O caso Casini.
Essa eu ouvi nas arquibancadas de Interlagos, não sei o quanto de
verdade ou lenda tem aí. Como diz-se que quando a lenda supera
a realidade, imprima-se a lenda, então vamos lá:
O "velho" Henrique Casini, piloto carioca que vinha sempre à São
Paulo disputar corridas na categoria Esporte e tinha uma Ferrari,
era um eterno rival de Celso Lara Barberis um dos maiores "feras"
da
época que também tinha uma Ferrari 250.
Casini
dando uma escapada
na Barra da Tijuca
Dizia-se que Casini geralmente só
conseguia ganhar de Celso quando este tinha problemas ou quebrava.
Então, quando Juan Manoel Fangio veio disputar o
GP Cidade de São Paulo
em 1957
trazendo
uma Maserati 300S - 2.990cc. e venceu, com Casini em segundo. Celso
quebrou e não completou a prova,
Casini fez uma
oferta e conseguiu comprar o carro de Fangio, pensando que assim não
teria mais dificuldades em vencer seu rival, não dependeria mais de
problemas do adversário.
Mas não foi o que ocorreu, Celso voltou a vencer mesmo estando
Casini com a Maserati 300S, o que deve ter acontecido no I G.P. do
Cinqüentenário da Imigração Japonesa em 22 de junho de 1958.
E porque?
Diziam, na época, que Celso assim que ficou sabendo da compra pediu à
fábrica Ferrari na Itália um novo carro, uma Ferrari 250TR - 2.953cc., igual ao
seu, mas zero quilômetro.
E aí, que acha? Realidade ou lenda?
Lenda? Afinal a importação era difícil e demorada naqueles tempos.
Sim! Mas pelo ACB não era tão difícil trazer carros de corrida para
correrem no Brasil.
Então pode ser realidade?
Sim!
O órgão responsável pelo automobilismo, o Automóvel Clube do Brasil, por ser um órgão esportivo, tinha
facilidades para importar carros e peças exclusivas para corrida. Isso até o
início dos anos 60 quando as importações, em geral, ficaram mais
difíceis e pouco mais tarde, proibidas.
Nos anos 50, a preferência dos cariocas era pela categoria esporte,
paulistas pela mecânica nacional e gaúchos pelas carreteras, não que
não se corresse em todas as categorias em todos os estados, mas
havia essa predileção. O que é inclusive
explicitado num artigo de uma revista da época, a "Carros à Vista"
nº 23 de dez/58. "...visto que os carros esporte são muito mais
caros e a capacidade econômica dos bandeirantes é muito superior à
dos cariocas e petropolitanos. Entretanto ocorre exatamente o
contrário...".
Falar sobre o automobilismo mais antigo, envolve paixão, e é por vezes
um pouco difícil, seja pela precariedade
das notícias, a falta de testemunhos, e é necessário cruzar todas as informações disponíveis para
poder ter uma idéia confiável do
fato em questão, o que nem sempre se consegue.
Veja aqui o resultado da prova GP Cidade de São Paulo, realizado em
1 de dezembro de 1957.
http://www.jmfangio.org/gp1957sanpablo.htm
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