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Atualizado em novembro de 2020.
Ciro Cayres
(Ciro
Burjato Cayres)
por
Paulo Roberto Peralta
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1986 |
Ciro
nasceu na cidade de Bebedouro, interior do estado de São Paulo, no
dia 06 de novembro de 1932, filho de Aurélio Cayres e Dna. Maria
Conceição. Seu pai, de origem portuguesa era um bem sucedido
comerciante do ramo de tecidos e em 1939 quando Ciro tinha seis anos
mudaram-se para São Paulo indo morar na Rua Pernambuco, bairro do
Higienópolis, seu pai foi cuidar da empresa de comércio de tecidos
por atacado da família, a J.Moreira & Cia.
Ciro, com 13 ou 14 anos, junto com o irmão Ary, quando iam à chácara
da família ao lado da Via Anchieta já cuidavam do carro Ford do pai
e de todos os outros que lá estivessem. O pai, depois de muita
insistência e sabendo do gosto dos meninos, os levou ao Autódromo de
Interlagos, o que só fez aumentar o gosto pelo automobilismo. Mas lá
os avisou que não gostaria de ver nenhum dos dois se envolvendo com
corridas.
Como morava próximo do bairro do Pacaembu, assistiu em 1949, já com
quase 17 anos, a prova “Circuito do Pacaembu”, corrida nas ruas do
bairro, ai então prometeu para si mesmo que um dia iria correr.
Por essa época, há um relato no livro "Maysa: Só numa multidão de
amores" (biografia escrita por Lira Neto), em que Ciro dançou a
quadrilha com
Maysa: "...vestida
a caráter, de véu e grinalda, com um dente incisivo pintado de
preto, dançou a quadrilha de braços dados com Ciro Cayre, que
envergava um paletó de bolsos remendados e chapéu de palha..."
Com a morte do pai os dois irmãos começaram a correr escondidos da
mãe e usando os pseudônimos de Arigó I e Arigó II, corriam com
recursos próprios e a ajuda de amigos, pois mesmo com a família bem
de vida não podiam revelar essa nova atividade.
“- Era eu
com eu. Era coragem, dedicação e boa vontade. Não havia interesse,
nada. E nada com N maiúsculo”,
disse
numa reportagem para a revista VIA.
Logo foram descobertos e a mãe acabou por aceitar, mas não
contribuía, no início, para a carreira dos filhos.
Em 1950 participou de uma corrida com um carro inglês, marca Riley,
de 1.500cc. na categoria Força Livre abaixo de 2.5 e chegou em 3º
lugar, seu irmão participou em outra categoria com carro Fiat, na
corrida seguinte trocaram os carros e correu então de Fiat na
categoria Turismo até 2.0 e novamente tirou o 3º lugar.
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1951 -
Largada da "24 Horas"Seu carro em destaque |
Em 1951 se inscreveu em parceria com
Raphael Gargiulo na prova “24
Horas Mercedes-Benz”, prova monomarca em que o fabricante cedeu o
modelo 170D à gasolina ou à diesel, correram na categoria diesel e
chegaram em 11º lugar.
Passou a correr com um carro esporte Allard/Cadillac de 5.490cc da
Oficina Losacco e obteve sua primeira vitória (na categoria) na
“Prova Prefeitura Municipal de São Paulo” em Interlagos (1953), em
seguida, no mesmo ano, correndo numa Ferrari 195S de 2.341cc ganhou
a “Prova da Independência”, agora na classificação geral.
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1955 - 100
Milhas do IV Centenário
O carro nº 8 modelo original. O 44 é o Allard modificado
pelo Losacco. |
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1955 - I
Circuito Automobilístico de Pirajui |
Desde 1953 participava com o Fiat Stanguelini, modelo esportivo, de
alumínio, que Emílo Comino dono de uma oficina de carburadores na
rua Jesuíno Arruda e grande entusiasta do automobilismo havia
importado, corria representando o Comino, patrocinado por ele.
