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janeiro de 2021
Salvador Cianciaruso Neto
por
Paulo Roberto Peralta
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Cianciaruso
- 1973 |
Nasceu
no bairro da Bela Vista (o famoso "Bixiga") em São Paulo no dia 3 de junho de
1941, bairro onde passou a infância e adolescência. Gostava de
futebol e praticou o esporte no São Paulo F.C., foi campeão infantil
em 1955 e campeão juvenil Pan-americano em 1957 pela seleção
brasileira de juniores, no México. Voltando ao Brasil foi jogar nos
aspirantes e em seguida nos profissionais, nesse meio tempo
estudava.
Em 1963, com 22 anos, foi convidado a assistir a prova “VI 500
Quilômetros de Interlagos” e gostou tanto que foi criando um jeito
de comprar um carro de corridas.
Em 1965 fez sua corrida de estréia com um Gordini no "Festival
Interclubes", chegou em 12º lugar na prova reservada aos Gordini's.
Conheceu Domingos Papaleo,
mecânico e piloto, que tinha uma oficina no bairro do Bixiga e se
tornaram muito amigos.
Em 1966 na prova “IV Aniversário da APVC” correu com a Ferrari
Testarossa do amigo e chegou em 4º lugar, um bom resultado para um
iniciante, tinha então 25 anos de idade.
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1967 - VIII
Mil Milhas Brasileiras - Parada no box |
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1970 -
2 Horas de Velocidade |
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1970 - Mil
Milhas Brasileiras |
Naquele ano,
1966, compraram em sociedade a
carretera Fiat Stanguellini
1.300cc de Luciano Bonini e a
estrearam na “VIII Mil
Milhas Brasileiras”;
com ela participaram de mais duas provas de
longa duração
no ano seguinte (1967):
"IV 12 Horas de Interlagos" e a "IX Mil Milhas Brasileiras":
" O Fiat Stanguelini, com mecânica
Abarth, pilotado por Salvador Cianciaruso e Domingos Papaleo Neto,
foi uma das atrações máximas da Mil Milhas. Fazia um corridão,
competindo com carros de cilindrada muito superior, quando também
quebrou." - O Jornal RJ
(10/12/1967)
Após essas três provas o bloco do motor
da carretera trincou, então eles a consertaram, recuperaram, descaracterizaram como carretera e
venderam como carro de passeio.
Em 1964
formou-se em Engenharia Química e em seguida se matriculou para
estudar Engenharia Operacional Mecânica, formando-se em 1970.
Do
final de1967 até inicio de 1970, ficou sem participar de provas
automobilísticas devido
às reformas que fecharam Interlagos (1968/69), só retornando quando comprou, novamente em
sociedade com Domingos Papaleo,
uma Maserati 300S da categoria
esporte do “Tigrão” (Luiz Carlos Fagundes) da oficina Torke no
bairro de Santa Cecília, que a havia comprado de Ubaldo Cesar Lolli,
e aplicaram uma carenagem
nova e diferente feita por Gino Bortoletto.
Com ela e em dupla com
Papaleo participou de
quatro provas, sendo a
primeira em dezembro de 1969, o "III Mil Quilômetros da Guanabara"
em Jacarepaguá, abandonaram por falha mecânica.
Em 1970
começaram com o "II 1500 Quilômetros de Interlagos", novo
abandono.
Ainda no mês de março correu, dessa vez sozinho as provas "Festival
Brasileiro de Velocidade" e "Prêmio Tufic Scaff", com a Maserati,
chegando em 13º e em 4º lugar respectivamente.
E junho fez dupla com José Alvermi na Maserati na prova "IV 12 Horas
de Interlagos", mas não concluíram.
De novo com a Maserati
participou sozinho da: "2 Horas de Velocidade" (8º
lugar); "250 Milhas de Interlagos" (abandono). Na prova "XI 500 Km de
Interlagos" correu sozinho (18º lugar na geral).
"... quando
todos estão alinhados, por ordem de classificação, o carro 95 de
Salvador Cianciarus é retirado do pelotão que vai largar, o piloto
não compareceu, o carro não pode largar...
Chico Landi
vai para o volante do carro madrinha, a corrida vai começar. Então
um rapaz de macacão azul sai correndo dos boxes, aos gritos, pedindo
para esperar, para não dar o larga ainda. Este rapaz que vem
correndo apavorado é Salvador Cianciaruso, o piloto do 95 que chegou
em cima da hora e ainda quer correr. E consegue, quando os carros
partem, exatamente às 14h30m, ele corta caminho com seu 95
por trás dos
boxes e entra no ultimo pelotão, exatamente o seu lugar pela ordem
de classificação."
