Página acrescentada em 22 de janeiro de
2005. Atualizado em outubro de 2020.
Luiz Valente
por
Paulo Roberto Peralta
Clique aqui e
veja uma entrevista com esse ex-piloto, em 2009
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Luiz Valente/2005
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Nasceu no bairro da Consolação em São Paulo no dia 16 de outubro de
1910.
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Duchen / 52 |
Aos 20 anos, começou a trabalhar como mecânico na fábrica da
“Biscoitos Duchen”, que estava instalada no bairro da
Mooca, onde
desenvolveu uma bela carreira chegando à chefe responsável pela
oficina mecânica da fábrica.
Foi assistir o "Grande
Prêmio Cidade de São Paulo " em 1936, com
26 anos, e vendo Pintacuda, Marinone,
Chico Landi, Nascimento Junior,
Manuel de Teffé correrem,
tornou-se um apaixonado por corridas, ficava sonhando em ser piloto
um dia.
Na época da II Guerra com o racionamento de combustíveis e
a proibição de corridas que usassem gasolina como combustível,
surgiu a oportunidade de começar. Na “Duchen” desenvolvia
aparelhos de gasogênio que eram adaptados nos caminhões da empresa,
adaptou um deles em seu carro, um Ford Mercury, e inscreveu-se na
“Semana do Gasogênio” onde disputou a prova “Interventor Fernando
Costa”, isso em 1943. Não se lembra do resultado, mas teve aí o
início de sua carreira. Tinha 33 anos de idade e já era casado e
tinha filhos.
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Um dos primeiros "Duchen Especial" |
Após a prova, e com total apoio da “Duchen”, fabricou um carro
"adaptado de corrida” nas oficinas da fábrica. Com chassi de um Ford
que não se lembra mais e componentes de diversas origens, motor Ford
V8 (8BA) preparado, e carenagem desenvolvida por ele, o primeiro monoposto
foi batizado de “Duchen Especial”, pois, além do apoio
logístico, a “Duchen” também o patrocinava.
"- A vontade de correr era muita, a
firma onde eu trabalhava me ajudava, eles gostavam de automobilismo,
eu fazia tudo lá, construía, preparava e reparava, me patrocinavam
também, eu fazia propaganda dos “Biscoitos Duchen.”
(Entrevista em 2009)
Em 1949 o filho de um dos sócios da “Duchem” estava inscrito
para disputar o “Grande Prêmio de Recife”, na Praia da Boa Viagem,
mas por algum motivo desistiu e telefonou à Valente que precisou ir
às pressas, de avião, para substituí-lo ao volante.
Correu com um Cisitalia 202,
na categoria esporte, e se classificou em 4º lugar.
Em 1950 a fábrica “Duchen” foi transferida para a Via Dutra numa
moderna fábrica projetada por Oscar Niemeyer, mas o apoio
continuou, e com esse apoio que durou sua carreira toda, ele
construía, reconstruía, modificava, aperfeiçoava e alterava a
aparência de seu “Duchen Especial”, em 1950 ele estreou um carro da
categoria Mecânica Nacional construído inteiramente por ele, desde
o chassi, carenagem, tudo. Equipou inicialmente com motor Ford 8BA
com equipamento “Edelbrock” e posteriormente, em 1957, passou para
motor Corvette. Participou em dupla com
Raphael Gargiulo da primeira
prova do “500 Quilômetros de Interlagos” e chegaram em segundo
lugar.
“- Chegar em 2º lugar na primeira
prova “500 Km” foi uma emoção muito grande. Não era fácil não. Foi
muito esforço, já pensou?”
(Entrevista em 2009)
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Talvez o
primeiro "Duchen Especial"
Meados dos anos 40 |
1949 - I
Circuito do Pacaembu |
GP de Recife 1949 - Carro: Cisitalia
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Outro "Duchen Especial"
(talvez 1954) |
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Essa grade foi moldada em
madeira e depois fundida em alumínio |
Afinando o motor na oficina da "Duchen" |
1957 - III Etapa
do Cinqüentenário do ACB |
Subida da Serra
(1959)
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"Acampamento" da equipe em Brasília
GP Pres. Juscelino Kubitschek (1960) |
1960 -
Brasília
GP Pres. Juscelino Kubitschek |
Alfa Romeo/Corvette na Duchen/63 |
250 Milhas de Interlagos/64 - Anel Externo
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Seu filho, nascido em 1943, foi trabalhar com ele, aos 15 anos de
idade, na
oficina da Duchen e começou a ajudá-lo nos carros de competição.
No “GP Juscelino Kubitschek” em 1960 na inauguração de Brasília,
apesar de ter hotel por conta dos organizadores, mas diferentes para
pilotos e para mecânicos, então preferiu acampar junto com todos,
mantendo assim o espírito de equipe em alto astral. Essa foi uma
prova concorrida em que correram juntos os carros da Mecânica
Nacional e os carros esporte, chegou em 9º na geral. Esse carro foi
usado até o “III 500 Quilômetros de Interlagos” em 1960, quando
correu em dupla com Antonio Carlos Aguiar
para quem vendeu o carro.
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Prontos para
III Mil Milhas - 1958 |
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Ford Cupe 1938 -
Origem da carretera |
Depois, ainda nesse ano participou da “V Mil Milhas Brasileiras”, no
ano seguinte participou apenas da “VI Mil Milhas Brasileiras” com a
carretera, e deu uma parada, só voltando em 1963.
Sua carretera era seu próprio carro de uso pessoal, um Ford Cupê
1938 que em véspera de “Mil Milhas” era devidamente depenado para
perder peso e equipado com motor V8 (8BA) com equipamentos “Edelbrock”.
Após cada corrida era todo remontado, colocando de volta os
pára-lamas, capô, bancos e acessórios. (por exemplo: as portas,
pesadas, eram substituídas, nem sempre é claro, mas quase, por
réplicas em madeira, mais leve, não havia ainda a fibra de vidro),
"-...não haviam muitas corridas, não
compensava manter dois carros", dizia ele.
Esse carro era usado unicamente nas provas de "Mil Milhas" e foi
usado até 1961. Sua verdadeira paixão eram os "charutinhos"
(fórmulas).
“- De carretera eu só corria as Mil Milhas,
fiz 7. Usava o meu carro de passeio, um Ford cupê 1938, motor V8
(8BA), eu transformava só para as Mil Milhas. Era todo envenenado
com equipamentos “Edelbrock”. Bom, ele era ruim de freio, mas eu
gostava do carro. Naquela época eu era moço, não tinha temor de
nada.”
(Entrevista em 2009)
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Nova
carretera, Ford 1934
Ao fundo a "tribuna" de Interlagos |
Em
1963 comprou um carro Mecânica Nacional Alfa Romeo/Corvette de
Justino de Maio, que a havia comprado do
Camillo Christofaro, comprou
também uma carretera Ford 1934 do Cláudio, que mecânico do Justino de
Maio, e a equipou com um motor de caminhão F-600 com carburador Quadrijet, comando de válvulas de competição e um balanceamento
super bem feito, estreou essa nova carretera em fins de 1963
correndo em dupla com o filho, juntos fizeram 3 corridas e sozinho 2
corridas, ao passo que seu filho, além das 3 em dupla fez mais 4
sozinho. Seu Ford Coupe 1938 ficou então apenas para uso pessoal.
Em 1964 seu filho participou de três provas com a carretera,
inclusive o “GP Rogê Ferreira” onde
Caetano Damiani retornava às competições e estreava a famosa
carretera nº 34, foi segundo, perdendo apenas para o Caetano e
superando ninguém menos que Emilio
Zambello, que ficou em terceiro.
Valente teve sua vida profissional inteira dedicada à “Biscoitos
Duchen” e nas pistas foi sempre um piloto “valente”, disputando de
igual com pilotos de várias gerações, sua carreira se estendeu por
mais de duas décadas e foi encerrada em 1966 aos 55 anos e 8 meses
na prova “GP IV Aniversário APVC”, coincidentemente a última prova
da categoria Mecânica Nacional, os famosos “charutinhos”:
“- Eu gostava mais de correr com Mecânica
Nacional, os “charutinhos”, os verdadeiros carros de corrida, eu
gostava muito da velocidade.” (Entrevista em 2009)
A carretera não se lembrava para quem vendeu, mas o Alfa Romeo/Corvette
tinha quase certeza de ter vendido ao Camillo, parou de correr mas
não deixou de frequentar esporadicamente o Autódromo de Interlagos.
Teve cinco filhos que lhe deram vários netos e netas, bisnetos e até
2005, um tataraneto.
Em sua casa, no bairro do Sumaré, para onde se mudou em 1943,
manteve vários de seus troféus e um álbum de recordações, um tanto
desfalcado, pois netos e netas já levaram, cada um, algumas
recordações.
Faleceu em 4 de fevereiro de 2010 aos 99 anos de idade.
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I Mil Milhas 1956
(nº 52) c/Djalma Pessolato
Ao lado a carretera
nº
4 de Bertuol
(RS)
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II Mil
MIlhas/57
De boné, Arlindo o parceiro
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III
Mil Milhas/58
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Rivais, sim, mas só dentro
das pistas...
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Emilio
Zambello, Valente e Marivaldo Fernandes/72
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Luiz Valente e Luiz Pereira Bueno/72
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Carreira de Luiz Valente
(com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
24/10/1943 -
Semana do Gasogênio
-
I
Prova
Prefeito Interventor Fernando Costa - Interlagos/SP -
Ford Mercury n° 12 -
4.000cc -
ND
15/08/1948 -
I Circuito de Campinas/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - ND
26/12/1948 - Grande Premio Cidade de Santos (SP) - Alfa Romeo -
ND
06/03/1949 - I
Circuito do Pacaembu/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc -
ND Lugar na geral 4°
Lugar na
Adaptados
19/03/1949 - Preliminar do VI GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP
- Ford V-8 Adaptado 3.280cc -
4º
Lugar
30/07/1949
- Prêmio 10º Aniversário do “Departamento de Esportes” -
Interlagos/SP -
Ford
V-8 Adaptado 3.280cc -
6º Lugar
25/09/1949 -
Quilômetro Lançado São Paulo/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc -
5º Lugar
04/12/1949 - I Circuito da Boa Viagem - Recife/PE - Cisitália 202
1.089cc -
4º Lugar
30/04/1950
- II Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc -
4º Lugar
18/06/1950
- Prêmio "Abnegados" - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc -
6º Lugar
01/10/1950 - II GP de Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 -
3.620cc -
ND
12/11/1950
- Prova em Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 -
3.620cc -
5º Lugar
10/12/1950 - II Etapa do Camp. Paulista -
Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 -
3.620cc -
AB
13/05/1951 - I GP Gov. Lucas
Nogueira Garcez - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc
-
17º na geral e 8º na MN
03/08/1952 - III Prova
“Crônica
Esportiva Paulista”
- Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
3º na geral e 1º na MN
10/05/1953 - Prova Pref.
Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22
- 3.800cc -
6º na geral e 3º
na MN
31/05/1953 - II Circuito de Campinas/SP - Carretera Ford V-8 nº 22 -
3.800cc -
5º Lugar
25/10/1953 - Prêmio
Cinqüentenário do
Grêmio Portoalegrense
/RS - Parque da Redenção - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
3º Lugar na geral e1º
na MN
03/01/1954 - GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Duchen
Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
2º Lugar
20/06/1954 - Circuito da
Quinta da Boa Vista/RJ - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
2º Lugar
11/07/1954 - Campeonato Paulista -
1ª
Etapa -
Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
1º
Lugar
15/08/1954 - Campeonato
Paulista
- 2ª
Etapa
-
Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
1º
Lugar
28/11/1954 - 100 Milhas do IV Centenário - Interlagos/SP - Duchen
Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
6º na gral e 2º
na MN
29/03/1955
- I Circuito Automobilístico de
Pirajuí/SP
- Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
2º na geral e 1º
na MN
11/12/1955 - II Prova Pref. Municipal de São Paulo - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
12º na geral e 4º
na MN
08/04/1956 - Temporada do
Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº
22 - 3.800cc -
7º na geral e 4º
na MN
17/06/1956 - 2 Horas de
Velocidade do 7º Aniversário do Centauro - Interlagos/SP - Duchen
Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
4º na geral e 1º
na MN
16/09/1956 - Prova 49° Aniversário
do ACB - Mec. Nac. - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
6º Lugar
24/11/1956 - I Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP - Com Djalma Passolato Ford V-8 nº 52 -
3.800cc -
15º Lugar
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - MN - Interlagos/SP - Duchen
Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
6º Lugar
09/02/1957 - Campeonato
Paulista -
Abertura -
Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
8º na geral e 7º
na MN
07/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Sport e MN -
Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
12º na geral e 5º na MN
23/06/1957 - III Prova
Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº
22 - 4.500cc -
7º Lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - MN - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
2º
Lugar
07/09/1957 - I 500 Quilômetros
de Interlagos/SP -
Com
Raphael Gargiulo - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
2º
Lugar
20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - MN - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
7º Lugar
23/11/1957 - II Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP -
Com
Arlindo Aguiar - Carretera Ford V-8 nº 22 - 3.800cc -
5º Lugar
23/02/1958 - I Prova
“Crônica
Esportiva Paulista”
- MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
7º na geral e 3º na MN
20/05/1958 - I Torneio
Sul-Americano -
MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
4º Lugar
22/06/1958 - I GP do Cinqüentenário da Imigração Japonesa -
Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
12º na geral e 10º na MN
07/09/1958 - II 500
Quilômetros de Interlagos/SP -
Com
Ivo
Valente - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
14º na geral e 12º na MN
28/09/1958 - Inauguração do Circuito da Barra da Tijuca/RJ
- MN - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 4º Lugar
22/11/1958 - III Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP -
Com
Arlindo Aguiar - Carretera Ford V-8 nº 22 - 4.200cc -
Quebra
05/04/1959 - III Circuito de Pirajuí/SP - Duchen Especial/Corvette
nº 22 - 4.500cc -
4º na geral e 2º na MN
30/05/1959 - I Prova Pedro
Santa Lúcia - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc
-
8º na geral e 3º na MN
04/06/1959 - I Prova Presidente do ACB - MN - Interlagos/SP - Duchen
Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
ND
18/10/1959 - III Circuito de
Poços de Caldas/MG
- MN - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
1º Lugar
25/10/1959 - III Subida de Montanha São Paulo/SP - Serra do Mar -
Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
2º Lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP -
Com
Arlindo Aguiar Ford V-8 nº 22 - 4.200cc -
Quebra
10/01/1960 - II Torneiro Triangular Sul-Americano - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
11º Lugar
13/03/1960 - II Circuito de
Piracicaba/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
5º na geral e 2º na MN
23/04/1960 -
I
G.P. Juscelino Kubitschek
-
Eixo
Rodoviário Sul - Brasília/DF
-
Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
9º na geral e 3º na MN
12/06/1960 - Prova
Automóvel Clube do Brasil
-
Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
4º na geral e 3º na MN
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Antonio
Carlos Aguiar - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
ND
26/11/1960 - V Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP -
Com
Militão Mena - Carretera Ford V-8 nº 22 - 4.200cc -
Quebra
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP -
Com
Militão Mena - Carretera Ford V-8 nº 22 - 4.200cc -
14º Lugar
30/06/1963 - II Prêmio
Aniversário ACESP - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 -
4.500cc -
1º Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette
nº 22 - 4.500cc -
3º Lugar
24/11/1963 - I 1600
Quilômetros de Interlagos/SP -
Com
Luiz
Carlos Valente -
Carretera Ford/F-600
nº 22 - 4.200cc -
11º na geral e 8º na TFL
08/03/1964 - I Prêmio Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette
nº 22 - 4.500cc -
4º na geral e 2º na MN
26/04/1964 - I Prêmio
Constantino Cury - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.800cc
-
2º Lugar
05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - MN - Interlagos/SP - Alfa
Romeo/Corvette nº 22 - 4.800cc -
3º na geral e 2º na MN
27/09/1964 - I 250 Milhas de
Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc -
3º na geral e 2º na MN
27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos/SP -
Com
Luiz
Carlos Valente -
Carretera Ford/F-600
nº 22 - 4.200cc -
29º na geral e 13º na TFL
24/07/1965 - I Prêmio
Aniversário APVC - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 -
4.500cc -
3º Lugar
10/10/1965 - I Festival Interclubes - TFL - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600
nº 22 - 4.200cc -
4º Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas
Brasileiras - Interlagos/SP -
Com
Luiz
Carlos Valente -
Carretera Ford/F-600
nº 22 - 4.200cc -
10º na geral e 7º na TFL
20/03/1966 - Prêmio APVC - TFL - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600
nº 22 - 4.200cc - 7º Lugar
12/06/1966 - GP IV Aniversário
APVC - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc -
3º Lugar
Campeonatos
I Campeonato Paulista de Automobilismo - 1957 - Categoria Mecânica
Nacional Força Livre - 4° Lugar
II Campeonato Paulista de Automobilismo - 1958 - Categoria Mecânica
Nacional Força Livre - 4° Lugar
III Campeonato Paulista de Automobilismo - 1959 - Categoria Mecânica
Nacional Força Livre - 2° Lugar
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