Um pouco das lendas e das histórias do automobilismo dos anos sessenta
 

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Snob's/Corvair (1968)
by Marcus Zamponi



Quando estava escrevendo a página do ex-piloto Carlos Sgarbi, ele me disse (por e-mail):
"- O mais importante foi o período que me dediquei a construção do Snob's/Corvair 2600cc junto com o Anésio Hernandes, Chico Picciuto e Ricardo Divila patrocinado por Eduardo Celidonio e pela Valvoline."
Junto, no mesmo e-mail, me enviou cópia de uma matéria escrita pelo Marcus Zamponi na revista da CBA "Motorsport Brasil", mas sem data especificada, sobre o carro
Snob’s Mk I Corvair - Divisão 5 (chassi nacional com motor importado).
Marcus Cicero Zamponi ou  "Zampa", como era carinhosamente chamado pelos amigos (não o conheci pessoalmente), faleceu em 15 de julho de 2013, aos 63 anos de idade, vítima de câncer.
 

Matéria publicada na Revista Motorsport Brasil

 
Carro pronto em frente a oficina

Acervo: Carlos Sgarbi
Sua estréia
V Mil Quilômetros de Brasília - 21/04/1969
Fonte: Internet
Chamando atenção no Paraná

Acervo: Eduardo Celidonio
Triste fim do Snob's em maio de 1971 com Jorge Mascarenhas
Acervo: Eduardo Celidonio
 
 
Breve descrição do carro que está no site Lexicar
 
Abaixo, um texto escrito pelo jornalista Milton Alves, um dos muitos e queridos amigos de Marcus Zamponi:

O ex-gordo fez hora extra entre a gente.

Sem querer ser chato e cair no lugar comum, pois ele me xingaria, mas esse Gordo que nos deixou ontem tinha muitas, mas muitas histórias.
Como se pode ver no Face, quem conviveu com ele, ainda que somente um dia, tem algo daquele canalha. Não se espantem, pois eu o tratava assim. Aqui não posso colocar como ele me chamava, ou xingava.... Ele sempre deixava sua marca. Normalmente pela irreverência, que ficou patente em seus textos que tinham a sua cara. A cara do gordo que virou ex-gordo, quase sumiu e depois sumiu do mapa. Não que São José do Rio Preto seja fora do mapa. Pelo contrário.

O gordo deixou as pistas de automobilismo, onde parece ter nascido, vivido e onde por uma dessas coisas que só o destino pode proporcionar, não deixou seu motor engasopar e, finalmente, apagar de vez. A empolgante São José do Rio Preto nem pista de carro de corrida tem! Como esse desqualificado foi escolher justamente lá para dar sua última acelerada? Inaceitável. Se fosse ele escrevendo este texto estaria repleto de palavrões, muito bem escritos por aqueles dedos gordos, comandados por uma mente ferina e cariocamente divertida.

Esse ex-gordo, que perdeu sua alegria ao ter uma necessária cirurgia de estômago paga por um ex-piloto, tentava ser o mesmo Zampa de sempre, mas a operação lhe ceifou boa parte da alegria. Não da face de sacanear os amigos, algo que ele fazia questão de manter, apesar de, agora, ser com algum esforço, o que não era necessário antes, pois era natural. Estava entranhado na banha da barriga dele.

Ainda me recordo claramente quando ele veio reclamar, pois como bom jornalista era crítico até nos pedidos mais simples, que precisava de uma vaga de estacionamento na parte de cima de Interlagos, pois já não aguentava mais subir aquela insana e interminável escadaria do estacionamento para a entrada dos boxes. Falei com o Carlos Col que, imediatamente, liberou uma vaga para o ainda gordo e bufante parar aquele pau velho que tinha, mas que o carregava para todos os lados quando ainda morava na beira da Represa de Guarapiranga.

Ex-gordo, agora tenho pena de quem estiver ao seu lado, pois aguentar você pela eternidade será difícil. Mas como suas piadas e seu bom humor nunca terminam, quem sabe todos se divirtam muito ainda com você. Eu curti muitas das suas bobagens durante 11 horas de voo para os Estados Unidos, quando você não pregou os olhos e quase não me deixou dormir. Só faltou a aeromoça pedir para o comandante mandar você ficar quieto que todo o avião queria descansar. Menos você, que parecia querer aproveitar ao máximo cada momento da vida que viveu de forma intensa, bem ao estilo Marcus Zamponi.

Milton Alves

 
Matéria sobre Marcus Zamponi escrita por Américo Teixeiira Jr. na Revista da FASP de nov/dez de 2009




Acrescentada dia 02 de janeiro de 2019
 
 

 


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