O caso Casini
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Casini
dando uma escapada
na Barra da Tijuca
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Essa eu ouvi nas arquibancadas de Interlagos, não sei o quanto de
verdade ou lenda tem aí. Como diz-se que quando a lenda supera
a realidade, imprima-se a lenda, então vamos lá:
O "velho" Henrique Casini, piloto carioca que vinha sempre à São
Paulo disputar corridas na categoria Esporte e tinha uma Ferrari,
era um eterno rival de
Celso Lara Barberis um dos maiores "feras"
da
época que também tinha uma Ferrari 250.
Dizia-se que Casini geralmente só
conseguia ganhar de Celso quando este tinha problemas ou quebrava.
Então, quando Juan Manoel Fangio veio disputar o
GP Cidade de São Paulo
em 1957
trazendo
uma Maserati 300S - 2.990cc. e venceu, com Casini em segundo. Celso
quebrou e não completou a prova,
Casini fez então uma
oferta e conseguiu comprar o carro de Fangio, pensando que assim não
teria mais dificuldades em vencer seu rival, não dependeria mais de
problemas do adversário.
Mas não foi o que ocorreu, Celso voltou a vencer mesmo estando
Casini com a Maserati 300S, o que deve ter acontecido no I G.P. do
Cinqüentenário da Imigração Japonesa em 22 de junho de 1958.
E porque?
Diziam, na época, que Celso assim que ficou sabendo da compra pediu à
fábrica Ferrari na Itália um novo carro, uma Ferrari 250TR - 2.953cc., igual ao
seu, mas zero quilômetro.
E aí, que acha? Realidade ou lenda?
Lenda? Afinal a importação era difícil e demorada naqueles tempos.
Sim! Mas pelo ACB não era tão difícil trazer carros de corrida para
correrem no Brasil.
Então pode ser realidade?
Sim!
O órgão responsável pelo automobilismo, o Automóvel Clube do Brasil, por ser um órgão esportivo, tinha
facilidades para importar carros e peças exclusivas para corrida. Isso até o
início dos anos 60 quando as importações, em geral, ficaram mais
difíceis e pouco mais tarde, proibidas.
Nos anos 50, a preferência dos cariocas era pela categoria esporte,
paulistas pela mecânica nacional e gaúchos pelas carreteras, não que
não se corresse em outras categorias em todos os estados, mas
havia essa predileção. O que é inclusive
explicitado num artigo de uma revista da época, a "Carros à Vista"
nº 23 de dez/58.
"...visto que os carros esporte são muito mais
caros e a capacidade econômica dos bandeirantes é muito superior à
dos cariocas e petropolitanos. Entretanto ocorre exatamente o
contrário...".
Falar sobre o automobilismo mais antigo, envolve paixão, e é por vezes
um pouco difícil, seja pela precariedade
das notícias, a falta de testemunhos, e é necessário cruzar todas as informações disponíveis para
poder ter uma idéia confiável do
fato em questão, o que nem sempre se consegue.
Veja aqui o resultado da prova GP Cidade de São Paulo, realizado em
1 de dezembro de 1957.
http://www.jmfangio.org/gp1957sanpablo.htm
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