Uma visão dos nossos históricos anos sessenta e um pouco antes

Voltar  para  Página Inicial

Ir  para  "Lendas e histórias"

Aguinaldo de Goes Aldo Costa Alfredo Santilli Amauri Mesquita Antonio Carlos
Aguiar
Arlindo Aguiar Aroldo Louzada Bica Votnamis
Bird Clemente Bob Sharp Breno Fornari Caetano Damiani Camillo Christofaro Celso Lara Barberis Christian Bino Heins Ciro Cayres
Domingos Papaleo Eduardo Celidonio Emerson Fittipaldi Emilio Zambello Ênio Garcia Eugênio Martins Francisco Lameirão Fritz D'Orey
Graziela Fernandes Jan Balder Jayme Pistili Jayme Silva Jorge Lettry José Tôco Martins Luiz Americo
Margarido
Luiz Carlos Valente
Luiz Pereira Bueno Luiz Valente Marinho Miguel Crispim Nelson Brizzi Nicola Papaleo Nilo de Barros
Vinhaes
Norman Casari
Orlando Menegaz Paschoal
Nastromagario
Pedro Carneiro
Pereira
Piero Gancia Raphael Gargiulo Ricardo Rodrigues
de Moraes
Roberto Gallucci Roberto Gomez
Salvador Cianciaruso Toni Bianco Toninho Martins Victor Losacco Victorio Azzalin Vitório Andreatta Waldemar Santilli Zoroastro Avon
Pioneiros:
Benedicto Lopes Chico Landi Chico Marques Gino Bianco Hermano da Silva Ramos Irineu Correa Manuel de Teffé Nascimento Junior
Norberto Jung Villafranca            

Página acrescentada em 22 de janeiro de 2005.
 

Luiz Valente
por Paulo Roberto Peralta
 

Luiz Valente/2005

Luiz Valente, nascido em 16 de outubro de 1910 no bairro da Consolação, na cidade de São Paulo, foi desde sempre um apaixonado por corridas. Assistindo Pintacuda, Von Stuck, Chico Landi, Nascimento Junior, correrem, ficava sonhando em ser piloto. 

Anuncio da Duchen em 1951

Cedo, com 20 anos, começou a trabalhar como mecânico na “Biscoitos Duchen”, no bairro da Mooca, em 1950 a fábrica mudou-se para a Via Dutra numa moderna fábrica projetada por Oscar Niemeyer, e onde desenvolveu uma bela carreira chegando à chefe responsável pela oficina mecânica da fábrica. Mas o sonho de correr permanecia.
Durante a II Guerra, com o racionamento de combustíveis e a proibição de corridas que usassem gasolina como combustível, surgiu sua oportunidade de começar, na “Duchen” desenvolvia aparelhos de gasogênio que eram adaptados aos caminhões da empresa, adaptou um deles em seu carro, um Ford Mercury, e inscreveu-se na “Semana do Gasogênio” onde disputou a prova “Interventor Fernando Costa”, isso em 1943. Não se lembra o resultado, mas teve ai o início de sua carreira.
Tinha então seus 33 anos e já era casado.

Um dos primeiros "Duchen Especial"

Após a prova e com total apoio da “Duchen” começou a fabricar um monoposto, nas próprias instalações da fábrica. Com chassi de fabricação própria e componentes de diversas origens, mais motor Ford V8 (8BA) com equipamentos “Edelbrock”, e carenagem também desenvolvida por ele na fábrica, nasceu o primeiro  “Duchen Especial”, pois, além do apoio logístico, a “Duchen” também o patrocinava.
Com esse apoio, que durou sua carreira toda, ele construía, reconstruía, modificava, aperfeiçoava e alterava a aparência de seus “Duchen Especial”, até comprar, em 1964 uma Alfa-Romeo/Corvette de Camilo Cristófaro e que depois vendeu ao Justino de Maio.

Outro "Duchen Especial" (talvez 1954)

Afinando o motor na oficina da "Duchen"

Essa grade foi moldada em madeira e depois fundida em alumínio

Subida da Serra (1959)

"Acampamento" da equipe em Brasília
GP Pres. Juscelino Kubitschek (1960)

