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Celso Lara Barberis
(Celso Luiz Francisco Lara Barberis)
por
Paulo Roberto Peralta
Clique aqui e
veja uma entrevista com esse ex-piloto, em 1958
Notas: 1. Esta página foi corrigida
e atualizada em dezembro de 2005 com a colaboração de José
Fernando Lara, primo de Celso.
2. Existe uma coincidência entre o autor e
esse piloto: o primeiro dia que pisei em Interlagos/SP foi o
último dia que Celso colocou os pés lá: 7 de setembro de 1963.
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Celso -
1960 |
Nasceu na cidade de
São Manuel, região de Botucatu, interior do estado de São Paulo no
dia 28 de fevereiro de 1916 filho do Dr. Joaquim Orestes Barberis e
D. Maria Augusta Lara Barberis..
Filho "quase" único, sua mãe perdeu uma filha na gravidez.
Mas logo depois adotou
uma menina, tinha então uma irmã adotiva. Seu pai, italiano natural
de Turim era médico, além de fazendeiro de café na cidade de
Fartura, região oeste do estado de São Paulo.
Mudou-se em 1930,
ainda garoto, para São Paulo e aos 14 anos ingressou no Clube de
Regatas Tietê dando inicio à sua carreira esportiva como nadador, posteriormente
transferiu-se para Clube Floresta (hoje Espéria) onde, além da
natação, também praticava remo nas águas do Rio Tietê (naquela época
isso ainda era possível!) não havia poluição, chegou a campeão
brasileiro na classe "Single Skiff" e foi convocado para representar
o Brasil nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, mas uma intoxicação
alimentar o levou na véspera do embarque à um hospital onde ficou se
recuperando por alguns dias, tempo suficiente para perder o navio
onde viajou a delegação. Dedicou-se depois, por pouco tempo, ao
boxe.
Ainda em 1936 assistiu ao “Grande Prêmio Cidade de São Paulo”,
vencido pelo italiano Carlo Pintacuda com Alfa Romeo da Equipe
Ferrari, e teve seu primeiro contato com o automobilismo, ficou
fascinado apesar do acidente na última volta envolvendo a corredora
francesa Hellé-Nice que deixou 5 vitimas fatais e 35 feridos graves.
Em 1945, com 29
anos, mudou-se para Avaré assumindo a administração da fazenda de
café da família em Fartura. Nessa época também mantinha e dividia
com seu primo José Fernando Lara um apartamento em São Vicente para
ficar perto da Bolsa de Café. Como bom “oriundi” gostava muito de
musica e tocava piano muito bem.
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1954 - IV
Centenário 1955 |
1955 - Carro
Monarca de Celso |
Sempre gostou de
carros novos e possantes os quais guiava da maneira mais esportiva
possível, sempre no limite, em 1955 chegou mesmo a mandar construir
um carro esporte exclusivo na oficina de
Carrocerias Monarca
Ltda no bairro
da Bela Vista, carro esse que contou com a participação de
Toni Bianco, na época iniciando seu trabalho no Brasil.
Toni depois se tornaria no maior "carroziere"
esportivo do Brasil nos anos 60 e 70.
No automobilismo esportivo começou em 1949 aos 33 anos de idade,
que era o padrão na época, automobilismo era considerado esporte de
"homem feito".
Ele, rico, não tinha esse problema, mas como tinha a
fazenda para administrar, demorou em tomar a decisão de iniciar, e começou participando de forma esporádica entre 1949 e 1951.
Só a partir de 1954 é que
passou a participar de forma regular, e na categoria que
mais gostava: Carros Esporte, para qual dedicou grande parte de sua
carreira, categoria essa que tinha um certo charme europeu, nela
correu com Ferrari de diversos modelos, Maserati e Porsche, sempre
os melhores.
Existe uma lenda, não confirmada, de que Celso havia
incumbido seu mecânico de sempre antes da largada lhe trazer um
cálice de vinho do Porto, o que o pobre mecânico fazia às
escondidas, pois temia que isso pudesse lhe causar problemas.
Mudou-se em 1951,
com os pais, novamente para São Paulo indo morar na Rua Suécia,
bairro do Jardim Europa.
Em 1952 casou-se com Maria José, as 36
anos, e no ano
seguinte nasceu sua filha Beatriz.
Em 1956 participou e venceu a prova Rio-Caxambu (I
Prêmio Juscelino Kubitschek) com um carro Thunderbird da Ford.
O "velho"
Henrique Casini era seu eterno rival, piloto carioca que vinha sempre à São
Paulo disputar corridas na categoria Esporte e tinha uma Ferrari, ou
ele ia ao Rio:
“- Considero Casini
meu maior e melhor adversário. Se eu venço, ele é segundo, se meu
carro apresenta algum defeito ele vence.”
- (Jornal HP - 21/03/1958).
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1961 - IV
500 Quilômetros |
Disputou algumas
provas "500 Quilômetros" com carros da categoria "Mecânica Nacional"
e na prova de 1961, quando se sagrou tricampeão, estava inscrito em
dois carros Maserati da categoria esporte, fazendo parceria nos dois
com Emilio Zambello e Ruggero Peruzzo, donos da “Garage Fulgor”, preparadores e pilotos entusiastas. Venceram a corrida em um dos
carros, a 450S e ainda classificaram o outro, a 300S, em terceiro
lugar.
Com Carreteras
participou de cinco edições da "Mil Milhas Brasileiras"
(57/58/59/60/61), e teve uma prova no Sul em 1958 (Ver:
500 Quilômetros de POA) onde faria dupla
com Luiz Américo Margarido
e
Chico Landi faria dupla com José
Gimenez Lopes. Mas Gimenez se acidentou nos treinos detonando a
carretera, e como Chico não podia ficar de fora e Gimenez estava
contundido, Margarido então cedeu sua carretera e ficou fora da
competição, Celso então fez dupla com Chico na carretera nº 50 de
Margarido. Mas não foram bem, tiveram
que abandonar por quebra mecânica. (Leiam
aqui)
Em 1958, Nelson Enzo Brizzi preparou a Talbot Lago T26C com motor Cadillac
de Luiz Américo Margarido
na sua oficina da Rua Butantã e Celso participou em dupla com
Margarido do “II 500
Quilômetros de Interlagos”. Com esse carro Celso registrou a volta
mais rápida da prova, média de 155,172 km/h e se classificaram em 3º
lugar,
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1958 - Prova
Crônica Esportiva Paulista, Celso cumprimenta Giuseppe
Perego e atrás de boné (claro), Nelson Enzo Brizzi |
1958 -
Carretera de Flavio Beneducci III Mil Milhas Brasileiras
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1958 - II
500 Quilômetros de Interlagos, com Luiz Margarido |
1959 - IV
Mil Milhas Brasileiras Luis Américo capotou a carretera às
3 horas da manhã, sem danos físicos. |
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1960 - V Mil
Milhas Brasileiras
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Na “V Mil Milhas Brasileiras” em 1960 correndo em dupla com
Camillo
Christófaro na carretera nº 58 que Camillo havia comprado de Gimenez
Lopes, e apesar de que desde a volta 128 terem o tanque amarrado pois
havia se soltado estavam liderando com três voltas de vantagem, mas
começaram a acontecer vários pequenos problemas obrigando a diversas
paradas no box e na ultima delas retornaram em segundo lugar, foram
seis voltas alucinantes mas voltaram à liderança, quando a poucas
voltas do final a carretera parou pouco antes dos boxes, foi
empurrada até o box e não houve jeito de fazê-la funcionar
novamente, então a equipe toda empurrou a carretera com Celso ao
volante afim de cruzar a linha de chegada e garantir o 4º lugar.
