- Cascavel
                - 
				Autódromo Zilmar Beux
 
  
               
              
				
               
               - O 
				Autódromo Zilmar Beux 
				foi inaugurado em 22 de abril de 1973 
				no município de Cascavel (PR)
 
  
				
				-  
 
               
               
              
             
            
            Cascavel
            está localizada na região oeste do Paraná a 507 quilômetros de
            Curitiba, capital do Estado, e a 130 de Foz do Iguaçu. O povoamento da área atual do município iniciou-se no
            final da década de 10 por caboclos e descendentes de imigrantes
            eslavos, era o inicio do ciclo da erva mate.
            A
            vila começou a se formar em 28 de março de 1928 quando José Silvério
            de Oliveira arrendou umas terras próximas a Encruzilhada dos
            Gomes, no entroncamento de várias trilhas abertas por
            ervateiros e tropeiros, onde montou seu armazém no local onde hoje
            é o bairro Cascavel Velho.
             
            A
            cidade atualmente tem 2.061 km2 e população de aproximadamente 250
            mil habitantes. 
             
            Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate extinto, iniciou-se o
            ciclo da madeira. Nas décadas de 30 e 40, esse novo ciclo atraiu
            grande numero de famílias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
            descendentes de poloneses, alemães, italianos, ucranianos e também
            caboclos, que começaram a exploração da madeira e mantinham uma
            agricultura e uma criação de suínos voltada mais para subsistência,
            foram esses migrantes que formaram a base populacional de Cascavel.
            
             
            Segundo
            uma lenda o nome cascavel originou-se
            com um grupo de colonos que pernoitando nos arredores de um rio
            descobriram um grande ninho de cobras cascavéis e passaram a
            denominar aquela região de Cascavel, e desde 1924 ela
            constava dos mapas militares, depois foi oficializado como Vila pelo
            prefeito de Foz de Iguaçu, mas o clerico a rebatizou como Aparecida
            dos Portos, mas a população rejeitou, e em 1938 foi elevada a
            condição de distrito administrativo, com o nome de Cascavel.
            
             
            Em
            14 de novembro de 1951 o governador Bento Munhoz da Rocha Neto propôs
            a emancipação, mas a lei só foi assinada em 14 de dezembro de
            1952 transformando a Vila em Município, juntamente com Toledo,
            cidade vizinha, havia uma confusão quanto a data a ser comemorada,
            até que em 20 de dezembro de 2010 foi sancionada a Lei nº
            5689/2010 que definiu a data de 14 de novembro como a data
            oficial de aniversário da cidade, comemorando assim a data de
            sua criação e não de sua emancipação. 
            
             
            Com
            o esgotamento das reservas naturais, encerrando o ciclo da madeira,
            por volta dos anos 70, passou-se então à lavoura de cereais e à
            suinocultura, logo depois se iniciou também uma atividade
            industrial ligada ao agronegócio.
            
             
            O oeste do Paraná era pouco desenvolvido no início do século XX,
            a área de Cascavel começou a ser povoada a partir de 1928, mas a
            cidade se desenvolveu mesmo a partir de 1952 com a chagada de muitos
            migrantes vindos principalmente do sul do país.
            
             
            
            Numa
            dessa levas chegou a família Beux, incluindo Zilmar Antonio Beux,
            gaucho, nascido em Carazinho em 1930, que jovem ainda, mas casado e
            com filhos, foi começar vida nova em Cascavel. Especializado em mecânica
            montou com os irmãos a Retificadora
            Beux, no final dos anos 50 em meio a grandes dificuldades e
            muita vontade de vencer.
            
             
            Em 1964, com pouco mais de uma década de vida, as primeiras
            corridas já aconteciam nas ruas de Cascavel, dizem que por influência
            dos migrantes gaúchos que trouxeram a tradição das carreteras
            para lá, e a partir de 1966 passou a ser realizada a Cascavel
            de Ouro, corrida que se tornou tradicional com o passar dos
            anos.
            
             
            Zilmar, como muitos mecânicos, era apaixonado do automobilismo e
            logo passou a participar, com um Simca, das corridas na região,
            assim como no resto do Paraná e até mesmo no Paraguai. Com a
            popularização das corridas Zilmar tinha o desejo de construir um
            autódromo na cidade, como era bastante conhecido no meio conseguiu
            a adesão de mais de 80 pessoas e criou uma empresa que comprou um
            terreno de 40 alqueires no qual foi construído o traçado de terra
            do Autódromo de Cascavel que foi inaugurado em 1970, a cidade mal
            tinha vinte anos de vida oficial e já ganhava uma pista de terra na
            qual se realizaram diversas corridas. 
            
