Carcará II
Nota: As fotos que ilustram esta
página foram gentilmente cedidas pela "Associação Cultural
Museu do Automobilismo Brasileiro" de Passo Fundo, RS, com exceção da
foto do Carcará original (1966) que foi copiada do site:
www.obvio.ind.br.
Em 1965 Jorge
Lettry, Chefe do
Departamento de Competições da Vemag, deu início à construção de um
carro (streamlined) para estabelecer o primeiro recorde brasileiro
de velocidade absoluta em linha reta.
E depois de 8 meses de muito trabalho em segredo, finalmente o carro
desenhado por Anisio Campos e construído por Rino Malzoni em chapa
de alumínio sobre um chassi de Fórmula Junior fabricado por Toni
Bianco em 1962, ficou pronto e numa manhã de sol em 29 de junho de
1966, no início da BR-2 Rio-Santos (atual Av. das Américas), aquele
bonito carro branco alinhou no retão da estrada ainda em
construção.
Seu nome era Carcará, o pássaro que "pega, mata e come, mais coragem
do que homem, o bicho que avoa que nem avião", como dizia a letra da
música de Maria Bethânia.
O
Carcará atingiu na primeira tentativa, 214,477 km/h e na segunda
211,329 km/h, obtendo a média de 212,903 km/h, foi a primeira marca
brasileira e sul-americana de velocidade em linha reta de acordo com
a regulamentação da FIA e homologada pela Confederação Brasileira de
Automobilismo.
Em 2005 a história se repete, foi construído por Toni
Bianco, o "Carcará II", numa iniciativa de Paulo Afonso
Trevisan da "Associação Cultural Museu do Automobilismo Brasileiro"
de Passo Fundo (RS), para comemorar o
aniversário do recorde estabelecido por Norman Casari ao volante do
Carcará em junho de 1966.
1966 - Jorge Letry, Norman Casari,
Anisio Campos e Rino Malzoni
Fotos do CARCARÁ II sendo concluído para os primeiros testes no
autódromo de Guaporé, RS.
O Carcará II fez o primeiro teste em 10/02/06 no autódromo de
Guaporé, RS, e a avaliação foi excelente no aspecto dirigibilidade e
configuração de câmbio absolutamente inédito. A redução radical de
peso dos componentes propiciou que o carro tenha apenas 450kg e que
será ainda reduzido em mais uns 15kg pela troca de todo o sistema de
arrefecimento e outros melhoramentos.
Mesmo com motor de pouco preparo e diferencial curto atingiu
velocidades de 165/170 km/ h.
Fotos do primeiro teste em
Guaporé, RS
|