Sobre
Christian "Bino" Heins disse em 1958 ao Jornal HP:
“- Christian Heins é
o piloto de maior futuro do Brasil. Este rapaz, que se encontra
atualmente na Alemanha, deu-me muito “calor” com um pequeno Porsche
Spyder em Interlagos.”
Participou também
de provas Internacionais do "World Sports Car Championship" em
Buenos Aires, Argentina, a primeira em parceria com Godofredo Vianna
Junior (56), depois mais duas vezes com
Eugênio Martins (57 e 58), na
prova de 58, a bordo de uma
Ferrari 750 Monza 2.999cc
desistiram por falha no motor na volta 57 mas pelo número de voltas
classificaram em 14° na
geral e 6° na Cat. Sport 3.0;
e
em 1960 com Christian "Bino" Heins, quando a bordo de uma Maserati
300S conquistaram o 4º lugar.
Na categoria Turismo, correu várias provas, inclusive também as “12
Horas de Interlagos” de 1962 em dupla e com a Alfa Romeo Giulietta
de Piero Gancia, que fazia sua
estréia no automobilismo.
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1962 - I 12
Horas de Interlagos
Estréia de Piero Gancia |
1958 - Mil
Quilômetros de Buenos Aires, com Eugenio Martins |
1963 - II 12
Horas de Interlagos, ultima corrida antes do fatídico
500 Km. com Chico Landi e Luciano Borghesi |
Apaixonado por
esportes e velocidade sagrou-se vencedor em 1962 da prova de
motonáutica “100 Milhas do Guarapiranga” correndo em dupla com
Silvio de Toledo Piza Filho.
Para a prova “VI
500 Quilômetros de Interlagos” em 1963 estava sem carro, então
propôs, e Chico Landi aceitou imediatamente, dividirem a condução do
carro de Chico, um carro de fórmula fabricado por
Toni Bianco
equipado com motor FNM/JK 2000 cc.
Esse carro quando equipado com
motor até 1000cc. "de rua" era um Fórmula Jr., mas com esse motor
foi inscrito como um "Mecânica Nacional até 2.500 cc.". Chico faria
a largada e Celso a chegada, mas minutos antes resolveram
inverter, tinham muita confiança no carro, então seria interessante
Chico receber a bandeirada de chegada. (ver
a história do carro)
Essa prova começou
trágica: Edmundo "Dinho" Bonotti faleceu em um acidente ocorrido
durante os treinos na véspera: ele vinha pela curva da chegada, logo
após a subida da reta dos boxes quando “atravessou” e derrapando de
ré entrou pela parte traseira dos boxes, atropelou algumas pessoas
(2 morreram), capotou e “Dinho” foi lançado do carro que atravessou
a área dos boxes indo cair lá em baixo na Curva do Pinheirinho,
naquela época os boxes ficavam no platô logo após a curva da chegada
e acima do Bico de Pato e do Pinheirinho.
Na prova, dada a
largada Celso Lara Barberis, tricampeão da prova "500 Quilômetros"
(57, 60 e 61), saiu ultrapassando vários carros no retão (aquele da
pista antiga), e na
subida da reta dos boxes ao tentar ultrapassar a Maseratti/Corvette
de João Batista do Amaral Jr., este, numa manobra infeliz tirou o
carro da trajetória numa tentativa de bloquear sua passagem, mas
Celso vinha muito rápido (era corrida só pelo anel externo) e o
carro de Amaral Jr. acabou tocando o pneu dianteiro no pneu traseiro
do carro de Celso que após o toque perdeu o controle, bateu no
barranco, deu várias cambalhotas, sendo lançando a cerca de 5 metros
de distância, sofreu violenta pancada no tórax e traumatismo no
crânio. Terminava ali a vida e a carreira de um dos melhores pilotos
da época. Faleceu aos 47 anos e 6 meses. Sua carreira durou 14 anos.
Faleceu em 7 de setembro de 1963.
O piloto foi transportado
ainda com vida para o hospital, então a prova não foi
interrompida e acabou sendo vencida por Roberto Gallucci
que em respeito a morte do
amigo fez uma discreta comemoração.
“- Tenho a certeza de que Barberis morreu feliz. Deixou sua vida
na pista de automobilismo para a qual sempre viverá.”
- Estas foram as palavras pesarosas do sr.
Ângelo Juliano, ex-piloto e vice
presidente do Automóvel Clube Estadual de São Paulo ao jornal Correio da Manhã - RJ (10/09/1963)
No livro "Interlagos de 1940 a 1980" de Paulo Scali, nos depoimentos
tem um que chama a atenção, o do ex-piloto
Paschoal Nastromagario:
"-... eu não tinha
mais um carro Mecânica Nacional, fiquei nos boxes com Chico
Landi,... Vimos do box uma enorme poeira... saiu em disparada a
ambulância...corremos ajudar os enfermeiros, pois o Celso estava
desacordado... deitado na mesa com o peito estufado como se fosse um
halterofilista. De repente, acordou, nos olhou com os olhos
arregalados e deu seu último suspiro. Fiquei atordoado, e o Chico a
meu lado chorando muito.
No seu triste velório, pensei: - Para mim chega, acabou a graça. E,
assim sendo, nunca mais pisei em Interlagos."
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1963 -
Chegando com Chico Landi, seu parceiro na prova |
Largada, com
destaque para Celso, e abaixo o carro de Amaral Jr |
Instantes
após o toque de rodas |
Notem o
sinal da derrapada na pista |
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Estado em
que ficou o carro de Celso |
Sendo
colocado na ambulância para ser levado ao hospital |
Ambulância
saindo da pista |
Participações em provas
(com
a colaboração de Napoleão Ribeiro)
1949 - Prova
“nome desconhecido” - Alfa Romeo Sport -
Motor fundido
- estréia
1949 -
80 Quilômetros de Interlagos/SP - Simca Huit Sport -
4° Lugar
18/11/1951 -
Prova Carlos Jacomelli - Interlagos/SP - Allard Ford 3.800cc
-
Abandono
13/01/1952 - V GP
Cidade de São Paulo - Preliminar - Interlagos/SP - carro ? -
ND
24/08/1952 - Prova Sub Prefeitura de
Santo Amaro - Interlagos/SP - carro? -
Abandono
03/01/1954 - GP Cidade
de São Paulo - Interlagos/SP - Simca 1.100cc -
4º Lugar
03/04/1954 - III
Circuito do Maracanã/RJ - Simca 1.221cc -
3º na geral e 3° na Cat. Sport-1.5
16/05/1954 -
2 Horas de Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46
- 1º Lugar e 1°
na Cat. Sport+1.5
20/06/1954 -
Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Simca 1.221cc. n°
46 - 4º na
geral e 1º na Cat. Sport-1.5
11/07/1954 - 1ª Etapa do Campeonato
Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46
- 1º Lugar Cat.
Sport+2.0
15/08/1954 - 2ª Etapa do Campeonato
Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46
- 1º Lugar Cat.
Sport+2.0
22/08/1954 - I 100
Milhas do Maracanã RJ - Ferrari 750 Monza 2.999cc.n° 46 -
2º Lugar Cat. sport+2.0
28/11/1954 - 100 Milhas do IV
Centenário - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 -
1º Lugar e Melhor volta
20/02/1955 - IV Circuito do Maracanã/RJ - Ferrari 250MM 2.953cc. n°
46 -
2º na geral e 2º na Cat. Sport+1.5
11/12/1955 - II Prova Prefeitura
Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953
n° 46 - 1º Lugar
e Melhor volta
29/01/1956 -
Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires
- ARG
- Com Godofredo Vianna Filho - Ferrari 375MM n° 41 -
AB: motor, na
volta 41 - Pelo número de voltas: 17º na geral e 6° na Cat. Sport+3.0
08/04/1956 - Temporada do Automóvel
Clube do Brasil - Interlagos/SP - Ferrari 375 4.500cc.
n° 4 - 1º Lugar
12/08/1956 - I Prêmio Benedito Lopes
- Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953 n° 46 -
1º Lugar e Melhor volta
04/08/1956 - VI Circuito do
Maracanã/RJ - Ferrari 250MM 2.943 n° 46 -
7º Lugar
07/09/1956 - Prova
Rio-Caxambu - Engenheiro Passos (RJ)/Caxambú (MG) Ford/Thunderbird
4.785cc. n° 46 -
1º Lugar
14/09/1956 - Prova 49° Aniversário
do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport+1.5 - 2º
Lugar
11/11/1956 - II
Circuito de Volta
Redonda/RJ - Ferrari 375 4.500cc. n° 4 -
AB
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont -
Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 4 -
Cat. Sport+2.0
- 2º Lugar e
Melhor volta
20/01/1957 -
Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires
- ARG
-
Autodr. Costaneva Norte -
Com Eugênio Martins - Ferrari 750 Monza 2.999cc n° 38 -
Acidente na volta 92 na 6ª colocação - Pelo número de voltas: 13°
Lugar na geral e 5° na Cat. Sport 3.0
27/01/1957 - Prêmio Comendador Sabaddo D'Angelo - Buenos Aires - ARG
-
Ferrari 750 Monza 2.999 n° 6 -
1º Lugar
09/02/1957 -
Abertura do Camp. Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 3000cc - Cat. Sport
Força Livre -
ND
xx/03/1957 - V Circuito de
Petrópolis/RJ - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 -
5º Lugar
07/04/1957 -
II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari
250MM 2.953cc. n° 46 -
Cat. SP+2.0 -
Quebrou em 4° lugar na penúltima volta da 1ª bateria
xx/05/1957 -
Prova Jornada Sudan - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - Cat. Sport+2.0 -
3° Lugar mais a melhor
volta
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário
do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46 -
1º Lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário
do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 -
1º Lugar e Melhor volta
07/09/1957 - I 500
Quilômetros de Interlagos/SP - Com Ruggero Peruzzo - Ferrari/Corvette 4.500cc.
n° 46 - 1° na
geral e 1° na Cat. Mec. Nac.
20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário
do ACB - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc. n°46 -
2º Lugar Cat. Mec. Nac.
Foram duas provas: uma de fórmulas e
outra de carros esporte, participou das duas.
20/10/1957 - V Prova
Cinquentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc.
n° 46 - 1º Lugar
Cat. Sport+2.0
23/11/1957 - II
Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Flávio Beneducci - Carretera Ford 3.800cc
n° 80 - 8° Lugar
01/12/1957 -
GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Ferrari 250MM
2.953cc. n° 46 - Cat. Sport -
Quebra na volta 3
26/01/1958 -
Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires - ARG
- Com
Eugênio Martins - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 24 -
desistência: motor na volta 57 - Pelo número de voltas: 14° na
geral e 6° na Cat. Sport 3.0
23/02/1958 -
Prova Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Ferrari
250TR 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport -
1º Lugar
15/06/1958 - I 500 Quilômetros de Porto Alegre - Circuito da Pedra
Redonda - RS - Com Chico Landi - Carretera Chevrolet 4.500cc.
n° 50 -
TFL (carretera) -
Abandono
22/06/1958 -
I G.P. do Cinqüentenário da Imigração Japonesa - Interlagos/SP - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport -
1º Lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de
Interlagos/SP - Com Luis Américo Margarido - Talbot/Cadillac
5.645cc. n° 51 -
3º Lugar
28/09/1958 - Inauguração
do Circuito da Barra da Tijuca - RJ - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport - 6°
Lugar e melhor volta
22/11/1958 -
III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Flávio Beneducci - Ford
V8 4.2000cc n° 80 -
TFL (carretera) -
AB
30/11/1958 - Prova Prefeito Ademar
de Barros - Interlagos/SP - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport - 5°
Lugar e melhor volta
30/05/1959 -
I Prova Pedro Santa Lúcia - Interlagos/SP - Ferrari 250TR
2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport -
1° Lugar
18/10/1959 - III Circuito de Poços de Caldas - MG - Porsche 550 1.498cc.
n° 9 -
Cat. Sport - 1° Lugar
21/11/1959 - V
Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP/SP - Com Luis Américo Margarido - Chevrolet/Corvette 4.500cc. n° 50 -
T FL (carretera)
- AB -
Luis Américo capotou a carretera às 3 horas da manhã,
sem maiores danos físicos.
10/01/1960 -
II Torneiro Triangular Sul-Americano - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc. n° 28 -
Cat. Sport -
1° Lugar
30/01/1960
-
Mil Quilômetros de Buenos Aires Buenos Aires
- ARG -
Com Christian "Bino" Heins - Maserati 300S 2.989cc. n° 14 -
4º na geral e 3º na Cat. Sport 3.0
13/03/1960 - II Circuito de Piracicaba - SP - Porsche 550 RS 1.498cc.
n° 8-A - 2º na geral e 1º na Cat. Sport -2.0
23/04/1960 - I G. P. Juscelino
Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Maserati 300S 2.989cc n° 28 -
3º na geral e 3° na Cat. Sport
(corrida junto com a mecânica
nacional)
15/05/1960 - Quilômetro de Arrancada
em Cumbica - Aeródromo de Cumbica/SP - Porsche 550 RS
1.498cc. n° 8-A -
Cat. Sport-2.0 -
2º Lugar
12/06/1960 - Prova ACB -
Interlagos/SP - - Porsche 550 RS 1.498cc. n° 8-A -
3° Lugar na geral e 2° na Cat. Sport-2.0
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de
Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc. n° 28 -
1º Lugar
26/11/1960 - V Mil
Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Camilo Christofaro - Chevrolet/Corvette n° 82 -
4° Lugar - TFL (carretera)
Carretera cruzou a linha de
chegada empurrada por pilotos e mecânicos.
15/01/1961 - III Torneio
Triangular Sul-americano - Cat. Sport - Maserati 300S -
2.990cc. -
2° na geral e 1°
na categoria
07/09/1961 - IV 500
Quilômetros de Interlagos/SP - com Emílio Zambello/Ruggero
Peruzzo - Maseratti 450S - 4.450cc. n° 27 -
1° Lugar
como era uma prova de revezamento
participou dessa prova em dois carros, e os dois classificaram.
07/09/1961 - IV
500 Quilômetros de Interlagos/SP - com Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello - Maserati 300S - 2.989cc. n° 28 -
3° Lugar
26/11/1961 -
VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Camilo Christofaro -
Chevrolet/Corvette n° 4 -
TFL (carretera) - abandono volta 127 -
pelo número de voltas 17° Lugar
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - com Piero Gancia - Alfa Romeo
Giulieta 1.290cc. n° 25 -
5° na geral e 2º
na T-1.3
-
Estréia de Piero Gancia nas pistas.
20/05/1962 - I Festival
Automobilístico do ACESP - Interlagos/SP - Maserati 300S
2.989cc. n° 28 -
1º Lugar
08/12/1962 -
I 500 Milhas de Interlagos/SP
- com Bird Clemente/Roberto Gallucci - Ferrari 250 MM
Coupê 2.953cc. nº 10 -
Abandono
Aqui novamente participou em dois
carros.
08/12/1962 - I 500
Milhas de Interlagos/SP - com Bird Clemente/Roberto Gallucci/Dráusio
Brandão - Lancia D20 2.451cc. n° 1 -
Abandono
10/03/1963 -
II 12 Horas de Interlagos/SP
- com Chico Landi/Luciano Borghesi - FNM/JK 2000
1.975cc. n° 23 -
2º Lugar
07/09/1963 - VI 500
Quilômetros de Interlagos/SP - com Chico Landi - Landi/Bianco/JK
2000 1.975cc. n° 2 -
Acidente fatal na 1ª volta
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