Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 01 de setembro de 2006.

Bird Clemente
por Paulo Roberto Peralta

Clique aqui e veja uma entrevista ao vivo com esse ex-piloto, em 2014

Bird e Peralta - 2006

Nasceu em São Paulo no dia 23 de dezembro de 1937 e passou a infância e a juventude no bairro do Pacaembu, seu pai, industrial do ramo de artefatos de papel e papelaria, deu-lhe esse nome em homenagem ao Almirante “Richard Bird”, o conquistador do Pólo Sul.    
Em 1956, aos 18 anos, foi estudar Agrimensura no Mackenzie e lá conheceu Titto 
Livio, irmão de Eugenio Martins que já corria de automóveis, apresentado, logo se enturma e
passa a freqüentar a oficina de Cláudio Daniel Rodrigues, “Point” dos corredores mais jovens, da época. Enquanto estudava trabalhava com o pai.
Na oficina conhece Luiz Pereira Bueno e em 1958 com quase 21 anos se inscreve em dupla com Luis nas 
III Mil Milhas com um Fiat “Millecento” tocado com outro amigo, João Batista Carneiro. Essa corrida foi sua “quase estréia” no automobilismo, logo nas primeiras voltas o carro quebrou e ele nem chegou a pilotar na 
prova. Sua estréia ficou limitada aos treinos.  
Depois ficou conhecendo Ciro Cayres, um ídolo seu até então, e ano seguinte, 1959, faz dupla com ele nas IV Mil Milhas num DKW da revenda Comercial Lara Campos, com retaguarda da fábrica.
Com Ciro novamente disputa as 24 Horas GEIA em 1960 (destinada exclusivamente à carros nacionais) à bordo de um Simca Chambord. Ainda nesse ano participa dos 500 Quilômetros em dupla com o “Rio Negro” (Fernando Antonio Mafra) num carro Maserati/Corvette de 4.500cc. da categoria Mecânica Nacional, sua única participação com esse tipo de carro.
Nos treinos das V Mil Milhas de 1960 está nos boxes da Vemag acompanhando o amigo Eugenio, quando Jorge Lettry e Christian “Bino” Heins discutem e Bino desiste de correr, como já tinha alguma quilometragem de pista, foi chamado para assumir, desde que fizesse um bom tempo, e naquela hora. Fez o melhor tempo de toda turma até então e correu em dupla com o amigo Eugenio Martins num DKW da revenda Serva Ribeiro assistido pela fábrica.

1961 - Bird e Marinho

Sua próxima corrida foi com Ciro e de Simca Chambord novamente, as III 24 Horas de Interlagos de 1961.  Para as VI Mil Milhas a Vemag lançou a Equipe Vemag, oficial de fábrica, e os pilotos chamados foram Bird e Marinho (Mario César de Camargo Filho).
“- Em 1962, eu achando que os pilotos deviam se dar mais valor, arriscavam a vida em provas e testes e só ganhávamos ajuda de custo, fui negociar com a diretoria e a partir de então nos forneceram carros zero km iguais aos que usávamos na pista, só que na versão original e desconto na compra de outros veículos, além da ajuda de custo”.
Com a Vemag fora da prova 500 Milhas de Interlagos em 1962, obteve a liberação 
da equipe e se inscreveu com Celso Lara Barberis e Roberto Gallucci,
se revezando em dois carros, uma Ferrari 250MM e uma Lancia D20. Nenhum terminou a prova.                 

Bandeirada nas Mil Milhas/61

Correu pela Equipe Vemag até a prova 1600 Quilômetros em 1963, ano em que Christian “Bino” Heins sofreu um acidente fatal disputando a 24 Horas de Le Mans, na França, e Luiz Antonio Greco assumiu a chefia da Equipe Willys, arqui-rival da Vemag nas pistas. Logo que assumiu Greco faz uma proposta: 
uma Berlineta, um outro carro e mais um ótimo salário com “carteira assinada”. O primeiro piloto profissional do país.
“- Minha filosofia de profissionalismo havia finalmente vingado”. Diz Bird, que pouco depois reivindicou o mesmo tratamento para os companheiros, Luizinho e Wilsinho, transformando a Willys na primeira equipe profissional do Brasil.
Sua estréia na equipe foi em Porto Alegre em 1963, dias antes de completar 26 anos, ao lado de ninguém menos que o lendário Catharino Andreatta, tri-campeão das Mil Milhas.

El Pinar/64 - Berlineta 22

No início de 1964 venceu a prova 200 Milhas de “El Pinar”, no Uruguai, foi a primeira vitória de um carro fabricado no Brasil em provas no exterior. Foi a vitória que despertou sua maior emoção.
Bird guiava muito bem na chuva e na neblina e existiam várias lendas sobre isso, mas era apenas muito treino, disposição, enfim uma dedicação total.
“- Eu tenho a impressão que ninguém fez mais quilometragem em Interlagos do que eu”. Explica.
Ele era o piloto que dava espetáculo, além de andar muito rápido. Tinha o controle absoluto sobre o carro, seu jeito de fazer as curvas (logo imitado): freava em cima, cambiava já dentro da curva, e isso
tudo derrapando de lado nas quatro rodas, de modo a sair da curva já alinhado e mais embalado.
 

Bird /1965, atrás, ainda um novato: 
José Carlos Pace

De todas as vitórias que teve em sua carreira de 15 anos, Bird diz que três lhe deram mais prazer:
Curitiba em 1964, corrida em ruas de paralelepípedos com a carretera Gordini e em dupla com Wilsinho.
Prova Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro em 1967, chovia muito, com o Mark I correndo contra as Lótus Europa, Porsche e o Fitti-Porsche.
24 Horas de 1970, com o Opala particular e sua primeira vitória ao lado do irmão Nilson Clemente.

Preparando-se para o recorde

Com esse mesmo Opala, quatro portas, (ainda não haviam lançado o de duas portas) bateu o recorde brasileiro de velocidade, em 20 de junho de 
1970 na Rodovia Castelo Branco marcou 232,510 Km/h. na média de duas passagens, conforme regulamento da F.I.A. O bloco do motor de 3.769cc, o virabrequim, os pistões e as bielas eram os originais, só a taxa de compressão era aumentada e três carburadores Weber duplos.  
Depois esse carro foi vendido para o piloto Pedro Carneiro Pereira (RS).
Após uma parada de dois anos voltou às pista pelas mãos de Greco,
correu cinco provas com um Ford Maverick de sua equipe, três vitórias, um segundo e uma quebra. Parou então definitivamente de correr, aos 36 anos.
Após parar não se desligou completamente do universo automobilístico, abriu uma distribuidora de auto-peças e acessórios onde trabalhou até aposentar-se, em 1999, passando desde então a dedicar-se somente à família.

Bird tem quatro filhos. De seu casamento nos anos sessenta com Marise, irmã de Ciro Cayres, tem uma filha e de seu casamento com Maria Luiza que dura deste os anos setenta, uma filha e dois filhos.
Sempre que possível freqüenta provas em Interlagos, eventos ligados ao automobilismo e é ainda muito requisitado para entrevistas.
“ - Sempre corri em equipes ligadas às fábricas, Simca, DKW, Willys e Ford, mas pagaria para correr, se não houvesse outro jeito”. Diz, explicando a paixão.

Testando o Landi/Bianco/DKW em 1962 Nilson e Bird Clemente/1973 Vitória na 25 Horas de 1973

Participações em provas (com a colaboração de Ricardo Cunha)

22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Fiat Millecento 1.100cc nº 98 - C/ Luiz Pereira Bueno - AB
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 100 - C/ Ciro Cayres - 11º Lugar

03/07/1960 - II 24 Horas GEIA - Interlagos/SP - Simca Chambord  2.432cc nº 6 - C/ Ciro Cayres -
9º Lugar
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette 4.500cc nº ? - ND
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 18 - C/ Eugenio Martins -
AB
03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 9 - C/ Ciro Cayres - 11º Lugar
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag - 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho -
6º Lugar
17/12/1961 - Circuito da Barra - Grupo II - Salvador/BA - DKW Vemag - 981cc nº 10 - 1º Lugar
25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 C/ Mario Cesar Camargo Filho -
DQ
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - 2º Lugar
20/05/1962 - Festival Automobilístico ACESP - Gr II - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 -
2º Lugar
21/07/1962 - Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 11 - 2º Lugar
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 12 -
2º Lugar
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - MN/SP - Landi/Bianco/DKW 981cc nº 10 - AB
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 -
22º Lugar
07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/DKW 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar Camargo Filho - ND
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Lancia D20 2.451cc nº 1 - C/ Roberto Gallucci/Celso Lara Barberis/Dráusio Brandão -
T+2.0 - AB
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Ferrari 250 MM Coupê 2.953cc nº 10 - C/ Roberto Gallucci/Celso Lara Barberis - T+2.0 - AB
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho/Flavio Del Mese -
3º Lugar
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - DKW Vemag 981cc nº 17 - C/ Lauro Soares - 6º Lugar          
23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho -
3º Lugar
28/07/1963 - Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo II - DKW Vemag 981cc nº 11 - AB
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 11 -
3º Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/DKW 981cc nº 10 - C/ Mario Cesar de Camargo Filho - AB
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - C/ Eduardo Scuracchio -
DQ
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - C/ Lauro Soares - 15º Lugar
14/12/1963 - II 500 Milhas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/ Catharino Andreatta -
TFL - 2º Lugar
02/02/1964 - 200 Milhas de El Pinar - Uruguai - Willys Interlagos 998cc nº 22 - 1º Lugar
14/03/1964 - Prova Grupo I - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 22 -
DQ    
14/03/1964 - Prova Grupo III - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 23 - Lugar
22/03/1964 - III Circuito da Barra da Tijuca/RJ - Grupo III - Willys Interlagos 998cc nº 23 -
Lugar
03/05/1964 - Circuito de Recife/PE - Renault 1093 845cc nº 46 - 2º Lugar
10/05/1964 - I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 12 -
Lugar
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/ Luiz Pereira Bueno/Wilson Fittipaldi Jr - 1º Lugar
07/06/1964 - I GP do Estado da Guanabara/RJ - Ilha do Fundão - Willys Interlagos 998cc nº 21 -
Lugar
19/07/1964 - I 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 nº 21 nº 21 - C/ Francisco Lameirão - 3º Lugar
26/07/1964 - 100 Milhas da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Willys Interlagos 998cc nº 12 -
AB
15/08/1964 - 1000 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/ Luiz Pereira Bueno - AB
30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 -
3º na geral e 1º na T-1.3
07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/ Luiz Pereira Bueno - 2º na geral e 1º na GT-1.3
22/11/1964 - I 6 Horas de Curitiba/PR - Gordini R8 1.100cc nº 46 - C/ Wilson Fittipaldi Jr -
1º Lugar
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP -
Carretera Gordini 1.108cc nº 46 - C/ Wilson Fittipaldi Jr - 2º Lugar
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 43 - C/ Wilson Fittipaldi Jr/Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace -
6º Lugar
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/ Wilson Fittipaldi Jr/Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace - 5º Lugar
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 21 - Wilson Fittipaldi Jr/Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace -
2º Lugar
16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 43 - AB
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Willys Interlagos nº 21 998cc - C/ Jose Carlos Pace -
AB
20/06/1965 - II 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - AB
05/09/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Renault R8 1.100cc nº 21 -
AB
19/09/1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro/RJ - Barra da Tijuca - Willys Interlagos 998cc nº 21 - Lugar
19/10/1965 - VIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 -
AB
08/05/1966 - Circuito de El Pinar - Uruguai - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - Lugar
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP  - Gordini R8 1.100cc nº 21 - C/ Luiz Pereira Bueno -
TFL - ND
03/06/1966 - Camp. Paulista - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - 1º Lugar
03/07/1966 - Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 -
1º Lugar
17/08/1966 - II 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - 1º Lugar
04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - nterlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 -
AB          
07/09/1966 - IX 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - 2º Lugar
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 46 - C/ Carol Figueiredo -
AB
18/12/1966 - I Mil Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - 5º Lugar 19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - AB
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno - AB
11/06/1967 - III 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP   Alpine A110 Renault 1.300cc nº 47 - C/ Marivaldo Fernandes -
3º Lugar
19/11/1967 - Camp. Bras. de Subida de Montanha - Estr. Petrópolis/Teresópolis - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - 2º Lugar
03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Marivaldo Fernandes -
2º Lugar
17/12/1967 - Prova Almirante Tamandaré - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - 1º Lugar
11/02/1968 - XIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Porto Alegre/Capão da Canoa - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - TFL -
2º Lugar
24/03/1968 - Prova Gov. Paulo Pimentel - Rodovia do Xisto/PR - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - AB
14/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Antonio Carlos Porto Filho -
AB
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 21 - C/ Luis Fernando Terra Smith - 19º Lugar
04/08/1968 - III 500 Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II 1.300cc nº 47 - C/ Luiz Pereira Bueno -
2º Lugar
15/08/1968 - Prova Deputado Levi Dias - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Lian Abreu Duarte - 3º Lugar
27/10/1968 - Prova Santos Dumont - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I 1.300cc nº 22 - C/ Lian Abreu Duarte -
AB
21/12/1968 - III 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - Ford Corcel 1.372cc nº 4 - C/ Jose Carlos Pace - 2º na geral e na Cat.B
08/03/1970 - 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Chevrolet Opala 3.769cc nº 80 - C/ Anisio Campos -
ND
15/05/1970 - 24 Horas de Interlagos/SP - Chevrolet Opala 3.769cc nº 80 - C/ Nilson Clemente - 1º Lugar
14/06/1970 - IV 12 Horas de Interlagos/SP  - Chevrolet Opala 3.769cc nº 80 - C/ Nilson Clemente -
3º na geral e 1º na Div.5
29/06/1970 - Recorde Brasileiro de Velocidade - Rod. Castelo Branco/SP - Chevrolet Opala 3.769cc - 232,51km/h            
25/08/1973 - 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Nilson Clemente/Clovis de Moraes -
1º Lugar
09/09/1973 - XIV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Nilson Clemente - 1º Lugar
30/09/1973 - 6 Horas de Tarumã/RS - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Ismael Barcellos/Clóvis de Moraes -
2º Lugar
08/12/1973 - XI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 20 - C/ Nilson Clemente - 1º Lugar
25/05/1974 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 45 - C/ Nilson Clemente/Marivaldo Fernandes -
AB


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