - 6 Horas de Interlagos/SP - Div.1
            - Ford Maverick 4.950cc 
			nº 21 - c/ Constantino Andrade - T+1.3 
			- 7º Lugar
             
            10/10/1976 - 4 Horas de Tarumã/RS - Ford 
			Maverick 4.950cc nº 21 - c/ Cláudio Mueller -
            T+1.3 - 
			9º Lugar
             
            24/04/1977 
			- Brasileiro de Fórmula Volkswagen - 1ª Etapa - Interlagos/SP 
			-
            Polar 1.584cc nº 1 - 
			9º Lugar
            
             
            
            18/09/1977 - Brasileiro de Fórmula Volkswagen - 7ª Etapa - 
			Jacarepaguá/RJ 
			-
            Polar 1.584cc nº 15 -
            6º Lugar
            
             
            31/07/1983 - 12 Horas de Goiânia/GO - Chevrolet Chevette 1.598cc nº 
			66 - c/ Edgard Vaz -
            ND 
 04/09/1983 - XIII Mil 
			Quilômetros de Brasília/DF - Autódromo
            -  
			Chevrolet Chevette 1.598cc nº 90 - 
			c/ Edgard Vaz - 
			51º Lugar 
 			12/11/1983 - 12 Horas de Interlagos/SP 
			- Chevrolet Chevette 1.598cc nº 66 - c/Edgard Vaz -
 ND 
            09/06/1984 - 6 
			Horas de Interlagos/SP - Chevrolet Chevette 1.598cc nº 90 - c/ 
			Edgard Vaz -
            16º Lugar 
            24/06/1984 - V 500 Quilômetros de Brasília/DF - Autódromo - 
			Chevrolet Chevette 1.598cc nº 90 - c/ Edgard Vaz -
            17º Lugar 
            05/08/1984 - 12 
			Horas de Goiânia/GO - Chevrolet Chevette 1.598cc nº 90 - c/ Edgard 
			Vaz -
            52º Lugar 
            25/01/2003 - XXXI Mil Milhas Brasileiras -
            Interlagos/SP - VW 
			Voyage 1.984cc 
			nº 93 - c/ Gilberto Nascimento de Lima e Luiz M. dos S. Rodrigues -
            AB
            
             
             
         |