Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 12 de outubro de 2007.

Luiz Pereira Bueno (o Peroba)
por Paulo Roberto Peralta

Clique e veja a bonita homenagem que o MG Clube prestou ao Luizinho em 2008

Bueno e Peralta em 2007

Bueno nasceu no bairro de Higienópolis, São Paulo (SP), em 16 de janeiro de 1937, era o caçula entre 3 irmãos. Em 1944, com 7 anos os pais o levaram à Interlagos num passeio dominical, era um corrida de carros movidos a gasogênio.
Sua irmã Sylvia se casou com Cláudio Daniel Rodrigues em 1947, que depois importa um carro MG e o desenvolve, tão bom fica que passa a ir à Interlagos testar.
Em Higienópolis Bueno morava na Rua Aracaju, muito próximo da Rua Pernambuco onde moravam os irmãos Ari e Ciro Caíres, e que;
“-...andavam feito doidos...ficavam
passando para lá e para cá...”  Relembra, e tinha também um primo de sua mãe, Ico Ferreira, corredor, que morava na mesma região.
Em 1948 voltou à Interlagos com seu cunhado e seu irmão e aí se apaixona por corridas, mas tinha apenas 11 anos. Nesse mesmo ano foi reprovado no curso primário, e seu pai o chama e diz:
“- Não é castigo mas você vai para Campinas, colégio interno, para pegar disciplina e aprender a estudar, gostar de corrida, gostar de motor, gostar de automóvel, tudo bem, mas o mínimo que você precisa é estudar.” E foi em 1949, ficou 2 anos no Colégio Ateneu Paulista e voltou, mas durante esse tempo vinha para São Paulo nos finais de semana e ia assistir aos treinos do cunhado, terminou o ginásio já em São Paulo.
Quando voltou, Cláudio havia aberto uma oficina mecânica e seu irmão Vasco o ajudava, e ambos corriam. Em 1951 vão: ele, o cunhado, a irmã e o irmão assistir ao XI GP Cidade do Rio de Janeiro (Circuito da Gávea), chegaram na véspera, escolheram um lugar com boa visibilidade e para guardar o lugar escolhido dormiram nos carros.
Passou a dividir seu tempo entre os estudos e a oficina, queria aprender a preparação, o desenvolvimento, mas aprendeu também o esquema para amaciamento de motores, então após as aulas ia com sua pequena moto até
Interlagos e lá passava a tarde toda dando voltas e assentando o motor dos carros preparados pelo cunhado e por seu irmão, com isso ficou conhecendo o circuito como poucos.

Começou a carreira com Fiat

Vasco tinha comprado o Fiat Stanguelini com que Ciro Cayres havia corrido representando o Comino e aos 19 anos (1956) quando Bueno resolveu começar 
a correr seus pais deram outro carro ao Vasco e o Fiat ficou para as corridas, estava cursando o Científico no Colégio Paes Leme, que depois concluiu no Liceu Eduardo Prado. Começou a correr e continuou ajudando na oficina de Cláudio, que havia se tornado um ponto de encontro de pilotos e aficionados, e foi lá que ficou conhecendo Bird Clemente
Bird queria começar a correr e tinha um amigo que fez uma troca com Bueno, deu
 um Simca Huit e Bueno montou seu motor e cambio no carro, em troca ele deu o Fiat, sem motor e cambio, e com esse carro ele e Bird se inscreveram na III Mil Milhas Brasileiras de 1958, mas o carro quebrou logo no início da prova.
Em 1959, aos 22 anos, fez fila na porta da fábrica Willys (fabricante de automóveis) e conseguiu uma vaga para trabalhar na unidade de eixos e transmissões, ficou poucos meses, saiu e logo entrou para uma concessionária, a Agromotor, onde trabalhava com a linha de Jipe e Rural Willys, mas pouco antes do lançamento do Renault Dauphine, que era fabricado sob licença pela Willys, foi para a fábrica e fez um estágio especializando-se nesses carros.
Em 1960, aos 23 anos se casa, e desse casamento nascem 3 filhos: Luiz Junior, Eduardo e Maria Alice. Em 59 e 60 ficou sem correr, mas já em 1961 voltou a correr em dupla com Danilo de Lemos com um Dauphine na prova 24 Horas de Interlagos, foram bem no índice performance e conheceram Mauro Salles que os apresentou à diretoria da Willys, e conhecem um projeto sigiloso, Bueno é convidado a trabalhar, desta vez num departamento novo, o Departamento de Carros Esporte. Admitido foi para a França e fez um estágio na fábrica do Alpine. Retornando ao Brasil, Christian Heins já havia sido admitido como chefe e foi também criado o Departamento de Competições para desenvolver os carrinhos e Bueno estava nele.
Vendo não ser possível conciliar o lado esportivo com o lado profissional, se desligou da fábrica, ficando apenas como piloto de competição.
Em 1962 abriu, com um amigo de infância, Franklin Martins, uma oficina onde preparava carros da linha Renault, a Oficina Torque na Rua Jesuíno Pascoal. A Equipe Willys não ia participar da prova 500 Quilômetros de Interlagos reservada aos carros de fórmula, mas como piloto, estava nos boxes e antes da prova foi convidado a fazer dupla com o amigo Waldimir Fakri num carro Ferrari/Lancia V6 de Mecânica Nacional, faz inscrição na própria pista e participou, chegaram em sétimo lugar. 
Na equipe “ficou de castigo” por mais de um ano, pois Christian dizia precisar de alguém firme para pilotar os Gordini, até que em 1963 corre com o Fórmula Junior Landi/Bianco/Gordini em Araraquara e vai tão bem que já na corrida seguinte passa para o Willys Interlagos. No 500 Quilômetros volta a pilotar o F-Jr, mas a caixa de direção quebrou, se soltou, e corria de um lado para o outro, quando girava o volante as rodas não viravam. Desistiu.

