Página acrescentada em 04 de dezembro de 2005.
Atualizado em novembro de 2020.
Agnaldo
de Araujo Goes Filho
por
Paulo Roberto Peralta
Nasceu
em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no dia 02 de maio de 1930.
Mudou-se ainda criança para São Paulo e quando da inauguração do
Autódromo de Interlagos seu pai fo assistir e o levou, tinha acabado de fazer dez
anos e apaixonou-se. Depois, adolescente, apostava com os amigos
para ver qual carro (dos pais é claro!) corria mais, em Interlagos
nessa época era só ser amigo do porteiro para conseguir entrar na
pista.
Detalhe, seu pai, Dr. Aguinaldo de Góes, era Diretor de Trânsito em
São Paulo.
Sua primeira corrida foi aos 21 anos, ainda estudante, numa prova de
rua em Rio Claro, interior paulista.
Estudou Direito na Faculdade
São Francisco, mas não completou.
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1956 -
Vitória com Allard |
Só voltou a correr em 1956, aos 26 anos,
quando comprou um Allard/Ford de
Victor Losacco, carro esse que anteriormente fora pilotado por
Ciro Cayres, mas equipado com motor Cadillac, obteve sua primeira
vitória e passou então a participar com regularidade.
Sobre essa prova contou para seu filho que desceu
o retão grudado na traseira do carro de
Camillo Christofaro, e que na
freada da curva 3 Camillo deixou o lado de fora, então tirou do vácuo foi
por fora e pensou:
"...é de quem frear por último,...". E não
teve dúvida, esperou o Camillo frear e só então freou, reduziu
pra terceira, passou por fora e na saída da curva 3 raspou toda a
lateral de seu Allard no barranco, mas tomou a curva 4 na frente
do Camillo, definindo a prova e chegando em 1º lugar.
Havia se casado com Vera em 1955 e desse casamento nasceram seis
filhos e uma filha, esse casamento durou por 21 anos até se
separarem em 1976. Tinha o apelido de “Nadinho” na família, mas nas
pistas era o “Aquina”.
Logo abriu
uma loja de automóveis sugestivamente batizada de "Speed"
na Av. Santo Amaro, em São Paulo,
foi a primeira do Brasil em comercializar somente carros esportes e
de corrida,
ficou até 1965 quando a vendeu para o
amigo Lau Junqueira e foi trabalhar com compra e venda de imóveis
Na “IV Mil Milhas Brasileiras” em 1959 corria em parceria com
Ariberto Iasi numa carretera Ford V8 quando sofreu um abalroamento
pelo DKW de Christian Heins que
havia rodado na pista e foi de encontro ao carro líder, a carretera
dos gaúchos
Catharino Andreatta e
Breno Fornari,
felizmente sem gravidade para ambos, mais tarde, sob a tradicional
garoa paulistana, capotou, tendo que abandonar a prova.
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Pódio 500 Km |
Em 1961
Aguinaldo comprou a Ferrari 250TR de Jean Louis Lacerda (na época
dono da concessionária VW, “Marcas Famosas”) que havia vencido em 1960, o “GP
Juscelino Kubtischek” em Brasília, e em setembro participou do
“IV 500 Quilômetros de Interlagos”, onde tirou o segundo lugar,
perdendo e vencendo o trio Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo e
Emilio Zambello que correram em dois carros, venceram a prova com
uma Maserati 450S e chegaram em terceiro com uma Maserati 300S.
Antes da corrida ele procurou pneus para comprar e só achou 2 novos
e 2 usados, ai colocou os dois melhores na frente e os semi-novos
atrás, deveriam durar os 500Km. Sem patrocínio nenhum, apenas da
SPEED, sua loja. Ele largou na 2ª fila com pista seca e quando
começou a chover, a Ferrari atravessou de lado entre as curvas 1 e
2., fez a curva inteira de lado e quando apontou a tangente da curva
2 acelerou (de leve) e conseguiu sair. A pista secou e ele chegou em
2º lugar.
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1961 - Com o
amigo Eugenio Martins |
Ainda em 1961 participou da "VI Mil Milhas Brasileiras" fazendo
dupla com o amigo Eugênio Martins
num
FNM/JK 2000 (11º lugar).
Começou
1962 correndo em dupla com Rodolfo Olival Costa da "I 12 Horas de
Interlagos" novamente num FNM/JK 2000 (7º lugar na geral).
Nas
vésperas do “Festival Automobilístico do ACESP”, em maio,
quebrou o braço jogando futebol, outra de suas paixões, e foi para a
fazenda em Ribeirão Preto, lá recebeu um telefonema do piloto
Fernando Antonio Mafra Moreira que corria sob pseudônimo de “Rio
Negro” pedindo a Ferrari emprestada, pois só haviam 3 carros
inscritos e o mínimo para a largada eram 4. Aguinaldo, diante da
insistência, disse:
“- Tá,
faça então a largada, entra nos boxes e deixa os três correrem”.
Mas na
corrida “Rio Negro” não parou na primeira volta e no início da
segunda acabou por sofrer um acidente fatal na Curva 1, o carro
desgarrou, bateu nos eucaliptos de lado e se dividiu ao meio, depois
disso Aguinaldo chamou seu grande amigo
Camillo Christofaro e disse:
“- Leva o
que sobrou, fica para você de presente”.
Camillo
posteriormente usou a suspensão traseira da Ferrari em sua
carretera, a famosa Chevrolet/Corvette nº 18.
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1963 |
Em 1962
candidatou-se a deputado estadual e não foi eleito, mas em
compensação participou ativamente na fundação da APVC (Associação Paulista dos
Volantes de Competição) e foi eleito seu primeiro presidente, e nessa condição se lançou em uma cruzada
pela reforma do autódromo. Pouco tempo depois
o
Conselho Nacional de Desportos (que já não existe mais) designou uma
comissão
para gerir o automobilismo brasileiro em 1963. Era um
triunvirato, havia, além dele como representante da APVC, um
representante do Automóvel Clube Estadual de São Paulo (ACESP) e um
da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Além de fundador
e primeiro presidente da APVC, havia sido também um dos fundadores
da FPA (Federação Paulista de Automobilismo), em 14 de julho de
1961.
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1963 - 12
Horas de Interlagos com Christian, Greco, atrás Wilsinho
e na frente (de boné)
Nelson Brizzi
(preparador) |
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1962 -
Aguinaldo ao lado da Berlineta em Brasilia |
Ainda em 1962 correu o “I Mil Quilômetros de Brasília” pela equipe
Willys fazendo dupla com Christian Heins no lançamento das
Berlinetas Willys Interlagos em pistas brasileiras; correu também a
"I 500 Milhas de Interlagos" em
dupla com Rodolfo Olival Costa num Willys Interlagos, participou
também da "12 Horas de Interlagos" na Berlineta nº 40 com Christian
Heins/Luiz Antônio Greco/Rodolfo Olival Costa.
Fez mais
três corridas pela Equipe Willys em 1963, mas como tinha muita resistência familiar, parou
de correr em fins de setembro,
parada essa que durou até receber em 1965 o convite do amigo
Camilo Christofaro para correrem em dupla o “II 1600 Quilômetros de
Interlagos” para ele ver como havia ficado a adaptação da suspensão
da Ferrari acidentada na carretera, chegaram em primeiro na categoria TFL, e
depois, mais uma vez, parou de correr.
No ano de 1969 comprou dos amigos Eugênio Martins e Chico Landi, a CBE (Companhia Brasileira de Empreendimentos)
localizada em São Paulo na Avenida Paulista. Era importadora e
distribuidora BMW, mudando a razão social para CEBEM (Companhia Brasileira de
Empreendimentos Mercantis), tornando-se também o chefe da equipe
que corria com carros BMW e que teve, entre outros, pilotos como:
Ciro Cayres,
Jan Balder e Paulo Gomes.
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1971 - Fotos
de Rogério P D Luz da chegada do Furia/BMW em Interlagos |
Em 1971 encomendou ao
Toni Bianco um carro Fúria equipado com motor BMW 2002 TI de 2 litros com
injeção Schnitzer, carro que levou a tradicional cor azul claro e o
nº 9 da equipe e foi pilotado por Jayme Silva. (esse carro se
encontra hoje restaurado no Museu do Automobilismo Brasileiro de
Paulo Afonso Trevisan, em Passo Fundo (RS). Ficou até
1973 com a loja.
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1969 - Mil
Quilômetros de Brasília |
Depois de um período de quatro anos sem competir, correu o “V Mil
Quilômetros de Brasília” em 1969 com uma BMW da nova equipe em dupla
com Ricardo Achcar, mas depois atendendo um pedido de sua
esposa Vera decidiu que seria sua última prova, afinal tinham sete
filhos e não era prudente continuar a se arriscar nas pistas.
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1970 - O
famoso "Esqife Voador" - Sedã transformado em spyder |
Em 1970 estava novamente inscrito para participar da “II1500
Quilômetros de Interlagos”, uma réplica da Mil Milhas, com largada à
meia-noite no estilo Le Mans, mas novamente por pressões
familiares acabou cedendo seu lugar ao lado de
Ciro Cayres para
Jan
Balder.
