Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Página acrescentada em 11 de setembro de 2025.
 

Horst Dierks
por Paulo Roberto Peralta

2012

Nasceu em 1934 na cidade de Kiel, no norte da Alemanha, em uma região próxima da Dinamarca. Sobrinho de Karl Iwers, passou as agruras da Segunda Guerra em sua cidade natal, somente se mudando para Porto Alegre (RS) no inicio da década de 50, a convite de seu tio Karl Iwers. Trabalhava na oficina do tio.
Nas folgas, preparava e corria com motos, e ai conheceu e travou amizade com Décio Michel, também piloto de motos na época.

Com Karl Iwers e Diogo Ellwanger na
"24 Horas de Interlagos" - 1960

No final dos anos 50, Horst montou sua própria oficina para atender exclusivamente veículos DKW e seguiu evoluindo na preparação de motores 2T. Em 1963 tem sua melhor oportunidade de mostrar seu talento quando o piloto Manilio Gobbiseu DKW sedã F-92, do ano, para ser preparado para a 2ª "12 Horas de Porto Alegre" que seria realizada em 23 de junho de 1963.
Com o carro praticamente pronto Horst acompanha o piloto Vitor Hoppe, o parceiro de Gobbi, para fazer um teste num trecho da antiga estrada que ligava Gravataí à cidade de Sto. Antonio da Patrulha,e... fatalidade!!
Eles capotaram espetacularmente, sendo os dois cuspidos para fora do carro, Vitor foi lançado a grande altura e Horrst cai com o pescoço dobrado e quase morre por asfixia.

DKW de Roberto Giordani - 1967

Traumatizado pelo acidente, Horst só voltou à preparação em 1967 (4 anos afastado). Dessa vez com força total, um amigo, Roberto Giordani, o chamou para preparar e desenvolver seu DKW nº 88:
"- O carro tinha o nº 61, pois era da equipe Aragana, chefiada pelo Dino ... Ao final de 1967, tranferi o DKW para a preparação de meu velho e quarido amigo Horst Diersk, ai foi pintado de vermelho e passou a ostentar o nº 88." Contou Roberto Giordani no livro "Das Pistas Para a História"
Logo após, no final de 1967 um outro amigo, Francisco Feoli, com o DKW nº 99, se juntou à dupla e por diversas vezes formaram dupla em corridas de longa duração..

Em 1971 ele começa uma nova fase em sua carreira de preparador, com o Fórmula Ford nº 12 de Francisco Feoli, que havia mudado de categoria. Seguiu nessa marca, Ford, preparando Corcel, Escort e outros carros Ford.
Ele não perdoava a VW por ter comprado a Vemag e encerrado a produção dos DKW.

Correio do Parana - Fevereiro de 1975

Logo no inicio de 1975, Francisco Feoli renovou o contrato de patrocínio com a "Telefunken" e imediatamente chamou Horst, e, claro que ele aceitou e foi contratado com sua equipe de mecânicos.
As obrigações com a "Telefunken Competições", além da exclusividade, envolvia a preparação total de dois monopostos Fórmula-Ford, com quatro motores testados para cada competição.
Chico Feoli, da "Telefunken Competições" terminou o campeonato de 1975 em segundo lugar, atrás de Clovis de Moraes.

Jornal "O Pioneiro" - novembro de 1982

Na categoria dos Corcel II, Victor Steyer, só não ganhou o campeonato por não ter participado das primeiras provas. Seu rendimento era tão incrível que por várias vezes foi alvo de protestos sobre a preparação de Horst. Que não resultaram em nada.

Jornal "O Pioneiro" - agosto de 1985

 

Corcel de Décio Michel, vencedor na inauguração de Tarumã em 1970

Na criação do "Campeonato Regional de Turismo" o regulamento foi entregue para os preparadores: Horst Dierks (Escort, Ford); Ivan Hoerlle (Fiat); Romeu Franzoni (VW) e Dyko (Chevette), que se saíram muito bem da incumbência.

Décio Michel, aquele amigo da juventude que também corria de motos, foi o vencedor, em 8 de novembro de 1970, na prova de inauguração do "Autódromo de Tarumã", na categoria Turismo até 1.300cc. com um Corcel que teve o motor preparado por Horst:.

"-  ... pedi a ele para fazer o cabeçote e a admissão para um carburador Weber duplo 42. Apesar de preparar os DKWs dos pilotos Roberto Giordani e Chico Feoli, ele não se negou em me ajudar". Disse o ex-piloto Décio Michel no livro "Das Pistas Para a História"

Horst Diertks:
Competente; genioso; dedicado; agitado; interessado; cauteloso e 'mestre" na preparação de carros de competição.
Essas são algumas das qualidades  que os amigos do meio automobilístico lhe atribuem.

Amigo de todos, Horst sempre os recebeu em sua oficina, que hoje é gerenciada por seu filho Ricardo, para boas conversas, na maioria das vezes falando dos DKWs. Tanto que foi natural tornar-se um dos fundadores da "Confraria dos Pilotos Jurássicos" em 2001. Por um bom tempo as reuniões eram em sua oficina todas as quintas feiras.

"- Corria o ano de 2001, ano da fundação da Confraria. Havíamos deixado de pilotar há cerca de 30 anos e continuávamos a nutrir grande paixão por aquelas máquinas maravilhosas, os DKWs.
Nos anos anteriores à fundação da Confraria, sempre visitávamos um local meio místico para todos nós, a oficina do Horst Dierks, nosso antigo  preparador e com quem sempre mantivemos uma amizade muito forte."
(Gilberto Menegaz, autor do livro "Das Pistas Para a História" que serviu de guia para eu montar esta página).
 

1960 Telefunken Competições - 1975 2011 2012

 


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