Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 02 de março de 2005.
 
Piero Gancia (Piero Vallarino Gancia)  
por Paulo Roberto Peralta

1000 Km da Guanabara/1966

Nascido em 30 de agosto de 1922 na cidade de Torino (Itália), Piero Gancia se apaixonou pelo Brasil quando veio visitar o país a negócios, e para cá se mudou em junho de 1952, já casado com Lulla Gancia e com o primeiro de seus três filhos. Piero era o representante para a América Latina dos famosos vinhos e espumantes "Asti", criado por seu bisavô, e um dos herdeiros do Vermouth Gancia.
Piero conta que sua paixão pela velocidade começou cedo, aos dez anos, quando seu pai o levou em 1932 a assistir uma corrida pela primeira vez, e tornou-se uma realidade no Brasil, mas na Itália já havia feito um curso de automobilismo em Monza com Piero Taruffi. Seu pai, que por sinal guiava muito mal, tinha medo, e da Itália pedia para ele não correr. Ao que respondia: 
“- Não, não corro, só participo de umas provas de regularidade, tipo rallye”.

Piero anos 60

Muito se orgulha de ter vencido o lendário Chico Landi, um de seus ídolos. Foi o primeiro campeão brasileiro de automobilismo, quando esse Campeonato foi instituído em 1966 e composto de 3 provas: 1000 Km de Brasília, 500 Km de Interlagos e 1000 Km da Guanabara. Elegante, um porte de nobreza, educado, fino, inteligente, ganhou aqui, uma companheira nas pistas: sua própria esposa Lulla Gancia, pois ela também começou a correr. (ver abaixo)
No Brasil, e já dono de uma Alfa Giulietta, em 1961 conheceu um mecânico italiano que já havia trabalhado com Fangio, Giuseppe Perego, e através dele ficou conhecendo Emilio Zambello, também italiano e que já corria, aí começou a freqüentar a pista de Interlagos. E fazendo parceria com ninguém menos que Celso Lara Barbéris, um dos maiores “feras” da época, estreou na “12 Horas de Interlagos” com sua Alfa Giulietta preparada pelo Perego, 5° Lugar na classificação geral.
A amizade com Zambello cresceu e ainda em 1962 formaram, contando com a colaboração de Perego e
Ruggero Peruzzo, uma “scuderia”: a "Jolly-Gancia”, esse nome foi escolhido em homenagem à grande "scuderia/clube" italiano, e que se tornou uma das melhores equipes da década de sessenta e que contou, além dos dois “italian gentlemans”, com José Carlos Pace, Marivaldo Fernandes, Wilsinho Fittipaldi, Abílio Diniz e muitos outros. Em 1964, com a concessão de venda das Alfas importadas no Brasil, ele abriu uma loja/oficina, com Zambello e Perego, também batizada de Jolly e que durou até 1974 quando foi fechada, mas em 1971 Piero já havia parado de correr, após mais de 50 brilhantes participações em provas pelo Brasil inteiro.

Premiação na APVC/65

Foi presidente da APVC (Associação Paulista de Volantes de Competição) de 1965  a 1966 e também da C.B.A. (Confederação Brasileira de Automobilismo) de 1987 a 1991. Sua administração foi sempre voltada à organização do esporte e não à política.
No final da década de oitenta, Piero ajudou a prefeitura de São Paulo a trazer o G.P. de F1 e na reforma do autódromo de Interlagos. Era também membro da Comissão de F1 da F.I.A. na França, e foi decisivo para a vinda da Fórmula 1 para São Paulo: foi à Paris, convenceu Jean Marie Ballestre (então presidente da F.I.A.) que seria melhor a competição em São Paulo, pois o Rio de Janeiro não oferecia mais segurança para os pilotos e conforto para o público, e não tinha intenções de investir na melhoria das condições do autódromo. De madrugada (no Brasil), ligou da França avisando à então Prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, emocionado, que estava tudo certo. 
"- Foi uma deselegância de minha parte para com a prefeita, mas eu estava tão entusiasmado que não me dei conta do fuso horário".
Nessa empreitada contou com a colaboração de Thamas Rohonyl, representante de Bernie Eclestone no Brasil. Com isso, em dezembro de 1989, deu-se início a uma grande reforma no autódromo. Foram construídos 23 novos boxes, sala de imprensa, torre de cronometragem, um centro médico e a pista foi reduzida para 4.325 m. Graças a Piero Gancia o Brasil e São Paulo fazem parte do atual calendário da Formula 1.
Piero foi o primeiro representante do grupo Ferrari no Brasil, conseguiu a autorização com o comendador Enzo Ferrari em pessoa. Entre os anos 1960 e1970, muito embora a importação fosse proibitiva devido à elevada alíquota de importação, ele trazia os esportivos para o país.

