Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 20 de novembro de 2005.
 

Pedro Carneiro Pereira
por Paulo Roberto Peralta

Pedrinho, assim ele era chamado, adorava esporte e jornalismo, na infância gostava de organizar partidas de futebol de botão e narrar essas partidas. Gaúcho, nasceu em 11 de março de 1938, em Porto Alegre. Em 1961 iniciou na Rádio Guaíba, vindo da Difusora, inicialmente como locutor comercial e em pouco tempo já era o principal locutor esportivo da rádio. Voz clara, dicção perfeita e principalmente ritmo e estilo. Mas, Gremista que era, o grito de gol do Grêmio era sempre alguns segundos mais longo que dos gols do Internacional.
Corridas ele conheceu transmitindo algumas provas, inclusive as Mil Milhas, e a partir daí nasceu mais uma paixão: o automobilismo. Começou a correr em 1962, ainda solteiro.

Fora do automobilismo foi advogado e publicitário (diretor da Standard Propaganda na região sul), mas principalmente locutor oficial de esportes da rádio Guaíba onde era também o Diretor do Departamento de Esportes. Foi casado e pai de um filho e duas filhas.

Ao volante de um Gordini/63

Correu de Volks e Gordini, de carretera fez 2 provas : na última, a prova Antoninho Burlamaque de 1966, entre Gravataí e Capão da Canoa, atropelou um porco que atravessou a estrada, além matar o porco, danificar bastante a carretera, quebrou o braço direito, fato que quase o impediu de viajar para transmitir a Copa do Mundo de Futebol de 1966, onde o Brasil foi eliminado nas oitavas de final, fato que o deixou indignado.

FNM/JK 2.0 - 1968

Até então suas participações eram esporádicas, mas a partir de 1968 comprou um FNM/JK 2.000 da categoria Turismo acima de 1.300cc. e passou a participar mais regularmente das competições.
Com a inauguração do autódromo de Tarumã, do qual foi um dos maiores incentivadores de sua construção, comprou um Chevrolet Opala branco 4 portas que Bird Clemente, de São Paulo, havia usado para estabelecer o recorde brasileiro de velocidade em linha reta. Um carro muito competitivo, com o qual se consagrou.

Foi também um dos 20 pilotos gaúchos a comprar o Bino Fórmula Ford em 1971, mesmo ano em que comprou o Opala.
Foi presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo e do Automóvel Clube do RS e uma das figuras mais importantes do automobilismo gaúcho dos anos sessenta e setenta.

Mas em 1973, no dia 21 de outubro numa prova pelo campeonato gaúcho da divisão 3, Pedro se envolve num acidente com outro competidor, Ivã Iglesias, os dois acabam capotando e o fogo logo toma conta dos carros, impedidos de escapar e com os bombeiros não equipados adequadamente, morrem os dois, rivais na pista mas amigos fora dela.
A primeira homenagem a Pedrinho ocorreu minutos após sua morte, um repórter informou o acidente à equipe da rádio Guaíba no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Ranzolin, o locutor, preparava-se para narrar a partida entre Internacional e São Paulo e noticiou o falecimento, complementando aos ouvintes que a Rádio Guaíba não transmitiria a partida, pois a equipe não teria condições emocionais para isso. Os torcedores, que lotavam o estádio, radinho no ouvido, começaram a aplaudir. O juiz do jogo, Arnaldo Cezar Coelho, assim que soube da morte de Pedro, parou o jogo e pediu um minuto de silêncio aos jogadores, no que foram acompanhados pela multidão, um silencio sepulcral como o Beira-Rio nunca experimentou. A emissora silenciou e passou a tocar músicas sacras.

"Pedro Carneiro Pererira - O narrador de emoções", Imagens da Terra Editora, livro sobre a vida de Pedrinho, escrito por Leandro Martins. 
"Pedrinho morreu na primavera", esse é o nome de um excelente
documentário produzido por alunos do curso de Comunicação Social da ULBRA-Canoas/RS. Clique e veja, é um documentário com 20min. de duração.

Largada 27/8/72 (ao lado Pedro DeLamare # 84) Correndo na chuva 27/8/72 Pedro no autódromo de Tarumã/RS

    
11/03/73 - 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford  21/10/73 - Instantes antes do acidente

Participações em provas
(colaboração de Alexandre Brandão Marques e complementação de Napoleão Ribeiro)

06/05/1962 - I 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - Com Verner Meyer - VW Sedan - 1.192cc -
10º na geral e 2º
na classe A

18/11/1962 - I Festival de Recordes - Guaíba/Camaquã/RS - Chevrolet/Corvette nº 78 - 4.500cc - 4º Lugar

27/01/1963 - GP Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre/RS - Renault Gordini nº 37 - 850cc -
ND na geral e 5º na classe A
23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - Com Arno Dreher - Renault Gordini nº 37 - 850cc - ND na geral e 3º na classe A
23/01/1966 - XII Prova Antoninho Burlamaque - Gravataí/Capão da Canoa/RS
- Chevrolet/Corvette nº 78 - 4.500cc - TFL - Acidente
11/02/1968 - XIII Prova Antoninho Burlamaque - Porto Alegre/Capão da Canoa/RS - FNM/JK 2000 nº 37 - 1.975cc - 11º na geral e 5º
na cat. T+1.3

24/03/1968 - Prova Governador Paulo Pimentel - Autódromo de Pinhais/PR - FNM/JK 2000 nº 43 - 1.975cc -
TFL 8º Lugar
Participou de duas corridas no mesmo dia
24/03/1968 - Prova Omar Sabbage - Autódromo de Pinhais/PR - FNM/JK 2000 nº 43 - 1.975cc -
2º na geral e 2º na cat. T+1.3
04/08/1968 - 200 Quilômetros de Porto Alegre/RS - Pedra Redonda - FNM/JK 2000 nº 28 - 1.975cc - 3º na geral e 3º na cat. T+1.3
22/12/1968 - III 12 Horas de Porto Alegre/RS - Circuito da Cavalhada - Com Alfredo Oliveira FNM/JK 2000 nº 28 - 1.975cc -
T+1.6 ND
08/11/1970 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho - Classe D - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 3.769cc - T+3.0  5º lugar
06/12/1970 - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho - Classe D - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 3.769cc -
T+3.0  4º lugar
03/01/1971 - 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho (70) Classe D - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 3.769cc - T+3.0  2º lugar
21/03/1971 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 3.769cc -
T+3.0 1º Lugar
16/05/1971 - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 3.769cc - T+3.0 1º Lugar
04/07/1971 -
3ª Etapa do Campeonato Gaúcho - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 3.769cc - T+3.0 1º Lugar
29/08/1971 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 17º Lugar
12/09/1971 - 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc -
6º Lugar
26/09/1971 - IV 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã/RS - Com Ismael Chaves - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc - T+3.0  AB
17/10/1971 - VII 500 Quilômetros de Porto Alegre - Tarumã/RS - Com Ismael Chaves - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
T+3.0  2º lugar
28/11/1971 - 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 6º Lugar
12/03/1972 - 3 Horas de Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
T+3.0  2º lugar
09/04/1972 - 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 5º Lugar
Participou de duas corridas no mesmo dia
09/04/1972 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc - T+3.0  1º lugar
11/06/1972 - 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc -
24º lugar
16/07/1972 - VIII 500 Km de Porto Alegre - Tarumã/RS Com Ismael Chaves - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc - T+3.0  AB
27/08/1972 - 2ª Etapa do Brasileiro de Turismo Div.3 - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
T+3.0  1º lugar
17/09/1972 - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 4º lugar
07/10/1972 - V 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã/RS - Com Ismael Chaves - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
T+3.0  1º lugar
19/11/1972 - 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 16º lugar
Participou de duas corridas no mesmo dia
19/11/1972 - 4ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc - AB
11/03/1973 - 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford e 1ª do Gaucho - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc -
3º lugar Bras. e 2º Lugar no Gaucho
08/04/1973 - 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo Div.3 - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc - 10º na geral e 1º na cat. T+3.0
29/04/1973 - 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc -
AB
20/05/1973 - 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Div.3 e 2ª do Gaucho - Tarumã/RS - Com Dado Andrade - Chevrolet Opala 
nº 22 - 4.098cc -
23º na geral e 5º na cat. T+3.0 no Bras.e 2º no Gaucho
27/05/1973 - 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Interlagos/SP - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc -
9º lugar
19/08/1973 - 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 4º lugar
01/09/1973 - VI 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã/RS - Com Ismael Chaves e Dado Andrade - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
3º na geral e 1º na cat. T+3.0
23/09/1973 - 4ª Etapa do Campeonato Gaúcho de F-Ford - Tarumã/RS - Bino F-Ford nº 5 - 1.440cc - 3º lugar
30/09/1973 - 6 Horas de Tarumã/RS - Com José Asmuz - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
T+3.0  3º lugar
21/10/1973 - 4ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo Div.3 - Tarumã/RS - Chevrolet Opala nº 22 - 4.098cc -
Acidente fatal na 2ª volta


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL