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Página acrescentada em 02 de
dezembro de 2025.
Lulu Geladeira
(Luiz Pereira dos Santos)
Nascimento: 25/08/1927 - Falecimento:
03/06/2015
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1961 |
Luiz Pereira dos Santos nasceu em
25 de agosto de 1927 em Itapagipe (uma península em Salvador que
separa a Baía de Todos-os-Santos do Oceano Atlântico). Não tenho o
nome dos pais e nem em quantos irmãos eles eram, mas pelo menos uma
irmã ele teve, Maria Eugênia Santos Seixas, que foi nada menos que a
mãe do cantor e compositor
Raul Seixas.
Clique aqui e veja um vídeo
de Plínio Seixas, irmão de Raul, contando sobre um episódio com o
Raul.
Foi casado com Margarida Gantois Santos e tiveram dois filhos: Luiz
Carlos e Mario Luiz.
O apelido, meio alegórico, veio do trabalho que exercia ao lado do
pai desde jovem, montando e consertando geladeiras (frigoríficos) na
Bahia, o que lhe rendeu esse apelido que carregou por toda a vida,
chegando mesmo a virar sua identidade.
Veio do Kart, tendo participado, e ganho, a primeira corrida da
categoria na Lagoa do Abaeté.
Foi piloto da bem estruturada equipe AF - Adriano Fernandes - com o
patrocínio da Puma, Lajes Volterrana, concessionárias VW e apoio da
Mecânica Caria Ribeiro. Lulu Geladeira pilotou muitos carros em
diversos circuitos, as Provas do Farol da Barra e da Cidade Baixa
são inesquecíveis, enquanto Ferrari, DKW e Jaguar fizeram parte do
seu portfólio.
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Inicio dos
anos 60 |
1961 - Lulu
Geladeira e Gil Ferreira dividindo a curva da Airosa
Galvão |
Jaguar com
que supostamente invadiu uma casa após sair da pista |
Deve ser
final dos anos 50 |
Avesso aos pegas, que considerava
um desrespeito total, foi um dos grandes nomes das corridas da
Avenida Centenário, circuito de rua de sentido horário, na
contra-mão, para desestimular as comparações de tempo com
arruaceiros mecanizados. Lulu
Geladeira, foi uma figura dominante nas corridas de rua em Salvador
durante os anos 50 e 60, onde competiu nos circuitos icônicos da
Avenida Centenário (com 3.090 metros de extensão, geralmente 35
voltas); as Provas do Farol da Barra (circuito que ia até o Morro do
Cristo e retornava pela Afonso Celso) e as Provas da Cidade Baixa.
Não encontrei nada que
confirmasse, mas vários blogs e sites dizem ele ter começado nos
anos 50 e relatam um acidente quando pilotava um Jaguar, na época
sua fama já era grande, e que o acidente na Curva do Calabar, quando
invadiu uma casa com o Jaguar, foi reconhecido e imediatamente
desculpado pelo assustado morador. Bastou pagar os prejuízos e dar
um autógrafo.
Os raríssimos Pumas Espartanos
eram, como sugere o nome, pumas aliviados e preparados para
competição. Tinham a fibra afinada e detalhes escolhidos pelos
pilotos, como as tampas ampliadas para facilitar o acesso à
mecânica. Poucos foram fabricados, sendo o primeiro enviado direto
para a Equipe A.F. em Salvador (BA). O motor 1.8 foi convertido em 2.2 pelo próprio Lulu, que era o
mecânico e afinador da "usina", tornando-se praticamente imbatível.
O carter seco conduzia 40 litros de óleo, com radiador, no lugar dos
2.5 litros convencionais.
Lulu Geladeira era quem conduzia o antológico Puma amarelo nº
17 ou 71, primeiro Espartano a ser fabricado e que contava com
Jorge Lettry, na assistência técnica oficial de fábrica.
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1968 -
Quando o Puma chegou |
1968 - Puma
em ação nas mão de Geladeira |
1968 - Uma
das corridas do Puma na Centenáio |
Esse veículo inaugurou a série de carros “Espartanos” da Puma,
preparados e com peso aliviado para corridas. Foi o primeiro de 23 mil Pumas fabricados no Brasil em pouco mais de
duas décadas, também foi o primeiro carro de corrida da Puma VW,
que foi pilotado pelos célebres Lulu Geladeira e
Norman Casari em sua corrida
de estréia, a "500 Quilômetros de Salvador", e o primeiro
Puma VW a vencer uma corrida tinha Lulu Geladeira como piloto e o lendário
Jorge Lettry como chefe de
equipe.
Lulu afirmava
que o carro pouco importava, sendo muito confiante no próprio
talento. Participou de muitas competições no Nordeste,
principalmente Recife, e Fortaleza, que já contava com autódromo de
verdade. No automobilismo regional nordestino, Lulu Geladeira era
o homem a ser batido e isso numa geração de bons pilotos..
Uma curiosidade: o "500 Quilômetros de Salvador" de 1969, prova
de estréia do Puma Espartano nas pistas, pilotado pela dupla Lulu
Geladeira e Norman Casari, terminou numa delegacia de polícia,
devido a uma denuncia/acusação da turma de Brasília. A pancadaria
nos boxes foi generalizada e sobrou até para
Jorge Lettry.
"- Infelizmente
devido à "politicagem de bastidores" o Norman foi desclassificado da
prova devido a uma disputa de freada no final da reta do canal
havendo um pequeno toque entre os carros, e o outro concorrente
caído dentro no canal. Segundo o "filósofo" Paulão (Gomes): “Quem se
inscreve numa corrida de carros está para correr e disputar e não
para cortesias, se não que vá fazer inscrição em curso de
Culinária". Enfim, se esses detalhes de bastidores não tivessem ocorrido,
provavelmente o Puma-W teria terminado em 2º lugar na sua estréia em
corridas..."
José
"Josamar" Martins Para mais detalhes sobre a estréia do Puma nas pistas e entender
esse incidente e a desclassificação do carro
clique aqui e leia a reportagem da revista Autoesporte
da época.
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1969 - Inauguração do autódromo do Ceará
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Lulu conquistou a primeira vitória oficial do Puma na prova seguinte,
a da inauguração do
Autódromo
Internacional Virgilio Távora, em Fortaleza, que foi o primeiro
a ser construído no Nordeste. Inaugurado em 12 de janeiro de 1969,
com o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, prova de 65 voltas. Nesta prova, 16
carros largaram e teve como vencedor o piloto da Bahia Lulu
Geladeira, pilotando o Puma Espartano. a média de velocidade de 97,5 km/h.
Lulu
Geladeira, foi uma figura dominante nas corridas de rua em Salvador
durante os anos 1950 e 60, onde competiu nos circuitos icônicos da
Avenida Centenário (com 3.090 metros de extensão, geralmente 35
voltas); as Provas do Farol da Barra (circuito que ia até o Morro do
Cristo e retornava pela Afonso Celso) e as Provas da Cidade Baixa, destacando-se por sua pilotagem
limpa e habilidade em evitar táticas agressivas, competindo contra
pilotos talentosos da região, e ele se destacou no automobilismo
regional nordestino, incluindo corridas em Recife e Fortaleza, onde
era considerado "o homem a ser batido".
Embora detalhes específicos de vitórias individuais nos anos 1950
sejam escassos em registros disponíveis, sabe-se que ele obteve
múltiplas vitórias nesses circuitos de Salvador, pilotando veículos
variados como Ferrari (especialmente nas provas do Farol da Barra),
Jaguar (incluindo um XK que sofreu um acidente na Curva do Calabar)
e DKW até chegar ao Puma.
Essas corridas de rua nos anos 1950 eram eventos populares, e não
há menções detalhadas e datas exatas, ou nomes de provas específicas
além das gerais citadas.
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"Puma GT
VW nº 0001: uma lenda das pistas brasileiras e o
primeiro da linha de produção da Puma. Criado para
competir, esse ícone estreou nos 500 km da Bahia em
1968, pilotado por grandes nomes como Lulu Geladeira e
Norman Casari. Hoje, ele está sob os cuidados da Plinio
Collection, onde preservamos essa obra-prima do
automobilismo nacional para inspirar novas gerações."
-
Texto
copiado do Facebook deles. |
A história do excepcional piloto/mecânico Luís
Pereira dos Santos, mais conhecido por Lulu Geladeira é contada por
ele no documentário de Kátia Monteiro, com a participação de
jornalistas e pilotos da Bahia.
Clique aqui para assistir aos episódios.