Piero e P.Peralta - fev/2005

(Notem a foto do amigo Celso Lara Barberis na parede do escritório)

Por volta de 1970, em função da fusão da Martini com a Gancia na Itália, Piero passou a presidente da Martini-Rossi no Brasil, cargo que exerceu por 25 anos. Hoje, além de vice-presidente do Automóvel Clube Paulista, é presidente do Fã Clube Ferrari do Brasil. Ainda dirige, e muito bem!
Seu filho, Carlo Gancia, participou ativamente da ida de José Carlos Pace, Nelson Piquet, Paulo Carcasci, Pedro Paulo Diniz à Europa, do Vitor Meira,  Affonso Giaffone e do Hélio Castro Neves aos EUA.  Foi sócio da Forti Corse  e da Forti F-1, Membro do Conselho Mundial da FIA e representante da IRL e da Indianápolis Motor Speedway para o Brasil e para a Europa.
Como se vê, o nome Gancia está estreitamente ligado ao automobilismo brasileiro.
Acometido do Mal de Alzeimer, Piero sofreu com a doença por pouco mais de dois anos vindo a falecer no dia 1 de novembro de 2010.

 

6 Hs. de Interlagos/64 - Alfa Giulietta Mil MIlhas/1965 -  Alfa Giulia
1000 Km Brasilia/66 Alfa Giulia TIS  X Mil MIlhas/70 Alfa Romeo GTA 6 Hs Interlagos/71 Alfa GTA

Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Celso Lara Barberis - Alfa Romeo Giulietta nº 25 - 1290cc -
5º na geral e  2º n cat. T-1.3 - estréia de Piero Gancia
07/04/1962 - I Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta nº 25 - 1290cc - T-1.3  2º Lugar
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - FNM 2000 JK nº 25 - 1975cc -
T+1.3  AB
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - FNM 2000 JK nº 25 - 1975cc - T+1.3  AB
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello/Ruggero Peruzzo/Guilherme Leão - Alfa Romeo Giulietta TISS 
nº 25 - 1570cc -
14º na geral e 8º na cat. T+1.3
28/07/1963 - VIII Circuito de Petrópolis/RJ - FNM 2000 JK nº 25 - 1975cc - T+1.3  AB
01/09/1963 - II 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta SV nº 28 - 1290cc -
8º nageral e 2º na cat. T+1.3
13/10/1963 - I 100 Milhas de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS nº 25 - 1570cc - 3º na geral e 1º na cat. T-2.0
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo Giulietta TISS nº 25 - 1570cc -
T-1.6  2º Lugar
10/05/1964 - I 3 Horas da Barra - Barra da Tijuca/RJ Alfa Romeo Giulia TIS nº 28 - 1570cc - T+1.3  1º Lugar
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo Giulia TIS nº 28 - 1570cc -
6º na geral e 3º na cat. T+1.3
05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - TFL - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 28 - 1570cc - TFL  3º Lugar
19/07/1964 - I 6 Horas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo Giulia TIS nº 28 - 1570cc -
T+1.3  2º Lugar
30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Com  Emílio Zambello - Alfa Romeo GTZ nº 25 - 1290cc - 5º na geral e 3º na cat. T-1.3
07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Emilio Zambello - Alfa Romeo GTZ nº 25 - 1290cc -
21º na geral e 10º na cat. T-1.3
10/10/1964 - I Prêmio Simon Bolivar - Interlagos/SP - Com Emilio Zambello - FNM 2000 JK nº 25 - 1975cc - 7º na geral e 3º na cat. T+1.3
27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo Giulietta TISS nº 25 - 1570cc -
5º na geral e 4º na cat.T-1.6
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo GTZ nº 25 - 1290cc - 17º na geral e 7º na cat. T-1.3
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo GTZ nº 28 - 1290cc -
3º na geral e 2º na cat. T-1.3
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo GTZ nº 28 - 1290cc - 4º na geral e 2º na cat. T-1.3
15/08/1965 - I GP Rodovia do Café/PR - Curitiba-Apucarana-Curitiba - Alfa Romeo GTZ nº 28 - 1290cc -
6º na geral e 1º na cat. T-1.3
08/09/1965 - I Circuito de Vitória/ES - Alfa Romeo GTZ nº 28 - 1290cc - T-1.3  AB
19/09/1965 - I GP IV Centenário do Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ - Alfa Romeo GTZ nº 28 - 1290cc -
14º na geral e 5º na cat. T-1.3
24/10/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Com Ruggero Peruzzo - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc - T+1.3  2º Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Ruggero Peruzzo - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
16º na geral e 10º na cat. TFL - Motor fundido na volta 150 - Após a quebra passaram a guiar
junto com Marivaldo Fernandes e Emilio Zambello a Alfa Romeo Giulia n° 25, e nesse carro chegaram em  5° Lugar
19/12/1965 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Com Emilio Zambello - Alfa Romeo Giulia TIS nº 25 - 1570cc - 6º na geral e 4º na cat. TFL
20/03/1966 - Prêmio APVC - Grupo III - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
12º na geral e 2º na cat. T+1.3
21/04/1966 - III Etapa do Campeonato Paulista - G III - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc - T+1.3  1º Lugar
21/04/1966 - III Etapa do Campeonato Paulista - TFL - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
TFL  2º Lugar
01/05/1966 - II Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Marivaldo Fernandes - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc - T+1.3  1º Lugar
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Marivaldo Fernandes - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
T+1.3  2º Lugar
12/06/1966 - GP IV Aniversário APVC - TFL - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc - TFL  3º Lugar
03/07/1966 - Prêmio Aniversário ACESP - Turismo G-V - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
T+1.3  1º Lugar
10/07/1966 - GP Governador Negrão de Lima - Jacarepaguá/RJ - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc - 3º na geral e 1º na cat. T+1.3
07/09/1966 - IX 500 Km de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
3º na geral 1º na cat. T+1.3
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Emilio Zambello - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc - TFL  AB - Junta de cabeçote queimada.
18/12/1966 - I Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Emilio Zambello - Alfa Romeo Giulia TIS nº 23 - 1570cc -
6º na geral e 1º na cat. T+1.3
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc - 15º na geral e 5º na cat. T+1.3
23/04/1967 - III Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Emílio Zambello - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc -
21º na geral e 16º na cat. TFL
06/08/1967 - VII Circuito de Piracicaba - GV - Piracicaba/SP - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc - T+1.3  1º Lugar
06/08/1967 - VII Circuito de Piracicaba/SP - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc -
TE  1º Lugar
27/08/1967 - VI 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc - TE 1º  Lugar
21/10/1967 - I 300 Km de Goiânia/GO - Avenida Anhanguera - Alfa Romeo Giulia TIS nº 25 - 1570cc -
3º na geral e 1º na cat. T+1.3
24/03/1968 - Prova Governador Paulo Pimentel - Autódromo de Pinhais/PR - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc - TFL  1º Lugar
14/04/1968 - IV Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Francisco Lameirão - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc -
4º na geral e 2º na cat. TFL
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Cm Emilio Zambello - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc - 24º na geral e 8º n cat. TM
25/08/1968 - I 500 Km de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Emilio Zambello - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1750cc -
TFL  1º Lugar
08/12/1968 - II Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Mario Olivetti - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1570cc - TM  2º Lugar
10/08/1969 - II 500 Km de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo GTA nº 25 - 1570cc -
3º na geral e 2º na cat. TFL
13/12/1969 - III Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com José Ramos - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1840cc - 2º na geral e 1º na cat. TFL
19/04/1970 - VI Mil km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com José Renato "Tite" Catapani - Alfa Romeo GTA nº 94 - 1290cc -
6º na geral e 3º na cat. Div.3
01/05/1970 - I Etapa do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Com José Renato "Tite" Catapani - Alfa Romeo GTA nº 94 - 1570cc - Gr.2  1º Lugar
03/05/1970 - 200 Milhas de Interlagos/SP - Com José Renato "Tite" Catapani - Alfa Romeo GTA nº 94 - 1570cc -
Gr.2  3º Lugar
15/05/1970 - IV 24 Horas de Interlagos/SP - Com Emílio Zambello - FNM 2000 JK nº 25 - 2150cc - 5º na geral e 3º na cat. T-3.0
22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com José Renato "Tite" Catapani - Alfa Romeo GTA nº 94 - 1840cc -
4º na geral e 2º na cat. Div.3 - O atropelamento de um mecânico, que em meio ao nevoeiro atravessou a pista na saída da curva do Sol, foi que detonou sua vontade de parar, afinal já eram mais de 50 participações em provas.
04/07/1971 - IV 6 Horas de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA nº 23 - 1840cc - Div.5  AB - Abandono, cilindro quebrado.



