Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 11 de outubro de 2005.
 
Roberto Magalhães Gallucci
por Paulo Roberto Peralta

Nasceu em 12 de março de 1934 no Rio de Janeiro. Veio ainda garoto para São Paulo e começou cedo a comercializar automóveis, trabalhava na região da Av. Rio Branco em São Paulo, tradicional ponto, na época, de comércio de automóveis. Começou a correr em 1960, com 26 anos e já casado, morando então à rua França Pinto no bairro de Vila Mariana. Sua estréia foi com carro DKW Vemag fazendo dupla com o gaúcho Flavio Del Mese e não foi boa: capotou o carro. Mas não desistiu, voltou a correr com um carro Simca e foi primeiro em sua categoria em Poços de Caldas (MG). Excelente mecânico preparador, montou uma oficina própria no bairro de Pinheiros, à rua Cônego Eugenio Leite, só para seus carros e dos amigos mais próximos.

Gallucci em 1961

A partir do ano seguinte passou a correr regularmente, inicialmente com um carro FNM/JK em dupla com Antonio Carlos Aguiar; depois se inscreveu nos 500 Quilômetros de Interlagos de 1961 em dupla com Arnaldo Pacini na Maserati 250-F com motor Corvette com que Luiz Américo Margarido havia capotado no ano anterior e que havia sido comprada por Pacini e recuperada por Victor Losacco. Pacini estava inscrito em dois carros, o outro era uma Maserati Esporte com a qual faria dupla com Waldemar Santilli, que capotou nos treinos. Impressionado, Pacini desistiu de correr, mas Gallucci correu. O carro tinha assistência de Losacco e assim que soube de seu atropelamento nos boxes, Gallucci abandonou a prova.
Havia comprado a Ferrari Monza (cat. Esporte) de Paschoal Nastromagario, mas vendeu e comprou a Maserati 250F Mecânica Nacional, que era seu sonho, e a estreou em 1962.
Sua vida era muito controvertida, em 15 de janeiro de 1964, se envolveu numa discussão e acabou por matar a tiros seu desafeto, como foi legitima defesa acabou libertado e 
continuou nas corridas. Com os FNM/JK fez dupla também com o carioca Álvaro Varanda e o paulista Eugênio Martins, todos "feras". Outros "feras" com quem também  dividiu o volante foram Celso Lara Barberis e Bird Clemente, correram em dois carros, sua Lancia D20 e a
 Ferrari 250 de Celso, a prova 500 Milhas de Interlagos de 1962.                                        
Com a Maserati/Corvette Mecânica Nacional venceu a tradicional prova 500 Quilômetros por duas vezes: 1962 e 1963 (quando faleceu Celso Lara Barberis), no ano de 1964 não participou pois o regulamento foi alterado para carros de turismo e passou para o circuito completo, não mais o anel externo. 

Por essa época deu uma entrevista à revista Quatro Rodas onde dizia: 
"- Se as coisas continuarem assim, não correrei mais. É desperdício ter uma carretera e um Maserati/Corvette na garagem, para correr duas vezes por ano."
No ano seguinte, 1965, voltaram a ser admitidos os Mecânica Nacional, mas misturados com Turismo, uma verdadeira salada mista (veja aqui) e anel externo, então ele se inscreveu para  tentar o tricampeonato na prova.

Sete minutos = uma eternidade - 500Km/65

Mesmo fazendo uma corrida planejada para não ter parada de reabastecimento e estando já em segundo lugar, uma luz acendeu indicando que precisava de óleo, para não correr o risco de fundir aquela "motorzão" Gallucci parou e aí aconteceu o imprevisto: mesmo sendo atendido rapidamente o motor "apagou" e não queria pegar,  precisando ser empurrado várias vezes até funcionar de novo, foram os sete minutos mais longos da vida de Gallucci: caiu da segunda para para a sexta colocação. Depois da prova percebeu que a época daqueles carros havia acabado e como com os carros nacionais não teria como fazer frente às equipes de fábrica, que utilizavam carros e equipamentos importados e que não eram acessíveis aos independentes, abandonou a carreira.
Após abandonar as pistas ele continuou sua controvertida vida, se envolvendo com diversos negócios,  foi piloto de taxi-aéreo.
Também se separou da esposa Daisy, com quem tivera dois filhos.
      
