Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            
Página acrescentada em 23 de fevereiro de 2005.

Jayme Pistili
por Paulo Roberto Peralta

Nasceu em 28 de agosto de 1936 em São Paulo no bairro de Pinheiros. Jayme começou a correr em 1965, com 29 anos e era nessa época, caminhoneiro e comerciante com seu avô no Mercado de Pinheiros e casado com Conceição Barreto, com quem teve dois filhos: Mariângela e Sérgio, este que fez algumas provas de Kart, obtendo ótimos resultados, como por exemplo: 2° lugar nas 500 Milhas da Granja Viana de 2001, perdendo para a equipe de Rubens Barrichello e Tony Kanaan
Jayme correu num momento muito especial do automobilismo brasileiro, a chegada dos automóveis nacionais às provas automobilísticas, nunca correu de carreteira, mas correu contra em diversas ocasiões. Em 1965 possuía um FNM JK de uso pessoal, levou-o para conserto na oficina do Camilo Christofaro, lá numa conversa foi feito um desafio e fizeram uma aposta, em função disso inscreveu o carro pela primeira vez, ganhou e pegou o vírus da velocidade.  
Recebendo o troféu das mãos de Piero Gancia
Campeão Paulista de Estreante e Novatos/65

Foi Campeão Paulista de Estreantes e Novatos em 1965. A partir de então passou a correr com suporte da Equipe Lobo, do Camilo, até setembro de 1966 quando passou a correr com suporte ou com carros da Equipe Jolly-Gancia. Correu até 1970. Alguns anos após sua última prova voltou a fazer uma corrida em 16 de março de 1975 com um Maverick da Escuderia Lobo, mas não terminou a prova, num acidente na saída curva do Sol, de Interlagos, ficou enroscado no alambrado e houve um principio de incêndio.
Largou o automobilismo de competição, mas entre 1973 e 1997 foi proprietário da “Recuperadora Minuano de Pneus”, uma atividade ligada aos automóveis. Atualmente é um empresário do ramo hoteleiro e mora ainda na região de Pinheiros.



 

250 Milhas de Interlagos/1965
Corrida no sentido inverso da pista
 
24 Horas de Interlagos/1966 Jayme/Conceição e Sérgio/Patricia - 2002
Prova do 3° Aniversário a APVC/1965
Curva do Pinheirinho (veja a sombra)
À direita, o bandeirinha. E o asfalto?
 
VII Mil Milhas Brasileiras/1965
FNM JK 2000 - 3° na geral - 1° dos nacionais 
3 Horas de Velocidade - Rio/66
Alfa Romeu Giulia
6 Horas - Interlagos/67 1500 Quilômetros - Interlagos/1970
Alfa GTA
250 Milhas/1965 - Duelo com Carretera Gordini
7º Lugar por causa de um pneu estourado

Algumas provas de que participou (o que foi possível levantar por recortes e revistas)

24/07/1965 - Prova 3° Aniversário da A.P.V.C. -
Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) - 1° Lugar (estréia)
10/10/1965 - Festival Interclubes - Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) - ND
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - – FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) Com Leonardo Campana Filho -
3° Lugar na geral e 1° Lugar entre os carros nacionais.
1
9/12/1965 - 250 Milhas de Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) – Com Leonardo Campana Filho - 7° Lugar
Pneu estourado na curva do cotovelo a duas voltas do final, classificação pelo número de voltas
Esta prova foi disputada no sentido inverso da pista.
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - FNM JK 2000 n° 5 (Equipe Lobo) – Com Leonardo Campana Filho -
Quebra mecânica.
1966 - Circuito de Piracicaba/SP - FNM JK 2000 n° 5 -
10° Lugar
28/08/1966 - 3 Horas de Velocidade – Jacarepaguá/RJ - Alfa Romeo Giulia n° 5 (Equipe Jolly-Gancia) – 6° na geral e 2° Cat. T+1.3
04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade – Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia n° 5 (Equipe Jolly-Gancia) -
ND
07/09/1966 - IX 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia n° 5 (Equipe Jolly-Gancia)
Não largou
A roda dianteira direita pegava no pára-lamas, rasgaria o pneu.
11/06/1967 - 6 Horas de Velocidade -Interlagos/SP - Alfa Giulia n° 27 (Equipe Jolly-Gancia) Com Felice Albertini -
6° Lugar
Seu parceiro era o motorista particular de Piero Gancia.- Num acidente perderam o freio de uma roda, só freava três.
08/03/1970 - 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa GTA n° 27 (Equipe Jolly-Gancia) - Com Leonardo Campana Filho -
3° Lugar

 


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL