Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Pilotos:
Agnaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio C. Aguiar Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Carlos Sgarbi Catharino Andreatta Celso L. Barberis
Christian Bino Heins Ciro Cayres Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambelo Ênio Garcia Eugênio Martins
Francisco Lameirão Fritz D'Orey Graziela Fernandes Haroldo Vaz Lobo Henrique Casini Jan Balder Jaime Pistili Jayme Silva
José Tôco Martins Júlio Andreatta Luiz A. Margarido Luiz Carlos Valente Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Nicola Papaleo
Nilo de Barros Vinhaes Norman Casari Orlando Menegaz Nastromagario Pedro C. Pereira Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez Salvador Cianciaruso Toninho Martins Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Preparadores e/ou construtores:
Anísio Campos Jorge Lettry Miguel Crispim Nelson Brizzi Toni Bianco Victor Losacco    
Pioneiros:
Ângelo Juliano Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa João R. Parkinson
Manuel de Teffé Nascimento Junior Norberto Jung Sylvio A. Penteado Villafranca Raio Negro    

 

Página acrescentada em 06 de outubro de 2005.  Atualizado em agosto de 2020.

Aldo Costa
(Aldo Lourival Peixoto Costa)
por Paulo Roberto Peralta
 
 

Filho de Flordoardo Costa, nasceu em Porto Alegre (RS) em 17 de agosto de 1933, onde passou a infância e adolescência, lá cresceu, estudou e começou a trabalhar na empresa de ônibus da família, como gostava muito de futebol praticou o esporte no Nacional Atlético Clube, chegando mesmo em 1951, com 17 anos, a ser campeão juvenil.

Assistindo as provas automobilísticas realizadas no Parque da Redenção em Porto Alegre tomou gosto pelo automobilismo e como tinha posses e possuía bons conhecimentos de mecânica, adquiridos na empresa de ônibus da família, fez sua estréia em 1951, aos 18 anos, no Parque Farroupilha no centro de Porto Alegre.

Aldo e o Simca Huit/inicio anos 50

1955 - Diario de Noticias (RS)

1958 - II 500 Quilômetros de Porto Alegre

1971 - Correndo de VW Divisão 3 em Tarumã

Só a partir de 1953 que passou a correr regularmente dando início à sua carreira com 20 anos de idade, ao contrário da grande maioria dos pilotos daquela época que começavam a correr mais velhos.

Seu início em 1953 foi com um carro Simca Huit. Era o "baixinho" entre os pilotos mais velhos.
Uma pessoa sempre gentil e amiga, mas que quando ao volante de um carro de competição transformava-se em um piloto aguerrido, que disputava “roda-a-roda” qualquer posição, foi campeão em 1954
na categoria Força Limitada com o Simca Huit (não foram resgatados registros dessas corridas) e teve dois vice-campeonatos, em 1955 (sem registros também) e 1956.

1956 - Mil Milhas Brasileiras

Em 1956 passou a correr com um Volkswagen equipado com motor Porsche, corria sozinho nas corridas curtas e em dupla nas corridas longas com outro piloto gaúcho, Henrique Dreux, dupla essa que marcou presença positiva naquela década.
O inicio da dupla foi a participação na primeira (7º) realização da prova "Mil Milhas Brasileiras", 1956 em Interlagos (SP). No ano seguinte (57) não tiveram sorte e abandonaram por quebra.

Em 1958 comprou uma carretera Chevrolet com que correu o ano inteiro, em 1959 faz apenas uma corrida com ela e no final do ano voltou a correr com o VW/Porsche, correndo a “IV Mil Milhas Brasileiras” de 1959, em dupla com de Haroldo Dreux, mas em uma das paradas nos boxes houve um principio de incêndio, rapidamente debelado, mas os consertos os atrasaram bastante fazendo-os chegar em 16º lugar.
No ano de 1961 mudou para uma carretera Ford V8 1940, mas nesse ano correu com diversos carros diferentes. Com a chegada dos carros nacionais no inicio dos anos sessenta passou a correr de Simca, fez sua primeira corrida com essa marca em parceria com Vitório Andreatta num Simca Chambord de 2.432cc na prova “II 24 Horas de Interlagos” em 1961, onde obtiveram o 6º lugar. Correu depois também com FNM/JK e Volks, mas seu preferido era o Simca, único modelo nacional com motor V8.

1962 - 12 Horas de Porto Alegre

1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre

Na prova “I 12 Horas de Porto Alegre” em 1962, com largada estilo “Le Mans”, onde pilotos ficavam de um lado da pista e os carros alinhados do outro e ao sinal de partida os pilotos atravessavam a pista correndo, davam partida e saiam (não havia ainda os cintos de segurança), aconteceu de um mecânico acostumado a trabalhar em Volkswagen, colocou combustível no radiador do Simca, depois de drenado e colocado água, o carro só pegava “no tranco”, então Aldo ficou no carro enquanto empurravam, acelerando até pegar e partir, mas a direção da prova o penalizou em uma volta..
No "500 Km de Porto Alegre" de 1962 Aldo Costa, correndo em parceria com Haroldo Dreux, no seu VW/Porsche nº 36, chegaram em 4º lugar, nesta pista de alta velocidade a briga com as carreteras foi difícil.
Ficou famoso seu Simca Chambord nº 3, com esse carro chegou a fazer dupla com Catharino Andreatta na prova “II 12 Horas de Porto Alegre” em 1963, onde chegaram em 3º lugar. Correu com esse Simca até 1968, em 1969 passou a correr com um Volkswagen 4 portas, o famoso “Zé do Caixão”, foi bem, mas em 1970 passou para um Volkswagen sedan com o qual fez a prova inaugural de Tarumã (RS).

Tentou parar de correr em 1965, e novamente em 1967, mas sempre acabava voltando mesmo contra a vontade da família, até que em 1971 parou definitivamente aos 37 anos e 5 meses de idade.
Desde o início sempre andou na frente, começou nas categorias de baixa cilindrada, ele foi, enfim, um volante de ponta, correu com uma diversidade de carros e categorias, sempre conseguindo bons resultados.

Uma curiosidade, os ônibus da empresa de transporte coletivo urbano da família tinham cada unidade batizada com o nome de um grande piloto do automobilismo gaúcho e brasileiro. Esse da foto era batizado de Catharino Andreatta.

Em 31 de março de 2004 foi baixada sua última bandeira quadriculada, faleceu de ataque cardíaco aos 70 anos de idade deixando amigos, família e duas filhas.


 

Com FNM/JK
GP Estrada da Produção/63

O famoso Simca nº 3

Cisitália/Austin/Carretera Simca 8 e
Carretera Ford 1940 - anos 60

Paulo Trevisan (esq) e Aldo Costa em Passo Fundo (RS) 1977

Nota: As fotos que ilustram esta página foram gentilmente cedidas por Paulo Trevisan da  "Associação Cultural Museu do Automobilismo Brasileiro" de Passo Fundo (RS), com exceção da foto do II 500 Km de Porto Alegre, cedida por Alexandre Fornari. 

Principais participações em provas (levantamento fornecido por Alexandre Fornari)

02/09/1951 - II Circuito Parque Farroupilha - Porto Alegre/RS - Renault Juva Quatre - Quebra de motor
07/06/1953 - IV Circuito Parque Farroupilha/RS - Simca Huit 1.089cc nº 40 - ND
18/10/1953 - Prêmio Cinqüentenário do Grêmio Portoalegrense - Parque da Redenção/RS - Simca Huit 1.089cc nº 40 - ND

16/05/1954 - Prêmio Brasil - Circuito de Punta Fria Piriápolis/URU - Simca Huit nº 40 -
5º Lugar na cat. Força Limitada
13/06/1954 - V Circuito Parque Farroupilha/RS - Simca Huit 1.089cc nº 40 - AB
2
7/06/1954 - Circuito ACEPA (Cronistas Esportivos) -
Simca Huit 1.089cc nº 40 - ND