Bueno em 1965

Em 1964 correu em dupla com Chico Landi, seu ídolo, que havia entrado como consultor na equipe, a prova 500 Milhas de Porto Alegre (RS), depois, aos 27 anos de idade, faz sua primeira prova internacional, a 200 Milhas de Montevideu, no autódromo de “El Pinar”, mas seu carro apresentou problemas obrigando a seis paradas no box. No mês de outubro, véspera da tentativa da Willys de estabelecer o recorde de resistência com o carro Gordini, foi escalado para ir e voltar ao Rio de Janeiro durante a madrugada para amaciar o motor, afinal era um craque nisso.
Ganhou a prova 500 Quilômetros de Interlagos pela primeira vez em 1966, com o Alpine A110 Renault desenvolvido pelo Toni Bianco, prova em que viria a se tornar tri-campeão. Ficou na equipe e correu até novembro de 1968, quando esta já se chamava Ford-Willys.
Saindo da equipe fez a última corrida de 1968, o 1000 Quilômetros da Guanabara, com uma BMW 2000TI da Equipe CBE de Eugenio Martins, em dupla com Jan Balder, mas
 tiveram que parar, não concluiram. Em 1969 essa equipe é comprada por Aguinaldo de Góes Filho e passa a se chamar CEBEM, e Bueno vai correr no Autódromo dos Pinhais, em Curitiba (PR), com uma BMW “Schnitzer” mas nos treinos capotou e não participou da prova:
”- A capotagem com o BMW foi terrível porque fui envolvido num ambiente de afobação, e a pior coisa que pode haver é de ficar afobado, não só para guiar, mas também na preparação.”  
No mês seguinte, novamente em dupla com Jan Balder, participou com uma BMW da Equipe CEBEM do Mil Quilômetros de Brasília, mas não concluem a prova.

Mallory Park 1969 - Bueno (esquerda)
Achcar (centro) e Ferreirinha (direita)

Em seguida, Bueno e Ricardo Achcar vão à Inglaterra correr de Fórmula Ford pela equipe SMART (Stirling Moss Racing Team), chegaram em maio com o campeonato já iniciado e foi preciso muita conversa para Moss aceitar a dupla, afinal deveriam ter chegado em março:
”- Deveríamos ter ido no comecinho do ano, mas demorou muito para conseguir patrocínio”.
Esse teste havia sido conseguido quando Moss esteve no Brasil para a entrega do Prêmio Victor da revista 4Rodas e Achcar o levou ao Rio onde Moss amarrou um porre fenomenal junto com algumas cariocas e no meio da farra, ele conseguiu de Moss a promessa de um teste para quatro pilotos brasileiros na F-Ford, a ser feito na Inglaterra em novembro de 1968
"- O Moss veio para o Brasil a convite de uma revista e o Ricardo o levou para o Rio de Janeiro onde, após passarem por algumas festas, conseguiu convencê-lo a nos receber para um treino na categoria", conta Bueno.
Dessa forma, Ashcar, Bueno, Milton Amaral e Norman Casari embarcaram. 

Moss empolgou-se com Bueno e o encarregou de escolher um companheiro, escolha que recaiu em Ashcar por ter sido o gestor e articulador da idéia. Bueno e Ashcar só voltaram à Europa em maio com patrocínio garantido da Renner, Tergal e Shell, mas com a temporada de F-Ford inglesa já em andamento.
Aceitos na equipe, logo na primeira prova Bueno sofre um grave acidente e destrói o carro. Reconstruído, retornou às competições, mas nas duas provas seguintes só conseguiu resultados ruins, até que, passando pelo box da equipe, um mecânico da fábrica do chassi percebeu que o carro estava desalinhado, feitos os ajustes passa a obter resultados excelentes, inclusive seis vitórias e termina o ano como vice-campeão.
Retornando ao Brasil participou do Torneio BUA de F-Ford, com cinco provas em quatro autódromos, correu pela equipe Renner Tergal com um carro Merlyn nas quatro primeiras provas e com uma Lola T-200 na última, em Interlagos, em função da promessa de um diretor da fábrica Lola Cars, que viera para o Torneio de F-Ford, de que cederia um carro da Fórmula 5000 para ele correr a temporada de 1970, sem lugar na equipe SMART, saiu em busca de patrocínio e nesse meio tempo fez duas provas para em seguida, ele, o Greco e mais um diretor da “Standard Propaganda” irem à Inglaterra, mas o tal diretor da Lola não sustentou a promessa. Aí os três passaram a conversar com o dono da Brabham, Bernie Ecclestone, e também com o dono da March, Max Mosley, mas nada foi conseguido.
“- Na época houve até a idéia, o Greco até sugeriu a possibilidade de comprar a Brabham que estava sendo ofertada. Era pequena, não era grande, artesanal. Mas aqui o Greco não conseguiu levantar patrocínio, então fiquei mais um pouco e vim. Relembra.
De volta passou a correr pela equipe do Greco, quando venceu pela segunda vez o 500 Quilômetros de Interlagos com um Bino Mark II. No final de 1970 o publicitário Walter Uchoa teve a idéia de montar uma nova equipe, em moldes profissionais, conversou com Anísio Campos, José Carlos Pace, Chico Rosa e Bueno, que aceitaram.
Participou do Torneio de Fórmula 3 em Janeiro de 1971, antes havia vencido uma das etapas do torneio Ford, para lançar o carro Corcel, então foi feito um contrato, e registrada uma empresa, a Equipe “Z”, compraram um Porsche 908/2 e tinham também dois F-Ford, além de outro Porsche, um 910 que Lian Abreu Duarte comprou.
A estréia do 908/2 foi no Torneio União e Disciplina em Interlagos, a revisão total do carro só terminou na véspera e Bueno não pode treinar nem fazer a tomada de tempo, então saiu no último lugar, mas já na Curva 1 (da pista antiga) estava em primeiro e assim terminou as duas baterias da prova.

Porsche 908/2 na Argentina
com a pintura "Equipe Z"

Fizeram três provas como Equipe “Z” até que ficou acertado de a Equipe “Z” comprar a equipe de Achcar e ficar dessa forma com o patrocínio da Souza Cruz que queria divulgar o cigarro Hollywood, então a equipe passou a se chamar Hollywood, depois veio também o patrocínio da Shell.
Nessa época seu primeiro casamento já estava desfeito e estava casado, com uma moça do Rio de Janeiro, mas morando em São Paulo, após uns três anos, nova separação e outro casamento, que durou uns 20 anos.
Com o 908/2 venceu em 1971 o 500 Quilômetros de Interlagos pela terceira vez, tornando-se o segundo tri-campeão da prova, aos 34 anos de idade. O primeiro havia sido Celso Lara Barberis (57/60 e 61).
Bueno diz que o carro era excepcional, mas segundo Anísio Campos o cuidado dele era fora-de-série, por exemplo: ele coava, de duas a três vezes, toda a gasolina que ia ser usada.
“- Ele cumpria rigorosamente as orientações da fábrica, não acelerava forte enquanto o óleo e o motor não atingissem
a temperatura ideal e recomendada.”
  Relembra Anísio, chefe de equipe na época.

Outro angulo do March 711 em Interlagos

Porsche 908/2 já com a pintura definitiva

Bueno com o March 711 - 1972  

Quando da realização da primeira prova de Formula 1 no Brasil, em 30 de março de 1972, a Hollywood alugou um carro March 711 para participar, já nos treinos de classificação Bueno conseguiu o décimo tempo e na prova foi o sexto colocado. Em sua primeira participação já teria marcado um ponto (pelos critérios da época) se não fosse essa uma prova extra campeonato.
Pelas recomendações da Porsche o motor deveria passar por uma revisão completa e em junho de 1972 aproveitando um intervalo no calendário nacional, levaram o 908/2 à Stuttgart para uma revisão na fábrica. O carro ficou pronto antes do 1000 Km da Áustria, no autódromo de Zeltweg. Inscreveram o carro e Bueno fez dupla com “Tite” Catapani. Surpresa: a dupla conseguiu o 7º tempo entre 27 carros, ficando atrás apenas de um Mirage M6-Ford, de um Lola T280-Ford e de quatro Ferrari 312PB oficiais, uma delas pilotada pela dupla Helmut Marko/Carlos Pace. Bueno iniciou a corrida e chegou à primeira curva em 5º lugar, depois caiu para 7º e estava nessa posição quando ao fim da primeira hora de corrida, Helmut Marko se
aproximou para dar uma volta sobre o Porsche.
“- Dei passagem para ele ficando pelo lado externo de uma curva à esquerda, mas a traseira do carro do Marko deu uma escorregada e acabou esbarrando na minha lateral dianteira esquerda. Foi uma pena”.
Em novembro de 1972, aconteceu a última corrida dos carros importados no Brasil, quando Bueno sagrou-se campeão da categoria Esporte-Protótipo com o 908/2, mas a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) decidiu que a partir de 1973 seriam admitidos somente protótipos nacionais, importados só poderiam correr se fossem equipados com motor de fabricação nacional. Sem possibilidade de continuar usando o 908/2, Bueno e Anísio venderam o carro.

Bueno no Surtees TS9B

No I GP de F-1 de 1973, novamente a Hollywood alugou um carro para participar, um Surtees TS9B, e nos treinos, após duas voltas, Bueno parou e disse que o carro estava inguiável. Surtees disse que talvez ele não tivesse o “dom” necessário para pilotar um Formula 1. Feita mais duas voltas, novamente Bueno reclamou, então José Carlos Pace, piloto oficial da Surtees, experimentou o carro e nem completou a volta retornou ao box e disse a Surtees, que o carro estava sem condições de pilotagem.
- Constatou-se então que na montagem apressada os mecânicos tinham invertido um dos triângulos dianteiros e com isso o carro tinha uma medida diferente para cada lado do entre-eixos. De imediato, Surtees me pediu mil desculpas”.
Na corrida, uma pane elétrica cortou o motor na subida da junção e conseguiu chegar aos boxes só no embalo, após  trocarem uma caixa preta, voltou à corrida, mas sem chance nenhuma de disputar posições, terminou em décimo segundo lugar.

Maverick/Berta - Divisão 3

A partir de 1973, Bueno passou a correr com um Opala 4.100cc da Divisão 3, que havia estreado em outubro de 1972 na 100 Milhas de Interlagos, mas nesse ano só conseguiu resultados ruins, até que na metade da temporada mudou para um Ford/Maverick desenvolvido pelo argentino Oreste Berta, com base nas informações passadas por Bueno a partir de sua experiência com o Opala, um carro muito avançado para sua época.
A Hollywood traz uma novidade para o ano de 1975, um protótipo Divisão 4, feito pelo argentino Oreste Berta, mas equipado com motor Maverick V8 nacional, foi a sensação da temporada, Bueno foi campeão na categoria mas ao final do ano a Souza Cruz anuncia que não vai mais patrocinar a equipe, então os sócios encerram as atividades, Bueno, nessa época, morava
na Rua João Cachoeira em frente a “Bantec” (Banco Técnico) no bairro do Itaim-Bibi e ia sempre lá pois era de seu amigo Franklim Martins, e este o chamou, passou uma procuração de plenos poderes e ele entrou de sócio para a “Bantec”. 
“- Ele me convidou quando haviamos acabado de fechar a equipe, na verdade ele me convidou quando a firma estava abaixo de zero, quase falida, quando a coisa caiu ele voltou para o sul. E eu comecei, e em 1 ano e pouco deixei a empresa legal. Tinha um sócio que era um verdadeiro alfaiate de banco.”

Jacarepaguá 1978 Torneio Rio-São Paulo

Em 1978 voltou às pista, desta vez pilotando um Opala 4.1 numa corrida do Torneio Rio-São Paulo de Divisão 1, em Jacarepaguá (RJ), quase não consegue participar pois o caminhão quebrou na Via Dutra e chegou com muito atraso, impedindo Bueno de treinar. Chegou em 11º lugar.
Depois de 3 anos retorna às competições em 1982, aos 45 anos, para correr de Stock Car, obtém resultados medianos e pára de correr, fica 1983 sem participar de nenhuma corrida e em 1984, convidado pelo
amigo Lian Duarte fez, aos 47 anos, sua prova de despedida, a Mil Quilômetros de Brasília a bordo de um Ford Escort, classificaram-se em oitavo lugar.
Começo dos anos 90, após mais uma separação, Bueno se mudou para a cidade de Atibaia (SP) e lá se casou novamente. Afastado do automobilismo, sempre que convidado participa de eventos e encontros, principalmente de antigomobilismo, como por exemplo o evento “Clássicos de Competição” em janeiro de 2007, realizado em Interlagos, onde junto com os amigos Bird Clemente e Mario César de Camargo Filho, o “Marinho”, proferiram uma palestra, conduzida por outro amigo, Jan Balder, sobre o automobilismo dos anos 60.  
Luizinho faleceu em Atibaia, onde morava, em 8 de fevereiro de 2011, depois de uma longa batalha contra um câncer no pulmão.

2002 - Bueno, o neto e o filho
Reencontro com o Maverick que havia
sido restaurado por Paulo Trevisan

2007 - Clássicos de Competição
Bueno, Marinho e Bird
Icones de uma época!

2007 - Clássicos de Competição
Bueno novamente ao lado do Maverick/Berta

Clique e veja a bonita homenagem que o MG Clube prestou ao Luizinho em 2008

Principais participações em provas (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

06/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP -   Fiat 1.089cc nº 113ª - 9º na geral e 3º na T-2.0

23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP -  Fiat 1.089cc nº 113A - 8º na geral e 3º na T-2.0

25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 89A - 7º na geral e 3º na T-2.0

07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Totem Fiat 1.221cc nº 89A - C/José Silva (José George Borba) - 19º Lugar

30/11/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 89A - 7º na geral e 5º na T-2.0

23/02/1958 - Prova Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 89A - 3º na geral e 2º na T-2.0

20/04/1958 - Prova Sulamericana - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 89A - 8º na geral e 5º na T-2.0

21/06/1958 - Cinqüentenário da Imigração Japonesa TFL - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc nº 89A - 7º na geral e 5º na T-2.0

07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos /SP - Totem Simca 1.221cc nº 89A - C/José George Borba - 13º na geral e 2º na MN-2.5

22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Fiat 1100 - 1.089cc nº 98 - C/Bird Clemente - TFL - 29º  Lugar

30/11/1958 - Prêmio Adhemar de Barros - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 98 - 5º na geral e 3º na T-2.0

03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Renault Dauphine 845cc nº 26 - C/Danilo de Lemos - 22º na geral e 11º na T-1.3

25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Renault Dauphine 845cc nº 21 - C/Renato Freire - 39º na geral e ND na T-1.3

25/02/1962 - Festival de Recordes - Renault - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 14 - Renault - 3º Lugar

25/05/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 14 - 9º na geral e 8º na T-1.3

19/08/1962 - I Circuito de Araraquara - Grupo I - Araraquara/SP - Renault Gordini 845cc nº 38 - 14º na geral e 5º na T-850

02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº 38 - 16º na geral e 2º na T-850

07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos - Ferrari/Lancia 2.451cc nº 74 - C/Waldimir Fakri - 7º Lugar

08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos - Renault Gordini 845cc nº 42 - C/Ettore Beppe - 7º na geral e 1º na T-850

10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos - Renault Gordini 845cc nº 17 - C/Chiquinho Lameirão/José Armando Ricard - 16º na geral e 8º na T-1.3

28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Renault Gordini 845cc nº 40 - C/Chiquinho Lameirăo/Christian Heins - 3º na geral e 1º na TA

28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Renault Gordini 845cc nº 41 - C/Chiquinho Lameirão/Luiz Carlos Fagundes - 5º na geral e 2º na TA

25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Gr. III - Araraquara/SP - Renault Gordini 845cc nº 41 - 6º na geral e 1º na T-850

25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - MN - Araraquara/SP - Landi/Bianco/Gordini 998cc nº 33 - 3º na geral e 1º na MN-1.1

01/09/1963 - II 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - 2ºna geral e 2º na T-1.0

07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Landi/Bianco/Gordini 998cc nº 33 - MN-1.1 - AB

06/10/1963 - 500 Quilômetros de Recife/PE - Cid. Universitária - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Rodolfo Olival Costa - T-1.3 - 2º Lugar

13/10/1963 - I 100 Milhas de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 4º na geral e 3º na T -1.0

10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Renault 1093 845cc nº 40 - C/Wilson Fittipaldi Jr. - 4º na geral e 1º na T-850

24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Renault Gordini 998cc nº 46 - C/Wilsinho Fittipaldi - T-1.6 -ND

14/12/1963 - II 500 Milhas de Porto Alegre - Circuito da Cavalhada - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/Chico Landi - T-1.3 - ND

02/02/1964 - 200 Milhas de Montevideu - El Pinar - Uruguai - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Chico Landi - G - AB

14/03/1964 - Prêmio Amilcar Laurindo Ribas - G-I - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - T-1.3 - 1º Lugar

14/03/1964 - Prêmio Amilcar Laurindo Ribas - G-III - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 1º Lugar

22/03/1964 - III Circuito da Barra da Tijuca/RJ - Gr. III - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 1º Lugar

03/05/1964 - Circuito de Recife/PE - Cid. Universitária - Carretera Gordini 998cc nº 47 - TFL - 1º Lugar

10/05/1964 - I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 22 - T-1.3 - AB

24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/Bird Clemente/Wilson Fittipaldi Jr. - T-1.3 - 1º Lugar

24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/Bird Clemente/Wilson Fittipaldi Jr. - T-1.3 - 2º Lugar

07/06/1964 - GP Estado da Guanabara - Ilha do Fundão/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 12 - T-1.3 - 1º Lugar

26/07/1964 - III 100 Milhas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 2º na geral e 1º na T-1.3

15/08/1964 - 1000 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 12 - C/Bird Clemente - 9º na geral e 1º na GT-1.3

30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 22 - 4º na geral e 2º na T-1.3

07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº22 - 2º na geral e 1º na T-1.3

13/09/1964 - Grande Prêmio do Ceara - Fortaleza/CE -  Carretera Gordini 1.108cc nº 47 - TFL - 2º Lugar

18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 22 - 18º na geral e 10º na T-1.3

27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Gordini 1.108cc nº 47 - C/José Carlos Pace - T-1.6 - 1º Lugar

11/04/1965 - I Etapa - Camp. Carioca - Ilha do Fundão/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 2º Lugar

26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Alpine A110 Renault 1.108ccnº 43 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird - 6º na geral e 2º na PT

26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Willys Interlagos 998cc nº 22 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird/Pace - 5º na geral e 2º na T-1.3

26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird/Pace - 2º na geral e 1º na T-1.3

16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 3º na geral e 1º na T-1.3

23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - C/Carol Figueiredo/Marivaldo Fernandes/Bird Clemente - 17º na geral e 8º na T-1.6

23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - 25º na geral e 4º na PT

20/06/1965 - II 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 - 3º na geral e 1º na T-1.0

08/09/1965 - I Circuito de Vitória/ES - Vitória/ES - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 -  na geral e 2º na PT

19/09/1965 - GP IV Centenário Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ - Alpine A110 Renault 1.296cc nº 46 - 16º na geral e 6º na PT

26/09/1965 - II Circuito Força Livre - Cidade Universitária/PE - Carretera Gordini 1.296cc nº 46 - TFL - 1º Lugar

24/10/1965 - III 500 Km de Recife - Cidade Universitária/PE - Willys Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3 - 1º Lugar

31/10/1965 - VIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - 3º na geral e 2º na PT/GT

08/05/1966 - 100 Milhas de El Pinar - El Pinar/URU - Willys Interlagos 998cc nº 21 - GT - 2º Lugar

28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Renault R-8 1.108cc nº 22 - C/Bird Clemente - 30º na geral e 19º na T-1.3

03/07/1966 - Prova de Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - TFL - 2º Lugar

10/07/1966 - Prêmio Prefeito Negrão de Lima - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - PT – ND (Inauguração do Autód. de Jacarepaguá )

17/08/1966 - II 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - PT - 3º Lugar

04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - PT/GT - 1º Lugar

07/09/1966 - IX 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - PT/GT - 1º Lugar

25/09/1966 - IV Etapa do Campeonato Paranaense - Tarumã/PR - Willys Interlagos 998cc nº 100 - GT - 1º Lugar

13/11/1966 - 12 Horas de Lajes/SC - Lajes/SC - Willys Interlagos 998cc nº 100 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 2º na geral e 1º na GT

19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 7º na geral e 5º na PT/GT

04/12/1966 - I 300 Milhas de Cascavel/PR - Parque S. Paulo - Renault 1093 845cc nº 2 - TFL - 14º Lugar

18/12/1966 - I Mil Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemenrte - PT - 5º Lugar

29/01/1967 - Camp. Bras. de Subida de Montanha - Serra da Graciosa/PR - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - PT - 1º Lugar

19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296cc  nº 47 - C/Bird Clemenrte - 11º na geral e 4º na PT/GT

09/04/1967 - III 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault 1.296cc nº 47 - PT - 3º Lugar

23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemenrte - 22º na geral e 6º na PT/GT

11/06/1967 - III 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 46 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 12º na geral e 3º na PT/GT

19/11/1967 - Camp. Bras. de Subida de Montanha - Estr. Petrópolis-Teresópolis/RJ - Willys Mark I Renault 1.296cc nº 21 - PT -  1º Lugar (estréia do Mark I)

03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys Mark I Renault 1.296cc nº 21 - C/Luiz Fernando Terra Smith - PT/GT - 1º Lugar

17/12/1967 - Prova Almirante Tamandaré - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I Renault 1.296cc nº 21 - PT/GT - ND

                   Reformas em Interlagos /1968 /69                        
04/02/1968 - GP Rodovia do Xisto - Rodovia do Xisto/PR - Willys Mark I Renault 1.296cc  nº 21 -
TE/PT - 2º Lugar

11/02/1968 - XIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Willys Mark I Renault 1.296cc nº 2 - TFL - 1º Lugar

24/03/1968 - Prova Omar Sabbage - Autódromo de Pinhais - Renault 1093 845cc nº 147 - 9º na geral e 3º na T-850

13/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace  - PT - 1º Lugar  (estréia do MkII)

30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - 5º na geral e 2º na PT

20/07/1968 - 3 Horas de Velocidade - Petrópolis/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - Interrompida por acidente - PT

04/08/1968 - III 500 Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemente - 2º na geral e 1º na PT

27/10/1968 - Prova Santos Dumont - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - PT - 1º Lugar

17/11/1968 - Prova Deputado Levi Neves - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - PT - 1º Lugar

08/12/1968 - II Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá/RJ - BMW 2000 TI 1.990cc nº 3 - C/Jan Balder - 16º na geral e 4º na TM

23/03/1969 - Presid. Artur da Costa e Silva - Autódromo de Pinhais - BMW Schnitzer- Capotou nos treinos e AB 

20/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasilia - Eixo Monumental - BMW 2002 1.990cc  nº 7 - C/Jan Balder -  TM - AB

25/05/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - AB

15/06/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Silverstone/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 12º Lugar

22/06/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 21º Lugar

12/07/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 2º Lugar

13/07/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 4º Lugar

03/08/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - AB

10/08/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar

17/08/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar

01/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Mallory Park/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 4º Lugar

08/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 2º Lugar

14/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar

29/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Oulton Park/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar

28/09/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar

05/10/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 2º Lugar

12/10/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Mallory Park/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 3º Lugar

02/11/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 1º Lugar

23/11/1969 - Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING - Merlyn Mk 11A 1.588cc - F-Ford - 5º Lugar

18/01/1970 - 500 Quilômetros de Belo Horizonte/MG - Mineirão/MG - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - C/Fernando Pereira - 
3º na geral e 2º na D4

01/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 1ª Etapa - Jacarepaguá/RJ Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 17º Lugar

08/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 2ª Etapa - Curitiba/PR          Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 16º Lugar

15/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 3ª Etapa - Fortaleza/CE       Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 2º Lugar

22/02/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 4ª Etapa - Jacarepaguá/RJ Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 1º Lugar

01/03/1970 - Torneio BUA de F-Ford - 5ª Etapa - Interlagos/SP     Lola T-200 F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford - 7º Lugar

08/03/1970 - 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - C/Wilsinho Fittipaldi Jr. - 15º na geral e 13º na D4

15/03/1970 - Festival Brasileiro de Velocidade - Monop - Interlagos/SP - Merlyn/Ford 1.588cc nº 47 - F-Ford - 1º Lugar

15/03/1970 - Festival Brasileiro de Velocidade - Div. 4 - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - D4 - 1º Lugar

14/06/1970 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47 - C/Lian Abreu Duarte - D4 - 1º Lugar

19/07/1970 - 2 Horas de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4 - 1º Lugar

07/09/1970 - XI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47- D4 - 1º Lugar (BI-Campeão na prova)

25/10/1970 - GP Mackenzie - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4 - 2º Lugar

08/11/1970 - Inauguração do Autódromo - Tarumã/RS - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4 - 2º Lugar

14/11/1970 - Festival de Recordes - Marginal Pinheiros/SP - Ford Galaxie 7.016cc nº 47 - 3º Lugar - 198,192 Km/h

22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - C/Lian Abreu Duarte - D4 - ND

29/11/1970 - Torneio Ford Corcel - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Ford Corcel 1.372cc nº 8 - Corcel - 1º Lugar

06/12/1970 - Torneio Ford Corcel - 2ª Etapa - Jacarepaguá/RJ - Ford Corcel 1.372cc nº 3 - Corcel - ND

03/01/1971 - 100 Milhas de Tarumã - F-Ford - Tarumã/RS - Royale F100 Ford 1.588cc nº 2 - 4º Lugar

10/01/1971 - I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3 - 2º Lugar

17/01/1971 - I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 2ª Etapa  - Interlagos/SP - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3 - 14º Lugar

25/01/1971 - I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 3ª Etapa  - Interlagos/SP - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11- F-3 - 20º Lugar

10/02/1971 - Troféu Cidade de Porto Alegre - Tarumã/RS - Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3 - AB

20/06/1971 - Torneio União e Disciplina - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar (Equipe Z)

27/06/1971 - Premio Ciudad de Vicente Lopez - Buenos Aires/ARG - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - SP - 2º Lugar (Equipe Z)

04/07/1971 - IV 6 Horas de Interlagos - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Anisio Campos - 11º na geral e 2º na D6 (Equipe Z)

01/08/1971 - 300 Quilômetros de Tarumã/RS - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Anisio Campos - D6 - 2º Lugar (Hollywood)

08/08/1971 - GP General San Martin - Las Flores/ARG - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - SP - 2º Lugar

15/08/1971 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar

07/09/1971 - XII 500 Quilômetros de Interlagos - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Lian Abreu Duarte - D6 - 1º Lugar 
(Tri-campeão na prova)

24/10/1971 - GP de San Juan - San Juan/ARG - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - SP - 1º Lugar

14/11/1971 - 3ª Etapa do Torneio Brasileiro de F2 - Tarumã/RS - March 712M - FVA 1.930cc nº 11 - F-2 - 17º Lugar

21/11/1971 - 4ª Etapa do Torneio Brasileiro de F3 - Cordoba/ARG - March 712M - FVA 1.930cc nº 11 - F-2 - 5º Lugar

11/12/1971 - Copa Brasil - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - D6 - 1º Lugar

18/12/1971 - Copa Brasil - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - D6 - 1º Lugar

30/01/1972 - Festival de Recordes - Base Aérea de Cumbica - Porsche 908/2 2.997cc nº 1 - D6 - 2º Lugar

30/03/1972 - GP do Brasil de F-1 (Extra-Camp.) - Interlagos/SP - March 711 Ford 2.993cc nº 1 - F1 -6º Lugar

23/04/1972 - Prêmio Aniversário de Brasília - Estádio Pelezão/DF - Porsche 910 1.991cc nº 1 - C/Alex Dias Ribeiro - 1º Lugar

30/04/1972 - Festival de Roncos e Motores - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar

07/05/1972 - 1ª Etapa do Brasileiro de D-6 - Tarumã/RS - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar

14/05/1972 - Corrida dos Campeões  - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar

25/06/1972 - Mil Km de Zeltweg - Zeltweg/AUT - Porsche 908/2 2.997cc nº 12 - C/Tite Catapani - SP+2.0 - AB

27/08/1972 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Tarumã/RS - Chevrolet Opala 4.098cc nº 11 - 8º na geral e 5º na T+3.0

03/09/1972 - XIII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Porsche908 /2 2.997cc nº 11 - D6 - 2º Lugar

17/09/1972 - 100 Milhas de Interlagos/SP (CBVT) Div.3 - Chevrolet Opala 4.098cc nº 111 - T+3.0 - 4º Lugar

15/10/1972 - 4ª Etapa do Brasileiro de Turismo D-3 - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 11 - T+3.0 - 1º Lugar  
04/11/1972 - Revanche do Desafio dos Valentes - Buenos Aires (ARG) - Fiat 125 1.608cc - Turismo - 6º Lugar

12/11/1972 - Camp. Bras. Viat. Esporte - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - D6 - 1º Lugar

11/02/1973 - I GP Brasil de F1 - Interlagos/SP - Surtees TS9B Ford 2.993cc nº 23 - F1 - 12º Lugar

20/05/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Tarumã/RS - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - 33º na geral e 7º na T+3.0

03/06/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Pinhais/PR - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - 16º na geral e 10º na T+3.0

29/07/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Cascavel/PR - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - T+3.0 - ND

05/08/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 - 43º na geral e 9º na T+3.0

25/08/1973 - II 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - C/Tite Catapani/Alex D. Ribeiro - T+3.0 - 5º Lugar

09/09/1973 - XIV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº  - C/José Renato "Tite" Catapani - T+3.0 - 2º Lugar

28/10/1973 - 200 Milhas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - C/José Renato "Tite" Catapani - T+3.0 - 1º Lugar

16/12/1973 - Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 11- 13º na geral e 5º na T+3.0

02/03/1975 - I Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - T+3.0 - 1º Lugar

16/03/1975 - I Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Interlagos/SP - Berta/Ford 4.950cc   nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar

26/04/1975 - II Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Tarumã/RS - Ford Maverick 4.950cc nº 1 - 32º na geral e 4º na T+3.0

15/06/1975 - IV Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Goiânia/GO - Ford Maverick 4.950cc nº 1 - 18º na geral e 7º na T+3.0

06/07/1975 - II Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Tarumã/RS - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - 3º na geral e 2º na D4+2.0

10/08/1975 - III Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Brasília/DF - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar

31/08/1975 - V Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Tarumã/RS - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - 24º na geral e 6º na T+3.0

14/09/1975 - 1ª do Torneio Sulamericano  Maverick - Interlagos/SP - Ford Maverick (4 cil) 2.301ccnº 23 - Maverick - 31º Lugar

05/10/1975 - 4ª Etapa do Paulista de Turismo D-3 - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - T+3.0 - 1º Lugar

19/10/1975 - IV Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Goiânia/GO - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar

26/10/1975 - VI Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 1 - T+3.0 - 1º Lugar

16/11/1975 - V Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Cascavel/PR - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - 13º na geral e 5º na D4+2.0

07/12/1975 - VI Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Interlagos/SP - Berta/Ford 4.950cc nº 11 - D4+2.0 - 1º Lugar

19/03/1978 - 1ª Etapa Torneio Rio/S.Paulo de D1 classe C - Jacarépagua/RJ - Chevrolet Opala 4.098cc nº 5 - T+3.0 - 11º Lugar

12/09/1982 - 4ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Interlagos/SP - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - ND

26/09/1982 - 5ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá/RJ - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - 10º Lugar

24/10/1982 - 7ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Tarumã/RS - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - 9º Lugar

20/11/1982 - 9ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá/RJ - Chevrolet Opala 4.098cc nº 90 - SC - 10º Lugar

09/09/1984 - XIV Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Brasília/DF - Ford Escort 1.555cc nº 46 - C/Lian Duarte - MP - 8º Lugar


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