Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
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Norberto Jung Villafranca            
Página acrescentada em 22 de maio de 2005.
 
Luiz Américo Margarido
por Paulo Roberto Peralta

Clique aqui e veja uma entrevista com esse ex-piloto, em 1958

 

Peralta, Margarido, Ademir e Laércio/2005

Nasceu em São Paulo em 2 de novembro de 1920 no bairro de Vila Medeiros, quando este ainda era um bairro rural e distante do centro, e onde passou sua infância e adolescência. Aos 21 anos mudou-se para a casa da irmã casada que morava no centro e foi trabalhar numa transportadora, logo tirou carta e começou a "choferar" os caminhões. Pouco tempo depois comprou um táxi e trabalhando diuturnamente logo conseguiu comprar outro, e mais outro e assim montou um frota e depois um posto de gasolina no  Bexiga. Seus táxis faziam ponto na Pça. da Republica, então o centro nevrálgico de São Paulo, e foi ai que conheceu e criou amizade com o "Barão" (Wilson Fittipaldi). Este, conhecendo suas habilidades ao volante e estando envolvido na realização da primeira Mil Milhas Brasileiras (56), o incentivou a participar. 

C/ Canteiro e o Chevrolet
(6 cilindros)

Margarido então comprou uma carretera Chevrolet 6 cilindros de Caetano Damiani e fez uma prova de estréia antes das Mil Milhas, foi 3° colocado por causa de uma derrapada quando estava em primeiro. Isso com quase 36 anos de idade, já casado e com 3 filhos, e morando no bairro de Perdizes. Em seguida das Mil Milhas percebeu que com uma carretera 6 cilindros não faria frente às V-8 e então passou para um Chevrolet 1939 com mecânica Corvette com a qual foi vice-campeão no ano seguinte (57) numa disputa acirrada com Alfredo Santilli. Uma quebra lhe tirou o titulo, mas estabeleceu novos recordes de volta, tanto para a pista completa como para o anel externo.



 

Montando a máquina/1957
58/Perego alinhando a Talbot
Maserati/Corvette

Consagrado na categoria das carreteras, comprou um chassi monoposto Maserati que equipou com mecânica Corvette para disputar o primeiro 500 Quilômetros na categoria Mecânica Nacional. Diz que só entrou na competição por raiva, pois brincavam que só sabia pilotar carreteras. Seu carro ficou pronto em cima da hora e não pode treinar, mesmo assim foi o 6° classificado. Em seguida passou a correr com outro carro, um Talbot/Cadillac.

 

500 Km de 1958 com Celso Lara Barberis

Nesse meio tempo criou uma grande amizade com Celso Lara Barberis com quem dividiu o volante no II 500 Km e na IV Mil Milhas, além de, numa camaradagem típica da época, ter cedido sua carretera n° 50 para uma prova que Celso fez dupla com Chico Landi em Porto Alegre/RS no ano de 1958, pois a deles havia batido.
Em 1958 na prova de inauguração do Circuito da Barra da Tijuca sofreu um capotamento espetacular com seu Mecanica Nacional, mas sem consequencias físicas, foi seu primeiro acidente grave.
Já em 1959 capotou sua carretera em Interlagos na prova Mil MIlhas às 3 horas da manhã, sem maiores danos físicos também.
Participou do II Torneio Triangular Sul-Americano em 1960 com corredores 
do Brasil, Argentina e Uruguai e corridas nos três países.
 

Torneio Triangular - Bueno Aires/58

Para participar dessas provas adquiriu uma Maserati/Corvete com a qual pretendia correr também o 500 Km. mas um pneu estourado durante os treinos, a mais de 180 Km/h, provocou uma capotagem espetacular, no retão, que causou um ferimento sério em sua perna direita e que o afastou definitivamente das corridas, só poderia guiar carros de passeio agora.

 

Na entrega dos prêmios do lll 500 Km. Celso, o vencedor da prova, não esqueceu do amigo e companheiro de pistas Luiz Américo, que estava hospitalizado, e após receber a premiação que conquistou brilhantemente cortou um enorme "Bolo do Campeão" ornamentado com uma miniatura de carro de  corrida. Em seguida, no brinde de comemoração à sua vitória, pegando a miniatura disse:
- "Essa lembrança da prova pertence a Luiz Américo Margarido!".
Miniatura essa que Margarido guarda com muito carinho. Estava em sua estante de troféus na sua casa em Itanhaem/SP, onde residia. Em fins de 2005 mudou-se para Araras no interior de São Paulo.
Sua carreira foi curta, mas intensa e recheada de excelentes resultados, e não tivesse sido tão dramaticamente interrompida, teria conseguido muitas vitórias e glórias.


 

Entrevista para Silvio Luiz-23/6/57
(reparem o microfone volante)
Entrega de prêmio por
Angelo Giuliano/1958
Com Caetano Damiani/57
(de capacete)
Giuseppe Perego afinando o Talbot
para a prova II 500 Km/1958

 
Azares de um piloto arrojado

   
Capotagem na Inauguração do Circuito da Barra/1958 Acidente na Mil Milhas de 1959

Participações em provas (com a colaboração do sobrinho Laércio - laerciorodrigues@globo.com )

14/09/1956 - Prova do 49° Aniversário do ACB - Interlagos/SP - Chevrolet(6 cil) n° 20 -
3° Lugar
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Manuel Luis Canteiro - Chevrolet(6 cil) n° 20 - 14° Lugar
16/12/1956 - Prova Santos Dumont - TFL - Interlagos/SP - Chevrolet(39)/Corvette n° 50 - 2° Lugar
09/02/1957 - I Prova Cinqüentenário do ACB - Crônica Esportiva - TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - 2° Lugar
06/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos - Mec. Nac.- Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - TFL - Abandono por defeito mecânico
05/1957 - Prova Jornada Sudan - Interlagos/SP - Cat. Mec. Nac. - Maserati n° 51 -
ND
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Cel. Silvio Américo de Santa Rosa - TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - 1° Lugar - MV (recorde 1:24) anel externo
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com José Julio Margarido - Maserati n° 51 - 6° Lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Prefeitura Municipal de S. Paulo - Interlagos/SP - TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - 1° Lugar
19 e 20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - Comendador Sabbado D'Angelo -
TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 -
Quebra - 9º lugar geral e 7º na cat. TFL
Mec. Nac. - Talbot/Cadillac 5045cc.n° 51 -
5° Lugar
14/07/1957 - VIII Circuito Pedra Redonda/RS - TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - 7° lugar
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras
- Interlagos/SP - Com José Julio Margarido - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - 9° Lugar
01/12/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - GP São Paulo/SP -
TFL - No sábado (30/11/57)  - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 -
1° Lugar
Mec. Nac. - Talbot/Cadillac 5045cc.n° 51 - Acidente na volta 4 -
10° Lugar
04/1958 - II Prova do Campeonato Paulista -
Interlagos/SP
TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 -
2° Lugar
Mec. Nac. - Talbot/Cadillac 5045cc.n° 51 - 3° Lugar
20/05/1958 - I Torneio Sul-Americano -
Interlagos/SP - 
TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - 1° Lugar
Mec. Nac. – Talbot/Cadillac 5045cc.n° 51 -
4º Lugar
21 e 22/06/1958 - I GP Cinqüentenário da Imigração Japonesa - Interlagos/SP 
TFL - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 -
1° Lugar
Mec. Nac.- Talbot/Cadillac n° 51 -
1° Lugar
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de
Interlagos/SP - Com Celso Lara Barberis - Talbot/Cadillac 5045cc.n° 51 - 3º Lugar
28/09/1958 - Inauguração Circuito da Barra da Tijuca/RJ - MN - Talbot/Cadillac 5045cc N° 51 -
AB
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com José Julio Margarido - Chevrolet/Corvette 4500cc n° 50 - Quebra do diferencial

30/05/1959 - I Prova Pedro Santa Lúcia - Interlagos/SP - Chevrolet/Corvette 4.500cc. n° 50 - TFL - 1° Lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras
- Interlagos/SP - Com Celso Lara Barberis - Chevrolet/Corvette 4.500cc. n° 50 - TFL - AB
13/03/1960 . II Circuito de Piracicaba/SP - Maserati/Corvette n° 51 - 14º lugar
23/04/1960 - I G.P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Maserati/Corvette n° 8 - Quebra
08/05/1960 - Gran Premio Auto Union - II Torneio Sul-Americano - Buenos Aires/AR - Maserati/Corvette 4.500cc. nº 4 -
7º Lugar
07/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati/Corvette n° 8 - Acidente grave nos treinos 

Campeonatos:

1957 foi segundo colocado no campeonato Paulista Categoria Turismo Força Livre (carreteras)
1958 foi campeão no campeonato Paulista Categoria Turismo Força Livre (carreteras)
1959 foi terceiro colocado no campeonato Paulista Categoria Turismo Força Livre (carreteras)


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