Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            
Página acrescentada em 15 de junho de 2005.

Família Villafranca
por Paulo Roberto Peralta (com a colaboração de Fernando C. Villafranca)

José Villafranca Perez 

Em meados de 1919 chegou ao Brasil, vinda da Espanha, a família Villafranca, e com ela veio José Villafranca Perez com a esposa e, na época, 3 filhos. Nascido em 18 de setembro de 1887 em Santa Fé, Granada, Espanha, instalou-se no bairro da Mooca em São Paulo onde inicialmente desenvolveu seu ofício de marceneiro entalhador para depois montar uma pequena fábrica de fertilizantes agrícolas que logo cresceu dando à ele a oportunidade de participar de provas automobilísticas, uma paixão que tinha.

Fernando e a taça/60

Participou de algumas provas mas delas só restou a foto do troféu nos braços do neto Fernando conquistada na prova "Quilometro Lançado da Avenida Paulista" em 1926. Em 1940 mudou-se para Minas Gerais, mas deixou em São Paulo seus 4 filhos, um nascido no Brasil, lá tornou-se industrial: Metalúrgica Cometa S/A e fazendeiro.
De seus filhos, dois, Ângelo e José Candido dedicaram-se à mesma paixão do pai:      
o automobilismo.
Faleceu em 03 de agosto de1963 em Divinópolis/MG com 76 anos de idade.
 

Ângelo Villafranca

Nascido em 2 de agosto de 1908 em Santa Fé, Granada, Espanha, veio para o Brasil com 11 anos. Morou sempre no bairro da Mooca em São Paulo e como o pai também montou uma industria de fertilizantes e dedicou-se ao automobilismo, até sofrer um acidente fatal de motocicleta na Av. Paes de Barros na Moóca em 5 de março de 1945 com 37 anos.
Participou de diversas provas na época do "Volante Club de São Paulo", mas não foram localizados registros dessas participações.
Das provas que participou, teve uma, o I GP Cidade de São Paulo em 1936, onde apesar de ter-se classificado, teve seu carro recusado na vistoria técnica e mesmo tendo feito todos os reparos solicitados não pôde participar, ficou como reserva, veja aqui reportagem da época.

Caricatura Gávea/38

Sua principal prova foi o Primeiro Circuito Nacional da Gávea/RJ em 1938, vencida por Nascimento Junior com uma Alfa Romeo P3 e Chico Landi em segundo.



Participações em provas
(Ângelo Villafranca)  

14/08/1927 - Prova Rei e Rainha do Volante de São Paulo - Bairro do Pacaembu - Bugatti n° 7 - 1° Lugar na cat. Turismo
12/12/1927 - Prova Eduardo Matarazzo - São Paulo (Sacoman) - Paige n° 11 - 4º na geral e 1º na cat. Turismo
14/06/1936 - I GP Cidade de São Paulo - Av. Brasil - Stutz 1000cc n° ?? - Cat. Carros adaptados - Impedido de correr
1937 - Circuito de Bauru/SP - Stutz 5300cc n° 34 -
Classif. desconhecida
29/05/1938 - I Circuito da Gávea Nacional/RJ - Stutz 5300cc n° 26 - 7° na geral e 4° na cat. Carros adaptados
10/10/1938 - I GP "Commércio e Industria de São Paulo" - Bairro do Pacaembu - Stutz n° 44 -  3° na cat. Carros adaptados

Prova Rei e Rainha do Volante de São Paulo Detalhe da foto com Ângelo ao volante I Circuito da Gávea Nacional (29/05/1938)

José Cândido Villafranca Castro

Nascido em 4 de setembro de 1911 em Santa Fé, Granada, Espanha, veio para o Brasil com 9 anos. Morou com os pais no bairro da Moóca em São Paulo até casar-se e mudar para o bairro de Vila Prudente também em São Paulo onde montou uma oficina mecânica, a primeira de Vila Prudente, e como o pai também dedicou-se ao automobilismo. Em sua oficina, além de consertos comuns, também preparava os carros de corrida da família e de amigos.

II Circuito do Chapadão/37
Medalha da prova Abnegados

Das provas que participou ficaram poucos registros, em 1949 usou uma Bugatti do sr. Américo, industrial do ramo de cortiças da V. Prudente, para a preliminar do VI GP Cidade de São Paulo em 1949, onde se inscreveu, treinou e classificou mas não pôde participar porque um mecânico, na véspera da corrida, ao dar uma volta de aquecimento em Interlagos capotou o carro danificando-o o suficiente para impedir a participação na corrida. Essa Bugatti ele modificou e preparou para a prova em sua oficina. A prova principal foi vencida por Luigi Viloresi, da Itália, com uma Maserati 4CL T/48.
Sua última prova foi em 1951 onde venceu na categoria até 1000cc com um Fiat Topolino de 500cc, de propriedade de um outro amigo industrial, mas após a prova um fotógrafo retratou o dono do carro com os óculos de competição no pescoço sentado no pára-lamas e publicou a foto como sendo do vencedor da prova. Isso o magoou tanto que decidiu abandonar o automobilismo e nunca mais pisou em Interlagos ou qualquer outra pista de competições, mas
continuou preparando os carros de pelo menos um amigo: Luiz Ambrósio, que participou de 3 provas de Mil Milhas, as de 56, 57 e 58.
Faleceu em 26 de junho de 1990 aos 79 anos de idade.

Participações em provas
(José Villafranca)

19/09/1937 - II Circuito do Chapadão - Campinas/SP - Stutz 1000cc n° 34 - Classif. desconhecida
19/03/1949 - GP Cidade de São Paulo - Bugatti/Chevrolet (Mecânica Nacional)
Prova para Carros Adaptados de Corrida no sábado como preliminar da prova Internacional de domingo - Não participou, mecânico capotou o carro na véspera.
30/04/50 - II Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Bugatti/Chevrolet n° 42 - 9° na geral e 6° na cat. Carros adaptados
18/06/1950 - I Prêmio "Abnegados" - Interlagos/SP - Bugatti/Chevrolet n° 42 - 5° Lugar
1951 - Prova regional - Interlagos/SP - Fiat Topolino 500cc - 1° lugar na cat. até 1000

Evolução da Bugatti/Chevrolet
Antes da modificação em 1948 Treinos para a prova VI GP Cidade de São Paulo, já modificada

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL