Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

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Pioneiros:
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Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 24 de fevereiro de 2007.

Marinho
(Mario Cesar de Camargo Filho)
por Paulo Roberto Peralta

Marinho 2007

Filho caçula entre 6 irmãos, nasceu em Ribeirão Claro (PR) no dia 15 de janeiro de 1937, passou a infância em Rancharia (SP) até chegar a hora de fazer o curso primário, aí foi para Campinas (SP) fez os dois primeiros anos no Colégio Ateneu Paulista, morando na casa de uma irmã, voltou à Rancharia onde fez os dois últimos anos do primário e o curso ginasial. Seu irmão, 17 anos mais velho, tinha uma revenda dos carros Studebaker, tratores Massey Ferguson e  caminhões Scania-Vabis, e em novembro de 1951 foi disputado o “Grande Prêmio Getulio Vargas”, prova que passava por três estados, SP, MG, RJ e SP, Marinho torceu por Chico Marques pois ele corria com um carro Studebaker, foi o 4º classificado.Em 1954 foi para São Paulo e morando na casa de uma irmã fez os dois primeiros anos do Curso Científico no Mackenzie e o terceiro no Colégio Piratininga, nessa época  trabalhava  no setor comercial de uma indústria têxtil. Em 1955 seu irmão lhe emprestou uma caminhonete Studebaker preparada e com ela teve seu primeiro contato com a pista de Interlagos, naquela época era possível entrar na pista e participar de “pegas”. Pouco depois comprou seu primeiro carro, um Volkswagem, e num “pega” de rua com outro Volks, esse pilotado por Jorge Lettry, que achando que o garoto guiava muito bem, parou e disse:
Pô, você anda forte, eu sou dono lá da Argos, me procure.” e deu um cartão. Marinho foi e virou um freqüentador assíduo. Com o apoio da Argos Marinho estreou em 1957 com seu Volks, numa prova de Subida de Montanha realizada na Estrada Velha de Santos organizada pelo Jornal HP. Foi o primeiro a largar, mas, por um erro dos organizadores, ao alcançar a serra colidiu com um jipe da organização. Teve de largar de novo, mesmo assim foi o 3º classificado na geral.
Com o Volks participou de mais duas provas, até que num “pega” de rua perdeu para o DKW de um diretor da Vemag, e como o, agora amigo, Jorge Lettry estava trabalhando na Vemag e já vinha lhe falando muito sobre o DKW optou por trocar por esse carro.

Sua estréia com o DKW em competições foi na inauguração do Circuito da Barra da Tijuca (RJ), e já nas primeiras curvas assumiu a liderança, deixando para trás o favorito, Severino Silva, que fez um protesto alegando que o carro estava sem o banco dianteiro original, inteiriço, e conseguiu com que Marinho fosse desclassificado.
- A vitória me valeu intimamente, depois daquele resultado eu sabia que podia vencer. Para mim, isto valia mais do que o prêmio.”, relembra Marinho.
Estréia em Poços de Caldas
(Foto de Jan Balder)
Em outubro de 1959, Poços de Caldas (MG) Marinho chegou com o DKW, carrinho pequeno, motor três cilindros, dois tempos, e alinhou contra os carros da época, possantes carreteras com mais que o dobro de sua cilindrada e potência, Marinho não se intimidou, foi à luta e venceu a corrida na geral.
Começou aí sua fama de "Rei das Corridas de Rua".
Nesse mesmo ano é chamado para correr as Mil Milhas com um carro da fábrica fazendo dupla com Eduardo Scuracchio, foi uma iniciativa do Departamento de Testes. Na largada Marinho tomou a ponta e passou liderando a primeira volta:
”- É, foi emocionante. O povo quando viu aquele carrinho passar liderando, eu me lembro daquele povo todo levantando e ovacionando, ficou marcado para o resto da minha vida. Diz recordando.