GP de Recife 1949 - Carro: Cisitalia

Alfa Romeo/Corvette na oficina Duchen

A equipe e a nova Alfa Romeo/Corvette

250 Milhas de Interlagos/64 - Anel Externo

Sua carretera, segundo me disse, inicialmente era seu próprio carro de uso pessoal, um Ford Coupe 1938 equipado com motor V8 (8BA) com equipamentos “Edelbrock”, e que após cada corrida eram colocados de volta os pára-lamas, capô e acessórios. (por exemplo: as portas, pesadas, eram substituídas, nem sempre é claro, mas quase, por réplicas em madeira, mais leve, não havia ainda a fibra de vidro), "-...não haviam muitas corridas, não compensava manter dois carros", disse ele. Esse carro era usado só para as provas de "Mil Milhas" e foi usado até 1961, sua paixão eram os "charutinhos" (fórmulas).  Seu parceiro mais constante na carretera foi Arlindo Aguiar, correram juntos em 57, 58 e 59. Em 63 comprou uma carretera Ford 1934 do Claudio, que era mecânico do Justino de Maio, e que equipou com um motor de F-600 com carburador Quadrijet, comando de válvulas de competição e um balanceamento super bem feito. Essa carretera foi mais usada por seu filho, Luiz Carlos Valente, juntos fizeram 3 corridas e sozinho fez 2 corridas. Seu Ford Coupe/38 então ficou apenas para uso pessoal.
Sua vida profissional foi toda dedicada à “Biscoitos Duchen” e nas pistas foi sempre um piloto “valente”,  disputando de igual com pilotos de várias gerações pois sua carreira se estendeu por quase 3 décadas.

Teve cinco filhos que lhe deram vários netos e netas, bisnetos e já um tataraneto.
Em sua casa, no bairro do Sumaré, onde mora desde 1943, mantém vários de seus troféus e um álbum de recordações, um tanto desfalcado pois netos e netas já pegaram, cada um, algumas recordações.
Faleceu em 4 de fevereiro de 2010 aos 99 anos de idade.

Mil Milhas 1956 (52) c/Djalma Pessolato
Ao lado a carretera
4 de Bertuol (RS)

Mil MIlhas/57 
De boné, Arlindo o parceiro

Mil Milhas/58

Rivais, sim, mas só dentro das pistas...

Emilio Zambello, Luiz Valente e Marivaldo Fernandes/65

Luiz Valente e Luiz Pereira Bueno


Carreira de Luiz Valente (com a colaboração de Napoleão Ribeiro)

24/10/1943 -
Semana do Gasogênio - I Prova Prefeito Interventor Fernando Costa - Interlagos/SP - Ford Mercury n° 12 - 4.000cc - ND 15/08/1948 - I Circuito de Campinas/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - ND
06/03/1949 - I Circuito do Pacaembu/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - ND Lugar na geral 4° Lugar na MN
19/03/1949 - Preliminar do VI GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - 4º Lugar
30/07/1949 - Prêmio 10º Aniversário do “Departamento de Esportes” - Interlagos/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - 6º Lugar
25/09/1949 - Quilômetro Lançado São Paulo/SP - Ford V-8 Adaptado 3.280cc - 5º Lugar
04/12/1949 - I Circuito da Boa Viagem - Recife/PE - Cisitália 202 1.089cc - 4º Lugar
30/04/1950 - II Prêmio Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc - 4º Lugar
18/06/1950 - Prêmio "Abnegados" - Interlagos/SP -
Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc - 6º Lugar
01/10/1950 - II GP de Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc -
ND
12/11/1950 - Prova em Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc - 5º Lugar
10/12/1950 - II Etapa do Camp. Paulista - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc - AB

13/05/1951 - I GP Gov. Lucas Nogueira Garcez - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.620cc - 17º na geral e 8º na MN
03/08/1952 - III Prova
“Crônica Esportiva Paulista” - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 3º na geral e 1º na MN
10/05/1953 - Prova Pref. Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 6º na geral e 3º na MN
31/05/1953 - II Circuito de Campinas/SP - Carretera Ford V-8 nº 22 - 3.800cc -
5º Lugar
25/10/1953 - Prêmio Cinqüentenário do Grêmio Portoalegrense /RS - Parque da Redenção - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 3º Lugar na geral e1º na MN
03/01/1954 - GP Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
2º Lugar
20/06/1954 - Circuito da Quinta da Boa Vista/RJ - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 2º Lugar
11/07/1954 - Campeonato Paulista - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
1º Lugar
15/08/1954 - Campeonato Paulista - 2ª Etapa - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 1º Lugar
28/11/1954 - 100 Milhas do IV Centenário - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
6º na gral e 2º na MN
29/03/1955 - I Circuito Automobilístico de Pirajuí/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 2º na geral e 1º na MN
11/12/1955 - II Prova Pref. Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
12º na geral e 4º na MN
08/04/1956 - Temporada do Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 7º na geral e 4º na MN
17/06/1956 - 2 Horas de Velocidade do 7º Aniversário do Centauro - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 4º na geral e 1º na MN
29/09/1956 - Prova Aniversário ACB - Mec. Nac. - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
6º Lugar
24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Djalma Passolato Ford V-8 nº 52 - 3.800cc - 15º Lugar
16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
6º Lugar
09/02/1957 - Campeonato Paulista - Abertura - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc - 8º na geral e 7º na MN
07/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Sport e MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Ford nº 22 - 3.800cc -
12º na geral e 5º na MN
23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 7º Lugar
25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
2º Lugar
07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Raphael Gargiulo - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 2º Lugar
20/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
7º Lugar
23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar - Carretera Ford V-8 nº 22 - 3.800cc - 5º Lugar
23/02/1958 - I Prova
“Crônica Esportiva Paulista” - MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 3º Lugar
20/04/1958 - Campeonato Paulista - 2ª Etapa - MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 4º Lugar
22/06/1958 - I GP do Cinqüentenário da Imigração Japonesa - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
12º na geral e 10º na MN
07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Ivo Valente - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 14º na geral e 12º na MN
28/09/1958 - Inauguração do Circuito da Barra da Tijuca/RJ - MN - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
4º Lugar
22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar - Carretera Ford V-8 nº 22 - 4.200cc - Quebra
05/04/1959 - III Circuito de Pirajuí/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
4º na geral e 2º na MN
30/05/1959 - I Prova Pedro Santa Lúcia - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 8º na geral e 3º na MN
04/06/1959 - I Prova Presidente do ACB - MN - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
ND
18/10/1959 - III Circuito de Poços de Caldas/MG - MN - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 1º Lugar
25/10/1959 - III Subida de Montanha São Paulo/SP - Serra do Mar - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
2º Lugar
21/11/1959 - IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar Ford V-8 nº 22 - 4.200cc - Quebra
10/01/1960 - II Etapa do Torneiro Sul-Americano - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
8º Lugar
13/03/1960 - II Circuito de Piracicaba/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 5º na geral e 2º na MN
23/04/1960 - I G.P. Juscelino Kubitschek -
Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 9º na geral e 3º na MN
12/06/1960 - Prova Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc - 4º na geral e 3º na MN
09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Antonio Carlos Aguiar - Duchen Especial/Corvette nº 22 - 4.500cc -
ND
26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Militão Mena - Carretera Ford V-8 nº 22 - 4.200cc - Quebra
25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Militão Mena - Carretera Ford V-8 nº 22 - 4.200cc -
14º Lugar
30/06/1963 - II Prêmio Aniversário ACESP - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc - 1º Lugar
07/09/1963 - VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc -
3º Lugar
24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Luiz Carlos Valente - Carretera Ford/F-600 nº 22 - 4.200cc - 11º na geral e  8º na TFL
08/03/1964 - I Prêmio Rogê Ferreira - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc -
4º na geral e  2º na MN
26/04/1964 - I Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.800cc - 2º Lugar
05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.800cc -
3º na geral e 2º na MN
27/09/1964 - I 250 Milhas de Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc - 3º na geral e 2º na MN
27/03/1965 - II 1600 Km de Interlagos/SP - Com Luiz Carlos Valente - Carretera Ford/F-600 nº 22 - 4.200cc -
29º na geral e 13º na TFL
24/07/1965 - I Prêmio Aniversário APVC - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc - 3º Lugar
10/10/1965 - I Festival Interclubes - TFL - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 nº 22 - 4.200cc -
4º Lugar
27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Luiz Carlos Valente - Carretera Ford/F-600 nº 22 - 4.200cc - 10º na geral e 7º na TFL
20/03/1966 - Prêmio APVC - TFL - Interlagos/SP - Carretera Ford/F-600 nº 22 - 4.200cc -
7º Lugar
12/06/1966 - GP IV Aniversário APVC - MN - Interlagos/SP - Alfa Romeo/Corvette nº 22 - 4.500cc - 3º Lugar

Troféus e Campeonatos

G. P. Cinqüentenário - Taça Automóvel Club do Rio Grande do Sul (25/10/1953) Porto Alegre (RS)
Troféu recorde de voltas
Troféu Eugênio Martins - (08/05/1956)
Volta mais rápida
2 Horas de Velocidade (17/06/1956)
Troféu participação.
I Campeonato Paulista de Automobilismo - 1957 - Categoria Mecânica Nacional Força Livre -
4° Lugar
II Campeonato Paulista de Automobilismo - 1958 - Categoria Mecânica Nacional Força Livre -
4° Lugar
III Campeonato Paulista de Automobilismo - 1959 - Categoria Mecânica Nacional Força Livre -
2° Lugar


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL