Voltar à página inicial

Página acrescentada em 30 de agosto de 2025.
 

FLÁVIO DEL MESE

Nascimento: 27/02/1934  -  Falecimento: ...

2014

Flavio nasceu em 27 de fevereiro de 1934, filho de Dr. Renato Del Mese (italiano, natural de Bruciatti) e Dna. Hilda Pandolfo Del Mese, em Muçum, mas sempre vinculado a Caxias do Sul, costuma dizer que nasceu em Caxias do Sul com 01 ano de idade, diz Susana Gastal, co-autora de seu livro “Flavio Del Mese: Um nômade pelo Mundo”.

Nome completo Flavio Lupo Trimalcione Del Mese
Nota: O nome "Trimalcione" remete ao personagem Trimalchio do Satyricon de Petronio, um liberto rico e extravagante da literatura romana, mas não há evidências de que Flavio tenha alguma conexão direta com esse personagem além do nome. É possível que o nome seja uma homenagem ou escolha estilística de sua família. (GROCK)

Casado com Eliana Donatelli Moura Del Mese, mas não consegui a data do casamento.
É aposentada como Procurador do Estado desde 1999.


Consultei o GROCK sobre Flavio Del Mese, e a resposta foi essa:
"- Flávio Del Mese, conforme descrito em fontes disponíveis, teve uma carreira automobilística notável, especialmente por sua participação como piloto de competições na década de 1950 e 1960. Ele foi integrante da primeira Equipe de Fábrica do Brasil, a vitoriosa equipe da DKW-Vemag, que marcou história no automobilismo brasileiro. A DKW-Vemag competiu com destaque em provas nacionais, como as Mil Milhas Brasileiras, e Del Mese contribuiu para o sucesso da equipe em um período em que o automobilismo no Brasil começava a se profissionalizar. Além disso, Del Mese é descrito como uma figura multifacetada, com uma vida que vai muito além das pistas. Ele também foi fotógrafo, piloto de aviação civil, colecionador de arte e viajante profissional."

Nós, aqui, vamos falar apenas de sua carreira automobilística.
Seu gosto por automobilismo começou ainda no tempo do colegial, como os internos tinham direito à uma saída aos domingos, numa dessas ele foi com um amigo assistir uma corrida no Parque da Redenção:
"- ... estávamos  na "Curva da Engenharia" quando passou o pelotão da frente, nisso um Citroen e um Standard Vanguard bateram em uma árvore próxima. Correria, o tumulto dos que correram para ver os estragos, os pilotos, etc.... os ponteiros já vinham novamente, todos se afastaram e um sujeito permaneceu estirado, imóvel no asfalto. Quem sabe se por instinto ou por ser filho de médicos eu queria ajudar. Arrastamos a vítima da pista... abriu um dos olhos e um dos comissários lhe disse: "- Fique deitado, a ambulância já vem. O senhor se machucou muito? Onde o carro o atingiu?" E ele respondeu: "- Os carros não me atingiram, e não fui atropelado, eu caí da árvore quando eles bateram." - Depoimento de Flavio Del Mese no livro 24 Horas de  Interlagos".

Estréia de Del Mese com Volkswagem 1600

Anos mais tarde tendo comprado um VW resolveu, aos 23 anos, resolveu experimentar pilotar numa corrida, o "II Circuito Cidade de Canela", chegou em 2º lugar na categoria Turismo até 1000cc., e era sua estréia!.
Gostou tanto que 4 meses depois correu de novo, a prova "Circuito de Novo Hamburgo", dessa vez em duas categorias, chegou, de novo, em 2º lugar na sua categoria e em 4º na categoria Turismo até 2000cc.
20 dias depois se inscreveu no "Circuito Caxias do Sul" em 2 categorias, com o mesmo VW e novamente chegou em 2º lugar na categoria de Turismo até 1000cc. e em 4º lugar na categoria esporte.

Mil Milhas Brasileiras - 1957

Entusiasmado, se associou ao amigo Gabriel Cuchiarelli e foram para São Paulo disputar a "II Mil Milhas Brasileiras", a última prova do ano de 1957.
A largada foi no estilo Le Mans, e por sorteio ficaram em 29º lugar na fila (eram 44 inscritos). Dada a largada iam indo bem, no meio do pelotão, quando Del Mese capotou na108ª volta na curva 2, do circuito antigo, mas apesar disso ainda ficaram com o 30º lugar na classificação final.

