Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 24 de março de 2007.
 

Emílio Zambello
(Zambello Virgínio)
por Paulo Roberto Peralta

Emilio Zambello - 2007
Foto de Silvia Linhares 

Nasceu na cidade de Pádua na Itália, em 6 de novembro de 1926. Trabalhou com compra e venda de motocicletas, a maioria sobras de guerra, inglesas, que os americanos deixaram na Europa, ainda na Itália participou de corridas de bicicleta e depois de motocicletas.
Veio para o Brasil integrando a tripulação de um navio, aqui chegando resolveu ficar, afinal o Brasil era um país promissor, procurou então um padre amigo, de sua cidade (Padre Romano Bevilacqua) que já estava aqui. Veio sozinho aos 23 anos e foi trabalhar na Atlantic (distribuidora de derivados de petróleo) como coordenador de tráfego. Nessa atividade conheceu outro italiano, Ruggero Peruzzo, que trabalhava em uma oficina Land-Roover na Av. Presidente Wilson, Bairro do Ipiranga e era um bom mecânico. Criaram uma forte amizade e em fins de 1951 compraram uma oficina na Av. Senador Queiroz esquina com a Rua 25 de Março, centro de São Paulo, a  “Garage Fulgor”, o Peruzzo cuidava da parte mecânica e Zambello da compra de peças, da parte comercial enfim, e assim ficou conhecendo Ângelo Juliano que tinha loja de peças na Av. São João e este levou para o oficina pilotos de competição como: Celso Lara Barberis, Ico Ferreira, Godofredo Vianna Filho, entre outros. Passaram a preparar os carros e Zambello experimentando os carros em Interlagos percebeu que seu tempo era igual ao dos pilotos, e então pensou: 
”- Vou começar a correr.”
, mas antes casou-se, em 1953, com D. Dirce, brasileira filha de portugueses, e tiveram três filhos: Rita, Silvio e Sergio.  

Fiat "Fulgor" - 1958
Acervo: Luiz Américo Margarido

Prepararam um Fiat 600 com que Zambello começou a correr em 1954, fez 3 corridas com esse carro e depois passou para carros com motores de 1100 e 1200cc. Para o campeonato de 1957 desenvolveu um Fiat “Fulgor” que se tornou o “bicho-papão” na categoria T-2.0. Para a Mil Milhas desse mesmo ano trouxe um cabeçote “Stanguelini”, preparou uma carretera Fiat e pela primeira vez participou em dupla com Peruzzo.
Em 1957 abriu, com Peruzzo, uma loja, a “Auto Peças Fulgor”, na Rua Jesuíno Pascoal, então ele fica na loja e Peruzzo fica na oficina, com Vitório, irmão de Zambello que também havia vindo para o Brasil depois, e Giuseppe Perego.
A dupla com Peruzzo se repete na prova 500 Quilômetros de Interlagos de 1958 dessa vez ao volante de uma Cisitália 202 com preparação “Fulgor”, 1º lugar na categoria Mecânica Nacional abaixo de 2.000cc.       
                                         
Para o 500 Quilômetros de Interlagos de 1961 comprou uma Maserati modelo 450S (4500cc), carro único na América do Sul, do carioca Henrique Casini que com o motor quebrado vendeu. Zambello foi à Itália e comprou um motor novo, o carro era um foguete. Correram, Zambello, Peruzzo e Celso Lara Barberis dividindo dois carros, a Maserati 450S com que venceram a prova e uma Maserati 300S, emprestado por Gimenez Lopes, que chegaram em 3º Lugar.
S
ua primeira corrida com Alfa-Romeo foi a VI Mil Milhas Brasileiras (1961) com uma Giulietta, em dupla com Peruzzo. A partir de então foi sempre Alfa ou FNM/JK, que era fabricado no Brasil sob licença Alfa-Romeo.
Sua única corrida com carro não italiano foi em Porto Alegre (RS), 1963, quando fez dupla com Marivaldo Fernandes ao volante de um Willys Interlagos.
Em final de 1961, nos treinos da 12 Horas de Interlagos, Perego lhe apresentou um italiano interessado em começar a correr, Piero Gancia, como já estava inscrito em dupla com Peruzzo apresentou Celso Lara Barberis ao Piero.

Alfa Romeo Giulia em 1964
Acervo: ACP

A primeira parceria com Piero foi na 500 Milhas de Interlagos de 1963 com a Giulietta de Piero. Por essa época vendeu sua parte na loja “Auto Peças Fulgor” para Peruzzo e em 1964 abriu em sociedade com o amigo Piero a Jolly Automóveis, representante Alfa-Romeo, na Rua Frederico Steidel no Bairro de Sta. Cecília e passaram a importar os modelos Giulia Super, Giulia TI, GTV 1600, 1750, em seguida as Ferrari também. No mesmo ano os dois criaram a equipe Jolly-Gancia, equipe que marcou época no automobilismo brasileiro dos anos 60, vários pilotos guiaram os carros da equipe, Marivaldo, Ubaldo  C. Lolli,  Chiquinho Lameirão, Abílio Diniz, Wilsinho Fittipaldi, Moco e muitos outros.

Largada 24 Horas de Interlagos 1966
Acervo: ACP 

As provas de sua carreira que ele acha mais marcantes são: 
* 24 Horas de Interlagos, em 1966, que venceu em parceria com Ubaldo César Lolli, ao volante de uma Giulia, e também a inauguração do Autódromo de Pinhais (PR) na prova 4 Horas de Curitiba, em outubro de 1967, foi o primeiro vencedor nessa nova pista.
* 500 Quilômetros de Interlagos de 1961 também é uma boa lembrança, dividindo dois carros com Peruzzo e Celso venceram com um e tiraram 3º lugar com o outro.

* Mil Quilômetros de Brasília, abril de 1970,
a prova começaria à meia-noite mas começou às 03h15m, chovia, a cronometragem estava desorganizada, muitas quebras, mas sua Alfa, seguida de um Puma, seguia firme, até que ao meio-dia, com pouco mais de 800km percorridos foi dada a bandeirada para o Puma, uma volta atrasado mas declarado vencedor. A classificação estava toda errada, então, Zambello e Marivaldo recusaram-se a subir no pódio. Muitos protestos, e após uma demorada revisão nos mapas da corrida, foram finalmente declarados vencedores.
No 500 Quilômetros de Interlagos de 1971 ele encerrou sua carreira de piloto, aos 45 anos e depois de mais de uma centena de provas pelo Brasil inteiro. Parou de correr, a equipe acabou, mas a Concessionária Jolly Automóveis continuou e em 1974 compraram, ele e Piero,  uma fábrica de rodas de alumínio, “Metalúrgica Jolly”, ambos foram sócios na Concessionária Jolly e na Metalúrgica até 1987, quando dividiram, Zambello ficou com a Metalúrgica, até 1993 quando vendeu, e Piero com a loja de automóveis.
Eleito presidente do Automóvel Clube Paulista em 1993, Zambello resgatou a tradicional prova 500 Quilômetros de Interlagos que em 2007 completou 50 anos.
Emilio faleceu em 15 de janeiro de 2014 aos 88 anos em São Paulo.

3 Horas de Velocidade de Interlagos/1967
Zambello, e atrás a carretera de Nelson Marcilio 
Acervo: ACP

3 Horas do Rio de Janeiro de 1968
Z
ambello seguido da Alfa de Olivetti e do Fitti/Porsche de Emerson
Acervo: Sidney Cardoso (RJ)

Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)  

16/05/1954 - Preparatória do Camp. Paulista - Interlagos/SP - Fiat 600 633cc - 8º na geral e 2º na T-750
11/07/1954 - Camp. Paulista - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Fiat 600 633cc nº 13 - 4º na geral e 1º na T-1.2
15/08/1954 - Camp. Paulista - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Fiat 600 633cc - 9º na geral e 4º na T-1.2
11/12/1955 - II Prova Prefeitura de São Paulo - Interlagos/SP - Simca 1.221cc - 2º na geral e 2º na T-1.3
04/03/1956 - VI Circuito do Maracanã/RJ - Fiat 1100 1.089cc nº 27 - 4º na geral e 4º na T-1.3
08/04/1956 - Abertura da Temporada do ACB - Interlagos/SP - Fiat 1100 1.089cc nº 27 - 5º na geral e 3º na T-1.3
17/06/1956 - 2 Horas de Velocidade - Aniversário do Centauro - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 27 - 6º na geral e 3º na SP-2.0
12/08/1956 - Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 27 - 3º na geral e 2º na T-2.0
09/09/1956 - I Prêmio Juscelino Kubitischek - Eng, Passos/RJ-Caxambu/MG - Fiat 1100 1.089cc nº 27 - 5º na geral e 1º na T-2.0
16/09/1956 - Prova Aniversário do ACB - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 27 - 3º na geral e 3º na TFL-2.0
11/11/1956 - I Circuito de Volta Redonda/RJ - Fiat 1100 1.089cc nº 27 - 7º na geral e 3º na T-2.0
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - Interlagos/SP - Ferrari 250MM 2.953 nº 2 - 5º na geral e 5º na SP+2.0
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 5º na geral e 1º na T-2.0
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 5º na geral e 1º na T-2.0
15/09/1957 - IV Prova Rio/Caxambu - Eng, Passos/RJ-Caxambu/MG - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13 - 2º na geral e 1º na T-2.0
20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - MN - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 2º na geral e 1º na T-2.0
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Fiat Stanguelini 1.089cc nº 46 - C/Ruggero Peruzzo - 10º Lugar
30/11/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 2º na geral e 1º na T-2.0
23/02/1958 - Prova Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Fiat 1100 Fulgor 1.089cc nº 13-A - 2º na geral e 1º na T-2.0
16/03/1958 - VI Circuito de Petrópolis/RJ - Fiat 1100 Fulgor 1.089cc nº 13-A - 2º na geral e 1º na T-2.0
20/04/1958 - Campeonato Paulista 2ª Etapa - TFL - Interlagos/SP - Fiat 1100 Fulgor 1.089cc nº 13-A - 3º na geral e 1º na T-2.0
22/06/1958 - GP Cinqüentenário da Imigração Japonesa - Interlagos/SP - Fiat 1100 Fulgor 1.089cc nº 13-A - 4º na geral e 2º na T-2.0
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Cisitália 202 Fulgor 1.221cc nº 27-A - C/Ruggero Peruzzo - 7º na geral e 1º na MN-2.0
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Fiat Stanguelini 1.089cc nº 36 - C/Ruggero Peruzzo - 21º Lugar
30/11/1958 - Prova Prefeito Ademar de Barros - Interlagos/SP - Fiat Stanguelini 1.089cc nº 36 - 6º na geral e 4º na T-2.0
30/05/1959 - I Prova Pedro Santalucia - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - ND
04/07/1959 - I Prova Presidente do ACB - MN - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 3º na geral e 1º na T-2.0
18/10/1959 - III Circuito de Poços de Caldas/MG - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 2º na geral e 2º na T-2.0
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Simca 1.221 nº 36 - C/Ruggero Peruzzo - 5º Lugar
10/01/1960 - Preliminar do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 7º na geral e 4º na T-2.0
13/03/1960 - Prova Humberto D’Abrozo - II Circuito de Piracicaba/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13-A - 7º na geral e 4º na T-2.0
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 36 - C/Ruggero Peruzzo - 16º Lugar
14/01/1961 - Preliminar do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Fiat Fulgor 1.089cc nº 13 - 6º na geral e 4º na T-2.0
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati 450S 4.454cc nº 27 - C/Ruggero Peruzzo/Celso Lara Barberis - 1º Lugar
07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Maserati 300S 2.993cc nº 28 - C/Ruggero Peruzzo/Celso Lara Barberis - 3º Lugar
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.570cc nº 16 - C/Ruggero Peruzzo - 15º Lugar
25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 55 - C/Ruggero Peruzzo - 2º na geral e 2º na T+1.3
07/04/1962 - I Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 55 - T+1.3 - DQ
29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - FNM 2000 JK 1.975cc nº 55 - C/Ruggero Peruzzo - ND
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 55 - 5º na geral e 1º na T-2.0
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 25 - C/Piero Gancia - T-2.0 - ND
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.290cc nº 25 - C/Piero Gancia/ Ruggero Peruzzo /Guilherme Eugênio/Waldir Ferreira - 14º na geral e 7º na T-1.3
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 28 - C/Felice Albertine/Ruggero Peruzzo - T+1.3 - DQ 
30/06/1963 - II Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 28 - 2º na geral e 2º na TFL
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - FNM 2000 JK 1.975cc nº 28 - 7º na geral e 1º na T-2.0
13/10/1963 - I 100 Milhas de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta SV 1.290cc nº 28 - 5º na geral e 2º na T-1.3
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.290cc nº 25 - C/Piero Gancia - 2º na geral e 2º na T-1.6
14/12/1963 - II 500 Milhas de Porto Alegre/RS - Willys Interlagos 998cc nº 45 - C/Marivaldo Fernandes - 5º na geral e 5º na T-1.3
08/03/1964 - GP Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.570cc nº 25 - 3º na geral e 3º na TFL
14/03/1964 - Prova Amilcar Laurindo Ribas - Grupo III - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.570cc nº 25 - T+1.3 - ND
26/04/1964 - Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 28 - 1º na geral e 1º na TFL
10/05/1964 - I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.570cc nº 25 - 4º na geral e 2º na T+1.3
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 28 - C/Piero Gancia - 6º na geral e 3º na T+1.3
19/07/1964 - I 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 28 - C/Piero Gancia - 2º na geral e 1º na  T-1.6
26/07/1964 - III 100 Milhas da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 28 - 3º na geral e 1º na T+1.3
30/08/1964 - III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTZ 1.290cc nº 25 - C/Piero Gancia - 5º na geral e 3º na T-1.3
07/09/1964 - VII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTZ 1.290cc nº 25 - C/Piero Gancia - 21º na geral e 15º na T-1.3
10/10/1964 - Prêmio Simon Bolivar - Interlagos/SP - FNM 2000 JK 1.975cc nº 25 - C/Piero Gancia - 7º na geral e 3º na T+1.6
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulietta TISS 1.570cc nº 25 - C/Piero Gancia - 5º na geral e 4º na T-1.6
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Alfa Romeo GTZ 1.290cc nº 25 - C/Piero Gancia - 17º na geral e 7º na T-1.3
23/05/1965 - III 12 Horas de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTZ 1.290cc nº 28 - C/Piero Gancia - 3º na geral e 2º na T-1.6
20/06/1965 - II 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTZ 1.290cc nº 28 - C/Piero Gancia - 4º na geral e 1º na T-1.6
24/07/1965 - Prova Aniversário da APVC - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTZ 1.290cc nº 28 - 2º na geral e 2º na TFL
15/08/1965 - I GP Rodovia do Café - Curitiba-Apucarana-Curitiba/PR - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 125 - 7º na geral e 2º na T-1.6
19/09/1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro/RJ - Barra da Tijuca - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 10º na geral e 3º na T+1.3
24/10/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 1º na geral e 1º na T+1.3
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - C/Marivaldo Fernandes - 5º Lugar
19/12/1965 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - C/Piero Gancia - 6º na geral e 4º na TFL
27/02/1966 - Camp. Paulista - Grupo III - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - 1º na geral e 1º na T+1.3
27/02/1966 - Camp. Paulista - TFL - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - 3º Lugar
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - C/Ubaldo Cesar Lolli - 1º na geral e 1º na T+1.3
03/07/1966 - Prêmio Aniversário ACESP - Grupo V - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 2º na geral e 2º na T+1.3
10/07/1966 - GP Governador Negrão de Lima - Jacarepaguá/RJ - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 7º na geral e 2º na T+1.3
28/08/1966 - II 3 Horas do Rio de Janeiro - Jacarepaguá/RJ - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 5º na geral e 1º na T+1.3
04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - 21º na geral e 5º na T+1.3
02/10/1966 - Prêmio Faria Lima - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - 3º na geral e 1º na T+1.3
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - C/Piero Gancia - AB
18/12/1966 - I Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - C/Piero Gancia - 6º na geral e 1º na T+1.3
29/01/1967 - Prova Gov. Paulo Pimentel - Subida da Graciosa/PR - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 23 - 7º na geral e 1º na TE
