Página acrescentada em 11 de setembro de 2025. Horst Dierks por Paulo Roberto Peralta
Nasceu
em 1934 na cidade de Kiel, no norte da Alemanha, em uma região
próxima da Dinamarca. Sobrinho de Karl Iwers, passou as agruras da
Segunda Guerra em sua cidade natal, somente se mudando para Porto
Alegre (RS) no inicio da década de 50, a convite de seu tio Karl
Iwers. Trabalhava na oficina do tio.
No final
dos anos 50, Horst montou sua própria oficina para atender
exclusivamente veículos DKW e seguiu evoluindo na preparação de
motores 2T. Em 1963 tem sua melhor oportunidade de mostrar seu
talento quando o piloto Manilio Gobbiseu DKW sedã F-92, do ano, para
ser preparado para a 2ª "12 Horas de Porto Alegre" que seria
realizada em 23 de junho de 1963.
Traumatizado pelo acidente, Horst só voltou à preparação em 1967 (4
anos afastado). Dessa
vez com força total,
um amigo, Roberto Giordani, o chamou para preparar e desenvolver
seu DKW nº 88:
Em 1971
ele começa uma nova fase em sua carreira de preparador, com o
Fórmula Ford nº 12 de Francisco Feoli, que havia mudado de categoria.
Seguiu nessa marca, Ford, preparando Corcel, Escort e outros carros
Ford.
Logo no
inicio de 1975,
Francisco Feoli renovou o contrato de patrocínio com a "Telefunken" e imediatamente
chamou Horst, e, claro que ele aceitou e foi contratado com sua
equipe de mecânicos.
Na categoria dos Corcel II, Victor Steyer, só não ganhou o campeonato por não ter participado das primeiras provas. Seu rendimento era tão incrível que por várias vezes foi alvo de protestos sobre a preparação de Horst. Que não resultaram em nada.
Na criação do "Campeonato Regional de Turismo" o regulamento foi entregue para os preparadores: Horst Dierks (Escort, Ford); Ivan Hoerlle (Fiat); Romeu Franzoni (VW) e Dyko (Chevette), que se saíram muito bem da incumbência. Décio Michel, aquele amigo da juventude que também corria de motos, foi o vencedor, em 8 de novembro de 1970, na prova de inauguração do "Autódromo de Tarumã", na categoria Turismo até 1.300cc. com um Corcel que teve o motor preparado por Horst:. "- ... pedi a ele para fazer o cabeçote e a admissão para um carburador Weber duplo 42. Apesar de preparar os DKWs dos pilotos Roberto Giordani e Chico Feoli, ele não se negou em me ajudar". Disse o ex-piloto Décio Michel no livro "Das Pistas Para a História"
Horst
Diertks: Amigo de todos, Horst sempre os recebeu em sua oficina, que hoje é gerenciada por seu filho Ricardo, para boas conversas, na maioria das vezes falando dos DKWs. Tanto que foi natural tornar-se um dos fundadores da "Confraria dos Pilotos Jurássicos" em 2001. Por um bom tempo as reuniões eram em sua oficina todas as quintas feiras.
"-
Corria o ano de 2001, ano da fundação da Confraria. Havíamos deixado
de pilotar há cerca de 30 anos e continuávamos a nutrir grande
paixão por aquelas máquinas maravilhosas, os DKWs.
|
|||||||||||||||||||||||