|
Ao
inaugurar a sonhada nova capital do Brasil, em 21 de abril de 1960,
o presidente Juscelino Kubitschek, então com 58 anos incompletos
incluiu uma corrida automobilística nos eventos.
Foi realizada no dia 23 de abril de 1960.
Vídeo com imagens históricas e personagens importantes de nossa história
automobilística: aos 34 seg. do filme
Christian Heins sendo
entrevistado e atrás, ainda de capacete,
Eugenio Martins; aos 1:23m
Chico Landi sendo carregado depois de vencer no Grupo I.
vê-se bem que o circuito montado para a prova não era nem um pouco
desafiador, nada de curvas, subidas, nada, só uma grande reta
separada por cavaletes, ida e volta.
Primeiro teve uma corrida do Grupo III, em seguida uma do Grupo I
(carros originais) e por fim as duas provas principais
(Mecânica Nacional e Esporte) que correram juntas mas com classificação
em separado.
Na geral e na Categoria Esporte o vencedor foi o paulista Jean-Louis
Lacerda Soares, pilotando uma Ferrari Testa Rossa, na Categoria
Mecânica Nacional o vencedor foi Ciro
Cayres, pilotando uma Maserati/Corvette.
Em uma cerimônia na Rádio Nacional, eles receberam os troféus das
mãos do pentacampeão de F1, Juan Manuel Fangio, que veio
para a inauguração da cidade. |