Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pilotos:
Agnaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio C. Aguiar Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Carlos Sgarbi Catharino Andreatta Celso L. Barberis
Christian Bino Heins Ciro Cayres Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambelo Ênio Garcia Eugênio Martins
Francisco Lameirão Fritz D'Orey Graziela Fernandes Haroldo Vaz Lobo Henrique Casini Jan Balder Jaime Pistili Jayme Silva
José Tôco Martins Júlio Andreatta Luiz A. Margarido Luiz Carlos Valente Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Nicola Papaleo
Nilo de Barros Vinhaes Norman Casari Orlando Menegaz Nastromagario Pedro C. Pereira Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez Salvador Cianciaruso Toninho Martins Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Preparadores e/ou construtores:
Anísio Campos Jorge Lettry Miguel Crispim Nelson Brizzi Toni Bianco Victor Losacco    
Pioneiros:
Ângelo Juliano Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa João R. Parkinson
Manuel de Teffé Nascimento Junior Norberto Jung Sylvio A. Penteado Villafranca Raio Negro    

 

Página acrescentada em 05 de março de 2005. Atualizada em 17/10/2019

Celso Lara Barberis
(Celso Luiz Francisco Lara Barberis)
por Paulo Roberto Peralta

Clique aqui e veja uma entrevista com esse ex-piloto, em 1958

Notas: 1. Esta página foi corrigida e atualizada em dezembro de 2005 com a colaboração de José Fernando Lara, primo de Celso.
           2. Existe uma coincidência entre o autor e esse piloto: o primeiro dia que pisei em Interlagos/SP foi o último dia que Celso colocou os pés lá: 7 de setembro de 1963.
  

Celso - 1960

Nasceu na cidade de São Manuel, região de Botucatu, interior do estado de São Paulo no dia 28 de fevereiro de 1916 filho do Dr. Joaquim Orestes Barberis e D. Maria Augusta Lara Barberis..
Filho "quase" único, sua mãe perdeu uma filha na gravidez. Mas logo depois adotou uma menina, tinha então uma irmã adotiva. Seu pai, italiano natural de Turim era médico, além de fazendeiro de café na cidade de Fartura, região oeste do estado de São Paulo.

Mudou-se em 1930, ainda garoto, para São Paulo e aos 14 anos ingressou no Clube de Regatas Tietê dando inicio à sua carreira esportiva como nadador, posteriormente transferiu-se para Clube Floresta (hoje Espéria) onde, além da natação, também praticava remo nas águas do Rio Tietê (naquela época isso ainda era possível!) não havia poluição, chegou a campeão brasileiro na classe "Single Skiff" e foi convocado para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, mas uma intoxicação alimentar o levou na véspera do embarque à um hospital onde ficou se recuperando por alguns dias, tempo suficiente para perder o navio onde viajou a delegação. Dedicou-se depois, por pouco tempo, ao boxe.
Ainda em 1936 assistiu ao “Grande Prêmio Cidade de São Paulo”, vencido pelo italiano Carlo Pintacuda com Alfa Romeo da Equipe Ferrari, e teve seu primeiro contato com o automobilismo, ficou fascinado apesar do acidente na última volta envolvendo a corredora francesa Hellé-Nice que deixou 5 vitimas fatais e 35 feridos graves.

Em 1945, com 29 anos, mudou-se para Avaré assumindo a administração da fazenda de café da família em Fartura. Nessa época também mantinha e dividia com seu primo José Fernando Lara um apartamento em São Vicente para ficar perto da Bolsa de Café. Como bom “oriundi” gostava muito de musica e tocava piano muito bem.

1954 - IV Centenário  1955

1955 - Carro Monarca de Celso

Sempre gostou de carros novos e possantes os quais guiava da maneira mais esportiva possível, sempre no limite, em 1955 chegou mesmo a mandar construir um carro esporte exclusivo na oficina de Carrocerias Monarca Ltda no bairro da Bela Vista, carro esse que contou com a participação de Toni Bianco, na época iniciando seu trabalho no Brasil. Toni depois se tornaria no maior "carroziere" esportivo do Brasil nos anos 60 e 70.

No automobilismo esportivo começou em 1949 aos 33 anos de idade, que era o padrão na época, automobilismo era considerado esporte de "homem feito".
Ele, rico, não tinha esse problema, mas como tinha a fazenda para administrar, demorou em tomar a decisão de iniciar, e começou participando de forma esporádica entre 1949 e 1951. Só a partir de 1954 é que passou a participar de forma regular, e na categoria que mais gostava: Carros Esporte, para qual dedicou grande parte de sua carreira, categoria essa que tinha um certo charme europeu, nela correu com Ferrari de diversos modelos, Maserati e Porsche, sempre os melhores.
Existe uma lenda, não confirmada, de que Celso havia incumbido seu mecânico de sempre antes da largada lhe trazer um cálice de vinho do Porto, o que o pobre mecânico fazia às escondidas, pois temia que isso pudesse lhe causar problemas.
 
Mudou-se em 1951, com os pais, novamente para São Paulo indo morar na Rua Suécia, bairro do Jardim Europa.
Em 1952 casou-se com Maria José, as 36 anos, e no ano seguinte nasceu sua filha Beatriz.

Em 1956 participou e venceu a prova Rio-Caxambu (I Prêmio Juscelino Kubitschek) com um carro Thunderbird da Ford.

O "velho" Henrique Casini era seu eterno rival, piloto carioca que vinha sempre à São Paulo disputar corridas na categoria Esporte e tinha uma Ferrari, ou ele ia ao Rio:
“- Considero Casini meu maior e melhor adversário. Se eu venço, ele é segundo, se meu carro apresenta algum defeito ele vence.”
- (Jornal HP - 21/03/1958).

1961 - IV 500 Quilômetros

Disputou algumas provas "500 Quilômetros" com carros da categoria "Mecânica Nacional" e na prova de 1961, quando se sagrou tricampeão, estava inscrito em dois carros Maserati da categoria esporte, fazendo parceria nos dois com Emilio Zambello e Ruggero Peruzzo, donos da “Garage Fulgor”, preparadores e pilotos entusiastas. Venceram a corrida em um dos carros, a 450S e ainda classificaram o outro, a 300S, em terceiro lugar.

Com Carreteras participou de cinco edições da "Mil Milhas Brasileiras" (57/58/59/60/61), e teve uma prova no Sul em 1958 (Ver: 500 Quilômetros de POA) onde faria dupla com Luiz Américo Margarido e Chico Landi faria dupla com José Gimenez Lopes. Mas Gimenez se acidentou nos treinos detonando a carretera, e como Chico não podia ficar de fora e Gimenez estava contundido, Margarido então cedeu sua carretera e ficou fora da competição, Celso então fez dupla com Chico na carretera nº 50 de Margarido. Mas não foram bem, tiveram que abandonar por quebra mecânica. (Leiam aqui)
Em 1958, Nelson Enzo Brizzi preparou a Talbot Lago T26C com motor Cadillac de Luiz Américo Margarido na sua oficina da Rua Butantã e Celso participou em dupla com Margarido do “II 500 Quilômetros de Interlagos”. Com esse carro Celso registrou a volta mais rápida da prova, média de 155,172 km/h e se classificaram em 3º lugar,

1958 - Prova Crônica Esportiva Paulista, Celso cumprimenta Giuseppe Perego e atrás de boné (claro), Nelson Enzo Brizzi

1958 - Carretera de Flavio Beneducci
III Mil Milhas Brasileiras

1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos, com Luiz Margarido

1959 - IV Mil Milhas Brasileiras
Luis Américo capotou a carretera às
3 horas da manhã, sem danos físicos.

 

1960 - V Mil Milhas Brasileiras
 

Na “V Mil Milhas Brasileiras” em 1960 correndo em dupla com Camillo Christófaro na carretera nº 58 que Camillo havia comprado de Gimenez Lopes, e apesar de que desde a volta 128 terem o tanque amarrado pois havia se soltado estavam liderando com três voltas de vantagem, mas começaram a acontecer vários pequenos problemas obrigando a diversas paradas no box e na ultima delas retornaram em segundo lugar, foram seis voltas alucinantes mas voltaram à liderança, quando a poucas voltas do final a carretera parou pouco antes dos boxes, foi empurrada até o box e não houve jeito de fazê-la funcionar novamente, então a equipe toda empurrou a carretera com Celso ao volante afim de cruzar a linha de chegada e garantir o 4º lugar.

Sobre Christian "Bino" Heins disse em 1958 ao Jornal HP: “- Christian Heins é o piloto de maior futuro do Brasil. Este rapaz, que se encontra atualmente na Alemanha, deu-me muito “calor” com um pequeno Porsche Spyder em Interlagos.”
Participou também de provas Internacionais do "World Sports Car Championship" em Buenos Aires, Argentina, a primeira em parceria com Godofredo Vianna Junior (56), depois mais duas vezes com Eugênio Martins (57 e 58), na prova de 58, a bordo de uma Ferrari 750 Monza 2.999cc  desistiram por falha no motor na volta 57 mas pelo número de voltas classificaram em 14° na geral e 6° na Cat. Sport 3.0;  e em 1960 com Christian "Bino" Heins, quando a bordo de uma Maserati 300S conquistaram o 4º lugar.

Na categoria Turismo, correu várias provas, inclusive também as “12 Horas de Interlagos” de 1962 em dupla e com a Alfa Romeo Giulietta de Piero Gancia, que fazia sua estréia no automobilismo.

1962 - I 12 Horas de Interlagos
Estréia de Piero Gancia
1958 - Mil Quilômetros de Buenos Aires, com Eugenio Martins 1963 - II 12 Horas de Interlagos, ultima corrida antes do fatídico 500 Km. com Chico Landi e Luciano Borghesi

Apaixonado por esportes e velocidade sagrou-se vencedor em 1962 da prova de motonáutica “100 Milhas do Guarapiranga” correndo em dupla com Silvio de Toledo Piza Filho.

Para a prova “VI 500 Quilômetros de Interlagos” em 1963 estava sem carro, então propôs, e Chico Landi aceitou imediatamente, dividirem a condução do carro de Chico, um carro de fórmula fabricado por Toni Bianco equipado com motor FNM/JK 2000 cc.
Esse carro quando equipado com motor até 1000cc. "de rua" era um Fórmula Jr., mas com esse motor foi inscrito como um "Mecânica Nacional até 2.500 cc.". Chico faria a largada e Celso a chegada, mas minutos antes resolveram inverter, tinham muita confiança no carro, então seria interessante Chico receber a bandeirada de chegada. (ver a história do carro)

Essa prova começou trágica: Edmundo "Dinho" Bonotti faleceu em um acidente ocorrido durante os treinos na véspera: ele vinha pela curva da chegada, logo após a subida da reta dos boxes quando “atravessou” e derrapando de ré entrou pela parte traseira dos boxes, atropelou algumas pessoas (2 morreram), capotou e “Dinho” foi lançado do carro que atravessou a área dos boxes indo cair lá em baixo na Curva do Pinheirinho, naquela época os boxes ficavam no platô logo após a curva da chegada e acima do Bico de Pato e do Pinheirinho.

Na prova, dada a largada Celso Lara Barberis, tricampeão da prova "500 Quilômetros" (57, 60 e 61), saiu ultrapassando vários carros no retão (aquele da pista antiga), e na subida da reta dos boxes ao tentar ultrapassar a Maseratti/Corvette de João Batista do Amaral Jr., este, numa manobra infeliz tirou o carro da trajetória numa tentativa de bloquear sua passagem, mas Celso vinha muito rápido (era corrida só pelo anel externo) e o carro de Amaral Jr. acabou tocando o pneu dianteiro no pneu traseiro do carro de Celso que após o toque perdeu o controle, bateu no barranco, deu várias cambalhotas, sendo lançando a cerca de 5 metros de distância, sofreu violenta pancada no tórax e traumatismo no crânio. Terminava ali a vida e a carreira de um dos melhores pilotos da época. Faleceu aos 47 anos e 6 meses. Sua carreira durou 14 anos.
Faleceu em 7 de setembro de 1963.

O piloto foi transportado ainda com vida para o hospital, então a prova não foi interrompida e acabou sendo vencida por Roberto Gallucci que em respeito a morte do amigo fez uma discreta comemoração.

“- Tenho a certeza de que Barberis morreu feliz. Deixou sua vida na pista de automobilismo para a qual sempre viverá.” - Estas foram as palavras pesarosas do sr. Ângelo Juliano, ex-piloto e vice presidente do Automóvel Clube Estadual de São Paulo ao jornal Correio da Manhã - RJ (10/09/1963)

No livro "Interlagos de 1940 a 1980" de Paulo Scali, nos depoimentos tem um que chama a atenção, o do ex-piloto Paschoal Nastromagario:
"-... eu não tinha mais um carro Mecânica Nacional, fiquei nos boxes com Chico Landi,... Vimos do box uma enorme poeira... saiu em disparada a ambulância...corremos ajudar os enfermeiros, pois o Celso estava desacordado... deitado na mesa com o peito estufado como se fosse um halterofilista. De repente, acordou, nos olhou com os olhos arregalados e deu seu último suspiro. Fiquei atordoado, e o Chico a meu lado chorando muito.
No seu triste velório, pensei: - Para mim chega, acabou a graça. E, assim sendo, nunca mais pisei em Interlagos."

1963 - Chegando com Chico Landi, seu parceiro na prova Largada, com destaque para Celso, e abaixo o carro de Amaral Jr Instantes após o toque de rodas Notem o sinal da derrapada na pista
Estado em que ficou o carro de Celso Sendo colocado na ambulância para ser levado ao hospital Ambulância saindo da pista


Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

1949 - Prova “nome desconhecido” - Alfa Romeo Sport - Motor fundido - estréia
1949 - 80 Quilômetros de Interlagos/SP - Simca Huit Sport - 4° Lugar
18/11/1951 - Prova Carlos Jacomelli - Interlagos/SP - Allard Ford 3.800cc -
Abandono
13/01/1952 - V GP Cidade de São Paulo - Preliminar - Interlagos/SP - carro ? - ND
24/08/1952 - Prova Sub Prefeitura de Santo Amaro - Interlagos/SP - carro? - Abandono
03/01/1954 - GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Simca 1.100cc - 4º Lugar
03/04/1954 - III Circuito do Maracanã/RJ - Simca 1.221cc - 3º na geral e 3° na Cat. Sport-1.5
16/05/1954 - 2 Horas de Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46 - 1º Lugar e 1° na Cat. Sport+1.5
20/06/1954 - Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Simca 1.221cc. n° 46 -
4º na geral e 1º na Cat. Sport-1.5
11/07/1954 - 1ª Etapa do Campeonato Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46 - 1º Lugar Cat. Sport+2.0
15/08/1954 - 2ª Etapa do Campeonato Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46 - 1º Lugar Cat. Sport+2.0
22/08/1954 - I 100 Milhas do Maracanã RJ - Ferrari 750 Monza 2.999cc.n° 46 - 2º Lugar Cat. sport+2.0
28/11/1954 - 100 Milhas do IV Centenário - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - 1º Lugar e Melhor volta
20/02/1955 - IV Circuito do Maracanã/RJ - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - 2º na geral e 2º na Cat. Sport+1.5
11/12/1955 - II Prova Prefeitura Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953 n° 46 - 1º Lugar e Melhor volta
29/01/1956 - Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires - ARG - Com Godofredo Vianna Filho - Ferrari 375MM n° 41 - AB: motor, na volta 41 - Pelo número de voltas: 17º na geral e 6° na Cat. Sport+3.0
08/04/1956 - Temporada do Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Ferrari 375 4.500cc. n° 4 - 1º Lugar
12/08/1956 - I Prêmio Benedito Lopes - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953 n° 46 - 1º Lugar e Melhor volta
04/08/1956 - VI Circuito do Maracanã/RJ - Ferrari 250MM 2.943 n° 46 - 7º Lugar
07/09/1956 - Prova Rio-Caxambu - Engenheiro Passos (RJ)/Caxambú (MG) Ford/Thunderbird 4.785cc. n° 46 - 1º Lugar
14/09/1956 - Prova 49° Aniversário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - Cat. Sport+1.5 - 2º Lugar
11/11/1956 - II Circuito de Volta Redonda/RJ - Ferrari 375 4.500cc. n° 4 - AB
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 4 - Cat. Sport+2.0 - 2º Lugar e Melhor volta
20/01/1957 - Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires - ARG - Autodr. Costaneva Norte - Com Eugênio Martins - Ferrari 750 Monza 2.999cc n° 38 - Acidente na volta 92 na 6ª colocação - Pelo número de voltas: 13° Lugar na geral e 5° na Cat. Sport 3.0
27/01/1957 - Prêmio Comendador Sabaddo D'Angelo - Buenos Aires - ARG - Ferrari 750 Monza 2.999 n° 6 - 1º Lugar
09/02/1957 - Abertura do Camp. Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 3000cc - Cat. Sport Força Livre -
ND
xx/03/1957 - V Circuito de Petrópolis/RJ - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - 5º Lugar
07/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 -
  Cat. SP+2.0 - Quebrou em 4° lugar na penúltima volta da 1ª bateria
xx/05/1957 - Prova Jornada Sudan - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - Cat. Sport+2.0 -
3° Lugar mais a melhor volta
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 46 - 1º Lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - 1º Lugar e Melhor volta
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Ruggero Peruzzo - Ferrari/Corvette 4.500cc. n° 46 - 1° na geral e 1° na Cat. Mec. Nac.
20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc. n°46 - 2º Lugar Cat. Mec. Nac.
Foram duas provas: uma de fórmulas e outra de carros esporte, participou das duas.
20/10/1957 - V Prova Cinquentenário do ACB - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - 1º Lugar Cat. Sport+2.0
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Flávio Beneducci - Carretera Ford 3.800cc n° 80 - 8° Lugar