            “Cinco
            corridas se realizaram, todas de média duração como convinha às
            provas de rua da época. As duas primeiras foram realizadas na região
            central da cidade, com um trecho de paralelepípedos e outro em
            terra. As três restantes foram disputadas no circuito de terra do
            Parque São Paulo.
            
             
            Abaixo, a relação de provas, pilotos vencedores, carros e datas
            dessas corridas:
            
             
            Duas Horas de Cascavel (26/01/64) - Tamoio Fedumenti (Renault
            1093-Cascavel)
            
             
            Quatro Horas de Cascavel (07/07/65 - Olidir Pereira(DKW-Palmas)
            
             
            300 Milhas de Cascavel (04/12/66) - João de Barros(Simca-Curitiba)
            
             
            500 Km de Cascavel (11/06/67) - Jaci Pian (Simca-Cascavel)
            
             
            400 Milhas de Cascavel (15/11/67)
            - Rodolfo Scherner/Bruno Castilho (Simca-Laranjeiras do
            Sul/Curitiba.
            
             
            As
            400 Milhas de Cascavel foi a primeira edição da depois famosa
            "Cascavel de Ouro", prova idealizada e organizada por Luis
            Pascual Cumella, que depois lançaria o nome da cidade no cenário
            automobilístico nacional.”  
            (fonte: Blog do Mestre
            Joca)
            
             
            
              
                  | 
               
              
                | 
                   Vista
                  aérea da pista de Cascavel por ocasião de sua inauguração  | 
               
             
            Só
            que em 1973 a Federação
            Paranaense de Automobilismo passou a proibir a realização
            de corridas em pistas de terra por serem consideradas perigosas, e
            isso acabaria com o autódromo, a não ser que a pista fosse
            asfaltada. Esse fato apenas acelerou o inevitável, o planejado asfaltamento
            do autódromo de Cascavel. 
            
             
            Sob a liderança de Zilmar, que era presidente da empresa Autódromo de Cascavel S/A, a sociedade lançou mais quotas, e os sócios
            existentes, importantes empresários locais, investiram mais e em
            pouco mais de um mês a pista de Cascavel foi asfaltada, ainda em
            1973. 
			
             
			 
              
             
  
            
            O
            resultado foi um traçado curto, de 3.032 metros, e bastante veloz.
            São apenas sete curvas, sendo que a segunda, chamada de Bacião,
            era uma das mais famosas e desafiadoras do Brasil: à beira de um
            barranco era feita em alta velocidade, e seu começo em declive
            deixava os pilotos sem visão na reta que a antecedia.
            
             
            Para o nível de 1973 estava ótimo, pois Cascavel era o quinto autódromo
            brasileiro e o primeiro asfaltado no interior, de qualquer estado.
            
             
            Em 1973 o prefeito da cidade era Pedro Muffato, outro migrante e
            também automobilista, corria desde 1966, logo que chegara na cidade
            do oeste paranaense Muffato apostou no lugar, tornou-se empresário
            de sucesso, e com trinta anos de idade, elegeu-se prefeito da
            cidade.
            
             
            Até o ano anterior Muffato pilotara um Puma, mas antes já tinha
            pilotado Simca, o protótipo bi-motor feito em Cascavel e VW. Em
            1973, com um Avallone, o prefeito-piloto ganhou notoriedade,
            tornando-se vice-campeão da Divisão 4 (que depois ganhou em 1974).
            
             
            Mas o realizador da pavimentação foi Zilmar Beux, através da
            empresa Autódromo de Cascavel
            S/A, com algum auxílio da prefeitura. Octacílio Mion, que fora
            duas vezes prefeito de Cascavel, antecessor de Muffato, também era,
            como Zilmar e Muffato, quotista da sociedade. Muffato inclusive foi
            diretor da sociedade, embora licenciado em 1972 pois estava em
            campanha para a eleição de prefeito. 
            
             
            Com a primeira prova realizada em abril de 1973 foi inaugurado
            o autódromo de Cascavel, como
            noticiou a Folha de São Paulo do dia 23 de abril de 1973: 
            
             
            “Com
            a presença de pilotos de todo o país, várias solenidades e um
            torneio de 2 provas, foi inaugurado ontem em Cascavel (Paraná) o
            primeiro circuito asfaltado do interior dos estados do Brasil.
            Cascavel fica a 500 kms. de Curitiba (capital do estado) e a 130 de
            Foz do Iguaçu e possui 105 mil habitantes.
            
             
            O
            autódromo ainda não tem arquibancadas, mas na corrida a renda foi
            superior a 80 mil cruzeiros. Isso deixa a administração local
            muito otimista de que Cascavel estará incluída na disputa do
            campeonato brasileiro do ano que vem”.
            
