Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 02 de abril de 2006.
 

Ciro Cayres
(Ciro Burjato Cayres)
por Paulo Roberto Peralta

Ciro nasceu na cidade de Bebedouro, interior do estado de São Paulo, no dia 06 de novembro de 1932, filho de Aurélio Cayres e Maria Conceição. Seu pai era um bem sucedido comerciante de origem portuguesa. Em 1939 quando Ciro tinha seis anos a família mudou-se para São Paulo indo morar na Rua Pernambuco, bairro do Pacaembu, onde também montaram negócio.
Ciro, com 7 ou 8 anos, já fuçava junto com o irmão Ary o carro Ford do pai e este sabendo do gosto dos meninos os levou anos mais tarde ao Autódromo de Interlagos, o que só fez aumentar esse gosto. Mas lá o pai os avisa que não gostaria de ver nenhum dos dois se envolvendo com corridas.
Como morava no bairro do Pacaembu, assiste em 1949, agora já com quase 17 anos, a prova Circuito do Pacaembu, corrida nas ruas do bairro, ai promete para sí mesmo que um dia vai correr.
Com a morte do pai, os dois irmãos começaram a correr escondidos da mãe, e usando os pseudônimos de Arigó I e Arigó II, corriam com recursos próprios e a ajuda de amigos pois mesmo com a família bem de vida não podiam revelar essa nova atividade. Logo foram descobertos e a mãe acabou por aceitar, mas não contribuía, no início, para a carreira dos filhos.
Em 1950 participou de uma corrida com um carro inglês, marca Riley, de 1.500cc. na categoria Força Livre abaixo de 2.5 e chegou em 3º lugar, seu irmão participou em outra categoria com um carro Fiat, na corrida seguinte trocaram os carros e correu então de Fiat na categoria Turismo até 2.0 e novamente tirou o 3º lugar.
Em 1951 se inscreveu em parceria com Raphael Gargiulo na prova 24 Horas Mercedes-Benz, prova monomarca em que o fabricante cedia o modelo 170D à gasolina ou à diesel, correram na categoria diesel e chegaram em 11º lugar. 

Com Luiz Valente (2º colocado) Cinquentenário do ACB / 57

Comprou um carro esporte Allard Cadillac de 5.490cc. e obteve sua primeira vitória em Interlagos em 1953, ganha novamente no mesmo ano mas correndo com Ferrari 195S de 2.380cc. Em 1954 participa da última edição do Circuito da Gávea com o Allard mas o carro quebra e não terminou a prova.
Em 1955, com quase 23 anos, foi para a Europa com intenção de participar de provas no velho continente, participou da 10 Horas de Messina na Itália em dupla com Gino Muraron, italiano que conhecera no Circuito da Gávea, mas a Ferrari 500M com que disputavam quebrou e não terminaram a prova. 
De volta ao Brasil disputou a primeira edição da Mil Milhas Brasileiras em 1956 com o Volvo e em dupla com Chico Azevedo, e chegaram em 6º lugar, correndo contra as famosas carreteras com o dobro de cilindradas. 
Ano seguinte, já com 24 anos, participou com Christian "Bino" Heins do Mil Quilômetros de Buenos Aires com o Porsche 550S, mas não terminaram por causa de uma quebra.
Comprou um chassi Maserati e um motor Corvette e o preparador Toni Bianco montou seu
primeiro Mecânica Nacional, logo depois trocado por um Ferrari/Corvette e com ele participou da primeira edição da prova 500 Quilômetros de Interlagos em 1957, fez a pole, a melhor volta e liderou 105 das 154 voltas pelo anel externo de Interlagos, mas na volta 106, na curva 3, seu carro perdeu a roda traseira esquerda, que atingiu 4 espectadores fazendo uma vítima fatal, uma moça que era Miss Campinas.  Seu carro capotou e Ciro sofreu diversos ferimentos só voltando a correr na Mil Milhas, quando faz dupla com Eugenio Martins num DKW Vemag, mas não concluiram a prova.
Ano seguinte no 500 Quilômetros Ciro era considerado o azarão, pois largava em último por não participar da classificação, mas dada a largada foi ganhando posições e quando já estava entre os primeiros acabou rodando, bem em frente aos boxes, obrigando os demais concorrentes a fazerem malabarismos para não atingirem seu carro, que depois de duas rodadas de 360 graus acabou parado no meio da pista.

