Página acrescentada em 15 de junho de 2005. Atualizado em
setembro de 2020. José Cândido Villafranca Castro por Paulo Roberto Peralta (com a colaboração de Fernando C. Villafranca)
Nasceu em Santa Fé,
Granada, na Espanha no dia 4 de setembro de 1911, filho de José
Villafranca Perez, que era apaixonado por automobilismo e que fez
pelo menos uma corrida, o “Quilômetro Lançado da Avenida Paulista”
em 1926.
Em 1927 seu irmão
Ângelo
já havia participado de duas provas e em 1928 foi participar de uma
prova na Praia Grande (SP), então José Candido foi junto para fazer
dupla. Não foi possivel localizar o resultado da prova.
Das provas que José Candido participou ficaram poucos registros, entre eles a participação no “II Circuito do Chapadão” (1937) onde a alavanca do câmbio se soltou e ele fez a corrida inteira em “prize direta” (3ª marcha), sem poder trocar de marchas. Outra encontrada foi o “GP Commércio e Indústria” (1938) onde correu com o Stutz preparado por seu pai e chegou em 6º na geral.
Texto retirado do
jornal “Correio Paulistano” de 18/03/1938 falando do preparo do
carro por seu pai: Em 1949, aos 38 anos usou uma Bugatti do sr. Américo, industrial do ramo de cortiças da V. Prudente, para participar da prova preliminar do “VI GP Cidade de São Paulo”, mas antes fez algumas modificações na "barata". Se inscreveu, treinou e se classificou, mas não participou. Um ajudante de mecânico de nome Alfredo, ao dar uma volta de aquecimento na véspera da corrida capotou o carro, ele quebrou a clavícula e o carro ficou danificado o suficiente para impedir sua participação na corrida. Essa Bugatti ele havia modificado e preparado em sua oficina. A prova principal foi vencida por Luigi Viloresi, da Itália, com uma Maserati 4CL T/48.
Sua última prova, diz seu filho, foi em 1951 onde venceu na categoria até 1000cc com um Fiat Topolino de 500cc, de propriedade de outro amigo industrial, mas após a prova um fotógrafo retratou o dono do carro com os óculos de competição no pescoço sentado no pára-lamas e publicou a foto como sendo do vencedor da prova. Isso o magoou tanto que decidiu abandonar o automobilismo e nunca mais pisou em Interlagos ou qualquer outra pista de competições, mas continuou preparando os carros de pelo menos um amigo: Luiz Ambrósio, que participou, entre outras, de 3 provas “Mil Milhas Brasileiras”, as de 56, 57 e 58.
Casado, teve duas filhas e um
filho.
Em meados de 1919 chegou ao Brasil, vinda da Espanha, a família Villafranca, e com ela veio José Villafranca Perez com a esposa e na época com 3 filhos. Nascido em 18 de setembro de 1887 em Santa Fé, Granada, na Espanha, instalou-se no bairro da Mooca em São Paulo onde inicialmente desenvolveu seu ofício de marceneiro entalhador para depois montar uma pequena fábrica de fertilizantes agrícolas que logo cresceu dando à ele a oportunidade de participar de provas automobilísticas, uma paixão que tinha.
Participou de algumas
provas mas delas só restou a foto do troféu nos braços do neto
Fernando conquistada na prova "Quilometro Lançado da Avenida
Paulista" em 1926. Em 1940 mudou-se para Minas Gerais, mas
deixou
em São Paulo seus 4 filhos, um nascido
no Brasil, lá tornou-se industrial: Metalúrgica Cometa S/A
e fazendeiro. Nascido em 2 de agosto de 1908 em Santa Fé,
Granada, Espanha, veio para o Brasil com 11 anos. Morou sempre no
bairro da Mooca em São Paulo e como o pai também montou uma
industria de fertilizantes e dedicou-se ao automobilismo, até sofrer
um acidente fatal de motocicleta na Av. Paes de Barros na Moóca em 5
de março de 1945 com 37 anos.
Sua principal prova foi o "Primeiro Circuito Nacional da Gávea" no Rio
de Janeiro em 1938,
onde se
classificou em 7º lugar na geral e em 4º na categoria Adaptados de
Corrida com um Stutz de 5.275cc. a prova
vencida por Nascimento Junior
com uma Alfa Romeo P3 e tendo Chico Landi
chegado em
segundo.
Participações em provas
(Ângelo Villafranca) |
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