Antes dessa corrida, Aguinaldo resolveu cortar fora a capota de uma
das 5 BMW 2002 Tii, zero Km Schinitzer que vieram para o Brasil em
1969 e fazer várias peças de fibra de vidro, como: capô, porta malas
e as duas portas, esse carro originalmente era um sedã, mas foi
transformado num "spyder", pois Aguinaldo queria diminuir o peso da BMW
para competir com as Alfas GTA-M que estavam chegando no Brasil,
o carro ganhou o apelido de “esquife voador”, e estreou com vitória
nas mãos de Ciro Cayres e
Jan Balder na segunda edição da prova
"Mil Quilômetros de Interlagos".
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1971 - Ao
volante |
Em
25/03/1970, num treino em Interlagos com esse
carro e já tendo deixado de competir, mas ainda dono e chefe da
equipe. Nesse dia quem primeiro começou a baixar o recorde anterior de
Camillo Christofaro (1m10s) nos treinos do “III 500
Quilômetros de Interlagos” (04/07/1960) foi
Ciro Cayres, que após dar
algumas voltas entregou o carro à Aguinaldo, e disse meio que desafiando:
“- Toque a
máquina que ela está perfeita, não se acanhe.”
Ele
então saiu e marcou o tempo de 1m05s8 pelo anel externo de
Interlagos, recorde extra-oficiai.
Vendeu a
loja e saiu da
equipe em 1973 mas continuou ligado ao automobilismo como Diretor
Desportivo da FASP realizou o Festival de
Ronco e Motores no autódromo de Interlagos em 30 de abril de
1972.
Na década de 70, conseguiu colocar no ar um programa de televisão
chamado LARGADA, que passava todos os domingos à noite na TV Gazeta,
entrevistando pilotos e passando filmes antigos de corrida cedidos
pela SHELL.
Aguinaldo correu com carros de todas as categorias da época:
mecânica nacional, carretera, esporte e turismo.
Em
1984, pouco antes de falecer, voltou a trabalhar com o amigo Lau na
Speed e rapidamente vendeu todos os carros que estavam no pátio, aí
entendeu que nunca deveria ter largado o mercado de carros que
sempre foram sua paixão.
Em 02 de novembro faleceu, aos 54 anos, num acidente na Rodovia
Anhanguera quando ia à Ribeirão Preto visitar a mãe. Um caminhão
bateu na traseira de seu carro enquanto estava parado no pedágio,
viajava no banco traseiro pois estava com um braço engessado,
quebrado numa partida de futebol.
Participações em provas
(com
a colaboração de Ricardo Suplicy Goes - ricagoes@hotmail.com)
07/10/1951 - Prova Comendador Nicolau Scarpa - Rio Claro/SP - Fiat
- 3º lugar
16/09/1956 -
Prova 49° Aniversário do ACB
- Interlagos/SP
- Mec. Nac. Interlagos/SP - Allard/Ford
nº 9 - 3.800cc -
1º lugar
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont Mec. Nac. - Interlagos/SP -
Allard/Ford
nº 9 - 3.800cc -
7º lugar
09/02/1957 -
Abertura do Campeonato Paulista Mec. Nac. - Interlagos/SP -
Allard/Ford nº 9 - 3.800cc -
6º lugar
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Thomaz de
Aquino Maciel - CME Especial/Ford nº 31 - 3.800cc -
10º lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Thomaz de
Aquino Maciel - CME Especial/Ford nº 31 - 3.800cc -
12º na geral e 11º na
cat. MN
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Interlagos/SP - Com Ari Iasi - Ford V-8 nº 84
- 4.200cc - AB
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP
- Ferrari 250TR nº 81 - 2.953cc -
2º na geral e 2º na cat. Sport
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Eugênio
Martins - FNM/JK 2000 nº 23 -
11º Lugar
25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Rodolfo Olival Costa
- FNM/JK 2000 nº 48 -
7º na geral e 5º na cat. T+1.3
29/04/1962 - I 1000 Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim
do Eixo - Com Christian Heins - Willys Interlagos nº 21 - 998cc -
3º Lugar
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Com Rodolfo
Olival Costa - Willys
Interlagos nº 21 - 998cc - T-1.0 AB
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Christian Heins/Luiz Antônio Greco/Rodolfo
Olival Costa - Renault 1093 nº 40 - 845cc -
5º na geral e 2º na cat.
T-1.3
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo
- Com Rodolfo Olival Costa - Willys Interlagos nº 21 - 998cc -
AB
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Willys
Interlagos nº 21 - 998cc -
T-1.3 5º lugar
01/09/1963 - II 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Renault Gordini
nº 42 -
845cc - 19º na
geral e 5º na cat. T-850
27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos/SP Com Camillo Christófaro - Chevrolet/Corvette
nº 18
- 4.500cc - 3º
na geral e 1º na cat. TFL
Reformas em Interlagos - 1968/69
20/04/1969 - V Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ricardo Achcar
- BMW
2002 Alpina nº 9 - 1.971cc -
TM 3º lugar
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