            
             
            
            Saiu
            também na revista 4Rodas de maio de 1973:
            
             
            “A
            pista de terra compactada de Cascavel estava interditada pela Federação
            Paranaense de Automobilismo. Mas em 38 dias os sócios proprietários
            do autódromo asfaltaram e sinalizaram os 3.032 metros do circuito,
            construíram um pátio de estacionamento, túnel de acesso ao miolo,
            dez lanchonetes, sanitários, instalaram uma área de camping, luz,
            água encanada e cabine para imprensa com telefone e linhas para rádio
            de TV. Os pilotos, em geral, gostaram do traçado da pista e só
            criticaram a ausência de alguns itens de segurança, como os
            guard-rails”.
            
            
             
            
            Primeira
            prova: 
            O
            autódromo foi inaugurado em 22 de abril de 1973 com o nome de Autódromo
            Internacional de Cascavel quando foram realizadas duas corridas:
            Divisão 4 (esporte de fabricação nacional), até 2.000cc e acima
            de 2.000cc, em duas baterias de 20 voltas, e Divisão 3 (turismo força
            livre), até 1.600cc e acima de 1.600cc. Diversos pilotos de São
            Paulo e o gaucho Vitório
            Andreatta compareceram, entre os pilotos inscritos se
            destacavam: Alfredo Guaraná Menezes,  Francisco Lameirão e Newton
            Pereira (RJ), na Classe até 2.000cc; Jan
            Balder, Antonio Carlos Avallone, Pedro Victor De Lamare e Pedro
            Muffato, na Classe acima de 2.000cc.
            
             
            Nos treinos da Divisão 4 De Lamare fez 1’12”04 a média de
            151,103 Km/h, em segundo ficou Muffato e em terceiro Avallone, todos
            com protótipo Avallone.
            
             
            Dezesseis carros largaram na Divisão 4, sendo 10 da classe A e 6 da
            classe B. Os carros na classe A eram, em sua maioria Mantas
            produzidos no Paraná, com diversos motores diferentes.
            
             
            Na prova  De Lamare
            assumiu a ponta forçando nas três primeiras voltas quando igualou
            o tempo da classificação estabelecendo o primeiro recorde do novo
            circuito. Desistiram: Avallone, De Lamare, e com isso Muffato
            venceu, Guaraná em segundo seguidos por Benoni, Newton e Moura
            Brito.
            
             
            Na segunda bateria Muffato largou em primeiro, mas na 12ª volta
            parou e Guaraná assumiu a ponta, quando já estava em quarto Lameirão
            parou por quebra do fio da bobina, Valdir Favorin com o protótipo 2
            motores, da Classe B, chegou em segundo nessa bateria.
            
             
            Quem acabou levando o caneco na classe A foi Alfredo Guaraná
            Menezes, em sua única corrida de Divisão 4, pilotando um Manta/VW
            fez 40 voltas na soma das duas baterias, seguido dos paranaenses
            Sergio Benoni Sandri e Luis Moura Brito. O resultado da prova, ou
            seja, a soma das duas baterias ficou assim:
            
             
            
              
                | 
                   Divisão
                  4 - Classe A - Até 2.000cc
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Alfredo
                  Guaraná Menezes
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/VW
                  
                   
                 | 
                
                   40
                  voltas em 54m 6,3s - média de 135,95 km/h
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Sérgio
                  Benoni
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   40
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Luis
                  Moura Brito
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/VW
                  2000
                  
                   
                 | 
                
                   40
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   José
                  Alverne Argentino
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/Alfa
                  Romeo
                  
                   
                 | 
                
                   38
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Ricardo
                  Valente
                  
                   
                 | 
                
                   Nata/Alfa
                  Romeo
                  
                   
                 | 
                
                   36
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   Newton
                  Pereira
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   36
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   7º
                  
                   
                 | 
                
                   Francisco
                  Lameirão
                  
                   
                 | 
                
                   Polar/Corcel
                  
                   
                 | 
                
                   31
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   8º
                  
                   
                 | 
                
                   Olidir
                  Pereira
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/VW
                  2000
                  
                   
                 | 
                
                   25
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Divisão
                  4 - Classe B - Acima de 2.000cc
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Pedro
                  Muffato
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   39
                  voltas em 53 m 35,5s
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Valdir
                  Favarin
                  
                   
                 | 
                
                   Bimotor/VW
                  
                   
                 | 
                
                   36
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Jan
                  Balder
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   31
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Paulo
                  Nascimento
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/Opala
                  
                   
                 | 
                
                   28
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Antonio
                  Carlos Avallone
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   25
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   Pedro
                  Victor De Lamare
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chevrolet
                  
                   
                 | 
                
                   10
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Fonte:
                  Revista 4 Rodas de maio de 1973
                  
                   
                 | 
               
             
            Já na Divisão 3, na classe acima de 1.600cc a vitória foi de
            Celso Frare depois de um duelo com Carlos Eduardo Andrade. Vitório
            Andreatta corria distanciado seguido de Altair Barranco, todos
            com Opala. Na oitava volta, de vinte, Andrade fez a melhor volta da
            prova, com 1’19” a 138,167 km/h.
            
