Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 17 de fevereiro de 2006.
  

Toninho  Martins
(Antonio Martins Filho)
por Paulo Roberto Peralta

Toninho nasceu no Rio de Janeiro em 04 de dezembro de 1932, quando a cidade ainda era a Capital Federal. Lá cresceu, estudou e começou sua vida profissional. Mudou-se para Brasília em 1960 aos 28 anos, ou seja, mudou-se junto com a Capital Federal. Logo estaria trabalhando no Cartório de Protesto de Títulos e Documentos, e rapidamente chegou a Tabelião Substituto. Casou-se com Gecy Soares e desse casamento resultaram 3 filhos, Oswaldo, Antônio e Marcos.
No Rio de Janeiro Toninho assistindo às corridas no "Trampolim do Eixo" logo foi contaminado e após mudar para Brasília, já em 1962, com 30 anos estreava no primeiro Mil Quilômetros de Brasília, sem sucesso, o carro teve problemas no motor.
Conheceu então Enio Garcia, um dos melhores pilotos de Brasília, e com ele disputou em sua cidade natal em setembro, a 6 Horas da Guanabara, mas também não completou essa prova.

Participou de várias provas, com vários parceiros, em 1967 sagrou-se Campeão Brasileiro na categoria Turismo Força Livre em parceria com Ernani Roberto ao volante de um Renault com motor de 1.000cc, até que em 1965 começa uma parceria mais constante com Enio Garcia e em 1968 se destacaram ao volante de um VW 1600 ao terminar em segundo lugar a 500 Milhas da Guanabara, só perdendo para uma BMW da equipe CBE pilotada por Jan Balder e Pedro Victor Delamare, em seguida venceram a prova 500 Quilômetros de Brasília. Ano seguinte, 1969 estréiam o protótipo Elgar GT 104/VW construído por Enio. Com esse carro obtém mais uma vitória no 500 Quilômetros de Brasília, mas tendo como parceiro outro piloto, Luiz Cláudio Nasser.

Em 1974, depois de inaugurado o Autódromo de Brasília, aconteceu a prova que seria a inauguração "nacional" da pista, o Mil Quilômetros, e Chico Landi estava presente. Os pilotos locais fizeram uma homenagem à ele e entregaram, liderados por Toninho, uma placa e uma medalha.
A partir dessa corrida Toninho passou a usar um Opala da categoria Div.1, que teve o preparo do "velho" Chico. Ficaram muito amigos e até se tratavam por "compadres" e suas famílias, mesmo após a morte dos dois, continuaram muito ligadas.

Foi com esse carro que participando da 25 Horas de Interlagos de 1974, Toninho foi protagonista de um episódio engraçado e muito comentado. Fazia parceria com Paulo Cesar Lopes e Carlos Alberto Braz, com o comando de box de Chico Landi. De madrugada e com neblina foi a vez de Toninho assumir o volante. Depois de algumas voltas, cadê o carro? Não passou. Logo depois aparece Toninho chegando à pé, ao ser questionado por Chico, diz que tinha saído da pista mas que o carro não tinha estragado muito, que não se preocupassem. Chico e os mecânico saem então em socorro para por o carro de novo na prova, mas quando chegam ao local vêm que o carro está praticamente destruído, sem a mínima condição de voltar à pista. Assim era Toninho.

Em 1974, em sociedade com o amigo e também piloto, Paulo Guaraciaba, compraram o Fitti/Porsche, só que agora com motor VW, mandaram refazer a frente do carro na oficina do Karl Von Negri, a Auto Modelo. Participou de três provas do Brasileiro de Esporte Divisão 4, mas não foi bem.
Participou de corridas com, além do Fitti, Opala e Maverick até o ano de 1977, só retornando depois, em 1980, para participar da mais tradicional prova da cidade, o Mil Quilômetros de Brasília, depois no ano seguinte, novamente, e então encerrou sua carreira automobilística, com quase 50 anos.
Toninho também foi Diretor do Grêmio Esportivo Brasiliense, time de futebol, que gostava e torcia muito.
Faleceu em 07 de outubro de 1985 em um acidente de carro quando retornava de Guarapari, ES, para assumir o lugar do Tabelião Titular do Cartório, Pedro Teixeira, que havia sido eleito senador. Bateu de frente quando um carro dirigido por um menor de idade saiu de trás da traseira de um caminhão e invadiu a pista contrária, sem dar tempo de desviar. Morreram os dois.

Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Chez Willy - Simca Chambord nº 39 - 2.432cc -
cat. B  ND
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Ênio Garcia - Renault Dauphine nº 64 - 845cc - T-850  AB
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Antônio Carlos Scorzelli - Renault Gordini nº 42 - 845cc -
10º na geral e 3º na cat. A
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Felipe Prates - Renault Gordini nº 88 - 845cc - T-850  ND
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Inácio Corrêa Leite Jr. - Renault 1093 nº 60 - 845cc -
17º na geral e 2º na cat. T-850
29/11/1964 - I 6 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Walter Hahn Jr. - Simca Rallye nº 88 - 2.550cc - 4º n geral e 3º na cat. T+1.3
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Ênio Garcia - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
18º na geral e 5º na cat. T-850
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Com George Pappas - DKW Vemag nº 23 - 981cc - 21º na geral e 9º na cat. T-1.3
16/05/1965 - II 500 Km da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Com Ênio Garcia Renault - Gordini nº 64 - 845cc -
10º na geral e 4º na cat. T-850
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Com George Pappas - DKW Vemag nº 80 - 981cc - 9º na geral e 5º na cat. T-1.3
01/05/1966 - II Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ênio Garcia - Simca Rallye nº 64 - 2.550cc -
7º na geral e 2º na cat. T+1.3
23/04/1967 - III Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ernani Roberto - Renault 1093 nº 99 - 1.000cc - 6º na geral e 1º na cat. TFL
17/09/1967 - I 500 Km de Brasília/DF - Asa Norte - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 64 - 1.498cc -
8º na geral e 7º na cat. TE
03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Ernani Roberto - Renault 1093 nº 91 - 1.000cc - 10º na geral e 6º na TFL
14/04/1968 - IV Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 64 - 1.584cc -
PT  ND
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 2º na geral e 1º na cat. TFL
25/08/1968 - I 500 Km de Salvador/BA - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
TFL  3º Lugar
15/09/1968 - II 500 Km de Brasília/DF - Asa Norte - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 1º Lugar
15/11/1968 - Prova Deputado Levy Neves - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
7º na geral e 2º na cat. TFL
08/12/1968 - II Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - VW Sedan nº 12 - 1.584cc - 5º na geral e 3º na cat. TFL
20/04/1969 - V Mil Km de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Ênio Garcia - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.584cc -
13º na geral e 7º na cat. PT
10/08/1969 - II 500 Km de Salvador/BA - Av. Centenário - Salvador -Com Ênio Garcia - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - 10º na geral e 5º na cat. PT
31/08/1969 - 100 Milhas da Independência - Belo Horizonte/MG - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc -
5º na geral e 2º na cat. PT
07/09/1969 - III 500 Km de Brasília/DF - Asa Norte - Com Luiz Cláudio Nasser - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - PT 1º Lugar
19/10/1969 - GP do Nordeste - Autódromo de Fortaleza/CE - Com Ênio Garcia Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc -
9º na geral e 7º na cat. PT
07/12/1969 - I 200 Milhas de Brasília/DF - Asa Norte - Com Carlito Lima - Elgar GT 104/VW nº 5 - 1.750cc - 4º na geral e 2º na cat. PT
13/12/1969 - III Mil Km da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Com Ênio Garcia - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc -
5º na geral e 3º na cat. PT
08/03/1970 - II 1500 Km de Interlagos/SP - Com Carlito Lima - Elgar GT 104/VW nº 5 - 1.650cc - 29º na geral e 16º na Div.4
18/10/1970 - 100 Km de Goiânia/GO - Av. Chateaubriand - VW 4P 1600 nº 12 - 1.950cc -
ND
29/11/1970 - 1ª Etapa do Torneio Ford Corcel - Interlagos/SP - Ford Corcel - 1.372cc - ND
06/12/1970 - 2ª Etapa do Torneio Ford Corcel - Jacarepaguá/RJ - Ford Corcel - 1.372cc -
ND
25/07/1971 - Polícia Militar de Goiás - Av. Chateaubriand/Goiânia/GO - Com Carlos Alberto Braz - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc - AB
08/08/1971 - Henrique Santillo - Anápolis/GO - Com Carlos Alberto Braz - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.950cc -
AB
22/04/1972 - Aniversário de Brasília/DF - Estádio do Pelezão - VW Sedan nº 29 - 1.584cc - 14º Lugar
11/06/1972 - Campeonato Brasiliense - Estádio do Pelezão/Brasilia/DF - Com Paulo Guaraciaba - VW Sedan nº 29 - 1.584cc -
5º Lugar
31/03/1974 - VII Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Paulo César Lopes - Chevrolet Opala nº 21 - 4.098cc - T+3.0  12º Lugar
25/05/1974 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Com Paulo César Lopes/Carlos Alberto Braz - Chevrolet Opala nº 21 - 4.098cc -
T+3.0  AB
27/07/1974 - 1ª Etapa do Brasileiro de Esporte Div.4 - Goiânia/GO - Fitti/Porsche VW nº 21 - 1.950cc - 10º na geral e 6º na Div.4-2.0
04/08/1974 - 3 Horas de Velocidade - Autódromo de Brasília/DF - Com Márcio da Costa - VW Sedan nº 32 - 1.493cc -
24º na geral e 9º na cat. T-1.6
25/08/1974 - 2 Horas de Velocidade - Goiânia/GO - Com José Carlos Catanhede - Chevrolet Opala nº 10 - 4.098cc - T+3.0  5º Lugar
22/09/1974 - Ases do Planalto - Autódromo de Brasília/DF - Com Márcio da Costa - Chevrolet Opala nº 10 - 4.098cc -
T+3.0  5º Lugar
27/10/1974 - 200 Milhas de Brasília/DF - Autódromo - Com José Carlos Catanhede - Chevrolet Opala nº 10 - 4.098cc - 22º na geral e 8º na ca. T+3.0
23/03/1975 - 200 Milhas de Brasília/DF - Autódromo - Com Márcio da Costa - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc -
T+3.0  6º Lugar
20/04/1975 - XI Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Márcio da Costa - Chevrolet Opala nº 26 - 4.093cc - T+3.0  5º Lugar
04/05/1975 - 200 Km de Goiânia/GO - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc -
T+3.0  5º Lugar
18/05/1975 - 6 Horas de Interlagos/SP (Itacolomy 500) Brasileiro Div.1 - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 25 - 4.950cc - 55º na geral e 24º na cat. T+3.0
01/06/1975 - Goiânia 200 - Goiânia/GO - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 2 - 4.950cc -
T+3.0  6º Lugar
27/07/1975 - II 12 Horas de Goiânia/GO - 3ª do Brasileiro de D-1 - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 23 - 4.950cc - 35º na geral e 18º na cat. T+3.0
10/08/1975 - 3ª Etapa do Brasileiro de Esporte Div.4 - Autódromo de Brasília/DF - Fitti/Porsche VW nº 17 - 1.950cc -
10º na geral e 6º  na Div.4-2.0
10/08/1975 - Imprensa Nacional - Autódromo de Brasília/DF - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 23 - 4.950cc - T+3.0  5º Lugar
24/08/1975 - Goiás Esporte Clube - Goiânia/GO - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 23 - 4.950cc -
15º na geral e 10º na cat. T+3.0
28/09/1975 - IV 500 Km de Brasília/DF - 4ª Etapa do Brasileiro de D-1 - Autódromo - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 17 - 4.950cc - T+3.0  12º Lugar
19/10/1975 - 4ª Etapa do Brasileiro de Esporte Div.4 - Goiânia/GO - Fitti/Porsche VW nº 17 - 1.950cc -
11º na geral e 7º na Div.4-2.0
26/10/1975 - 3 Horas de Brasília/DF - Autódromo - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 5 - 4.950cc - 15º na geral e 9º na cat. T+3.0
14/03/1976 - 200 Milhas de Brasília/DF - Autódromo - Com Luiz Moreira - Ford Maverick nº 21 - 4.950cc -
15º na geral e 12º na cat. T+3.0
25/04/1976 - XII Mil Km de Brasília/DF - 1ª Etapa do Brasileiro de D1 - Autódromo - Com Ênio Garcia/José Carlos Borba - Chevrolet Opala nº 64 - 4.093cc - 33º na geral e 19º na cat. T+3.0
13/11/1977 - 10ª Etapa do Brasileiro Div.1/C - Jacarepaguá/RJ - Com Márcio da Costa - Ford Maverick nº 12 - 4.950cc -
T+3.0  14º Lugar
31/08/1980 - X Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Norair Mendes/José Airton - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc - 28º na geral e 6º na StockCar
07/09/1981 - XI Mil Km de Brasília/DF - Autódromo - Com Nelson Bola Lacerda/Paulo Baeta - Chevrolet Opala nº 2 - 4.093cc -
21º na geral e 9º na StockCar


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