 |
1971 |
Gaúcho, nascido em Porto Alegre, no dia 23 de dezembro de 1944, era filho de
José Hurevil de Marchi e Rosinha Ody de Marchi. Passou sua
infância e adolescência em Porto Alegre.
Seu gosto por automobilismo deve ter sido influencia do seu
primo (ou tio como dizem alguns sites) Nelson Luiz Barro, ele
que em 1965 comprou um Simca e começou a participar de provas de
estrada, algumas de terra.
Em 1968 juntamente com um grupo de aficionados, Nelson (o
primo) fundou a Associação Guaporense de Automobilismo (A.G.A.),
com o objetivo de construir um autódromo, o que acabou
acontecendo, em dezembro de 1969, ainda com uma pista de terra
impregnada com óleo queimado foi realizada sua primeira corrida.
O fato é que em 1969 De Marchi fez sua primeira corrida (pelo menos
oficial): prova da "Rodovia Presidente Kennedy (RS) com um FNM/JK,
e teve um bom resultado: 8º lugar.
Também correu,
ainda
em 1969, a "Prova do Jacui" (RS) com o mesmo FNM/JK, repetindo o
8º lugar.
 |
1969 -
500 Km de Joaçaba (SC) |
Em agosto de
1969 fez dupla com seu primo (tio) Nelson e venceram em sua
categoria, (T+1.6), o "500 Quilômetros de Joaçaba" (SC) pilotando
o Simca nº 34.
 |
1969 -
Circuito Encosta da Serra |
Em outubro e
novembro corre com um VW 4 portas a "Prova Rio das Antas" e
"Circuito Encosta da Serra", classificando entre os três primeiros.
Na prova "Encosta da Serra" teve o para brisa do seu VW 4 portas
estourado, o que prejudicou seu resultado na geral, mas foi 3º
na categoria.
Após a Encosta da
Serra, se inscreveu, em dupla com Leonel Friedrich, com um VW sedã
para o "III Mil Quilômetros da Guanabara" (RJ), mas não
participaram, ficaram só na inscrição.
Em 1970 participou apenas de uma prova, o "Festival
Automobilístico Praias do Atlântico Sul", realizada em Imbé (RS)
 |
1971 -
Equipe AGA de F-Ford |
 |
1971 - 4
Horas de Tarumã com Vlademir Soares |
Correu na primeira
temporada da Fórmula Ford em 1971 (carro 8) pela Associação
Guaporense de Automobilismo (AGA) ao lado do primo Nelson (carro
7), tanto no Campeonato Gaúcho quanto no Brasileiro.
 |
Foto de
uma das turmas de 1971 |
Além de competir,
José Luiz De Marchi (o"Zaíco") participava de iniciativas para
fomentar o automobilismo em Guaporé, como treinos e eventos
locais organizados pela AGA e também integrou grupos de
entusiastas contribuindo para o desenvolvimento do esporte na
região.
Seu "ganha pão" (principal fonte de renda): provavelmente
derivava do automobilismo, incluindo premiações de corridas,
patrocínios locais e remuneração como instrutor na escola de
pilotagem de Cláudio Mueller. A estrutura da escola tinha alguns
Fórmula Vês e as aulas eram dadas por Mueller, José Luiz de
Marchi e o construtor uruguaio Hugo Bertele.
 |
1971 -
Primeira prova do Camp. Brasileiro de F-Ford |
Na primeira prova do
Brasileiro de 1971, ele, na pista, chegou em 5º lugar, mas como o
vencedor e o terceiro colocado foram desclassificados, subiu para o 3º
lugar.
Ainda em 1971 correu
uma prova do Campeonato Brasileiro de Turismo em dupla com
Vlademir Soares, chegando em 7º lugar da categoria T-1.6 com um
VW Sedã.
Depois de participar
das primeiras provas, tanto do Campeonato Gaúcho quanto do
Brasileiro de F-Ford foi
que aconteceu a sua maior conquista no automobilismo, a vitória
na "IV 12 Horas de Porto Alegre", tradicional prova do calendário gaúcho
que voltou a ser
disputada em 1971, quase três anos após sua ultima realização, no
antigo Circuito da Vila Nova/Cavalhada.
De
Machi competiu (a convite) ao lado dos pilotos paulistas: Pedro Victor De Lamare
e Carlos Quartin de Moraes. Com uma pilotagem perfeita não encontraram
dificuldades no caminho da vitória ao volante do incrível Opala azul nº 84, um carro revolucionário para
a época, preparado pelo argentino Jorge Cupeiro.
 |
 |
 |
1971 -
Opala sendo pilotado por De Marchi |
1971 -
Chevrolet Opala (FotoIlustrativa) |
1971 -
Dal Zotto e Martini perseguem Opala encedor |
1972, ainda
correndo pela AGA,começou a temporada do Brasileiro de Formula
Ford com um bom resultado, 3º lugar.
 |
 |
 |
1972_04_09 - Taruma - |
1972
- 1ª Etapa do Brasileiro - Tarumã - Podium |
1973
- Coordenador de equipq |
Em 1973 passou
para a equipe Shelton da Fórmula Ford, ao lado de Clovis de
Moraes e também era coordenador da equipe de Carlos Berta na
Formula Ford. Carlos corria com o nº 8 e ele com o nº 23, da
equipe Shelton.
 |
 |
 |
1973 - O
Cruzeiro - Estréia na Equipe Shelton |
1974 - 6
Horas de Tarumã c/Janjão e Schmidt |
1975 -
VIII 12 Horas de \porto Alegre c/Feoli |
De Marchi repetiu
mais uma vitória em provas longas, foi na "6 Horas de Tarumã" (RS)
de 1974, com um Ford Maverick nº 91, dividindo o volante com
"Janjão" Freire e João Schmidt.
A Partir de 1975
competiu com o Opala nº 27 da Equipe Sagitário no Gaúcho de
Divisão 3, e nas provas longas da Divisão 1 correu com Alfredo
Oliveira e Francisco Feoli, como, por exemplo, a "VIII 12 Horas
de Porto Alegre" que correu com Francisco Feoli.
Seguiu mais um
tempo alternando entre as categorias Divisão 1 e 3 até abandonar
as pistas.
Em julho de 2007, foi diagnosticado um câncer cerebral, que foi
removido parcialmente. Essa cirurgia deixou odos os membros da
direita paralisados e sequelas no cérebro. Durante ano e meio
"Zaico" (seu apelido) locomoveu-se em cadeira de rodas.
Vindo a falecer em 29 de dezembro, no Hospital Mãe de Deus.
TABELA DE PARTICIPAÇÕES E
RESULTADOS (Colaboração de
Napoleão Ribeiro) |
Data |
Prova |
Carro |
Nº |
Classificação |
27/07/1969 |
Rodovia Presidente
Kennedy (RS) |
FNM/JK |
27 |
8º e 3º na T-3.0 |
17/08/1969 |
Prova Vale do Jacui (RS)
- |
FNM/JK |
27 |
8º e 3º na T-3.0 |
24/08/1969 |
500 Quilômetros de Joaçaba (SC)
- c/Nelson Luiz Barro |
Simca |
34 |
5º e 1º na T+1.6 |
12/10/1969 |
II Prova Rio das Antas -
Bento Gonçalves (RS) |
VW 4P 1600 |
27 |
3º e 2º na T-1.63 |
16/11/1969 |
Circuito Encosta da
Serra - São Francisco de Paula (RS) |
VW 4P 1600 |
27 |
13º e 3º na T-1.6 |
14/12/1969 |
III Mil Quilômetros da
Guanabara (RJ) - c/Leonel Friedrich |
VW Sedã |
88 |
INS |
01/02/1970 |
Festival Automobilístico
Praias do Atlântico Sul - Imbé (RS) |
VW Sedã 1600 |
27 |
4º lugar |
18/04/1971 |
4 Horas de Tarumã (RS) -
c/Vlademir Soares |
VW Sedã |
12 |
7º lugar |
28/08/1971 |
1ª Etapa Campeonato
Gaúcho de Formula Ford - Tarumã (RS) |
Bino F-Ford |
8 |
3º lugar |
12/09/1971 |
1ª Etapa Campeonato
Brasileiro de Formula Ford - Tarumã (RS) |
Bino F-Ford |
8 |
5º (3º) lugar |
21/09/1971 |
IV 12 Horas de Porto
Alegre (RS) - c/Pedro Victor Delamare/Cacó Q. Moraes |
Opala |
84 |
1º lugar |
07/11/1971 |
3ª Etapa do Campeonato
Brasileiro de Fórmula Ford - Interlagos (SP) |
Bino F-Ford |
8 |
12º lugar |
09/04/1972 |
1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã
(RS) |
Bino F-Ford |
8 |
3º lugar |
21/05/1972 |
2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade -
Pinhais (PR) |
Bino F-Ford |
8 |
6º lugar |
11/06/1972 |
3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade -
Tarumã |
Bino F-Ford |
8 |
18º lugar |
17/09/1972 |
2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Fórmula Ford -
Tarumã (RS) |
Bino F-Ford |
8 |
13º lugar |
11/03/1973 |
1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade -
Tarumã (RS) |
Bino F-Ford |
23 |
18º lugar |
29/04/1973 |
2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Fórmula Ford -
Tarumã (RS) |
Bino F-Ford |
23 |
13º lugar |
27/04/1973 |
2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford -
Interlagos (SP) |
Bino F-Ford |
23 |
6º lugar |
17/06/1973 |
3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford -
Pinhais (PR) |
Bino F-Ford |
23 |
4º lugar |
15/07/1973 |
4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford -
Interlagos (SP) |
Bino F-Ford |
23 |
5º lugar |
19/08/1973 |
5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford -
Tarumã |
Bino F-Ford |
23 |
22º lugar |
01 e 02/09/1973 |
VI 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/Janjão
Freire |
VW Sedã 1600 |
47 |
7º e 4º na
T-1.6 |
04/08/1974 |
6 Horas de Tarumã (RS) - c/Janjão Freire/João
Schmidt |
Ford Maverick |
91 |
1º lugar |
31/08/1975 |
5ª Etapa do Campeonato de Turismo Divisão 3 - Tarumã |
Chevrolet Opala |
14 |
8º e 2º na Div3+3.0 |
12/10/1975 |
VIII 12 Horas de Porto Alegre (RS) - c/Francisco Feoli |
Chevrolet Opala |
18 |
26º e 14º Div1+3.0 |
|
|
|
|
|