ágina acrescentada em 01 de setembro de 2006. Bird Clemente por Paulo Roberto Peralta Clique aqui e veja uma entrevista ao vivo com esse ex-piloto, em 2014
Nasceu em São Paulo no dia 23 de dezembro de 1937, passou a infância e a juventude morando no bairro do Pacaembu e seu pai, Francisco Vitor Clemente, industrial do ramo de artefatos de papel e papelaria, deu-lhe esse nome em homenagem ao Almirante Richard Bird (conquistador do Pólo Sul).
Em 1956,
aos 18 anos, foi fazer o curso técnico de Agrimensura no Mackenzie e
lá ficou conhecendo Titto Livio, irmão de
Eugenio Martins que já corria de
automóveis, apresentado logo se enturmou e passou a frequentar a
oficina do Cláudio Daniel Rodrigues, ponto de encontro dos
corredores e entusiastas.
Na oficina conheceu Luiz Pereira Bueno, cunhado de Cláudio Daniel e que era quem amaciava os carros preparados por Claudio, e em 1958, com quase 21 anos, os dois se inscreveram na “III Mil Milhas Brasileiras” com um Simca Huit que havia sido trocado com outro amigo, João Batista Carneiro, pelo carro Fiat de Luizinho. Essa corrida foi sua “quase estréia” no automobilismo, pois logo nas primeiras voltas, com Luizinho ao volante, o carro quebrou e ele nem chegou a pilotar na prova. Sua estréia se limitou aos treinos.
Ficou
conhecendo e fez amizade também com Ciro
Cayres, um ídolo seu até então, e fez dupla com ele na “IV Mil
Milhas Brasileiras” em 1959 num DKW da revenda Comercial Lara
Campos, com retaguarda da fábrica. Fez 2 provas, sendo uma delas a
de inauguração de Brasília em abril de 1960.
Nos treinos da “V Mil Milhas Brasileiras” em 1960 estava nos boxes da Vemag acompanhando o amigo Eugenio Martins, quando Jorge Lettry e Christian “Bino” Heins discutiram e Bino desistiu de correr de DKW (acabou fazendo dupla com Chico Landi de FNM/JK), como já tinha alguma quilometragem de pista foi chamado para assumir, desde que fizesse um bom tempo e naquela hora, foi para a pista e fez o melhor tempo de toda turma até então. Correu em dupla com o amigo Eugenio Martins num DKW da revenda Serva Ribeiro assistido pela fábrica.
Correu
pela Equipe Vemag o ano de 1963 quase inteiro, até a prova “I 1600 Quilômetros de Interlagos” em
novembro, naquele ano Christian “Bino”
Heins sofreu um acidente fatal disputando a “24 Horas de Le Mans”
na França, sendo então substituído na chefia da Equipe Willys por
Luiz Antonio Greco. A Willys era a arquirrival da Vemag nas pistas e logo
que assumiu Greco foi à sua casa e fez uma proposta irrecusável: uma
Berlineta, um outro carro e mais um ótimo salário com “carteira
assinada”. Tornou-se o primeiro piloto profissional do país.
Foi uma
grande sacada de Greco, além de contratar um dos melhores pilotos da
época ainda o tirou da equipe rival, enfraquecendo-a. Pouco depois
Bird reivindicou, e conseguiu, o mesmo tratamento para os
companheiros Luizinho e Wilsinho, transformando a Willys na primeira
equipe profissional do Brasil.
No início de 1964 venceu a prova “200 Milhas de El Pinar” no Uruguai, a primeira vitória de um carro fabricado no Brasil em provas no exterior. Foi essa a vitória que despertou sua maior emoção.
Pilotou
pela Equipe Willys até dezembro de 1968, com os mais diversos
modelos de carros: Willys Interlagos, Renault 1093, Renalt R8,
Carretera Gordini, Alpine A110, Willys Mark I e Bino Mark II
(construídos por Toni Bianco). e até
um Ford Corcel na
II 12 Horas de Porto Alegre (RS) Circuito da Cavalhada. Após parar
na Equipe Willys ficou dois anos sem pilotar.
De todas
as vitórias que teve em sua carreira de 15 anos, Bird diz que três
lhe deram mais prazer: Com esse Opala quatro portas (ainda não havia sido lançado o de duas portas), Bird fez três corridas e em 20 de junho de 1970 bateu o recorde brasileiro de velocidade na Rodovia Castelo Branco, marcou 232,510 Km/h. na média de duas passagens conforme regulamento da F.I.A. O bloco do motor de 3.769cc, o virabrequim, os pistões e as bielas eram os originais, só a taxa de compressão era aumentada, as válvulas maiores num cabeçote trabalhado e três carburadores Weber duplos. Depois de batido o recorde esse carro foi vendido para o radialista e piloto gaúcho Pedro Carneiro Pereira (RS)
Após uma parada de dois anos voltou às pistas pelas mãos de Greco, correu cinco provas com um Ford Maverick de sua equipe: três vitórias, um segundo e uma quebra. Aí então parou definitivamente de pilotar, aos 36 anos e 5 meses de idade, mas não se desligou completamente do universo automobilístico, abriu uma distribuidora de auto-peças e acessórios onde trabalhou até se aposentar em 1999, passando desde então a se dedicar somente à família, e escreveu um livro de memórias de sua carreira.
Bird tem
quatro filhos, de seu casamento nos anos sessenta com Marise, irmã
de Ciro Cayres, tem uma filha e de
seu casamento com Maria Luiza que dura deste os anos setenta, uma
filha e dois filhos.
22/11/1958 - III Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP -
Simca Huit - 1.089cc nº 98 - C/ Luiz Pereira Bueno -
TFL - AB (29º
Lugar 03/07/1960 - II 24 Horas GEIA - Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 6 - C/ Ciro Cayres - 9º Lugar 09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.500cc nº ? - ND 27/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 18 - C/ Eugenio Martins - AB 23/04/1961 - I Premio Aniversário de Brasília/DF - Circuito da Estação Rodoviária - DKW Vemag 981cc nº 8 - 2º na geral e 1º na categoria T-1.0 14/05/1961 - III Circuito de Piracicaba/SP - T-1.3 - DKW Vemag 981cc nº 03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 9 - C/ Ciro Cayres - 11º Lugar 25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag - 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho - 6º Lugar 25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - 2º Lugar 20/05/1962 - Festival Automobilístico ACESP - Gr II - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - 2º Lugar 21/07/1962 - Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 11 - 2º Lugar 19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 12 - 2º Lugar 19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - MN/SP - Landi/Bianco/DKW 981cc nº 10 - AB 02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - 22º Lugar 07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/DKW 981cc nº 10 - ND 08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Lancia D20 2.451cc nº 1 - C/ Roberto Gallucci/Celso Lara Barberis/Dráusio Brandão - T+2.0 - AB 08/12/1962 - I 10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho/Flavio Del Mese - 3º Lugar 28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - DKW Vemag 981cc nº 17 - C/ Lauro Soares - 6º Lugar 23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho - 28/07/1963 - Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo II - DKW Vemag 981cc nº 11 - AB 25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 11 - 3º Lugar 07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/DKW 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho - AB 10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - C/ Eduardo Scuracchio - DQ 24/11/1963 - I 14/12/1963 - II 02/02/1964 - 14/03/1964 - Prova Grupo I - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 22 - DQ 14/03/1964 - Prova Grupo III - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 23 - 2º Lugar 22/03/1964 - III Circuito da Barra da Tijuca/RJ - Grupo III - Willys Interlagos 998cc nº 23 - 2º Lugar 03/05/1964 - Circuito de Recife/PE - Renault 1093 845cc nº 46 - 2º Lugar 10/05/1964 - I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 12 - 6º Lugar 24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/ Luiz Pereira Bueno/Wilson Fittipaldi Jr - 1º Lugar 07/06/1964 - I GP do Estado da Guanabara/RJ - Ilha do Fundão - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 3º Lugar 19/07/1964 - I 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 nº 21 nº 21 - C/ Francisco Lameirão - 3º Lugar 26/07/1964 - 15/08/1964 - 30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - 3º na geral e 1º na T-1.3 07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/ Luiz Pereira Bueno - 2º na geral e 1º na GT-1.3 22/11/1964 - I 6 Horas de Curitiba/PR - Gordini R8 1.100cc nº 46 - C/ Wilson Fittipaldi Jr - 1º Lugar 27/03/1965 - II 26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 43 - C/ Wilsinho/Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace - 6º Lugar 26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/ Wilson Fittipaldi Jr/Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace - 5º Lugar 26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 21 - Wilson Fittipaldi Jr/Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace - 2º Lugar 16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 43 - AB 23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Willys Interlagos nº 21 998cc - C/ Jose Carlos Pace - AB 20/06/1965 - II 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - AB 05/09/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Renault R8 1.100cc nº 21 - AB 19/09/1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro/RJ - Barra da Tijuca - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 6º Lugar 19/10/1965 - VIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - AB 08/05/1966 - Circuito de El Pinar - Uruguai - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - 1º Lugar 28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Gordini R8 1.100cc nº 21 - C/ Luiz Pereira Bueno - TFL - ND 03/06/1966 - Camp. Paulista - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - 1º Lugar 03/07/1966 - Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - 1º Lugar 17/08/1966 - II 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - 1º Lugar 04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - AB 07/09/1966 - IX 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - 2º Lugar 19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - C/ Carol Figueiredo - AB 18/12/1966 - I Mil Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - 5º Lugar 19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - AB 23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - AB 11/06/1967 - III 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Marivaldo Fernandes - 3º Lugar 19/11/1967 - Camp. Bras. de Subida de Montanha - Estr. Petrópolis/Teresópolis - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - 2º Lugar 03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Marivaldo Fernandes - 2º Lugar 17/12/1967 - Prova Almirante Tamandaré - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - 1º Lugar Reformas em Interlagos - 1968/69 11/02/1968 - XIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Porto Alegre/Capão da Canoa - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - TFL - 2º Lugar 24/03/1968 - Prova Gov. Paulo Pimentel - Rodovia do Xisto/PR - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - AB 14/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Antonio Carlos Porto Filho - AB 30/06/1968 - I 04/08/1968 - III 500 Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - 2º Lugar 15/08/1968 - Prova Deputado Levi Dias - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Lian Abreu Duarte - 3º Lugar 27/10/1968 - Prova Santos Dumont - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Lian Abreu Duarte - AB 21/12/1968 - III 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - Ford Corcel 1.372cc nº 4 - C/ Jose Carlos Pace - 2º na geral e na Cat.B 08/03/1970 - 24/05/1970 - 24 Horas de Interlagos/SP - Chevrolet Opala 3.769cc nº 80 - C/ Nilson Clemente - 1º Lugar 14/06/1970 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Chevrolet Opala 3.769cc nº 80 - C/ Nilson Clemente - 3º na geral e 1º na Div.5 29/06/1970 - Recorde Brasileiro de Velocidade - Rod. Castelo Branco/SP - Chevrolet Opala 3.769cc - 232,51km/h 25/08/1973 - I 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Nilson Clemente/Clovis de Moraes - 1º Lugar 09/09/1973 - XIV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Nilson Clemente - 1º Lugar 30/09/1973 - 6 Horas de Tarumã/RS - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Ismael Barcellos/Clóvis de Moraes - 2º Lugar 08/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Nilson Clemente - 1º Lugar 25/05/1974 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 45 - C/ Nilson Clemente/Marivaldo Fernandes - AB |
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