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Página acrescentada em 19 de março de 2005. - Atualizada
em janeiro de 2021
Eugênio Martins
por
Paulo Roberto Peralta
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1956 - Mil
Milhas |
Nasceu
em São Paulo, capital, no dia 19 de julho de 1932.
Formado
em engenharia dedicou sua vida profissional à construção civil. É
obra de sua construtora o "Central Parque Lapa" em São Paulo e o
conjunto "Jardim Satélite" em São José dos Campos (SP), milhares de
residências, além de muitas outras obras.
No
automobilismo começou em 1954 com 22 anos e 2 dias de idade a
bordo de um MG na categoria Esporte até 2.000 cc. A seguir, gostou
tanto que comprou
um chassi de Maserati 4CL
e mandou
para Nelson Enzo Brizzi equipar com um
motor Jaguar e preparar o carro, estreando na "100 Milhas do IV Centenário" também em 1954, quando
correu com o pseudônimo de “I.A.C.” com a Maserati/Jaguar e, é claro: 1° Lugar na categoria.
Depois disso desenvolveu uma vitoriosa carreira.
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1954 -
Nelson Brizzi preparando o carro |
1954 - Com
Nelson Brizzi e outros |
1954 - 100
Milhas do IV Centenário |
1954 - 100
Milhas do IV Centenário |
Em 1955
fez apenas uma corrida, "II Prova Prefeitura de São Paulo" em
Interlagos, era uma prova de turismo abaixo de 1.1, como seu Simca
Huit estava com motor de 1.221cc, fora de regulamento, portanto não
poderia correr, mas pediu para correr mesmo que sem classificação, e
foi atendido, correria só por correr:
"... logo de
inicio Leone Bracali, com seu Fiat-Bracali tomou a dianteira, para
ser ultrapassado em seguida por Eugenio Martins, com Simca, correndo
este ultimo sem direito a classificação, por ser seu carro equipado
com motor de 1.200cc quando o motor certo para esse tipo de Simca é
o de 1.100cc... Eugenio Martins, repetimos, que correu fora de
classe, cobriu as vinte voltas do percurso em 39'18"3..."
- A Gazeta Esportiva (12/12/1955)
Pilotou
todo tipo de carro, Mecânica Nacional, Esporte, Carretera e Turismo
nacional em todas as categorias, foi campeão da categoria "Mecânica
Nacional" nas temporadas de 1957 e 1958.
Em 1956 na prova em comemoração do 49º aniversário do ACB ele vinha
liderando a prova quando foi obrigado a parar:
" O favorito
Eugenio de Andrade Martins, não obstante ter ponteado a corrida até
a 8ª volta, viu-se na contingência de abandonar a pista em virtude
do rompimento do radiador de seu "Jaguar-Maserat".
- Correio Paulistano (18/09/1956)
Naquele ano ainda, na primeira edição da "Mil
Milhas Brasileiras", conseguiu aquele que foi seu grande feito: segundo
lugar fazendo dupla com Christian "Bino" Heins a bordo de um VW/Porsche
1500cc. preparado por Jorge Lettry,
que seguindo o
regulamento "Força Livre" (veículo e bloco do motor da mesma marca),
preparou um Volkswagen 1200cc (ano 1952) usando o bloco de motor
original mas com todas as peças internas de um motor Porsche 1.5 super, elevando a potencia para 74 cv.
A maior novidade foi o sistema de carter seco que exigiu um radiador
de óleo dianteiro e para isso foi construído um capô especial em
fibra de vidro (novidade na época).
Correram contra as famosas "carreteras" (principalmente as do RS)
equipadas com motores de 4000, 4500cc. e mais que o dobro de
potência, foi um vice com sabor de vitória.
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1956 - Mil
Milhas Brasileiras
Em ação com o VW/Porsche |
1956 - Mil
Milhas Brasileiras - Premiação
À esquerda,.Christian Heins |
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1956 - Mil
Milhas Brasileiras
Passando em frente às arquibancadas |
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1956 - Motor
Jaguar de seu Measerati |
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1957 - II Mil
Milhas Brasileiras - Box |
Em 1956 a mecânica Jaguar foi tranferida para uma Maserati 4CLT/48,
com a qual Eugenio venceu o
“Grande Prêmio Benedito Lopes” e o “Grande Premio Santos Dumont“,
sagrando-se campeão Paulista da categoria.
Em 1957
vendeu seu mecânica Nacional Maserati/Jaguar para José Gimenez
Lopes:
"Por uns
tempos o automobilismo paulista ficará privado de uma de suas
grandes figuras com o afastamento do conhecido e estimado piloto
Eugenio Martins que vai se afastar temporariamente, pois "Eugeninho",
como é conhecido nas rodas automobilísticas de São Paulo, acaba de
vender o seu carro, um dos melhores da Mecânica Nacional, para o
antigo piloto e conhecido industrial do Brás, José Gimenez...
adquiriu um ótimo carro. A máquina de Eugenio Martins é uma das mais
temidas "
- A Gazeta Esportiva (01/04/1957)
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1957 -
Premiação do 500 Km das mãos de Ademar de Barros |
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1958 - Mil
Quilômetros de Buenos Aires
com Celso Lara Barrberis |
Na primeira edição do "500 Quilômetros de Interlagos" em 1957, outro feito:
como era prova de revezamento e o regulamento não proibia,
inscreveu-se em dois carros, um em parceria com Godofredo Vianna
Filho e no outro com Antonio Mendes de Barros, filho do então
prefeito Ademar de Barros. E classificou os dois! Um em 3º lugar e o
outro em 4º lugar, respectivamente.
Na
edição a “II Mil Milhas Brasileiras”, em 1957, participou com um DKW
F-91 em dupla com Ciro Cayres, mas estavam tão mal que Ciro
abandonou a prova antes do término, Eugenio então a concluiu sozinho
e em função das quebras e desistências ainda classificou em 19º
lugar. Completou 172 voltas das 201 previstas.
Participou também de duas provas Internacionais do "World Sports Car
Championship" em Buenos Aires no Autodromo Costaneva Norte, o “Mil Quilômetros de Buenos Aires”, em
parceria com Celso Lara Barbéris na categoria "Sports 3.0", por duas
vezes: em 1957 (Acidente na volta 92 quando estavam na 6ª colocação
- Pelo número de voltas: 13° Lugar na geral e 5° na Cat. Sports 3.0) e
em 1958 (quebra de
motor na volta 57, pelo número de voltas: 14° Lugar na geral e 6° na
Cat. Sports 3.0), ambas com a Ferrari 750 Monza de Celso.
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1959 - Mil
Milhas Brasileriras - Turtismo TFL |
Em 1959
participou da criação da equipe Vemag junto com seu amigo
Jorge Lettry, ainda não uma equipe
oficial mas uma
equipe de testes,
onde corriam sob o nome da concessionária "Serva Ribeiro".
Nesse ano participou da "IV Mil Milhas Brasileiras" em Interlagos
fazendo dupla com Christian Heins
no DKW Vemag nº 18, na categoria TFL, mas não terminaram a prova, o
carro quebrou.
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1960 -
GP Juscelino
Kubitschek - Brasília
Fotograma de um filme |
Em 1960
aconteceu o "II Torneiro Sulamericano", uma prova
internacional, onde na
véspera aconteceram duas provas:
Turismo até 2 litros e Turismo Força Livre, corridas simultaneamente
mas com classificação em separado, ele,
Christian Heins e
Mario Cesar de Camargo Filho fizeram
inscrição para as duas categorias, então a sua classificação foi: em 5º na TFL e
em 3º na T-2.0, correndo a mesma prova.
Foi o primeiro
vencedor de uma corrida em Brasília, a nova
capital federal, foi no “GP Juscelino Kubitschek“ disputada em 1960 no Eixo
Rodoviário Sul e que usava a estação rodoviária como box, venceu a
primeira prova, foram quatro, reservada para veículos nacionais até
2.000 cc. com preparo, a bordo de um DKW Vemag carreterizado.
Em 1960 na "V Mil Milhas Brasileiras”
ia correr em dupla com Christian Heins,
mas após uma discussão de Christian com o chefe de equipe,
Jorge Lettry, ele abandonou a
equipe. Com sua desistência Eugenio passou a fazer dupla com o amigo
Bird
Clemente que assim fez sua primeira corrida com a futura equipe
Vemag. (Christian acabou fazendo dupla
com Chico Landi em um FNM/JK e
venceram a prova)
Em 1961/62 fez quatro corridas com o FNM/JK, participou da "I Premio
Aniversário de Brasilia" (ND); "24 Horas de Interlagos" com Álvaro
Varanda (2º lugar); "VI Mil Milhas Brasileiras" fazendo
dupla com o amigo Aguinaldo de
Goes Filho
num
FNM/JK 2000 (11º lugar) e
começou
1962 participando com o FNM/JK da prova "12 Horas de Interlagos" em
parceria com Roberto Gallucci
mas abandonaram por acidente.
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1961 -
II 24 Horas de
Interlagos
Largada com FNM/JK nº 1 |
1961 - Com o
amigo Aguinaldo de Goes |
1961 - VI
Mil Milhas
com Aguinaldo de Goes |
1962 -
12
Horas de Interlagos
com Roberto Gallucci |
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1962 -
Quilômetro de Arrancada (RJ) |
Meses depois
com a criação da
equipe Willys chefiada por seu amigo
Christian Heins, Eugênio passou a competir pela marca, estreando com Berlineta
Interlagos no “I Mil Quilômetros de Brasília”, prova em que
participou em dois carros, um com Luiz Antonio Greco (Dauphine), 1º
colocado na categoria, e o outro com Rodolfo Olival Costa (Berlineta),
abandonaram por quebra mecânica.
Sua ultima participação na equipe foi um prova de arrancada no Rio
de Janeiro "Quilômetro de Arrancada" Foram, ele, Christian Heins e
Luiz Antonio Greco, com um Renault Gordini de 845cc conseguiu o 2º
Lugar.
Em 1963
acabou fazendo apenas 1 corrida, a “II 12 Horas de Interlagos” em
março, ao
lado de Chico Landi e Budy Loureiro
ao volante de um FNM/JK, não terminaram, e essa foi sua
ultima corrida como piloto, pois depois do falecimento de dois
amigo: Christian Heins (junho) e
Celso Lara Barberis
(setembro), em acidentes de corrida, ambos
em 1963, e mais questões familiares, levou Eugênio Martins a tomar a decisão
de
parar de pilotar e assumir o cargo de Chefe da Divisão de Relações
Públicas da Willys Overland do Brasil.
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1074 -
Eugenio patrocinando Ciro Cayres |
Mas Eugênio não se afastou do automobilismo, nunca abandonou
totalmente o automobilismo, continuou sempre colaborando com vários
pilotos e equipes.
Em 1966
Mario César de Camargo Filho, o “Marinho”, havia aberto a Marinho
Veículos, e pouco tempo depois Eugenio se associou e conseguiram uma
concessão de revenda Volkswagen.
Em 1968
abriu, com Chico Landi, a CBE (Companhia Brasileira de
Empreendimentos) representante da marca BMW no Brasil. Como não
podia deixar de ser os sócios montaram uma equipe de Competição com
carros BMW e que não deu outra, a dupla Jan Balder e Pedro Victor Delamare venceu a “I 500 Milhas da Guanabara”, e
depois
Jan Balder em dupla
com Chico Landi, venceu a “VI 500 Quilômetros de Porto Alegre”, essa
empresa durou um ano e em 1969 foi vendida para o amigo e empresário
Aguinaldo de Goes Filho que a rebatizou como CEBEM (Companhia
Brasileira de Empreendimentos Mercantis).
Chico
Landi correndo com um carro Chevrolet Opala da equipe de Eugênio
Martins, que tinha uma revenda da marca, venceu a prova
“Governador Paulo Pimentel” no Autódromo de Pinhais (PR) em março de
1969 para carros nacionais e realizada no aniversário de Curitiba
(PR) foi a primeira vitória de um carro Opala em pistas brasileiras.
Foi casado com Dna. Nilza e teve uma filha, Mariângela, após
enviuvar, casou-se mais duas vezes e teve mais um filho.
Uma doença o derrotou em 1° de março de 2005 com quase 73 anos de
idade.
Nota do
autor:
Comecei
a freqüentar Interlagos em setembro de 1963 e nunca o vi correr, sua
última prova havia sido uns meses antes. Anos depois, (entre 09/1970
e 02/1973) trabalhei, a convite do meu professor de desenho do curso
técnico, como desenhista na construtora Regional São Paulo onde
Eugênio era sócio de seu irmão Tito Livio, além de outros. Mas na
empresa ele era o “Dr. Eugênio”, engenheiro civil, diretor, jamais
falava de automobilismo, pelo menos com os funcionários. Eu, em
véspera de casamento tinha minha cabeça centrada em outros assuntos,
nunca "caiu a ficha" que ele era o "Gêninho" das pistas. Isso até o
dia, já depois de quase dois anos, quando ao chegar encontrei na
recepção ninguém menos que Chico Landi. Conversamos rapidamente e
fiquei sabendo de um carro que eles estavam preparando na oficina da
fábrica de blocos, e fui lá ver, se não me engano era o Meta 20. O
ano, tenho certeza, era 1972, pois pouco depois voltei a encontrar o
Chico numa festa junina da empresa e ele carregou meu filho recém
nascido no colo, coisa que nunca se esquece.
Principais participações em provas
(Com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
11/07/1954 - 1ª Etapa do Campeonato Paulista -
Interlagos/SP - MG nº 5 -
4º Lugar na geral e 2º na cat. Sport até 1250 cc
28/11/1954 - 100 Milhas
do IV Centenário - Interlagos/SP - Maserati4CL/Jaguar nº 10 -
3º Lugar na geral e 1º na MN
11/12/1955 -
II Prova Prefeitura de São Paulo - Interlagos/SP - Turismo
- Simca 8 nº 46 -
T-1.0 S/Classificação
08/04/1956 - Temporada do Automóvel Clube do Brasil
-
Interlagos/SP
- Maserati4CL/Jaguar nº 12 -
2º Lugar na geral e 1º na MN
17/06/1956
- 2 Horas de Velocidade - Aniversário do Centauro - Interlagos/SP
-
Maserati4CL/Jaguar nº 12 -
ND
12/08/1956 -
I
Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP
- Maserati4CL/Jaguar nº 8 -
1º Lugar - Melhor volta
07/09/1956
- I Prêmio Juscelino Kubitischek - Eng, Passos/RJ-Caxambu/MG
- Simca -
6º lugar
16/09/1956 - Prova 49° Aniversário
do ACB - Interlagos/SP
- Maserati4CL/Jaguar nº 8
-
MN -
AB
24/11/1956 -
I Mil Milhas Brasileiras -
Interlagos/SP
- Com Christian Heins - VW/Porsche
1500 cc.
nº 18 -
2º Lugar
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - Mec. Nac. - Interlagos/SP - Maserati4CL/Jaguar -
1º Lugar -
Melhor volta
20/01/1957 -
Mil Quilômetros Ciudad
de Buenos Aires - ARG
-
Com Celso Lara Barbéris -
Ferrari 750 Monza n° 38 - 13° na geral e 5° na Cat. Sports
3.0
07/09/1957 -
I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Godofredo Vianna
Filho - Ferrari/Studebaker 4200 cc nº 14 -
3º Lugar
07/09/1957 -
I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Antônio Mendes
Barros - Maserati/Ford Edelbrock 3.800
cc nº 90 -
4º Lugar
23/11/1957 -
II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Ciro Cayres - DKW Vemag
nº 8 -
19º Lugar
26/01/1958 -
Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires - ARG
- Com
Celso Lara Barbéris - Ferrari 750 Monza n° 24 -
14° Lugar na geral e 6° na Cat. Sports 3.0
07/09/1958 -
II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Antônio Mendes Barros - Maserati/Corvette
nº 84-
20º Lugar
Não terminou a corrida,
classificação pelo número de voltas Completadas.
22/11/1958 -
III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Antônio Mendes Barros - Carretera/Ford
nº 84 -
8º lugar
21/11/1959 -
IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Christian Heins - DKW
Vemag nº 18 - 981cc -
AB
09/01/1960 - Preliminar do Torneiro Sul-Americano - Interlagos/SP - DKW
Vemag -
3º na T-2.0
09/01/1960 - Preliminar do Torneiro Sul-Americano - Interlagos/SP - DKW
Vemag -
5º
na TFL-2.0
17/01/1960 -
GP Cidade
do Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ
- DKW
Vemag 981cc
-
4º na geral e 2º na T-2.0
13/03/1960 -
II Circuito de Piracicaba/SP - DKW Vemag nº 33 -
10º Lugar
23/04/1960 -
I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - DKW
Vemag nº 34 A-
T-2.0 (preparados) - 1º Lugar
Foram realizadas três provas
nesse dia, participou de duas.
23/04/1960 -
I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - DKW Vemag
nº 20 B - Turismo -
8º na geral e
5º na
T-1.3
12/06/1960 -
Prova ACB - Interlagos/SP - DKW Vemag -
6º Lugar na geral e 2º
na Turismo até 1300.
03/07/1960 -
I 24 Horas de Interlagos - GEIA - SP -
Com Christian Heins -
DKW Vemag n° 18 -
7º na geral e 2º
T-1.3
27/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP- Com Bird Clemente - DKW Vemag
nº 18
-
AB
14/01/1961 -
Preliminar do Torneio Sul-Americano - Interlagos/SP - DKW Vemag -
1º Lugar
23/04/1961 -
Prêmio Aniversário de Brasília/DF - FNM/JK 2000 - 1.975cc -
2º
Lugar
14/05/1961 -
III Circuito de Piracicaba/SP - Turismo 1300 cc - DKW Vemag -
9º Lugar
03/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos/SP - Com Álvaro Varanda - FNM/JK
2000 nº 1 - 1.975cc -2º
Lugar
26/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP- Com
Aguinaldo de Goes Filho - FNM/JK 2000 nº 23 - 1.975cc - 11º
Lugar
25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos/SP - Com Roberto Gallucci - FNM/JK
2000 nº 47 - 1.975cc - AB
29/04/1962 -
Mil Quilômetros de Brasília/DF - Com Rodolfo Olival Costa - Willys
Interlagos nº 12 -
AB
Nessa prova novamente participou em dois
carros.
29/04/1962 -
Mil Quilômetros de Brasília/DF - Com Luiz Antônio Greco - Renault Dauphine
-
8º Lugar na geral e 1º na categoria
20/05/1962 -
Festival Automobilístico ACESP - Interlagos/SP - Willys Interlagos -
3º
Lugar na geral e 2º na categoria
10/06/1962 -
Quilômetro de Arrancada - Rio de Janeiro/RJ - Renault Gordini -
845cc nº 42 A -
2º
Lugar
10/03/1963 -
12 Horas de Interlagos/SP - Com Chico Landi - FNM/JK
2000 - 1975cc -
AB
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