Página acrescentada em 22 de outubro de 2005.
Waldemar Santilli
por
Paulo Roberto Peralta
Clique aqui e veja uma entrevista com esse ex-piloto, em
1961
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1960 |
Nasceu
no bairro da Lapa em São Paulo no dia 14 de julho de 1926. Filho de
Antonio Santilli, que tinha uma oficina mecânica e onde cedo começou
a trabalhar, tomando gosto pela mecânica, depois foi trabalhar em
oficinas de retífica e se especializando nessa atividade, até que em
7 de junho de 1951, aos 25 anos de idade, abriu em sociedade com os
irmãos Afonso e Nelson e mais quatro tios uma oficina especializada
em retifica de motores, a Retífica Eclipse no bairro da Lapa. Dizia:
“...juntamos
capital e força, mais força que capital”,
pois como todos já haviam trabalhado em diversas retíficas tinham
muita experiência acumulada.
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1956
- Com Pontiac - Premio Benedicto Lopes |
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1956 - O
carro Eclipse Especial/Ford pronto |
Seu tio
Alfredo Santilli já havia andado na pista de Interlagos em 1940,
uma participação eventual, e reiniciado em 1956, e quando um dia foi
com seu Pontiac Hidramático assistir à um treino do tio em 1956 e só
por brincadeira, já que na época o controle de acesso à pista não
era muito eficiente, colocou o carro na pista para experimentar a
sensação, gostou tanto que se inscreveu para a prova do final de
semana seguinte, "Premio Benedicto Lopes", prova em prol desse
pioneiro piloto campeneiro, resultado da aventura: câmbio quebrou e
não terminou a prova, mas foi contaminado pelo vírus da velocidade.
Tinha 30 anos de idade, era casado e tinha 2 filhos, depois nasceu
mais um.
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1957 -
Anuncio |
1957 -
Visita de Fangio |
A
Retifica Eclipse acabou por virar uma referência entre os
automobilistas da época e até Juan Manuel Fangio em uma visita ao
Brasil no ano de 1957, já pentacampeão mundial de F1, fez questão de
visitá-la.
Seu tio Alfredo Santilli,
também automobilista, pela pouca diferença de idade (5 anos) era as
vezes identificado pela imprensa da época como seu irmão.
Em fins
de 1956, Pedro Santalucia, dirigente do ACB, mas que trabalhava na
Retífica Eclipse estava preparando uma prova comemorativa aos 49
anos do ACB e sugeriu à ele que participasse da prova, ele já vinha
mesmo construindo na oficina de seu pai, excelente mecânico, um
carro Mecânica Nacional com motor Ford. Como essa nova atividade
combinava com sua atividade profissional, começou a correr, mas
sempre de forma amadora, apenas pelo prazer, sem pretensão de fazer
carreira.
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1956 -
Experimentando a carretera nova |
Para a
“I Mil Milhas Brasileira” de 1956 comprou uma carretera Cadillac no
Rio Grande do Sul, o berço das carreteras, e fez dupla com seu tio
Alfredo Santilli, mas um
problema com a roda dianteira tirou-lhes a chance de uma boa
colocação, chegaram em 11º lugar.
Repetiram a dupla também no ano seguinte na “II Mil Milhas
Brasileiras” (1957).
No campeonato paulista de 1957 quem usou a carretera e foi campeão
na categoria, foi Alfredo Santilli.
Waldemar dedicava-se com mais interesse à categoria Mecânica
Nacional, mas num gesto de desprendimento cedeu seu Eclipse Especial
para Thomas Aquino Maciel Neto correr na 3ª Etapa do Campeonato
Paulista:
"... como se sabe o sr. Thomaz
Aquino Maciel Neto, diretor do Conselho Municipal de Esportes, além
de grande incentivador de todas as modalidades
esportistas, é também um destacado piloto. Fez sua a estréia
recentemente numa das primeiras provas do Campeonato Paulista de
1957 pilotando o carro de Waldemar Santilli, tendo sido infeliz
devido a defeitos mecânicos..."
- A Gazeta Esportiva (04/09/1957)
Com o
irmão Nelson correu em dupla as duas primeiras edições do “500
Quilômetros”, estreando o motor Willys na edição de 1957 (a Willys
era patrocinadora da prova e cedeu um motor para ele usar), ai
correu na categoria Mecânica Nacional abaixo de 2.500cc, não mais na
Força Livre.
Seu irmão Nelson nasceu em 1928 e foi também um dos sócios
fundadores da Retífica Eclipse, fez três corridas, todas em parceria
com Waldemar. Faleceu em 1987 aos 59 anos de idade.
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1957 - 500
Quilômetros de Interlagos
Preparando o novo motor |
1957 - 500
Quilômetros de Interlagos
Volta de apresentação |
1957 - 500
Quilômetros de Interlagos
Curva do Esse, antiga |
1957 - 500
Quilômetros de Interlagos
Cruzando a reta em Interlagos |
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1958 - O
novo Eclipse Especial |
1958 - Mil
Milhas Brasileiras - Quebra |
Em 1958
com seu novo Eclipse Especial, também construído na oficina e sob
supervisão de seu pai, Antônio, equipado equipado com motor Cadillac
participou do "II 500 Quilômetros de Interlagos" e depois da prova
de inauguração do novo circuito da Barra da Tijuca no Rio de
Janeiro.
Encerrou esse ano participando da "III Mil Milhas Brasileiras" em
parceria com seu irmão Nelson em uma carretera Chevrolet, mas não
concluíram prova. Para essa corrida ele.pegou um Chevrolet e o
depenou, instalou motor Corvette transformando-o em uma carretera,
mas não concluiu a prova, sofreu a prova todo com superaquecimento.
Após participar remontou o carro e vendeu.
1959 -
Waldemar não participou de nenhuma prova..
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1960 -
GP Juscelino Kubitschek - Retão |
1960 -
GP Juscelino Kubitschek -
Retorno |
1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos |
1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos |
1960 ele
retornou na prova da inauguração de Brasília, o “GP Juscelino
Kubitschek” para carros de Mecânica Nacional e Esporte, correndo
juntos mas com classificação em separado, ficou em 17º lugar na
geral. Depois só participou do “III 500 Quilômetros de Interlagos”
com esse novo carro em dupla novamente com seu irmão Nelson. Vendeu
o outro carro com motor Willys.
Nesse mesmo ano, para encerrar o ano e participar da “V Mil Milhas
Brasileiras” pegou um carro Ford V8 e o transformou em carretera,
depenando o possível para perder peso e preparando muito bem o
motor, dessa vez fez dupla com seu tio
Alfredo Santilli, mas também
não concluiu a prova. Após a corrida o carro foi todo remontado e
vendido.
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1960 - V Mil
Milhas Brasileiras
Afinando o motor |
1960 - V Mil
Milhas - Com
Chico Landi e Nelson Santilli |
1960 - V Mil
Milhas Brasileiras
Carretera Ford V8 |
1960 - V Mil
Milhas Brasileiras
Carretera Ford V8 recolhida nos boxes |
Waldemar
dizia numa entrevista a um jornal em fins de 1960 que escolhera a
categoria Mecânica Nacional devido às dificuldades na aquisição e
manutenção dos carros esporte:
“-...a Mecânica Nacional é a categoria que a gente ainda pode
competir sem ter despesas fora do alcance."
Ainda
nessa entrevista questionado sobre seus adversários respondeu:
“- Todo competidor entra para lutar, por isso respeito todos. Pela
técnica Fangio, para mim, foi o máximo.”
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1961 -
Maserati caida atrás da Curva 3 |
Em 1961
foi convidado por Arnaldo Pacini para correr o “IV 500 Quilômetros
de Interlagos” em dupla.