19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - C/Piero Gancia - 15º na geral e 5º na T+1.3
15/04/1967 - Prêmio Aniversário do Centauro - G-5 - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 1º na geral e 1º na T+1.3
16/04/1967 - Prêmio Aniversário do Centauro - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 3º na geral e 2º na TFL
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - C/Piero Gancia - 21º na geral e 16º na TFL
11/06/1967 - III 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - C/Ubaldo C. Lolli - 2º na geral e 1º na TFL
30/07/1967 - Prêmio Automobilístico de Minas/MG - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 1º na geral e 1º na T+1.3
06/08/1967 - VII Circuito de Piracicaba/SP - Grupo V - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 2º na geral e 2º na T+1.3
27/08/1967 - VI 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - 3º Lugar
17/09/1967 - I 500 Quilômetros de Brasília/DF - Asa Norte - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - TE - ND
01/10/1967 - II 100 Milhas de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 2º na geral e 1º na TE
22/10/1967 - 4 Horas de Curitiba/ PR - Autódromo de Pinhais - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 1º na geral e 1º na T+1.3
19/11/1967 - Subida de Montanha - Estr. Petrópolis-Teresópolis/RJ - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 9º na geral e 1º na T+1.3
03/12/1967 - IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alfa Romeo Giulia TIS 1.570cc nº 25 - C/Ubaldo Cesar Lolli - 12º na geral e 8º na TFL
28/04/1968 - IV 3 Horas do Rio de Janeiro/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 1º na geral e 1º na T+1.3
19/05/1968 - II Subida da Serra da Graciosa/PR - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 3º na geral e 1º na T+1.3
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - C/Piero Gancia - 24º na geral e 8º na TM
04/08/1968 - III 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - C/Francisco Lameirão - 1º Lugar
25/08/1968 - I 500 Quilômetros de Salvador/BA - Av. Centenário  Alfa Romeo GTA 1.750CC nº 23 - C/Piero Gancia - 1º na geral e 1º na TFL
29/09/1968 - 250 Milhas do Rio de Janeiro/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 3º na geral e 2º na TM
23/03/1969 - Presid. Artur da Costa e Silva - Autódromo de Pinhais/PR - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 1º na geral e 1º na TM
21/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - C/Francisco Lameirão - 4º na geral e 4º na TFL
29/06/1969 - IV 3 Horas da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 23 - 22º na geral e 6º na TFL
27/07/1969 - Rodovia Presidente Kennedy - Lageado/RS - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 23 - 1º na geral e 1º na TFL
10/08/1969 - II 500 Quilômetros de Salvador/BA - Av. Centenário - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 23 - C/Wilson Fittipaldi Jr. - 2º na geral e 1º na TFL
19/10/1969 - GP do Nordeste - Autódromo de Fortaleza/CE - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 23 - C/Ubaldo C. Lolli - ND
13/12/1969 - III Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 25 - C/Abílio Diniz - 8º na geral e 2º na TFL
08/03/1970 - II 1500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 25 - C/Alcides Diniz - 7º na geral e 4º na D3
22/03/1970 - Governador Paulo Pimentel - Autódromo de Pinhais/PR - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 27 - 1º Lugar
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasília - Eixo Monumental/DF - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 27 - C/Marivaldo Fernandes - 1º na geral e 1º na D3
01/05/1970 - I Etapa do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.570cc nº 25 - C/Marivaldo Fernandes - 13º na geral e 9º na G2
03/05/1970 - 200 Milhas de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.985cc nº 25 - C/Marivaldo Fernandes - 1º na geral e 1º na G2
15/05/1970 - IV 24 Horas de Interlagos/SP - FNM 2000 JK  2.150cc nº 25 - C/Piero Gancia - 5º na geral e 3º na T-3.0
07/09/1970 - XI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.985cc nº 23 - C/Abílio Diniz - 16º na geral e 6º na D3
22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 23 - C/Marivaldo Fernandes - D3 - AB
21/03/1971 - V 12 Horas de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTA 1.840cc nº 23 - C/Marivaldo Fernandes - D5 - AB
07/09/1971 - XII 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo GTAm 1.985cc nº 25 - 6º na geral e 1º na D5 
(estava inscrito com Abílio Diniz, mas correu sozinho)

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL