Um pouco das lendas e das histórias do automobilismo dos anos sessenta
 

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL

Formula Vê - Sua origem
 
A "Fórmula-Vê" em sua primeira fase, período entre 1967 e 1970, foi um dos destaques no automobilismo do Brasil. Até 1966 o Brasil tinha na categoria de monopostos apenas a "Mecânica Nacional", carros modelo "Grand Prix", a maior parte da década de 50, com motores dianteiros adaptados de carros americanos. Os Mecânica Nacional (ou Continental durante a disputa do Torneio Triangular Sul-Americano em 1958) eram antigos monopostos europeus, principalmente Maserati, Ferrari, Talbot e Alfa Romeo, comprados de pilotos e/ou equipes que vinham ao Brasil (ou Argentina) disputar provas, e devido ao alto preço do transporte marítimo, vendiam para pilotos sul-americanos.

Em janeiro de 1965, a recém lançada revista "Auto Esporte" no seu número 3, defendia e apresentava a proposta de criação da "Fórmula-Vê" no Brasil. Criada nos Estados Unidos e rapidamente seguida pelos europeus, a Fórmula-Vê era apontada como um caminho para a formação de novos pilotos.
Com mecânica baseada nos carros Volkswagen de rua (motor 1.200 cc) e com um regulamento extremamente rígido procurando manter os custos baixos, era apontada como um caminho para a evolução do automobilismo brasileiro.
 
A criação da "Fórmula Vê" no Brasil deve-se em grande parte à revista "Auto Esporte". Na época existiam duas revistas de automobilismo: a "4 Rodas", dedicada á automóveis e turismo, e a "Auto Esporte" dedicada ao automobilismo esportivo. A revista "Auto Esporte" manteve sua campanha pela implantação da categoria, e em 14 de maio de 1967 a primeira prova aconteceu no Rio de Janeiro, com 10 carros de 4 fabricantes diferentes. A categoria tornou-se um sucesso por dois anos.
 
Os dois primeiros fabricantes foram Alexandre Freitas Guimarães, da Aranae Industria e Comércio de Automóveis Ltda. com o carro Aranae-Vê e os irmãos Fittipaldi (Wilson e Emerson) com o carro Fitti-Vê, esse foi o carro com maiores participações na "F-Vê" e também com os melhores resultados, e juntamente com o "Aranae-Vê" (depois Sprint e depois BRM) foram os dois carros com maior número de veículos produzidos.
 
Vou reproduzir aqui páginas da Revista Auto Esporte que contam a história do início dessa  categoria.
 

Revista Auto Esporte de janeiro de 1965 quando lançou a idéia da Fórmula-Vê

Para ver outros números da revista clique aqui

 

Aranae-Vê

Revista Auto Esporte de dezembro de 1966 quando apresentava o primeiro Fórmula-Vê brasileiro

Depois deles diversos fabricantes desenvolveram carros, alguns até com uma única unidade, mas entre todos os carros destacaram-se os 
"Aranae-Vê" produzidos por Alexandre Freitas Guimarães, e os"Fitti-Vê" produzidos por Wilson Fittipaldi. Essas duas marcas foram as que mais unidades produziram e as que mais vitórias conquistaram.

Fitti Vê

Revista Auto Esporte de janeiro de 1967 quando apresentava o segundo Fórmula-Vê brasileiro

 

Fonte: www.lorenagt.com/formulave/index.htm

Acrescentada dia 12 de outubro de 2018
 
 

 


VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL