Página acrescentada em 23 de fevereiro de 2005. Atualizada em
agosto de 2020.
Jaime Pistili
(Jaime Wilson Pistili)
por
Paulo Roberto Peralta
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Jaime e Conceição - 2002 |
Nascido no bairro de Pinheiros em São Paulo (SP) no dia 28 de
agosto de 1936, onde passou toda a infância e juventude. Começou a
correr em 1965 com 29 anos e nessa época era caminhoneiro e
comerciante junto com seu avô no Mercado Municipal de Pinheiros,
também já era casado com Dna. Conceição Barreto, com quem teve dois
filhos: Mariângela e Sérgio.
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Piero Gancia entregando o troféu de
Campeão Paulista de Estreante e Novatos |
Em 1965
possuía um FNM/JK de uso pessoal, e quando este apresentou um
problema mecânico levou-o para consertar na oficina de Camillo
Christofaro no bairro do Canindé, de quem era fã, lá durante uma
conversa Camillo lançou um desafio e fizeram uma aposta (clique e
veja a história), em função
disso inscreveu o carro pela primeira vez, correu e ganhou a prova;
a aposta, e também o vírus da velocidade. Foi Campeão Paulista de
Estreantes e Novatos daquele ano.
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1965 -
Estréia
na Prova do
3° Aniversário a APVC
Curva do Pinheirinho, à direita, o bandeirinha. |
Jayme
iniciou mo automobilismo brasileiro num momento muito especial,
a chegada dos automóveis nacionais às provas automobilísticas, nunca
correu com carretera, mas correu contra elas em diversas ocasiões.
Desde a primeira corrida correu com o suporte da Equipe Lobo,
de Camillo Christofaro, até 1966 quando passou a
correr com os carros da Equipe Jolly-Gancia.
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Mil Milhas
Brasileiras de 1965 |
Ainda em
1965 depois de correr apenas 2 provas participou da "VII Mil Milhas
Brasileiras" em dupla com Leonardo Campana no FNM/JK e fizeram
bonito, disputando contra carreteras mais potentes chegaram em 3º
lugar na geral e 1º na categoria.
Menos de um mês depois participaram da prova “II 250 Milhas de Interlagos”, que teve
Eduardo Celidonio, membro da APVC,
como Diretor de Prova. Ela foi realizada em
sentido horário (inverso ao habitual), em parceria com Leonardo
Campana que era quem dirigia quando tiveram um pneu estourado no
“Bico de Pato” a duas voltas do final, os mecânicos foram trocar mas
para não carregar o pneu, o soltaram morro
abaixo e o pneu perdeu-se no mato do outro lado da pista, não houve
tempo de buscar outro e a classificação foi em função do número de
voltas completadas (clique e
leia história completa)
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1965 -
Largada da 250 Milhas de Interlagos |
250 Milhas
de Interlagos - Pista no sentido inverso |
1966 - 24
Horas de Interlagos |
1966,
repetindo a parceria com Leonardo Campana participou em agosto da
"III 24 Horas
de Interlagos" (maio), mas por quebra mecânica abandonaram a prova.
Logo depois (julho) participou da prova "Aniversário do ACESP", mas não foi
bem, teve inclusive uma derrapada.
Depois de quase
três meses (agosto) participou, já sem o apoio da Equipe Lobo, da
prova "VI Circuito de Piracicaba", não consegui informações da prova
e do resultado.
No mesmo mês estreou na Equipe
Jolly-Gancia em uma corrida no autódromo de Jacarepaguá na prova "3
Horas de Velocidade" usando uma Alfa Romeo Giulia da equipe, já na
semana seguinte correu em Interlagos a prova "V 3 Horas de
velocidade" (Semana da Velocidade), as duas provas com
resultados razoáveis (6º e 15º).
Na prova seguinte da Semana da
Velocidade, "IX 500 Quilômetros de
Interlagos", estava inscrito com a Alfa Romeo Giulia mas acabou não
largando, a roda dianteira direita pegava no
pára-lamas, rasgaria o pneu.
Em novembro parece que estava inscrito com a Alfa Giulia para a "VIII Mil
Milhas Brasileiras", aquela prova épica vencida por
Camillo
Christofaro e Eduardo Celidonio, mas não consegui noticia
confirmando se estavam realmente inscritos e se largaram e/ou terminaram, e se terminaram em que posição
chegaram.