Pacini havia inscrito dois carros: uma Maserati/Corvette Esporte que
havia sido de Juan Manoel Fangio e uma Maserati/Corvette Mecânica
Nacional que havia comprado de Luiz Américo
Margarido depois dele capotar no ano anterior e que fora
recuperada por Victor Losacco.
Waldemar escolheu então o Mecânica Nacional, categoria à qual havia
dedicado a maior parte de sua carreira, mas esse carro já estava
prometido para
Roberto Gallucci, então só
restava o carro esporte. E foi num dos treinos para "pegar o jeito
do carro" que Waldemar se desgovernou e passou reto na curva 3 (da
pista antiga), causando, por muita sorte, só ferimentos leves.
Geralmente quem se acidentava naquela curva era de forma grave ou
fatal. (veja detalhes desse
acidente clicando aqui)
“- Comecei com uma brincadeira, e como gostei fiquei até hoje... o
perigo existe sempre em todas as competições, porém nem sequer
pensamos nele, porque se assim o fizéssemos não estaríamos presente
na corrida...”
Reportagem de 1960, antes de seu acidente.
Esse carro depois do acidente ficou por vários anos num canto de sua
oficina sem nunca ter sido consertado, até ser (parece) vendido no
ano de 1970.
Foi aí então que aos 35 anos de idade decidiu parar de correr e
encerrou definitivamente sua carreira automobilística, mas continuou
na Retifica prestando assistência aos amigos conquistados durante
sua carreira, em uma publicação da época tem anotado:
“Waldemar
Santilli, comedido, sempre irradiando simpatia e cercado de
amigos...”.
Waldemar
faleceu em 26 de agosto de 1984 aos 58 anos de idade. Seus filhos
deram continuidade à Retífica Eclipse, no Bairro da Lapa em São
Paulo por muitas decadas..
Participações em provas
(com
a colaboração de Napoleão Ribeiro)
12/08/1956 - I Prêmio
Benedicto Lopes - Interlagos/SP - Pontiac (Hidramático) nº 58 - Tur.
-
AB = Quebra do câmbio
16/09/1956 - Prova 49° Aniversário do ACB - Interlagos/SP - Eclipse
Especial Ford nº 19 - 3.917cc - Cat. Mec. Nac. -
4º Lugar
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Alfredo
Santilli - Cadillac nº 90 - 5.442cc -
11º Lugar
09/02/1957 - Abertura do Campeonato Paulista - Mec. Nac.-
Interlagos/SP - Eclipse Especial Ford nº 32 - 3.917cc -
AB
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Mec. Nac.-
Interlagos/SP - Eclipse Especial Willys nº 26-A - 2.190cc -
7º na geral e 2º na cat.
MN-2.5
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Nelson
Santilli - Eclipse Especial Willys nº 19 - 4.500cc -
9º Lugar
23/11/1957 -
II Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP - Com Alfredo Santilli - Cadillac nº 96
- 5.200cc -
AB
01/12/1957 - VI
Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Eclipse Especial
Cadillac nº 26 -
9º lugar
21/06/1958 - I GP Cinqüentenário da Imigração Japonesa -
Interlagos/SP - Cat. TFL - Cadillac nº 96 - 5.290cc -
3º na geral e 2º na cat.
TFL
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Nelson
Santilli - Eclipse Especial Cadillac nº 26 - 5.290cc -
17º na geral e 15º na
cat. Mec. Nac.
28/09/1958 - Inauguração Circuito da Barra da Tijuca/RJ - Cat. Mec.
Nac. - Eclipse Especial Cadillac nº 26 - 5.290cc -
6º Lugar
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Nelson
Santilli - Chevrolet nº 26 - 4.500cc -
AB
23/04/1960 - I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul -
Brasília/DF - Eclipse Especial Cadillac nº 26 - 5.290cc -
11º na geral e 5º na
cat. Mec. Nac.
(corrida em conjunto com a
categoria esporte)
07/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Eclipse Especial
Cadillac nº 26 - 5.290cc -
AB
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Alfredo
Santilli - Ford V-8 nº 84 - 4.200cc -
AB
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