Página acrescentada em 17 de fevereiro de 2006. Atualizado em outubro de 20202. Toninho Martins (Antonio Martins Filho) por Paulo Roberto Peralta
Nasceu
na cidade do Rio de Janeiro no dia 4 de fevereiro de 1932, quando a
cidade ainda era a Capital Federal. Lá cresceu,
Casou-se
em Brasília com Dna.Geci e teve três filhos: Oswaldo, Antônio, e
Marcos. O Antônio era afilhado do casal
Chico Landi e Dna. Cida. Nos anos seguintes participou de várias provas, primeiro com Renault Dauphine e depois com Renault Gordini, com vários parceiros e uma em dupla com o piracicabano Walter Hahn Jr em seu Simca Rallye nº 88, na "6 Horas de Brasília" de 1964. Em 1965 retomando uma parceria fez duas corridas com Enio Garcia no Renault Gordini nº 64, uma em Brasília e a outra na Tijuca (RJ), e duas outras provas com George Pappas num DKW/Vemag, ambas em Interlagos
Em 1966 ele e seu companheiro Enio Garcia resolveram correr de Simca no “II Mil Quilômetros de Brasília" e para isso alugaram um carro de praça onde instalaram um motor e câmbio trazidos da fábrica por Jayme Silva. O carro vinha tendo um excelente desempenho até que no início da madrugada, já em 3º lugar, o carro começou a falhar. Perderam muitas posições mas acabaram descobrindo um entupimento no tanque de combustível, resolvido o problema começaram então a recuperar as posições perdidas, mas não houve tempo para melhorarem além da sétima posição na geral e segundo na categoria acima de 1.300cc. Foi sua única prova em 1966.
1967 - Sagrou-se Campeão Brasileiro na categoria Turismo Força Livre, em parceria com Ernani Roberto ao volante de um Renault 1093 equipado com motor de 1.000cc.
1968 - Com o parceiro Enio Garcia finalmente se consagram, ao volante de um VW 1600cc com dupla carburação Solex 32, terminaram em segundo lugar a “I 500 Milhas da Guanabara” (RJ) perdendo apenas para a BMW 2000 pilotada por Jan Balder e Pedro Victor Delamare da equipe CBE, de Eugênio Martins e Chico Landi. Em seguida participaram de outra prova de 500 Quilômetros em Salvador (BA) chegando em 3º lugar, e venceram em setembro a prova “II 500 Quilômetros de Brasília”. 1969 - Estrearam o protótipo Elgar GT 104/VW construído por Enio. Participou com esse carro de 7 provas, quatro delas em parceria com Enio, uma sozinho e duas com outros parceiros, e numa delas obteve a vitória no “III 500 Quilômetros de Brasília” tendo como parceiro Luiz Cláudio Nasser. Única vitória desse protótipo. 1970 - Participou de apenas 4 provas, sendo só uma com o protótipo, em Interlagos, outra foi com o VW 4P 1600 nº 12 e as outras duas foram as etapas do Torneio Ford Corcel onde todos os pilotos pilotavam um carro Corcel (igual para todos) sorteado antes das provas.
1971 -
Participou de duas provas em Goiás, as duas com o protótipo Elgar GT
104/VW nº 12.
1974 - Depois de inaugurado o Autódromo Internacional de Brasília com uma prova extra-campeonato de Fórmula1, aconteceu a inauguração "nacional" da pista com a realização da prova “VII Mil Quilômetros de Brasília”, e Chico Landi estava presente. Os pilotos locais liderados por Toninho decidiram fazer uma homenagem à ele por sua brilhante carreira de piloto, encerrada disputando a prova “I 25 Horas de Interlagos” no ano anterior, e lhe entregaram uma placa e uma medalha.
A partir
dessa corrida Toninho passou a usar um Opala da categoria Divisão1,
que tinha o preparo do "velho" Chico. Ficaram muito amigos e até se
tratavam por "compadres" pois Chico era padrinho de um de seus
filhos. Suas famílias, mesmo após a morte dos dois continuaram muito
ligadas.
Foi com esse carro que Toninho, participando da “II 25 Horas de Interlagos” em 1974, foi protagonista de um episódio muito comentado. Fazia parceria com Paulo Cesar Lopes e Carlos Alberto Braz, com o comando de Chico Landi nos boxes. De madrugada, com neblina, foi sua vez de assumir o volante, depois de algumas voltas, cadê o carro? Não passou. Logo depois Toninho apareceu à pé e ao ser questionado por Chico do que havia acontecido disse que tinha saído da pista mas que não precisavam se preocupar pois o carro não tinha estragado muito. Chico e os mecânicos saíram então em socorro com a intenção de recolocar o carro de volta à prova, mas quando chegaram ao local viram o carro praticamente destruído, sem a mínima condição de voltar à pista. Assim era o humor de Toninho.
Em 1974 ainda Toninho comprou em sociedade com o amigo e também piloto, Paulo Guaraciaba, o Fitti/Porsche, só que equipado com motor Volkswagen, mandaram refazer a frente do carro na oficina de Karl Von Negri, a Auto Modelo. Participou com ele, entre 74 e 75, de três provas do Brasileiro de Esporte Divisão 4, mas não obteve bons resultados.
1975 -
Foram doze provas, de inicio com o Chevrolet Opala, 3 provas, até
que maio na
"6 Horas de Interlagos" passou a pilotar um Ford Maverick em dupla
com Luiz Moreira, dessas 12 provas duas foram com o Fitti/Porsche VW
nº 17 em provas do Campeonato Brasileiro de Esporte Div.4.
Correu
uma prova em 1977 com o Maverick nº 12 em dupla com Márcio da Costa,
após essa prova parou de correr, retornando apenas em 1980 com a
intenção de participar só mais uma vez da mais tradicional prova da
cidade, o “X Mil Quilômetros de Brasília”, como despedida. Apaixonado por futebol, Toninho também foi Diretor do Grêmio Esportivo Brasiliense (Mil Amores) do Núcleo Bandeirante, time de futebol do qual era torcedor. Faleceu no dia 07 de outubro de 1985 com 53 anos e 10 meses em um acidente automobilístico na rodovia BH/Vitória, no trecho da cidade de
Matipó (MG), quando retornava de Guarapari (ES), para assumir o lugar de Pedro Teixeira, Tabelião Titular do Cartório, que havia sido eleito
senador. Viajava em uma pick-up VW Saveiro quando na divisa de Minas com o Espírito Santo um menor de 17 anos dirigindo um Fusca saiu
da traseira de um caminhão colidindo de frente, ambos perderam a vida.
Ironia, ele um grande piloto treinado nas pistas de corrida, foi traído por uma manobra imprudente de alguém que nem habilitado estava para
dirigir.
Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro) 29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Chez Willy - Simca Chambord nº 39 - 2.432cc - cat. B ND 30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Ênio Garcia - Renault Dauphine nº 64 - 845cc - T-850 AB 28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Antônio Carlos Scorzelli - Renault Gordini nº 42 - 845cc - 10º na geral e 3º na cat. A 24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Felipe Prates - Renault Gordini nº 88 - 845cc - T-850 ND 18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Inácio Corrêa Leite Jr. - Renault 1093 nº 60 - 845cc - 17º na geral e 2º na cat. T-850 29/11/1964 - I 6 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Walter Hahn Jr. - Simca Rallye nº 88 - 2.550cc - 4º n geral e 3º na cat. T+1.3 26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Ênio Garcia - Renault Gordini nº 64 - 845cc - 18º na geral e 5º na cat. T-850 23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com George Pappas - DKW Vemag nº 23 - 981cc - 21º na geral e 9º na cat. T-1.3 16/05/1965 - II 500 Km da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Ênio Garcia Renault - Gordini nº 64 - 845cc - 10º na geral e 4º na cat. T-850 20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Com George Pappas - DKW Vemag nº 80 - 981cc - 9º na geral e 5º na cat. T-1.3 01/05/1966 - II Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ênio Garcia - Simca Rallye nº 64 - 2.550cc - 7º na geral e 2º na cat. T+1.3 23/04/1967 - III Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ernani Roberto - Renault 1093 nº 99 - 1.000cc - 6º na geral e 1º na cat. TFL 17/09/1967 - I 500 Km de Brasília/DF - Asa Norte - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 64 - 1.498cc - 8º na geral e 7º na cat. TE 03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Ernani Roberto - Renault 1093 nº 91 - 1.000cc - 10º na geral e 6º na TFL 14/04/1968 - IV Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 64 - 1.584cc - PT ND 30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 2º na geral e 1º na cat. TFL 25/08/1968 - I 500 Km de Salvador/BA - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - TFL 3º Lugar 15/09/1968 - II 500 Km de Brasília/DF - Asa Norte - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 1º Lugar 15/11/1968 - Prova Deputado Levy Neves - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 7º na geral e 2º na cat. TFL 08/12/1968 - II Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 5º na geral e 3º na cat. TFL 20/04/1969 - V Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ênio Garcia - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.584cc - 13º na geral e 7º na cat. PT 10/08/1969 - II 500 Km de Salvador/BA - Av. Centenário - Salvador -Com Ênio Garcia - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - 10º na geral e 5º na cat. PT 31/08/1969 - 100 Milhas da Independência - Belo Horizonte/MG - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - 5º na geral e 2º na cat. PT 07/09/1969 - III 500 Km de Brasília/DF - Asa Norte - Com Luiz Cláudio Nasser - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - PT 1º Lugar 19/10/1969 - GP do Nordeste - Autódromo de Fortaleza/CE - Com Ênio Garcia Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - 9º na geral e 7º na cat. PT 07/12/1969 - I 200 Milhas de Brasília/DF - Asa Norte - Com Carlito Lima - Elgar GT 104/VW nº 5 - 1.750cc - 4º na geral e 2º na cat. PT 13/12/1969 - III Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - 5º na geral e 3º na cat. PT 08/03/1970 - II 1500 Km de Interlagos/SP - Com Carlito Lima - Elgar GT 104/VW nº 5 - 1.650cc - 29º na geral e 16º na Div.4 18/10/1970 - 100 Km de Goiânia/GO - Av. Chateaubriand - VW 4P 1600 nº 12 - 1.950cc - ND 29/11/1970 - 1ª Etapa do Torneio Ford Corcel - Interlagos/SP - Ford Corcel - 1.372cc - ND 06/12/1970 - 2ª Etapa do Torneio Ford Corcel - Jacarepaguá/RJ - Ford Corcel - 1.372cc - ND 25/07/1971 - Polícia Militar de Goiás - Av. Chateaubriand/Goiânia/GO - Com Carlos Alberto Braz - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - AB 08/08/1971 - Henrique Santillo - Anápolis/GO - Com Carlos Alberto Braz - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.950cc - AB 22/04/1972 - Aniversário de Brasília/DF - Estádio do Pelezão - VW Sedan nº 29 - 1.584cc - 14º Lugar 11/06/1972 - Campeonato Brasiliense - Estádio do Pelezão/Brasilia/DF - Com Paulo Guaraciaba - VW Sedan nº 29 - 1.584cc - 5º Lugar 31/03/1974 - VII Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Paulo César Lopes - Chevrolet Opala nº 21 - 4.098cc - T+3.0 12º Lugar 25/05/1974 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Com Paulo César Lopes/Carlos Alberto Braz - Chevrolet Opala nº 21 - 4.098cc - T+3.0 AB 27/07/1974 - 1ª Etapa do Brasileiro de Esporte Div.4 - Goiânia/GO - Fitti/Porsche VW nº 21 - 1.950cc - 10º na geral e 6º na Div.4-2.0 04/08/1974 - 3 Horas de Velocidade - Autódromo de Brasília/DF - Com Márcio da Costa - VW Sedan nº 32 - 1.493cc - 24º na geral e 9º na cat. T-1.6 25/08/1974 - 2 Horas de Velocidade - Goiânia/GO - Com José Carlos Catanhede - Chevrolet Opala nº 10 - 4.098cc - T+3.0 5º Lugar 22/09/1974 - Ases do Planalto - Autódromo de Brasília/DF - Com Márcio da Costa - Chevrolet Opala nº 10 - 4.098cc - T+3.0 5º Lugar 27/10/1974 - 200 Milhas de Brasília/DF - Autódromo - Com José Carlos Catanhede - Chevrolet Opala nº 10 - 4.098cc - 22º na geral e 8º na ca. T+3.0 23/03/1975 - 200 Milhas de Brasília/DF - Autódromo - Com Márcio da Costa - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc - T+3.0 6º Lugar 20/04/1975 - XI Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Márcio da Costa - Chevrolet Opala nº 26 - 4.093cc - T+3.0 5º Lugar 04/05/1975 - 200 Km de Goiânia/GO - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc - T+3.0 5º Lugar 18/05/1975 - 6 Horas de Interlagos/SP (Itacolomy 500) Brasileiro Div.1 - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 25 - 4.950cc - 55º na geral e 24º na cat. T+3.0 01/06/1975 - Goiânia 200 - Goiânia/GO - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 2 - 4.950cc - T+3.0 6º Lugar 27/07/1975 - II 12 Horas de Goiânia/GO - 3ª do Brasileiro de D-1 - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 23 - 4.950cc - 35º na geral e 18º na cat. T+3.0 10/08/1975 - 3ª Etapa do Brasileiro de Esporte Div.4 - Autódromo de Brasília/DF - Fitti/Porsche VW nº 17 - 1.950cc - 10º na geral e 6º na Div.4-2.0 10/08/1975 - Imprensa Nacional - Autódromo de Brasília/DF - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 23 - 4.950cc - T+3.0 5º Lugar 24/08/1975 - Goiás Esporte Clube - Goiânia/GO - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 23 - 4.950cc - 15º na geral e 10º na cat. T+3.0 28/09/1975 - IV 500 Km de Brasília/DF - 4ª Etapa do Brasileiro de D-1 - Autódromo - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 17 - 4.950cc - T+3.0 12º Lugar 19/10/1975 - 4ª Etapa do Brasileiro de Esporte Div.4 - Goiânia/GO - Fitti/Porsche VW nº 17 - 1.950cc - 11º na geral e 7º na Div.4-2.0 26/10/1975 - 3 Horas de Brasília/DF - Autódromo - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 5 - 4.950cc - 15º na geral e 9º na cat. T+3.0 14/03/1976 - 200 Milhas de Brasília/DF - Autódromo - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 21 - 4.950cc - 15º na geral e 12º na cat. T+3.0 25/04/1976 - XII Mil Km de Brasília/DF - 1ª Etapa do Brasileiro de D1 - Autódromo - Com Ênio Garcia/José Carlos Borba - Chevrolet Opala nº 64 - 4.093cc - 33º na geral e 19º na cat. T+3.0 13/11/1977 - 10ª Etapa do Brasileiro Div.1/C - Jacarepaguá/RJ - Com Márcio da Costa - Ford Maverick nº 12 - 4.950cc - T+3.0 14º Lugar 31/08/1980 - X Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Norair Mendes/José Airton - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc - 28º na geral e 6º na StockCar 07/09/1981 - XI Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Nelson Bola Lacerda/Paulo Baeta - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc - 21º na geral e 9º na StockCar |
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