Em 1967,
ainda correndo pela equipe Jolly-Gancia fez uma única prova, a “III 6 Horas de
Interlagos” em parceria com Felice Albertini, que era nada mais nada
menos do que
o motorista particular no dia-a-dia de Piero Gancia, mas que vez ou
outra se transformava em piloto de competição. Foram bem, 6º lugar.
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1966 -
Prêmio
Aniversário ACESP
Derrapada na curva do "S" (antiga) |
1966 - II 3 Horas da Guanabara
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1967 - 6 Horas de Interlagos com
Alfa Giulia |
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1970
1500 Quilômetros de Interlagos com Alfa GTA
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Só voltou a correr em 1970, quando na prova “II 1500 Quilômetros de
Interlagos” em dupla com Leonardo Campana, quando obteve um excelente
resultado, 3º lugar, para encerrar bem sua curta carreira, aos 33 anos e 7 meses de
idade.
Alguns anos após sua última
prova, diz que voltou a fazer uma corrida, em 16 de março de 1975 com um Maverick V8 da Escuderia Lobo, mas
que numa
saída de pista na curva do Sol, (pista antiga), o carro ficou enroscado no
alambrado e houve um principio de incêndio. Não consegui nenhuma noticia que confirme isso,
nesse dia aconteceu uma prova que valia pela 1ª etapa do Paulista e
do Brasileiro de Formula Super Ve, com duas prova preliminares: 1ª
etapa do Campeonato Brasileiro e Paulista da Divisão 4 e também a 1ª
etapa do Paulista de Turismo Divisão 1 acima de 1.600cc, se
aconteceu nessa prova foi essa então sua ultima
participação em automobilismo.
Largou o
automobilismo de competição, mas continuou em uma atividade ligada
aos automóveis, entre 1973 e 1997 foi proprietário da “Recuperadora
Minuano de Pneus”. Após a venda da recauchutadora passou para o ramo
hoteleiro tornando-se um empresário de sucesso em Pindamonhangaba
(SP), apesar disso continuou morando na zona oeste de São Paulo, na
região de Pinheiros.
Agora é seu filho Sergio quem participa, esporadicamente, de provas
automobilísticas.
Participações em provas
(o que foi possível levantar por recortes e revistas)
Brasileiro e Paulista de
Fórmula Super-Vê
- 1ª Etapa
24/07/1965 - Prova 3° Aniversário da A.P.V.C. - Interlagos/SP
- FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) - 1° Lugar (estréia)
10/10/1965 -
Festival Interclubes - Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) - 10º na geral e 4º na cat.
27/11/1965 -
VII Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) Com
Leonardo Campana Filho - 3° Lugar na geral e 1° Lugar
entre os
carros nacionais.
19/12/1965 -
250 Milhas de Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo)
– Com Leonardo Campana Filho -
7° Lugar
Esta prova foi disputada no sentido inverso da pista.
28/05/1966 -
III 24 Horas de Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) – Com Leonardo Campana Filho -
AB - Quebra mecânica.
03/07/1966 - Prêmio Aniversário ACESP
- FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) -
ND.
14/08/1966 - VI
Circuito de Piracicaba/SP
1966 -
Circuito de
Piracicaba/SP - FNM JK 2000 n° 5 -
ND
28/08/1966 - 3 Horas de Velocidade –
Jacarepaguá/RJ
-
Alfa Romeo Giulia n° 5 (Equipe Jolly-Gancia) –
6° na geral e 2° Cat. T+1.3
04/09/1966 -
V 3 Horas de Velocidade – Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia
n° 5 (Equipe Jolly-Gancia) -
15º na geral
07/09/1966 -
IX 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia n° 5
(Equipe Jolly-Gancia) - Não largou
11/06/1967 -
6 Horas de Velocidade -Interlagos/SP - Alfa Giulia n° 27 (Equipe
Jolly-Gancia) Com Felice Albertini -
6° Lugar
Reformas em Interlagos - 1968/69
08/03/1970 -
1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa GTA n° 27 (Equipe
Jolly-Gancia) - Com Leonardo Campana Filho -
3° Lugar
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