Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 22 de junho de 2009.

Orlando Menegaz 
por Paulo Roberto Peralta

Orlando - 1962

Gaucho da cidade de São Francisco de Paula onde nasceu no dia 16 de agosto de 1918 e onde passou a infância e adolescência. Cedo começou a trabalhar com o pai e os tios na Indústria de Implementos Agrícolas Menegaz S/A.
Na década de 1940, morando em Passo Fundo (RS), iniciou sua carreira automobilística, aos vinte e poucos anos, como acompanhante do piloto e amigo Alcídio Schroeder, o “Leão da Serra”, juntos venceram uma prova de marcha à ré, na cidade de Carazinho (RS). Em dupla correram novamente em 1950 a prova “Festa da Uva”, em Caxias do Sul (RS). Neste período participou também em corridas de motocicleta, na cidade de Passo Fundo (RS).

1956 - Com o Ford na Mil Milhas

Comprou um Ford 1940 no início de 1951 e correu alguns anos com ele, inclusive sofreu um capotamento, sem gravidade, no "Circuito Cinqüentenário Ginásio Sto. Antonio" na cidade de Garibaldi (RS), também com esse carro disputou em1956 a primeira "Mil Milhas Brasileiras” em Interlagos, São Paulo (SP), fazendo dupla com Aido Finardi mas chegaram numa posição discreta.
Em 1957 Orlando Menegaz comprou e preparou um Chevrolet 1938, ainda com motor 6 cilindros para a “II Mil Milhas Brasileiras”. A troca foi conselho do amigo e defensor dos Chevrolet, Aristides Bertuol. Sua carretera foi para São Paulo mas acabou não sendo usada, correu em dupla com Bertuol em sua carretera Chevrolet nº 4, equipada com o primeiro motor Corvette completo trazido para o Brasil por Gastão Weigert. A dupla se consagrou vencedora desta prova, mantendo a vitória com os gauchos, no ano anterior outra dupla gaucha: Catharino Andreatta e Breno Fornari venceram.
A decisão do Campeonato Gaucho de 1957, que seria realizada no dia 22 de outubro de 1957, durante as comemorações do centenário de Passo Fundo, acabou transferida para o ano seguinte devido as forte chuvas. Assim, no dia 2 de fevereiro de 1958 a prova se realizou, Bertuol disparou na frente sendo seguido por Menegaz, que corria pela primeira vez com motor Corvette em sua carretera. No início da 6ª volta, Menegaz roubou-lhe a primeira colocação e conquistou a vitória, alegrando o público passo-fundense.

Caninana

Orlando e Arminda tiveram três filhos e uma filha, e ele, fugindo um pouco da tradição dos pilotos gaúchos que batizavam suas carreteras com nomes de mulher, batizou a sua de “Caninana”, o nome de uma cobra bastante rápida e ágil. Apesar de ser bastante agressiva, a cobra não é peçonhenta.
Foi um bom mecânico amador mas que tinha grande conhecimento, sempre viveu dentro de oficinas, gostava de lidar ele mesmo com seus carros e implementos agrícolas, sempre muito curioso e inventivo.

1958 - Prova Acidentada

Na Mil Milhas de 1958 Menegaz e Bertuol (correndo na carretera deste), tiveram uma prova muito acidentada. Chegaram a ocupar a 2ª posição por mais de 3 voltas, quando começaram os problemas. Primeiro, uma roda quebrada, depois, na Curva do Pinheirinho a ponta de eixo também quebrou, obrigando a uma parada de 40 minutos para soldar a peça. Retornaram à pista com muito cuidado e chegaram na 11ª posição.

1958 - Circuito de Melo

Orlando correu seis vezes no Uruguai, sendo cinco vezes em Piriápolis, onde em uma das provas se defrontou com o grande piloto argentino Oscar Galvez. Em 1958, ainda em território uruguaio, correndo no Circuito de Melo, numa pista revestida de carvão de locomotiva e óleo queimado, com a presença de 11 pilotos, Orlando obteve a vitória travando uma disputa sensacional com o piloto uruguaio Rômulo Buonavoglia, que largou na 1ª colocação. Ele perseguiu por 17 voltas o piloto uruguaio e com muito arrojo e técnica, ao iniciar a 18ª volta, investiu definitivamente sobre o ponteiro e tomou-lhe a vitória.

1960 - Embarque p/ Mil Milhas

Neste mesmo ano venceu o “Circuito Festa da Uva” em Caxias do Sul/RS, e participou da prova “Circuito da Cavalhada/Vila Nova” em Porto Alegre /RS, onde enfrentou Juan Galvez, que junto com seu irmão Oscar entraram para a história como os principais pilotos de “carreteras” da Argentina, ao lado de Juan Manoel Fangio.
Em 1961 venceu a “Mil Milhas Brasileiras” pela segunda vez, agora fazendo dupla com Ítalo Bertão.
Nesta vitória contou com uma estratégia muito bem montada pela forte equipe de box, com a cronometragem comandada por Daniel Winik e Rui Barbisan. No comando da nº 9, saiu na 11ª colocação e, volta por volta, foi ganhando posições. Após 60 voltas, ao passar o comando para Bertão, já estava na 5ª posição. Coube a Ítalo Bertão conduzir a carretera nº 9 à vitória, cruzando a linha de chegada com apenas 12 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Christian Heins, na mais emocionante chegada da história desta prova.

1962 - Vitória na despedida

No ano seguinte, em 1962, fez sua primeira e única corrida ao volante de um carro nacional, o FNM/JK nº 93 de Ítalo Bertão, também participou, com a carretera, da prova “ 500 Quilômetros de Porto Alegre”, no circuito da Pedra Redonda, vencendo após um grande duelo com Catharino Andreatta, encerrando nesta prova sua carreira de piloto, com 44 anos, e da melhor maneira possível, com vitória, para então dedicar-se a agricultura. Saindo de Passo Fundo foi para o Mato Grosso, na região de Dourados, foi um dos pioneiros no plantio de soja neste estado. Posteriormente residiu em Pedro Juan Cavalero, no Paraguai e depois no final da  década de 60 fixou residência em Aracruz/ES.
Em Pedro Juan Cavalero
, numa conversa com Bob Sharp, jornalista, mas também piloto de automóveis, comentando determinada corrida e falando sobre a transmissão curta do carro o ex-piloto de carretera disse:
"- O carro estava tão curto que o motor parecia correr mais do que o carro".
Orlando foi um pioneiro, instalou em seu carro um cinto de segurança semelhante aos usados nos aviões DC-3 da Varig. Seus colegas recomendavam que não usa-se, pois em caso de acidente ele ficaria amarrado dentro do carro e o perigo de incêndio era muito grande.
Orlando se divertia muito contando como isso ocorreu: ao fazer uma viagem aérea entre São Paulo e Porto Alegre, percebeu a eficiência e a simplicidade dos cintos de segurança usados no avião, e sugeriu que seu colaborador Nelson M. Da Rocha, fizesse uma viagem aérea o mais breve possível levando consigo as chaves apropriadas para, num momento de distração da aeromoça, desparafusar e trazer consigo esse acessório, que tão logo chegou às suas mãos foi copiado e adaptado à sua carretera. Ele era uma figura folclórica, muito alegre, um grande contador de histórias, e muitas eram inventadas para alegrar os ouvintes, nem sempre confiáveis.
Quando Orlando mudou-se para Dourados, no Mato Grosso e levou sua carretera, foi rodando com ela e durante sua permanência no Mato Grosso ele, com freqüência, a usava para ir a Campo Grande, Ponta Porã e adjacências, levantando poeira, andando como se estivesse nos circuitos de corrida.

2007 - Restaurada

Em 1965 o carro foi negociado com a família de Bertão e levado para Passo Fundo. Em 1996 passou às mãos de Paulo Afonso Trevisan do Museu do Automobilismo Brasileiro, que em 1997 o restaurou totalmente e hoje esse carro faz parte do acervo do museu.
Entre os troféus de Menegaz está a “Taça da Nobreza”, que recebeu dos organizadores da prova Circuito da Boa Vizinhança, em agosto de 1951, por ter abandonado a corrida para socorrer Rosalvo Mansur Francisco, piloto paulista ferido após violento acidente próximo à cidade de Marau, socorreu Rosalvo em seu carro e o levou para o Hospital de Passo Fundo, salvando a vida do colega.

Orlando dedicou sua vida ao automobilismo e a agricultura. Faleceu em 20 de agosto de 2000, com 82 anos, na cidade de Aracruz/ES, onde havia passado a residir no final da década de 1960. Terminou sua vida muito lúcido e ainda apaixonado por carros e corridas.

 

1958 - 500 Quilômetros de Porto Alegre (nº 24)

1958 - Mil Milhas

2007 - Passo Fundo (RS)
"Carreteras Históricas"

Participações em provas
Fonte: Site da "Associação Cultural Museu do Automobilismo Brasileiro"

05/03/1950 - Circuito Festa da Uva - Caxias do Sul/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 54 - c/Alcides Schroeder - TFL - 3º Lugar
22/07/1951 - I Circuito da Boa Vizinhança/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 - TFL - AB
20/11/1953 - I Circuito Automobilístico de Lajes - Lajes/SC - Carretera Ford 3.917cc nº 24 -
TFL - 2º Lugar
21/02/1954 - II Prova Antoninho Burlamaque/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 - TFL - 4º Lugar
28/03/1954 - II Circuito Festa da Uva - Caxias do Sul/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 -
TFL - 8º Lugar
02/05/1954 - III Circuito Encosta da Serra - S. Francisco de Paula/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 - TFL - 7º Lugar
16/05/1954 - Grande Premio Cidade de Melo - Uruguai - Carretera Ford 3.917cc nº 24 -
TFL - 8º Lugar
12/09/1954 - Circuito Cinqüentenário Ginásio Sto. Antonio - Garibaldi/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 - TFL - AC (Capotou)
19/06/1955 - VI Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 -
TFL - 4º Lugar   
20/11/1955 - V Circuito Encosta da Serra - S. Francisco de Paula/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 - TFL - 6º Lugar   
26/02/1956 - IV Prova Antoninho Burlamaque/RS - Carretera Ford 3.917cc nº 24 -
TFL - 7º Lugar
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Ford V8 3.622cc nº 8 - c/Aido Finardi - TFL - 12º Lugar
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 4 - c/Aristides Bertuol -
TFL - 1º Lugar
02/02/1958 - Circuito Centenário de Passo Fundo/RS - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 - TFL - 1º Lugar
09/03/1958 - Circuito Festa da Uva - Caxias do Sul/RS - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 -
TFL - 1º Lugar
23/03/1958 - Circuito Internacional de Automobilismo - Piriapolis (URU) - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 - TFL - 3º Lugar
30/03/1958 - Circuito Automobilistico de Melo - Uruguai - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 -
TFL - 1º Lugar
15/06/1958 - I 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 - TFL - AB
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 4 - c/Aristides Bertuol -
TFL - 11º Lugar
14/12/1958 - Circuito Cavalhada-Vila Nova/RS - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 - TFL - 3º Lugar
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 24 - c/Italo Bertão -
TFL - 9º Lugar
23/04/1961 - Prova Folha da Tarde - Cavalhada-Vila Nova/RS - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 4 - c/Italo Bertão - TFL - 4º Lugar
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 9 - c/Italo Bertão -
TFL - 1º Lugar
06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - FNM 2000 JK 1.975cc nº 93 - c/Italo Bertão - 9º na geral e 4º na Classe A
23/09/1962 - III 500 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Chevrolet/Corvette 4.343cc nº 1 - TFL - 1º Lugar

Agradecimentos: 
Gilberto Menegaz (RS) e Paulo Afonso Trevisan (RS)
Museu do Automobilismo Brasileiro
Consulta e fotos: Livro "Levantando Poeira" escrito por Gilberto Menegaz - Imagens da Terra Editora
Fotos coloridas: acervo do autor


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