- O Jornal RJ (13/09/1970)
Para encerrar o ano fez a "X Mil Milhas Brasileiras" em dupla com
João Odmur Costa. Chegaram na 26ª posição na geral e 17º na
categoria Div. 4 com a já "velhusca" Maserati que havia comprado, ou
iria comprar de Domingos Papaleo.
Em 1971
voltou a fazer dupla com Domingos
Papaleo na "V 12 Horas de Interlagos" (abandono); depois voltou
a correr sozinho: "IV 6 Horas de Interlagos" (abandono) e "250
Milhas de Interlagos" (21º lugar na geral). Encerrou o ano fazendo
nova parceria com Papaleo no "XII 500 Km de Interlagos" na
Maserati e novamente abandonaram por falhas mecânicas.
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1971 -
V 12
Horas de Interlagos
Dupla com Domingos Papaleo |
1971 - Sem
identificação
Talvez 250 Milhas de Interlagos |
1971 - 500
Km Maserati no box
Em destaque Cianciaruso |
Entre 1970 e 71 ia participando de provas com a Maserati 300S,
priorizando as de longa duração. Não tinha muito tempo para treinar,
então dividia seu tempo entre o trabalho de químico em indústrias de
cosméticos e a pista.
No ano de 1971 comprou a parte do
Domingos Papaleo na Maserati,
mas antes do final do ano a vendeu, para em 1972 com 31 anos de
idade, montar uma oficina de competição
próxima ao autódromo, no bairro de Interlagos, só para construir e
preparar seus carros.
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1973 - O CS-1
em fase final de construção |
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1974 - CS-1
FNM/JK em ação em Interlagos
1ª Etapa do Paulista de Esporte D-4 |
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1977 - Cianciaruso
F-Vê 6 rodas
invencionice que não correu, só fez exibição |
Em 1973
construiu um carro da Divisão 4 Classe A - Protótipos até 2.000 cc.,
com motor FNM/JK 2000 (1.975cc) entre eixos, o "CS-1", correu em
1974 pela primeira e única vez na “1ª Etapa do Campeonato Paulista”.
Infelizmente essa categoria não durou tempo suficiente para o carro
ser adequadamente desenvolvido, ele foi trocado por um Divisão 3 com
o piloto Milton Amaral do Rio de Janeiro.
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2003 - CS-1
no ferro velho sem o motor |
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1976 - Cianciaruso F-Vê
em Interlagos
Prova e piloto não reconhecidos |
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1976 - Cianciaruso
F-Ford
1ª Etapa do Paulista de F-Ford - Interlagos |
Em 2003 esse carro foi
localizado pela revista "Automóveis Antigos" em um ferro-velho no
bairro do Ipiranga em São Paulo.
Construiu monopostos Fórmula Vê em 1974, um deles com a carenagem parecida
com a Ferrari 312B2 de F1, outro em 75, parecido com a Ferrari
312B3, e outro em 1976, parecido com a Ferrari 312T2, e que chamava
a atenção pela semelhança com a Ferrari que correu entre 1976 e 77,
com duas entradas de ar na parte frontal do cockpit que eram
direcionadas para o motor. Esse carro pilotado por
José Luis Bastos venceu uma corrida em Interlagos, a primeira do
torneio de F-Vê 1300 de 1976. Recebeu algumas encomendas e diz ter
construído 8 unidades.
Dando asas à imaginação colocou na pista uma "invencionice": um
carro com 6 rodas, que acabou vetado por um excesso de duas
polegadas na largura total do eixo traseiro.
Com a criação da Formula Ford construiu, ou adaptou, seu F-Ve para a
nova formula e chegou a participar de duas provas: "1ª Etapa do
Paulista de F-Ford" em Interlagos e "1ª Etapa do Brasileiro de
F-Ford" em Goiânia, com resultados medianos.
Foi chamado pela revista Placar de:
"...
o calouro mais velho da F-Ford - líder do atual campeonato de
Formula VW 1300 como construtor - optou pela nova formula para não
concorrer dentro da Vê com seu piloto José Luiz Bastos..."
- Revista Placar (16/04/1976)
Casado,
mudou-se em 1977 para Aldeia da Serra (SP) onde nasceram seus
filhos, um menino e uma menina.
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1977 -
Cianciaruso F-Vê em Tarumã
Pilotado por José Luiz Bastos |
Ferrari
312T2 - Notem a semelhança com as fotos ao lado |
1980 - V
Etapa_Interlagos
Nicola Papaleo com Cianciaruso F-Vê |
1981 -
Brasília - Cianciaruso F-Vê
Pilotado por José Luiz Bastos |
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1981 -
Brasília - Cianciaruso F-2 BR
com motor Passat pilotado por
Maurizio Sandro Sala |
Construiu também o Fórmula 2BR em 1979, o primeiro usando motor Passat AP. Sua estréia foi em Brasília (21/04/1981) pilotado por Maurizio
Sandro Sala, mas não foi bem, teve problemas mecânicos e não
terminou a prova. Disse que esse carro tinha a suspensão traseira
tão boa que fez a adaptação dela em 18 carros de outras
marcas da categoria.
A Fórmula 2 Brasil foi criada naquele ano para cobrir a brecha da
Fórmula Volkswagen 1600 (a Supervê)
Ao fim
de 1980, com o nascimento de seu primeiro filho, resolveu encerrar a
carreira automobilística, vinha atuando ainda como dono de
carros e chefe de equipe, após, passou a dedicar-se apenas à
carreira de químico, afinal já tinha montado sua própria fábrica de
cosméticos.
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2012 -
Prototipo com motor Alfa Romeo |
Com a
separação e o desquite perdeu todo seu acervo de troféus, fotos e
recortes e também se desfez da fábrica, voltando a trabalhar como
químico em indústrias de cosméticos, até que em 1987 montou
novamente sua própria fábrica de cosméticos artesanais, em
Carapicuíba (SP
Automobilismo era só uma lembrança boa.
Mesmo afastado do automobilismo construiu um novo automóvel
esportivo com motor V6 Alfa Romeo em uma oficina de Carapicuíba/SP,
terminando em 2012.
Salvador Cianciaruso veio a falecer pouco depois, em 15 de junho de 2013..
Principais participações em provas
(Com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
10/10/1965 - I Festival
Interclubes - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 14 -
12º lugar (na prova de
Gordinis)
12/06/1966 -
GP IV Aniversário APVC - Interlagos/SP - Ferrari Testarossa 1.995cc
n° 16 -
4º na
geral e 4º na cat. Sport+3.0
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Com Domingos Papaleo - Fiat
Stanguelini 1.221cc n° 85 -
cat. T-1.3 -
AB
19/03/1967 -
IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com Domingos Papaleo - Fiat
Stanguelini 1.221cc n° 85 -
18º na geral e 4º na cat. TFL
03/12/1967 -
IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Domingos Papaleo - Fiat
Stanguelini 1.221cc n° 85 -
20º na geral e 11º na cat. TFL
Reformas em Interlagos - 1968/69
13/12/1969 -
III Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá
- Com Domingos Papaleo - Maserati 300S nº 55 -
AB
08/03/1970 -
II 1500 Km de Interlagos/SP - Com Domingos Papaleo -
Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
cat. D-4 - AB
15/03/1970 -
Festival Brasileiro de Velocidade - Interlagos/SP - Maserati
300S 2.989cc n° 95 -
13º na geral e 9º na cat. D-4
22/03/1970 -
Prêmio Tufic Scaff - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc
n° 95 -
4º na geral e 4º na cat. D-4
14/06/1970 -
IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com José Alverni - Maserati
300S 2.989cc n° 95 -
cat. D-4 - AB
05/07/1970 -
2 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc
n° 95 -
8º na geral e 5º na cat. D-4
09/08/1970 -
250 Milhas de Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
cat. D-4 - AB
07/09/1970 -
XI 500 Km de Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
18º na geral e 12º na cat. D-4
22/11/1970 -
X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com João Odmur Costa -
Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
26º na geral e 17º na cat. D-4
21/03/1971 -
V 12 Horas de Interlagos/SP - Com Domingos Papaleo -
Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
cat. D-6 - AB
04/07/1971 -
IV 6 Horas de Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
cat. D-6 - AB
15/08/1971 -
250 Milhas de Interlagos/SP - Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
21º na geral e 4º na cat. D-6
07/09/1971 -
XII 500 Km de Interlagos/SP - Com Domingos Papaleo -
Maserati 300S 2.989cc n° 95 -
cat. D-6 - AB
03/08/1974 -
1ª Etapa do Paulista de Esporte D-4 - Interlagos/SP - CS-1/JK 1950cc n° 95 -
8º na geral e 7º na cat. D-4
até 2.0
04/04/1976 - 1ª Etapa do
Paulista de F-Ford - Interlagos/SP - Cianciaruso
F-Ford 1.440cc n° 95 -
7º Lugar
09/05/1976 -
1ª Etapa do Brasileiro de F-Ford - Goiânia/GO - Cianciaruso F-Ford 1.440cc n° 95 -
24º Lugar
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