Página acrescentada em 11 de outubro de 2005.
Roberto Magalhães Gallucci
por
Paulo Roberto Peralta
Nasceu
em 12 de março de 1934 no Rio de Janeiro. Veio ainda garoto para São
Paulo e começou cedo a comercializar automóveis, trabalhava na região da Av. Rio Branco em São Paulo,
tradicional ponto, na época, de comércio de automóveis. Começou a correr em 1960,
com 26 anos e já
casado, morando então à rua França Pinto no
bairro de Vila Mariana. Sua estréia foi com carro DKW Vemag fazendo dupla
com o
gaúcho Flavio Del Mese e não foi boa: capotou o carro. Mas não
desistiu, voltou a correr com um carro Simca e foi primeiro em sua
categoria em Poços de Caldas (MG). Excelente mecânico preparador,
montou uma
oficina própria no bairro de Pinheiros, à rua Cônego Eugenio Leite,
só para seus carros e dos amigos mais próximos.
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Gallucci
em 1961 |
A partir do ano seguinte passou a correr regularmente,
inicialmente com um carro FNM/JK
em dupla com Antonio Carlos Aguiar; depois se inscreveu nos 500 Quilômetros
de Interlagos de
1961 em dupla com Arnaldo Pacini na Maserati 250-F com motor Corvette
com
que Luiz Américo
Margarido havia capotado no ano anterior e que havia sido comprada
por Pacini e recuperada
por Victor Losacco. Pacini estava inscrito em dois carros, o outro
era uma Maserati Esporte com a qual faria dupla com Waldemar
Santilli, que capotou nos treinos. Impressionado, Pacini desistiu de
correr, mas Gallucci correu. O carro tinha assistência de Losacco e assim que soube de seu atropelamento nos boxes,
Gallucci abandonou a prova.
Havia comprado a Ferrari Monza (cat. Esporte) de
Paschoal Nastromagario, mas vendeu e comprou a Maserati 250F Mecânica Nacional, que
era seu sonho, e
a estreou
em 1962.
Sua vida era muito controvertida, em 15 de janeiro de 1964, se envolveu numa discussão e acabou por matar a tiros seu
desafeto, como foi legitima defesa acabou libertado e
continuou nas
corridas. Com os FNM/JK fez dupla também com o carioca Álvaro
Varanda e o paulista Eugênio
Martins, todos "feras". Outros "feras"
com quem também dividiu
o volante foram Celso Lara Barberis e
Bird Clemente,
correram em dois carros, sua Lancia D20 e a Ferrari 250
de Celso, a
prova 500 Milhas de Interlagos de 1962.
Com a Maserati/Corvette Mecânica Nacional venceu a tradicional prova 500
Quilômetros por duas vezes: 1962 e 1963 (quando faleceu Celso Lara
Barberis), no ano de
1964 não participou
pois o regulamento foi alterado para carros de turismo e passou para o
circuito completo, não mais o anel externo.
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Por essa época deu uma entrevista à revista Quatro Rodas onde dizia:
"- Se as coisas
continuarem assim, não correrei mais. É desperdício ter uma carretera e um Maserati/Corvette na garagem, para correr duas vezes
por ano."
No ano seguinte, 1965, voltaram a ser admitidos os Mecânica Nacional,
mas misturados com Turismo, uma verdadeira salada mista (veja
aqui) e anel externo, então ele se inscreveu para tentar o
tricampeonato na prova.
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Sete
minutos = uma
eternidade - 500Km/65 |
Mesmo fazendo uma corrida planejada para
não ter parada de reabastecimento e estando já em segundo lugar, uma luz
acendeu indicando que precisava de óleo, para não correr o risco de fundir
aquela "motorzão" Gallucci parou e aí aconteceu o
imprevisto: mesmo sendo atendido rapidamente o motor "apagou" e não
queria pegar, precisando ser
empurrado várias vezes até funcionar de novo, foram os sete minutos mais longos
da vida de Gallucci: caiu da segunda para para a sexta colocação. Depois da prova percebeu que a
época daqueles carros havia acabado e como com os
carros nacionais não teria como fazer frente às equipes de fábrica,
que utilizavam carros e equipamentos importados e que não eram
acessíveis aos independentes, abandonou a carreira.
Após abandonar as pistas ele continuou sua controvertida vida, se
envolvendo com diversos negócios, foi piloto de taxi-aéreo.
Também se separou da esposa Daisy, com quem tivera dois filhos.
Comenta-se que teve, entre outros negócios, uma fábrica de carrinhos para ambulantes no bairro do Cambuci, em São Paulo, e
era sócio de um hotel, até
falecer em 20 de setembro de 1987 aos 53 anos num acidente de
avião.
Principais participações em provas
(Com
a colaboração de Napoleão Ribeiro)
03/07/1960 - II 24 Horas de
Interlagos/SP - Com Flávio Del Mese - DKW
Vemag nº 23 - 981cc -
T-1.3 Capotou
1960 - IV Circuito de Poços de Caldas/MG - Simca -
1º na cat. T+1.6
03/06/1961- III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Antônio Carlos Aguiar
- FNM/JK 2000 nº 22 -
1.975cc -
15º na geral e 11º na T+1.3
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette
nº 11 - 4500cc -
Mec. Nac. -
Abandono
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Álvaro Varanda
- FNM/JK 2000 nº 3
- 1.975cc -
TFL ND
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Eugênio Martins - FNM/JK
2000 nº 47 -
1.975cc -
T+1.3 - Abandono
13/05/1962 - I 200 Milhas de Bagé/RS - Ford V-8 - 4.200cc -
TFL 6º Lugar
20/05/1962 -
I Festival Automobilístico do ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11 - 4.500cc -
Mec. Nac. ND
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Lancia D20 - 2.451cc -
T+1.3 ND
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Lancia D20 nº 2
- 2.451cc -
10º na geral e 4º na cat. T+2.0
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11
- 4.500cc -
Mec. Nac. 1º Lugar
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara Barra da Tijuca/RJ - Com Ignácio Terrana
- Simca Chambord nº
51 - 2.432cc -
4º na geral e 3º na cat. T+2.0
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Bird Clemente/Celso
Lara Barberis/Dráusio Brandão - Lancia D20 n° 1 -
2.451cc. - Abandono
Nessa prova participou em dois carros
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Bird
Clemente/Celso Lara Barnberis
- Ferrari 250 MM Coupê nº 10 - 2.953cc. - Abandono
27/01/1963 - G. P.
Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre - RS - Chevrolet nº 62
- 4.500cc -
TFL 4º Lugar
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Mário Olivetti - FNM JK
2000 -
1.975cc -
T+1.3 ND
30/06/1963 -
II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Corvette
nº 11 - 4.500cc -
Mec. Nac. 2º Lugar
Participou em duas corridas nesse dia.
30/06/1963 -
II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Chevrolet
nº 11 - 4.800cc -
TFL ND
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette
nº 11 - 4.500cc -
Mec. Nac. 1º Lugar
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Euclides
Pinheiro - Chevrolet nº 28 - 4.800cc -
9º na geral e 6º na cat. TFL
27/09/1964 - I 250
Milhas de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11
- 4.500cc -
Mec. Nac. 1º Lugar
11/10/1964 - I Prêmio John Kennedy - Interlagos - SP - Maserati/Corvette
nº 11 - 4.436cc -
Mec. Nac. 1º Lugar
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca - RJ -
Com Walter Hahn Jr. - Simca
Rallye nº 88 - 2.550cc -
6º na geral e 1º na cat. T+1.3
Participou em dois carros nessa prova.
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca - RJ -
Com Ivo Noal - Simca
Rallye nº 17 - 2.550cc -
15º na geral e 4º na cat. T+1.3
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Expedito Marazzi,/Walter Hahn Jr./Zoroastro Avon - Simca Rallye nº 88
- 2.550cc -
6º na geral e 2º na cat. T+1.3
Participou em dois carros nessa prova.
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Zoroastro Avon - Simca Rallye
nº 87
- 2.550cc -
22º na geral e 5º na cat. T+1.3
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos Interlagos/SP - Com Ari Iasi - Willys Interlagos
nº 1 - 998cc -
20º na geral e 10º na cat. T-1.3
15/08/1965 -
I G.P. Rodovia do Café/PR - Curitiba/Apucarana/Curitiba - FNM 2000 JK
nº 91 - 1.975cc -
17º na geral e 7º na cat. T+1.3
31/10/1965 - VIII 500 Km de Interlagos/SP - Maserati/Corvette nº 11
- 4.500cc -
6º na geral e 2º na cat. Mec. Nac.
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