01/12/1957 - GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953cc. n° 46 - Cat. Sport - Quebra na volta 3
26/01/1958 - Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires - ARG - Com Eugênio Martins - Ferrari 750 Monza 2.999cc. n° 24 - desistência: motor na volta 57 - Pelo número de voltas: 14° na geral e 6° na Cat. Sport 3.0
23/02/1958 - Prova Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport - 1º Lugar 
15/06/1958 - I 500 Quilômetros de Porto Alegre - Circuito da Pedra Redonda - RS - Com Chico Landi - Carretera Chevrolet 4.500cc. n° 50 - TFL (carretera)  - Abandono
22/06/1958 - I G.P. do Cinqüentenário da Imigração Japonesa - Interlagos/SP - Ferrari 250TR  2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport - 1º Lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Luis Américo Margarido - Talbot/Cadillac 5.645cc. n° 51 - 3º Lugar
28/09/1958 - Inauguração do Circuito da Barra da Tijuca - RJ - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 - Cat. Sport - 6° Lugar e melhor volta
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Flávio Beneducci - Ford V8 4.2000cc n° 80 -
TFL (carretera) - AB
30/11/1958 - Prova Prefeito Ademar de Barros - Interlagos/SP - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 - Cat. Sport - 5° Lugar e melhor volta
30/05/1959 - I Prova Pedro Santa Lúcia - Interlagos/SP - Ferrari 250TR 2.953cc. n° 46 -
Cat. Sport - 1° Lugar
18/10/1959 - III Circuito de Poços de Caldas - MG - Porsche 550 1.498cc. n° 9 -
Cat. Sport - 1° Lugar
21/11/1959 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP/SP - Com Luis Américo Margarido - Chevrolet/Corvette 4.500cc. n° 50 - T FL (carretera) - AB - Luis Américo capotou a carretera às 3 horas da manhã, sem maiores danos físicos.
10/01/1960 - II Torneiro Triangular Sul-Americano - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc. n° 28 -
Cat. Sport - 1° Lugar
30/01/1960 - Mil Quilômetros de Buenos Aires Buenos Aires - ARG - Com Christian "Bino" Heins - Maserati 300S 2.989cc. n° 14 - 4º na geral e 3º na Cat. Sport 3.0
13/03/1960 - II Circuito de Piracicaba - SP - Porsche 550 RS 1.498cc. n° 8-A -
2º na geral e 1º na Cat. Sport -2.0
23/04/1960 - I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Maserati 300S 2.989cc n° 28 - 3º na geral e 3° na Cat. Sport (corrida junto com a mecânica nacional)
15/05/1960 - Quilômetro de Arrancada em Cumbica - Aeródromo de Cumbica/SP - Porsche 550 RS 1.498cc. n° 8-A - Cat. Sport-2.0 - 2º Lugar
12/06/1960 - Prova ACB - Interlagos/SP - - Porsche 550 RS 1.498cc. n° 8-A - 3° Lugar na geral e 2° na Cat. Sport-2.0
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc. n° 28 - 1º Lugar
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Camilo Christofaro - Chevrolet/Corvette n° 82 - 4° Lugar - TFL (carretera)
Carretera cruzou a linha de chegada empurrada por pilotos e mecânicos.
15/01/1961 - III Torneio Triangular Sul-americano - Cat. Sport - Maserati 300S - 2.990cc. - 2° na geral e 1° na categoria
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - com Emílio Zambello/Ruggero Peruzzo - Maseratti 450S - 4.450cc. n° 27 - 1° Lugar como era uma prova de revezamento participou dessa prova em dois carros, e os dois classificaram.
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - com Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello - Maserati 300S - 2.989cc. n° 28 - 3° Lugar
26/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Camilo Christofaro - Chevrolet/Corvette n° 4 -
TFL (carretera) - abandono volta 127 - pelo número de voltas 17° Lugar
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - com Piero Gancia - Alfa Romeo Giulieta 1.290cc. n° 25 -
5° na geral e 2º na T-1.3 -
Estréia de Piero Gancia nas pistas.

20/05/1962 - I Festival Automobilístico do ACESP - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc. n° 28 - 1º Lugar
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - com Bird Clemente/Roberto Gallucci - Ferrari 250 MM Coupê 2.953cc. nº 10 - Abandono
Aqui novamente participou em dois carros.
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - com Bird Clemente/Roberto Gallucci/Dráusio Brandão - Lancia D20 2.451cc. n° 1 - Abandono
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - com Chico Landi/Luciano Borghesi - FNM/JK  2000 1.975cc. n° 23 - 2º Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - com Chico Landi - Landi/Bianco/JK 2000 1.975cc. n° 2 - Acidente fatal na 1ª volta
   


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