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dezembro de 2018
Carlos Sgarbi
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1969 |
Carlos Alberto Sgarbi, nasceu na cidade de São Paulo em 15 de junho
de 1947, filho de Carlos Sgarbi Sobrinho e Gertrudes Sgarbi.
Na juventude fez parte de um grupo de amigos apaixonados por
automobilismo:
"- Nós tínhamos um grupo de amigos no qual o Jan Balder era o mais
próximo e só se falava em automobilismo, assim conheci o Fernando
Barbosa, o Stanley Ostrower ,
Ciro Cayres
, Anatole Cirello, Chico Picciuto, Anesio Hernandes, Sunny Boy,
Eduardo Celidonio,
Ricardo Grazzini, os mais próximos e assim íamos assistir todas as
provas."
- Por e-mail.
Junto com alguns desses amigos fez um curso e foram trabalhar de
bandeirinha para a APVC (Associação Paulista de Volantes de Competição)
para assim poderem ver os carros de perto. Desse grupo fazia parte seu amigo
Eduardo Celidonio que anos mais tarde seria presidente da APVC.
1964 - Com 17 anos participou de uma prova de kart realizada no Rio
de Janeiro, passou depois três anos participando com algum destaque
de provas de kartismo até surgir sua oportunidade no automobilismo.
1967 - Trabalhou por um tempo junto com o amigo
Jan
Balder
na fábrica de volantes "Formula 1" do também amigo
Emerson Fittipaldi,
até que Jan lhe ofereceu seu DKW Vemag para fazer uma corrida de
estreantes, pagou um aluguel e fez em agosto de 1967 aos 20 anos de
idade sua prova de estréia na pista de Interlagos. Venceu a prova e
se entusiasmou, voltando com o mesmo carro a participar em setembro
da "Uma hora de Calouros" em Interlagos, quando chegou em 3º lugar,
em outubro correu com seu Volkswagem 1300cc acertado por Anésio
Hernandes a "100 Milhas de Novatos" em Interlagos, onde chegou na 6º
posição na geral e 1º em sua categoria.
Ainda em outubro foi à Curitiba (PR) participar da "Prova Gov Paulo
Pimentel" com o Volks chegando em 7º lugar na geral e em 1º na
categoria.
Nesse ano Celidonio comprou um Karmann Ghia equipado com motor
Corvair 6 cilindros contrapostos 3 a 3 e o estrearia na IX Mil
Milhas Brasileiras, mas foi chamado novamente a formar dupla com
Camillo Chistofaro com a famosa carretera nº 18, ai convidou os amigos
Carlos Sgarbi e Jan Balder para
estrearem o carro em corridas. A chuva tornou as condições da prova
mais difíceis, mas foi por causa de uma quebra da ponta de eixo que
não concluíram. Devido ao numero
de voltas completadas ficaram com o 15º lugar.
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1968 - Pódio
500 Milhas da GB Acervo: Eduardo Celidonio |
1968 - Nesse ano, Eduardo Celidonio assumiu a presidência da APVC e
Sgarbi muito ajudou o amigo nessa administração, principalmente
voltada para a segurança.
Foi à Brasília (DF) com Nathaniel Townsend (Sonny) participar da
"Mil Quilômetros de Brasília", disputada no Eixo Monumental, com o
Volks 1300, chegando em 8º na geral e em 1º na categoria.
Ainda nesse ano participou em dupla com Celidonio no Karmann Ghia/Corvair
da "I 500 Milhas da Guanabara" onde chegaram em 15º na geral e
em 3º na
categoria protótipos.
Em seguida foi correr, em julho, de uma prova do campeonato
brasileiro em Petrópolis (RJ) com um novo Volks 1600cc. Mas a prova
foi interrompida na sua 3º volta devido a um acidente que vitimou o
também piloto, mas nessa prova apenas expectador, "Cacaio" (Joaquim
Carlos Telles de Matos).
Nem um mês depois participou do "III 500 Quilômetros do Rio de
Janeiro" no autódromo de Jacarepaguá em dupla com Celidonio no
Karmann Ghia/Corvair, chegando em 3º na geral e 2º entre os
protótipos.
Em setembro correu a prova "250 Milhas do Rio de Janeiro" com o
Fusca 1600 chegando em 3º lugar.
1969 - Começou a cursar a Faculdade de Administração de Empresas
Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, ao mesmo tempo que trabalhava no
Departamento de estatística do Frigorífico Santo Amaro, empresa de
seus avós.
No automobilismo começou o ano correndo o "Mil Quilômetros de
Brasília" atendendo um convite do Celidonio para correrem em dupla e
estrearem o protótipo Snob’s Mk I/Corvair, que herdara o motor
Corvair do Karmann Ghia, que outro amigo deles do tempo dos
bandeirinhas, Adilson Brunharo, havia capotado. A estréia foi boa,
mas abandonaram com o motor engripado quando estavam em 3º lugar.
"- O mais importante foi o período que me dediquei a construção do
Snob's/Corvair 2600cc junto com o Anésio, Chico Picciuto e Ricardo
Divila patrocinado por Eduardo Celidonio e pela Valvoline."
- Por e-mail.
Em Jacarepaguá participou da "IV 3 Horas da Guanabara" com o VW 1600
chegando em 3º lugar. No mesmo autódromo, mas em dezembro,
participou em dupla com Celidonio do "III Mil Quilômetros da
Guanabara" no Snob's/Corvair., 4º na geral e 2º na cat. protótipos.
"... o "Snobs" - protótipo com motor Corvair que chegou em quarto
lugar - "fumou" muito durante toda a prova, mas acabou chegando ao
final."
- O Jornal/RJ (21/12/1969)
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1969 -
Carteirinha da APVC
Acervo: Carlos Sgarbi |
1969 -
Brasília - Estréia do Snob''s
Origem: Internet |
1969 - 3 Horas da Guanabara
com VW 1600
Acervo: Carlos Sgarbi |
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1970 - Curva do
Pinheirinho
3 Horas de Velocidade - Interlagos
Acervo: Carlos Sgarbi |
1970 - Ao se inscrever para a temporada do ano recebeu o numero 51.
Participou de 12 provas começando em março no "Festival Brasileiro
de Velocidade" estreando um Chevrolet Opala de 3800cc financiado e
patrocinado pela Valvoline. Foi segundo classificado na 1º série,
não consegui a classificação final.
"-... a
Valvoline através de seu diretor Ricardo Grazzini (estudamos junto
no Colégio Pais Leme) sabendo que iria participar de uma prova de
estreantes propôs patrocinar algumas provas, pois já havia visto
algumas provas de kart e apostou no automobilismo, acabou
patrocinando todas as provas que participei e de muitos outros
pilotos tendo sucesso a marca do óleo lubrificante Racing Oil"
- Por e-mail.
Em maio participou de duas prova ao lado de
Fernando Barbosa com o Opala 51: "Torneio Sul Americano" onde
conseguiram o 1º lugar na cat. Turismo Especial Brasileiro e também
a "24 Horas de Interlagos" onde na volta 255 (de 350), quando
Fernando pilotava quebrou a ponta de eixo ocasionando uma saída da
pista na Curva do Sol. Não conseguiram mais retornar.
Na "12 Horas de Interlagos" apesar de um pequeno incidente ainda
chegou em 6º lugar na geral com o Snob’s/Corvair correndo em dupla
com Luis Filinto.
"- ... bati na traseira do VW 4 portas do Silvinho Montenegro
durante a chuva e quebrei o farol. Ele tirou muito o pé na entrada
do Sargento."
- Por whatsapp
Em setembro participou da "Semana da Velocidade", primeiro na prova
"VII 3 Horas de Velocidade" com Opala onde chegou em 2º lugar
"... dai até o fim a corrida fica sensacional, Munhoz dá tudo em seu
Volks para não perder mais a liderança, chega a derrapar algumas
vezes na pista. Sgarbi toca o que dá para fugir de Montenegro (do
Volks 10), que está tirando a diferença, e para tentar ultrapassar
Munhoz. Mas apesar do pega violento dos três às 17h30m os carros são
embandeirados..."
- O Jornal/ RJ (12/09/1970)
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1970
- Opala fora na Curva do Sol
Acervo: Mike Mercede |
1970 - Farol
quebrado na 12 Horas
Acervo: Carlos Sgarbi |
1970 - 3
Horas
Folha de S.Pulo |
1970 - 3
Horas de Velocidade
Folha de S.Paulo |
Depois participou também da prova "XI 500 Quilômetros de Interlagos"
com o mesmo Opala nº 51, mas devido a uma quebra ficou apenas com o
10º lugar.
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1970 -
Diário do Paraná |
Foi vencedor da primeira etapa da "4 Horas de Velocidade" no
Autódromo de Pinhais em Curitiba (PR) ao volante de seu Opala nº 51;
competiu em Interlagos no "GP Mackenzie" se classificando em 8º na
geral e em 3º na Div. 3.
Em novembro foram 4 competições: a primeira em Tarumã (RS), na
inauguração do autódromo, 2º lugar na cat. 3001/6000cc, 6 dias
depois participou do "Festival de Records" na Av. Marginal Pinheiros
em São Paulo onde ficou com o 6º lugar na geral e com o recorde na
cat. Turismo Especial Brasileiro (189,075 Km/h). Depois foi
convidado por Graziela Fernandes, também da equipe Valvoline
mas usando uma Alfa Romeu GTA, para correrem em dupla a "X Mil
Milhas Brasileiras". Ambos pilotando com regularidade chegaram em 7º lugar
na geral,. Com 64 carros disputando.
Participou do "Torneio Ford Corcel" com uma prova em São Paulo e
outra no Rio de Janeiro. Não consegui resultados desse torneio que
teve provas em Interlagos e em Jacarepaguá.
Encerrando o ano foi realizada a "Copa Brasil de Automobilismo"
disputada em quatro etapas semanais, foi 8º na 4ª etapa, ficando em
14º na classificação final do torneio, ao lado de
Eduardo Celidônio,
Camillo Christófaro
e Paulo Gomes, todos com 1 ponto cada.
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1870 -
Inauguração de Tarumã
Acervo: Carlos Sgarbi |
1970 -
Festival de Recordes Av. Marginal Pinheiros
Revista Auto Esporte |
1970 - Mil
Milhas Brasileiras com Alfa Romeu GTA
Acervo: Graziela Fernandes |
1971 - Começou o ano automobilístico disputando em janeiro a prova
preliminar da corrida de F3, durante essa prova Sgarbi deu duas
derrapagens seguidas chegando a subir nos barrancos da Curva do Sol.
"... não vi o óleo na pista.".
Mesmo assim chegou em 5º lugar.
Em março correu a "12 Horas de
Interlagos" em dupla com Stanley Ostrower com o Opala 51, mas
abandonaram por queima da junta do cabeçote, ficando em 19º lugar.
Na "Prova dos Campeões" a corrida da categoria Turismo, dividida em
duas baterias Sgarbi fez a pole, mas logo foi ultrapassado, na
segunda bateria largou bem e tomou a dianteira, mas foi ultrapassado
e quebrou forçando seu abandono.
Um mês depois correu o "Torneio União e Disciplina" em Interlagos,
mas novamente não teve sorte, quebrou a polia do virabrequim.
Em agosto aconteceu a " 250 Milhas de Interlagos" também chamada de
"Grande Prêmio Shopping Center Iguatemi" e Sgarbi disputando contra
protótipos modernos chegou em 11º lugar com seu Opala 4 portas e em
4º na Div. 5.
Naquela que foi sua ultima corrida, o "XII 500 Quilômetros de
Interlagos" correu com seu Chevrolet Opala 51 mas sofreu com
superaquecimento e só conseguiu o 29º lugar.
Assumiu um cargo importante no Frigorífico Santo Amaro, em
tempo integral e muitas viagens, então abandonou as corridas aos 24
anos de idade:
"-
Juntamente com o Jan Balder, Fernando Barbosa, Eduardo Celidonio e
muitos outros consegui participar praticamente de todas as provas
neste período de 1967 a 1971 quando fui obrigado a assumir um cargo
na empresa dos meus avós."
- Por e-mail
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1970 - IV
Etapa Copa Brasil
Acervo: Rogério P D Luz |
1971 -
XII 500 Quilômetros de Interlagos
Acervo: Rogério P D Luz |
1971 -
XII 500 Quilômetros de Interlagos
Acervo: Rui Pastor |
1974 -
"-
...a convite de um
amigo fui para Volkswagen em São Bernardo do Campo na linha do
Passat recém lançado e em seguida fui para a Galvanoplastia 3H em
Santo Amaro, depois para Relógios Hora cuidar dos painéis de
instrumento do Ford Galaxie.”
- por e-mail
1975 - Casou-se com Ligia Maria Caropreso Sgarbi e tiveram 4 filhos.
1976 - Foi convidado pelo amigo Ricardo Grazzini a trabalhar na Valvoline, onde na área administrativa ocupou o cargo
de diretor
industrial, estando assim no ambiente que gostava, e tendo contato
com praticamente todos os pilotos e mecânicos daquele período.
2018 - Atualmente está fora do ambiente automobilístico, tem e
administra um espaço com várias alternativas para eventos:
Corporativos, Comemorativos, Confraternizações, Festas Temáticas e
Infantis.
TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS |
Data |
Prova |
Carro |
Dupla |
C |
Classificação |
13/08/1967 |
Prova de Estreante
- Interlagos/SP |
DKW Vemag |
|
5 |
1° Lugar |
04/06/1967 |
Uma Hora de
Calouros - Interlagos/SP |
DKW Vemag |
|
5 |
3°
Lugar |
03/10/1967 |
100 Milhas de
Novatos - Interlagos/SP |
VW 1300 |
|
5 |
6°
na geral e 1° na cat. |
10/10/1967 |
Prova Governador
Paulo Pimentel - Curitiba/PR |
VW 1300 |
|
5 |
7°
na geral e 1° na cat. |
03/12/1967 |
IX Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP |
Karmann Ghia/Corvair |
Jan Balder |
35 |
AB |
14/04/1968 |
Mil Quilômetros de
Brasília/DF - Eixo Monumental |
W 1300 |
Nathaniel Townsend
Jr |
87 |
8° na geral e 1° na cat. |
30/06/1968 |
I 500 Milhas da
Guanabara - Jacarepaguá/RJ |
Karmann Ghia/Corvair |
Eduardo Celidonio |
115 |
2°
na geral e 1° no Grupo VI |
22/07/1968 |
Prova do
Campeonato Brasileiro - Petrópolis/RJ |
VW 1600 |
|
5 |
Prova cancelada p/
acidente |
04/08/1968 |
III 500
Quilômetros do Rio de Janeiro/RJ |
Karmann Ghia/Corvair |
Eduardo Celidonio |
115 |
3° Lugar |
29/09/1968 |
250 Milhas do Rio
de Janeiro - Jacarepaguá/RJ |
VW 1600 |
|
5 |
C |
21/04/1969 |
V Mil
Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental |
Snob’s Mk I/Corvair |
Eduardo Celidonio |
15 |
AB |
29/06/1969 |
IV 3 horas da
Guanabara - Jacarepaguá/RJ |
VW 1600 |
|
5 |
3° Lugar |
12/12/1969 |
III Mil
Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ |
Snob’s Mk I/Corvair |
Eduardo Celidonio |
15 |
4°
na geral e 2° na cat. |
15/03/1970 |
Festival
Brasileiro de Velocidade - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
|
5 |
12°
na primeira série |
04/05/1970 |
Torneio Sul
Americano - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
1°
Lugar na Turismo Especial Brasileiro |
24/05/1970 |
IV 24 Horas de
Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
Fernando Barbosa |
51 |
Acidente |
14/06/1970 |
12 Horas de
Interlagos/SP |
Snob’s Mk I/Corvair |
Luis Filinto |
11 |
6° Lugar |
05/09/1970 |
II 3 Horas de
Velocidade - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
2°
Lugar |
07/09/1970 |
XI 500 Quilômetros
de Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
10°
Lugar |
11/10/1970 |
4 Horas de
Velocidade - Autódromo de Pinhais/PR |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
1° Lugar na
DIV 3 1°
Etapa |
25/10/1970 |
GP Mackenzie - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
8°
na geral e 3° na cat. |
08/11/1970 |
Inauguração do Autódromo de Tarumã/RS |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
2°
Lugar na cat. 3001/6000 |
14/11/1970 |
Festival de Recordes - Marginal Pinheiros/SP |
Chevrolet Opala
3800 |
|
51 |
Recorde na Div.3 (189,07 km/h) |
22/11/1970 |
X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP |
Alfa GT 1600 |
Graziela Fernandes |
33 |
7°
na geral e 1° na cat. |
29/11/1970 |
Torneio Ford Corcel - Interlagos e Jacarepaguá |
Ford Corcel |
|
|
Participou mas não tem resultados |
27/12/1970 |
Copa Brasil
4° Etapa - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
|
51 |
8°
Lugar |
24/01/1971 |
Corrida preliminar
da F3 - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
|
51 |
5° Lugar |
21/03/1971 |
12 Horas de Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
Stanley Ostrower |
51 |
AB |
23/05/1971 |
Prova dos Campeões - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
|
51 |
4°
Lugar |
21/06/1971 |
Torneio União e Disciplina - Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
|
51 |
AB |
15/08/1971 |
250 Milhas
de Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
|
51 |
11°
na geral e 4°
na Div. 5 |
09/09/1971 |
XII 500 Quilômetros de Interlagos/SP |
Chevrolet Opala
4100 |
|
51 |
AB |
|