             
            Mário Glauco Patti Jr. venceu de forma espetacular na classe até
            1.600cc com Volks, como seu motor havia fundido, largou em ultimo.
            Chateaubriand assumiu a liderança seguido por Edson Yoshikuma,
            Chemin, Brasilio Terra, o outro Yoshukuma (Miguel) e Emilio
            Pederneiras.
            
             
            No fim da primeira volta Patti já estava em 12º e na segunda em 7º.
            Na 15ª Miguel Yoshikuma parou, Patti passou Edson Yoshikuma e na 19ª
            assumiu a ponta em virtude da desistência de Chateaubriand.
            
             
            O resultado ficou assim:
            
             
            
              
                | 
                   Divisão
                  3 - Classe A - Até 1.600cc
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Mário
                  Glauco Patti Jr.
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas em 36m 12,2s - média de 122,4 km/h
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Edson
                  Yoshikuma
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   José
                  Chemin
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Brasilio
                  A. Terra
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Emilio
                  Pederneiras
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   6o
                  
                   
                 | 
                
                   José
                  Pedro Chateaubriand
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   19
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Divisão
                  3 - Classe A - Acima de 1.600cc
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Celso
                  Frare
                  
                   
                 | 
                
                   Chevrolet
                  Opala
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas em 33m 43,2s - média de 133,2 km/h
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Carlos
                  Eduardo Andrade
                  
                   
                 | 
                
                   Chevrolet
                  Opala
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Nelson
                  A. Silva
                  
                   
                 | 
                
                   Chevrolet
                  Opala
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Vitório
                  Andreatta
                  
                   
                 | 
                
                   Chevrolet
                  Opala
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Luiz
                  Carlos Buss
                  
                   
                 | 
                
                   Chevrolet
                  Opala
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   Altair
                  Barranco
                  
                   
                 | 
                
                   Chevrolet
                  Opala
                  
                   
                 | 
                
                   20
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Fonte:
                  Revista 4 Rodas de maio de 1973
                  
                   
                 | 
               
             
            Segunda prova: 
            Na nova pista asfaltada, em 29 de julho, foi realizada a "Taça
            Soza Cruz", a quarta etapa do "Campeonato
            Brasileiro de Viaturas Turismo", disputada em suas três
            classes: A (até 1.600cc), B (de 1.601 a 3.000cc) e C (de 3.001 a
            6.000cc). 
            Haviam 42 carros inscritos, sendo 26 na A, 5 na B e 11 na C e a
            prova foi disputada em duas baterias de trinta minutos cada. Nos
            treinos de classificação Pedro Victor De Lamare fez a pole na
            Classe C seguido de Celso Frare, Luisinho Pereira Bueno quebrou o
            virabrequim e ficou fora da competição, na Classe B, Rogerio Motta
            foi o polesecundado por Adeodato Volpi Jr., os dois com Opala
            2.500cc (4 cilindros), enquanto na Classe A o pole foi Julio Caio
            Marques, com Ingo Hoffmann, Paulo Bossoni, Ney Faustini e Fausto
            Dabbur, todos com Volks 1.600cc. e dentro do mesmo segundo. 
            Na primeira bateria desistiram por quebras: Fausto Dabbur,
            Chateaubriand, Yoshikuma e De Lamare, venceu essa bateria Celso
            Frare com boa vantagem sobre Julio Tedesco. 
            Na segunda bateria De Lamare voltou mas novamente quebrou, dessa vez
            o semi-eixo, e ficou sem a roda dianteira esquerda, a vitória ficou
            com Julio Tedesco seguido de perto por Celso Frare. 
            A classificação final da prova ficou assim:
             
            
              
                | 
                   Classe
                  A - Até 1.600cc
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
                
                    
                  Ingo Hoffmann vencedor na Classe A 
                  Reprodução: AutoEsporte de 
                  setembro, acervo de Ricardo Cunha
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Ingo
                  Hoffmann
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   43
                  voltas em 1 h 01 min 48,593s
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Paulo
                  Bossoni
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   43
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Ney
                  Faustini
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   43
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Alfredo
                  Guaraná Menezes
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   42
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Emilio
                  Pederneiras 
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  1600
                  
                   
                 | 
                
                   42
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Classe
                  B - De 1.600 a 3.000cc
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Rogério
                  Motta Coccioli
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   36
                  voltas em 1h 00m 48,220s
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Odivaldo
                  Alves 
                  
                   
                 | 
                
                    Simca
                  
                  
                   
                 | 
                
                   36
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Adeodato
                  Volpi Jr
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   35
                  volktas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
                