Instante em que se desprendeu a roda 
no "500 Km" de 1957
Estado em que ficou seu carro após o acidente 24 Horas de Interlagos/1961, de Simca, com Bird Clemente

Casou-se com Iracy, esposa que o acompanhou durante sua carreira e por toda a vida, mas não tiveram filhos.
Em 1960 fez sua primeira corrida com um carro Simca nacional, foi em parceria com Bird Clemente, na "24 Horas GEIA" e chegaram em 9º lugar. Bird viria a ser seu cunhado pois casou-se com sua irmã Marise,
Em 1961 a Simca montou sua "escuderia" e chamou Ciro para comandá-la, não era ainda uma "equipe oficial de fábrica", o que só aconteceria no ano seguinte quando o Departamento de Propaganda criou o Departamento Esportivo, nome logo mudado para Departamento de Competição, Ciro acumulava então a 
função de dirigente com a de piloto. Sua Maserati recebeu um motor V8 Simca e dessa forma continuou a participar das provas de Mecânica Nacional.
Na "Corrida do Batom" em 1963 Ciro cuidou das duas irmãs que competiram e não favoreceu nenhuma delas, mesmo Leonie usando um Simca e Marise (esposa de Bird) usando uma Berlineta. Depois dessa prova Bird costumava dizer que "- ...aquela era a família mais 'speed' de São Paulo."
Em março de 1964 Ciro vence de forma brilhante o "GP Rogê Ferreira", com uma Maserati 450S como que para apagar a imagem de mau piloto que os resultados medianos com os Simcas lhe marcaram. O Simca era um carro pesado e fraco, mas Ciro trabalhava em conjunto com o setor de desenvolvimento de motores e cada inovação conseguida nas pistas ia para a  linha de montagem. 

Simca Tempestade, apelidado de "Perereca"

Começou também a trabalhar no desenvolvimento de um protótipo usando o chassis e a suspensão Maserati e equipado com o recém lançado motor Tufão e uma carroceria tipo GT desenhada por Anísio Campos, o "Tempestade". Estreou o carro no "1000 Quilômetros de Interlagos" em 1964, mas não completou por quebra.
Em setembro desse ano chegam ao Brasil os Abarth, carro que a Simca iria usar para vencer as Berlinetas e os DKW Malzoni que chegavam e prometiam bons resultados. Após a chegada dos Abarth Ciro preferiu assumir unicamente a função de piloto e a Simca chamou então Chico Landi para a coordenação da equipe.

Em 14 meses os Abarth participaram de 12 provas e venceram 10, sendo que uma, a 6 Horas de Brasília, de 1964, numa manobra de marketing da Simca e Chico a vitória fica com o Simca Tempestade pilotado por Ciro, que venceria novamente com esse carro o "500 Quilômetros da Guanabara" de 1965, dessa vez sem favorecimento da equipe. Na última corrida dos Abarth no Brasil, o VIII 500 Quilômetros, Ciro pilotou um equipado com o motor Simca nacional, mas não completou a prova por quebra mecânica. Com o fechamento do Departamento de Competições da Simca em 1966 foi convidado a correr na equipe Jolly-Gancia com Alfa Romeo, disputou apenas três provas em 1967, mas sem bons resultados.
Ciro foi então contratado pela GM para desenvolver o Chevrolet Opala, e voltou às pistas em 1970 correndo de BMW pela equipe CEBEM do amigo Aguinaldo de Goes Filho estreando com vitória no 1500 Quilômetros de Interlagos em dupla com Jan Balder, esse carro era um sedã mas Aguinaldo resolveu cortar fora a capota no que foi imediatamente apoiado por Ciro, que talvez relembrando o tempo da Mecânica Nacional dizia: "-
...o negócio é correr com a cuca de fora...", essa passagem Jan conta com a propriedade de quem a  vivenciou e com muito mais detalhes em seu livro Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro.
Fez 3 corridas pela equipe e resolveu finalmente inscrever o Opala. Trabalhando no Departamento de Testes da GM propos à fábrica colocar o carro na prova 24 Horas de Interlagos para testar o câmbio de 4 marchas e o motor 4.100 cilindradas, a fábrica recusou mas se propos a dar apoio técnico, ele se associou então à Freios Varga e aproveitou para testar não só o câmbio e motor mas também os freios, correu em dupla com Jan Balder novamente e chegaram em 7º lugar.

