Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 31 de agosto de 2005.
 
Christian "Bino" Heins
por Paulo Roberto Peralta

Christian Heins era filho de um bem sucedido empresário de origem alemã (lavanderia industrial) e de uma italiana: Carl Heinrich Christian Heins e Giuliana de Fiori Heins.
Seu avô materno, renomado médico, morava vizinho e foi nos carros do avô que Christian começou a mexer ainda criança, tomando gosto por mecânica, foi também o avô que o ensinou a dirigir. Suas primeiras saídas foram com um pequeno Ford Anglia do avô, que inclusive chegou a capotar nas ruas do bairro.

12 Horas/63 - seu pai e sua mãe

Nasceu em São Paulo em 16 de janeiro de 1935 no Bairro do Brooklin Paulista. Fez seus estudos primários e secundários no Colégio Visconde de Porto Seguro, no início de  53, terminado seus estudos, transfere-se para Stuttgart, Alemanha, onde foi cursar a  "Technische Hochschule" (Escola Técnica de Nível Superior), ao mesmo tempo fazia estágio no curso especial para estrangeiros da Mercedes Benz. Terminado esse curso transferiu-se para a Fábrica de Pistões Mahle, ainda em Stuttgart.
Com 19 anos fez sua estréia em competições automobilísticas, no dia 16 de maio de 54 numa prova em Interlagos. No inicio usando o apelido "Cometa", pois era assim que seus amigos o chamavam devido à andar sempre rápido. Como, ao contrário da grande maioria dos pilotos daquela época que começavam a correr com mais idade, ele começou aos 19, era o mais novo dos pilotos, e por ser filho de uma italiana, logo ganhou o apelido de "Bambino" que rapidamente virou só "Bino", e assim foi conhecido por toda vida.

Mil Milhas/56 com Eugênio Martins

Disputou a primeira Mil Milhas Brasileiras, em 1956, fazendo dupla com Eugênio Martins. Se classificaram em segundo lugar com um VW Sedan/Porsche. Nessa disputa, o VW de série preparado pelo amigo Jorge Lettry em sua oficina Argos Equipamentos, enfrentava as carreteras (carros velhos equipados com potentes motores de mais de 250 cv e aliviados no peso), principalmente as dos gaúchos.
A seguir, com apresentação do presidente da Mahle do Brasil, que era vizinho e amigo da família, foi admitido na Fábrica de Automóveis Porsche, também em Stuttgart, começando a trabalhar como mecânico e logo ingressando na escuderia da fábrica, já como piloto. Onde ficou de 57 a 60.

Subida de montanha - Porsche/59

Durante sua estada na Europa, participou com êxito de numerosas provas automobilísticas, notadamente, no inicio, das "Subidas de Montanha" na Itália, além de provas em circuitos.
Desse seu estágio no exterior várias vezes retornou ao Brasil convidado para participar
de provas locais. 
Em 1960, numa de suas voltas para o Brasil, Christian trouxe uma namorada alemã: Waltraud, e também seus troféus, aí ocorreu um fato insólito: como os troféus não tinham nota fiscal, é claro, a alfândega apreendeu todos por suspeita de contrabando. Indignada, sua irmã, Ornella escreveu ao presidente Juscelino Kubitschek pedindo providencias, e não é que o presidente Juscelino respondeu!!! Passou um telegrama pedindo desculpas e dizendo que Christian era um "monumento nacional" e dizendo também que os troféus já estavam devidamente liberados e podiam ser retirados. Pelé e Maria Ester Bueno (esportistas também) eram considerados pela imprensa da mesma forma.
Finalmente regressou de vez ao Brasil e passou a dedicar-se exclusivamente ao automobilismo, correndo inicialmente pela equipe "Serva Ribeiro", o mais representativo revendedor Vemag da época, equipe essa comandada por seu amigo Jorge Lettry. Ficou até os treinos da "V Mil Milhas Brasileiras" de 1960, que ira correr em dupla com Eugênio Martins, mas após uma discussão com o chefe de equipe abandonou o carro antes mesmo de dar uma volta e foi embora. Foi substituído por Bird Clemente

Mil Milhas/60 com Chico Landi

Christian  passou então a fazer dupla com ninguém menos que Chico Landi, ao volante do carro FNM/JK nº 28, com o qual venceram a corrida. No momento de receber a bandeirada, quis entregar o volante a Chico Landi, que recusou, sua participação fora bem maior nos boxes que na direção do carro. Nesse mesmo ano, disputou o 1000 Km de Buenos Aires, prova de abertura do Campeonato Mundial de Marcas. Terminou em 4º lugar, dividindo uma Maserati 300S com outra fera brasileira, Celso Lara Barberis. Fez três corridas com o Chico e o FNM/JK, sendo que a última já trabalhando na Willys.
Em 1961 casou-se com "Maria" Waltraud com quem teve uma filha, Betina, nascida no inicio de 1962.
No início da década de 60, quando visitava o Salão do Automóvel de Paris, William Max Pearce, presidente da Willys Overland do Brasil, se encontrou com o preparador Jean Rédéle e dessa conversa nasceu a idéia de desenvolver o projeto Alpine A-108 no Brasil. Ao voltar ao Brasil Pearce procurou o jornalista e publicitário Mauro Salles e conversaram sobre essa possibilidade.
Ao final de 1961 Christian, já um dos mais consagrados pilotos nacionais, com significativa participação em provas internacionais, foi convidado por
Max Pearce para ser gerente do Departamento de Carros Esporte, onde iniciou em setembro, departamento que iria desenvolver o carro, e conseguiu com sua competência eliminar várias deficiências do carro. A idéia de Pearce era manter o nome "Alpine", mas por sugestão de Mauro Salles o carro foi batizado como "Interlagos", em homenagem ao autódromo paulistano. A Willys apresentou o carro no II Salão do Automóvel, realizado no Pavilhão do Ibirapuera em outubro de 1961 em três versões: Coupe, Conversível e Berlineta.

Mil Km de Brasília/62

No início de 1962 Christian foi transferido para montar e organizar o Departamento de Competições, do qual foi gerente e piloto.

Largada das 500 Milhas/62

Heins também passou a correr com as Berlinetas Interlagos. Estreou o carro em competições no I Mil Quilômetros de Brasília em 1962, ao lado de Aguinaldo de Góes Filho. A competição tinha largada à meia-noite e Christian, que tinha muita experiência nas pistas européias pois já havia participado de muitas provas longas, inclusive de Le Mans em 1958, estava seguro.
Essa prova tem uma história interessante: Camillo Christofaro largou na frente, como sempre. Seu hábito era nunca dar passagem e
Christian sabia disso, assim fez uma ladeira toda com os faróis apagados para não ser visto e quando entrou na curva já estava ao lado de Camilo, só então Christian acendeu os faróis. Seu carro porém chegou em terceiro, atrás de dois carros FNM/JK muito mais potentes.

Araraquara/SP/62 Landi/Bianco/Gordini

Na equipe Willys ele revelou uma renca de pilotos que ficaram famosos nos anos 70, entre eles Emerson e Pace, e participou e venceu várias corridas com o Interlagos, Gordini, 1093 e com o Landi/Bianco/Gordini de Fórmula Junior (no Brasil MN-2.5).

500 Km/62 Landi/Bianco/Gordini

Em 1963, consagrado como piloto e chefe de equipe, recebeu um convite para participar das famosas 24 Horas de Le Mans com um Alpine M63 Renault oficial da Equipe Alpine. Havia rumores que ele vinha pensando em parar de correr, veja jornal da época, mas aceitou. Pintou faixas longitudinais com o verde/amarelo e inscreveu na lateral: Equipe Interlagos - Alpine (ver detalhe). Veja também uma resposta de Christian contida num jornal da época:
"-
Fui convidado pela fábrica do Alpine na França para pilotar o carro de sua fabricação na corrida de Le Mans, na França. O Alpine é um automóvel idêntico ao que aqui na Willys fabricamos com a denominação de Interlagos. O que irei pilotar desta feita, por convite da fábrica é um modelo novo que concorrerá na classificação como protótipo."

Embarque para Paris

Dia 8 de junho à 20 hs. embarcou com a esposa para Paris de onde vai para Le Mans a uns 60 Km de distância. Seu plano era tirar quinze dia de férias na Europa após a corrida. Seu parceiro seria o piloto José Rosinski. Dia 16 de junho às 15 h. é dada a largada, mas aproximadamente às 20:20 h quando Christian liderava na categoria de 700 a 1000cc, e na geral era 3º, quando o Aston-Martin de Bruce MacLaren e Innes Ireland, pilotada na hora por Ireland, vazou óleo na pista e os três carros que vinham a seguir passaram a derrapar e saíram violentamente da pista, chocando-se. O carro de Heins após derrapar, bater num outro carro, dar várias cambalhotas, bateu num poste de iluminação e incendiou-se, ficando o piloto preso nas ferragens, provavelmente desfalecido, os bombeiros tiveram dificuldades em abrandar o fogo e retirá-lo, foi levado com urgência para o hospital onde os médicos constataram simplesmente que ele já estava morto, enquanto os destroços do Alpine de Christian continuavam ardendo intensamente junto à pista. Os médicos legistas declararam que o piloto faleceu instantaneamente em conseqüência dos ferimentos na cabeça e teve o corpo parcialmente carbonizado. Sua esposa, seu pai e o amigo e patrão Max Pearce assistiam tranqüilamente a competição quando receberam a terrível notícia.
Seu corpo foi transladado para o Brasil e sepultado dia 27 de junho no cemitério do Redentor em São Paulo. Veja matérias de jornais da época: nacionais e internacionais.
Christian Heins foi um dos maiores piloto brasileiros. Sem ter as oportunidades que surgiram a partir da era Emerson, conquistou destaque no Brasil e no exterior. Era como um professor, um piloto fantástico que todos se esforçavam para copiar.

O Alpine M63 Renault sendo alinhado Detalhe da inscrição que Bino fez no carro Miniatura do Alpine M63 Renault de Bino
  • Principais participações em provas (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

    16/05/1954 - Prova Preparatória para o Campeonato Paulista - Interlagos/SP - Porsche 356 - 1.286cc - 1º Lugar na cat. GT
    15/08/1954 - 2ª Etapa do Campeonato Paulista - Interlagos/SP - Porsche 356 - 1.286cc - 1º Lugar na cat. GT
    28/11/1954 - 100 Milhas do IV Centenário - Interlagos/SP - Porsche 356 nº 3 - 1.286cc -
    10º na geral e 4º na SP-1.5
    11/12/1955 - Prova Prefeitura de São Paulo - Turismo - Interlagos/SP - Porsche 550RS 1.498cc - SP-1.5 - ND
    17/06/1956 - 2 Horas de Velocidade 7º Aniversário do Centauro - Interlagos/SP - Porsche 550RS 1.498cc - 
    5º na geral e 2º na SP-1.5
    12/08/1956 - I Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP - Porsche 356 1.286cc - 6º na geral e 2º na SP-1.5
    29/09/1956 - Prova do 49° Aniversário do ACB - Sport - Interlagos/SP - Porsche 550RS nº 8 - 1.498cc -
    5º Lugar
    24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Eugênio Martins - VW/Porsche 1500cc. - 2º Lugar
    20/01/1957 - Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires - ARG - Autodr. Costaneva Norte - Com Ciro Cayres - Porsche 550RS nº 66 1.491cc - 19º na geral e 5º na cat. Sport até 1500
    07/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Porsche 550RS - 1.498cc - SP-2.0 - ND
    06/07/1958 - S
    ubida de montanha Bolzano Mendola - ITA - Porsche 550RS 1.498cc - 1º Lugar
    20/07/1958 - V 10 h de Messina - Sicília - ITA - Com Paul Ernst Strahle - Porsche 550RS nº 22 - 1.498cc - 1º na geral e na SP-1.5
    03/08/1958 - VI Giro da Calábria - ITA - Porsche 550RS 1.498cc - 1º na geral e na SP-1.5
    13/09/1958 - XXIII RAC Tourist Trophy - Goodwood - ING - Com Carel Godin de Beaufort - Porsche 550RS nº 22 - 1.498cc - 
    8º na geral e 2º na cat. Sport até 2000
    21/09/1958 - IV GP von Berlin - Avus - Berlim - ALE - Porsche 550RS nº 26 - 1.498cc - 13º na geral e 1º na cat. Sport até 2000
    30/11/1958 - Prova Prefeito Ademar de Barros - Interlagos/SP - Porsche 550RS n° 9 -
    cat. Esporte - 1° Lugar
    25/04/1959 - IX Gran Premio di Siracusa - Sicília - ITA - Porsche RSK nº 24 - 1.498cc -
    F2  - 6º Lugar
    03/05/1959 - GP de Spa-Francorchamps - Belgica - Porsche 550RS  - 1.498cc - Acidente
    07/06/1959 - V 1000 Km de Nürburgring - Adenau - ALE - Com Helmut Busch - Porsche 356 Carrera nº 68 - 1.587cc -

    11º na geral e 2º na cat. GT até 1600

    21/06/1959 - XXVII Grand Prix d'Endurance les 24 Heures du Mans - Le Mans - Sarthe - FRA - Com Carel Godin de Beaufort - Porsche 718RSK nº 36 - 1.498cc - 18º na geral e 3º na cat. Sp-1.5
    23/08/1959 - I Gran Premio di Messina - Lago de Ganzirri - ITA - Stanguellini Fiat - 1.089cc -
    F-Jr. - 2º Lugar
    Duas provas no mesmo dia
    23/08/1959 - I Gran Premio di Messina - Lago de Ganzirri - ITA - Porsche 550RS nº 10 - 1.498cc - 5º Lugar
    06/09/1959 - X Grand Prix de Cadours - Toulouse - France - Stanguellini Fiat - 1.089cc - F-Jr. - AB
    25/10/1959 - Gran Premio Shell - Vallelunga - Roma - ITA - Moretti Fiat - 1.089cc -
    F-Jr. - 4º Lugar
    04/11/1959 - VIII Coppa d'Oro di Sicilia - Siracusa - Sicília - ITA - Moretti Fiat - 1.089cc -
    F-Jr. - 18º Lugar
    21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Eugênio Martins - DKW Vemag nº 18 - 981cc - AB  
    10/01/1960 - II Torneiro Sulamericano - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc. n° 8 -
    4° na geral e 3º na MN-FL
    Participou de duas provas no dia
    10/01/1960 - Preliminar do Torneiro Sul-Americano - Interlagos/SP - DKW Vemag nº 34.A - 981cc - 2º na geral e 1º na T-2.0
    31/01/1960 - Mil Quilômetros de Buenos Aires Buenos Aires - ARG - Autodr. Costaneva Norte - Com Celso Lara Barberis - Maserati 300S 2.989cc. n° 14 -
    4º Lugar na geral e 3º na Cat. Sports 3000
    13/03/1960 - II Circuito de Piracicaba/SP - DKW Vemag nº 34.A - 981cc - 8º na geral e 5º na T-2.0
    23/04/1960 - I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Porsche 550 RS nº 8-A - 1.498cc -
    7º na geral e 1º na SP-2.0 (corrida junto com a mecânica nacional)
    23/04/1960 - Inauguração de Brasília/DF - Eixo Rodoviário Sul - Turismo GEIA - DKW Vemag nº 34 - 981cc -
    4º na geral e 1º na T-1.3
    Foram realizadas quatro provas nesse dia, ele participou de três.
    23/04/1960 - Inauguração de Brasília/DF - Eixo Rodoviário Sul - Turismo GEIA - DKW Vemag nº 33 - 981cc - 2º na geral e 2º na T-2.0
    03/07/1960 - 24 Horas de Interlagos GEIA - SP - Com Eugênio Martins - DKW Vemag n° 18 -
    7º na geral e 2º na T-1.3
    09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Porsche 550 RS nº 8-A - 1.498cc - SP-2.0 - AB
    26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Chico Landi - FNM JK/2000 nº 28 - 1.975cc - 1º Lugar
    03/06/1961 - 24 Horas de Interlagos/SP - Com Chico Landi - FNM JK/2000 nº 2 - 1.975cc -
    1º Lugar
    25/11/1961 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Chico Landi - FNM/JK  2000 nº 1 - 1.975cc - 2º Lugar
    25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos/SP - Com Luiz Antônio Greco - Alfa Romeo Giulietta nº 33 - 1.290cc -
    Cat. T-1.3 - ND
    25/02/1962 - Festival de Recordes - Interlagos/SP - Renault Gordini nº 6 - 845cc - ND
    29/04/1962 - I 1000 Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Aguinaldo de Goes - Willys Interlagos nº 21 - 998cc -
    3º Lugar
    20/05/1962 - Festival Automobilístico ACESP - Interlagos/SP - Willys Interlagos nº 12 - 998cc - 2º na geral e 1º na T-2.0
    10/06/1962 - Quilômetro de Arrancada - Rio de Janeiro/RJ - Renault Gordini - 845cc -
    1º Lugar
    24/06/1962 -
    Prova Cinquentenário da Universidade do Paraná (PR) - Renault Gordini - 845cc - 4º Lugar

    19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Grupo I - Renault 1093 nº 41 - 845cc - 2º na geral e 1º na T-850
    Participou de duas provas nesse dia
    19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Landi/Bianco/Gordini nº 21 - 998cc -
    1º Lugar na MN-2.5
    02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade Interlagos/SP - Willys Interlagos nº 22 - 998cc - 6º na geral e 3º na T-1.0
    07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/Gordini nº 21 - 998cc -
    5º na geral e 1º na MN-2.5
    08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos - Com Luiz Antônio Greco - Willys Interlagos nº 22 - 998cc - 1º na geral e 1º na T-1.0
    23/12/1962 - I 500 Milhas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - com Luiz Antônio Greco - Renault 1093 nº 41 - 845cc -

    3º na geral e 1º na T-850

    10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - com Luiz Antônio Greco/Aguinaldo Góes/Rodolfo Olival Costa - Renault 1093 nº 40 - 845cc - 5º na geral e 2º na T-1.3
    Participou desta prova em três carros.
    10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Luiz Antônio Greco/Eduardo Scuracchio/Wilson Fittipaldi Jr. - Renault 1093 nº 42 - 845cc -
    9º na geral e 4º na T-1.3
    Participou desta prova em três carros.
    10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Luiz Antônio Greco/Eduardo Scuracchio/Wilson Fittipaldi Jr. - Renault 1093 nº 41 - 845cc - 12º na geral e 6º na T-1.3
    28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Luíz Pereira Bueno/Francisco Lameirão - Renault Gordini nº 40 - 845cc -
    3º na geral e 1º na cat. A
    Participou desta prova em dois carros.
    28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - com Luiz Antônio Greco - Willys Interlagos nº 22 - 998cc - Cat. C - ND
    16/6/1963 - XXXI Grand Prix d'Endurance les 24 Heures du Mans - Le Mans - Sarthe - FRA - Com José Rosinski - Alpine M63 Renault nº 48 - 996cc - Cat. Prot. abaixo de 1.150 - Acidente fatal na volta 52
Bino e o Alpine já alinhado Bino e o Alpine na prova O Alpine queimando

Link para o video de seu carro queimando


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