                    
                  Julio Caio, o 8º na Classe A 
                  Reprodução: AutoEsporte de 
 setembro, acervo de Ricardo
                  Cunha
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Evaldo
                  Vitta
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   35
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Carlos
                  Luis Tatsch
                  
                   
                 | 
                
                    Simca 
                  
                  
                   
                 | 
                
                   32
                  votas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Classe
                  C - De 3.000
                  a 6.000cc
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Celso
                  Frare
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   44
                  voltas em 1h 00m 48,924s
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Julio
                  Tedesco
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   44
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Antonio
                  Castro Prado
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   42
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Luiz
                  Landi
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   41
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Roberto
                  Alves
                  
                   
                 | 
                
                    Chevrolet
                  Opala 
                  
                   
                 | 
                
                   18
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Fonte:
                  Revista 4 Rodas de setembro de 1973
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
             
            Terceira prova: 
            Em 30 de setembro foi a vez da sétima etapa do “Campeonato
            Brasileiro de Construtores”. A corrida foi muito importante
            para o campeonato, pois Avallone liderava o certame, seguido de
            perto por Muffato, que acabaram campeão e vice respectivamente.
            
             
            A prova foi disputada em duas baterias de 25 voltas e apresentou um
            nível técnico baixo. Os organizadores não dispunham de pessoal de
            sinalização eficiente. Os treinos começaram na sexta-feira com
            quatro carros andando abaixo do recorde da pista, 1’12”04, e
            entre os carros abaixo de 2.000cc o carioca Mauricio Chulan e o
            paranaense Sérgio Benoni Sandri, ambos com Heve/VW P6 2000 fizeram
            tempos idênticos, 1’14”02.
            
             
            As provas de classificação foram no sábado, na Classe B, acima de
            2.000cc Francisco
            Lameirão conquistou a pole mesmo sem a segunda marcha por
            problemas no trambulador, seguido de Avallone, Muffato e Artur
            Bragantini, já na Classe A, até 2.000cc. Chulan melhorou seu tempo
            e ficou à frente de Benoni e Jayme Levy. A largada foi dada com as
            Classes A e B largando juntas, mas classificando separado.
            
             
            Na quinta volta da segunda bateria, Lameirão estabeleceu um novo
            recorde para o circuito: 1’09”05 a 157,053 km/h.
            
             
            O resultado final foi o seguinte, na soma das duas baterias:
            
             
            
              
                | 
                   Divisão
                  4 - Classe A - Até 2.000cc
                  
                   
                 | 
                
                 | 
                
                     
                  30
                  de setembro de 1973, Pedro Muffato 
                  em seu Avallone/Chrysler mesmo com 
                  o 4º lugar foi vice-campeão brasileiro 
                  Reprodução: 4 Rodas de novembro
                
  | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Mauricio
                  Chulan
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   48
                  voltas em 1h 01m 18,9s 
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Newton
                  Pereira
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   46
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Jayme
                  Levy
                  
                   
                 | 
                
                   Polar/Ford
                  1400 
                  
                   
                 | 
                
                   45
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Sérgio
                  Benoni Sandri
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   44
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Ilo
                  Darci Weirich
                  
                   
                 | 
                
                   Sabre/VW
                  
                   
                 | 
                
                   37
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   José
                  Alverne Argentino
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/FNM
                  
                   
                 | 
                
                   13
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   7º
                  
                   
                 | 
                
                   Ricardo
                  Valente
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/FNM
                  
                   
                 | 
                
                   12
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   Divisão
                  4 - Classe B - Acima de 2.000cc
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Francisco
                  Lameirão
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   51
                  voltas em 1h 00m 33s 
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Antonio
                  Carlos Avallone
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   51
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Luis
                  Carlos Pinto da Fonseca
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   50
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Pedro
                  Muffato
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   48
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Jaci
                  Pian
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   45
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   Valdir
                  Favarin
                  
                   
                 | 
                
                   Bimotor/VW
                  
                   
                 | 
                
                   32
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   7º
                  
                   
                 | 
                
                   Pedro
                  Victor De Lamare
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chevrolet
                  
                   
                 | 
                
                   21
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
              
                | 
                   Fonte:
                  Revista 4 Rodas de novembro de 1973
                  
                   
                 | 
                
                 | 
               
             
            Quarta prova:  
            Aconteceu em 18 de novembro de 1973 e foi
            a quarta edição, e a primeira no autódromo asfaltado, da “Cascavel de Ouro”, destinada aos carros da Divisão 4, mas antes
            houve a “5 Horas da Divisão
            1” (turismo de série), foi a primeira prova de longa duração
            no novo autódromo, em cinco horas completaram 183 voltas. 
            
             
            O programa foi iniciado com a prova de longa duração e 45 carros
            foram inscritos. Na classificação choveu e a pole position foi
            conseguida pela dupla Fare/Graczyk com um Chevette. 
            
             
            As primeiras voltas da prova foram realizadas com batidas, curvas
            com três carros lado a lado, derrapagens e muita disputa. Para a
            dupla Fare/Graczyk o pouco tempo que perderam nas paradas foi
            fundamental para a vitória. O resultado oficial só saiu na
            segunda-feira, e após vistoria, dos 10 primeiros, 6 foram
            desclassificados por alterações mecânicas não autorizadas.
            
             
            O resultado final após as desclassificações ficou assim:
            
             
            
              
                | 
                     
                  5 Horas Divisão 4 - Chevette vencedor de Celso Frare/Graczyk 
                  
                  
                   
                  Reprodução:
                  4 Rodas de dezembro 
                
  | 
                
                   
                 | 
                
                   5
                  Horas da Divisão 1 - Turismo de Série
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Celso
                  Frare/Graczyk
                  
                   
                 | 
                
                   Chevette
                  
                   
                 | 
                
                   183
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Carlos
                  Alberto Monteiro
                  
                   
                 | 
                
                   Dodge
                  1800
                  
                   
                 | 
                
                   181
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Attila
                  Sipos
                  
                   
                 | 
                
                   Chevette
                  
                   
                 | 
                
                   180
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Claudio
                  Drugovich
                  
                   
                 | 
                
                   Chevette
                  
                   
                 | 
                
                   180
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Luis
                  André Ferreira
                  
                   
                 | 
                
                   VW
                  Brasilia
                  
                   
                 | 
                
                   176
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   Conrado
                  Alberto Scchiffer
                  
                   
                 | 
                
                   Chevette
                  
                   
                 | 
                
                   175
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   7º
                  
                   
                 | 
                
                   Ingo
                  Hoffmann
                  
                   
                 | 
                
                   Chevette
                  
                   
                 | 
                
                   174
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   8º
                  
                   
                 | 
                
                   Ettore
                  Beppe
                  
                   
                 | 
                
                   Chevette
                  
                   
                 | 
                
                   173
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   9º
                  
                   
                 | 
                
                   Gastão
                  Wigert
                  
                   
                 | 
                
                   Dodge
                  1800
                  
                   
                 | 
                
                   170
                  voltas
                  
                   
                 | 
               
              
                | 
                   
                 | 
                
                   Fonte:
                  Revista 4 Rodas de dezembro de 1973
                  
                   
                 | 
               
             
            Para a prova da Divisão 4, a principal do programa, dezessete protótipos
            de fabricação nacional foram inscritos, 9 na Classe B e 8 na
            Classe A. Na classificação  Francisco Lameirão ficou com o melhor
            tempo, 1’09”8, acima do recorde que ele mesmo havia
            estabelecido, em seguida vinha Muffato.
            
             
            As duas baterias da corrida foram ganhas por Lameirão, seguido nas
            duas por Angi Munhoz. Na primeira bateria Avallone pulou na frente e
            na volta inicial igualou o recorde da pista, 1’09”05, atrás
            vinham Lameirão, Muffato Bragantini e Angi Munhoz, mas iniciando a
            quarta volta Avallone perdeu o controle do carro e bateu num
            barranco destruindo seu protótipo, mas felizmente sem ferimentos.
            Lameirão assumiu a ponta e venceu sem trabalho, o mesmo aconteceu
            na segunda bateria.
            
             
             
            O resultado da “Cascavel de
            Ouro” ficou assim:
             
            
              
                | 
                   Divisão
                  4 - Classe A - Até 2.000cc
                  
                   
                 | 
                
                      
                 | 
                
                     
                  Angi
                  Munhoz da Equipe Motoradio na Classe B e Chulan da Equipe Hollywood
                  vencedor na Classe A  
                  Reprodução:
                  4 Rodas de dezembro
                
  | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Mauricio
                  Chulan
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   40
                  voltas em 52m 46s
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Sérgio
                  Benoni Sandri
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   39
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Jan
                  Balder
                  
                   
                 | 
                
                   Polar/VW
                  
                   
                 | 
                
                   36
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Sérgio
                  Farina
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/VW
                  
                   
                 | 
                
                   35
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   5º
                  
                   
                 | 
                
                   Mário
                  Glauco Patti Jr
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   35
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   6º
                  
                   
                 | 
                
                   Ilo
                  Darci Weirich
                  
                   
                 | 
                
                   Sabre/VW
                  
                   
                 | 
                
                   34
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   7º
                  
                   
                 | 
                
                   José
                  Figueiredo
                  
                   
                 | 
                
                   AC/VW
                  
                   
                 | 
                
                   33
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   8º
                  
                   
                 | 
                
                   Elton
                  Rohnelt
                  
                   
                 | 
                
                   Heve/VW
                  P6
                  
                   
                 | 
                
                   31
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Divisão
                  4 - Classe B - Acima de 2.000cc
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   1º
                  
                   
                 | 
                
                   Francisco
                  Lameirão
                  
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   40
                  voltas em 51m 33,1s
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   2º
                  
                   
                 | 
                
                   Angi
                  Munhoz
                  
                   
                 | 
                
                   Alfa
                  Romeo/Maverick
                  
                   
                 | 
                
                   40
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   3º
                  
                   
                 | 
                
                   Artur
                  Bragantini
                  
                   
                 | 
                
                   Avallone/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   33
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   4º
                  
                   
                 | 
                
                   Edi
                  Bianchini
                  
                   
                 | 
                
                   Manta/Chrysler
                  
                   
                 | 
                
                   33
                  voltas
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
              
                | 
                   Fonte:
                  Revista 4 Rodas de dezembro de 1973
                  
                   
                 | 
                
                   
                 | 
               
             
            
            Para
            um
            primeiro ano do novo circuito asfaltado o sucesso foi muito grande: quatro provas
            com públicos recordes, e tudo graças ao trabalho incansável de seu
            idealizador, Zilmar Beux. Mas em 1974 ele desgostoso com a falsa atribuição
            da construção do autódromo, dada por uma revista de circulação
            nacional e logo seguida por todos outros, ao prefeito/piloto Pedro
            Muffato, entregou a diretoria da empresa ao seu sucessor. 
            
             
            Como
            disse seu filho, Miguel Beux, ao site Nobres
            do Grid:
            
             
            “-
            Meu pai vivenciou cada momento do autódromo. Desenhou o traçado, abriu
            a pista, pilotou, assumiu compromissos que comprometeram até a
            estabilidade financeira familiar na época do asfaltamento. Ele
            mudou-se para dentro do autódromo e ficou lá, acampado, até tudo
            ficar pronto. Acompanhou cada etapa. Ele tinha tanta certeza de que
            aquilo daria certo que, no final do ano, depois de realizadas as
            provas de 1973, as dívidas estavam pagas. Seu maior problema foi o
            desgosto com o que foi noticiado”. 
            
             
            Zilmar
            se retirou, desmontou seu carro de corridas e se afastou, foi cuidar
            de sua vida profissional, não retornando mais ao autódromo, só
            voltou a pisar lá uns 30 anos depois, já idoso e doente. Mas sua
            vida empresarial foi coroada de êxito, a Retificadora
            Beux transformou-se na maior retífica do oeste do Paraná e no
            início dos anos 80 fundaram a Distribuidora
            Beux de Motores e Peças Ltda. para atuar no mercado de
            distribuição de autopeças. O sucesso foi tanto que nos anos
            seguintes abriram 7 filiais e, no ano de 1983, inauguraram a filial
            de Cuiabá (MT). 
             
            
            
            Em 1988 com as empresas andando bem, Zilmar, já com negócios no
            segmento agropecuário, passou para seus filhos e genros o controle
            das empresas, passando a ocupar-se somente das fazendas, até que em
            1997 resolveu voltar para o comércio de autopeças de olho no
            mercado de Mato Grosso, comprou da Distribuidora
            Beux as lojas de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), mudando a razão
            social para: Beux Peças e Motores Ltda. preservando o nome Beux, já forte no
            mercado de Autopeças.
            
             
            Zilmar,
            já com 75 anos de idade e doente, faleceu em outubro de 2005. Dias
            antes o radialista João Passos lançou a idéia de se rebatizar o
            autódromo com seu nome, idéia prontamente aceita por Pedro Litron,
            presidente do Automóvel Clube de Cascavel que a repassou aos sócios da S/A, e
            finalmente em 2008 o autódromo passou a se chamar Autódromo Internacional Zilmar Beux. 
            “-
            Cascavel deve o fato de ter um autódromo à atitude empreendedora de 
            Zilmar, dar o nome dele ao autódromo não chega nem a ser
            algo como uma homenagem, mas um pequeno reconhecimento à grande dívida
            que o esporte de Cascavel tem para com ele. Foi o empenho e a dedicação
            dele que viabilizaram nossa pista“.
              
            Assim falou Pedro Litron ao jornal O
            Paraná.
            
            
            
             
            
            A
            tradicional prova “Cascavel
            de Ouro” foi marcante na história do autódromo, a primeira
            foi realizada em 1967 nas ruas da cidade, as de 1970 e 71 na pista
            de terra do autódromo e a partir de 1973 todas se realizaram no autódromo.
            Ela foi realizada até o ano de 2005, falhando alguns anos, veja a
            lista de todas as provas e seus vencedores:
            
             
            1967 –
            Rodolfo Scherner/Bruno Castilho (Laranjeiras do Sul/Curitiba), Simca 
            1970 – Sérgio Valente Withers (Curitiba), Volks Divisão 5 
            1971 – Pedro Muffato (Cascavel), Puma Spartano 
            1973 – Francisco Lameirão (São Paulo), Avallone 
            1974 – Pedro Muffato (Cascavel), Avallone 
            1975 – Pedro Muffato (Cascavel), Avallone 
            1976 – Nelson Piquet (Brasília), Super Vê 
            1980 – Marcos da Silva Ramos (Curitiba), Chevette 
            1982 – Aroldo Bauermann (Porto Alegre), Fórmula 2 
            1983 – Edgar Favarin (Cascavel), Fusca 
            1984 – Cláudio Elbano (Curitiba), Passat 
            1985 – Saul Mário Caús (Cascavel), Opala 
            1986 – Dilso Sperafico (Toledo), Hot-Fusca 
            1987 – Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Dodge 
            1988 – Ruy Chemin (Cascavel), Dodge 
            1989 – Marcos Corso (Curitiba), Passat 
            1990 – Edgar Favarin/Clênio Faust (Cascavel/Francisco Beltrão),
            Passat 
            1991 – Edgar Favarin/Milton Serralheiro (Cascavel), Gol 
            1992 – Constantino Júnior (Brasilia), March-Honda Fórmula 3 
            1993 – Cláudio Girotto/Lourenço Barbatto (São Paulo), Aldee 
            1994 – Edgar Favarin/David Muffato/Gilson Reikdall
            (Cascavel/Cascavel/Curitiba), Aldee 
            1996 – Edgar Favarin/Valmor Emílio Weiss (Cascavel/Curitiba), Gol 
            1997 – Valmor Emílio Weiss/Antônio Espolador (Curitiba), Gol 
            2003 – Flávio Poersch/Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Voyage 
            2004 – David Muffato/Ruy Chemin (Cascavel), Escort 
            2005 – Edgar Favarin/Flavio Poersch (Cascavel), Escort 
            (Fonte: Blog do Luc
            Monteiro)
            
             
            
            Nas
            décadas de 70 e 80, Cascavel recebeu todas as principais categorias
            nacionais, mas a partir da década de 90 foi ficando defasado e
            acanhado para receber as provas de nível nacional, e mesmo sendo
            considerada o berço da Fórmula Truck, a categoria não mais correu
            lá.
            
             
            
            O
            Autódromo de Cascavel tem forte ligação com a história da
            F-Truck. É uma ligação maior do que apenas sediar uma etapa da
            categoria, porque foi seu traçado que teve o privilégio de ser o
            primeiro a receber a categoria em 1987, na “I
            Copa Brasil de Caminhões”, o evento terminou em tragédia,
            com o falecimento do então presidente do Autódromo
            Internacional de Cascavel, Jeferson Ribeiro da Fonseca que
            capotou o seu caminhão Scania numa das curvas do circuito, mas
            novamente no início de 1995, na primeira prova de apresentação
            como F-Truck naquele ano a categoria ainda não era homologada pela
            CBA. As duas provas atraíram público superior a 20 mil pessoas
            para acompanhar, ao vivo, aquela disputa diferente das que estavam
            habituados a ver. A grande vibração nas arquibancadas era um sinal
            do sucesso que a categoria alcançaria.
            
             
            Em
            2011, após 38 anos da inauguração, a S/A doou a área da pista do
            autódromo para a Prefeitura que se comprometeu a reformar o
            complexo esportivo e remodelar sua estrutura para adequá-lo às exigências
            modernas de segurança e conforto, com alargamento da
            pista e melhorias nas dependências.
            
             
            Anunciada em setembro de 2011 e iniciada em fevereiro de 2012, a
            reforma do autódromo trocou a reta principal e os boxes, antes
            defronte à rodovia, para após a primeira curva, aumentará a
            largura da pista em 1/3 (de 9 para 12 metros), recapeamento total do
            piso, construção de arquibancadas fixas e estrutura para o público,
            como novos banheiros, área de camping, churrasqueiras, novo túnel
            de acesso e nova entrada, tudo com o objetivo de trazer de volta as
            competições mais importantes do automobilismo nacional. 
			
			O traçado é famoso pela 
			sua Curva do Bacião no final da reta de largada, que é longa, cega e 
			em descida e acaba criando um desafio extra, já que é o lugar da 
			pista conhecido por separar os “adultos das crianças”. De raio longo 
			e após uma grande reta em descida, a curva é inclinada a 180º, 
			lembrando a "Eau Rouge" sua "parente" na Bélgica 
			A
            reinauguração foi em agosto de 2012 com
            uma etapa da Formula Truck. 
			 
             
            
             
            Acrescentada dia 1 de agosto de 2012 
              
          |