Lulla Gancia                                                                                                                           

  Lulla e AlfaGiulia em 1967

Amália (Lulla)  Gancia nasceu na Itália, na cidade de Torino, e lá conheceu e se casou com Piero, e, já com o primeiro filho, veio para o Brasil em 1953, um ano após o marido.
 
No início da carreira de Piero Lulla se opôs à loucura do marido, até o dia que Piero a convenceu a dar uma volta na pista de Interlagos. A partir daquele dia Lulla sempre  acompanhou Piero nas corridas, tomou gosto, e após umas aulas com o marido começou a correr.

Fiat Abarth - Brasilia/66

Não fez muitas provas, pois além de não haver muitas provas femininas não era sua pretensão desenvolver uma carreira, só participar daquele universo.
Sua participação foi tão efetiva que foi eleita como vice-presidente da APVC em 69. E foi graças ao seu esforço que Interlagos passou por uma grande reforma, sendo reinaugurado em 29 de fevereiro de 1970, com uma prova internacional de Fórmula Ford.

      
 

Ao centro, a então primeira dama do estado (SP):
Leonor Mendes de Barros/1963

Provas que participou (só foi possível levantar quatro)

Prova do Batom (14/12/1963) Alfa Romeo Giulia -  3° Lugar

I G.P. Rodovia do Café - Curitiba/Apucarana/Curitiba - PR (15/08/1965)
Alfa Romeo Giulia -
Abandono por capotamento no Km. 56

Prova 4° Aniversário APVC (11/06/1966) Fiat Abarth
- Abandono por pane elétrica.
                                                                                                   
1000 Quilômetros de Brasilia (01/05/1966) com Felice Albertini - Fiat Abarth - 5° Lugar
Felice era motorista particular de Piero e vez ou outra também corria.


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