| 
             
            
             
            
            Landi / Bianco / JK   
			     
			 
				
					
						
						  | 
					 
					
						| 
						 
						1962 - 500 
						Km de Interlagos  | 
					 
				 
			 
			
            
            Esse carro só foi construído devido a dificuldade de se encontrar um carro 
            competitivo para Chico Landi participar da prova 
			"500 Quilômetros de Interlagos" em 1962.  
            Os carros de mecânica 
            nacional eram velhos modelos "Grand Prix" (monopostos) 
			europeus, equipados com motores americanos, a maioria da década de 30 ou 40, uns poucos da 
            década de 50, todos já bastante desgastados. Os melhores, ainda competitivos, já estavam inscritos. 
             
            Toni Bianco,  sócio de Chico, estava concluindo a fabricação de quatro 
            carros da nova Fórmula Junior, três com motor Gordini (998cc)  
            
            e um com motor DKW (981cc) 
            e também
            
            uma adaptação desse chassi usando 
            o motor Simca V8 (2.432cc)
            para Jayme Silva. Dai surgiu a idéia, 
			só que faltavam pouco mais de vinte dias, mas ele fez a proposta: 
			 
			"-  
			...vamos 
            construir um e usar o motor JK." 
			(1975cc).  Chico concordou pois 
            confiava no sócio. 
            Os "Fórmula Jr" já eram carros de concepção moderna: leves, 
            estáveis, pequenos, com motor traseiro de
            no máximo 1.000cc e 
            derivado de um "carro de rua". 
            A versão com motor maior foi enquadrada como Mecânica Nacional até 
            2.5 e teria sido uma ótima solução para modernizar a categoria, substituindo os antigos 
            "charutinhos", mas a categoria não prosperou. 
            O carro ficou pronto na véspera do treino classificatório. Chico foi 
            para a pista e conseguiu o quarto tempo. 
            Na prova, ia indo bem até que queimou a junta do cabeçote, sendo 
            obrigado a desistir. 
            Naquele ano ainda, e com o mesmo carro, Chico ganhou no "Circuito de 
            Araraquara", pista de rua no interior de 
            São Paulo, e novamente ia usá-lo no 500 Quilômetros em 1963, e 
            como seu amigo 
			Celso 
			Lara Barberis, tri-campeão da prova, estava sem carro para a 
			prova, acertaram de correr 
            em dupla.
            Chico ia largar e Celso fazer a chegada, mas por fatalidade dez 
            minutos antes resolveram inverter, como confiavam muito no 
            carro seria interessante Chico receber a bandeirada de chegada. 
            Na subida da reta dos boxes 
            seu carro foi tocado por outro competidor e, desgovernado, capotou. Celso faleceu em 
            conseqüência dos ferimentos. Em respeito ao amigo, 
			Toni Bianco 
            sucateou o carro. 
              
				
					
            
            		
              | 
					
              | 
					
            		  | 
					
              | 
				 
				
					| 
					500 Km - 07/09/62 - Estréia | 
					
					Araraquara/SP - 19/08/63 | 
					
					500 Km - 07/09/63 | 
					
					Estado em que ficou o carro | 
				 
			 
			
			
            
            Ficha 
            Técnica
            
            
			 
				
					
            		
					  | 
				 
				
					| 
					 
            
            Ferrari 156 F1 (Shark Nose) 1961
            inspirou a 
            frente do carro   
					  | 
				 
				
					
            
			  | 
				 
			 
			
            Chassi: Aço cromo molibdênio 
            Peso do chassi: 35 Kg. 
            Carroceria: Fibra de vidro 
            Comprimento: 3,75 m. 
            Altura: 0,60 m.Distância entre eixos: 2,25 m.  
            Bitola dianteira: 1,32 m. 
            Motor: FNM/JK 1.975cc. 
            Cambio: ZF - 4 marchas 
            
            Suspensão independente nas quatro rodas. 
            Suspensão dianteira: 1 mola e 1 amortecedor por roda. 
            Suspensão traseira: 2 molas e 2 amortecedores por roda. 
            Freios: A tambor, hidráulicos. 
            Tanques: 2 laterais, 30 litros cada. 
            Peso Total "tanqueado": 580 Kg. 
            Bitola traseira: 1,30m.  |