Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 19 de outubro de 2005.
 
Enio Garcia
(Enio Lourenço Garcia)
por Paulo Roberto Peralta

Ênio Garcia e Ricardo Penta/2005
Austin A-40 Sport/1957

Enio Lourenço Garcia, nasceu em 04 de setembro de 1932 em Pelotas (RS).
Iniciou sua carreira como piloto em 1957,no Circuito da Pedra Redonda, no Rio Grande do Sul conquistando o 4º lugar, ao volante de um Austin A-40 Sport de 1.200 cc, aos 25 anos de idade, terminando a corrida atrás de Aldo Costa (VW Porsche), Florêncio Alvear e Karl
Iwers, ambos ao volante de DKW Auto Union.

Transferiu-se para Brasília (DF) no final de 1960, com 28 anos, onde passou a se destacar como piloto ao volante de um Renault Dauphine. Além de piloto foi representante comercial, chefe de vendas, funcionário público e também jornalista esportivo. No sul escreveu sobre corridas e em Brasília fazia testes de carros para jornais locais.

Dauphine do inicio da carreira

Depois de vencer a Prova General Sílvio Santa Rosa, foi convidado a pilotar um dos Renault Dauphine da Equipe Oficial da Willys, no Mil Quilômetros de Brasília, em 29 de abril de 1962. Foi uma participação frustrante, pois logo nas primeiras voltas da prova, o seu companheiro de equipe, o paulista José Ramos capotou o carro, com isso Ênio nem chegou a pilotar na prova, só nos treinos.
Ainda em 1962 terminou em segundo lugar uma competição disputada em Brasília, batido apenas por um DKW Vemag, carro com muito mais desempenho que seu modesto Renault Dauphine de apenas três marchas. No mesmo ano participou ainda da 6 Horas da Guanabara, prova disputada no circuito da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, nessa prova iniciou dupla com Antônio Martins Filho, o Toninho, que se tornaria o seu principal parceiro em corridas automobilísticas.
A partir do início de 1963, passou a disputar as provas ao volante de um Renault Gordini. Na 12 Horas de Brasília, em 1964, Ênio Garcia, em dupla com Aladino Borges, terminou a prova em primeiro lugar na sua categoria, à frente dos carros da Equipe Willys. Inconformada a Equipe protestou e o carro acabou desclassificado. Mas a atitude da equipe acabou gerando um grande mal estar na fábrica da Willys, pois os seus dirigentes entendiam que a vitória de um carro particular daria um maior retorno publicitário para a fabricante.

Com um carro pouco competitivo, participou de poucas provas em 1965, mas em 1966 ele e seu companheiro Toninho Martins resolveram correr de Simca nos Mil Quilômetros de Brasília, alugaram um carro de praça onde foi instalado motor e câmbio trazidos da fábrica por Jayme Silva. O carro demonstrou excelente desempenho e no início da madrugada ocupava a terceira colocação atrás apenas das Alfa de Piero Gancia/Marivaldo Fernandes e Mário Olivetti/Carlos Bravo. Foi então que o carro começou a apresentar uma crônica falha de funcionamento. Depois de muito sofrerem, acabaram descobrindo um entupimento no tanque de combustível. Sanado o problema começaram a recuperar posições, mas não houve tempo para irem além da sétima posição na classificação geral e segundo na categoria acima de 1300cc.
Ênio tinha feito alguns esboços e chegou a projetar um carro com o nome de Elgar, (E de Ênio, L de Lourenço e GAR de Garcia), classificado como 101, de projeto número 1.

Fórmula Vê Elgar 102/66 não foi concluído

Com o interesse da Volkswagen, no final de 1966, em organizar a categoria Fórmula Vê com carros de fórmula equipados com mecânica VW 1200, Ênio Garcia projetou seu segundo carro de corrida, o 102. Este carro chegou a ter construído o chassi com toda a parte mecânica e foi muito testado em treinos de pista. Entretanto o projeto acabou sendo abandonado. Um terceiro projeto, o do Elgar 103, com mecânica Simca não passou do papel.
Com a modificação da mecânica dos carros Volkswagen para a linha de motores 1300 e 1500 ocorrida em 1967, resolveu retornar às pistas com força total. Com a ajuda da revenda Brasal do seu amigo Osório Adriano e dos Postos Cascão, do Élcio Cascão, foi montada uma das melhores equipes de corrida de Brasília. Inicialmente com seu VW Sedan equipado com motor de 1500 cc.

Para 1968 o carro foi equipado com um motor de 1600 cc e dupla carburação Solex 32. Foi um ano de grandes resultados. Na 500 Milhas da Guanabara, no autódromo de Jacarepaguá/RJ a dupla Ênio Garcia/Toninho Martins terminou em segundo lugar, atrás apenas da BMW 2000 de Jan Balder/Pedro Victor Delamare, da equipe CBE de Eugênio Martins, e na 300 Milhas de Goiânia, bateria finalmente o BMW da equipe CBE, desta feita pilotado por Max Weiser/Emerson Maluf. Outros bons resultados obtidos esse ano lhe valeram o título de campeão Brasiliense de 1968.
Para a temporada de 1969, Ênio projetou e construiu o Elgar 104, carro equipado com mecânica VW a ar que foi considerado pela revista Quatro Rodas como um dos mais belos carros de corrida da época. Com carroceria inspirada na Ferrari Dino e no Porsche 904, o carro tinha motor entre eixos e seu motor variou, durante sua participação de 1600 até 2000 cc. Foram construídas duas unidades desse carro e sua estréia ocorreu no Mil Km de Brasília de 1969.
Em 1970 participou do Mil Km de Brasília, prova em que não terminou. Essa prova, provocou muita confusão e foi a causadora da proibição de corridas em circuito de rua em Brasília. Com a suspensão das corridas em Brasília, entendeu que era hora de abandonar sua brilhante carreira. 

Ainda participaria dos Mil Km de Brasília de 1976, com o Opala nº 64, mas dando poucas voltas, como uma despedida oficial das pistas.

Piquet e Ênio Garcia/2000

Ênio Garcia foi um dos grandes mestres dos pilotos da Brasília. Seu renome é tão grande que, em 2000, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet convidou-o a dividir a direção do seu Protótipo BMW no Mil Km de Brasília. Ênio, entretanto, de forma muito correta declinou do convite, pois entendeu que com 68 anos de idade não estava mais em condições de competir.
Vitimado por um câncer de pulmão, Enio faleceu em 8 de julho de 2011 e depois de cremado teve as cinzas depositadas no Autódromo de Brasília.

Elgar GT 104/VW- Fases de sua construção/1968

Principais participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

14/07/1957 - VIII Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre/RS - Austin A40 Sport nº 64 - 1.200cc -
Preparados 4º Lugar
04/02/1962 - Prova General Sílvio Santa Rosa - Circuito da Estação Rodoviária - Brasília/DF - Renault Dauphine nº 64 - 845cc - Turismo 1º Lugar
29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF -
Circuito Trampolim do Eixo - Com José Ramos - Renault Dauphine nº 64 - 845cc - cat. A  AB
01/07/1962 - Programa Automobilístico de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Renault Dauphine nº 64 - 845cc - T-1.3 2º Lugar
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Com Toninho Martins - Renault Dauphine nº 64 - 845cc -
T-850  AB
03/02/1963 - I Prova Coronel Carlos Cairoli - Circuito Trampolim do Eixo - Brasília/DF - Renault Gordini nº 64 - 845cc - Gr.3  1º Lugar
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Henrique Mutti Jr. - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
cat. A  AB
13/10/1963 - I Prova Clubes de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Renault Gordini nº 64 - 845cc - 3º na geral e 2º na cat. T-850
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Aladino Borges - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
T-850 AB - DQ/7º
26/07/1964 - III 100 Milhas da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Renault Gordini nº 64 - 845cc - 9º na geral e 2º na cat. T-850
07/09/1964 - I Prova Automobilística Prefeitura do DF - Circuito Trampolim do Eixo - Brasília/DF - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
5º na geral e 2º na cat. T-850
29/11/1964 - I 6 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Amaury Castro - Renault Gordini nº 64 - 845cc - 9º na geral e 1º na cat. T-850
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Toninho Martins - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
18º na geral e 5º na cat. T-850
16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Toninho Martins - Renault Gordini nº 64 - 845cc - 10º na geral e 4º na cat. T-850
01/05/1966 - II Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Toninho Martins - Simca Rallye nº 64 - 2.550cc -
7º na geral e 2º na cat. T+1.3
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Waldir Lomazzi - Renault 4CV 1062 nº 28 - 845cc - 11º na geral e 6º na cat. TFL
17/09/1967 - I 500 Quilômetros de Brasília/DF - Asa Norte - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 64 - 1.498cc -
8º na geral e 7º na cat. TE
21/10/1967 - I 300 Quilômetros de Goiânia/GO - Av. Anhanguera - VW Sedan nº 64 - 1.498cc - 7º na geral e 2º na cat. T+1.3
10/12/1967 - III Prova Marcílio Dias - Asa Norte - Brasília/DF - VW Sedan nº 64 - 1.498cc -
T+1.3 1º Lugar
14/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 64 - 1.584cc - PT Abandono
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
2º na geral e 1º na cat. TFL
28/07/1968 - Prova Prefeito Raul Balduíno - Anápolis/GO - VW Sedan nº 2 - 1.584cc - TFL 1º Lugar
25/08/1968 - I 500 Quilômetros de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 
TFL 3º Lugar
15/09/1968 - II 500 Quilômetros de Brasília/DF - Asa Norte - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 1º na geral e 1º na cat. PT
20/10/1968 - III Quilômetro de Arrancada de Brasília/DF - Eixo Rodoviário Sul - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
TFL 1º Lugar
27/10/1968 - II 300 Quilômetros de Goiânia/GO -Av. Chateaubriand - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - TFL 1º Lugar
15/11/1968 - Prova Deputado Levy Neves - Jacarepaguá/RJ - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
7º na geral e 2º na cat. TFL
08/12/1968 - II Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 5º na geral e 3º na cat. TFL
20/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Toninho Martins - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.584cc -
13º na geral e 7º na cat. PT
27/07/1969 - 200 Milhas de Anápolis/GO - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc - AB
10/08/1969 - II 500 Quilômetros de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Toninho Martins - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc -
10º na geral e 5º na cat. PT
19/10/1969 - GP do Nordeste - Autódromo de Fortaleza/CE - Com Toninho Martins - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc - 9º na geral e 7º na cat. PT
13/12/1969 - III Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Com Toninho Martins - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc -
5º na geral e 3º na cat. PT
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Luiz Cláudio Nasser - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc - 33º na geral e 21º na cat. D4
25/04/1976 - XII Mil Quilômetros de Brasília/DF - 1ª Etapa do Brasileiro de D1 - Com Toninho Martins/José Carlos Borba - Chevrolet Opala nº 64 - 4.093cc -
33º na geral e 19º na cat. T+3.0


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