Resultados na prova em Piriápolis no Uruguai

Em 1958, no mês de março foi correr, a convite dos uruguaios, em Piriápolis (Uruguai) a prova foi vencida pelo uruguaio Oscar Alfredo Galvez, seguido pelos gaúchos Catharino Andreatta (2º) e Aristides Bertuol (3º), na categoria Força Livre, e ele correndo de DKW chegou em 8º lugar na categoria Força Limitada.

DKW Subindo a Serra

A próxima prova foi em São Paulo em agosto, "Subida da Estrada Velha de Santos", Del Mese já se destacava pois foi do Rio Grande do Sul até São Paulo guiando, sozinho, o mesmo DKW (F-91) com que iria fazer a prova. Na verdade ele não ia sozinho, ia com Karl Iwers, mas ele, muito ocupado, resolveu não ir.
"
- Realizou-se anteontem, na antiga estrada para Santos, no Caminho do Mar, a segunda prova automobilística "Subida da Montanha, promovida pelo jornal especializado "H P" (Jorge Lettry) ... Na categoria até 1300cc., a que teve o maior numero de concorrentes, o  vencedor foi o gaúcho  Flavio Del Mese, com um DKW, com o ótimo tempo de 8' e 4". - Transcrição de um trecho publicado no jornal " - O Estado de São Paulo" de 12 de agosto de 1958
"
- Fui o primeiro a largar. Fiz uma subida sem erros ... Na chegada me disseram: "Você foi bem!". O que não queria dizer nada. Em Subida de Montanha, você chega e fica sozinho ... e assim permaneci até o meio-dia quando veio a noticia de que eu vencera na categoria ... já valera a pena ir a São Paulo... quando por fim anunciaram o melhor tempo de todos:: o DKW nº54, do Rio Grande do Sul. Nem eu acreditava!!" Flavio Del Mese no livro Das pistas para a história.

Mil Milhas Brasileiras- 1958

Próxima prova foi a "III Mil Milhas Brasileiras", em dupla com Karl Iwers com o DKW nº 75,, mas não foi feliz, ao fazer a curva 2 (circuito antigo) desgarrou e saiu da pista, e o carro pegou fago, Se feriu sem  gravidade. Foi a última prova de 1958.

Em 1959 só participou de uma prova em Curitiba (PR) e duas no Rio Grande do Sul , a do Paraná foi a "Prova Ayrton Cornelsen" onde com o DKW nº11 chegou em 1º lugar.

Em 1959 na "IV Mil Milhas Brasileiras" a Vemag participou pela primeira vez com carros próprios, 3 sedans brancos sem nenhuma inscrição com o nome da fábrica, só os números dentro de um circulo preto, mas ainda uma equipe de testes, correram: #60 - Paschoal Nastromagario/Eduardo Pacheco; #62 - Cláudio Daniel Rodrigues/Flavio Del Mese; e o #64 - Marinho/Eduardo Scuracchio. Lettry escolheu a cor branca (o carro DKW tinha origem alemã):
"- ...para vê-los era mais fácil já que não havia carros brancos, e na Mil Milhas era mais fácil de se ver os brancos, e depois branco era a cor alemã, a cor nacional, uma tradição do automobilismo". Jorge Lettry.

Correu em dupla com Cláudio Daniel Rodrigues no carro nº. 62 e chegaram em 9º lugar.

24 Horas de Interlagos - 1960

Em 1960 depois de vencer o "IV Circuito Cavalhada/Vila Nova" Del Mese foi a São Paulo para disputar a prova "I 24 Horas de Interlagos", que seria disputada nos dias 2 e 3 de Julho, como a Vemag não ia entrar com a equipe toda, ele acertou, através do preparador Sérgio Cabeleira, uma parceria com Roberto Gallucci, que tinha um DKW:
"- ... foi um carro preto e dele, não da fábrica. Acho que era uma prova com o grupo1 e era tão certa a vitória de um DKW naquela categoria, que não havia razão para a fábrica entrar com tudo.... Ele decidiu largar e, umas 10 ou 15 voltas depois, quebrou a ponta de eixo traseira esquerda..."
- Depoimento de Flavio Del Mese no livro 24 Horas de  Interlagos".-

Em 12 de julho de 1960 seu pai, Dr. Renato Del Mese, veio a falecer vitima de uma sincope cardíaca, aos 62 anos de idade.

Nesse ano (1960) fez mais 4 corridas, todas com bons resultados.

Del Mese em pose para Jornal I Circuito C.,A.E.C. - 1960 I Circuito C.,A.E.C. - 1960 Depois da Subida de ontanha - 1960

 

Em 1961 foi Campeão Gaúcho de Automobilismo na Categoria. Ele fez 7 provas no Rio Grande do Sul, todas com excelentes resultados. Encerrou o ano correndo pela Vemag a "VI Mil Milhas Brasileiras" em dupla com Eduardo Scuracchio e chegaram em 17º lugar.

Em 1962 a Equipe Vemag, antes ligada ao Departamento de Testes, passou a ser oficialmente o Departamento de Competições.
Del Mese, já pela equipe agora oficial, da Vemag, correu a "I 12 Hora de Interlagos" em dupla com Juvenal Terra e tiraram 4º lugar na geral e 1º na categoria.

12 Horas de Porto Alegre - 1963

Quatro meses depois disputou outra 12 Horas, a "I 12 horas de Porto Alegre", onde correu em dupla com Luiz Antonio Schimitt e foram 3º na geral e 1º na classe B.

Novamente em 1963 ele disputou, pela Vemag, a "II 12 Horas de Interlagos", dessa vez em trinca, com Bird Clemente e Marinho em dois carros, um, o nº 10, foi desclassificado, soltou a roda traseira e o carro parou em 3 rodas com Marinho ao volante. O de nº  11 ficou com o 5º lugar.

A próxima prova foi mais uma de 12 horas, dessa vez a "II 12 Horas de Porto Alegre", em 23 de junho de 1963, fazendo dupla com Joaquim Carlos Telles de Matos, o "Cacaio" (sobrinho de Marinho) correram com o DKW da equipe com o nº 12. Foram 1º na classe B.

Sobre essa prova disse o Bird Clemente:
"- Uma corrida memorável que fiz pela Vemag ... foi a prova "12 Horas", no Circuito da Cavalhada. Era um circuito de rua misto, meio de alta, meio de baixa, com meio-fio . Fui para lá achando que as coisas seriam bem fáceis, Jorge Lettry e Marinho, Mario Cezar de Camargo Filho, piloto da equipe Vemag estavam otimistas, mas quando entramos na pista, vimos que a realidade era outra. Tivemos uma disputa muito grande, pelo Flavio, na terra dele, com aquela legião de amigos à volta, não era fácil. Além disso guiava muito. Estava difícil acompanhar os tempos dele ... O gauchão estava nos dando muito trabalho ... Essa vitória do Flavio, na categoria, dura de engolir, foi bem merecida. E para valoriza-la ainda mais, soubemos depois  que ele estava recém operado de apendicite e correu todo enfaixado. Ela sabia que se Jorge Lettry descobrisse, não seria escalado para guiar aquele carro." - Bird Clemente no livro Entre Asses e Reis

"- Um dos melhores pilotos com quem trabalhei. Ai no sul, era alguém com que eu sempre podia contar." - Jorge Lettry em entrevista para a revista Carros & Competições.

Encerrando 1963 participou da prova "II 500 Milhas de Porto Alegre" em 15 de dezembro onde correu em parceria com Henrique Iwers contra os Willys Interlagos da equipe Willys, chegaram em 4º lugar com o DKW nº 9, não sei se da equipe Vemag. Acho que sim.

Com a compra da Vemag pela Volkswagen em 1966 o Departamento de Competições foi desativado e com a saída de Lettry para a Puma Veículos, a última prova disputada pela equipe foi em 07/09/1966, o IX 500 Km de Interlagos.

Só voltou a correr em 1966 na "IV 6 Horas de Pelotas" em dupla com Walter Almeida num DKW nº ??, chegando em 2º lugar na categoria B. Já não pela equipe Vemag.

Achei uma lista de inscritos para a "III 12 Horas de Porto Alegre" em 07 de dezembro de 1968, mas nem no livro "12 Horas , Histórias e Estatísticas, nem em jornais da época achei alguma referencia à participação dele num VW 1600, em dupla com Ferdinando Bulgarini.

Acho, apenas acho, que por essa época ele já começara a se empenhar mais em alguma outra atividade, que foram muitas, perguntei ao GROCK e isso foi o que ele me passou:

Sequência Resumida:
  • 1930-1940: Infância e formação em Caxias do Sul.
  • 1950: Piloto de aviação civil.
  • 1950-1960: Piloto de corridas (DKW-Vemag) e mecânico.
  • 1960: Fotógrafo e correspondente de guerra (Vietnã, Camboja, etc.).
  • 1970-1980: Viajante profissional, fundação do Studio Del Mese, colecionador de arte.
  • 1980 em diante: Empresário (hospital e hotel), cozinheiro amador, blogueiro.
  • 2025: Publicação do livro de memórias.
Del Mese vive hoje em Porto Alegre, na casa com vista privilegiada para o Guaíba, ao lado da esposa Eliana Donatelli Moura Del Mese, e continua sendo uma referência cultural no Rio Grande do Sul. Sua trajetória é marcada por uma busca incessante por experiências e pela partilha de suas vivências, seja através de fotografias, audiovisuais ou escritos.

 
 

Algumas fotos mais recentes

Clique aqui, ou na foto abaixo para saber mais sobre o livro: conteudp e preço
Autódromo de Pinhais/PR - 23/03/1969 Cumprimentando Emilio Zambello 

2019 - Comemorando 85 anos

2024 - Uma das suas paixões, fotografia

Dezembro de 2024 - Lançamento do livro

 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS (Colaboração de Ricardo Cunha)

Data

Prova

Carro

Classificação

02/06/1957 II Circuito Cidade de Canela - RS VW 54 2º na Cat.até 1300cc
13/10/1957 Circuito de Novo Hamburgo - RS VW 54 2º na Cat.até 1300cc
29/10/1957 Prova Cidade de Caxias - RS VW 54 2º na Cat.até 1300cc e 4º na Esporte. até 2000cc
23 e 24/11/1957 II Mil Milhas Brasileiras - c/Gabriel Cuchiarelli VW 12 30º lugar
23/03/1958 Circuito Automobilistico de Piriapolis - URU DKW ?? 8º lugar na Turismo Força Limitada
10/08/1958 II Subida da Estrada Velha de Santos - SP DKW 54 1º lugar na categoria até 1300cc e melhor tempo geral
22 e 23/11/1958 III Mil Milhas Brasileiras - c/Karl Iwers DKW 76 Abandono (capotou)
31/05/1959 Prova Ayrton Cornelsen - Curitiba DKW 11 1º lugar
12/07/1959 IX Encosta da Serra - RS DKW ND Não disponivel
04/09/1959 Circuito de Novo Hamburgo - RS DKW ND 2º lugar na Turismo
21 e 22/11/1959 IV Mil Milhas Brasileiras c/Claudio Daniel Rodrigues DKW 62 9º lugar
19/06/1960 IV Circuito Cavalhada/Vila Nova - RS DKW ND 1º na Cat. até 1000cc
02 e 03/07/1960 I 24 Horas de Interlagos - c/Roberto Gallucci DKW 23 Abandono por acidente
07/08/1960 I Circuito C.A.E.C. - Caxias do Sul - RS DKW ND 2º lugar na T1000cc
04/09/1960 III Circuito Cidade Industrial - Novo Hamburgo - RS DKW ND 2º lugat na T1000cc
23/1/1960 500 Km de Porto Alegre - c/Valdelino Musso Fº DKW 20 9º lugar na TFL
06/11/1960 I Subida da Montanha de Caxias do Sul - RS DKW 20 1º na T1000cc / 3º na T2000cc / 1º na EsporteForça Livre
23/04/1961 Jubileu de Prata Folha da Tarde - RS DKW NC 2º lugar na Classe B
30/04/1961 II Circuito do C.A.E.C. - Caxias do Sul - RS DKW 21 3º Lugar Cat. 1300CC
06/08/1961 Circuito de São Francisco de Paula - RS DKW 21 2º lugar na Cat. T1300cc
27/08/1961 100 Km de Caxias do Sul - RS DKW 21 Não disponível
01/10/1961 Centenáio de São Francisco Jerônimo - RS DKW 21 1º lugar na T1000cc
08/10/1961 IV Circuito Cidade de Pelotas -RS DKW ND 1º na Turismo nacional e 5º na T. Força Livre
29/10/1961 Circuito Cavalhada/Vila Nova - RS DKW ND 1º na T1300cc
25 e 26/11/1961 VI Mil Milhas Brasileiras - c/Eduardo Scuracchio DKW 55 17º lugar
25/01/1962 I 12 Horas de Interlagos - c/Juvenal Terra DKW ND 4º na geral e 1º na categoria
06/05/1962 I 12 Horas de Porto Alegre - c/Luiz Antonio Schimitt DKW 12 1º na Classe B
10/03/1963 II 12 Horas de Interlagos - c/Bird e Marinho DKW 11 5º lugar
23/06/1963 II 12 Horas de Porto Alegre -c/Joaquim Carlos Telles DKW 12 1º na Classe B
15/12/1963 II 500 Milhas de Porto Alegre - c/Henrique Iwers DKW 9 4º lugar
24/04/1966 IV 6 Horas de Pelotas - c/ Walter Almeida DKW ND 2º lugar na turismo
21/12/1968 III 12 Horas de Porto Alegre c/Ferdinando Bulgarini VW1600 ND 16º (sem confirmação)

 


 

  
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA

ou
Voltar à página inicial