Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 22 de julho de 2008.

Aroldo Louzada 

por Paulo Roberto Peralta

Nasceu na cidade de Matão, próximo à Araraquara, região central do estado de São Paulo, no dia 09 de fevereiro de 1939, filho do oficial da PM (Policia Militar) Pedro Louzada e Dna. Jacomina Natal, tinha uma irmã, e quando ainda era criança, devido a transferência do pai, a família se mudou para São Paulo indo morar no Bairro do Tatuapé. Lá, cresceu, estudou e se iniciou na prática esportiva, praticou remo no Sport Club Corinthians Paulista, onde chegou a vencer um campeonato. Depois participou de corridas de bicicleta e de motos, mas sempre como amador.

1963 - 12 Horas de Interlagos

Ainda no bairro do Tatuapé, já mais velho, abriu com o pai a empresa de plásticos, Louzada & Louzada Ltda., casou-se, fixou residência na Rua Francisco Marengo, abriu oficina mecânica, até que em 1963, aos 33 anos, começou a correr de automóveis, no mês de março inscreveu-se na prova “12 Horas de Interlagos” para carros nacionais, correu com um Simca Chambord tendo como parceiros: Alcides Camporezzi e Arnaldo de Almeida.

1963 - Chegada da "12 Horas" 

Logo em seguida participou de outra prova longa, a “12 Horas de Brasília”, a bordo de um Simca Rallye em dupla com Justino de Maio, corredor do Tatuapé que viria a vencer a prova “Mil Milhas Brasileiras” de 1965.
Como sua aspiração era correr com verdadeiros carros de corrida, não com carros de turismo tipo GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) que eram quase originais, nem os pára-choques eram retirados, comprou então de Ubaldo Cesar Lolli um carro Maserati, monoposto da categoria Mecânica Nacional abaixo de 2.500cc, no
qual Lolli havia instalado um motor Simca V8 nacional. 

Treino da Prova Aniversário ACESP
Reprodução de jornal da época

Sua primeira corrida com esse carro foi a prova de aniversário do ACESP (Automóvel Clube do Estado de São Paulo), correu em parceria com Arnaldo de Almeida e chegou em 3º lugar em sua categoria.

1963 - Prova Aniversário ACESP
Reprodução de jornal da época

Agora que tinha um verdadeiro “carro de corrida” não podia ficar de fora da maior prova da categoria, o “ 500 Quilômetros de Interlagos” realizado no Dia da Independência, 7 de setembro, pelo anel externo da pista antiga de Interlagos. Sua Maserati/Simca foi preparada por ele em sua oficina da Rua Vilela, mas ela o traiu, pouco antes da largada quebrou, e por isso não pôde correr, sua participação se limitou aos treinos e à classificação.
No final de 1963 participou da prova "1500 Quilômetros de Interlagos” com o Simca Rallye, dessa vez em parceria com Victório Azzalin, outro piloto do Tatuapé que viria vencer, em dupla com Justino de Maio, a prova “Mil Milhas Brasileiras” de 1965.
Em 1964 participou do “GP Rogê Ferreira”, de novo com sua Maserati/Simca nº 47, e novamente ficou com o 3º lugar na categoria MN-2.5.

1964 - Largada 
Prêmio Constantino Cury

Reprodução de jornal da época

Para a prova seguinte, “Prêmio Constantino Cury”, vendeu a Maserati/Simca para o amigo Ayres Bueno Vidal e correu com uma Maserati 300S de 3.000cc. nº 47 de outro amigo, Camillo Christofaro, e terminou em 1º lugar na categoria esporte.
Nesse ano não correu mais, dedicou-se apenas à sua oficina, “Mecânicos Reunidos”, especializada em carros da marca Simca, mas que também atendia outras marcas e ficava no bairro do Tatuapé.
No ano seguinte, 1965, já tendo desistido de correr, foi convidado pelo amigo Ayres Bueno Vidal a fazer dupla em sua Carretera /Ford nº 1 da prova "1600 Quilômetros de Interlagos”, prova que foi marcada pelo grande numero de quebras, largaram 32 carros
mas só 13 cruzaram a linha de chegada, e eles, apesar de estarem indo bem, também foram uns dos muitos que abandonaram por quebra.
Depois dessa prova parou, não correu mais, mas manteve por alguns anos a oficina mecânica.
Sempre foi um apaixonado por motos, e com uma delas sofreu um grave acidente que o obrigou a ficar parado por muito tempo. Quando largou a oficina passou para outro ramo de negócios que nada tinha a ver com automóveis ou automobilismo, passou para o ramo gráfico, onde se saiu muito bem, chegando mesmo a abrir uma empresa: “Lixto - Serviços Gráficos em geral - Off-set, Tipografia e Fotolito”, por essa época mudou sua residência para o bairro do Brás, vizinho ao Tatuapé.
Aroldo foi casado duas vezes, no primeiro casamento teve um filho e uma filha, e no segundo teve dois filhos.
Faleceu aos 68 anos de idade em 29 de fevereiro de 1998, vitima de um ataque do coração fulminante.

1963 - 12 Horas de Interlagos
Treinos
1965 - Licença de Condutor
 
A Maserati/Simca, agora com Ayres Bueno Vidal
250 Milhas de Interlagos de 1964

Participações em provas

10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Simca Chambord 2.432cc nº 48 - C/Alcides Camporezzi/Arnaldo de Almeida - 24º na geral e 10º na T+1.3
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Simca Rallye 2.432cc nº 48 - C/Justino de Maio -
TC - ND
30/06/1963 - II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - Maserati/Simca 2.432cc nº 48 - C/Arnaldo de Almeida -
10º na geral e 3º na MN-2.5
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SPMaserati/Simca 2.432cc nº 47 -
MN-2.5 - Não largou, carro quebrou.
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Simca Rallye 2.432cc nº 48 - C/Victorio Azzalin Fº -
T+1.6 - AB
08/03/1964 - GP Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Maserati/Simca 2.898cc nº 47 -
11º na geral e 3º na MN-2.5 
26/04/1964 - Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Maserati 300S 2.898cc nº 47 -
5º na geral e 1º na SP-3.0
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford V-8 3.917cc nº 1 - C/Ayres Bueno Vidal -
TFL - AB


Agradecimentos: 
Haroldo Louzada Junior (SP); Ricardo Cunha (SP) e Napoleão Ribeiro (DF).


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