Página acrescentada em 02 abril de 2005. por Paulo Roberto Peralta
Nasceu
em Porto Alegre (RS), no dia 11 de janeiro de 1942.
Correu
em junho de 1961 a "II 24
Horas de Interlagos" em dupla com
Aldo Costa com um Simca Chambord e chegaram em um belo 6º lugar.
Sua estréia "solo" foi na prova "IV Circuito Cidade de Pelotas" com
um Renault Dauphine em novembro de 1961, resultado desconhecido. Com carreteras sua primeira corrida foi em 1962 com um Chevrolet/Corvette na " Prova Porto Alegre-Torres", onde conseguiu um ótimo 2º lugar atrás de Catharino, seu pai. Depois participou de duas provas com o Renault Dauphine, abandonou uma e chegou em 2º lugar na outra, o lendário "Circuito da Pedra Redonda". Em outubro participou do "IV Quilômetro de Arrancada de Porto Alegre" com carretera Chevrolet obtendo o 2º lugar.
Em novembro aconteceu sua primeira vitória, foi no “I Festival de Recordes”, prova entre Guaíba/Camaquã (ida e volta), no qual bateu a marca de 193 Km/h com uma carretera Ford que antes pertencia à seu pai, sua média foi de 196,775 Km/h, recorde a nível nacional em carreteras.
Começou
o ano de 1963 participando já no mês de janeiro do "GP Estrada da
Produção, no trecho entre Carazinho e Porto Alegra. Inicialmente
previsto para o dia 19 mas em virtude das fortes chuvas durante a
semana que impediam a conclusão das obras de alguns trechos da nova
rodovia, o GP foi adiado para o dia 27.
Em 1964 foi um dos pilotos da equipe Willys que participaram, entre 26 de outubro e 16 de novembro, da prova de resistência do Renault Gordini em Interlagos onde foram batidos e estabelecidos diversos recordes de distancia e tempo de permanência na pista: rodaram 51.233 Km em 22 dias na média de 97,03 Km/h, sem parar.
Diversas
provas ele disputou correndo contra o pai e/ou o tio, outras correu
em parceria com o pai, tricampeão da prova “Mil Milhas Brasileiras”
em Interlagos (1956, 1958 e 1959), todas em parceria com
Breno Fornari.
Em 23 de janeiro de 1966 na 12ª edição da "Prova Antoninho
Burlamaque", entre Cachoeirinha/Capão da Canoa, seu destino foi
estabelecer mais um recorde de velocidade: percorreu o percurso com
a Carretera Chevrolet n° 2 em apenas 49m e 47s.
Em 1967 não participou de nenhuma corrida.
Em 1968
correu apenas 2 provas, sendo uma delas o “VI 500 Quilômetros de
Porto Alegre” (RS) que foi a última prova de sua carretera Ford,
perdeu apenas para uma BMW pilotada por
Chico Landi e Jan Balder da
Equipe CBE de Eugenio Martins, e
a outra foi a “III 12 Horas de Porto Alegre” em parceria com
Catharino, naquela que foi talvez a última corrida de seu pai, com
um Ford Corcel Bino cedido pela equipe Bino-Ford para promover o
lançamento daquele modelo.
Em 1972
apesar de ter anunciado o fim de suas participações em corridas, ele
fez uma participação na prova “V 12 Horas de Porto Alegre” formando
trio com os irmãos Afonso e Ivan Iglesias em um Chevrolet Opala: Em 1973 ele novamente voltou às pistas, mas dessa apenas vez para prestigiar a inauguração do Autódromo de Cascavel (PR), correu de novo com um Chevrolet Opala e com um 4º lugar.. Depois de largar as provas e as pistas continuou envolvido com carros, era dono de um posto de combustíveis em Porto Alegre que tinha o nome de seu pai e era o local onde guardava seus troféus e relíquias daqueles tempos. O Autódromo de Tarumã, em dezembro de 2000, passou a se chamar "Circuito Catharino Andreatta" e foi Vitório quem descerrou a placa comemorativa, em uma justa homenagem à seu pai, um dos maiores pilotos do Rio Grande do Sul.
Em sua
última entrevista à uma revista, ao ser questionado se tivera um
ídolo, respondeu:
Participações em provas (com a colaboração de Paulo Roberto Renner - RS) 03/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos - com Aldo Costa - Simca Chambord n° 33 - 2.432cc. - 6° lugar 26/11/1961 - IV Circuito “Cidade de Pelotas/RS - Renault Dauphine n° 53 - 845cc. - Classif. não lembrada 04/03/1962 - I Prova Porto Alegre-Torres/RS - Carretera Chevrolet/Corvette n° 4 - 4.500 cc. - 2° lugar (1ª corrida de carretera) 06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - com Clóvis Moraes - Renault Dauphine 845cc - AB 23/09/1962 - I Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre/RS - Carros Nacionais - Renault Dauphine 845cc. - 2º lugar 14/10/1962 - IV Quilômetro de Arrancada de Porto Alegre/RS - Avenida Farrapos - Carretera Chevrolet n° 2 - 4.500 cc. - 2° lugar 18/11/1962 - I Festival de Recordes - Guaíba/Camaquã/RS - Carretera Ford n° 6 - 4.200cc. - 1° lugar 27/01/1963 - G. P. Estrada da Produção - Carazinho/Porto Alegre/RS - Carretera Ford n° 4 - 4.200cc. - 1° lugar 11/08/1963 - II 6 Horas de Pelotas - com com Antonio Tergolina - Simca n° 53 - 2.432cc. - 4° lugar na Classe C 23/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos - com Antonio Tergolina - Carretera Ford n° 6 - 4.200cc. - 5° na geral e 4° na cat.TFL 15/12/1963 - II 500 Milhas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - com Wilsinho Fittipaldi - Willys Interlagos n° 21 - 998cc. - 1° lugar (estréia na equipe Willys) 16/02/1964 - III Circuito da Cidade de Torres/RS - Renault 1093 - 845cc. - 4° na geral e 2° na cat. T-850 24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília DF - Trampolim do Eixo - com Rodolfo Olival Costa - Willys Interlagos n° 21 - 998cc. - 4° na geral e 3° na cat. T-1.3 14/06/1964 - III 6 Horas de Pelotas/RS - com Luiz Fernando Andreatta - Renault Gordini 1093 845cc - ND 15/08/1964 - I Mil Quilômetros de Interlagos - com Catharino Andreatta - Carretera Chevrolet n° 2 - 4.800cc. - 12º na geral e 9º na cat. TFL 23/08/1964 - II Festival de Records - Guaíba/Pelotas/RS - Carretera Chevrolet n° 78 - 4.800cc - 2° lugar 30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos - Renault 1093 n° 41 - 845cc. - 7° na geral e 2° na cat. T- 850 18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - com José Carlos Pace - Willys Interlagos n° 21 - 998cc. - 2° na geral e 2° na cat. T-1.3 27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos - com Catharino Andreatta - Carretera Chevrolet n° 2 - 4.500cc. - 20º na geral e 8º na cat, TFL 26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - com Carol Figueiredo e José Carlos Pace - Willys Interlagos n° 12 - 998cc. - 7° na geral e 3° na cat. T-1.3 27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Catharino Andreatta - Carretera Chevrolet n° 2 - 4.500cc. - AB - 27° na geral e 13° na cat. TFL (pelo nºde voltas) 23/01/1966 - XII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Gravataí/Capão da Canoa - Carretera Chevrolet n° 4 - 4.800cc. - 1° lugar 11/08/1968 - VI 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Circ. Pedra Redonda - Carretera Ford n° 4 - 4.200cc. - 2º lugar 22/12/1968 - III 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - com Catharino Andreatta - Ford Corcel Bino n° 2 - 1.440cc. - 7º na geral e 3º na cat. T-1.6 27/07/1969 - Rodovia Presidente Kennedy - Lageado/RS - Ford Corcel Bino n° 2 - 1.440cc. - 11° na geral e 2° na cat. T-1.6 03/01/1971 - 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho (70) - 1301 a 1600 - Autódromo de Tarumã/RS - VW Sedan n° 2 - 1.584cc. - 3° lugar 18/03/1971 - 4 Horas de Tarumã/RS - com Maurício Rosemberg - VW Sedan n° 2 - 1.584cc. - 2° na geral e 1° na cat. T-1.6 06/06/1971 - 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho (71) - Tarumã/RS - VW Sedan n° 2 - 1.584cc. - cat. T-1.6 - 2° lugar 26/09/1971 - IV 12 Horas de Porto Alegre/RS - Autódromo de Tarumã - com Vladimir Soares - VW Sedan n° 2 - 1.584cc. - 8° na geral e 6° na cat. T-1.6 17/10/1971 - 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Autódromo de Tarumã - com Vladimir Soares - Div. 3 - VW Sedan nº 2 - 1.584cc. - AB 09/10/1972 - V 12 Horas de Porto Alegre - Autódromo de Tarumã - com Afonso Iglesias/Ivan Iglesias - Chevrolet Opala nº 85 - 3.769cc - ND 22/04/1973 - Inauguração do Autódromo de Cascavel/PR - Div. 3 - Chevrolet Opala 3.769cc - 4° lugar |
||||||||||||||||||||||||||||||||