Comenta-se que teve, entre outros negócios, uma fábrica de carrinhos para ambulantes no bairro do Cambuci, em São Paulo, e era sócio de um hotel, até falecer em 20 de setembro de 1987 aos 53 anos num acidente de avião.

Bi-campeão dos 500 Quilômetros de Interlagos (7 de setembro de 1963)

Volta de apresentação Após cruzar a linha de chegada Comemorando o bi

Principais participações em provas (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

03/07/1960 - II 24 Horas de Interlagos/SP - Com Flávio Del Mese - DKW Vemag nº 23 - 981cc - T-1.3 Capotou
1960 - IV Circuito de Poços de Caldas/MG - Simca - 1º na cat. T+1.6
03/06/1961- III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Antônio Carlos Aguiar - FNM/JK 2000 nº 22 - 1.975cc -
15º na geral e 11º na T+1.3
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4500cc - Mec. Nac. - Abandono
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Álvaro Varanda - FNM/JK 2000 nº 3 - 1.975cc -
TFL ND
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Eugênio Martins - FNM/JK 2000 nº 47 - 1.975cc - T+1.3 - Abandono
13/05/1962 - I 200 Milhas de Bagé/RS - Ford V-8 - 4.200cc -
TFL 6º Lugar
20/05/1962 - I Festival Automobilístico do ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc - Mec. Nac. ND
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Lancia D20 - 2.451cc -
T+1.3 ND
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Lancia D20 nº 2 - 2.451cc - 10º na geral e 4º na cat. T+2.0
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc -
Mec. Nac. 1º Lugar
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara Barra da Tijuca/RJ - Com Ignácio Terrana - Simca Chambord nº 51 - 2.432cc - 4º na geral e 3º na cat. T+2.0
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Bird Clemente/Celso Lara Barberis/Dráusio Brandão - Lancia D20 n° 1 - 2.451cc.  -
Abandono
Nessa prova participou em dois carros
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Bird Clemente/Celso Lara Barnberis - Ferrari 250 MM Coupê nº 10 - 2.953cc. - Abandono
27/01/1963 - G. P. Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre - RS - Chevrolet nº 62 - 4.500cc - TFL 4º Lugar
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Mário Olivetti - FNM JK 2000 - 1.975cc - T+1.3 ND
30/06/1963 - II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc -
Mec. Nac. 2º Lugar
Participou em duas corridas nesse dia.
30/06/1963 - II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Chevrolet nº 11 - 4.800cc - TFL ND
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc -
Mec. Nac. 1º Lugar
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Euclides Pinheiro - Chevrolet nº 28 - 4.800cc - 9º na geral e 6º na cat. TFL
27/09/1964 - I 250 Milhas de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc - Mec. Nac. 1º Lugar
11/10/1964 - I Prêmio John Kennedy - Interlagos - SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.436cc - Mec. Nac. 1º Lugar
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca - RJ - Com Walter Hahn Jr. - Simca Rallye nº 88 - 2.550cc -
6º na geral e 1º na cat. T+1.3
Participou em dois carros nessa prova.
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca - RJ - Com Ivo Noal - Simca Rallye nº 17 - 2.550cc - 15º na geral e 4º na cat. T+1.3
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Expedito Marazzi,/Walter Hahn Jr./Zoroastro Avon - Simca Rallye nº 88 - 2.550cc -
6º na geral e 2º na cat. T+1.3
Participou em dois carros nessa prova.
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Zoroastro Avon - Simca Rallye nº 87 - 2.550cc - 22º na geral e 5º na cat. T+1.3
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos Interlagos/SP - Com Ari Iasi - Willys Interlagos nº 1 - 998cc -
20º na geral e 10º na cat. T-1.3
15/08/1965 - I G.P. Rodovia do Café/PR - Curitiba/Apucarana/Curitiba - FNM 2000 JK nº 91 - 1.975cc - 17º na geral e 7º na cat. T+1.3
31/10/1965 - VIII 500 Km de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc -
6º na geral e 2º na cat. Mec. Nac.


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