Página acrescentada em 16 de abril de
2005.
Luiz Carlos Valente
por
Paulo Roberto Peralta
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Luiz Carlos e
Peralta/2005 |
Nasceu
no bairro do Sumaré em São Paulo no dia 22 de maio de 1943, passou
sua infância e adolescência entre o bairro e o autódromo de
Interlagos vendo o pai, Luiz Valente,
disputar corridas com os "charutinhos" (monopostos) da categoria
Mecânica Nacional, era o seu mais animado torcedor, incentivador e
colaborador.
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1958 -
Equipe
“Duchen” - Mil Milhas
Da esq. para dir.: Higa e Arnaldo, mecânicos, Luiz
Carlos (macacão preto), Mario (tio) e Ivo (irmão). |
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1963 - Nova carretera Ford 1934 equipada
com motor do caminhão F-600 |
Tomou
gosto por carros e mecânica e já aos 15 anos foi trabalhar na
oficina da "Biscoitos Duchen" junto com o pai, assim poderia
aprender mais e se desenvolver, e ainda fazendo o que mais gostava:
participar do preparo dos carros e ajudar a equipe nos boxes das
competições. Ficou por oito anos na "Biscoitos Duchen", de onde saiu
em 1966.
Em 1963,
com 20 anos, quando seu pai comprou a carretera Ford 1934 do
mecânico de Justino de Maio ajudou na preparação do carro,
instalaram carburador Quadrijet, comando de válvulas de competição e
um balanceamento super bem feito,
e foi com ele que estreou como piloto de competição, dividindo com o
pai a condução da nova carretera na prova "1600 Quilômetros de
Interlagos", chegando em 11º lugar na geral, nada mal para um
estreante correndo contra os “feras” das carreteras e as equipes de
fábrica.
Em 1964
participou de três provas com a carretera, inclusive o “GP Rogê
Ferreira” onde Caetano Damiani
retornava às competições estreando a famosa carretera nº 34, foi
segundo, perdendo apenas para Caetano e superando ninguém menos que
Emilio Zambello, que ficou em
terceiro.
Depois, mais experiente, correu pela primeira vez com a Alfa Romeo/Corvette
de seu pai, carro da categoria Mecânica Nacional, "Prova John
Kennedy" e saiu-se muito bem, uma terceira colocação.
Continuou competindo em 1965. Na segunda edição da prova "1600
Quilômetros de Interlagos” no ano de 1965, correndo novamente em
parceria com o pai, teve o cubo da roda quebrado e perdeu a roda, na
tentativa de chegar aos boxes para consertar acabou amassando o
tambor de freio de tanto arrastar no chão, o que acabou causando um
atraso ainda maior, pois precisou ser trocado, e estava muito
quente.
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1965 -
Chegada da
I Prova Aniversário APVC |
Quatro meses depois participou, da "Prova Aniversário do APVC" com a
caretera Ford chegando em 6º lugar, o vencedor foi
Caetano Damiani com um motor
Corvette de 4500cc, e Camillo
Christofaro, o "Lobo do Canindé" chegou em 4º lugar com um motor
Corvette de Corvette 4.343cc.
Novamente com a Alfa Romeo/Corvette participou no "Festival
Interclubes" onde chegou em 2º lugar na prova de Mecânica Nacional,
perdendo apenas para Camillo
Christofaro que venceu a prova, mas vencendo
Antonio Carlos Aguiar que ficou com a 3ª
colocação.
1966 - Sua última prova foi aos 23 anos de idade, a “VII Mil Milhas
Brasileiras” em nova parceria com seu pai,
Luiz Valente com a carretera Ford
Um ano depois saiu da "Duchen" e não competiu mais pois não tinha
carro de corrida, usava os da equipe, por isso sua carreira
automobilística foi curta. Após a saída comprou um posto de
combustíveis em sociedade com um dos irmãos, no bairro de Vila
Guilherme em São Paulo, pouco tempo depois, com quase 24 anos de
idade, casou-se e desse casamento nasceu um casal de filhos.
Como
gostava mesmo era de mecânica, vendeu o posto e foi trabalhar em
oficinas, trabalhou em três até resolver abrir a sua própria na Rua
Harmonia no bairro de Vila Madalena em São Paulo, onde cuidava de
consertos comuns, para clientes comuns e também funilaria e pintura,
nada de carros de corrida, apesar de ainda gostar muito isso já era
passado. Após alguns problemas se desinteressou pela oficina e
vendeu, comprando em seguida um táxi, só para ficar em atividade até
se aposentar.
Saindo a aposentadoria mudou-se para a Praia da Gaivota em Itanhaem
(SP), mas não abandonou a casa no bairro paulistano de Sumaré, para
onde vinha frequentemente visitar o pai, Luiz
Valente, que faleceu em 4 de fevereiro de 2010 aos 99 anos de
idade.
Sua vida profissional foi toda voltada para a mecânica e atividades
ligadas aos automóveis.
Luiz Carlos Valente faleceu em 19 de junho de 2024 com 81 anos de
idade, em São Paulo.
Carreira de Luiz Carlos Valente
(Com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
24/11/1963 -
1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600
n° 22 - Com Luiz Valente - 11° na geral e 8° na
Cat. TFL
08/03/1964
- G.P. Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22
-
2° Lugar
26/04/1964 -
I Prêmio
Constantino Cury -
Interlagos/SP - SP
- Carretera
Ford/F-600 n° 22 - Abandono por quebra
mecânica
05/07/1964
- G.P. Vitória da Democracia -
Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22
- 5° Lugar
11/10/1964 - Prova John Kennedy
-
Interlagos/SP
- Alfa Romeo/Corvette n° 22
(Mecânica Nacional) - 3° Lugar
27/03/1965 -
1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600
n° 22 - Com Luiz Valente -
29° na geral
e 13° na
Cat. TFL
25/07/1965 - I Prova Aniversário APVC -
Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 n° 22
-
6° Lugar
10/10/1965 - Festival Interclubes
-
Interlagos/SP
-
Alfa Romeo/Corvette n° 22 (Mecânica
Nacional) - 2° Lugar
27/11/1965 -
VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP
- Carretera Ford/F-600
n° 22 - Com Luiz Valente - 10° na geral
e 7° na Cat. TFL
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