Landi / Bianco / JK
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1962 - 500
Km de Interlagos |
Esse carro só foi construído devido a dificuldade de se encontrar um carro
competitivo para Chico Landi participar da prova
"500 Quilômetros de Interlagos" em 1962.
Os carros de mecânica
nacional eram velhos modelos "Grand Prix" (monopostos)
europeus, equipados com motores americanos, a maioria da década de 30 ou 40, uns poucos da
década de 50, todos já bastante desgastados. Os melhores, ainda competitivos, já estavam inscritos.
Toni Bianco, sócio de Chico, estava concluindo a fabricação de quatro
carros da nova Fórmula Junior, três com motor Gordini (998cc)
e um com motor DKW (981cc)
e também
uma adaptação desse chassi usando
o motor Simca V8 (2.432cc)
para Jayme Silva. Dai surgiu a idéia,
só que faltavam pouco mais de vinte dias, mas ele fez a proposta:
"-
...vamos
construir um e usar o motor JK."
(1975cc). Chico concordou pois
confiava no sócio.
Os "Fórmula Jr" já eram carros de concepção moderna: leves,
estáveis, pequenos, com motor traseiro de
no máximo 1.000cc e
derivado de um "carro de rua".
A versão com motor maior foi enquadrada como Mecânica Nacional até
2.5 e teria sido uma ótima solução para modernizar a categoria, substituindo os antigos
"charutinhos", mas a categoria não prosperou.
O carro ficou pronto na véspera do treino classificatório. Chico foi
para a pista e conseguiu o quarto tempo.
Na prova, ia indo bem até que queimou a junta do cabeçote, sendo
obrigado a desistir.
Naquele ano ainda, e com o mesmo carro, Chico ganhou no "Circuito de
Araraquara", pista de rua no interior de
São Paulo, e novamente ia usá-lo no 500 Quilômetros em 1963, e
como seu amigo
Celso
Lara Barberis, tri-campeão da prova, estava sem carro para a
prova, acertaram de correr
em dupla.
Chico ia largar e Celso fazer a chegada, mas por fatalidade dez
minutos antes resolveram inverter, como confiavam muito no
carro seria interessante Chico receber a bandeirada de chegada.
Na subida da reta dos boxes
seu carro foi tocado por outro competidor e, desgovernado, capotou. Celso faleceu em
conseqüência dos ferimentos. Em respeito ao amigo,
Toni Bianco
sucateou o carro.
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500 Km - 07/09/62 - Estréia |
Araraquara/SP - 19/08/63 |
500 Km - 07/09/63 |
Estado em que ficou o carro |
Ficha
Técnica
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Ferrari 156 F1 (Shark Nose) 1961
inspirou a
frente do carro
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Chassi: Aço cromo molibdênio
Peso do chassi: 35 Kg.
Carroceria: Fibra de vidro
Comprimento: 3,75 m.
Altura: 0,60 m.Distância entre eixos: 2,25 m.
Bitola dianteira: 1,32 m.
Motor: FNM/JK 1.975cc.
Cambio: ZF - 4 marchas
Suspensão independente nas quatro rodas.
Suspensão dianteira: 1 mola e 1 amortecedor por roda.
Suspensão traseira: 2 molas e 2 amortecedores por roda.
Freios: A tambor, hidráulicos.
Tanques: 2 laterais, 30 litros cada.
Peso Total "tanqueado": 580 Kg.
Bitola traseira: 1,30m. |