Página acrescentada em 22 de julho de 2008
- Atualizada em dezembro de 2020
Nasceu
na cidade de Matão, região central do estado de São Paulo, no dia 09
de fevereiro de 1930, filho do oficial da Policia Militar Pedro
Louzada e de Dna. Jacomina Natal, tinha uma irmã, quando era
criança ainda a família se mudou para São
Paulo (devido a transferência de seu pai) indo morar no Bairro do Tatuapé.
Logo em seguida participou de outra prova longa, a “12 Horas de Brasília”, a bordo de um Simca Rallye em dupla com Justino de Maio, corredor do Tatuapé (que viria a vencer a prova “Mil Milhas Brasileiras” de 1965). A prova fazia parte dos festejos comemorativos do 3º aniversário de Brasília, a Capital Federal.
Como sua aspiração era correr com verdadeiros carros de corrida, não com carros de turismo tipo GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) que eram quase originais, nem os pára-choques eram retirados, comprou então de Ubaldo Cesar Lolli um carro Maserati, monoposto da categoria Mecânica Nacional abaixo de 2.500cc., no qual Lolli havia instalado um motor Simca V8 nacional, com 2.432cc. Sua primeira corrida com a Maserati/Simca foi à prova de aniversário do ACESP (Automóvel Clube do Estado de São Paulo), correu em parceria com Arnaldo de Almeida e chegou em 3º lugar em sua categoria (MN - 2.5).
Já
que tinha um verdadeiro “carro de corrida” não podia ficar de fora
da maior prova da categoria, o “500 Quilômetros de Interlagos”
realizado no Dia da Independência, 7 de setembro, pelo anel externo
da pista antiga de Interlagos. Sua máquina, a Maserati/Simca foi
preparada por ele mesmo em sua oficina da Rua Vilela, mas ela o
traiu, pouco antes da largada quebrou, e por isso não pode correr,
sua participação se limitou aos treinos e à classificação.
No final
de 1963 participou da prova “1500 Quilômetros de Interlagos”, com o
Simca Rallye, dessa vez em parceria com
Victório Azzalin, outro piloto
do Tatuapé (que viria vencer a prova “VII Mil Milhas Brasileiras” em
1965, com Justino de Maio), teve o motor fundido no inicio da
madrugada. Em 1964 participou do “Prêmio Rogê Ferreira”, de novo com sua Maserati/Simca nº 47, e novamente ficou com o 3º lugar na categoria MN - 2.5, apesar de ter chegado em 11º na geral.
Para a prova seguinte, “Prêmio Constantino Cury”, vendeu a Maserati/Simca para o amigo Ayres Bueno Vidal e correu com uma Maserati 300S de 3.000cc. nº 47 de outro amigo, Camillo Christofaro (emprestada ou alugada) e terminou em 1º lugar na categoria esporte . Nesse ano não correu mais, dedicou-se apenas à sua oficina, a “Mecânicos Reunidos”, especializada em carros da marca Simca, mas que também atendia outras marcas e ficava no bairro do Tatuapé.
No ano seguinte, 1965, tendo já desistido de correr, foi convidado pelo amigo Ayres Bueno Vidal a fazer dupla em sua Carretera/Ford nº 1 da prova “II1600 Quilômetros de Interlagos”, 200 voltas pelo circuito completo (pista antiga de 8 km), prova que foi marcada pelo grande numero de quebras, largaram 32 carros, e só 13 cruzaram a linha de chegada. Eles apesar de estarem indo bem foram uns dos que abandonaram por quebra, na volta 39. Muitos quebraram ainda mais cedo, pelo numero de voltas seriam 23º colocados. (Folha de S,Paulo - 29/03/1965)
Depois
dessa prova não correu mais, tinha 35 anos na época, manteve por alguns
poucos anos a oficina
mecânica. Quando largou a oficina mudou para outro ramo de negócios que nada tinha a ver com automóveis ou automobilismo, passou para o ramo gráfico onde se saiu muito bem, chegando mesmo a abrir uma empresa: “Lixto - Serviços Gráficos em geral - Off-set, tipografia e fotolito”, por essa época mudou sua residência para o bairro do Brás, vizinho ao Tatuapé. Aroldo foi casado por duas vezes, no primeiro casamento teve um filho e uma filha, e no segundo teve dois filhos. Aroldo faleceu aos 68 anos de idade em 29 de fevereiro de 1998, vitima de um ataque do coração fulminante.Participações em provas
10/03/1963
- II 12 Horas de Interlagos/SP - Simca
Chambord 2.432cc nº 48 - C/Alcides Camporezzi/Arnaldo de Almeida - 24º
na geral e 10º na T+1.3 Agradecimentos: |
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