13/02/1955 - I Circuito Cidade de Canela/RS - Simca Huit nº 80 - 2º Lugar na cat. Força Limitada
27/02/1955 - III Prova Antoninho Burlamaque/RS - Simca Oito nº 40 -
2º Lugar na cat. Força Limitada -1.3
17/04/1955 - V Circuito da Pedra Redonda/RS - Simca Huit nº 80 -
AB
19/06/1955 - VI Circuito da Pedra Redonda/RS -
Simca Huit 1.089cc nº 80 - AB
06/02/1956 - IV Prova Antoninho Burlamaque/RS - Simca Oito nº 40 -
2º Lugar na cat. Força Limitada -1.3
18/06/1956 - VII Circuito Parque Farroupilha/RS - Prova Panambra S/A - Simca Oito nº 40 - 1º Lugar
18/06/1956 - VII Circuito Parque Farroupilha/RS - Prova São Cristóvão - Simca Oito nº 40 -
2º Lugar
01/07/1956 - VIII Circuito Parque Farroupilha/RS - Simca Oito nº 40 - T -1.5 2º Lugar
21/10/1956 - IX Circuito Parque Farroupilha/RS - VW/Porsche nº 10 -
1º na geral e 1º na cat. T-1.5 prep.
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 10 - 7º Lugar
14/07/1957 - VIII Circuito Pedra Redonda - Porto Alegre/RS - VW/Porsche nº 10 -
1º na cat. Cat. Sport
01/10/1957 - Circuito de Novo Hamburgo/RS - VW/Porsche nº 10 - 1º na geral e 1º na cat. T -2.0
24/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 10 -
AB
15/06/1958 - I 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Carret. Chevrolet nº 12 - Força Livre 4º Lugar
23/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Afonso Hoch - Carret. Chevrolet nº 6 -
ND
24/12/1958 - I Circuito Cavalhada/Vila Nova - RS - Carret. Chevrolet nº 12 - Força Livre 2º Lugar
12/04/1959 - II Circuito Cavalhada/Vila Nova - RS - Carret. Chevrolet nº 12 -
Força Livre 5º Lugar
22/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 10 - 16º Ligar
23/10/1960 - II 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 36 -
2º na geral e 1º na cat.
1960 - Circuito de Taquara/RS - VW/Porsche nº 36 - Cat. Sport ND
26/02/1961 - VIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Carret. Chevrolet nº 12 -
Força Livre 3º Lugar
19/03/1961 - IV Copa Festa da Uva - Cidade de Caxias/RS - Carret. Chevrolet - ND
23/04/1961 - Prova Jubileu Folha da Tarde/RS - VW -
Cat. VW 2º Lugar
23/04/1961 - Jubileu de Prata Folha da Tarde - Cavalhada/Vila Nova/P.Alegre - RS - Carret. Ford nº 6 - Força Livre 3º Lugar
02/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos/SP - com Vitório Andreatta - Simca Chambord n° 33 - 2432cc. -
6° Lugar
06/08/1961 - XI Encosta da Serra/RS - Carret. Ford - Força Livre 4º Lugar
25/02/1962 - IX Prova Antoninho Burlamaque/RS - Simca nº 3 -
1º Lugar na cat.
06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - Simca nº 3 - Classe A - ND
22/09/1962 - I Circ. Pedra Redonda - Carros Nacionais Porto Alegre/RS - Simca nº 3 -
Classe A  2º Lugar
23/09/1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - VW/Porsche nº 36 - 4º na geral e 1º na cat.
22/12/1962 - II Circ. Da Industria Automobilística Cavalhada/Vila Nova/RS - com Haroldo Dreux - VW/Porsche -
3º Lugar
23/12/1962 - I 500 Milhas de Porto Alegre/RS - com Haroldo Dreux - FNM/JK 2000 nº 3 - 1º na geral e 1º na cat. T+1.36
27/01/1963 - G. P. Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre/RS - FNM/JK 2000 nº 3 -
Classe C  6º Lugar
23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre - RS Cavalhada/Vila Nova/RS - com Catharino Andreatta - Simca - Classe C  3º Lugar
19/07/1964 - V 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca -
T+1.6 2º Lugar
24/04/1966 - IV 6 Horas de Pelotas/RS - com Breno Fornari - Simca nº 35 - Classe E  3º Lugar
04/08/1968 - 200 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca nº 3 -
1º Lugar
29/09/1968 - 300 Quilômetros de Passo Fundo/RS - Simca nº 3 - 3º Lugar
17/08/1969 - Prova Vale do Jacuí/RS - VW1600 4 portas nº 3 - T-1.6  1º Lugar
12/10/1969 - Prova Vale das Antas/RS - VW1600 4 portas nº 3 - 3º na geral e 3º na cat. T-1.6
16/11/1969 - Circuito Encosta da Serra/RS - VW1600 4 portas nº 3 -
T-1.7  2º Lugar
08/11/1970 - Prova Cidade de Viamão - Inauguração do Autódromo de Tarumã/RS - VW nº 3 - T-1.7  ND
1970 - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho (70) - Autódromo de Tarumã/RS - VW Sedan n° 3 - Classe B  1º lugar
03/01/1971 - 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho (70) - Autódromo de Tarumã/RS - VW Sedan n° 3 - Classe B  4º lugar


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL