Página acrescentada em 06 de outubro de 2005. Atualizado em
agosto de 2020.
Aldo Costa
(Aldo
Lourival Peixoto Costa)
por
Paulo Roberto Peralta
Filho
de Flordoardo Costa, nasceu em Porto Alegre (RS) em 17 de agosto de
1933, onde passou a infância e adolescência, lá cresceu, estudou e
começou a trabalhar na empresa de ônibus da família, como gostava
muito de futebol praticou o esporte no Nacional Atlético Clube,
chegando mesmo em 1951, com 17 anos, a ser campeão juvenil.
Assistindo as provas automobilísticas realizadas no Parque da
Redenção em Porto Alegre tomou gosto pelo automobilismo e como tinha
posses e possuía bons conhecimentos de mecânica, adquiridos na
empresa de ônibus da família, fez sua estréia em 1951, aos 18 anos,
no Parque Farroupilha no centro de Porto Alegre.
|
Aldo e o Simca Huit/inicio anos 50 |
|
1955 -
Diario de Noticias (RS) |
|
1958 - II
500 Quilômetros de Porto Alegre |
|
1971 -
Correndo
de VW Divisão 3 em Tarumã |
Só a partir de 1953 que passou a correr regularmente dando
início à sua carreira com 20 anos de idade, ao contrário da grande maioria
dos pilotos daquela época que começavam a correr mais velhos.
Seu
início em 1953 foi com um carro Simca Huit. Era o "baixinho" entre
os pilotos mais velhos.
Uma pessoa sempre gentil e amiga, mas que quando ao volante de um
carro de competição transformava-se em um piloto aguerrido, que
disputava “roda-a-roda” qualquer posição, foi campeão em 1954
na
categoria Força Limitada com o Simca Huit (não foram resgatados registros
dessas corridas) e teve dois vice-campeonatos, em 1955 (sem
registros também) e 1956.
|
1956 - Mil
Milhas Brasileiras |
Em 1956
passou a correr com um Volkswagen equipado com motor Porsche, corria
sozinho nas corridas curtas e em dupla nas corridas longas com
outro piloto gaúcho, Henrique Dreux, dupla essa que marcou presença
positiva naquela década.
O inicio da dupla foi a participação na primeira (7º) realização da
prova "Mil Milhas Brasileiras", 1956 em Interlagos (SP). No ano
seguinte (57) não tiveram sorte e abandonaram por quebra.
Em 1958
comprou uma carretera Chevrolet com que correu o ano inteiro, em
1959 faz apenas uma corrida com ela e no final do ano voltou a
correr com o VW/Porsche, correndo a “IV Mil Milhas Brasileiras” de
1959, em dupla com de Haroldo Dreux, mas em uma das paradas nos
boxes houve um principio de incêndio, rapidamente debelado, mas os
consertos os atrasaram bastante fazendo-os chegar em 16º lugar.
No ano de 1961 mudou para uma carretera Ford V8 1940, mas nesse ano
correu com diversos carros diferentes. Com a chegada dos carros
nacionais no inicio dos anos sessenta passou a correr de Simca, fez
sua primeira corrida com essa marca em parceria com
Vitório Andreatta num Simca
Chambord de 2.432cc na prova “II 24 Horas de Interlagos” em 1961,
onde obtiveram o 6º lugar. Correu depois também com FNM/JK e Volks,
mas seu preferido era o Simca, único modelo nacional com motor V8.
|
1962 - 12
Horas de Porto Alegre |
|
1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre |
Na prova
“I 12 Horas de Porto Alegre” em 1962, com largada estilo “Le Mans”,
onde pilotos ficavam de um lado da pista e os carros alinhados do
outro e ao sinal de partida os pilotos atravessavam a pista
correndo, davam partida e saiam (não havia ainda os cintos de
segurança), aconteceu de um mecânico acostumado a trabalhar em
Volkswagen, colocou combustível no radiador do Simca, depois de
drenado e colocado água, o carro só pegava “no tranco”, então Aldo
ficou no carro enquanto empurravam, acelerando até pegar e partir,
mas a direção da prova o penalizou em uma volta..
No "500 Km de Porto Alegre" de 1962 Aldo Costa, correndo em parceria
com Haroldo Dreux, no seu VW/Porsche nº 36, chegaram em 4º lugar,
nesta pista de alta velocidade a briga com as carreteras foi
difícil.
Ficou
famoso seu Simca Chambord nº 3, com esse carro chegou a fazer dupla com
Catharino Andreatta na prova
“II 12 Horas de Porto Alegre” em 1963, onde chegaram em 3º lugar.
Correu com esse Simca até 1968, em 1969 passou a correr com um
Volkswagen 4 portas, o famoso “Zé do Caixão”, foi bem, mas em 1970
passou para um Volkswagen sedan com o qual fez a prova inaugural de
Tarumã (RS).
Tentou
parar de correr em 1965, e novamente em 1967, mas sempre acabava
voltando mesmo contra a vontade da família, até que em 1971 parou
definitivamente aos 37 anos e 5 meses de idade.
Desde o início sempre andou na frente, começou nas categorias de
baixa cilindrada, ele foi, enfim, um volante de ponta, correu com
uma diversidade de carros e categorias, sempre conseguindo bons
resultados.
Uma
curiosidade, os ônibus da empresa de transporte coletivo urbano da
família tinham cada unidade batizada com o nome de um grande piloto
do automobilismo gaúcho e brasileiro. Esse da foto era batizado de Catharino Andreatta.
Em 31 de março
de 2004 foi baixada sua última bandeira quadriculada, faleceu de
ataque cardíaco aos 70 anos de idade deixando amigos, família e duas
filhas.
|
|
|
|
Com
FNM/JK
GP Estrada da Produção/63 |
O famoso Simca nº 3 |
Cisitália/Austin/Carretera
Simca 8 e
Carretera Ford 1940 - anos 60 |
Paulo Trevisan (esq) e Aldo Costa
em Passo Fundo (RS) 1977 |
Nota: As fotos que ilustram esta
página foram gentilmente cedidas por Paulo Trevisan da "Associação Cultural
Museu do Automobilismo Brasileiro" de Passo Fundo (RS), com exceção da
foto do II 500 Km de Porto
Alegre, cedida por Alexandre Fornari.
Principais participações em provas
(levantamento
fornecido por Alexandre Fornari)
02/09/1951 - II Circuito Parque Farroupilha - Porto Alegre/RS -
Renault Juva Quatre -
Quebra de motor
07/06/1953 - IV Circuito
Parque Farroupilha/RS - Simca Huit 1.089cc nº 40 -
ND
18/10/1953 - Prêmio Cinqüentenário do Grêmio Portoalegrense - Parque
da Redenção/RS - Simca Huit 1.089cc nº 40 -
ND
16/05/1954 - Prêmio Brasil - Circuito de Punta Fria Piriápolis/URU -
Simca Huit
nº 40 -
5º Lugar na cat. Força Limitada
13/06/1954 - V
Circuito
Parque Farroupilha/RS - Simca Huit 1.089cc nº 40 -
AB
27/06/1954 - Circuito ACEPA (Cronistas
Esportivos) -
Simca Huit 1.089cc nº 40 -
ND
13/02/1955 - I Circuito Cidade de Canela/RS - Simca
Huit nº 80 -
2º Lugar na cat. Força
Limitada
27/02/1955 - III Prova Antoninho Burlamaque/RS - Simca Oito nº 40 -
2º Lugar na cat. Força
Limitada -1.3
17/04/1955 - V Circuito da Pedra Redonda/RS - Simca Huit nº 80 -
AB
19/06/1955 - VI Circuito da Pedra Redonda/RS -
Simca Huit 1.089cc nº 80
-
AB
06/02/1956 -
IV Prova Antoninho Burlamaque/RS - Simca Oito nº 40 -
2º Lugar na cat. Força
Limitada -1.3
18/06/1956 - VII Circuito Parque Farroupilha/RS - Prova Panambra S/A
- Simca Oito nº 40 -
1º Lugar
18/06/1956 - VII Circuito Parque Farroupilha/RS - Prova São
Cristóvão - Simca Oito nº 40 -
2º Lugar
01/07/1956 - VIII Circuito Parque Farroupilha/RS - Simca Oito nº 40
-
T -1.5 2º Lugar
21/10/1956 - IX Circuito Parque Farroupilha/RS - VW/Porsche nº 10 -
1º na geral e 1º na cat.
T-1.5 prep.
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 10 -
7º Lugar
14/07/1957 - VIII Circuito Pedra Redonda - Porto Alegre/RS - VW/Porsche
nº 10 -
1º na cat. Cat. Sport
01/10/1957 - Circuito de Novo Hamburgo/RS - VW/Porsche nº 10 -
1º na geral e 1º na cat.
T -2.0
24/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 10 -
AB
15/06/1958 - I 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Carret.
Chevrolet nº 12 -
Força Livre 4º Lugar
23/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Afonso Hoch
- Carret.
Chevrolet nº 6 -
ND
24/12/1958 - I Circuito Cavalhada/Vila Nova - RS - Carret. Chevrolet
nº 12
-
Força Livre 2º Lugar
12/04/1959 - II Circuito Cavalhada/Vila Nova - RS - Carret. Chevrolet
nº 12 -
Força Livre 5º Lugar
22/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 10
-
16º Ligar
23/10/1960 - II 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - com Haroldo Dreux - VW/Porsche nº 36 -
2º na geral e 1º na cat.
1960 - Circuito de
Taquara/RS - VW/Porsche nº 36 -
Cat. Sport ND
26/02/1961 -
VIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Carret. Chevrolet
nº 12
-
Força Livre 3º Lugar
19/03/1961 - IV Copa Festa da Uva - Cidade de Caxias/RS - Carret.
Chevrolet -
ND
23/04/1961 - Prova Jubileu Folha da Tarde/RS - VW -
Cat. VW 2º Lugar
23/04/1961 - Jubileu de Prata Folha da Tarde - Cavalhada/Vila
Nova/P.Alegre - RS - Carret. Ford nº 6 -
Força Livre 3º Lugar
02/06/1961 - II 24 Horas de Interlagos/SP - com Vitório Andreatta - Simca Chambord n° 33 -
2432cc. - 6°
Lugar
06/08/1961 - XI Encosta da Serra/RS - Carret. Ford -
Força Livre 4º Lugar
25/02/1962 -
IX Prova Antoninho Burlamaque/RS - Simca nº 3 -
1º Lugar na cat.
06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - Simca nº 3 -
Classe A - ND
22/09/1962 -
I Circ. Pedra Redonda - Carros Nacionais Porto Alegre/RS - Simca nº 3 -
Classe A 2º Lugar
23/09/1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - VW/Porsche nº 36
-
4º na geral e 1º na cat.
22/12/1962 -
II Circ. Da Industria Automobilística Cavalhada/Vila Nova/RS - com Haroldo Dreux - VW/Porsche -
3º Lugar
23/12/1962 - I 500 Milhas de Porto Alegre/RS - com Haroldo Dreux -
FNM/JK
2000 nº 3 -
1º na geral e 1º na cat. T+1.36
27/01/1963 - G. P. Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre/RS
- FNM/JK
2000 nº 3 -
Classe C 6º Lugar
23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre - RS Cavalhada/Vila Nova/RS
- com Catharino Andreatta - Simca -
Classe C 3º Lugar
19/07/1964 - V 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca -
T+1.6 2º Lugar
24/04/1966 - IV 6 Horas de Pelotas/RS - com Breno Fornari - Simca nº 35
- Classe E 3º
Lugar
04/08/1968 - 200 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Simca nº 3 -
1º Lugar
29/09/1968 - 300 Quilômetros de Passo Fundo/RS - Simca nº 3 -
3º Lugar
17/08/1969 - Prova Vale do Jacuí/RS - VW1600 4 portas nº 3 -
T-1.6 1º Lugar
12/10/1969 - Prova Vale das Antas/RS - VW1600 4 portas nº 3 -
3º na geral e 3º na cat.
T-1.6
16/11/1969 - Circuito Encosta da Serra/RS - VW1600 4 portas nº 3 -
T-1.7 2º Lugar
08/11/1970 -
Prova Cidade de Viamão - Inauguração do Autódromo de Tarumã/RS - VW nº 3 -
T-1.7 ND
1970 - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho (70) - Autódromo
de Tarumã/RS - VW Sedan n° 3 -
Classe B 1º lugar
03/01/1971 - 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho (70) - Autódromo
de Tarumã/RS - VW Sedan n° 3 -
Classe B 4º lugar
|