Inauguração de Brasília 1960 - carro 62

Com essa equipe participou do “GP Juscelino Kubitscheck” na inauguração de Brasília (DF) em 1960. Foram realizadas três provas e ele participou de duas, Turismo GEIA, carros nacionais sem preparo e Turismo Preparado.
Em 1961 se casou com Suzana, e desse casamento nasceram 4 filhos.
12 Horas 1963
Na “Mil Milhas” de 1961, a Vemag vai de carretera, teto rebaixado, motor com 1089cc e mais de 100 cavalos, fez dupla com Bird Clemente, mas uma quebra da bomba de gasolina faz com que chegassem apenas em 6º lugar.
Em 1962 a Equipe Vemag, antes ligada ao Departamento de Testes, passou a ser oficialmente o Departamento de Competições e nesse mesmo ano Marinho abriu com o amigo Milton Masteguim a “Comercial M.M.”.
Na prova “500 Milhas de Interlagos”, em dezembro de 1962, foi convidado por Chico Landi para correr em dupla ao volante de um Porsche 356-S90.
Landi, nos treinos deixou o cabo do acelerador sem o curso total do pedal e Marinho tentava baixar o tempo e o tempo não melhorava:
- Não sei guiar esse troço aqui, esse negócio aqui não vai, o tempo não vem.  
E quando chegou a hora da classificação pensou em desistir, mas Chico Landi foi atrás do carro, abriu o capô e esticou o cabo. Marinho foi para a pista e fez a pole. 
Liderou boa parte da corrida, até que quebrou a roda traseira direita na Curva 3, e com isso caíram para o último lugar, aí foi andar o que dava e o que não dava, com duas horas
de prova o freio a tambor já havia acabado, mas mesmo assim com todos esses problemas chegaram em 2º lugar.
Em 1962 ainda, ganhou o direito de usar um carro DKW igual ao que usava nas pistas, só que em versão original, além de desconto na compra de outros veículos e ajuda de custos, foi, junto com Bird Clemente, que fez a reivindicação, um dos primeiros pilotos a receber para correr.
Araraquara 1963 - Fórmula Junior
Em 1963 Marinho participou de duas provas com o Fórmula Junior “Landi/Bianco/DKW”. Em Araraquara (SP) bateu o recorde absoluto do circuito e menos de um mês depois, no “500 Quilômetros", bateu o recorde de velocidade da categoria. Estas atuações lhe valeram o Prêmio Victor da categoria oferecido pela revista Quatro Rodas da Editora Abril e que recebeu no início de 1964.
Com a chegada dos Willys Interlagos, Marinho conhecia o “carrozieri” Rino  Malzoni, de Matão (SP), que já tinha feito um protótipo com mecânica DKW, ajudou a Vemag a convencê-lo a fazer um carro esportivo para que a equipe pudesse fazer frente às Berlinetas da Willys, Rino fez o primeiro o GT Malzoni, ainda em chapa, esse primeiro carro Marinho comprou em 1964, e passou a correr com ele.
6 Horas de Velocidade - Interlagos 1964
(Foto de Claudio Habara)
Aprovado o modelo, foi constituída uma empresa para sua produção em série, mas em fibra de vidro para ficar mais leve, a Lumimari Ltda. Iniciada a produção, em 1965, a equipe Vemag comprou as três primeiras carrocerias que foram preparadas por Jorge Lettry e Crispim. Além da versão espartana vendida para competições existia uma versão "de rua" com acabamento melhorado, produzida até 1966, quando reestilizada passou a se chamar Puma DKW.
Circuito de Rivera/Uruguai - 06-12-1964
Atrás, o Panhard de "Flor del Campo"
Na “12 Horas de Brasília” de 1964  correu com seu sobrinho “Cacaio” em um Fiat/Abarth 850TC e estavam indo muito bem, só que carro não estava adequadamente preparado para uma prova noturna, apenas foram colocados dois faróis fortes, de milha. Então numa das paradas para troca de pneus e reabastecimento, “Cacaio” desligou o carro que depois não pegava, não tinha mais bateria e a equipe empurrou, o que não era permitido, por isso foram desclassificados da prova.
Quando Jorge Lettry resolveu construir o “streamlined” Carcará, Marinho era a escolha natural para pilotá-lo, fez os testes iniciais em
Interlagos, e foi ao Rio de Janeiro para o recorde, mas no teste realizado na véspera, 28 de junho de 1966, Marinho reclamou que o carro “passarinhava” muito, e Jorge constatou que como não havia colocado uma barra estabilizadora o carro pressionava muito no chão e a resposta de direção era muito grande, Marinho julgou muito arriscado e sugeriu levar o carro de volta à São Paulo para corrigir o problema, como Jorge Lettry já estava saindo da Vemag em função do fechamento da equipe decidiu continuar pois não haveria uma segunda chance para realizar a tentativa, aí Marinho desistiu e voltou para São Paulo.
Marinho e Landi - 1966
Em 1966 Marinho saiu da Lumimari e com o fim da equipe Vemag, Jorge Lettry entrou em seu lugar como sócio e a empresa mudou a razão social para Puma Veículos e Motores Ltda., vendeu também sua parte na sociedade da “Comercial M.M.” e começou de novo com a “Marinho Veículos” na Rua Tabapuã, bairro do Itaim em São Paulo (SP), oficina autorizada Vemag para logo passar para “Posto Volkswagem” e logo em seguida associado à Eugenio Martins conseguiram a concessão de revenda Volkswagem, preparava carros também e pelo menos dois deles fizeram sucesso, o Puma do Paulão Gomes e o Volks 4 portas, “Zé do Caixão” que foi 2º lugar na “24 Horas de Interlagos” de 1970 com Fausto Dabbur e Emerson Maluf.
Cartaz promocional
Com o fechamento da equipe Marinho ficou com um Malzoni e correu por conta própria mais duas provas e parou, mas menos de um ano depois participou em dupla com “Cacaio” da prova “500 Quilômetros de Interlagos” de 1967, com um Fitti-Vê, fizeram a pole e foi “Cacaio” que largou, mas antes de completar uma hora de competição foi envolvido num acidente na Curva 3 com diversos carros e teve que ir para os boxes, a participação de Marinho nessa que foi sua última corrida ficou limitada aos treinos. Em 1971 Marinho vendeu sua parte da sociedade com Eugenio e se mudou para Ourinhos (SP). Diz que trabalhava a semana toda, aí, sábado, pista, domingo, pista, não tinha mais tempo para a família, resolveu ir para Ourinhos ser revendedor GM, mas acabou mudando para Chrysler. O desenvolvimento do Polara, versão melhorada do Dodge 1800 foi feita com a ajuda de Marinho, em Ourinhos. Depois trabalhou com caminhões, e novamente ajudou na formulação do caminhão Volkswagem e do motor MWM veicular.
Atualmente, ainda em Ourinhos, tem um posto de combustíveis e participa assiduamente de encontros de antigomobilistas da marca DKW.
Quando estavam na Vemag, Marinho e Bird receberam um convite da Auto Union para participar do Rali de Monte Carlo, mas a resposta da C.B.A., na época em briga com o A.C.B., foi de que quem fosse correr fora do país não corria mais aqui no Brasil, teria sua licença cassada. Eles tentaram de todas as formas, mas não conseguiram reverter a posição da C.B.A., então não foram, era apenas uma corrida e aqui tinham uma carreira pela frente.
 
Os carrinhos que "pipocavam" contra as carreteras:
Preliminar do Torneio Sulamericano - 10/01/1960 - Interlagos
Acervo: Milton de Mello Bonani
 
Primeira fila:
21 - Carretera Chevrolet  - Ivo Rizzardi
78 - Carretera Chevrolet - Antonio Versa
34 - DKW Vemag - Christian Heins
      (carro da Serva Ribeiro, precursora da equipe Vemag)
10 - DKW Vemag - Marinho Cesar Camargo
      (carro branco de fábrica, mas ainda não equipe oficial)

Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro e Ricardo Cunha)

06/05/1957 - I Subida de Montanha de São Paulo/SP - VW Sedan 1.192cc - ND na geral e 3º na T-1.3
06/11/1957 - I Quilômetro de Aceleração em São Paulo/SP - VW Sedan 1.192cc - ND na geral e 1º na Turismo
11/05/1958 - I Prova de Aceleração - Cumbica - Guarulhos/SP - VW Sedan 1.192cc nº 3 - 8º na geral e na C-1.3
28/09/1958 - Inauguração do Circuito da Barra da Tijuca/RJ - DKW F-93 992cc - 1º na geral e na T-2.0 - DQ
18/10/1959 - III Circuito de Poços de Caldas/MG - DKW F93 992cc nº  64-A - 1º na geral e na T-2.0
25/10/1959 - III Subida da Montanha de São Paulo - Estrada Velha de Santos/SP - DKW F93 992cc nº 64 - 4º na geral e 4º na SFL
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 64 - C/Eduardo Scuracchio - 12º Lugar
10/01/1960 - Torneio Triangular Sulamericano - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10-A - 3º na geral e 2º na T-2.0
17/01/1960 - GP Cidade do Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ - DKW Vemag 981cc nº 10 - 3º na geral e 1º na T-2.0
13/03/1960 - II Circuito de Piracicaba/SP - TFL  - DKW Vemag 981cc nº 10-A - 1º na geral e na T-2.0
23/04/1960 - GP Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Turismo GEIA - Brasília/DF - DKW Vemag 981cc nº 62 - 8º na geral e 2º na T-1.3
23/04/1960 - GP Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Turismo Preparado - Brasília/DF - DKW Vemag 981cc nº 62A - 3º na geral e na T-2.0
15/05/1960 - II Quilômetro de Aceleração - Aeródromo de Cumbica/SP - DKW Vemag 981cc nº 10-A - ND na geral e 1º na T-1.3
12/06/1960 - Prova Presidente do ACB - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10-A - 2º na geral e 1º na T-2.0
03/07/1960 - 24 Horas GEIA - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 17 - C/Eduardo Scuracchio - 8º na geral e 3º na T-1.3
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/Ciro Cayres - 10º Lugar
14/01/1961 - Preliminar do Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - 4º na geral e 2º na T-2.0
13/05/1961 - Circuito de Piracicaba/SP - TFL - DKW Vemag 981cc nº 10-A - 1º na geral e na T-2.0
03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 8 - C/Luiz Antônio Greco - 17º na geral e 6º na T-1.3
07/10/1961 - I 100 Milhas da Guanabara - Aterro do Glória/RJ - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.3
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/Bird Clemente - 6º Lugar
17/12/1961 - I Circuito da Barra - Salvador/BA - DKW Vemag 981cc nº 10 - TFL - 1º Lugar
25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/Bird Clemente - DQ
25/02/1962 - Festival de Recordes - DKW - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - DKW - 2º Lugar
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e naT-1.3
07/04/1962 - I Prêmio Aniversário ACESP - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.3
20/05/1962 - Festival Automobilístico ACESP - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.3
27/05/1962 - II 100 Milhas da Guanabara - Aterro da Glória/RJ - DKW Vemag 981cc nº 10 - 5º na geral e 1º na T-1.3
22/07/1962 - VII Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 10 - 4º na geral e 2º na T-1.3
22/07/1962 - VII Circuito de Petrópolis/RJ - Grupo II - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.3
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Grupo I - DKW Vemag 981cc nº 12 - 1º na geral e na T-1.0
19/08/1962 - I Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.0
02/09/1962 - I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - 12º na geral e 4º na T-1.0
08/12/1962 - I 500 Milhas de Interlagos/SP - Porsche 356-S90 1.582cc nº 2 - C/Chico Landi/Rolf Sandtfoss - 2º na geral e 1º na T+1.3
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/Bird Clemente/Flávio Del Mese - T-1.3 - DQ
10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 11 - C/Bird Clemente/Flávio Del Mese - 3º na geral e 1º T-1.3
23/06/1963 - II 12 Horas de Porto Alegre/RS - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/Bird Clemente - 6 º na geral e 2º na Classe B
28/07/1963 - VIII Circuito de Petrópolis/RJ - DKW Vemag 981cc nº 10 - T-1.3 - AB
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Grupo III - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.0
25/08/1963 - II Circuito de Araraquara/SP - Mec. Nac. - Landi/Bianco/DKW 1.089cc nº 10 - MN-2.5 - ND
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - Landi/Bianco/DKW 1.089cc nº 10 - C/Bird Clemente - MN-1.1 - AB
10/11/1963 - I 1500 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/ "Cacaio" Joaquim Carlos Telles de Matos - T-1.6 - DQ
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos - Interlagos/SP - DKW Vemag 1.089cc nº 10 - C/ "Cacaio" Joaquim Carlos Telles de Matos - 8º na geral e 3º na T-1.6
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo - Brasília/DF - Fiat Abarth 850TC 843cc nº 17 - C/ "Cacaio" Joaquim Carlos Telles de Matos - T-850 - DQ
07/06/1964 - I GP do Estado da Guanabara - Ilha do Fundão/RJ - DKW Vemag 981cc nº 10 - T-1.3 - ND
19/07/1964 - I 6 Horas de Interlagos/SP - DKW Malzoni  1.089cc nº 10 - 20º na geral e 2º na PT
26/07/1964 - III 100 Milhas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 4º na geral e 2º na PT
23/08/1964 - IV Circuito de Piracicaba/SP - DKW Vemag 1.089cc nº 10 - 1º na geral e na T-1.3
10/10/1964 - I Prêmio Simon Bolivar - Interlagos/SP - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 1º na geral e na PT
11/10/1964 - I Prêmio John Kennedy - Interlagos/SP - Landi/Bianco/DKW 1.089cc nº 10 - 5º na geral e 1º na MN-2.5
18/10/1964 - I 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - C/Eduardo Scuracchio - 3º na geral e 1º na PT
06/12/1964 - I Campeonato Internacional de Automobilismo - Rivera/Uruguai - DKW Vemag 1.089cc nº 10 - ND na geral e 1º na Cat.B
14/03/1965 - 3 Horas de Velocidade - Cidade Universitária - Recife/PE - DKW Malzoni 1.089cc nº 9 - 5º na geral e na TFL
27/03/1965 - II 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - DKW Vemag MM 1.089cc nº 10 - C/Francisco Lameirão - 14º na geral e 9º na T-1.6
16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - DKW Malzoni 1.089cc nº 7 - C/Francisco Lameirão - PT - ND
20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 2º na geral e 1º na PT
08/08/1965 - V Circuito de Piracicaba/SP - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 1º na geral e na PT
15/08/1965 - I GP Rodovia do Café - Curitiba-Apucarana-Curitiba/PR - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 4º na geral e 2º na PT
19/09/1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 2º na geral e 1 na PT
10/10/1965 - I Festival Interclubes - Interlagos/SP - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 1º na geral e na PT
24/10/1965 - IV 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag 1.089cc nº 10 - 3º na geral e 1º na T-1.3
28/05/1966 - III 24 Horas de Interlagos/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - C/Norman Casari - 10º na geral e 5º na T-1.3
12/06/1966 - GP IV Aniversário APVC - G III - Interlagos - SP - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - 1º na geral e PT
14/08/1966 - VI Circuito de Piracicaba/SP - DKW Vemag 981cc nº 10 - 1º na geral e T-1.3
04/09/1966 - V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - DKW Vemag 1.089cc nº 10 - 3º na geral e 1º na T-1.3
07/09/1966 - IX 500 Km de Interlagos/SP - DKW Vemag 1.089cc nº 10 - 4º na geral e 1º na T-1.3
19/11/1966 - VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - C/Eduardo Scuracchio - 2º na geral e 1º na PT/GT
18/12/1966 - Mil Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - DKW Malzoni 1.089cc nº 10 - C/ "Cacaio" Joaquim Carlos Telles de Matos - 19º na geral e 7º na PT
10/09/1967 - X 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Fitti/Vê 1.192cc nº 11 - C/ "Cacaio" Joaquim Carlos Telles de Matos - AB - (15º Lugar)

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