Em 1954 participou da última edição do Circuito da Gávea reestreando o Allard/Cadillac com a carenagem modificada por
Victor Losacco, mas quebrou e não
terminou a prova, semana seguinte participou com o mesmo carro da
prova "GP IV Centenário da Cidade de São Paulo", mas também não
completou. Depois correu a "2
Horas de Interlagos" onde
chegou em 2 º lugar com esse carro. A prova seguinte: " Circuito
da Quinta da Boa Vista" pilotou um Fiat Neuf
e venceu a prova. Ainda no Rio de Janeiro participou com uma
Maserati da "100 Milhas do Maracanã", chegando em 3º lugar. Encerrou
o ano participando da "100 Milhas do IV Centenário" em Interlagos, e
novamente o Allard não terminou a prova.
Em 1955 fez duas provas com o Allard chegando em 5º na prova "IV
Circuito do Maracanã" e venceu o "I Circuito Automobilístico de
Pirajuí" no interior paulista.
Com quase 23 anos,
partiu para a Europa com a intenção de participar de provas no velho
continente, participou apenas da “10 Horas de Messina” na Itália em
dupla com Gino Munaron, italiano. Bateu o recorde do circuito nos
treinos, mas a Ferrari 500 Monza com que disputavam quebrou e não
terminaram a prova. Na prova quem largou foi Munaron, que lhe
entregou o carro em segundo lugar:
”- Pus em primeiro até sete horas e meia de corrida, ai ele bobeou
numa mudança de marcha e quebrou o cambio”.
Relembrou numa reportagem da revista VIA..
Sua estada na Europa durou 43 dias e coincidiu com o gravíssimo
acidente em La Mans, que causou diversos cancelamentos de provas e
os europeus começaram então a reestudar as condições das provas:
”- Sem corridas e sem dinheiro, voltei, mas mostrei que podia ser
alguém mundialmente famoso”,
disse na reportagem da revista VIA.
De volta ao Brasil fez uma prova em abril estrando o carro de
Mecânica Nacional construído pelo
Victor Lossaco com chassi próprio e motor Cadillac. Chegou em 8º
lugar. Em seguida participou da primeira edição da
“Mil Milhas Brasileiras“ com Chico Azevedo em seu Volvo correndo contra as famosas carreteras que
tinham o dobro de cilindrada. Mesmo assim chegaram em 6º lugar.
Ano seguinte, já com 24 anos,
participou com Christian "Bino" Heins do “Mil Quilômetros de Buenos
Aires” com o Porsche 550RS e apesar de não terminarem, por causa de
uma quebra, ficaram em 19º na geral e 5º na categoria pelo número de
voltas completadas.
Como tinha uma Ferrari 195S, biposto, pediu ao “carrozieri”
Toni Bianco que a transformasse em um monoposto da Mecânica Nacional, a
montagem do motor e sua preparação foi feita na oficina de
Victor Losacco para onde Toni se transferiu durante a execução. Com esse
carro Ciro bateu o recorde da pista de Interlagos estabelecendo
3’37’’, recorde esse que perdurou por dez anos, sendo batido pelo
Fitti/Porsche só em 1967,
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1957
Prova Cinquentenário do ACP |
Em 1957 participou e venceu duas provas antes de se inscrever para participar da
primeira edição do “500 Quilômetros de Interlagos”, fez
a pole, a melhor volta e liderou 105 das 154 voltas pelo anel
externo de Interlagos, mas na volta 106, na curva 3 seu carro perdeu
a roda traseira esquerda que atingiu 4 espectadores fazendo uma
vítima fatal, Maria Silvia Gerin, Miss Elegante Bangu de Campinas de
1957. Seu carro capotou e Ciro sofreu diversos ferimentos, e foi com
a perna engessada que diversos amigos, entre eles Pedro Romero, o
levaram à Interlagos e em meio a lamentações quanto ao fim de sua
carreira e provocações para que andasse na pista, ele então sentou
no carro e saiu para uma volta:
“- Dei
então uma volta a toda velocidade, bom, você pode imaginar que não
foi o melhor tempo da minha vida, mas... me desinibi do medo”.
Disse na reportagem da revista VIA.
Quando voltou para os boxes, todos estavam lá aplaudindo e o
abraçaram.
“- Fizeram de propósito, me provocaram, feriram meu brio para salvar
minha carreira. Eram amigos com A maiúsculo”.
Na mesma reportagem.
Vale dizer que as pessoas assistiam a prova na Curva 3, um local
proibido para o publico, como uma moça faleceu o Ministério
Público apresentou denuncia contra o piloto e seu preparador
Victor Losacco por homicídio culposo, mas meses depois o relator mandou
arquivar o processo baseado no laudo do IPT (Instituto de Pesquisas
Tecnológicas) que concluiu que o rompimento do eixo deveu-se à
fadiga em conseqüência da própria corrida, sendo portanto
imprevisível.
Só voltou a correr na “II Mil Milhas Brasileiras”, em novembro de
1957, quando fez dupla com Eugenio Martins num DKW F-91, mas iam tão
mal que Ciro abandonou a prova antes do término, Eugenio então a
concluiu sozinho, e em função das quebras e desistências
de outros concorrentes classificaram em 18º lugar.
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1957 - IV
Prova Cinquentenário do ACP |
1957
- 500 Quilômetros de Interlagos - A roda se solta, incio
do acidente |
500
Quilômetros de Interlagos - Estado que ficou o carro
(é o mesmo da primeira foto à esquerda) |
Ano
seguinte, 1958, voltou com a Ferrari/Corvette,já recuperada e no
“II 500 Quilômetros de Interlagos” Ciro era considerado o azarão,
pois largava em último por não ter participado da classificação, mas
dada a largada foi ganhando posições e quando já estava entre os
primeiros acabou rodando bem defronte aos boxes obrigando os demais
concorrentes a fazerem manobras para desviarem de seu carro que
depois de duas rodadas de 360 graus acabou parado no meio da pista
com o motor afogado. Os boxes ficavam logo em seguida à subida de
chegada (atual Curva do Café) e era, principalmente nas provas pelo
anel externo, um local de altíssima velocidade.
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1958 - Mil
Milhas Brasileiras |
Prova
seguinte foi a terceira edição da "Mil Milhas Brasileirs" onde fez
dupla com Leone Brancale num Fiat Stanguelini de 1221cc, não
consegui o resultado.
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1958 -
Torneio Triangular Sulamericano |
Quando no final de 1958 e início de 1959 participou do primeiro
“Torneio Triangular Sul-Americano” e não conseguindo marcar pontos
percebeu que não tinha equipamento para fazer frente aos argentinos
e uruguaios, tomou logo uma providência, mandou vir dos EUA um motor Corvette preparado por Ray Brown e para isso vendeu seu carro de
passeio, um Chevrolet Impala ficando a pé. Já de posse do motor
ficou sabendo que Ângelo Juliano, na Itália, tinha 3 Maserati 250F e
pediu uma para ele, as outras duas foram para Antonio Mendes de Barros e
Luiz Américo Margarido.
Por essa
época trabalhava na Comercial Lara Campos, era recepcionista onde diagnosticava todos os carros que chegavam e novamente
fazia os testes depois de consertados.
Em 1960
estreou
o carro no “II Torneio Triangular Sul-americano”, venceu a etapa no
Brasil, quebrou o diferencial na etapa da Argentina e foi segundo na
etapa do Uruguai, ficando em segundo no Campeonato.
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1960 - 24
Horas de Interlagos |
Em 1960,
aos 28 anos, faz sua primeira corrida com um carro Simca nacional em
parceria com Bird Clemente, a “I 24 Horas de Interlagos” e chegaram
em 9º lugar, ano seguinte repetiram a parceria e o carro, e chegaram
em 11º lugar. Bird Clemente viria a se tornar seu cunhado ao casar
com sua irmã Marise,
Em 1961, no dia 15 de janeiro, estabeleceu com sua Maserati Corvette
o recorde para o circuito completo: 3m37s0, na classificação para a
prova do “III Torneio Triangular Sul-americano”. Em 1961 a Simca
montou sua "escuderia" e chamou Ciro para comandá-la, ainda não era
uma "equipe oficial de fábrica", o que só viria a acontecer no ano
seguinte quando o Departamento de Propaganda criou o Departamento
Esportivo, logo mudado para Departamento de Competição, Ciro
acumulava então a função de dirigente com a de piloto.
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1963 -
II Circuito de Araraquara
Ciro com problemas de refrigeração em sua
Maserati/Simca sem o bico do carro |
Sua Maserati
recebeu um motor V8 Simca para dessa forma continuar a participar
das provas de Mecânica Nacional.
Na “Corrida do Batom” em 1963 Ciro teve que cuidar das duas irmãs
que competiam e não favoreceu nenhuma delas, apesar de Leonie usar
um Simca e Marise (esposa de Bird na época), a vencedora da prova,
uma Berlineta. Depois dessa prova Bird costumava dizer
"- Aquela
era a família mais speed de São Paulo."
Casou-se
com Iracy em 1964 aos 32 anos depois de um namoro de 10 anos e ela o
acompanhou por toda sua carreira e após também, tipo companheira
inseparável, mas não tiveram filhos.
Em março de 1964 Ciro venceu de forma brilhante o “GP Rogê
Ferreira”, como que para apagar a imagem de mau piloto que os
resultados medianos com os Simcas lhe marcaram. O Simca era um carro
pesado e fraco, e Ciro trabalhava em conjunto com o setor de
desenvolvimento de motores, cada inovação conseguida ia para a linha
de montagem.
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1964 - Simca
Tempestade (Perereca) |
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1964 - Simca
Abarth |
Começou também a trabalhar no desenvolvimento de um
protótipo usando o chassis e a suspensão da Maserati equipado com o
recém lançado motor Simca Tufão e uma carroceria tipo GT, o
Tempestade, carro que mais tarde acabou apelidado de “Perereca”, de
tanto que pulava na pista! Estreou o carro no “Mil Quilômetros de Interlagos” de
1964, mas não completou por quebra da suspensão (da Maserati).
Em
setembro daquele ano chegaram ao Brasil os Abarth, carro que a Simca
usou para vencer as Berlinetas e os DKW Malzoni que chegaram e
conseguiam bons resultados. Após a chegada dos Abarth Ciro preferiu
assumir a função de piloto e a direção da equipe passou à
Chico Landi.
Na prova “I 6 Horas de Brasília” de 1964
Chico Landi, então chefe
da equipe, mandou os dois carros Abarth segurarem para Ciro vencer com o
Tempestade, estava equipado com recém lançado motor Tufão. Uma jogada de marketing
para de promover o novo motor. Jogo de equipe sempre existiu.
Em 14 meses os Abarth participaram de 12 provas e venceram 9, sendo
que uma das que perderam foi por uma
manobra de marketing da Simca, a vitória ficou com o Simca
Tempestade pilotado por Ciro, que venceria novamente com esse carro
o “II 500 Quilômetros da Guanabara” de 1965, dessa vez sem
favorecimento da equipe.
Na última corrida dos Abarth no Brasil, o
“VIII 500 Quilômetros de Interlagos” em 1965, Ciro pilotou uma
Abarth equipada com o motor Simca nacional, mas não completou a
prova por quebra mecânica.
Com o fechamento do Departamento de
Competições da Simca em 1966, foi convidado a correr na equipe
Jolly-Gancia com Alfa Romeo, mas após 3 provas em 1967 sem bons
resultados e mais o fechamento de Interlagos entre 1968 e 1969 para
reformas o fizeram dar uma parada na carreira automobilística.
Antes, em1967, havia sido convidado a participar da “IX Mil Milhas Brasileiras” ao
lado de Bica Votnamis em seu protótipo “Caçador de Estrelas”. Apesar
de estranhar bastante a posição do piloto (à frente do eixo
dianteiro), uma reportagem da época diz que acabou por aceitar,
afinal o “bicho” tinha um motor de 450 cavalos, mas na véspera da
corrida o carro não foi homologado e a direção da prova não
autorizou sua participação. Ciro ficou então quase 3 anos sem
participar de provas.
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1970 - BMW
2002 Spyder (Esquife Voador)
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Nesse
tempo foi contratado pela GM para desenvolver o Chevrolet Opala, só
voltou às pistas em 1970 correndo pela equipe CEBEM de seu amigo
Aguinaldo de Goes Filho estreando com
uma vitória no “1500 Quilômetros
de Interlagos” correndo de BMW em dupla com
Jan Balder, esse carro
era um sedã mas Aguinaldo resolveu cortar fora a capota no que foi
imediatamente apoiado por Ciro, que talvez relembrando o tempo da
Mecânica Nacional dizia:
"- ...o negócio é correr com a cuca de fora...".
Essa
passagem Jan conta com
muito mais detalhes e com a propriedade de quem a vivenciou, em seu livro
"Nos Bastidores do Automobilismo
Brasileiro".
Fez 3 corridas pela equipe CEBEM, as outras duas foram: "Premio
Tufic Scaf", nova vitória; ai novamente em dupla com Jan
Balder correu a "VI Mil Quilômetros de Brasília", mas dessa vez não
foram bem, 20º lugar
Finalmente Ciro resolveu inscrever
o Chevrolet Opala numa competição, trabalhando no Departamento de
Testes da GM propôs à fábrica colocar o carro na prova “IV 24 Horas
de Interlagos” para testar o câmbio de 4 marchas, a fábrica recusou
mas se propôs a dar apoio técnico, ele então se associou à Freios Varga e aproveitou para testar não só o câmbio como também os
freios, correu novamente em dupla com Jan Balder
e chegaram em 7º
lugar.
1971 foi uma temporada fraca para Ciro, depois de participar com
Graziela Fernandes da prova “VI 12 Horas de Interlagos” com Alfa
Romeo GTA da Equipe Jolly, fez mais três corridas, mas com um Chevrotet Opala.
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1972
-Interlagos |
1974 -
Interlagos |
1986 - Com o
"velho" companheiro |
Em 1972
correndo de Chevrolet Opala, Divisão 3, tirou três segundos e um
terceiro lugar nas 4 provas que participou. Com 40 anos de idade
ficou de fora das competições em 1973, mas voltou em 1974 com um
Chevrolet Opala muito bem preparado e sagrou-se campeão paulista da
Divisão 3 e parou definitivamente de competir aos 43 anos de idade:
”- Eu já tinha de prestar muita atenção na coisa. Antes, os reflexos
e a coragem eram espontâneos. Agora, eu tinha de me esforçar. Avisei
então que estava encerrando”.
Revista VIA.
Continuou seu trabalho na engenharia experimental da GM até se
aposentar.
No dia 28 de novembro de 1999 Ciro, aos 67 anos de idade, vítima de problemas cardíacos e pulmonares recebeu sua bandeirada final em
São Bernardo do Campo (SP).
Com sua morte desapareceu um dos heróis do automobilismo brasileiro,
inspirador das gerações de pilotos que invadiram as pistas de todo o
mundo e proporcionaram a conquista de oito títulos mundiais de
Fórmula 1.
Participações em provas
(com a colaboração de Ricardo
Cunha)
xx/02/1950 - Circuito de
Interlagos/SP - Riley 1.500cc -
3º Lugar
30/04/1950 - III Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP
- Fiat -
3º Lugar
26/11/1950 - I Etapa
Camp. Paulista - Interlagos/SP - Fiat -
3º Lugar
18/08/1951 - I 24 Horas de Interlagos Mercedes-Benz/SP -
Interlagos/SP - Com Raphael Gargiulo - Mercedes Benz 170D 1.767cc
- Diesel -
11º Lugar
10/05/1953 - Prova Pref. Municipal de São Paulo - Interlagos/SP -
Allard/Cadillac 5.434cc -
1º Lugar
xx/09/1953
- I Prova da Independência - Interlagos/SP - Ferrari 195S 2.380cc -
1º Lugar
xx/xx/1953
- 2 Horas de Interlagos/SP - Fiat
nº 44 -
2º Lugar
04/01/1954
- XIII GP Cidade do Rio de Janeiro - Circuito da Gávea - Allard/Cadillac
5.434cc nº 44 -
AB
10/01/1954
-
VII GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP -
Allard/Cadillac 5.434cc -
4º lugar
16/05/1954
- 2 Horas de Interlagos/SP - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc
nº 82 -
2º na geral e na SP+1.5
20/06/1954
- Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Simca Neuf 1.221cc
nº 52 -
SP-1.5 - 1º Lugar
22/08/1954
-
100 Milhas
do Maracanã/RJ - Maserati nº 3 -
3º Lugar
28/11/1954
-
100 Milhas
do IV Centenário - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc -
AB
20/02/1955
- IV Circuito do Maracanã/RJ - Allard/Cadillac 5.434cc - SP+1.5 -
5º Lugar
29/03/1955
- I Circuito Automobilístico de Pirajuí/SP - Allard/Cadillac 5.434cc
-
1º Lugar
24/07/1955
- 10 Horas de Messina - Sicília/ ITA - Com Gino Muraron - Ferrari
500M 1.984cc nº 23 -
AB
08/04/1956
- Temporada do Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Lossaco/Cadillac
- 5.200cc
-
8º lugar
24/11/1956
- I Mil Milhas Brasileiras Interlagos/SP - Com Chico Azevedo - Volvo
nº 88 -
6º Lugar
20/01/1957
-
Mil Quilômetros Ciudad de Buenos
Aires/ARG
- Com Christian "Bino"
Heins - Porsche 550RS 1.491cc nº 66 -
19º na geral e 5º na
SP-1.5
xx/05/1957 - Prova Jornada Sudan - Interlagos/SP - Maserati/Corvette
4.500cc nº 44
-
MN - 1º Lugar
25/08/1957
- IV Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Maserati/Corvette
4.500cc nº 44
-
MN -
1º Lugar
07/09/1957
- I
500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc
nº 44 - MN
-
AB
23/11/1957
- II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
- Com Eugênio Martins - DKW
Vemag 981cc nº 8
-
19º Lugar
07/09/1958
- II 500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
4.500cc nº 44 -
MN -
AB
22/11/1958
- III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
- Com Leone Brancale - Fiat
Stanguellini 1.221cc
nº 12
-
ND
30/11/1958
- I Torneio Triangular Sulamericano -
Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
4.500cc nº 44 -
MC
- 9º Lugar
22/02/1959
- I Torneio Triangular Sulamericano - Montevideo/Uruguai
- Autodr. de “El
Pinar -
Ferrari/Corvette 4.500cc nº 44 - MC - 6º
Lugar
01/03/1959
- I Torneio Triangular Sulamericano - Buenos Aires/ARG Autodr.
Mun. Buenos Aires - Ferrari/Corvette
4.500cc nº 44 -
MC -
9º Lugar
21/11/1959
- IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
- Com Bird Clemente - DKW Vemag
981cc
nº 100 -
11º Lugar
xx/xx/1959
- GP Cidade do Rio de Janeiro/RJ
- ??????
- Ferrari/Corvette 4.500cc
nº 44 - MN -
1º
Lugar
10/01/1960
- II Torneio Triangular Sulamericano
- Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
4.500cc nº 44 -
MC - 1º Lugar
17/01/1960 -
GP Cidade do Rio de
Janeiro - Barra da Tijuca/RJ
-
Ferrari/Corvette
4.500cc nº 44 -
MC - 1º Lugar
23/04/1960
- GP Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul
- Brasília/DF - Maserati/Corvette
4.500cc nº 44 -
MN - 1º Lugar
03/07/1960
- II 24 Horas GEIA - Interlagos/SP
- Com Bird Clemente - Simca Chambord
- 2.432cc
nº 6 -
9º
Lugar
09/09/1960
- III
500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Maserati
450S 4.500cc nº44 - SP+2.0
- AB
07/11/1960 - I Circuito
Internacional da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ -
Maserati/Corvette
4.500cc nº 44 -
MN - 1º Lugar
26/11/1960
- V Mil Milhas
Brasileiras -
Interlagos/SP - Com
Mario Cesar Camargo Filho - DKW
Vemag 981cc
nº 10
- 10º
Lugar
15/01/1961
- III Torneio Triangular
Sulamericano
(SP/MN) -
Interlagos/SP -
Maserati/Corvette 4.500cc
nº 44 - MC
- 1º Lugar
14/05/1961 - Circuito de Piracicaba/SP -
Maserati/Corvette
4.500cc nº44 - MN
- AB
03/06/1961
- III 24 Horas de
Interlagos/SP -
Interlagos/SP -
Com Bird Clemente - Simca Chambord
2.432cc nº 9
- 11º Lugar
07/09/1961
- IV
500 Quilômetros
de Interlagos/SP -
Maserati/Simca 2.550cc
nº 44 - MN-2.5
- ND
25/11/1961
- VI Mil Milhas
Brasileiras -
Interlagos/SP -
Com Danilo de Lemos - Simca Chambord
2.432cc - 10º
Lugar
17/12/1961
- Circuito da Barra
- Salvador/BA
- Simca Chambord
2.432cc
nº 44 - 2º
Lugar
25/01/1962 - 12 Horas de
Interlagos/SP - Com Ignácio Terrana/José Rodrigues - Simca Chambord
2.432cc nº 51 -
AB
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - Simca Chambord
2.432cc
nº 44 -
Desclassificado
29/04/1962
- I Mil Quilômetros
de Brasília/DF -
Circuito Trampolim do Eixo -
Com Jayme Silva - Simca Presidence
2.432cc nº 44
- 6º
na geral e 2º na Cat.B
21/07/1962
- Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo III
- Simca Chambord 2.432cc
nº 44 - AB
19/08/1962
- I Circuito de
Araraquara/SP - Grupo I - Interlagos/SP
- Simca Chambord 2.432cc
nº 44 -
3º
na geral e 1º
na T-2.5
02/09/1962
- 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc
nº 44 - 4º
Lugar
07/09/1962
- V
500 Quilômetros
de Interlagos/SP
- Maserati/Simca
2.550cc nº 44 - MN-2.5
- AB
30/09/1962
- I
6 Horas da Guanabara
- Barra
da Tijuca/RJ
- Com
José Fernando "Tôco" Martins - Simca Chambord
2.432cc nº 44
-
2º Lugar
08/12/1962
- I 500 Milhas
de Interlagos/SP
- Com
Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco"
Martins - Simca Chambord 2.432cc
nº 26 -
3º
na geral e 1º na T+2.0
08/12/1962
- I 500 Milhas
de Interlagos/SP
- Com Jayme
Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco" Martins -
Simca Chambord 2.432cc
nº 44 -
T+2.0 - AB
10/03/1963
- II 12 Horas de Interlagos/SP
- Com
Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco"
Martins - Simca Rallye 2.550cc
nº 26 -
4º
na geral e 3º na T+2.0
10/03/1963
- II 12 Horas de Interlagos/SP
- Com
Jayme Silva/Danilo de Lemos/José Fernando "Tôco"
Martins - Simca Rallye
2.550cc nº 44
- T+2.0
- AB
23/06/1963
- 12 Horas de Porto Alegre/RS -
Simca Chambord 2.432cc
nº 44 -
AB
29/06/1963
- IV Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Simca
2.550cc
nº 44 -
MN-2.5
- 2º
Lugar
25/08/1963
- II Circuito de Araraquara/SP - Maserati/Simca
2.550cc nº 44 -
MN-2.5
- 2º
Lugar
07/09/1963
- VI 500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Maserati/Simca
2.550cc nº 44 -
MN-2.5
- AB
27/10/1963
- 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca Rallye
2.550cc
nº 44 -
6º
Lugar
10/11/1963
- I 1500 Quilômetros
de Interlagos/SP -
Com Danilo de Lemos - Simca Rallye
2.550cc
nº 44 -
T+2.0
- 5º Lugar
24/11/1963
- I 1600 Quilômetros
de Interlagos/SP - Com Jayme Silva - Carretera Simca 2.550cc
nº 26 - TFL
- 1º
Lugar
08/03/1964
- GP Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Maserati 450S
4.450cc
nº 44 - 1º na geral e
na SP+2.5
05/07/1964
- GP Vitória da Democracia - Interlagos/SP - Carretera Simca 2.550cc
nº 26 - TFL -
2º Lugar
15/08/1964
- 1000 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Tempestade
2.550cc nº 44 -
PT -
AB
30/08/1964
- III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Simca Abarth 1.946cc
nº 44 - 2º Lugar
07/09/1964
- VII
500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Simca Tempestade 2.550cc
nº 44 -
PT -
AB
07/09/1964
- VII 500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Com José Fernando "Tôco" Martins - Simca Abarth 1.946cc
nº 62 - 1º Lugar
29/11/1964
- I 6 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo -
Com Ubaldo Cesar Lolli -
Simca Tempestade 2.550cc
nº 62 -
1º Lugar
27/03/1965
- II
1600 Quilômetros
de Interlagos/SP - Com Jayme Silva - Simca Tufão 2.432cc
nº 26 - AB
26/04/1965
- III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Com Ubaldo Cesar Lolli
- Simca Abarth 1.946cc
nº 44 -
3º
na geral e 2º na
T+1.3
16/05/1965
- II 500 Quilômetros
da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com
Ubaldo Cesar Lolli - Simca Abarth 1.946cc
nº 44 -
AB
16/05/1965
- II 500 Quilômetros
da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Jayme Silva e Pedro Jaú - Simca Tempestade
2.550cc nº 62 -
1º Lugar
23/05/1965
- III 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ubaldo Cesar Lolli - Simca Abarth 1.946cc
nº 44 -
AB
06/06/1965
- Campeonato Carioca - 2ª Etapa - Ilha do Fundão/RJ -
Simca Abarth 1.946cc
nº
44 -
1º Lugar
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Simca Abarth 1.946cc
nº 44 -
AB
08/08/1965 - I Circuito de Vitória/ES - Simca Tempestade 2.550cc
nº 62 -
2º
Lugar
15/08/1965 - I GP Rodovia do Café/ PR - Curitiba/Apucarana/Curitiba -
Simca Tempestade 2.550cc
nº 44 -
2º Lugar
05/09/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP
Simca Tufão 2.550cc
nº 64 -
18º Lugar
19/09/1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro/RJ - Barra da
Tijuca - Simca Abarth 1.946cc
nº
44 -
AB
19/10/1965 - VIII 500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Protótipo Abarth/Simca 2.550cc
nº 83 -
PT -
AB
Esse era um protótipo Abarth com motor Simca V8 nacional e cambio VW
11/12/1965 - II 6 Horas de Curitiba/PR - Com Pedro Jaú - Carretera
Simca 2.550cc nº 26 -
TFL 1º Lugar
19&20/10/1966 - X GP Argentino de Turismo Melhorado - Pilar -
Pergamino/ARG - Simca Emi Sul 2.410cc - AB
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys
Interlagos - Quebrou nos treinos
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ubaldo Cesar Lolli -
Alfa Romeo Giulia 1.570cc - 4º Lugar
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental
- Com Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo Giulia 1.570cc nº 25 - 14º
na geral e 9º na T-2.5
11/06/1967 - III 6 Horas de Interlagos/SP - Com Luis Carlos Sansone
- Alfa Romeo Giulia 1.570cc - 5º Lugar
Reformas em Interlagos - 1968/69
08/03/1970 -
1500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Com Jan Balder - BMW 2002 Spyder
1.990cc nº 9 -
1º
Lugar
22/03/1970 - Prêmio Tufic Scaff - Interlagos/SP - BMW 2002 Spyder
1.990cc nº 9 - 1º Lugar
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental -
Com Jan Balder - BMW 2002 Spyder 1.990cc nº 9 -
20º na geral e 12º
na T-2.5
24/05/1970 - 24 Horas de Interlagos/SP - Com Jan Balder - Chevrolet
Opala 4.100cc nº 44 - 7º Lugar
21/03/1971 - V 12
Horas de Interlagos/SP - Com Graziela Fernandes - Alfa Romeo GTA
1.570cc nº 32 - AB
07/09/1971 - XII
500 Quilômetros
de Interlagos/SP- Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 7º
Lugar
18/12/1971 - II Etapa do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP -
Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 9º Lugar
30/04/1972 - Festival de Roncos e Motores - Div.3 - Interlagos/SP -
Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 2º Lugar
14/05/1972 - Prova dos Campeões - Div.3 - Interlagos/SP - Chevrolet
Opala 4.100cc - nº 44 - 2º Lugar
17/05/1972 -
100 Milhas
de Interlagos/SP (CBVT) Div.3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala
4.100cc - nº 44 - 2º Lugar
15/10/1972 - Camp. Bras. Viaturas de Turismo (CBVT) Div.3 -
Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.100cc - nº 44 - 3º Lugar
03/03/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 1ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar
24/03/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 2ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
8º Lugar
07/04/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 3ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar
28/04/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 4ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar
29/06/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 7ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 6º Lugar
14/07/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 8ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar
31/08/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 9ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar
xx/09/1974 - Campeonato Paulista -
Div.3 - 10ª Etapa -
Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 15º Lugar
xx/10/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 11ª Etapa -
Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 - 1º Lugar
17/11/1974 - Campeonato Paulista - Div.3 - 12ª Etapa -
Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.300cc nº 44 -
1º Lugar
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