1971 foi uma temporada fraca para Ciro, fez três corridas apenas, em 1972 correndo de Opala Divisão 3 tirou três segundos e um terceiro lugar nas provas que participou. Em 1973, com 40 anos de idade, ficou de fora das  competições mas voltou em 1974 com um Opala muito bem preparado sagrando-se campeão paulista da Divisão 3, e aí então pára definitivamente de competir aos 43 anos de idade. 
Continuou seu trabalho na GM até se aposentar. 
Mas no dia 28 de novembro de 1999 em São Bernardo do Campo (SP), Ciro aos 67 anos, 
recebeu sua bandeirada final vítima de problemas cardíacos e pulmonares.
Com sua morte desapareceu um dos ídolos que inspiraram as gerações seguintes de pilotos 
brasileiros que proporcionaram a conquista de oito títulos mundiais de F 1.


Participações em provas
(com a colaboração de Ricardo Cunha)


xx/02/1950 - Circuito de Interlagos/SP - Riley 1.500cc - 3º Lugar
30/04/1950 - III Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Fiat -
3º Lugar  
26/11/1950 - I Etapa Camp. Paulista - Interlagos/SP - Fiat - 3º Lugar
18/08/1951 - I 24 Horas de Interlagos Mercedes-Benz/SP - Interlagos/SP - Com Raphael Gargiulo - Mercedes Benz 170D 1.767cc - Diesel -
11º Lugar
10/05/1953 - Prova Pref. Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - 1º Lugar
xx/09/1953 - I Prova da Independência - Interlagos/SP - Ferrari 195S 2.380cc -
1º Lugar
xx/xx/1953 - 2 Horas de Interlagos/SP - Fiat  nº 44 - 2º Lugar
04/01/1954 - XIII GP Cidade do Rio de Janeiro - Circuito da Gávea - Allard/Cadillac 5.434cc nº 44 -
AB
10/01/1954 - GP IV Centenário da Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - AB
16/05/1954 - 2 Horas de Interlagos/SP - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc nº 82 -
2º na geral e na SP+1.5
20/06/1954 - Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Simca Neuf 1.221cc nº 52 - SP-1.5 - 1º Lugar
22/08/1954 - 100 Milhas do Maracanã/RJ - Maserati nº 3 -
3º Lugar
28/11/1954 - 100 Milhas do IV Centenário - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - AB
20/02/1955 - IV Circuito do Maracanã/RJ - Allard/Cadillac 5.434cc - SP+1.5 -
5º Lugar
29/03/1955 - I Circuito Automobilístico de Pirajuí/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - 1º Lugar
24/07/1955 - 10 Horas de Messina - Sicília/ ITA - Com Gino Muraron - Ferrari 500M 1.984cc nº 23 -
AB
08/04/1956 - Temporada do Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - ND
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras Interlagos/SP - Com Chico Azevedo - Volvo nº 88 -
6º Lugar
20/01/1957 - Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires/ARG - Com Christian "Bino" Heins - Porsche 550RS 1.491cc nº 66 - 19º na geral e 5º na SP-1.5
xx/05/1957 - Prova Jornada Sudan - Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.500cc nº 44 -
MN - 1º Lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.500cc nº 44 - MN - 1º  Lugar
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 - MN - AB
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Eugênio Martins - DKW  Vemag 981cc nº 8 - AB
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 -
MN - AB
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Leone Brancale - Fiat Stanguellini 1.221cc 12 - ND
30/11/1958 - I Torneio Triangular Sulamericano - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 -
MC - Lugar
22/02/1959 - I Torneio Triangular Sulamericano - Montevideo/Uruguai - Autodr. de “El Pinar - Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 - MC - Lugar
01/03/1959 - I Torneio Triangular Sulamericano - Buenos Aires/ARG Autodr. Mun. Buenos Aires - Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 -
MC - Lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Bird Clemente - DKW Vemag 981cc100 -
11º Lugar
xx/xx/1959 - GP Cidade do Rio de Janeiro/RJ - ?????? - Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 - MN - Lugar
10/01/1960 - II Torneio Triangular Sulamericano - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc  nº 44 -
MC - Lugar
23/04/1960 - GP Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Maserati/Corvette 4.500cc  nº 44 - MN - Lugar
03/07/1960 - II 24 Horas GEIA - Interlagos/SP - Com Bird Clemente - Simca Chambord - 2.432cc6 -
Lu
gar  
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati 450S 4.500cc nº44 - SP+2.0 - AB                  
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Mario Cesar Camargo Filho - DKW Vemag  981cc 10 - 10º Lugar 15/01/1961 - III Torneio Triangular Sulamericano (SP/MN) - Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.500cc44 - MC - 1º Lugar
14/05/1961 - Circuito de Piracicaba/SP - Maserati/Corvette 4.500cc nº44 - MN - AB  
03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Interlagos/SP - Com Bird Clemente - Simca Chambord 2.432cc nº 9 -
11º Lugar
 
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Simca  2.550cc nº 44 -
MN-2.5 - ND
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Danilo de Lemos - Simca Chambord 2.432cc - 10º Lugar
xx/12/1961 - Circuito da Barra - Salvador/BA - Simca Chambord 2.432cc nº 44 -
Lugar
25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ignácio Terrana/José Rodrigues - Simca Chambord 2.432cc nº 51 - AB
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 44 -
Desclassificado
29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Jayme Silva - Simca Presidence 2.432cc nº 44 -
na geral e 2º na Cat.B
21/07/1962 - Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo III 
- Simca Chambord 2.432cc nº 44 - AB
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Grupo I - Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 44 - na geral e na T-2.5
02/09/1962 - 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 44 - 4º Lugar
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Simca
2.550cc nº 44 - MN-2.5 - AB
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Com José Fernando "Tôco" Martins - Simca Chambord 2.432cc nº 44 -
Lugar
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco" Martins - Simca Chambord 2.432cc nº 26 - na geral e na T+2.0 
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco" Martins - Simca Chambord 2.432cc nº 44 -
T+2.0 - AB
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco" Martins - Simca Rallye 2.550cc nº 26 - na geral e na T+2.0
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco" Martins - Simca Rallye 2.550cc nº 44
- T+2.0 - AB
23/06/1963 - 12 Horas de Porto Alegre/RS - Simca Chambord 2.432cc nº 44 - AB
29/06/1963 - IV Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Simca 2.550cc nº 44 - MN-2.5 - Lugar
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Maserati/Simca 2.550cc nº 44 - MN-2.5 - Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Simca 2.550cc nº 44 -
MN-2.5 - AB
27/10/1963 - 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca Rallye 2.550cc44 - 6º Lugar
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Danilo de Lemos - Simca Rallye 2.550cc44 - T+2.0 - Lugar
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Jayme Silva - Carretera Simca 2.550cc nº 26 - TFL - Lugar
08/03/1964 - GP Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Maserati 450S 4.450cc  nº 44 -  na geral e na SP+2.5
05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - Interlagos/SP - Carretera Simca 2.550cc nº 26 - TFL -
Lugar

15/08/1964 - 1000 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Tempestade 2.550cc nº 44 - PT - AB

30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Simca Abarth 1.946cc nº 44 - Lugar
07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Simca Tempestade 2.550cc nº 44 -
PT - AB 
07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com José Fernando "Tôco" Martins - Simca Abarth 1.946cc62 -  Lugar

29/11/1964 - I 6 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Tempestade 2.550cc nº  62 -
 Lugar

27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Jayme Silva - Simca Tufão 2.432cc nº 26 - AB                        
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Abarth 1.946cc nº 44 - 3º na geral e  na T+1.3

16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Abarth 1.946cc nº 44 - AB

16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Jayme Silva e Pedro Jaú - Simca Tempestade 2.550cc nº  62 -
 Lugar 
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Abarth 1.946cc nº 44 - AB
06/06/1965 - Campeonato Carioca - 2ª Etapa - Ilha do Fundão/RJ - Simca Abarth 1.946cc nº 44 -
 Lugar
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Simca Abarth 1.946cc nº 44 - AB                   
08/08/1965 - I Circuito de Vitória/ES - Simca Tempestade 2.550cc62 -
2º Lugar
15/08/1965 - I GP Rodovia do Café/ PR - Curitiba/Apucarana/Curitiba - Simca Tempestade 2.550cc nº 44 -  Lugar
05/09/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP   Simca Tufão 2.550cc64 -
18º Lugar
19/09/1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro/RJ - Barra da Tijuca - Simca Abarth 1.946cc nº 44 -
AB                  
19/10/1965 - VIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Abarth/Simca 2.550cc83 -
PT - AB 
11/12/1965 - II 6 Horas de Curitiba/PR - Com Pedro Jaú - Carretera Simca 2.550cc nº 26 - TFL 1º Lugar
19&20/10/1966 - X GP Argentino de Turismo Melhorado - Pilar - Pergamino/ARG - Simca Emi Sul 2.410cc -
AB
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys Interlagos - Quebrou nos treinos
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo Giulia 1.570cc -
4º Lugar
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo Giulia 1.570cc nº 25 - 14º na geral e 9º na T-2.5
11/06/1967 - III 6 Horas de Interlagos/SP - Com Luis Carlos Sansone - Alfa Romeo Giulia 1.570cc -
5º Lugar
08/03/1970 - 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Jan Balder - BMW 2000 1.990cc nº 9 - 1º Lugar
22/03/1970 - Prêmio Tufic Scaff - Interlagos/SP - BMW 2002 Spyder 1.990cc nº 9 -
1º Lugar
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Jan Balder - BMW 2002 Spyder 1.990cc nº 9 - 20º na geral e 12º na T-2.5
15/05/1970 - 24 Horas de Interlagos/SP - Com Jan Balder - Chevrolet Opala 4.100cc nº 44 -
7º Lugar 
21/03/1971 - V 12 Horas de Interlagos/SP - Com Graziela Fernandes - Alfa Romeo GTA 1.570cc - AB
07/09/1971 - XII 500 Quilômetros de Interlagos/SP- Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 -
7º Lugar
18/12/1971 - II Etapa do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 9º Lugar
30/04/1972 - Festival de Roncos e Motores - Div.3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 -
2º Lugar
14/05/1972 - Prova dos Campeões - Div.3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 2º Lugar
17/05/1972 - 100 Milhas de Interlagos/SP (CBVT) Div.3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 -
2º Lugar
15/10/1972 - Camp. Bras. Viaturas de Turismo (CBVT) Div.3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 3º Lugar
03/03/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar
24/03/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 8º Lugar
07/04/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 3ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar
28/04/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 4ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar
29/06/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 7ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
6º Lugar 
14/07/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 8ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar 
31/08/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 9ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar 
xx/09/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 10ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 15º Lugar 
xx/10/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 11ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar
17/11/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 12ª Etapa - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar 


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL