Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 12 de março de 2005.
  
Zoroastro Avon
por Paulo Roberto Peralta
Zoroastro em 2005

Nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo em 3 de dezembro de 1928 e faleceu em 6 fevereiro de 2006 em Curitiba.
Tem momentos que ficam eternizados na memória das pessoas, e é o caso do engenheiro e comerciante aposentado Zoroastro Avon, que relembra com saudades "daqueles" tempos. Morava no bairro da Aclimação em São Paulo, era piloto de teste da Simca e um grande apaixonado pelo automobilismo esportivo, vivia em função dele. 

Atrás de Jayme Silva/63

Um piloto dos bons, pilotou Gordini e DKW Vemag mas seu carro preferido sempre foi o Simca. Posteriormente, em 1992, o paulistano mudou-se para Curitiba, quando já estava em seu quinto casamento.
Abaixo transcrição de uma matéria publicada no dia  4 de setembro de 1966, dia da prova "V 3 Horas de Velocidade":
"Zoroastro Avon – O "pai feliz”, tem seis filhos: Harry, Ricardo, Roberto, Eilleen, Christian e Warren, casado com a sra. Genny Avon. É piloto de provas, comerciante e inspetor de controle de qualidade. Cursou o cientifico e quando estreou alcançou feito excepcional, foi 5° na classificação da prova “24 Horas de Interlagos” em 1960. Integrava a
Equipe Simca e sua maior decepção foi sair dela quando estava evoluindo como volante de competição. Já dirigiu todas as marcas nacionais e espera continuar pilotando por mais 6 anos, quando pretende parar. Seu maior desejo no automobilismo é voltar a trabalhar na industria automobilística e formar uma equipe."
“Folha de São Paulo” – Domingo, 4 de setembro de 1966.

  
            
Sobre a prova "24 Horas" de 1961, na revista Quatro Rodas lemos o seguinte texto: "...Ele passou em frente aos boxes emparelhado com um JK ... Nas retas o JK sempre tirava uns 100m. de vantagem que o Avon ia recuperar entrando "pendurado" nas curvas. Assim foram, o Simca na cauda do JK, até a curva do Sol. Foi então que o Avon deu tudo o que podia, entrou por fora e "alinhou os focinhos"... os carros derrapavam e largavam borracha na pista. O gesto de Avon foi mais impulsivo, acelerou tudo, ultrapassou para chegar na curva seguinte, a do Sargento a 145KM/h, olhando o JK pelo retrovisor. Entrou e saiu da curva de tal jeito que o piloto do JK desistiu do "pega".   
Quatro Rodas - Setembro de 1961

Prova de 1965 

Em 1965 na III 12 Horas de Interlagos participou em dois carros Simca, um que dividiu com Walter Hahn Jr., Expedito Marazzi e Roberto Galucci, o outro dividiu apenas com Roberto Gallucci e foi nesse que enfrentaram problemas, a roda dianteira soltou e foi recolocada, voltaram, mas pela manhã numa parada um mecânico avariou o dínamo atrasando ainda mais, acabaram chegando apenas em 22º lugar na classificação geral.
Ainda em 65 participou da VII Mil Milhas Brasileiras em dois carros de marcas diferentes, um Gordini que dividiu com Jeff Gagá e um Simca que dividiu com Claude Bernard e Edward Nahum. Deve ter sido uma experiência estranha pois são dois carros de estilos diferentes de pilotagem.

24 Horas de Interlagos/1960
 
(1)  Largada da 24 Horas de Interlagos/1961
Carro n° 1: Eugenio Martins e Alvaro Varanda
<< (2) 24 Horas de Interlagos/1961
Fotos 1e 2 de Manoel S. Ricardo e Sérgio Graciani
Veja mais no site Simca.com.br

Principais participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

02/07/1960 - I 24 Horas de Interlagos - Com Waldemir Costa -
Simca Chambord n° 7 - 2.432cc. - 5° na geral e 4° na cat. T+1.3
03/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos/SP - Com Waldemir Costa - Simca Chambord n° 5 -
2.432cc. - 5° na geral e na cat. T+1.3
25/01/1962 - I 12 Horas Interlagos/SP - Com “Áquila” - DKW Vemag n° 17 - 981cc. -
12° na geral e 6° na cat. T-1.3
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - Simca Chambord n° 45 -
2.432cc. - Abandono
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Nelson Calabresi/Flávio Folla - Simca Chambord n° 52 - 2.432cc. - 13º na geral e 7º na cat. T+1.3
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Wilson Barbosa - Simca Chambord n° 52 - 2.432cc. -
Abandono
27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos/SP - Com Walter Hahn Jr. - Simca Rallye n° 88 - 2.550cc - 9º na geral e 3º na cat. TFL
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Com Ivo Noal - Simca Rallye n° 87 - 2.550cc -
15º na geral e 4º na cat. T+1.3
16/05/1965 - II 500 Km da Guanabara - Barra da Tijuca - RJ - Com Walter Hahn Jr./Expedito Marazzi - Simca Rallye n° 88 - 2.550cc. - Abandono
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Walter Hahn Jr./Expedito Marazzi/Roberto Galucci - Simca Rallye n° 88 -
2.550cc. - 6º na geral e 2º na cat. T+1.3
Participou desta prova em dois carros.
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Roberto Galucci - Simca Rallye n° 87 - 2.550cc. - 22º na geral e 5º na cat. T+1.3
08/08/1965 - V Circuito de Piracicaba/SP - Simca Rallye n° 87 - 2.550cc. -
10º na geral e 2º na cat. T+1.3
15/08/1965 - I G.P. Rodovia do Café - PR Curitiba/Apucarana/Curitiba - Simca Rallye n° 87 - 2.550cc. - 40º na geral e 14º na cat. T+1.3
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Claude Bernard e Edward Nahum - Simca Rallye n° 87 - 2.550cc.-
12º na geral e 8º na cat. TFL
Nesta prova participou em dois carros novamente.
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Jeff Gagá - Renault Gordini n° 88 - 998cc. - 32º na geral e 15º na cat. T-1.3
01/05/1966 - II Mil Km de Brasília/DF- Eixo Monumental - Com Carlos Whintaker - Renault 1093 n° 111 - 850cc. -
19º na geral e 11º na cat. T-1.3
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Eduardo Celidôneo - Simca Rallye n° 82 - 2.550cc. -
9° na geral e 5° Lugar na cat. T+1.3
03/07/1966 - Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Simca Rallye n° 52 - 2.550cc. -
8º na geral e 6º na cat. T+1.3
04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Com Jair Santiago - Simca Rallye n° 90 - 2.550cc. -
9° na geral e 2° na cat. T+1.3
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Lúcio Naja - Simca Rallye n° 27 - 2.550cc -
TFL - Abandono
22/10/1967 - 4 Horas de Curitiba/PR - Autódromo de Pinhais - Simca Rallye n° 82 - 2.550cc. - 8º na geral e 5º na cat. T+1.3
03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Freddy O'Hara - Simca Rallye n° 82 - 2.550cc. -
11º na geral e 7º na cat. TFL
14/04/1968 - IV Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Jair Santiago - Simca Rallye n° 82 - 2.550cc. - TFL - Abandono


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL