Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Preparadores e/ou construtores:
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Pioneiros:
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Manuel de Teffé Nascimento Junior Norberto Jung Sylvio A. Penteado Villafranca      

 

Página acrescentada em 16 de abril de 2005.
 

Luiz Carlos Valente 
por Paulo Roberto Peralta

Luiz Carlos e Peralta/2005

Nasceu no bairro do Sumaré em São Paulo no dia 22 de maio de 1943, passou sua infância e adolescência entre o bairro e o autódromo de Interlagos vendo o pai, Luiz Valente, disputar corridas com os "charutinhos" (monopostos) da categoria Mecânica Nacional, era o seu mais animado torcedor, incentivador e colaborador.

1958 - Equipe “Duchen” - Mil Milhas
Da esq. para dir.: Higa e Arnaldo, mecânicos, Luiz Carlos (macacão preto), Mario (tio) e Ivo (irmão).

1963 - Nova carretera Ford 1934 equipada com motor do caminhão F-600

Tomou gosto por carros e mecânica e já aos 15 anos foi trabalhar na oficina da "Biscoitos Duchen" junto com o pai, assim poderia aprender mais e se desenvolver, e ainda fazendo o que mais gostava: participar do preparo dos carros e ajudar a equipe nos boxes das competições. Ficou por oito anos na "Biscoitos Duchen", de onde saiu em 1966.

Em 1963, com 20 anos, quando seu pai comprou a carretera Ford 1934 do mecânico de Justino de Maio ajudou na preparação do carro, instalaram carburador Quadrijet, comando de válvulas de competição e um balanceamento super bem feito, e foi com ele que estreou como piloto de competição, dividindo com o pai a condução da nova carretera na prova "1600 Quilômetros de Interlagos", chegando em 11º lugar na geral, nada mal para um estreante correndo contra os “feras” das carreteras e as equipes de fábrica.

1964 - Chegada do GP Roge Ferreira

Pódio do GP Rogê Ferreira:
Luiz Carlos (3º lugar), Caetano Damiani (1º lugar) e Emilio Zambello (2º lugar).

Em 1964 participou de três provas com a carretera, inclusive o “GP Rogê Ferreira” onde Caetano Damiani retornava às competições estreando a famosa carretera nº 34, foi segundo, perdendo apenas para Caetano e superando ninguém menos que Emilio Zambello, que ficou em terceiro.
Depois, mais experiente, correu pela primeira vez com a Alfa Romeo/Corvette de seu pai, carro da categoria Mecânica Nacional, "Prova John Kennedy" e saiu-se muito bem, uma terceira colocação.

Continuou competindo em 1965. Na segunda edição da prova "1600 Quilômetros de Interlagos” no ano de 1965, correndo novamente em parceria com o pai, teve o cubo da roda quebrado e perdeu a roda, na tentativa de chegar aos boxes para consertar acabou amassando o tambor de freio de tanto arrastar no chão, o que acabou causando um atraso ainda maior, pois precisou ser trocado, e estava muito quente.

1965 - Chegada da I Prova Aniversário APVC

Quatro meses depois participou, da "Prova Aniversário do APVC" com a caretera Ford chegando em 6º lugar, o vencedor foi Caetano Damiani com um motor Corvette de 4500cc, e Camillo Christofaro, o "Lobo do Canindé" chegou em 4º lugar com um motor Corvette de Corvette 4.343cc.
Novamente com a Alfa Romeo/Corvette participou no "Festival Interclubes" onde chegou em 2º lugar na prova de Mecânica Nacional, perdendo apenas para Camillo Christofaro que venceu a prova, mas vencendo Antonio Carlos Aguiar que ficou com a 3ª colocação.

1966 - Sua última prova foi aos 23 anos de idade, a “VII Mil Milhas Brasileiras” em nova parceria com seu pai, Luiz Valente com a carretera Ford
Um ano depois saiu da "Duchen" e não competiu mais pois não tinha carro de corrida, usava os da equipe, por isso sua carreira automobilística foi curta. Após a saída comprou um posto de combustíveis em sociedade com um dos irmãos, no bairro de Vila Guilherme em São Paulo, pouco tempo depois, com quase 24 anos de idade, casou-se e desse casamento nasceu um casal de filhos.

Como gostava mesmo era de mecânica, vendeu o posto e foi trabalhar em oficinas, trabalhou em três até resolver abrir a sua própria na Rua Harmonia no bairro de Vila Madalena em São Paulo, onde cuidava de consertos comuns, para clientes comuns e também funilaria e pintura, nada de carros de corrida, apesar de ainda gostar muito isso já era passado. Após alguns problemas se desinteressou pela oficina e vendeu, comprando em seguida um táxi, só para ficar em atividade até se aposentar.
Saindo a aposentadoria mudou-se para a Praia da Gaivota em Itanhaem (SP), mas não abandonou a casa no bairro paulistano de Sumaré, para onde vinha frequentemente visitar o pai, Luiz Valente, que faleceu em 4 de fevereiro de 2010 aos 99 anos de idade.
Sua vida profissional foi toda voltada para a mecânica e atividades ligadas aos automóveis.



Carreira de Luiz Carlos Valente (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

24/11/1963 -
1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - Com Luiz Valente - 11° na geral e 8° na Cat. TFL
08/03/1964 - G.P. Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22
- 2° Lugar
26/04/1964 -
I Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - Abandono por quebra mecânica
05/07/1964
- G.P. Vitória da Democracia - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - 5° Lugar
11/10/1964 - Prova John Kennedy - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette n° 22 (Mecânica Nacional) - 3° Lugar

27/03/1965 -
1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - Com Luiz Valente - 29° na geral e 13° na Cat. TFL
25/07/1965 - I Prova Aniversário APVC - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22 - 6° Lugar
10/10/1965 - Festival Interclubes - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette n° 22 (Mecânica Nacional) - 2° Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600
n° 22 - Com Luiz Valente - 10° na geral e 7° na Cat. TFL


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