Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 15 de abril de 2008

Caetano Damiani
por Paulo Roberto Peralta

Clique aqui e veja uma entrevista ao vivo com esse ex-piloto, em 2013
 

Caetano e Peralta - 12/2007

Abril de 1958

Nasceu no dia 10 de junho de 1929 em Guarulhos (SP). era o segundo em seis irmãos. Cursou o primário em São Miguel Paulista, mudaram-se novamente para Guarulhos e seu pai comprou um caminhão para puxar lenha.
No tempo do curso ginasi
al ficou conhecendo através de jornais e revistas Juan Manuel Fangio (duas vezes Campeão Argentino de Turismo Carretera, em 1940 e em 1941), costumava comprar a revista “El Gráfico" para acompanhar a carreira do ídolo.
Seu irmão mais velho era quem guiava o caminhão e o deixava guiar um pouco, mas seu interesse maior era por mecânica, então assim que pode começou a trabalhar como ajudante e passando por algumas oficinas foi aprendendo. Quando completou 18 anos tirou carteira de habilitação e abriu, com um sócio, sua primeira oficina mecânica, no Bairro da Penha em São Paulo, mudaram depois para Vila Augusta em Guarulhos, na casa do sócio, onde ficou conhecendo sua futura esposa, a irmã do sócio. Quando em 1956 desfizeram a sociedade abriu oficina própria no centro de Guarulhos.

Abertura do Camp. Paulista 1957
Acervo: Guliherme Santilli

Ficou conhecendo Edmundo “Dinho” Bonotti que pretendia fazer uma carretera. Numa oficina na Penha Dinho desmontou o carro, tirou a carroceria, instalou um motor 235” de caminhão, 6 cilindros, mas desistiu e Caetano comprou o carro, levou para sua oficina e concluiu o trabalho. Como gostava de corridas resolveu se inscrever na prova “Premio Benedicto Lopes” em agosto de 1956, com 27 anos estreou com uma vitória. Depois dessa prova vendeu a carretera para 
Luiz Américo Margarido
e montou outra a partir de um Ford 1934. Em março de 1957, aos 28 anos, se casou, viveram juntos por 25 anos até ela falecer, mas não tiveram filhos.

23/07/1957 - III Prova do Cinquentenário do  ACB
Ao lado sua ex carretera, vendida ao Margarido
Acervo: Rui Pastor

Fez o campeonato de 1957 com essa carretera, nº 69, mas para a “Mil Milhas” fez uma adaptação np tanque tentando evitar que o motor fervesse, correu em dupla com o “Dinho” Bonotti que usou o apelido de Gino Borgesa (personagem de um piloto de F1 interpretado pelo ator Kirk Douglas no filme “The Racers” de 1955).
“-
Mudamos o tanque, ao invés de gasolina era água, e o de gasolina era dentro do carro, adaptamos uma bomba ali perto da cambio. Não adiantou, ferveu até o tanque, chegamos em 27º lugar”.
Para o campeonato de 1958 o amigo Camillo Christofaro, que ainda não tinha carretera, emprestou um motor Ford com equipamento Ardun.
“- O Dinho foi lá, pegou o motor e trouxe para a oficina. O motor era tão grande que precisou modificar até a caixa de direção”.  
Fez a 1ª prova do campeonato de 1958, retornou ao motor original e vendeu para Antanas Bernotas, irmão de Dna. Juze Fittipaldi, ou seja, tio de Emerson Fittipaldi.

