Voltar à página inicial

Página acrescentada em 04 de dezembro de 2025.
 

Edmundo "Dinho" Bonotti (Edmundo André Bonotti)

Nascimento:  1932  -  Faecimento:  05/09/1963

1963

Edmundo "Dinho" Bonotti, nasceu em São Pauo no bairro da Penha em 1932, não consegui o dia nem o mês, era filho de Edmundo Guilherme Emilio Bonotti e Leonor Manzano Bonotti.
Era casado com Antonieta Tomeo Bonotti, e tiveram uma filha, Ana Maria,

Seu pai era sócio da Retifica "Repamo", onde "Dinho" naturalmente foi trabalhar, lá também trabalhava o automobilista: Raphael Gargiulo. A loja era frequentada por vários mecânicos, entre eles Caetano Damiani, que ficou conhecendo “Dinho” em 1957 e comprou dele um carro Chevrolet 1930, mas pouco tempo depois  vendeu de volta pois Dinho pretendia fazer uma carretera.
"Dinho" tinha 24 anos de idade e Caetano 27.

Numa oficina na Penha "Dinho" desmontou o carro, tirou a carroceria, instalou um motor 235” de caminhão, 6 cilindros, mas o trabalho foi ficando demorado e acabou desistindo, perguntou se Caetano queria recomprar o carro, e ele aceitou, levou para sua oficina em Guarulhos para terminar o trabalho. Como gostava de corridas de automóvel e era fã de Juan Manuel Fangio usou a carretera para se iniciar n automobilismo..

Já a estréia de "Dinho" só se realizou em 25 de agosto de 1957 na quarta prova do Cinquentenário do AC,B com uma carretera Ford e não passou da 1ª volta, o carro quebrou. e teve que abandonar.

1957 - Carro fervendo

Sua próxima prova foi a "II Mil Milhas Brasileiras" em parceria com Caetano Damiani numa carretera Ford, onde ele havia feito uma adaptação tentando evitar que o motor fervesse. Nessa prova usou o apelido de “Gino Borgesa” (personagem de um piloto de F1 interpretado pelo ator Kirk Douglas no filme “The Racers” de 1955).
“- Mudamos o tanque, ao invés de gasolina era água, e o de gasolina era dentro do carro, comprei um tanque de avião, de alumínio grosso com um revestimento em volta, aí colocamos no lugar do banco traseiro e adaptamos uma bomba ali perto da cambio com mangueira para levar água para o radiador. Não adiantou, ferveu até o tanque. Saia vapor pelo bocal do tanque, chegamos em 27º lugar, por conta das  paradas ” (Caetano Damiani)

1958 - Camillo Especial/Corvette

Só voltou a correr em 1958 no "II 500 Quilômetros de Interlagos".
Dinho pegou emprestado o “Camillo Especial/Corvette” de Camillo Christofaro e chamou Caetano para parceiro. Camillo estreava seu novo carro, um Alfa Romeo/Corvette, e inscreveu o "Piloto H" como reserva, mas ele correu mesmo com Caetano com o apelido de “Piloto H”. Mas na prova não foi bem, capotou o carro na curva 3 (circuito antigo) na volta 38, acho que Caetano nem chegou a pilotar, pelo numero de voltas ficou com o 24º lugar.

Luciano Bonini cuidando da 34

Só três anos depois voltou a correr, em 1961 a "VI Mil Milhas Brasileiras", numa carretera Chevrolet, mas dessa vez em parceria com Luciano Bonini, mecânico, preparador e piloto.
Não foram bem, abandonaram logo no inicio da prova.

Dinho levou um Chevrolet 1934 para o Enzo Brizzi fazer, mas ele demorou, nunca terminava, então levou para a oficina de Bonini, para fazer a carretera, e Bonini resolveu fazer no chassi da carretera também uma carroceria de Mecânica Nacional ("charuto!), ficava intercambiável.
“- Essa carroceria "charuto" foi o Bonini que fez, o último a fazer o carro foi o Bonini, Luciano Bonini. Aí ele fez o “charuto” e Dinho começou a treinar, gastou uma nota, ele gostava, tinha tudo de melhor, tanto que ele fez 3 viagens aos EUA para comprar um motor envenenado. O Dinho levou até o mapa de Interlagos, o preparador quis o mapa de Interlagos, para poder fazer, sabe, pinhão e coroa, medida de pneu. Mas o carro, do jeito que ele preparou, quando você entrava no miolo, depois da Ferradura, tinha que fazer todo o resto em 3ª, só na reta por fora era 4ª, tinha um passo de diferencial muito longo..." (Caetano Damiani)

Ai se inscreveu para o "VI 500 Quilômetros de Interlagos" que seria em 07 de setembro de 1963, e com o Mecânica Nacional começou a treinar. No treino do dia 05 aconteceu o acidente fatal, "Dinho" se acidentou e faleceu aos 31 anos de idade.

Para descreve-lo tem um texto escrito por Jan Balder, ex-piloto que estava presente e assistiu tudo, “... o piloto Edmundo “Dinho” Bonotti estava na curva da chegada, que se tornava de alta velocidade quando o traçado era feito pelo anel externo com os possantes Chevrolet Corvette V8, embalando muito na subida desde a Curva 3.
Bonotti entrou de “pé embaixo” e atravessou de lado, tentando corrigir a trajetória mantendo o pedal do acelerador no fundo. Ele virou “passageiro”. O carro adentrou a parte traseira dos boxes, atingiu expectadores, batendo na sarjeta, e saiu voando com o motor ainda em funcionamento. Edmundo Bonotti caiu do carro e morreu instantaneamente. O automóvel ainda passou toda a área do pequeno paddock e aterrissou bem longe, perto da árvore da Curva do Pinheirinho”
. (Jan Balder, no livro “Nos Bastidores do Automobilismo” - editora Tempo & Memória - 2004).

Saindo dos boxes para o treino Em treino, passando pelos boxes Destruíao, lá embaixo perto do Pinheirinho

Depois do acidente a carroceria danificada foi trocada pela de carretera, e foi comprada pelo Caetano Damiani, a carroceria mecânica nacional ficou então sem chassi e motor pendurada numa parede, até Paulo Trevisan a comprar e equipar com chassi e motor semelhantes aos usados na época (63).

 
Iniciando a recuperação   Recuperação quase terminada

Edmundo "Dinho" Bonotti está entre as personalidades do automobilismo que a cidade de São Paulo homenageou em 1968 batizando uma rua perto do circuito de Interlagos com seu nome.


 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS  (Colaboração de Ricardo Cunha)

Data

Prova

Carro

Classificação

25/08/1957 IV Prova Cinquentenário do ACB - Interlagos (SP) Carretera Ford 85 AB (1ª volta)
23 e 24/11/1957 II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - c/Caetano Damiani Carretera Ford 88 27º lugar
07/09/1958 II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - c/Caetano Damiani Camillo Special/Corvette 68 AB (38ª volta)
25 e 26/11/1961 VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - c/Luciano Bonini Carretera Chevrolet 34 AB
07/09/1963 VI 500 Quilômetros de Interlagos/SP - c/Luciano Bonini Bonini Corvette 34 Acidente fatal

 


 

  
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA

ou
Voltar à página inicial