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novembro 20202
Paschoal Nastromagario
por
Paulo Roberto Peralta
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Paschoal em 2005 |
Nasceu no bairro do Brás em São Paulo (SP) no dia 28 de novembro de 1935.
Quando tinha um ano de idade a família mudou-se para o Rio de
Janeiro, cidade onde passou a infância e onde aos 12 anos (aproximadamente)
foi ao Circuito da Gávea com seu pai assistir uma corrida pela
primeira vez, foi o
suficiente para pegar o vírus da velocidade. De volta à São Paulo em
1954, foi morar no bairro de Higienópolis. Seu pai tinha uma
transportadora (Expedidora de Transportes), mas como era muito
independente começou a trabalhar no “Banco Paulicéia” aos 19 anos de
idade, onde fez uma carreira meteórica, em 3 anos já era gerente, o
mais novo do Brasil, saiu em 1958 quando o Banco fechou.
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1957 - Sua
primeira corrida |
Logo que
entrou para o banco comprou um MG TD ano 52, 1250cc. e levou-o à
oficina de Cláudio Daniel Rodrigues, um "expert" na marca. Pouco
tempo depois, em 1957 e com 21 anos, já estreava na "II Prova
Cinquentenário do A.C.B.", em Interlagos (SP) com apoio e orientação do Cláudio,
nessa prova estreou também, e pela mesma equipe Pedro Victor De
Lamare: Paschoel foi 14º lugar na
classificação geral e 4º lugar na categoria Esporte até 2.000 cilindradas,
De Lamare chegou logo em seguida no 15º Lugar.
Começou
a treinar regularmente em Interlagos (SP) e a frequentar as
oficinas, com isso foi criando amizade com os grandes pilotos da
época, em especial Celso Lara
Barberis e Chico Landi.
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1958 - Estréia da Ferrari/Corvette |
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1958 -
Largada Torneio Triangular |
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1958 - Danvilla/Froilan
Gonzalez/Nastromagario |
Ainda em
1957 vendeu o MG e comprou uma Ferrari monoposto ano 52, sem motor,
sem cambio e levou-a à oficina de
Victor Losacco que o aconselhou a colocar um da marca Corvette.
Feito isso, em 1958 inscreveu-se numa prova (Cinquentenário da
Imigração Japonesa) e foi o 9° colocado.
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1958 - 500
Km de Interlagos |
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1959 -
Autódromo de El Pinar, atrás Antonio Versa |
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1959 -
Ferrari/Corvette - Prova de El Pinar |
Depois
de três meses disputou o “500 Quilômetros de Interlagos” onde conseguiu um 4° lugar.
Ainda em
58 participou do “Torneio Triangular Sul-americano”, com corredores
do Brasil, Argentina e Uruguai e corridas nos três países, sendo
que a primeira no Brasil foi vencida por Froilán Gonzalez (ARG) com
ele chegando em 3° lugar, sendo então um dos escolhidos para
representar o Brasil no Torneio. Os outros eram
Fritz D’Orey e
Ciro Cayres.
Os
carros e mecânicos foram de navio para a segunda prova do Torneio, no
Uruguai, que seria no dia 18 de janeiro de 1959, mas devido a uma greve dos
portuários não foi possível desembarcar os carros e então a prova
foi adiada para o dia 22 de fevereiro.
Na corrida de Buenos Aires
teve problemas com os tambores de freio dianteiros de seu carro, no
que foi socorrido por Juan Manoel Fangio que lhe emprestou todo o
conjunto de freios desmontado de um carro seu que ia para o museu.
Nessa época, Fangio que admirava seu estilo de pilotagem muito
agressivo, lhe aconselhou:
“- Entre
ser um piloto rápido e técnico ou ser um piloto rápido e agressivo,
escolha a primeira opção, pois na Europa valorizam muito esses
pilotos”.
Havia a
possibilidade de ele ir correr na Europa em 1959 na equipe que
Fangio estava montando, mas devido a problemas de saúde de seu pai tal
fato não se concretizou, acabou indo Fritz
D’Orey.
Em 1959 correu a "I Prova Pedro Santa Lúcia" em Interlagos
(SP) com a Ferrari 750 Monza, chegando em 3°
lugar, correu também
a “IV Mil Milhas Brasileiras” usando pela primeira e única
vez um carro nacional, um DKW da equipe extra-oficial da Vemag, ela
seria oficializada no ano seguinte, nesta prova devido ao intenso
nevoeiro que se abateu sobre a pista quando seu parceiro, o
“Escoteiro” (Eduardo Pacheco), estava ao volante e em 23º lugar, ele
pediu à Jorge Lettry, chefe da equipe, para assumir o volante, pois
conhecia Interlagos como a palma da mão. Diz ele que ao final da
neblina estavam em 4° lugar,
“...mas
ai as carreteras vieram prá cima..."
e eles caíram de classificação até pararem por problemas mecânicos
na volta 172, 13º lugar.
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1961 - III
Sul-Americano
58 Marcos Galvan - 51 Ramon Requejo - 7
Antonio C.Aguiar - 88 Nastromagario
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Depois da Mil Milhas participou
de apenas mais duas provas: em abril de 1960 do "I G. P. Juscelino
Kubitschek", corrido no Eixo Rodoviário Sul em Brasília (DF), com a
Ferrari/Corvette Mecânica Nacional n° 88, mas não completou; depois
em 1961 do "III Torneio Sul-Americano" em Interlagos com Ferrari750
Monza n° 88 chegando em 5º lugar, mas o torneio não teve realizadas
as provas na Argentina e no Uruguai.
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1959 - Ferrari 750
Monza - Prova Pedro Santa Lúcia |
Foi
proprietário de
apenas três carros de corrida: O MG TD 52, o Mecânica Nacional
Ferrari/Corvette e o Ferrari 750 Monza da categoria esporte, que
posteriormente foi vendido para
Roberto Gallucci.
Em 1964, dando carona ao amigo Gallucci numa Kombi, ao ver que ele estava armado, perguntou por que
ainda andava armado se estava aguardando o julgamento de um processo,
e ele respondeu:
“-
Duvida que dê um tiro aqui e agora?”
Paschoal
não acreditando respondeu que duvidava, ao que Gallucci levantou a
automática em direção ao teto e disparou: estampido, fumaça azulada,
e Paschoal pego de surpresa, de tão assustado nem conseguia olhar o buraco
no teto da Kombi.
Sua
carreira automobilística foi curta pois também gostava muito de
mergulho e motonáutica, então dividia seu tempo entre esses
esportes. Guardava ainda vários troféus de motonáutica, além de muitos
quadros com fotos do tempo do automobilismo.
No dia
em que Celso Lara Barberis
sofreu acidente na prova 500 Km em 1963, ajudando no socorro ele
assistiu a morte do amigo e tomou a decisão de não participar mais
de corridas:
"- Estava nos boxes com
Chico Landi que ia fazer a segunda
metade da corrida. Do box vimos uma nuvem de poeira lá pela subida
dos boxes, como Celso não havia passado e temendo que fosse um
acidente com ele fomos atrás. No hospital chegamos e corremos para
ajudar, pois o Celso estava desacordado na maca com o peito
estufado. De repente abriu os olhos, nos olhou com os olhos
arregalados e deu seu último suspiro. Fiquei atordoado, Chico
chorava muito. No seu velório, pensei: - Para mim chega, acabou a
graça. E, assim sendo, nunca mais pisarei em Interlagos."
Praticava automobilismo de forma amadora, movido apenas por paixão,
mas após se afastar das corridas continuou ligado aos automóveis:
teve loja de automóveis, loja de auto-peças e estacionamento, tudo
por influencia do automobilismo. Após sua última corrida de Mecânica
Nacional a Ferrari/Corvette foi vendida para um amigo também piloto
de corridas que era comandante da Varig e que havia trazido seu
cambio Corvette na bagagem.
Paschoal Nastromagario faleceu na madrugada do dia 27 de maio de
2006, em São Paulo. Tinha 71 anos, deixou duas filhas, uma
do primeiro casamento e uma do segundo.
Principais participações em provas
(com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
07/04/1957 - II Prova Cinquentenário do ACB -
Interlagos/SP - Sport e Mec. Nac. - MG TD 1.250cc -
14º na geral e 4º na Sport-2.0
22/06/1958 - I GP do Cinquentenário da Imigração Japonesa -
Interlagos/SP
- Mec. Nac. - Ferrari/Corvette 4.500cc n° 45 -
9º na geral e 8º na MN
07/09/1958 -
II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette 4.500cc
n° 77 - MC -
4º Lugar
30/11/1958 - I Torneio Triangular
Sulamericano - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette
4.500cc n° 88
-
MC -
3º Lugar
22/02/1959
- I Torneio Triangular Sulamericano - Autódromo de “El Pinar” -
Montevideo/Uruguai - Ferrari/Corvette 4.500cc n° 88 -
MC - 8º Lugar
01/03/1959 - I Torneio Triangular
Sulamericano - Autodr. Costaneva Norte
- Buenos Aires/ARG
-
Ferrari/Corvette 4.500cc n° 88 -
3º Lugar
30/05/1959 -
I Prova Pedro Santa Lúcia - Interlagos/SP - Ferrari 750
Monza 2.999cc n° 8 -
3º na geral e 3º na Sport+ 2.0
21/11/1959 -
IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Eduardo
Pacheco - DKW Vemag 981cc n° 60 -
13º lugar
23/04/1960 -
I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul -
Brasília/DF - Ferrari/Corvette 4.500cc n° 88 -
MN - AB
(corrida
realizada junto com a categoria Esporte)
15/01/1961 -
III Torneio Sulamericano - Interlagos/SP -
Ferrari 750 Monza 2.999cc
n° 88 -
Sport+2.0 - 5º lugar
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