500 Km/58 - Alinhados para a largada
Livro "Interlagos" de Paulo Scali

Em 1958 só voltou a correr na prova “ 500 Quilômetros de Interlagos”, em dupla com Dinho no “Camillo Especial/Corvette”, emprestado, uma vez que o Camillo estreava seu novo carro, um Alfa Romeo/Corvette, mas Dinho capotou o carro na curva 3 (circuito antigo) na volta 38/154.  Desta vez Dinho correu com o apelido de “Piloto H”.
Como estava sem carro fez dupla com Ivo Rizardi na “Mil Milhas Brasileiras”, mas preparou a carretera  em sua oficina e ela recebeu o numero 88 (Rua João Gonçalves, 88)
Em 1959 só participou da “Mil Milhas Brasileiras”, Ivo comprou a carretera dos irmãos Romano, que era a carretera com que o Djalma Pezzolato falecera num acidente durante a “Mil Milhas Brasileiras” de 1957, e os Romano a capotaram novamente em 1958, vendendo em seguida.
Ivo lhe propôs: comprava a carretera e ele a reformava.
“- Aí levei o carro para a oficina, o carro estava todo batido, precisamos trocar até chassi, imagina! Quando faltava dois meses para a “Mil Milhas” começamos a andar na Dutra, os guardas cronometravam, sabe, os guardas viraram amigos da gente. Quando faltava um mês começamos a andar em Interlagos, o carro fazia os melhores tempos".
Em 1960 tinha comprado um terreno na mesma rua e transferido a oficina para lá, ainda estava sem carro e não correu.
Em 1961 voltou a fazer parceria com Ivo Rizzardi, carretera nº 2, na “Mil Milhas Brasileiras”, depois Ivo vendeu a carretera para Roberto Gallucci.
Em 1962 e 1963 não correu porque não tinha carro, mas Dinho comprou um carro Chevrolet 1934 e se associaram para fazer uma carretera, começaram mas logo se desentenderam e Caetano propôs que um deles comprasse a parte do outro.
”-
Aí ele comprou a minha. Gostei, queria vender mesmo, precisava de dinheiro”.
Dinho levou para o Nelson Brizzi fazer, mas ele não terminava, levou então para o Bonini fazer e resolveu construir também uma carroceria de “charuto”, Mecânica Nacional, no chassi da carretera, ficaria intercambiável
“-
Essa carroceria charuto foi o Bonini que fez, o último a fazer o carro foi o Luciano Bonini. Aí ele fez o “charuto” e Dinho começou a treinar, gastou uma nota, ele gostava. Aí ele foi treinar para os 500 Quilômetros de 1963 e aconteceu o acidente fatal. Depois o Bonini trocou a carroceria, pôs de volta a carretera e eu adquiri o carro da viúva.

Prêmio Victor/1964

Depois que comprou a carretera voltou a correr e reestréia no GP Roge Ferreira (08/03/1964), novamente com vitória e recorde da pista, sagrou-se campeão paulista de 1964 e em janeiro de 1965 recebeu o Prêmio Victor, ofertado pela revista Quatro Rodas, das mãos de seu ídolo de juventude, Juan Manuel Fangio, então já penta-campeão mundial de F1.
Em 1964 a última corrida que participou foi a "1000 Quilômetros de Interlagos" ao lado de "Zé Peixinho" (José dos Santos Filho) e a primeira de 1965 foi a "1600 Quilômetros de Interlagos" ao lado do então jovem e promissor piloto Eduardo Celidonio, foi sua primeira corrida numa carretera, chegaram em segundo na categoria.
Jair de Mello Vianna havia comprado a carretera de Irani Iervolino e ia correr em dupla com o Camillo a “Mil Milhas Brasileiras” de 1959, mas a caminho de um treino (as carreteras tinham placa, iam andando até a pista), bateram e o Jair morreu, Camillo e três mecânicos se feriram, aí 
          
a carretera foi vendida, mas na véspera da corrida a mãe colocou fogo no carro, era contra o filho correr de automóvel. Caetano comprou a carretera, uma Chevrolet 1940, toda queimada, sem motor, levou para a oficina, tirou a carroceria, reduziu o chassi em 20 cm. entre eixos, Dinho arrumou peças, depois venderam para Victório Azzalin que em dupla com Justino de Maio, correram e venceram a “Mil Milhas Brasileiras” de 1965 com ela.

1600 Km/65
Paulo Trevisan - Associação Cultural
Museu do Automobilismo Brasileiro

"- Em 65 nós fomos preparados para ganhar a “Mil Milhas”, que era o máximo! Eu queria ganhar uma Mil Milhas. Fiz dupla com o Bica Votnamis, quebramos, não podia mais desembrear, aí empurramos do box e eu corri o resto da corrida toda em 4ª. Aí recuperamos terreno, se tivesse mais umas 2 voltas nós teríamos ganho a corrida”.
Ficaram em segundo lugar.

Chevrolet/Corvette # 34 em 1964

Em 1965 participou, ainda em dupla com Bica Votnamis, da “250 Milhas de Interlagos”, realizada no sentido horário, inverso ao anti-horário tradicionalmente usado, terminaram em 2º lugar.
Depois de participar, sem muito animo, de
duas provas do campeonato paulista de 1966, na terceira etapa preferiu ficar em Guarulhos num evento de kart, então desistiu e vendeu a nº 34 para Justino de Maio, que correu em dupla com Décio D’Agostino, e seu parceiro no ano anterior, Victório Azzalin, com o jornalista e piloto Expedito Marazzi.

Mil Milhas/66
Acervo: Centro de Memória Bardahl

Em 1966 Bica Votnamis o convenceu a formar dupla com ele para participar da “VIII Mil Milhas Brasileiras”, correram com uma carretera do Bica que levou o nº 34, mas não concluíram, quebrou a caixa de direção. 
No inicio de 1967 participou, novamente em dupla com Bica, da “IV 12 Horas de Interlagos”, que acabou sendo sua última corrida, tinha 36 anos e 9 meses de idade. Para a “Mil Milhas Brasileiras” de 1967 Bica construiu um estranho protótipo, o “Caçador de Estrelas” onde o piloto ia sentado à frente do eixo dianteiro, e Caetano foi convidado a formar dupla.
“-
O Bica fez o carro na medida dele, fez a medida dos pedais tudo pra ele, ele era grandão e eu, baixinho, eu não podia guiar o carro, e outra coisa, as tuas pernas eram o pára-choque, o motor traseiro, atrás do banco, eu achei aquilo..., não sei, eu me recusei a correr com ele". (o carro).
Desiludido parou e partiu para o kart, comprou três karts, um Silpo, um Mini e outro fabricado em Guarulhos por um mecânico, montou equipe que tinha um sobrinho seu que pilotava e ele às vezes também corria.
Por volta de 1970, vendeu seu terreno na Rua João Gonçalves e alugou outro menor na mesma rua e montou loja de automóveis, ficou com a loja por aproximadamente 10 anos vendendo automóveis.
“-
Eu gostava de oficina, nunca devia ter largado, nasci para guiar automóvel e consertar automóvel”.
Hoje, aposentado, vive em Caraguatatuba, litoral paulista.  

Homenagem numa prova de Kart
em Caraguatatuba (11/03/2007)

Ao lado de alguns dos troféus
guardados em Guarulhos (SP) - 2007

A famosa 34 sendo preparada em 1964
 

Clique aqui e veja uma entrevista ao vivo dele em 2013.

Participações em provas

12/08/1956 - Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet(6 cil) 3.850 ccnº 69 - TFL - 1º Lugar
10/02/1957 - I Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 69 - TFL - 4º Lugar
06/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 69 -
11º na geral e 7º na TFL 
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 69 - TFL - AB
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 69 -
10º na geral e 6º na TFL
19/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 69 - 3º na geral e 2º na TFL
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 88 - c/Gino Borgesa (Dinho Bonotti) -
TFL - 27º Lugar
30/11/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Carretera Ford 3.917cc nº 69 - TFL - AB
20/04/1958 - Prova Sulamericana - TFL - Interlagos/SP - Carretera Ford/Ardun 3.917cc nº 69 -
TFL - 4º Lugar
07/09/1958 - II 500 Km de Interlagos/SP - Camillo Especial/Corvette 4.500cc nº 68 - c/Piloto H (Dinho Bonotti) - 24º na geral e 20º na MN
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 88 - c/Ivo Rizzardi -
5º Lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 88 - c/Ivo Rizzardi - 6º Lugar
1960 - não correu
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 2 - c/Ivo Rizzardi -
5º Lugar
1962 - não correu
1963 - não correu

08/03/1964 - GP Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - TFL - 1º Lugar
26/04/1964 - Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 -
TFL - AB
05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - TFL - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - TFL - 1º Lugar
15/08/1964 - 1000 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - c/Zé Peixinho (José dos Santos Filho) -
7º na gerral e 3º na TFL
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - c/Eduardo Celidonio - 8º na geral e 2º na TFL
25/07/1965 - Prova 3º Aniversário APVC - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 -
TFL - 1º Lugar
10/10/1965 - Festival Interclubes - TFL - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - TFL - 2º Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - c/Bica Votnamis -
TFL - 2º Lugar
19/12/1965 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - c/Bica Votnamis - TFL - 2º Lugar 
14/02/1966 - Campeonato Paulista - TFL - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 -
TFL - 2º Lugar
27/03/1966 - Campeonato Paulista - TFL - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - TFL - 9º Lugar
27/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - c/Bica Votnamis -
TFL - AB
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Carretera Chevrolet/Corvette 4.500cc nº 34 - Bica Votnamis - 21º na geral e 7º na TFL


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