Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 16 de abril de 2005.
 

Luiz Carlos Valente 
por Paulo Roberto Peralta
 

Luiz Carlos e Peralta/2005

Nasceu em 22 de maio de 1943 no bairro do Sumaré em São Paulo, cresceu no bairro e em Interlagos/SP vendo o pai (Luiz Valente) disputar corridas com os "charutinhos" (monopostos) da categoria Mecânica Nacional, era o mais animado torcedor, incentivador e colaborador. 

Mil Milhas/58 (de macacão preto)

Tomou gosto por carros e mecânica e já aos 15 anos foi trabalhar na oficina mecânica da "Biscoitos Duchen" junto com o pai, assim podia aprender e se desenvolver em mecânica, e fazendo o que gostava: participar do preparo dos carros e ajudar a equipe nas competições. Ficou por oito anos na "Duchen".

GP Rogê Ferreira/64 - Chegada 

Em 1963, Com 20 anos, quando seu pai comprou a carretera Ford 34, ajudou, e muito, na preparação do carro, e foi com ele que estreou como piloto de Competição numa prova "1600 Km. de Interlagos/SP", dividiu com o pai a condução da carretera.
Continuou competindo
até o ano de 1965, um ano depois saiu da "Duchen", por isso sua carreira automobilística foi curta. Após a saída comprou um posto de combustíveis em sociedade com um irmão no bairro de Vila Guilherme, em São Paulo, e pouco tempo depois casou-se, com quase 24 anos de idade, e desse casamento tem um casal de  filhos.

 

Pódio do GP Rogê Ferreira
Luiz Carlos/Caetano Damiani/Emilio Zambelo

Luiz Carlos na Prova APVC/65

Como gostava mesmo era de mecânica, vendeu o posto e foi trabalhar em oficinas, trabalhou em três até resolver abrir a sua própria na rua Harmonia, bairro de Vila Madalena em São Paulo, onde cuidava de consertos comuns, para clientes comuns e também funilaria e pintura, nada de carros de corrida, isso já era passado, apesar de gostar muito ainda. Após alguns problemas se desinteressou pela oficina e vendeu, comprando em seguida um táxi só para ficar em atividade até se aposentar. Saindo a aposentadoria mudou-se para a Praia da Gaivota em Itanhaem, mas não fechou sua casa no Sumaré para onde vinha freqüentemente visitar o pai, que faleceu em fevereiro de 2010 aos 99 anos de idade. Sua vida profissional foi toda voltada para a mecânica e os automóveis, suas paixões.


Carreira de Luiz Carlos Valente (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

24/11/1963 -
1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - Com Luiz Valente - 11° na geral e 8° na Cat. TFL
08/03/1964 - G.P. Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22
- 2° Lugar
26/04/1964 -
I Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - Abandono por quebra mecânica
05/07/1964
- G.P. Vitória da Democracia - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - 5° Lugar
11/10/1964 - Prova John Kennedy - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette n° 22 (Mecânica Nacional) - 3° Lugar

27/03/1965 -
1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - Com Luiz Valente - 29° na geral e 13° na Cat. TFL (Cubo de roda quebrou, amassou o tambor de freio e o conserto demorou)
25/07/1965 - I Prova Aniversário APVC - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - 6° Lugar
10/10/1965 - Festival Interclubes - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette n° 22 (Mecânica Nacional) - 2° Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600
n° 22 - Com Luiz Valente - 10° na geral e 7° na Cat. TFL


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL