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Circuito da Gávea 1934 (vitória
de Irineu) |
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Resultado das provas: |
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1934 | 1935 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1) Irineu Correa - BR -
Ford 2) Domingos Lopes - BR - Hudson 3) Vittorio Rosa - ARG - Fiat 4) Ricardo Caru - ARG - Fiat 5) Virgilio Castilho - BR - Ford |
1) Ricardo Caru - ARG -
Fiat |
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Página acrescentada em
16 de junho de 2008
e atualizada em 01 de julho de 2008 e em |
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Irineu
Corrêa
(Irineu Meyer Corrêa da Silva)
Filho
primogênito do comerciante Mário Corrêa da Silva e Dna. Mathilde
Meyer da Silva, nasceu em Petrópolis (RJ) no dia 24 de janeiro de
1900. Eram em 8 irmãos.
No
ano de 1929 venceu a primeira prova de Subida de Montanha na recém
inaugurada (1928) estrada Rio-Petropólis, moderna, toda pavimentada
em concreto, depois seguiu para a Argentina onde o automobilismo
estava num estágio mais avançado e participou, por exemplo, do
“Grande Prêmio Nacional Argentino”, onde chegou em 2º lugar em
1929 e em 3º lugar em 1930.
Em 1933, para o Primeiro Grande Prêmio preparou com capricho seu carro, nessa primeira prova o grande favorito era ele, sem dúvida, com experiência em corridas nos EUA, na Argentina e no Brasil, demonstrava excelente desempenho e na véspera durante os treinos, foi o piloto mais rápido tornando-se o grande favorito de uma vitória brasileira. Correram 11 brasileiros, além de 4 argentinos e 1 uruguaio, que deram o teor de prova internacional, um total de 16 participantes, mas na largada, a manga de eixo da suspensão (bengala) quebrou, eliminando-o da competição, foi obrigado a parar, sob os aplausos da torcida. O vencedor, Manuel de Teffé, foi carregado em triunfo pelo público.
Em 1934, Irineu trabalhou em seu carro numa oficina no bairro Flamengo e nos fins de semana nas oficinas de uma concessionária Ford em Petrópolis, que atendia principalmente aos turistas com problemas. Auxiliado pelos engenheiros, Henrique Cathiart e por Silvio Barbosa Bentes, montou sua "baratinha 90". Foi o grande vencedor dessa segunda prova com seu Ford, melhor preparado, enfrentando pilotos estrangeiros dotados de máquinas superiores como Alfa Romeo, Fiat e Bugatti, e mesmo largando em último lugar (por sorteio) foi recuperando posições. Na chegada, por ter derrotado volantes estrangeiros equipados com máquinas superiores Irineu foi aplaudido pelo público, que, emocionado cantou o Hino Nacional. Correram 40 participantes: 16 argentinos e 1 italiano, além de 23 brasileiros.
Na
edição de 1935 do Circuito, a bordo de um Ford V8 novo, muito bem preparado, ele, que tinha a simpatia do público e o reconhecimento dos outros
pilotos, fez o seguinte comentário durante o sorteio das posições
de largada:
Na manhã de 2 de Junho de 1935, foi dada a largada na Rua Marques de São Vicente, esquina com a rua João Borges e pouco depois, na Av. Visconde de Albuquerque, Teffé apareceu em primeiro e Irineu, tentando corrigir uma derrapagem de seu carro, um Ford 1935, subiu no meio fio numa curva em frente ao Jóquei Clube chocando-se contra uma árvore, caiu no canal dessa avenida, Irineu foi retirado das ferragens do carro já morto. Uma grande perda para o automobilismo brasileiro. Clique aqui para conhecer toda sua carreira, participações e resultados.
Fontes de
referência: |
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