Ídolo baiano, Lulu foi o grande marco das pistas do nordeste
brasileiro, com projeção nacional. Sua história em corridas se
mistura com a história do Puma de competição, sendo o primeiro a
estrear o Puma II (VW) em parceria com Norman Casari, (reportagem da
Autoeesporte com complemento de José
"Josamar" Martins feito aqui) e o primeiro vencedor de uma corrida com o Puma
VW, que também foi matéria publicada aqui.
Em
22/10/1972 foi realizada a 3ª Etapa do Torneio Norte-Nordeste na
pista da Av. Centenário em Salvador (BA) e essa foi a última
corrida da Centenário, que coincidiu com a fim das corridas na
Bahia, o governo proibiu corridas de rua e como a Bahia não tinha
autódromos foram 33 anos de jejum para o automobilismo baiano, quebrado
em 2005 com a corrida do Comércio. Não por coincidência, o
governador é outro e a influência política também.
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TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS (Colaboração
de Ricardo Cunha) |
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Data |
Prova |
Carro |
Nº |
Classificação |
|
15/01/1961 |
III Circuito da Barra -
Salvador(BA) |
DKW |
1 |
4º lugar |
|
21/05/1961 |
GP Automóvel Clube da Bahia
- Circuita da Barra - Salvador (BA) |
DKW |
|
AB |
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17/12/1961 |
IV Circuito da Barra - Salvador
(BA) - Grupo I |
DKW |
|
3º lugar |
|
17/12/1961 |
IV Circuito da Barra - Salvador
(BA) - Grupo III |
DKW |
|
4º lugar |
|
16/06/1963 |
I Circuito Automobilístico
da Cidade
Universitária - Recife (PE) |
DKW |
|
4º lugar |
|
26/05/1968 |
IX Circuito da Centenário -
Salvador (BA) |
VW 1600 |
|
1º lugar |
|
25/08/1968 |
I 500 Quilômetros de
Salvador (BA) c/Norman Casari |
Puma VW |
17 |
Excluidos |
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15/09/1968 |
V Circuito da Cidade
Universitária - Recife (PE) |
Puma VW |
17 |
1º lugar |
|
12/01/1969 |
Inauguração Autódromo Virgilio
Távora - Fortaleza (CE) |
Puma VW |
17 |
1º lugar |
|
23/03/1969 |
Prova Pref. Antonio Carlos
Magalhães - Salvador (BA - c/Mauricio Frainstein |
VW sedã TC |
71 |
2º lugar |
|
20/04/1969 |
V Mil Quilômetros de Brasília
(DF) - c/André Burity |
Puma VW |
71 |
AB |
|
25/05/1969 |
I do Campeonato do Nordeste -
Fortaleza (CE) |
Puma VW |
17 |
1º lugar |
|
10/08/1969
|
II 500 Quilômetros de Salvador
(BA) - c/André Burity |
Puma Porsche |
?? |
8º lugar |
|
28/09/1969 |
II do Campeonato do Nordeste -
Cidade Universitária - Recife (PE) |
Puma Porsche |
17 |
11º lugar |
|
19/10/1969 |
G.P. do Nordeste - Fortaleza
(CE) - c/André Burity |
Puma Porsche |
1 |
AB |
|
23/11/1969 |
2 Horas de Velocidade
- Salvador (BA) - Terceira do Campeonato do Nordeste |
Puma Porsche' |
71 |
4º lugar |
|
12/04/1970 |
I do Campeonato Baiano
- Salvador (BA) |
Puma VW |
70 |
1º lugar |
|
19/04/1970 |
VI Mil Quilômetros de Brasília
(DF) - c/José Luiz Bastos |
Puma VW |
70 |
AB |
|
03/05/1970 |
Circuito da Centenário -
Salvador (BA)- 1ª do Camp. Baiano |
Puma VW |
70 |
1º lugar |
|
12/07/1970 |
Circuito da Centenário -
Salvador (BA)- 2ª do Camp. Baiano |
Puma VW |
70 |
1º lugar |
|
22/11/1970 |
2 Horas de Velocidade - Salvador
(BA) - Quarta do Campeonato do Nordeste |
Puma VW |
70 |
6º lugar |
|
10/12/1972
|
100 Milhas de Fortaleza (CE) - Autódromo - Quarta
etapa do Camp. Nordeste |
Puma VW |
72 |
AB |
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** * Essa prova eu confirmei, mas
não a participação de Lulu Geladeira; do Puma confirmei,
mas com José Luiz Bastos. |
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